sexta-feira, 13 de maio de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A AURA E A ENERGIA SEXUAL

 A AURA E A ENERGIA SEXUAL  - CAUSA E EFEITO


           
Este post é um dos mais importantes e provavelmente o que mais pode ajudar a cultivar uma energia correta na nossa aura.

Quando as pessoas têm mais energia em certas regiões da aura do que noutras, ou seja, a aura apresenta umas protuberâncias e não é homogénea, ou quando temos vermelho ao redor dos quadris, não temos uma energia correta.

Embora nas últimas décadas os tabus sexuais tenham levado uma grande reviravolta, o certo é que apenas passámos de uma idade das trevas, em que tudo o que dizia respeito ao sexo era escondido, para uma outra em que tudo é feito às claras.

Basta ligar a televisão a qualquer hora do dia para vermos filmes, documentários e até anúncios, com cenas de sexo, por vezes explícito, sem que a maior parte das pessoas saibam os reais efeitos que isso desencadeia.

Quase podemos afirmar que hoje não existe sexo com responsabilidade. Hoje o sexo é apenas uma fonte de prazer, pervertido e quase sempre feito sem qualquer finalidade.

As pessoas mais evoluídas sabem que o sexo deve ser sempre acompanhado por um "condimento" chamado Amor. 

Mas até estas se ficam por aqui, pois o sexo sempre foi considerado pelas religiões ocidentais, como a fonte do pecado original e por isso deve ser combatido. E sabemos que o fruto proibido é o mais apetecido. Assim, todos nós passámos a nascer em pecado, e as consequências disto são os exageros porque estamos a passar agora.

No ocidente, poucos sabem que esta é a maior energia de cura e evolução que existe nesta 3ª Dimensão.


Não preciso de citar fontes, para fazer essa afirmação, embora as tenha como é evidente, e a melhor de todas é a minha observação e meditação nas "coincidências" de que a maior parte dos curadores tem muita energia sexual positiva ou seja de cor amarela na região da barriga. 

Os antigos gurus, agora há poucos...têm sempre uma grande barriga de prana. O prana é amarelo.

O objetivo das elites controladoras é, e sempre foi, embotar o ser humano e posso dizer com segurança, que 99% dos problemas do ser humano atualmente derivam da má expressão da sua sexualidade.



As cores nas auras das pessoas não enganam, e a má distribuição das mesmas, como disse anteriormente, também não. 

Os media exploram os piores instintos da humanidade...a agressividade tem uma relação direta com a má sexualidade. Comer mal e demais também...isso está comprovado em estudos psicológicos...

Esta é a razão que me levou a escrever este post, pois tive o privilégio de ver as auras de inúmeras pessoas, que eram extremamente dotadas para produzir energia sexual e sentiam-se pouco à vontade com isso, ficando assim doentes tanto fisicamente como psicologicamente.

Pessoas assim sentem-se culpadas, enquanto não descobrem que a energia sexual é boa, e pode ser reutilizada como explico em baixo...porque no seu subconsciente é isso que prevalece...

Fisicamente o aumento de energia e má distribuição da mesma pode provocar muito mal estar e dar origem a numerosas doenças, verifiquei um aumento de energia, em certas regiões do corpo de vários pacientes, às vezes mesmo antes de se manifestar a doença física. 

Depois de o paciente ter conseguido redistribuir essa energia, os sintomas de desconforto desapareceram e a aura ficou normal e sadia.

Como já disse, as melhores pessoas que observei, em termos áuricos, possuíam muita energia amarela clara, em toda a região do ventre o que faz parecer elas terem uma enorme barriga mas que é simplesmente uma aura de energia ou prana.

Também conheci homens e mulheres que sentiram essa enorme energia e tentaram canalizá-la para a cura através de terapias como o Reiki, mas desistindo quase sempre pois, esta energia não é dissipada assim.

          

Deve ser canalizada para os chakras superiores, por movimentos de contração dos músculos pélvicos inferiores, inspirando profundamente e visualizando essa energia subindo através do kundalini / coluna vertebral.

