segunda-feira, 17 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - APRENDA A TÉCNICA DA MEDITAÇÃO GUIADA

TÉCNICA DA MEDITAÇÃO GUIADA

Aprenda a técnica da meditação guiada

Que meditar faz bem para relaxarmos e para a saúde mental, já sabemos. O problema está na forma como devemos meditar, ou seja, como o devemos fazer. Os benefícios da meditação guiada são muitos, como combate a insônia, dores crônicas, depressão, ansiedade e principalmente o estresse.
Muito se sabe sobre os benefícios, pouco se sabe como praticar. No caso da meditação guiada, uma técnica que ajuda você a direcionar a sua atenção para o estado meditativo, sem sofrimentos e de forma natural. É raro quem consiga simplesmente fechar os olhos e entrar em tal estado, uma vez que a mente está sempre em “movimento”.

DESCUBRA O QUE É O CINTO DE SEGURANÇA MEDITATIVO (A MEDITAÇÃO GUIADA)

meditação guiada
Assim com o cinto de segurança o protege em caso de colisão de um automóvel a mais de 100km por hora, a meditação guiada protege a sua mente e faz com que o processo de conduzir para o estado meditativo seja seguro e confortável.
Com essa prática e técnica, é possível mudar a frequência das ondas cerebrais e elevar a sua mente a um novo nível de energia. Isso te dará equilíbrio entre o esforço e a entrega, você se sentirá seguro para mergulhar dentro de si mesmo. Desta forma, conseguirá ainda ajustar a sua sintonia e ativar o seu poder interno.
Uma vez ajustada toda a energia e que regemos esse poder, é possível sentir calma, realização e um sentimento de que tudo vai dar certo em nossas vidas. Outro detalhe importante da meditação guiada é que você será capaz de a inconsciência do momento presente. Isso é facilmente explicado quando você acha que está pensando em nada, quando na verdade, o diálogo dentro da sua mente continua, como sempre e habitual. Até mesmo quando dizemos que não estamos pensando em nada, estamos pensando em alguma coisa.

OS PILARES DA MEDITAÇÃO GUIADA

Estabilidade: é essencial encontrar a postura ideal, com a coluna reta. O seu corpo deve ficar firme e relaxado, seja onde for.
Consciência: procure o equilíbrio emocional, pois você apenas está calmo quando consegue enxergar clareza nos pensamentos. A respiração é uma boa dica para controlar as suas emoções.
Concentração: uma vez na posição ideal e calmo, leve a sua mente a um estado de energia mais elevado. Concentre-se em algo, como respiração, uma imagem mental, uma cor.
Conexão: feitos os três primeiros pilares, você deve atingir níveis profundos de conexão com a fonte interior da vida. Entre no fluxo e ative o poder de manifestar a sua missão.

DICAS TERAPÊUTICAS- MESTRE DA ALMA: SAIBA QUEM REALMENTE É O MESTRE DE SUA ALMA

MESTRE DA ALMA

Mestre da alma: saiba quem realmente é o mestre de sua alma

Tudo o que acontece em nossa vida tem um porquê. Às vezes não o entendemos de imediato, mas tudo sempre tem um porquê. Hoje iremos falar sobre o mestre da alma e quem realmente é o responsável por detrás de todas as coisas que acontecem em nossa vida.
Bem, para começar, todos os acontecimentos, consequências e resultados são causados pelas nossas ações em meio também aos nossos sentimentos. A nossa alma é aquela que nos guia através de escolhas e ações. Cada resultado disto se converte em algo que voltará a nós mesmos, seja no dia seguinte, seja daqui alguns anos.

MESTRE DA ALMA: O PODER DO RECONHECIMENTO

Um dos fatores mais importantes para nos conhecermos a nós mesmos é o autorreconhecimento, ou seja, sabermos que cada um de nós é o mestre da alma de si. Nós cuidamos delas, a jogamos em meio de decisões, vivemos completamente com ela.
Muitas vezes acabamos colocando a culpa de certas consequências em outras pessoas que não têm nada a ver com o assunto em questão. Culpamos e atrofiamos todo o nosso espírito de gratidão, retendo apenas a negatividade. Isto é imensamente prejudicial pois nos tira parte da personalidade. A partir do momento que negamos as nossas ações e o resultados destas, negamos também parte de quem realmente somos.

MESTRE DA ALMA: COMO RECONHECER OS ATOS?

mestre da alma
Mas como reconhecer as nossas ações frente aos resultados? Bem, o importante é primeiramente a calma e, logo, a paciência. Nunca se desespere diante de algum acontecimento. Retenha-o perto de si e faça as três questões:
– O que ocasionou tal resultado?
– Esta causa partiu de mim?
– Sou culpado ou inocente?
A partir destas três questões você pode aprender a julgar a si mesma frente às suas ações. Se tal resultado é sabido de todos e foi causado por você, é necessário que haja um questionamento intrínseco quanto à culpabilidade. Devo me sentir culpado ou não? Nem sempre as causas que, por um momento parecem ruins, são necessariamente negativas para as nossas vidas ou as de outrem.
Por vezes cedemos algo de que amamos para o bem do próximo. Isto está sob o nosso controle, somos os causadores da ação e não devemos nos sentir culpados ou arrependidos se a causa, no dito momento, trouxe positividade à vida de alguém. Sempre pense calmamente e reflita sobre cada detalhe

A VIBRAÇÃO DE NOSSA ALMA: COMO ESTRUTURÁ-LA?

