terça-feira, 1 de março de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - COMPREENDER A ENXAQUECA - COMO TRATAR E PREVENIR? TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Tratamento da Enxaqueca – Quando Tomar Remédio da Crise



Uma dor intensa de um lado da cabeça, pulsando no ritmo das batidas do coração. Quase todos ja sentiram este sintoma, mas nalgumas pessoas a situaçõa passa a ser cronica. Produz uma dor latejante, de moderada a forte, em geral na metade da cabeça, que pode durar de quatro a 72 horas.  Com a crise geralmente é acompnahada de  intolerância à luz, barulho, cheiros fortes e movimentos como subir escadas. O esforço mental também agrava o quadro.

 
Atinge 18% das mulheres e 8% dos homens e não perdoa nem mesmo as crianças. O pico de incidência é entre 20 e 40 anos. A enxaquecamais comum  por razões hormonais: 70% das dores pioram antes e durante a menstruação. A maioria melhora na gravidez e a partir da menopausa. Além da enxaqueca, existem outras cefaleias que “preferem” o sexo feminino numa proproção de 81%  ante 59,7% dos homens. A dor de origem cervical, por exemplo, inicia-se na coluna, na altura da nuca, em resposta à lesão ou não, e se alastra, atingindo a cabeça toda. Sua incidência é de quatro mulheres para cada homem.
 
 
 
As Mulheres são também  mais propensas às cefaleias decorrentes de hipertensão arterial, distúrbios da articulação da mandíbula (ATM), nevralgia, ansiedade e depressão. E há um tipo específico que provoca dores extenuantes de um dos lados da cabeça, além de olhos vermelhos e lacrimejantes, queda da pálpebra e coriza (hemicrania paroxística).O ataque tem curta duração (de 5 a 20 minutos), mas pode se repetir várias vezes ao dia. A dor que de longe é a mais frequente não produz tantos estragos. Surge no fim da tarde, ocasionando uma sensação de peso ou aperto dos dois lados da cabeça devido à tensão dos músculos do pescoço e do couro cabeludo.


 

A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. O sistema endócrino é considerado um agente expressivo para desencadear a enxaqueca, especialmente em mulheres que se encontram no período pré-menstrual. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios psicossociais, distúrbios psíquicos, hormonais e metabólicos, problemas músculo-esqueléticos, circulatórios, neurológicos, neuroquímicos , e decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença de enxaqueca, e também de uma predisposição genética.
 
Os distúrbios na coluna cervical e no sistema muscular da região da nuca podem originar a Enxaqueca.Outra causa comum no desenvolvimento da Enxaqueca está nas deficiências visuais, como hipermetropia, miopia, astigmatismo, não tratadas.

Afecções do nariz ou das cavidades nasais, como a rinite, ou uma inflamação prolongada dos seios da face, como a sinusite, podem ser responsáveis pelo desenvolvimento das crises da Enxaqueca.Também problemas da área digestiva, ou mais especificamente disfunções do fígado ou vesícula costumam provocar a Enxaqueca.Outro fator que provoca a Enxaqueca é a hipertensão arterial. 

Mais rara é a situação de o paciente manifestar a Enxaqueca originária de um tumor cerebral, o que requer um tratamento especializado.
Geralmente, antes de aparecer a dor, há uma fase inicial em que os vasos sangüíneos cerebrais se estreitam, produzindo uma irrigação insuficiente do sangue no cérebro. O organismo reage, provocando a dilatação dos vasos para normalizar o fornecimento de oxigênio do cérebro; e com isso desencadeia uma dor latejante, que caracteriza a Enxaqueca.


 
A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de “pressão para fora”, como se a cabeça fosse explodir. A localização da dor de cabeça da enxaqueca pode variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. 

A dor da enxaqueca pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna.
 
Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento.Normalmente apresenta-se alguns deles, em graus variados.
A crise de enxaqueca pode ser precedida por uma alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doces, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes.

