quinta-feira, 17 de agosto de 2017

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Mitos e Verdades na vida Sexual entre Homens e Mulheres.

Mitos e Verdades na vida Sexual entre Homens e Mulheres.


A diferença do sexo entre os sexos influencia inclusive na hora H. O homem “comanda” a transa, decide o dia, a hora, a carícia, a penetração, a posição. A mulher acaba se deixando levar pela iniciativa dele e, muitas vezes, acha até bom, se sente mais confortável. Mas é bom ter cuidado, porque a passividade exagerada da mulher pode impedir o famoso orgasmo.
Aquelas que não conseguem chegar ao êxtase ou têm dificuldade de penetração, podem estar com alterações físicas ou psíquicas. Ansiedade, medo, dúvidas, stress podem dificultar a transa. De acordo com Dr. Benévolo, a exigência do orgasmo feminino e a pressa de alguns homens para chegar à penetração tornam, muitas vezes, a relação sexual indesejada.
Não podem esquecer das conquistas alcançadas pelas mulheres nos últimos anos, inclusive no campo sexual. Hoje, elas estão mais liberais, mais ousadas e, principalmente, mais esclarecidas. Modernidade que também traz um lado negativo: a banalização do ato sexual. Os jovens têm relações cada vez mais cedo e com mais parceiros.
De acordo com Kallyandre Medeiros, não existe idade certa para começar a vida sexual, contanto que o casal esteja preparado para tomar os cuidados necessários durante a transa, como prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada. As variações no comprimento ou na espessura do pênis não influenciam no prazer da mulher, podendo até trazerem algum grau de desconforto na relação.
Da mesma maneira, a abertura da vagina não influencia no prazer sentido pelo homem. “Existem, entretanto, algumas técnicas de fisioterapia pélvica conhecidas que podem fortalecer a musculatura perineal da mulher e promover vários efeitos benéficos, seja no controle da micção ou seja na maior capacidade de contração da musculatura vaginal”, ensina Kallyandre.

Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Mitos e Verdades na vida Sexual entre Homens e Mulheres.
Na verdade, a área mais sensível da mulher, explica o terapeuta José Araújo, apesar dela sentir todo o corpo como uma grande fonte de prazer, é o clitóris, um órgão pequeno, cilíndrico que se localiza na entrada do vestíbulo, na junção dos pequenos lábios. “É ele o ponto foco de prazer sexual da mulher durante a relação quando estimulado”. A vagina como é um órgão elástico se ajusta muito bem ao pênis, seja ele de tamanho grande ou pequeno levando ambos a um momento de muito prazer e satisfação.
Numa relação a dois, o sexo vai ser muito mais prazeroso se houver intimidade e cumplicidade entre o casal. Para isso, não existe remédio, técnica ou bruxaria. Carinho, demonstrações de afeto, companheirismo, bons laços afetivos e, principalmente, a atração física são fatores que devem estar sempre presentes na vida de um casal. Na falta de um, o outro não pode substituir por muito tempo. É como dizem: para uma boa relação à noite, comece com um beijo de bom dia. Lembre de não esquecer a camisinha, o anticoncepcional e mãos à obra.