A vibração de nossa alma: como estruturá-la?

Assim como a água é alterada pelas vibrações de uma tempestade ou furacão que se aproxima, o nosso corpo também acaba por virar de uma maneira diferente para cada sentimento ou ação que vivemos.
Como a grande maioria da nossa composição corpórea é água, a cada vibração que geramos ou somos passivos, as células mudam e, consequentemente, a nossa mente também.
Entretanto, uma boa vibração para o nosso corpo é essencial para uma vida de qualidade e alegria. A partir disto, decidimos ir a fundo sobre as melhores e mais eficazes maneiras de edificar a vibração do nosso corpo.
  • SORRIA E NÃO TENHA MEDO DE SE DIVERTIR

    vibração
    O sorriso é uma ótima forma de nos trazer uma vibração equilibrada. Assim como um momento com os amigos não faz mal para ninguém. Não tenha medo de sorrir, mesmo quando tudo parecer que está desabando, um sorriso pode curar todas as feridas e preocupações.
    Se divertir com as pessoas que amamos é também uma ótima maneira de aumentar os sorrisos dados por dia, junto com a liberação dos hormônios da felicidade que equilibram o nosso corpo.
  •  

    CHORE QUANDO FOR NECESSÁRIO

    Assim como sorrir é necessário, chorar também é. Não fique envergonhado de chorar. Um choro pode ajudar a lavar a alma e tirar toda a amargura que você acabou por sentir.
    Quando seguramos o choro, toda aquela tensão reprimida se converte para sentimentos de ódio ou repressão e acabamos por perder muita energia positiva que poderíamos ter resguardado.
  •  

    COMUNIQUE-SE COM PESSOAS MAIS VELHAS OU MAIS NOVAS

    Conversar com pessoas mais velhas ou mais novas do que você também pode ser muito interessante. A partir do momento que você conversa com pessoas mais novas, você se lembra dos bons momentos passados e vê que a vida é duradoura e poderosa, trazendo uma sensação de bem-estar.
    Com pessoas mais velhas, como idosos, você também vai perceber que a paciência é tudo neste mundo e que até com uma dentadura na boca um sorriso torna-se possível e iluminado!
  •  

    CRIE UM HÁBITO DE LEITURA

    Ler um livro é essencial para se afastar um pouco do mundo atual. Com um trabalho corrido e muitas coisas para se preocupar, a fuga para um universo literário pode nos ajudar a ficar em paz conosco mesmos e nos ensinar que o mundo é muito mais infinito do que pensávamos.
    Esta vibração de origem literária também nos torna mais inteligentes e aptos para ações mais criativas e poderosas.
  •  

    MEDITE

    Ah, a meditação é essencial para tudo nesta vida. Além de regular todos os níveis de hormônio e regularizar qualquer tipo de vibração, ela também nos torna seres humanos melhores. Assim como disse Dalai Lama: “Se queremos o desenvolvimento espiritual, a prática da paciência é essencial”.

DICAS TERAPÊUTICAS - O GIF CAPAZ DE ACALMAR E DIMINUIR SEUS NÍVEIS DE ANSIEDADE

ESTÍMULOS VISUAIS PARA CONTROLAR A RESPIRAÇÃO

O Gif capaz de acalmar e diminuir seus níveis de ansiedade

A ansiedade se mostra um distúrbio cada vez mais frequente em pessoas de todo o mundo, sem distinção de gênero, idade ou classe social. Diante da crescente agitação diária, um grande fluxo de informações precisam ser absorvidas a cada dia, onde cada vez mais responsabilidades agravam os fatores que contribuem para o avanço dessa doença.
Acerca desse assunto, poucos já devem ter parado para pensar a respeito, mas a sua respiração tem um importante papel sobre os estados físico e emocional. Aliás, aqueles que em alguma momento apresentaram sinais de ansiedade intensa, provavelmente já ouviram alguém pedir para que respire devagar e profundamente.
Portanto, da mesma forma que a sua respiração oscila como resposta a alterações em seu ritmo cardíaco, por exemplo, é possível utiliza-la no caminho contrário para ajuda-lo a se acalmar.
Segundo estudiosos, como a psicóloga Christina Hibbert, executar exercícios de respiração pode trazer muitos benefícios ao paciente. Ao manter o foco na respiração, obtendo controle sobre ela, é possível diminuir a intensidade com que se leva ar aos pulmões, reduzindo então os níveis de ansiedade.
Ela complementa ainda que o fato de respirar mais intensamente durante momentos de grande ansiedade apenas eleva a frequência da inspiração e expiração, o que não permita uma correta e eficiente oxigenação do cérebro.
Como o ideal seria uma respiração mais profunda que a praticada nas horas de ansiedade, o site Mother Nature Network recentemente publicou um GIF, justamente com a intenção de auxiliar no controle da respiração e torna-la mais eficiente. O GIF se trata basicamente de um ciclo onde formam-se diversas imagens geométricas; começando por um ponto, uma linha, e passa por formas como um triângulo, um quadrado, um pentágono, e assim Como o ideal seria uma respiração mais profunda que a praticada nas horas de ansiedade, o site Mother Nature Network recentemente publicou um GIF, justamente com a intenção de auxiliar no controle da respiração e torna-la mais eficiente. O GIF se trata basicamente de um ciclo onde formam-se diversas imagens geométricas; começando por um ponto, uma linha, e passa por formas como um triângulo, um quadrado, um pentágono, e assim sucessivamente até que se forme um octógono. A partir desse ponto, todas as formas regridem até que se retorne à linha, e então ao ponto.
GIF
A questão principal deste GIF não são as formas, mas o ciclo de formação, que deve ser acompanhado de longas e profundas respirações. A formação das imagens servem como um exercício de respiração, tirando o foco dos problemas e se concentrando apenas na imagem e na respiração que a segue, colocando ambas em uma calma e tranquila sintonia.