Não tenham problemas com a qualidade da energia ser inferior, é outro preconceito. 

Esta energia é transmutada ao subir, refinando-se e sendo aproveitada pelo reservatório de energia dos outros chakras, que é o plexus solar, ou chakra de cor amarela.

Essa energia é mais tarde utilizada por todo o corpo e é muito saudável.

Vou só explicar melhor o movimento dos tais músculos pélvicos; nas mulheres são os mesmos que os ginecologistas indicam para manterem a vagina forte e saudável.

Nos homens devem ser contraídos os músculos entre o ânus e o pénis, na região da próstata.


Não pensem que vão libertar essa energia que geram, numa relação sexual normal. É este o erro mais comum, e posso até dizer que provavelmente vão gerar ainda mais, acumulando assim mais problemas.

Assim aconselho praticarem o exercício a negrito a sós e antes da relação sexual propriamente dita.




Sobretudo no oriente, existem pessoas que se dedicam a praticar um tipo de relação íntima, a que me recuso chamar sexo, em que a energia gerada é partilhada e subida pelo kundalini para auto cura e desenvolvimento espiritual.

Mas isto necessita de uma preparação muito rigorosa e só pode ser feito por pessoas com algum sentido espiritual e com uma boa dose de moralidade.

Assim, seria mais normal que aqui no ocidente as pessoas se dedicassem antes a aproveitar a energia sexual para elas mesmas ou para o bem comum, como indico a negrito e, posso afirmar que assim só demonstram serem seres humanos mais equilibrados. E isto pode ajudar todos à vossa volta como veremos mais adiante.

Mas, no mínimo, pelo menos, ponham sempre a vossa parceira ou parceiro em primeiro lugar.

E até, porque não visualizarem com paciência e amor, a doação da vossa energia ao vosso parceiro?

Tudo o que é feito com amor incondicional, cura, tanto a alma como o corpo.

E o que vejo são auras mais belas e brilhantes a quem pratica estes preceitos.



    

Por último, vejamos como esta energia pode ser canalizada para fins altruístas.

Todos nós sabemos, infelizmente, da tremenda crise que assola o Ocidente e que apenas tem por finalidade o bem de uns poucos em detrimento de quase toda a humanidade.

É sabido que estamos a caminhar para um mundo melhor e que isso é irreversível, mas por isso mesmo estamos a sofrer as tentativas desesperadas desses poucos para não perderem os seus privilégios. 

Ora isso, apenas atrasa a mudança e prolonga o sofrimento de muitos, além de se poder alargar ao oriente também, englobando todo o mundo.

Podemos utilizar as energias geradas por nós para lançarmos para o espaço, formas de pensamentos destinados a mudar este mundo para um mundo melhor.

Neste caso visualizamos a energia a subir através do kundalini e sair pelo chakra coronário. É lançada no espaço, como informação em Amor...



Shalom

Copyright © Curadora64  All Rights Reserved. You may copy and redistribute this material so long as you do not alter it in any way, the content remains complete, and you include this copyright notice link:
http://auras-colours-numbers.blogspot.com/2013/01/xliv-aura-e-energia-sexual.html

EQUILÍBRIO E HARMONIA - 6 Maneiras Como Sua Aura Afeta Aqueles em Torno de Você

COMO SUA AURA AFETA OS OUTROS

post-12-21-1
Algumas pessoas nos fazem sentir realmente bem só de olhar para elas. Também acontece o oposto é claro, com pessoas que apenas “não temos um bom pressentimento sobre elas”.
À medida que experiências no âmbito da nossa auras são realizadas, nos deparamos com alguns resultados verdadeiramente notáveis que fazem muito sentido. Dr. Konstantin Korotkov fez pesquisas neste campo e descobriu que a aura humana continua a mudar durante cerca de três dias após a morte.
Ele afirmou: “Estamos desenvolvendo a ideia de que nossa consciência é parte do mundo material e que com nossa consciência, podemos influenciar diretamente o nosso mundo.”