MULHERES
Imagem relacionada
A necessidade sexual da mulher é menor que a do homem
Verdade: Tanto homens quanto mulheres possuem hormônios sexuais responsáveis por despertar o desejo e a libido. Este tipo de mito faz parte da cultura da sociedade, que carrega valores machistas e faz com que muitas mulheres não consigam se expressar sexualmente.
 A menopausa é o fim da vida sexual da mulher
Verdade: A queda da libido, devido à diminuição da taxa do hormônio estrogênio no corpo da mulher, e a lubrificação vaginal podem ser remediadas por meio da terapia hormonal ou uso de lubrificantes. Algumas mulheres, inclusive, por não correrem o risco de engravidar durante a menopausa, sentem-se mais à vontade e se expressam mais livremente durante o ato sexual. 
Sexualmente a mulher é passiva e o homem é ativo na hora do sexo
Verdade: Tanto homens quanto mulheres podem e devem ter iniciativa sexual. Falar o que quer que o parceiro faça, dar instruções de onde tocar, do que falar é papel tanto do sexo feminino quanto masculino para que o prazer seja mais completo
O orgasmo feminino deve ser simultâneo ao do homem para uma relação prazerosa
Verdade: Cada pessoa é responsável por seu próprio orgasmo. A relação deve ser vista como fonte de intimidade e prazer para o casal do início ao fim e não somente na hora do clímax
A relação sexual acaba após a ejaculação do homem
Verdade: A relação sexual pode continuar após a ejaculação masculina. Por meio do controle cuidadoso da variação e intensidade das técnicas de estímulo, a ereção pode manter-se por maior tempo ou ser retomada depois da ejaculação. A retomada da ereção varia entre os homens dentro de um padrão de normalidade. Pode ocorrer segundos após a ejaculação e pode levar horas ou dias
HOMENS
Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Mitos e Verdades na vida Sexual entre Homens e Mulheres.
Homens não podem falhar na cama
Verdade: Falhar uma vez ou outra é normal e esta situação pode ocorrer em momentos de muita ansiedade, estresse intenso e preocupação excessiva
O homem é encarregado de comandar o sexo e pelo orgasmo da mulher
Verdade: Para um desempenho sexual satisfatório não existe quem manda e quem obedeça, exceto nos casos de fantasias sexuais. Homens e mulheres são os responsáveis por seus próprios orgasmos, podendo obtê-los até mesmo com a masturbação
A impotência sexual é um problema de idosos
Verdade: A incidência de casos (cerca de 40%) pode ser maior em homens com mais de 40 anos, quando questões de saúde podem prejudicar o desempenho. Mas, a maioria dos casos de impotência possui aspectos psicológicos que podem aparecer independente da idade
Idosos não podem usar medicamento para ter ereção por causa do risco de infarto
Verdade: Fatores como idade avançada não representam perigo para o uso deste tipo de medicamento, desde que o paciente seja acompanhado pelo médico e que a atividade sexual em si não seja uma contra-indicação para o paciente
O desejo e a potência sexual diminuem depois dos 40 anos
Verdade: Embora seja comum que a ereção em um homem na andropausa (período em que há diminuição da produção de testosterona, hormônio sexual masculino) demore mais a acontecer do que quando ele era jovem, esta condição acomete apenas de 15% a 20% da população masculina com mais de 40 anos e o homem continua fértil. Administração hormonal masculina pode ajudar a resolver essa questão.
Edição 09 | Médicos bemViver - JUNHO/2009

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - INCENSOS E SUAS APLICAÇÕES... - Sopre as cinzas do incenso para a nascente do sol

INCENSOS E SUAS APLICAÇÕES...

Na Aromaterapia, usam-se essências puras, óleos essenciais, incensos, perfumes e óleos aromáticos para despertar os sentidos de forma orientada.
Sempre que inalamos um aroma, este ativa, três tipos de memória olfativa: pessoal, cultural e genética. Estes aromas agem diretamente no cérebro, ativando glândulas do sistema endócrino e induzindo-o a produzir outros hormônios (como a adrenalina e a endorfina), que geram o equilíbrio fisiológico e emocional.
Indianos, chineses, japoneses, judeus, tibetanos, católicos... Não há raça ou religião que não tenha utilizado este veículo de limpeza, harmonização e proteção espiritual.

O que é Incenso?
O incenso está relacionado ao elemento ar e representam a percepção da consciência que, no ar, está presente em toda parte.
O incenso é uma mistura de substâncias resinosas aromáticas cuja queima tem sido empregada desde a antiguidade em cerimônias religiosas, para aromatizar ambientes, afastar insectos.

A fumaça aromática exalada por essas varetas, ao deixar o ar perfumado, confere leveza e conforto aos ambientes, o que costuma estar associado ao "descarrego" de energias, como se espantasse as más energias para dar lugar às boas energias.

Na fabricação de alguns incensos são utilizadas ervas como tomilho e capim-limão que no passado, eram usadas para espantar insectos que propagavam doenças. Já, os nossos antepassados acreditavam que os incensos traziam saúde e proteção.

Aplicação
Segundo a aromaterapia, os aromas de determinadas plantas provocam reações benéficas no organismo dos indivíduos e podem tanto auxiliar no relaxamento como estimular e aumentar a energia. Os componentes inalados são transformados em impulsos neurológicos que estimulam glândulas responsáveis pelas boas sensações percebidas.