DICAS TERAPÊUTICAS - MEDITAÇÃO VIPASSANA: O QUE É E COMO FUNCIONA?

MEDITAÇÃO VIPASSANA

Meditação Vipassana: o que é e como funciona?

O QUE É A MEDITAÇÃO VIPASSANA

Buda descobriu que é possível apagar a causa de um sofrimento quando vemos nossa verdadeira natureza. Segundo essa visão, a nossa felicidade não tem dependência da manipulação do mundo externo. Tudo o que precisamos é nos ver claramente.
O principal objetivo desta meditação é a purificação da mente, eliminando assim o sofrimento ou o estresse cotidiano, deixando-nos assim mais conscientes dos sentimento que importam de fato.
A Meditação Vipassana é uma visão baseada na percepção convencional de se entender a mente e a matéria da forma como realmente elas são. Isso significa compreender que não são permanentes, que são insatisfatórias e impessoais.
A meditação Vipassana tem o poder de gradualmente purificar a mente, eliminando dela todas as formas de apego. Como os anexos são cortados, a ilusão e o desejo são diluídos gradualmente. Buda foi o responsável por identificar estes dois fatores: o desejo e a ignorância, como sendo as raízes do sofrimento. Quando ambos são removidos finalmente, a mente consegue alcançar algo permanente. E vale dizer que este algo é o imortal, a felicidade.
A preocupação da meditação Vipassana, de insight, é o momento presente. Ela tende a permanecer no agora no grau mais extremo possível. Ela consiste na observação do corpo e da mente com atenção nua. E isso permite que você se sinta e seja mais feliz consigo mesmo.

COMO FUNCIONA A MEDITAÇÃO VIPASSANA

Resultado de imagem para COMO FUNCIONA A MEDITAÇÃO VIPASSANA

A meditação de insight funciona pela prática contínua de muita atenção à sensação, através da qual é possível se ver, em última análise, a verdadeira natureza da existência. Há a crença de que esta forma de meditação tenha sido ensinada pelo próprio Buda e é ela a base de todas as tradições de meditação budista.
Contudo, ainda que tenha sido descoberta por Buda, a meditação Vipassana não é uma prática budista propriamente. Ele é apenas o método pelo qual Buda e seus discípulos conseguiram se livrar de todas as formas de sofrimento e assim alcançar o despertar. Esta técnica de meditação simples é um método democrático, podendo ser usada por pessoas de qualquer fé religiosa ou mesmo por ateus.
Ela não é uma fuga para a realidade. Pelo contrário, a meditação de insight é um confronto com a realidade final.
Existem duas formas de classificação para todas as técnicas de meditação: meditação de insight (Vipassana-Bhavana) e meditação de tranquilidade ou concentração (Samatha-Bhavana).
A prática meditação Vipassana cultiva a consciência dos fenômenos mentais e físicos que ocorrem no momento presente. Isso inclui movimentos do corpo, sons, imagens, sabores, cheiros, sensações de tato, dor ou sensações agradáveis, pensamentos negativos, etc.

DICAS TERAPÊUTICAS - O QUE É MEDITAÇÃO, BENEFÍCIOS, VANTAGENS E COMO COMEÇAR

O QUE É MEDITAÇÃO, BENEFÍCIOS, VANTAGENS E COMO COMEÇAR

O que é meditação, benefícios, vantagens e como começar

Esse texto é dedicado a todos aqueles que são novos na prática de meditação e que querem começar a realizar as técnicas mas que ainda não conhecem muito bem sobre. Vamos explicar tudo sobre meditação! Desde o surgimento da prática até como fazer e também apresentar todos os bons motivos para tornar a meditação habitual em nossas vidas. Conheça o que é meditação, quais os seus principais benefícios e o que fazer para começar a meditar.

O QUE É MEDITAÇÃO?

Muitas coisas na vida que estão para além do nosso controlo. No entanto, é possível assumir a responsabilidade por nossos próprios estados mentais – e tentar mudá-los para melhor.
A meditação é um meio de transformar a mente. As práticas de meditação são técnicas que estimulam e desenvolvem a concentração, a clareza, a positividade emocional e a visão tranquila da verdadeira natureza das coisas. Ao se envolver com uma prática de meditação em particular, irá aprender os padrões e hábitos de sua mente, e a prática ensina uma forma de cultivar maneiras novas e mais positivas de ser.
A meditação não se trata de se tornar uma pessoa diferente, uma pessoa nova ou mesmo uma pessoa melhor. A meditação visa a conscientização do Eu de perspectiva saudável. Não se trata de desligar seus pensamentos ou sentimentos. Trata-se, sim, de aprender a observá-los  e aceitá-los sem julgamento. E, eventualmente, você pode começar a compreendê-los melhor e compreender melhor o seu Eu interior.