Sua Aura Não Pode Ser Escondida

post-12-21-2Tudo neste mundo que parece material é essencialmente energia. Em vista disto os seres vivos e objetos apresentam uma aura, que é um campo de energia em torno deles.
Não importa o que você colocar no rosto, ela irá mostrar o “verdadeiro você” para aqueles que sabem como vê-la.
Por exemplo, alguém com uma aura vermelha escura pode revelar distração, ou alguém que está com a mente em outro lugar, mesmo que esteja fisicamente com você. Mesmo sem ver a aura, também podemos sentir esse tipo de energia, especialmente se temos trabalhado nossos sentidos psíquicos.

Como o campo Áurico é Revelado a Sensitivos/Empatas

Sensitivos são aqueles que têm a capacidade inata de intuir coisas sobre outras pessoas e suas energias. Sua aura é a maneira como seu corpo apresenta esta energia e as pessoas que são sensíveis a ele saberão sobre você emocionalmente e fisicamente.
Isto pode explicar porque a aura e energia de outras pessoas podem nos afetar sem razão aparente. Para o sensitivo porém, todas as energias são identificadas. Um sensitivo experiente sabe como liberar e refletir essas energias necessárias. No entanto, a maioria das pessoas simplesmente faz isto inconscientemente.

A Aura Pode Ser Fotografada

post-12-21-3Este processo é conhecido como fotografia Kirlian.
A cor da sua aura será mostrada utilizando este método e vai refletir a área do chacra com a qual você está se relacionando, do vermelho da parte inferior, para o laranja do sacro, o amarelo do plexo solar, verde de coração, azul da garganta, índigo do terceiro olho e violeta do chacra da coroa.
Fotografia Kirlian tem o nome de seu descobridor, Semyon Kirlian, que tropeçou nesta ferramenta acidentalmente.
Não é apenas uma técnica, mas uma variedade delas, usada para capturar descargas coronais (pense em chamas solares). Kirlian descobriu que se um objeto fica sobre uma chapa fotográfica que está ligada a uma fonte de alta tensão, uma imagem coronal é produzida.

Como Pode a Cor de Sua Aura Ajudá-lo ?

post-12-21-4Nós mencionamos acima que a aura reflete a cor do chacra com as quais se relaciona melhor naquele momento.
Desta forma, pode-se discernir como você está emocionalmente e o que pode ser feito.
Observe que nenhuma destas cores é necessariamente “ruim” ou “boa”, as cores são apenas um reflexo do que precisa ser aprendido.
Por exemplo, se sua aura reflete um chacra inferior (vermelho, laranja, amarelo), você provavelmente está tendo problema na vida relacionado ao emocional, sobrevivência, ou de natureza sexual.

Efeitos do Medo Sobre a Nossa Aura

post-12-21-5Somos ensinados a ver o mundo de uma perspectiva de medo, pois isso permite sermos controlados mais facilmente por aqueles no poder. Se nós não passarmos para esta fase do “medo”, nossa aura será reflexiva nos três chacras inferiores.
Nós provavelmente não somos capazes de escapar das pressões do dia-a-dia da vida e nosso foco está na “vida”, por exemplo, contas, ego, expectativas ou problemas sexuais.
Por outro lado, se vivêssemos em uma sociedade onde não existisse dinheiro, muitos de nós iríamos exibir o verde, azul, índigo ou violeta dos chacras “superiores”. Aqueles com más intenções nesta estrutura social seriam extremamente fáceis de identificar.
Se formos capazes de remover o medo e superar o que o plano físico precisa, nossas auras vão mostrar uma mudança para as cores dos chacras “superiores”. A aura provavelmente ainda vai flutuar entre as cores continuamente, mas haveria uma base geral. Chegar a um ponto onde a aura reflete somente os planos superiores exige bastante trabalho, mas está ao alcance de todos nós !
©Thomas
Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Mitos e Verdades na vida Sexual entre Homens e Mulheres.

Mitos e Verdades na vida Sexual entre Homens e Mulheres. 