Qualidade
Há incensos de todos os tipos e qualidades mas o bom incenso pode ser facilmente identificado pelo seu aroma. Um dos cuidados que devemos tomar é exatamente o fator qualidade pois aromas inferiores geralmente são obtidos através de produtos artificiais o que faria perder todo o sentido com base na aromaterapia. Um bom incenso custa normalmente, mais de cinco reais.

Uso
Usados com moderação, os incensos são aliados para os momentos especiais. Para acendê-los exige mais do que escolher somente a sua fragrância preferida. É preciso estar sintonizado com os planos elevados e criar uma perfeita harmonia com a situação desejada.
Num lugar calmo, onde a pessoa esteja de forma relaxada, uma música suave (particularmente, gosto de música céltica) ao fundo e um incenso aceso, certamente será muito fácil alcançar um estado de meditação profunda.

Para que usar?
  1. Aromatizar e perfumar uma sala antes e/ou durante um encontro, festa ou meditação.
  2. Eliminar odores pois é um dos melhores e mais naturais desodorizantes.
  3. Relaxar ou energizar, dependendo do aroma a ser utilizado (ver tabela abaixo).
  4. Limpar energeticamente, evitando a impregnação energética. Lembre-se que o subtil fumo penetra em frequências e ambientes, impossíveis por outras formas.
  5. Alguns afirmam que os incensos possuem a incumbência de levar a prece para o céu.
Incensos e Signos
Áries: Mirra, Cipreste, Almíscar, Angélica, Ópium, Rosa Musgosa, Alecrim.
Touro: Sândalo, Camomila, Arruda, Orquídea.
Gêmeos: Canela, Âmbar, Indiano e Eucalipto.
Câncer: Cânfora, Jasmim, Maça Rosada.
Leão: Amor Perfeito, Cedro, Lótus, Rosa Branca, Sândalo Vermelho.
Virgem -Canela, Cravo da Índia, Rosa Musgosa, Angélica, Benjoim
Libra -Eucalipto, Calêndula, Cedro, Jasmim, Orquídea.
Escorpião: Almíscar Canforado, Flor do Campo, Lótus.
Sagitário: Alfazema, Alecrim, Sândalo Amarelo.
Capricórnio: Arruda, Benjoim, Cravo da Índia, Sândalo Vermelho.
Aquário: Cedro, Flores do Campo, Eucalipto, Rosa Branca.
Peixes: Cânfora, Jasmim, Mirra, Ópium, Sândalo Amarelo.

Dias da Semana
Segunda: Arruda, sândalo, angélica, maçã-rosada, patchouly.
Terça: Verbena, jasmim, cravo-da-Índia, violeta.
Quarta: Alecrim, rosa branca, mirra, patchouly.
Quinta: Canela, noz-moscada, orquídea azul, flor-do-campo.
Sexta: Alfazema ou lavanda, rosas de todas as cores, almiscar, dama-da-noite, arruda.
Sábados e Domingos: podem ser usados todos os incensos celestiais, os afrodisíacos e os energéticos conforme indicação.