COMO SURGIU A MEDITAÇÃO?

Essa é uma boa pergunta! Sabendo o que é meditação, importa saber como ela surgiu. Não estamos falando de algo que começou a pouco, mas de uma prática milenar. A meditação surgiu a mais de 5.000 anos antes de Cristo e era praticada pelos Védicas, uma pequena civilização. A partir deles a pratica se espalhou e começou a ser transmitida desde os mestras até os discípulos, que conforme iam propagando também evoluíam e se tornavam mestres. Dessa forma a meditação foi crescendo, ganhando mais adeptos a prática e evoluindo cada vez mais.
O maior ensinamento dessa prática é a forma como ela pode ser realizada, e o curioso é que existem diferentes formas de meditar. Entre os pontos principais e técnicas de meditação estão:
  • Respiração
  • Concentração
  • Exame do corpo
  • Repetição de mantras ou orações
  • Atenção

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO?

o que é meditação
Algo que é muito importante em qualquer prática são os benefícios que elas apresentam. A meditação possui diferentes vantagens para quem a pratica e é considerada uma ótima atividade, porém, seus efeitos surgem a medida em que ela é realizada. Assim é com qualquer atividade, quanto mais a praticamos, mais evoluímos em nossos feitos.
Na meditação não é diferente, o grande segredo em torno dessas atividades é manter a constância. Sempre que nos empenhamos em buscar algo, devemos reservar um tempo para isso e ter a consciência de que devemos nos dedicar. Existem diferentes benefícios na meditação, vamos listar alguns de curto e longo prazo.
A curto prazo:
Melhora a atenção: O que é bastante positivo em nosso dia a dia, principalmente em atividades que exigem muito de nós e que por muitas vezes não conseguimos estar inteiramente presente, com nosso corpo e pensamentos equilibrados.
Controla a respiração: Durante a prática aprendemos a controlar a forma como respiramos, o que por consequência nos conduz a ter mais calma durante o dia, principalmente em situações que mexem com o nosso emocional.
A longo prazo:
Autoconhecimento: Quanto mais você pratica, mais você está em conexão consigo e percebe seu corpo, seus pensamentos e tudo que te envolve. Se conhecer é essencial na meditação, você mede seus limites e aprende como supera-los e ultrapassá-los.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE MEDITAR?

Existem diferentes formas de meditação, alguns praticam de olhos fechados, outros de olhos abertos, alguns em grupo, outros sozinhos. Entre as formas de meditação, existem grupos que preferem praticar com mantras, já outros em silêncio. Existem alguns métodos com uma vela acesa, quando se olha fixamente para a vela como um ponto focal de atenção. Algumas pessoas que já possuem níveis superiores de meditação, também conseguem meditar em locais públicos, com isso, entendemos que existem diversas formas de meditação e em todas elas, os benefícios estão relacionados ao corpo, a mente e também a alma.

A MEDITAÇÃO ESTÁ ASSOCIADA A RELIGIÃO?

Existem religiões que praticam a meditação. Nesses casos, toda a prática é voltada para o lado espiritual e todos os ritos e formas de realizar a meditação são voltados para um ponto focal de atenção, no caso do catolicismo, Deus e o Espirito Santo. Na religião católica, a meditação é muito comum, mas sempre guiada por algo, como o evangelho, ou leituras de santos, ou salmos, ou até mesmo orações próprias. Medita-se nas palavras que estão sendo proferidas e acredita-se na ação de Deus por meio desses momentos de pura imersão, atenção e concentração nos ensinamentos de Jesus. Essa meditação é também conhecida entre os religiosos como “adoração”, pois todos esses momentos são voltados para a fé no desconhecido, no que não é visível aos olhos, mas que está sempre presente dentro do coração.
Alguns santos da Igreja católica escreveram poesias, cânticos, testemunhos, em momentos de pura imersão na adoração e meditação nas palavras da sagrada escritura e a partir disso, os leitores desses escritos também são convidados a meditar nas palavras e no mistério que envolve a fé em Jesus e em seus feitos.

TIPOS DE MEDITAÇÃO:

Sabendo o que é meditação e que ela não está necessariamente associada a religião, conheça alguns tipos de meditação que são praticadas por diferentes grupos:
Meditação Budista: É feita em silencio, prestando a atenção na respiração e também na repetição de mantras que são entoados durante a prática. O Budismo busca o foco na vida presente, desejando se desligar dos desejos humanos.
Meditação Zazen: Esse tipo de meditação é vinda do Budismo, proveniente de uma tradição japonesa. A técnica aplicada é a do “não pensamento”, é uma luta pelo equilíbrio de convidar a mente a não pensar em nada.
Meditação Transcendental: Essa técnica não está relacionada diretamente a doutrinas, não requer esforço mas muito controle mental.
Meditação Indiana: As técnicas dessa prática estão relacionadas a tradição do ioga, também utilizam incenso.
Meditação Cristã: Como foi dito, possui um ponto de atenção voltado par Deus e para o lado espiritual da fé, esse tipo de meditação é o mais realizado em igrejas e em momentos de oração, é comum e é uma prática habitual entre os fiéis.

PORQUÊ DEVO MEDITAR? 