Entre outros sintomas da enxaqueca, estão incluidos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas, diarreia, podendo também ocorrer as manifestações visuais já descritas.
Boa parte das crises de enxaqueca terminam com o sono, ou então quando a pessoa vomita (principalmente as crianças). Ao fim de uma crise de enxaqueca, o paciente sente-se como que de ressaca, podendo apresentar, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.
 

O CASO ESPECIFICO DA AURA DA ENXAQUECA





Um deles, em particular, ocorre em 10 a 15 em cada 100 enxaquecosos (nome dado aos portadores de enxaqueca), e recebe o nome de aura de enxaqueca. 

Aura, nesse caso, é no sentido de premonição. O indivíduo começa, de repente, a apresentar alucinações visuais: ele vê luzinhas, “estrelinhas”, “vagalumes” piscando no seu campo visual, ou então enxerga linhas em zigue-zague, tremeluzentes, que vão aumentando em tamanho e atrapalhando a visão, ou uma perda progressiva da visão, bastante peculiar, no sentido que a pessoa passa a enxergar apenas uma parte dos objetos. 

Ao olhar para um rosto, ela pode enxergar apenas meio rosto, e assim por diante. 

Os objetos podem dar a impressão de aumentar ou diminuir de tamanho, e nesse caso a pessoa pode esbarrar nas portas. 

A sensibilidade pode se alterar, com formigamentos na metade da língua, e/ou lábios, e/ou um dos membros superiores e/ou inferiores. 

A fala pode ficar “pastosa”, a pessoa pode não se lembrar das palavras mais comuns.
 
Todo esse fenômeno de aura dura entre 20 minutos e uma hora, após o que, ela vai regredindo. Assim que a aura passa, a dor de cabeça, tipicamente, começa. Daí o termo aura, premonição. Acontece que algumas pessoas podem ter episódios apenas de aura, sem a dor de cabeça, daí a enxaqueca sem dor de cabeça.

A aura ocorre nos dois olhos e pode envolver qualquer um dos itens a seguir, ou todos:

Um ponto cego temporário
Vista embaçada
Dor nos olhos
Ver estrelas ou linhas em ziguezague
Visão de túnel OS FACTORES
A enxaqueca é uma doença multifatorial. Além do fator genético, o consumo de alimentos como queijos, embutidos, chocolate, café e adoçantes com aspartame, sono prolongado ou falta de sono, excesso de exposição ao sol, alterações de hormônios, tabagismo, odores fortes e a ingestão de bebida alcoólica podem desencadear uma crise. Transtornos de humor, como ansiedade e depressão, também podem frequentemente estar associados a um episódio de enxaqueca.
 
Outros fatores associados ao estilo de vida, como sono insuficiente, hipoglicemia (que ocorre quando se atrasa ou perde uma refeição), período menstrual, stress intenso, também diminuem o limiar para convulsão.

Os ataques de enxaqueca podem ser desencadeados por:

Álcool
Reações alérgicas
Luz forte
Certos cheiros ou perfumes
Alterações nos níveis hormonais (que podem ocorrer durante o ciclo menstrual feminino ou com o uso de contraceptivos orais)
Alterações nos padrões de sono
Exercícios físicos
Ruídos fortes
Saltar refeições
Estresse físico ou emocional
Fumar ou ser exposto à fumaça
 
Alguns alimentos e conservantes de alimentos podem desencadear enxaquecas em algumas pessoas.Os desencadeadores relacionados com a comida incluem qualquer alimento processado, fermentado, marinado ou em conserva.

Assados
Chocolate
Produtos lácteos
Alimentos contendo glutamato monossódico (GMS)
Alimentos contendo tiramina, como vinho tinto, queijos curtidos, peixe defumado, fígado de galinha, figos e certos tipos de feijão
Frutas (abacate, banana e frutas cítricas)
Carne contendo nitratos (bacon, salsicha, salame, carnes curadas)
Castanhas
Cebolas
Manteiga de amendoim
 