Observações: 
  • Cautela ao acender incensos no seu quarto, pois à noite com as janelas fechadas, poderá sentir-se mal ou ter algum desconforto físico. 
  • Cuide do incenso como se cuida de uma vela. Lembre-se que tem fogo, e que esse fogo queima! O melhor meio é utilizar um porta-incenso onde estará seguro e evitará sujar a superfície.
  • Acender o incenso sempre com uma intenção clara, podendo ser um puro agradecimento, prece, meditação ou o que mais tiver em mente;
  • Nunca devemos apagar o incenso com sopros, pois isso insulta o elemento fogo;
  • Tentar sempre escolher a fragrância ou mistura conciliando com o que buscamos.
    Alguns escritores descrevem a fumaça como sendo o, abstratamente, a transmutação da matéria em espírito, ou seja carvão com o aroma, respectivamente. Talvez isto explique o porque da necessidade de se ter uma intenção.
  • Para purificar a aura faça movimentos circulares com o incensório em volta de seu corpo.
  • Em casos emergenciais, o incenso pode ser apagado facilmente apertando a brasa contra uma superfície dura, da mesma forma que se faz com um cigarro. Fora dessas situações, o incenso apaga sozinho ao terminar de queimar a massa.
  • Se não puder acender um incenso todos os dias, acenda pelo menos um de três em três dias, pois assim os espíritos inferiores não suportarão ficar num ambiente demasiado perfumado e vão querer afastar-se de locais purificados por incensos.
  • Podem SIM ser acesos incensos diferentes no mesmo dia, desde que as ervas de um e de outro sejam compatíveis.
  • Quando quiser acender um incenso abra as portas e as janelas, para que as energias sejam trocadas.
  • Se preferir acender com um isqueiro, é sinal que acredita na sua força mental e no seu pensamento positivo, para a limpeza que será feita;
    Se preferir acender com um fósforo, significa que acredita que os elementos do ar, os silfos e silfídes, estarão a ajudar na limpeza da sua casa.
Segue uma lista em ordem alfabética com a indicação de uso para cada tipo de incenso:
Abeto: Combate à fadiga.
Absinto: Estimulante geral para o cansaço mental e físico.
Acácia: Tranquilidade
Algas: Combate tensão e ansiedade.
Alecrim: Boa sorte, saúde e sucesso nos negócios, acalma.
Alfazema: Acalma, limpa o ambiente.
Aloe Vera (Babosa): propriedades curativas que agem do nível do espírito para o corpo físico.
Almíscar: Afrodisíaco, traz sensualidade e atração.
Amêndoas: Combate à insônia e seus males.
Âmbar: Coragem. 
Amor Perfeito: Purifica o ambiente, ajuda nos estudos, amor, elevação das vibrações.
Angélica: Fortifica a espiritualidade.
Anis: Para despertar o amor e as forças internas.
Anúbis: Para desperta a força.
Arruda: Proteção, limpa (física e psiquicamente) ambientes carregados.

Bálsamo: Relaxamento, acalma e equilibra a energia.
Bálsamo Rosa: Acalma, purifica o ambiente, ajuda nos estudos, amor, elevação das vibrações psíquicas.
Benjoim: Proteção física e psíquica, aumenta a espiritualidade, exorcismo.
Bharat Darshan: Induz a purificação e proteção, atrai bons fluídos.

Camomila: Traz bons sonhos, acalma e purifica.
Canela: Estimulante; atrai prosperidade, bens materiais, equilíbrio mental.
Cânfora: Acalma, limpa ambientes carregados, desenvolvimento psíquico.
Cedro: Relaxa, purifica, para despertar orças, psíquico.
Chocolate: Fortuna, lucro e harmonia
Coco: Estimula o bem estar.
Cravo: Excitante, afrodisíaco; limpeza astral, expulsar forças negativas, e expectorante.
Cânfora: Purificação
Cravo-da-Índia: Purifica, para despertar força, espiritualidade, sensualidade e atração.

Dama-da-Noite: Romance, ideal para encontros amorosos.

Egípcio: Purifica, amor.
Erva-Doce: Atração, poderoso calmante.
Espiritual: Purifica, para despertar forças e espiritualidade.
Eucalipto: Purifica e renova.
Eternum: Estudo, espiritualidade, elevação das vibrações, psíquicos. 
Eliotropio: Amor.

Floral: Afasta os sentimentos negativos.
Flor da Índia (Kewda): Purifica as vias respiratórias.
Flor de Pitanga: Incentiva a criatividade.
Flor de Laranjeira: Sorte no amor.
Flor de Lótus: Auto-conhecimento.
Flor do Campo: Equilíbrio emocional, harmonia com os seres da natureza.

Gerânio: Vitalidade.

Heliotrópico: Amor.
Hortelã: Prosperidade.

Incenso dos Anjos: Ajuda, proteção, agradecimento.
Incenso dos Arcanjos: Ajuda, proteção, agradecimento.

Jasmim: Afrodisíaco, atrai paixão, inspira, melhora o humor, espiritualidade, união, elevação das vibrações, psíquico.

Kamarc: Para despertar força.

Lavanda: Harmonia, paz e equilíbrio.
Lírio do Vale: Intuição, pureza.
Lótus: Estudo, elevação das vibrações.

Maçã: Boa sorte.
Maçã-Rosada: Acalma.
Madeira: Energia positiva, amor, elevação das vibrações.
Madeira do Oriente: Sucesso, sensualidade e atração.
Mel: Boa sorte e prosperidade
Mirra: Purificação e proteção
Morango: Vitalidade, energia e boa sorte.
Mirra: Traz saúde e sucesso nos negócios, oferenda aos deuses, proteção, boa sorte, acalma, purifica, espiritualidade, psíquico.
Mirra Quefren: desperta força.
Musk: Cria um ambiente de sensualidade.