Muitas pessoas recorrem a meditação apenas por ser uma forma de encontrar equilíbrio e de alcançar níveis elevados de autoconhecimento. Além de ser uma prática que trás paz e é muito positiva para o corpo e para a mente. A meditação será sempre uma alternativa muito valiosa para aqueles que querem se dedicar a essa prática. Por ser algo que nos trás benefícios de forma eficaz, a meditação é recomendada por alguns especialistas que tratam da mente, como uma forma de acalmar os pensamentos e também de transmitir mais tranquilidade diante das adversidades e estresses cotidianos.
A decisão de começar a meditar é inteiramente nossa, a prática é muito positiva, mas nem todos conseguem alcançar níveis de concentração para realiza-la. Ao mesmo tempo que é simples, a meditação também precisa de muita prática, para aperfeiçoar todas as técnicas e obter seus ganhos.
Ninguém começa uma prática sem que exista um bom motivo, ainda mais quando será necessário no mínimo  dedicação, empenho, disciplina e muita disposição. Por isso, devemos começar a meditar quando acreditamos que todos os benefícios são favoráveis para nossa vida. Ao começar a meditar, todas as nossas atividades ganharão muito mais eficiência e mais dedicação em nossos resultados, todos os ganhos são certos e positivos, da mesma forma deve ser a nossa escolha: certa e positiva.

JÁ ME DECIDI, QUERO MEDITAR! 

Agora que você chegou até aqui e tomou sua decisão, queremos que você entenda tudo sobre meditação e que todos os seus resultados se convertam em alegria e satisfação plena com a prática. Agora você irá alcançar altos níveis de confiança e muitos ganhos positivos para sua vida. A prática requer muita dedicação, mas o ponto focal de tudo é a decisão. A meditação será sempre uma ótima alternativa para seus ganhos e para suas conquistas, você irá aprender a se concentrar no que realmente importa, deixando para trás o que te atrapalha e o que não te acrescenta!

COMEÇANDO A MEDITAR…

Comece aos poucos, dedique algumas horas do dia, observe todas as recomendações, procure um ambiente agradável e faça tudo o que foi previsto para você nesse post. É muito positivo que a prática seja disseminada e por isso, quanto mais você se envolver numa atividade, mais você saberás obre ela e avançará em seus projetos.
Importante: é aquele velho clichê “a prática leva a perfeição”, quanto mais você se dedicar em praticar, mais ganhos e resultados você vai encontrar em sua vida. A meditação exige paciência e muita concentração, logo você avançará em seus níveis de satisfação e todos os seus resultados serão positivos.
Não desanime!  Sabemos que nossos feitos serão melhor aproveitados quando estivermos em sintonia pura com as práticas e com a disciplina necessária para manter em equilíbrio nossos pensamentos e nossas atividades.
Em qualquer atividade que fizermos, se colocarmos empenho e dedicação, conseguiremos alcançar todos os nossos objetivos e nossas metas. Nosso bem estar depende de uma decisão que deve ser tomada todos os dias e essa decisão, depende apenas de nós mesmo. Não deixe que o estresse do cotidiano atrapalhe seus feitos, ao contrário, garanta sua saúde mental e o equilíbrio em todas as suas decisões. Quanto mais você pratica o autoconhecimento por meio da meditação, mais ganhos para sua vida você obterá, com mais saúde mental e positividade.
Agora que você sabe o que é meditação e quais os seus benefícios… é dessa que vai começar a meditar?!

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - HARMONIA E MEDITAÇÃO - CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO JARDIM ZEN

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO JARDIM ZEN

Harmonia e meditação - conheça os benefícios do Jardim Zen

Possivelmente, quem acompanhou as novidades esotéricas ao longo dos anos 90 e 2000 viu na casa dos pais e parentes um pequeno e simpático jardim zen, comercializado com a proposta de acalmar os ânimos e proporcionar mais harmonia a quem o possui.
Entretanto, ainda que o frisson sobre o produto tenha se acalmado, o jardim zen continua tendo uma excelente receptividade pelos que creem nesses efeitos calmantes. Mas seria apenas esse o benefício trazido pelo pequeno jardim?

OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA COM O JARDIM ZEN

Utilizado como forma de meditação há mais de três mil anos, o jardim japonês, ou jardim zen consiste em um pequeno retângulo em madeira, recheado por uma fina areia e composto por algumas pedras em sua extensão. Como forma de interagir com o jardim, o usuário recebe um pequeno rastelinho, capaz de realizar desenhos sobre a areia, cobrir ou descobrir as pedras que lá estão.
Em adição aos seus efeitos calmantes, relaxantes e meditativos, o jardim zen reúne diversos benefícios a quem dedica uma pequena parcela do seu tempo para movimentar e desenhar em seu próprio jardim zen. Atuando diretamente em seu estado de espírito, ao praticar no jardim, todas as suas aflições, emoções, desequilíbrios e demais impactos serão transferidos para a areia na forma dos desenhos que realizar.
Se desejar mais harmonia para sua vida, fluidez dos acontecimentos e uma mente serena, faça desenhos em formas arredondadas, em alusão às ondas do mar. Evite formas pontiagudas ou triangulares, pois podem se relacionar à espinhos, causando dor.
São apenas cinco minutos. Passar esse período contemplando seu jardim zen pode ser capaz de revigorar e equilibrar a sua vida e pensamentos. Se estiver vivendo um impasse, esse momento pode auxilia-lo a tomar decisões difíceis. De modo geral, as formas e desenhos produzidos no jardim podem estimular sua intuição, imaginação, criatividade, sensibilidade e ainda promover uma maior capacidade meditativa a uma nova mente aberta.
Se estiver muito estressado, deixe o rastelo ou garfo de bambu de lado e mexa na areia com os dedos, deixando os desenhos fluírem de acordo com suas emoções no momento.
De modo geral, não importa o tamanho do seu jardim zen. Eles podem ser grandes, compostos por esculturas ou musgos, ou de formato mini, feitos de maneira caseira dentro de recipientes apropriados. O que importa é a sua receptividade aos efeitos dessa fantástica técnica de equilíbrio e evolução espiritual.

