sábado, 1 de julho de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A Glândula Timo e a Espiritualidade: a chave da energia vital

A Glândula Timo e a Espiritualidade: a chave da energia vital


Para a Ciência, especialmente Medicina...

Na anatomia humana, o timo é um órgão linfático que está localizado na porção antero-superior da cavidade torácica. Limita-se superiormente pela traquéia, a veia jugular interna e a artéria carótida comum, lateralmente pelos pulmões e inferior e posteriormente pelo coração. É vital contra a autoimunidade. Ao longo da vida, o timo involui (diminui de tamanho) e é substituído por tecido adiposo nos idosos, o que acarreta na diminuição da produção de linfócitos T. 

Externamente, o timo é envolto por uma cápsula de tecido conjuntivo, de onde partem septos que dividem o órgão em numerosos lóbulos. Cada lóbulo apresenta uma capa, o córtex, que é mais escura, e uma polpa interior, a medula, que é mais clara. A zona cortical, mais periférica, é onde se encontram pró-timócitos, timócitos e linfócitos Tem diferenciação e maturação; nesta área os capilares são mais fechados para impedir a saída de linfócitos T não maduros para o organismo. A zona medular, mais interna, é onde se encontram pro-linfócitos T e linfócitos T maduros, prontos para se dirigir a órgãos linfóides secundários onde completarão sua ativação, também encontra-se corpúsculo de Hassall. 

Em termos fisiológicos, o timo elabora várias substâncias: timosina alfa, timopoetina, timulina e o fator tímico circulante. A timosina mantém e promove a maturação de linfócitos e órgãos linfóides como o baço e linfonodos. Existe ainda uma outra substância, a timulina, que exerce função na placa motora (junção dos nervos com os músculos) e, portanto, nos estímulos neurais e periféricos, sendo considerada grande responsável por uma doença muscular chamada miastenia grave.





Já na Espiritualidade podemos falar de outro modo...
No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando diz "eu", fica uma pequena glândula chamada timo
O Timo é a Glândula das Maravilhas, situada ao nível do coração. No feto ela é grande, estende-se da região do pescoço até o diafragma (região de abdômen); durante a infância ela começa diminuir e após a puberdade ela diminui mais ainda. Possui a forma piramidal, mesmo ao atrofiar-se, e sua falta afeta a Glândula Pineal (o Pai cerebral).

É o Chakra da Expressão do Amor e da Compaixão, no entanto, seu giro energético divergente acarreta ao coração de carne e pulmões prejuízos, assim como às artérias coronárias. Quando esta glândula está ativa, o organismo não envelhece.

Seu nome em grego, thýmos, significa energia vital

Precisa dizer mais? 
Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido

Veja: 
Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estressamos e mais ainda quando adoecemos. 

Essa característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho. Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios-X achando que seu "tamanho anormal" poderiam causar problemas. Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo; é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. 

Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fora e para dentro.

Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora. Mas também é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos. 

Amor e ódio o afetam profundamenteIdéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias. Já que tais sentimentos não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como herpes, por exemplo. Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral em todos os sentidos e poderes, lembrando o velho ditado de que a fé que move e remove montanhas

Um teste simples pode demonstrar essa conexão: 

Feche os dedos polegar e indicador na posição de OK, aperte com força e peça para alguém tentar abrí-los enquanto você pensa "estou feliz". Depois repita isto pensando "estou triste". A maioria das pessoas conserva a força nos dedos com a idéia feliz e enfraquece quando pensa estar triste. (Difícil? Substitua os pensamentos por uma bela sopa de legumes ou um lindo sorvete de chocolate para ver o que acontece...) 

Esse mesmo teste serve para lidar com situações bem mais complexas. 

Por exemplo, quando o médico precisa de um diagnóstico diferencial, seu paciente tem sintomas no fígado que tanto podem significar câncer quanto abcessos causados por amebas. Usando lâminas com amostras, ou mesmo representações gráficas de uma e outra hipótese, testa a força muscular do paciente quando em contato com elas e chega ao resultado. As reações são consideradas respostas do timo e o método, que tem sido demonstrado em congressos científicos ao redor do mundo, já é ensinado na Universidade de São Paulo (USP) a médicos acupunturistas. 