Noz Moscada: Diminui a ansiedade.
Néfer: Amor, sensualidade e atração.
Nefetis: Amor.

Ópio: Favorece a determinação e criatividade, elevação das vibrações, ajuda nos estudos, alucinógeno, psíquico.
Ópio Rosa: Sensualidade e atração.
Orquídea: Afrodisíaco, harmonia e amor.
Orquídea Azul: Psíquico.

Patchuli: Desperta a alegria, clarividência, sensualidade, atração, amor, desperta forças.
Papoula: Psíquico.
Pêssego: Boa Sorte

Quefren: Elevação das vibrações e psíquico.

Romanus: Para despertar força e psíquico.
Rosa: Purifica, estudo, espiritualidade, amor, elevação das vibrações, psíquico.
Rosa Branca: Harmonia, purifica os sentimentos, acalma.
Rosa Mística: Fé e paz de espírito.
Rosa Musgo: Meditação, rejuvenesce, embeleza e amacia a pele.
Rosa Real: Útil na defesa da casa.
Rosa Vermelha: Amor, sensualidade, afrodisíaco.
Rosário: Acalma, amor, elevação das vibrações.

Sândalo: Acalma, purifica, estudo, espiritualidade, amor, elevação das vibrações, sensualidade e atração, favorece a meditação e a intuição; equilíbrio mental.
Sândalo Branco: Espiritualidade.
Sândalo Vermelho: Proteção.

Templum: Estudo, espiritualidade, elevações das vibrações, psíquico.

Verbena: Atrai sorte, criatividade e inspiração.
Vetiver: Sucesso, ativa a sensualidade, comando.
Violeta: Desperta autoconfiança, paz, afrodisíaco.

Wing took fook: Para praticas de artes marcias 

Ylag Ylang: Ativa a sensualidade, poderoso afrodisíaco.


Fontes:


Sopre as cinzas do incenso para a nascente do sol


O incenso tem a incumbência de levar a prece para o céu. Seu uso é universal, associando o homem à divindade, o finito ao infinito, o mortal ao imortal, Relacionado ao elemento ar, representa a percepção da consciência que (no ar) está presente em toda parte.
Ritual com incensos para um banho de imersão...
Incensos de violeta, verbena e alecrim são excelentes para acompanhar um banho de imersão: eles relaxam o corpo e despertam a mente. Um sono tranquilo pede a preparação do quarto sempre uma hora antes, acendendo um incenso de lavanda ou camomila. Antes de deitar, apague-o; o aroma forte e a fumaça são irritantes durante o sono.
Ritual com incenso para Maus fluidos
Numa sexta-feira de lua crescente, ao chegar em casa, tome um banho e em seguida, acenda um incenso de mirra. Coloque uma música suave e,  bem baixinho, vá pedindo a Deus que elimine do seu corpo e de sua residência todas as energias negativas que possam estar atrapalhando a sua vida pessoal e o seu sucesso profissional.
Ritual com Incensos cerimoniais
Estoraque
Estoraque Preto produz um intenso aroma balsâmico com fragrância de flores ligeiramente gramíneas. Dá uma nota doce, sensual e sedutora a toda a mistura de incensos e tem um efeito calmante e harmonizante. É bom para ser usado à noite; dizem que é bom contra insônia.
Frequentemente  misturamos Estoraque com Calmus, Olíbano e Mirra. Antigamente os egípcios acreditavam que esta combinação dava força, coragem e realização mental e espiritual.
Cedro
O cedro é conhecido como a árvore do conhecimento. Queimar cedro era prática comum para os egípcios, os índios americanos e os xamãs europeus. A fragrância dessas árvores cria atmosfera para relaxar, harmonizar; ajuda a dar foco, realçar a espiritualidade e proteger o espírito. É útil durante épocas de ansiedade e stress.
Sangue de Dragão
Os povos da Índia usam este incenso misterioso para curas especiais e rituais de limpeza. Neutraliza energias negativas e tem propriedades protetoras poderosas. O Sangue de Dragão cria uma fumaça vermelha muito forte quando queimado sozinho e pode ser queimado com Olíbano e Benjoim.
Olíbano
Há aproximadamente 25 espécies de Olíbano. A maneira que a resina é colhida, secada e armazenada pode ter uma influência considerável na qualidade do Olíbano. Aquele com o que trabalhamos é considerado de qualidade mais elevada: tem um aroma muito mais profundo, mais doce. Nas igrejas e nos templos, Olíbano foi usado para remover os germes e os odores desagradáveis da congregação, porque diminuiria o risco de infecção devido a suas propriedades pisicoativa, desinfetante e de limpeza energética. Queimar incensos de Olíbano em casa ou num quarto removerá toda a energia negativa. Refresca os quartos onde o ar parece grosso e pesado e é muito bom queima-lo após brigas. É também uma ferramenta de grande ajuda na limpeza das pedras, dos cristais e dos objetos usados para curas.
Copal Brasil
Copal Brasil tem uma fragrância delicada, macia e aquecedora. Estimula a imaginação e a intuição, a criatividade, a inspiração e a visualização para finalidades terapêuticas. Todos os tipos de Copal têm um poder curativo muito forte.
Halmadi
É um incenso mágico e místico. É conhecido como O balsamo dos Deuses. Esta resina em pó perfumada é queimada nos templos da Índia para honrar o sagrado. A atmosfera santificada da fumaça cria um efeito de purificação e devoção nas pessoas. Cheiro dos Deuses Aprecie.
INCENSOS E SEUS SIGNIFICADOS
Cânfora-arruda: ajuda a ultrapassar limitações e situações indesejáveis.
Acácia-balsamo: aumenta a percepção, compreensão e inteligência.
Rosas: favorece rituais espirituais.
Jasmim: favorece pensamentos elevados.
Almíscar: próprio para o romance.
Patchouli: para proteção física e psíquica.
Ervas-sândalo-canela: atrai a paz e o equilíbrio mental.
Sândalo - flores: descontrai ambientes.
Vertivert: promove ganhos, boa sorte, riquezas, e atrai o amor.
Tutti-frutti: alivia a depressão.
Floral: aspecto emocional, afasta sentimentos negativos.
Cravo: aumenta a sensibilidade.
Lírio: auxilia nos processos de gestação, criação, e crescimento.
Patchouli-lavanda: para despertar paixões e novos romances.
Kewda (flor indiana): exercícios respiratórios, purificar as vias respiratórias.
Mirra: elevar o espírito, despertar do terceiro olho.
Mil-flores: desperta perseverança.
Balsamo: libera as emoções contidas e harmoniza ambientes super carregados.
Sândalo: ajuda a despertar os poderes psíquicos
Verbena: favorece relaxamento e reflexão diante de pensamentos contrários.
Madeira: energiza positivamente ambientes.
Benjoin-madeira-balsamo: aumenta a determinação e diminui o cansaço.
Âmbar: estimula a intuição e as escolhas certas.

Alecrim-mirra: para saúde e sucesso nos negócios.

Por Sil Bruxinha

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O PODER DO AMOR... Velha Lenda Sioux.

O PODER DO AMOR

Conta uma velha lenda dos índios Sioux, que uma vez, Touro Bravo,  o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul,  a filha do cacique, uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram  de mãos dadas, até a tenda do velho feiticeiro da tribo.

-Nós nos amamos... e vamos nos casar, disse o jovem.

E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã... alguma coisa que nos garanta que poderemos ficar sempre juntos... que nos  assegure que estaremos um ao lado do outro até encontrarmos a morte. 

Há algo que possamos fazer ?

E o velho emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos  por uma palavra, disse :-
- Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa  muito difícil e sacrificada... 

- Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia, e apenas com uma rede e tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigoroso do monte... e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia.

- E tu, Touro Bravo, continuou o feiticeiro, deves escalar a montanha do trono, e lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias, e somente  com  as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la trazendo-a para mim, viva !

Os jovens abraçaram-se com ternura, e logo partiram para cumprir  a missão recomendada... 

No dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam  com as aves dentro de um saco.

O velho pediu, que com cuidado as tirassem dos sacos... e viu que eram  verdadeiramente formosos exemplares...

-E agora o que faremos? 
- perguntou o jovem, as matamos e depois bebemos  a honra de seu sangue ?