O QUE É UM JARDIM ZEN? DESCUBRA!

O que é um Jardim Zen? Descubra!


Jardim Zen, também chamado de Jardim Japonês, foi criado no século I d.C. com a função de representar um local de meditação, descanso e relaxamento.  Segundo os preceitos do Budismo, o Jardim Zen tem o objetivo de reproduzir os elementos da natureza na busca do bem estar.

JARDIM ZEN – TRANQUILIDADE, PAZ E BEM ESTAR


Jardim Zen
Esses jardins podem ser feitos nos mais diversos locais com diferentes tamanhos, mas todos têm a mesma finalidade: trazer tranqüilidade e equilíbrio a quem os utiliza. Eles podem ocupar uma boa parte do seu quintal, assim como podem ser feitos em miniatura,em uma pequena caixa de madeira, de modo a caber em cima da sua mesa de trabalho. O que é importante é que o seu Jardim Zen remeta à calma e à simplicidade.

A COMPOSIÇÃO DO JARDIM ZEN


Normalmente, recomenda-se que o Jardim Zen seja instalado em um local calmo e tranqüilo, para favorecer a sua ação de relaxamento. O espaço ou caixa de madeira é então preenchido com areia, que representa o mar, relacionado à paz e à tranqüilidade da mente e do espírito.  Depois, há a presença de pedras. As pedras representam as rochas e ilhas nas quais as ondas do mar batem, dando ideia de movimentação e continuidade. É preciso ter atenção para não colocar pedras demais e deixar o local muito carregado. O ideal é que o número de pedras seja ímpar e que elas não estejam dispostas de forma simétrica. Ao redor, você pode colocar flores e plantas, poucas e simples, para não tirar o ideal de simplicidade do seu jardim zen.  Dê preferência para cerejeiras, magnólia, azaleias e pequenos arbustos.
Por fim, o ancinho (também chamado de gadanho, rastelo ou ciscador) que é um pequeno instrumento de jardinagem que será utilizado para fazer pequenos fincos na areia dando ideia de movimento em torno das pedras e das laterais. Linhas curvadas e intensas dão ideia de muita movimentação e agitação, linhas mais tênues e espaçadas lembram a calmaria e a tranqüilidade. Você deve utilizar o seu jardim zen conforme o seu estado de espírito e sua necessidade de bem estar.

EM SINTONIA COM NOSSO INTERIOR





COMO FAZER UM JARDIM ZEN EM SUA CASA

Como fazer um Jardim Zen em sua casa

Jardim Zen, também conhecido como Jardim Japonês, é indicado para trazer calma, tranqüilidade e bem estar para o ambiente e para as pessoas. Você pode implantá-lo em sua casa ou em seu escritório em modo miniatura. Ele é muito versátil, pode ser feito em diversos tamanhos e irá te ajudar e restabelecer o equilíbrio físico, emocional e mental.

JARDIM ZEN – PASSO A PASSO


Você vai precisar de:
  • 1 recipiente de pouca profundidade, o tamanho dele depende de onde você quer colocá-lo.
  • Granito, cascalho fino e areia branca
  • Elementos decorativos: pedras, plantas, estátuas, etc
  • Um ancinho (rastelo)
  • Passo 1

    PASSO 1


    Procure uma base adequada ao tamanho do jardim zen que deseja instalar. Recomendamos algo entre 2 e 10 cm de altura, de preferência de madeira. Mas não é obrigatório, pode ser também de outros materiais. Você poderá também montar o seu próprio recipiente.
  • Passo 2

    PASSO 2


    Lembre-se de verificar se o seu recipiente não possui nenhum espaço que vá vazar a areia. Coloque-o em um local plano e estável. Dê preferência a um ambiente calmo, tranqüilo e com pouca movimentação de pessoas para favorecer a meditação.
  • Passo 3

    PASSO 3


    Encha o recipiente com a areia, cascalho fino e granito. Espalhe até que fique uniformemente distribuído por todo o recipiente. Se houver impurezas misturadas, retire-as. Especialmente se houver ervas daninhas.
  • Passo 4

    PASSO 4


    Disponha as pedras sobre a areia. Lembre-se de não colocar pedras demais pois elas podem sobrecarregar a energia do seu jardim zen. E também não as coloque de forma simétrica, é melhor colocar intuitivamente sem pensar em proporções iguais.
  • Passo 5

    PASSO 5


    Decore os arredores do seu jardim zen como preferir. Você pode colocar pequenas plantas (sem exagero,para manter a simplicidade essencial do seu jardim zen). Pode colocar pequenas estátuas que representem o seu desejo de bem estar, incensos, velas e o que mais desejar. Lembre-se sempre de não sobrecarregar o local, ele precisa estar simples para gerar tranqüilidade e calma.