 O IMENSO ARSENAL QUÍMICO QUE SE RECEITA

O Magnésio tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso. 
Por causa de seu forte efeito relaxante, o magnésio contribui não só para ter um sono melhor, mas também é útil no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas.
De acordo com o especialista em gestão de dor Dr. Norman Shealy, a maioria das pessoas é deficiente em  magnésio, e isto pode causar desequilíbrios no funcionamento do corpo, dando lugar a doenças crónicas como fibromialgia, enxaqueca, uma vez que o magnésio está envolvido em mais de 350 reações enzimáticas essenciais à vida, abrangendo todos os aspectos da fisiologia humana.
enxaqueca


O principal tratamento é a prevenção, com a adoção de medidas para evitar a manifestação das crises. Nos Estados Unidos já está sendo feito o tratamento com injeções de toxina botulínica, proporcionando o relaxamento dos músculos da cabeça e reduzindo a frequência dos episódios de enxaqueca. Também é fundamental a adoção de hábitos saudáveis, como relaxamento, atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e sono regular.

Se você tem enxaqueca frequentemente, seu médico pode receitar medicamentos para reduzir o número de ataques. Esses medicamentos precisam ser tomados diariamente para que sejam eficazes. Existem diversos feitos secundários destes medicamentos. Esses remédios podem incluir:

Antidepressivos como a amitriptilina
Medicamentos para a pressão arterial como os bloqueadores beta (propanolol) ou bloqueadores do canal de cálcio (verapamil)
Medicamentos anticonvulsivos como valproato, gabapentina e topiramato
Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs) como a venlafaxina
Inibidores seletivos da recaptação de norepinefrina (SNRIs) como a duloxetina
Outros medicamentos são usados com o primeiro sinal de um ataque de enxaqueca. Muitas vezes, os analgésicos de venda livre como paracetamol, ibuprofeno ou aspirina são úteis, principalmente se sua enxaqueca é branda. 

Se eles não ajudarem, consulte seu médico sobre medicamentos com receita. Entretanto, saiba que o abuso ou uso indevido desses medicamentos pode resultar em cefaleias de rebote. As cefaleias crônicas ocorrem normalmente em pessoas que tomam analgésicos mais de 3 dias por semana de forma contínua. 

Alguns medicamentos para a enxaqueca estreitam os vasos sanguíneos e não deverão ser tomados se você tiver risco de ataque cardíaco ou tiver doenças cardíacas, a menos que seja recomendado por seu médico. 

Os ergots não deverão ser tomados se você estiver grávida ou planejando engravidar, porque eles podem causar efeitos colaterais graves no feto. Seu médico pode escolher entre vários tipos diferentes de medicamentos, inclusive:

Triptanos, os medicamentos mais frequentemente prescritos para interromper os ataques de enxaqueca, como almotriptano, frovatriptano, rizatriptano, sumatriptano e zolmitriptano
Ergots como diidroergotamina ou ergotamina com cafeín
Isometepten
Outros medicamentos são administrados principalmente para tratar os sintomas da enxaqueca. Usados separadamente ou em conjunto, essas drogas podem reduzir a dor, náuseas e o estresse emocional. 

Os medicamentos desse grupo incluem :
Medicamentos para as náuseas como a proclorperazina
Os analgésicos de venda livre como o paracetamol
Sedativos como o butabarbital
Medicamentos narcóticos como a petidina
Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como o ibuprofeno
 
A MEDICINA VIBRACIONAL


Segundo a medicina chinesa, muitos dos principais indicadores são identificados a partir da observação da língua, face, olhos, pulso ou do corpoHiperactividade do yang do fígado , vazio de yin do rim e excesso de trabalho estão na origem de muitos casos de enxaquecas.

O excesso de stress pode conduzir a “fogo” no coração que agita a mente não a deixando repousar. Alimentação irregular ou excessiva debilita o baço, provoca humidade e calor no estômago o qual sobe perturbando a mente e provocando enxaqueca.
 
A medicina vibracional  encontrou como causa básica o factor energético de entrada de energia pelo vórtice Occipital, podendo estar aliada a uma causa fisiológica ou psicológica. 

A medicina vibracional vai interferir na quantidade e qualidade das reações químicas, que são a fonte de energia do organismo como um todo, produzindo o seu reequilíbrio físico e energético, fazendo com que a entrada de energia cósmica retorne ao vórtice Coronário.