O detalhe curioso é que o timo fica encostadinho no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito, etc...

"Fiquei de coração apertadinho", por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração. O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o timo do que com o coração - e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano. 

"Lindo!", você pode estar pensando, "mas e daí?"
Daí que, se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem estar e felicidade.

Como? 
Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir fazendo exercícios simples: 


a).. Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada.

b).. Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o rítmo assim: uma forte e duas fracas. Continue entre três e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica. Esses movimentos ativam o Timo e liberam a estagnação do Coração.

c).. a pronúncia da vogal A trabalha a amorosidade no ser e faz vibrar a Glândula e a região ao redor, como o Chakra laríngeo, transformando todas as estagnações que neles houver. É o Cardíaco sendo acionado e elevando-se ao seu Chakra superior, o Chakra do verbo. 

O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço... Esses são exercícios terapêuticos que favorecem o coração de carne, o Timo, a Tireóide, as Paratireoides, assim como seus Chakras correspondentes: Chakra Cardíaco e Chakra Laríngeo.

d).. Erga os braços e coloque as mãos entrelaçadas sobre a nuca, os cotovelos abertos. Abra o peito inspirando e levando os cotovelos para trás, sem tirar as mãos da nuca. Sinta a expansão produzida por este movimento simples, permita-se saborear a sensação de espaço, liberdade, desobstrução... Ao expirar, junte os cotovelos à frente suavemente. Coloque toda sua atenção no timo. Faça algumas vezes. Quando perceber que alguém próximo a você se encontra acabrunhado, comprimido por problemas, aconselhe este movimento. Ele pode fazer pequenos milagres...

Estes são exercícios importantes para estimular o Timo e também para que ele não petrifique em idade avançada, perdendo assim o estímulo da amorosidade. Ele também é intimamente ligado à música, favorecendo principalmente a pessoa que canta ou que emite sons mântricos.

Ótimo, Íntimo, Cheio de Estímulo. Bendito Timo!


( Da jornalista e pesquisadora naturista Sonia Hirsch e Marinez Tito Salgado . 
Textos Adaptados. Fontes: Despertar da Nova Consciência e Projeto Mãos Que Curam )

O PODER DA ORAÇÃO - NOVENA AO ARCANJO SAMUEL PARA CONSEGUIR UM BOM EMPREGO, RESOLVER UMA SITUAÇÃO ECONÔMICA OU AMOROSA

NOVENA AO ARCANJO SAMUEL

 


OS ANJOS SÃO SERES INTELIGENTES CAPAZES DE SENTIR, MAS SÃO DE UMA ESPÉCIE DIFERENTE DE SENTIR; EXISTEM EM UMA FREQÜÊNCIA VIBRATÓRIA LEVEMENTE MAIS FINA QUE AQUELA COM A QUAL OS NOSSOS SENTIDOS FÍSICOS ESTÃO AFINADOS. ISTO SIGNIFICA QUE NÃO PODEMOS PERCEBÊ-LOS NORMALMENTE, COM OS OLHOS OU OS OUVIDOS, MAS ELES PODEM NOS PERCEBER. NOSSAS REALIDADES SE INTERPENETRAM MUTUAMENTE E A DELES ABRANGE E ENVOLVE A NOSSA.

AMIGOS, CONVIDO-OS A REALIZAREM ESTA NOVENA EM SEUS LARES, PEDINDO A PRESENÇA DO ARCANJO SAMUEL PARA QUE OS AJUDEM E OS ORIENTEM A ENCONTRAR UM BOM EMPREGO, RESOLVEREM UMA SITUAÇÃO ECONÔMICA OU UMA SITUAÇÃO SENTIMENTAL E AMOROSA, ETC.