  • Passo 6

    PASSO 6


    Utilize o ancinho para fazer pequenas ondas na areia ao redor das pedras e outros elementos, como se eles se tornassem as ondas do mar. Ao criar essas ondas, você relaxa naturalmente, descarregando toda a energia e o estresse.
  • JARDIM ZEN – PASSO A PASSO


    Você vai precisar de:
    • 1 recipiente de pouca profundidade, o tamanho dele depende de onde você quer colocá-lo.
    • Granito, cascalho fino e areia branca
    • Elementos decorativos: pedras, plantas, estátuas, etc
    • Um ancinho (rastelo)
    • Passo 1

      PASSO 1


      Procure uma base adequada ao tamanho do jardim zen que deseja instalar. Recomendamos algo entre 2 e 10 cm de altura, de preferência de madeira. Mas não é obrigatório, pode ser também de outros materiais. Você poderá também montar o seu próprio recipiente.
    • Passo 2

      PASSO 2


      Lembre-se de verificar se o seu recipiente não possui nenhum espaço que vá vazar a areia. Coloque-o em um local plano e estável. Dê preferência a um ambiente calmo, tranqüilo e com pouca movimentação de pessoas para favorecer a meditação.
    • Passo 3

      PASSO 3


      Encha o recipiente com a areia, cascalho fino e granito. Espalhe até que fique uniformemente distribuído por todo o recipiente. Se houver impurezas misturadas, retire-as. Especialmente se houver ervas daninhas.
    • Passo 4

      PASSO 4


      Disponha as pedras sobre a areia. Lembre-se de não colocar pedras demais pois elas podem sobrecarregar a energia do seu jardim zen. E também não as coloque de forma simétrica, é melhor colocar intuitivamente sem pensar em proporções iguais.
    • Passo 5

      PASSO 5


      Decore os arredores do seu jardim zen como preferir. Você pode colocar pequenas plantas (sem exagero,para manter a simplicidade essencial do seu jardim zen). Pode colocar pequenas estátuas que representem o seu desejo de bem estar, incensos, velas e o que mais desejar. Lembre-se sempre de não sobrecarregar o local, ele precisa estar simples para gerar tranqüilidade e calma.

    • Passo 6

      PASSO 6


      Utilize o ancinho para fazer pequenas ondas na areia ao redor das pedras e outros elementos, como se eles se tornassem as ondas do mar. Ao criar essas ondas, você relaxa naturalmente, descarregando toda a energia e o estresse.
    • ASSISTA TAMBÉM A ESTE VÍDEO

      https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=h-wufILiKe0


O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO PODEROSA – A FORMA DE REZAR QUE IRÁ MUDAR A SUA VIDA

POR QUE É IMPORTANTE REZAR CORRETAMENTE?

Oração Poderosa – a forma de rezar que irá mudar a sua vida

Muitas pessoas acham que sabem rezar quando na verdade não sabem. Rezar é algo simples? É, mas que precisa ser feito de maneira correta para que sua oração tenha poder, alimente o universo com a vibração positiva que só a oração tem. Você sabe rezar corretamente? Veja no artigo um passo a passo de como fazer uma oração poderosa e entender que a nossa oração é importante para nós e para todo o universo.

A maioria das pessoas faz suas orações centradas em si mesmo e em seus problemas. Não há nada de mal orar para pedir bênçãos a si mesmo e às pessoas próximas a nós, mas iniciar e fazer sempre a oração desta maneira não expande nem multiplica o campo de energia positiva que a oração é capaz de gerar. Esta energia é o alimento para o universo, ela produz uma força superior com uma freqüência muito sutil que podemos sentir enquanto estamos orando.
Quando iniciamos nossas orações cheios de lamúrias, reclamando de dores, pedindo em desespero, ela não irá produzir nenhuma energia positiva em sintonia com o universo. O mundo já emite diariamente uma carga negativa muito grande ao universo – com todas as guerras, o sofrimento, as dores, doença e fome – e nós precisamos reciclar a energia e emanar energia positiva para o universo com a intenção de equilibrá-lo e tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