-Ou cozinhamos e depois comemos o valor da sua carne? 
- propôs a jovem.

-Não ! 
- disse o feiticeiro, apanhem as aves, e amarrem-nas entre si pelas patas com essas fitas de couro... quando as tiverem amarradas, soltem-na, para que voem livres .

O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado, e soltaram os pássaros... 

A águia e o falcão, tentaram voar mas apenas conseguiram saltar pelo terreno.

 Minutos depois, irritadas pela incapacidade do vôo, as aves arremessavam-se entre si, bicando-se até se machucar.

E o velho disse:-
- Jamais esqueçam o que estão vendo... este é o meu conselho.

Vocês são como a águia e o falcão... se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar-se um ao outro...


"Se quiserem que o amor entre vocês perdure..."

Autor Desconhecido
 

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - Procure me amar quando eu menos merecer. - Ana Jácomo

Procure me amar quando eu menos merecer.


Resultado de imagem para procure me amar quando eu menos merecer


Fácil amar aqueles que parecem ter criado, ao longo da vida, um tipo de máscara que lhes permite ter a mesma cara quando o time ganha e quando o cachorro morre. Fácil amar quem não demonstra experimentar aqueles sentimentos que parecem politicamente incorretos nos outros, embora costumem ser justificáveis em nós. Fácil amar quando somos ouvidos mais do que nos permitimos ouvir. Fácil amar aqueles que vivem noites terríveis, mas na manhã seguinte se apresentam sem olheiras, a maquiagem perfeita, a barba atualizada.

É fácil amar o outro na mesa de bar, quando o papo é leve, o riso é farto, e o chope é gelado. Nos cafés, após o cinema, quando se pode filosofar sobre o enredo e as personagens com fluência, um bom cappuccino e pão de queijo quentinho. Nos corredores dos shoppings, quando se divide os novos sonhos de consumo, imediato ou futuro. É fácil amar o outro nas férias de verão, no churrasco de domingo, nos encontros erotizados, nas festas agendadas no calendário do de vez em quando.

Difícil é amar quando o outro desaba. Quando não acredita em mais nada. E entende tudo errado. E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo. A identidade. E fala o tempo todo do seu drama com a mesma mágoa. Difícil amar quando o outro fica cada vez mais diferente do que habitualmente ele se mostra ou mais parecido com alguém que não aceitamos que ele esteja. Difícil é permanecer ao seu lado quando parece que todos já foram embora. Quando as cortinas se abrem e ele não vê mais ninguém na plateia. Quando até a própria alma parece haver se retirado.

Difícil é amar quando já não encontramos motivos que justifiquem o nosso amor, acostumados que estamos a achar que o amor precisa estar sempre acompanhado de explicação. Difícil amar quando parece existir somente apesar de. Quando a dor do outro é tão intensa que a gente não sabe o que fazer para ajudar. Quando a sombra se revela e a noite se apresenta muito longa. Quando o frio é tão medonho que nem os prazeres mais legítimos oferecem algum calor. Quando ele parece ter desistido principalmente dele próprio.

Difícil é amar quando o outro nos inquieta. Quando os seus medos denunciam os nossos e põem em risco o propósito que muitas vezes alimentamos de não demonstrar fragilidade. Quando a exibição das suas dores expõe, de alguma forma, também as nossas, as conhecidas e as anônimas. Quando o seu pedido de ajuda, verbalizado ou não, exige que a gente saia do nosso egoísmo, do nosso sossego, da nossa rigidez, para caminhar ao seu encontro.

Difícil é amar quando o outro repete o filme incontáveis vezes e a gente não aguenta mais a trilha sonora. Quando se enreda nos vícios da forma mais grosseira e caminha pela vida como uma estrela doída que ignora o próprio brilho. Quando se tranca na própria tristeza com o aparente conforto de quem passa um feriadão à beira-mar. Quando sua autoestima chega a um nível tão lastimável que, com sutileza ou não, afasta as pessoas que acreditam nele. Quando parece que nós também estamos incluídos nesse grupo.

Difícil é amar quem não está se amando. Mas esse talvez seja o tempo em que o outro mais precise se sentir amado. Para entender, basta abrirmos os olhos para dentro e lembrar das fases em que, por mais que quiséssemos, também não conseguíamos nos amar. A empatia pode ser uma grande aliad
a do amor.



Ana Jácomo