SAMUEL ESTÁ RELACIONADO COM O CONFORTO E O AMOR IMPESSOAL; É O RAIO ROSA.

O ARCANJO SAMUEL E A ARCANGELINA CARIDADE, SÃO OS ENCARREGADOS EM PROTEGER TODO O AMOR QUE DEUS TEM PARA OFERECER, FICANDO EM SUAS MÃOS A TAREFA DE COMPARTILHÁ-LO COM TODAS AS PESSOAS

TODAS AS TERÇAS-FEIRAS É QUANDO ATUA O ARCANJO SAMUEL COM MAIOR PODER, PODENDO SE PERCEBER SUA INTERVENÇÃO COM UMA GRANDE ENERGIA E DEMONSTRAÇÕES DE SUA PRESENÇA. O NOME SAMUEL SIGNIFICA “QUE VÊ A DEUS”, O QUE IMPLICA QUE ESTE ARCANJO SABE PERCEBER SEUS SINAIS E ENERGIAS VINCULADAS AO AMOR, PARA COMPARTILHÁ-LAS COM TODOS OS SERES HUMANOS QUE ESTÃO DISPOSTOS A RECEBÊ-LO. SE CONSEGUIRMOS TER AMOR DENTRO DE NOSSO CORAÇÃO, ENTÃO, PODEMOS VER A DEUS.

O AMOR SE ENCONTRA VINCULADO COM TODO O RESTO DE NOSSAS AÇÕES E SENTIMENTOS, PORQUE A ORAÇÃO DO ARCANJO SAMUEL É USADA PARA MELHORAR TODOS OS MOMENTOS DE NOSSA VIDA, INCLUSIVE O QUE ESTÁ RELACIONADO COM O MATERIAL.

É MUITO USADA PARA CONFLITOS NO TRABALHO E A BUSCA DE NOVAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO, AJUDANDO A CONSEGUIR UM TRABALHO QUE REALMENTE SEJA O DESEJADO.

NOVENA

VOCÊ DEVE COMEÇAR NA TERÇA-FEIRA, QUE É O DIA REGIDO POR ESTE ARCANJO.

PEÇA SUA PRESENÇA E AJUDA, DIGA-LHE O QUE DESEJA QUE ELE FAÇA POR VOCÊ. A MANEIRA MAIS FÁCIL E EFICAZ É ATRAVÉS DE UMA NOVENA. ESTAS SÃO AS INSTRUÇÕES PARA REALIZÁ-LA:

1. IMAGINE COM TODOS OS DETALHES COMO SERIA O TRABALHO DE SEUS SONHOS. NÃO SE RESTRINJA! DESCREVA EXATAMENTE O QUE DESEJA, AINDA QUE TE PAREÇA ABSURDO OU IMPOSSÍVEL, MESMO QUE VOCÊ PENSE QUE ESTE TIPO DE TRABALHO NÃO EXISTE OU QUE NÃO SE SINTA PREPARADO PARA REALIZÁ-LO. DEIXE-SE GUIAR PELOS DESEJOS DE SUA ALMA, PENSE O QUE É QUE VOCÊ GOSTARIA DE FAZER, MESMO QUE NÃO LHE PAGASSEM, E NÃO DEIXE FORA NENHUM DETALHE SEQUER.

2. ESCREVA TUDO EM UM PAPEL (NÃO ESQUEÇA DE INCLUIR QUE LHE PAGUEM MUITO BEM POR FAZÊ-LO) E O RESTO DEIXE NAS MÃOS DO ARCANJO SAMUEL E DE SUAS HOSTES ANGÉLICAS.

3. DURANTE NOVE NOITES CONSECUTIVAS INVOQUE A PRESENÇA E A AJUDA DO ARCANJO SAMUEL E SUAS HOSTES. FALE COM ELE E LEIA O SEU PEDIDO COM CALMA E CLAREZA EM VOZ ALTA. DEPOIS, DOBRE O PAPEL DE SEU PEDIDO E COLOQUE-O DEBAIXO DE UM PRATO. EM CIMA DESTE PRATO COLOQUE UMA VELA DE COR BRANCA (PARA SIMBOLIZAR A PUREZA DE SEU PEDIDO), ACENDENDO-A. DEIXE-A QUEIMANDO EM UM LUGAR BEM SEGURO ATÉ QUE SE APAGUE.