COMO FAZER UMA ORAÇÃO PODEROSA DE FORMA CORRETA


Agora que você já entendeu que nós não podemos começar a nossa oração com energia pesada dos problemas nem centradas em nosso próprio umbigo, veja como fazer orações de forma correta e trazer inúmeros benefícios para você, para as pessoas próximas a você e principalmente ao nosso universo.
1º Passo – Elevação
Respire profundamente e lentamente por 20 vezes, até acalmar seu corpo e mente. Em seguida, eleve os seus pensamentos com sentimento de gratidão. Lembre-se de tudo o que você é grato: a sua família, o seu trabalho, a sua saúde, o seu alimento, os seus animais de estimação, etc. O sentimento de gratidão é um dos sentimentos mais puros e genuínos e é focado somente nas coisas boas que nos acontecem, por isso é essencial iniciar o seu momento de oração agradecendo por tudo de bom que tem.
2º Passo – Conexão
Direcione a energia da sua oração a outras pessoas que também rezam. Você não precisa saber quem são essas pessoas específicas, nem onde elas estão nem a que horas rezam. O que você precisa é estabelecer uma conexão entre a sua oração e a das outras pessoas que também rezam. Direcione a energia positiva da sua oração para que ela alimente a abençoe todos os que oram por um mundo melhor e um universo mais positivo.
3º Passo – Ajuda ao mundo
Este é um passo importantíssimo: com a energia da oração já multiplicada e conectada à das outras pessoas do mundo que oram, você deve oferecer essa energia às situações do mundo que necessitam muito dela, como:
  • A todos os líderes mundiais: religiosos, políticos, econômicos e sociais, pois é quem toma decisões grandiosas que afetam boa parte da humanidade. Mande as energias da sua oração para eles para que sejam sábios e bons nas suas decisões.
  • A todos os hospitais do mundo: onde estão os doentes que precisam de cura e os profissionais que dedicam a sua vida a salvar os demais.
  • A todas as creches, orfanatos, casas de caridade e ONGs, pois lá estão pessoas vulneráveis e desamparadas e outras que se dedicam a dar um futuro melhor ao próximo.
  • A todas as zonas de refugiados e regiões de guerra
  • A todas as regiões do mundo que sofrem diariamente com catástrofes, sejam elas naturais ou causadas pelo homem
  • A todas as outras causas que você considera importante e deseja enviar a energia e força da sua oração.
4º Passo – Eu mereço
Agora sim é a vez de você pedir por si mesmo e pelos seus próximos. É hora de direcionar a força da oração – já multiplicada, conectada e direcionada com gratidão para as causas urgentes do mundo – para seu benefício. Direcione a força da oração aos seus projetos de vida, aos seus sonhos, suas realizações e seus familiares – atenção como a energia desse tipo de pedido é positiva.
Você pode também enviar essa energia para quem você desejar, e também para lugares e animais de estimação, por exemplo. Basta que você mentalize fortemente a pessoa, a situação, o sonho, o projeto, o interesse pessoal, o lugar ou o animal de estimação, que a força da energia da oração irá atuar.

O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DE CALCUTÁ PARA TODOS OS MOMENTOS

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DE CALCUTÁ 

Oração à Nossa Senhora de Calcutá para todos os momentos

Também conhecida como Madre Teresa de Calcutá, a religiosa de origem albanesa foi chamada por muitos de missionária do século XX, detentora de uma história de vida repleta de caridades e atos humanitários, além de fiéis em oração por seus milagres. Beatificada no ano de 2003, Madre Teresa – falecida em 1997 – será santificada ainda no ano de 2016, precisamente em 4 de setembro, pelo papa Francisco durante o Jubileu da Misericórdia. Conheça a oração à Nossa Senhora de Calcutá.

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DE CALCUTÁ


Com sua oração direcionada a toda e qualquer finalidade, Madre Teresa foi polêmica por seu posicionamento diante de questões como o controle de natalidade, o aborto e a contracepção, indo além de seu tempo e estendendo a mão a indivíduos muitas vezes ignorados pela igreja, como é o caso das crianças abandonadas, portadores do vírus da AIDS, mulheres que haviam sido violentadas e engravidaram de seus estupradores, leprosos, entre outros.
Durante sua trajetória de caridades e apreço pelo próximo, Madre Teresa chegou a viver um período chamado de “noite escura”, no qual escreveu uma série de cartas a poucos conselheiros espirituais onde colocava à tona seu sentimento em relação à falta de resposta de Deus para com suas súplicas; o que fez com que muitos passarem a acreditar que a futura santa seria, então, agnóstica. No entanto, Nossa Senhora de Calcutá é citada como um símbolo de amor cristão e foi a responsável pela criação das missionárias da caridade; um grupo de freiras com a finalidade de ajudar a todos os necessitados.
Após vencer o Prêmio Nobel para a Paz, em 1979 e a Medalha Presidencial para a Liberdade, em 1985, Madre Teresa foi beatificada em 2003 devido a um suposto milagre que proporcionou a cura de um tumor estomacal; tal título lhe rendeu ainda mais fiéis em oração para obter suas graças. Em 4 de Setembro de 2016, durante o Jubilei da Misericórdia, a beata se tornará santa, também por consequência de uma “cura extraordinária” que proporcionou a um brasileiro que se encontrava em coma devido a abcessos no cérebro e hidrocefalia.
Direcionada para qualquer momento ou situação do cotidiano do fiel, a oração a Nossa Senhora de Calcutá, assim como a abrangência de sua benevolência, pode ser rezada a todo e qualquer momento, diante das mais diversificadas situações. 
Reze agora a oração à Nossa Senhora de Calcutá:
Imagem relacionada
“Senhor, quando eu tiver fome, dá-me alguém que necessite de comida. 
Quando tiver sede, dá-me alguém que precise de água. Quando sentir frio, dá-me alguém que necessite de calor. 
Quando tiver um aborrecimento, dá-me alguém que necessite de consolo. 
Quando minha cruz parecer pesada, deixa-me compartilhar a cruz do outro. Quando me achar pobre, põe ao meu lado alguém necessitado.
Quanto não tiver tempo, dá-me alguém que precise de alguns dos meus minutos. 
Quando sofrer humilhação, dá-me ocasião para elogiar alguém. 
Quando estiver desanimada, dá-me alguém para lhe dar novo ânimo. 
Quando sentir a necessidade da compreensão dos outros, dá-me alguém que necessite da minha. 
Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dá-me alguém que eu tenha de atender. 
Quando pensar em mim mesma, volta minha atenção para outra pessoa.
Torna-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome no mundo de hoje. Dá-lhes, através das nossas mãos, o pão de cada dia e dá-lhes, graças ao nosso amor compassivo, a paz e a alegria. Amém”.