O ser humano possui cinco vórtices na cabeça: Coronário, Frontal, Occipital e os dois Temporais, direito e esquerdo; sendo os quatro últimos considerados vórtices auxiliares, pois na verdade a energia cósmica tem o seu fluxo normal direcionado ao vórtice Coronário.
 
O diagnóstico da Enxaqueca não poder ser feito somente através de exames convencionais que pesquisam apenas o físico, pois afirmamos que sua origem é energética, conforme comprovam as centenas de pacientes curados dessa doença com a aplicação das cores – verde, azul e amarela – nas regiões cerebrais, aliada ao tratamento do órgão físico em disfunção, também com as cores adequadas a cada caso.

Pode usar um bastão de atlante, caso nao possa activar a mesa radiónica quântica, através de movimento circular com o Bastão, no sentido horário, de maneira rápida e depois se aponta para a região dolorida, de 3 a 7 vezes. Pode igualmente,girer o bastão no alto da cabeça, no sentido horário, apontando para o coronário, repetindo por 3 vezes. 

Depois, passa-se o Bastão em todas as regiões cerebrais, não mais girando, mas de um lado a outro, para desbloquear a energia acumulada, começando pelo chakra temporal direito, occipital, temporal esquerdo e frontal. Normalmente, a dor de cabeça desaparece de imediato. 

Em casos raros pode persistir, quando se recomenda repetir o processo.Quando a dor de cabeça ainda se manifestar, deve ser caso de hipertensão arterial, que requer tratamento específico.

A alimentação terá sempre um papel determinante no tratamento da enxaqueca, sendo identificados e retirados os alimentos que contribuem para a manutenção da doença e aconselhados os que actuam na eliminação das causas da enxaqueca.

Exemplos :

Adicionar triptofano à sua dieta. Triptofano, um dos 10 aminoácidos essenciais, estimula a produção da dopamina transmissor do cérebro, o que por sua vez contribui para a libertação de serotonina. 

Alívio da enxaqueca muitas vezes resulta do fluxo de serotonina, que eleva o humor, alivia a ansiedade e tensão, e relaxa os músculos minúsculos capilares em torno do couro cabeludo. 

São fontes: banana, erva-cidreira, maracujá, pão integral, arroz integral, feijão e granola

Lavanda – A alfazema é usada pelos herbalistas para acalmar os nervos abalados e tem um efeito analgésico em pacientes com enxaqueca.
Beba Água e cuidado com o Sol: A desidratação é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da enxaqueca. Os tecidos que rodeiam o cérebro são compostos principalmente de água. 

Quando perdem líquidos, encolhem, provocando irritação e dor. O ideal é ingerir entre um e dois litros de água diariamente.

Orégano, cravo, canela e gengibre: Esses alimentos podem inibir a produção de histamina e prostaglandina responsáveis por inflamações e dores. Mas cuidado! Energeticamente estes condimentos tem ação Yang, segundo a Medicina Tradicional Chinesa e muitas vezes podem agravar ou desencadear enxaquecas.

Azeite: O azeite, monoinsaturado, só deve ser ingerido virgem e sem passar pelo processo de cozimento, para não perder suas propriedades benéficas.

Pimentas: A substância responsável pelo ardor dessas plantinhas é capaz de liberar endorfinas, que são analgésicos naturais do organismo. Esse processo químico causa uma sensação de bem-estar no cérebro, mas cuidado, pois pela mesma razão dos outros condimentos, energeticamente as pimentas tem ação Yang e muitas vezes podem agravar ou desencadear enxaquecas.

Peixes: São fonte de ômega-3, um óleo com propriedades anti-inflamatórias, mas cuidado com o tipo e a procedência, .
Carrapicho – um natural beta-bloqueador, verificou-se reduzir a intensidade da dor de cabeça da enxaqueca através da diminuição da inflamação e estabilização do fluxo de sangue para o cérebro. 

Ele age como um bloqueador-beta, ajudando a controlar a pressão arterial e prevenindo espasmos nos vasos capilares. 

É mais uma entre outras 40 possibilidades, melhor verificáveis pela biorressonância.