4. NO NONO DIA, DEPOIS DE LER O SEU PEDIDO, AGRADEÇA A AJUDA QUE RECEBERÁ E EM LUGAR DE DOBRAR O PAPEL, COLOQUE-O DENTRO DO PRATO, QUEIMANDO-O E DEIXE A VELA ACESA.

5. ESQUEÇA-SE DO PEDIDO E SE DESPREOCUPE.

ALÉM DISSO, PEÇA-LHE TAMBÉM, TODO TIPO DE CONDIÇÕES MATERIAIS NECESSÁRIAS PARA A SUA EVOLUÇÃO, TAIS COMO: UM LUGAR BONITO, ACESSÍVEL E ADEQUADO PARA VIVER, CONTAR COM OS MEIOS DE TRANSPORTES NECESSÁRIOS, DISPOR DE FÉRIAS E SITUAÇÕES DE LAZER E DESCANSO, ETC.

LEMBRE-SE QUE A TERRA É UM PARAÍSO DE ABUNDÂNCIA PARA QUEM A SOLICITE E QUE NÃO ESTÁ PRIVANDO NINGUÉM DE NADA QUANDO VOCÊ RECEBER ALGO, JÁ QUE POTENCIALMENTE TODOS PODEMOS TER TUDO SE ASSIM O DESEJARMOS E COMPARTILHARMOS A NOSSA VISÃO E OS NOSSOS SONHOS COM OS OUTROS...

ORAÇÃO

QUERIDO ARCANJO SAMUEL, TE AMO E TE ABENÇÔO. TE ROGO QUE ME MANTENHA SELADO EM UM PILAR DE CHAMA ROSA DE AMOR E ADORAÇÃO A DEUS, ATÉ QUE SE FAÇA CONTAGIOSA A TODA A VIDA QUE EU CONTATE HOJE E SEMPRE.

AGRADEÇO-TE – OBRIGADO!

AMÉM.

O PODER DA ORAÇÃO - Apelo aos Iluminados do Sexto Raio

Apelo aos Iluminados do Sexto Raio

 

Bem amada Presença Divina EU SOU presente em meu coração e no coração de todos os homens; bem-amados Mestres Ascencionados Jesus e Nada, Arcanjo Uriel, meu Anjo da Guarda e todos os Anjos dos Serviços Prestados do Elohin Tranqüilitas; eu Vos amo e Vos abençôo em nome de toda a humanidade por Vosso longo serviço à Terra.

Flamejai, flamejai, flamejai Vossa Chama Cósmica do Amor e Misericórdia, dos Serviços Prestados, da Cura, da Paz em mim, através de mim e em toda a humanidade! Deixai a Chama irradiar-se através de mim para abençoar e harmonizar toda a vida que, de qualquer forma, entrar em contato comigo.

Bem-amado Elohin Tranqüilitas, cercai os meus esforços de progresso com Vossa Chama de Amor e Paz. Flamejai vossa chama da Paz, Flamejai vossa chama da Paz, Flamejai vossa chama da Paz com o poder de Mil Sóis em meu cérebro e no mundo dos sentidos de tudo que vive sobre a Terra, também nos seres que futuramente aqui se encarnarão.

Mantende a Vossa Chama até que na Terra se manifestem a Paz e a Boa Vontade para sempre sustentadas e irradiadas. Eu Vos agradeço!

DICAS TERAPÊUTICAS - Ofurô - Para que serve?

Ofurô

 
Aquecida a uma temperatura de 36 graus Celsius, a água do ofurô envolve o corpo delicadamente, proporcionando bem-estar imediato. Em meio aos aromas de um banho relaxante, lá se vão o estresse, o cansaço ou mesmo a dorzinha de cabeça em questão de minutos. O ofurô, assim como outras terapias originadas no Oriente, têm ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Algumas delas deixaram de ser práticas exóticas e cercadas de misticismo para se tornarem verdadeiras aliadas da alopatia na cura e prevenção de doenças.


A acupuntura, por exempo, ganhou tamanha confiança no meio científico que, em 1995, após estudos e testes em laboratório, recebeu do Conselho Federal de Medicina o título de especialidade médica Em 1998, foi a vez de a Associação Médica Brasileira reconhecer a técnica. Para se ter uma idéia da popularidade do método chinês, só o ambulatório da Universidade Estadual Paulista (Unifesp) recebe 2,5 mil pacientes por mês em apenas quatro horas de atendimento diárias.


Outra terapia que tem interessado os médicos é a reflexologia. Segundo pesquisa da Unifesp, essa massagem feita em pontos dos pés ou das mãos apresentou bons resultados em gestantes que sofrem de pré-eclâmpsia, tipo de hipertensão que afeta mais de 6 milhões de grávidas no mundo. Segundo o estudo, a massagem fez com que a pressão, tanto sistólica como diastólica, baixasse.
Métodos terapêuticos como o yoga, massagem, reiki e meditação têm sido indicados tanto no tratamento de doenças quanto para obter uma qualidade de vida melhor.

Ofurô, para que serve?

 
Redução de estresse, ansiedade, cansaço e dores corporais.
Cada tipo de banho tem suas propriedades terapêuticas. 

Muito mais que um simples banho, o ofurô proporciona aos seus adeptos relaxamento físico e mental, aliviando as tensões causadas pelo estresse diário. 

Sua função vai muito mais além de simplesmente lavar o corpo, tanto que, no Japão, é comum que as pessoas se banhem antes de imergir na água. 

O objetivo é limpar-se física e mentalmente, deixando para trás as ansiedades do dia-a-dia.


A variação da temperatura da água do ofurô causa efeitos diversos. Se a água fria estimula o metabolismo, diminui a irritabilidade muscular e aumenta a imunidade, a quente serve perfeitamente para os músculos doloridos e renova o corpo após exercícios físicos intensos.


Também é muito comum a potencialização dos benefícios do ofurô através da adição de determinadas substâncias à água. 

Essências aromatizantes, flores, frutas, leite – tudo isso pode ser utilizado para, além de incrementar a estética, aumentar as propriedades terapêuticas do banho. O jasmim, por exemplo, auxilia no período pós-parto, enquanto o coco verde influencia na hidratação da pele.


“É importante trabalhar os cinco sentidos durante o banho”, explica o especialista Marcos Motta, do Kan Tui – Espaço do Bem-Estar. Segundo Marcos, a música, as cores do ambiente, os aromas da água e a utilização de outros elementos como as velas garantem uma apreciação maior do ofurô.


As banheiras japonesas podem ser de diversos materiais e formatos. Inicialmente, no Oriente, os ofurôs eram de cobre e ficavam sobre o fogo, obtido por meio da lenha. 

A falta de praticidade desse material levou ao desenvolvimento de equipamentos feitos de madeira. “É o preferido dos clientes”, afirma a especialista em terapias orientais Alice Keiko Fujiura, da Keiko’s Prevenção e Saúde. 

Há também opções disponíveis em aço inox, acrílico, madeira, metal, pedra, alvenaria ou fibra de vidro.


Quanto ao formato, para ser considerada um ofurô, a banheira tem de ter no mínimo 60 cm de profundidade. Desse modo, a coluna de quem for tomar o banho fica completamente submersa, deixando o corpo em posição fetal, que faz com que o usuário se sinta de volta ao útero materno. 


A única contra-indicação dos banhos do ofurô diz respeito às pessoas que têm problemas cardíacos ou de hipertensão: devido à temperatura da água, geralmente alta, convém consultar um médico antes de aproveitar os benefícios das águas relaxantes.