A diferença do sexo entre os sexos influencia inclusive na hora H. O homem “comanda” a transa, decide o dia, a hora, a carícia, a penetração, a posição. A mulher acaba se deixando levar pela iniciativa dele e, muitas vezes, acha até bom, se sente mais confortável. Mas é bom ter cuidado, porque a passividade exagerada da mulher pode impedir o famoso orgasmo.
Aquelas que não conseguem chegar ao êxtase ou têm dificuldade de penetração, podem estar com alterações físicas ou psíquicas. Ansiedade, medo, dúvidas, stress podem dificultar a transa. De acordo com Dr. Benévolo, a exigência do orgasmo feminino e a pressa de alguns homens para chegar à penetração tornam, muitas vezes, a relação sexual indesejada.
Não podem esquecer das conquistas alcançadas pelas mulheres nos últimos anos, inclusive no campo sexual. Hoje, elas estão mais liberais, mais ousadas e, principalmente, mais esclarecidas. Modernidade que também traz um lado negativo: a banalização do ato sexual. Os jovens têm relações cada vez mais cedo e com mais parceiros.
De acordo com Kallyandre Medeiros, não existe idade certa para começar a vida sexual, contanto que o casal esteja preparado para tomar os cuidados necessários durante a transa, como prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada. As variações no comprimento ou na espessura do pênis não influenciam no prazer da mulher, podendo até trazerem algum grau de desconforto na relação.
Da mesma maneira, a abertura da vagina não influencia no prazer sentido pelo homem. “Existem, entretanto, algumas técnicas de fisioterapia pélvica conhecidas que podem fortalecer a musculatura perineal da mulher e promover vários efeitos benéficos, seja no controle da micção ou seja na maior capacidade de contração da musculatura vaginal”, ensina Kallyandre.
Na verdade, a área mais sensível da mulher, explica o terapeuta José Araújo, apesar dela sentir todo o corpo como uma grande fonte de prazer, é o clitóris, um órgão pequeno, cilíndrico que se localiza na entrada do vestíbulo, na junção dos pequenos lábios. “É ele o ponto foco de prazer sexual da mulher durante a relação quando estimulado”. A vagina como é um órgão elástico se ajusta muito bem ao pênis, seja ele de tamanho grande ou pequeno levando ambos a um momento de muito prazer e satisfação.
Numa relação a dois, o sexo vai ser muito mais prazeroso se houver intimidade e cumplicidade entre o casal. Para isso, não existe remédio, técnica ou bruxaria. Carinho, demonstrações de afeto, companheirismo, bons laços afetivos e, principalmente, a atração física são fatores que devem estar sempre presentes na vida de um casal. Na falta de um, o outro não pode substituir por muito tempo. É como dizem: para uma boa relação à noite, comece com um beijo de bom dia. Lembre de não esquecer a camisinha, o anticoncepcional e mãos à obra.

MULHERES
A necessidade sexual da mulher é menor que a do homem
Verdade: Tanto homens quanto mulheres possuem hormônios sexuais responsáveis por despertar o desejo e a libido. Este tipo de mito faz parte da cultura da sociedade, que carrega valores machistas e faz com que muitas mulheres não consigam se expressar sexualmente.
 A menopausa é o fim da vida sexual da mulher
Verdade: A queda da libido, devido à diminuição da taxa do hormônio estrogênio no corpo da mulher, e a lubrificação vaginal podem ser remediadas por meio da terapia hormonal ou uso de lubrificantes. Algumas mulheres, inclusive, por não correrem o risco de engravidar durante a menopausa, sentem-se mais à vontade e se expressam mais livremente durante o ato sexual. 
Sexualmente a mulher é passiva e o homem é ativo na hora do sexo
Verdade: Tanto homens quanto mulheres podem e devem ter iniciativa sexual. Falar o que quer que o parceiro faça, dar instruções de onde tocar, do que falar é papel tanto do sexo feminino quanto masculino para que o prazer seja mais completo
O orgasmo feminino deve ser simultâneo ao do homem para uma relação prazerosa
Verdade: Cada pessoa é responsável por seu próprio orgasmo. A relação deve ser vista como fonte de intimidade e prazer para o casal do início ao fim e não somente na hora do clímax
A relação sexual acaba após a ejaculação do homem
Verdade: A relação sexual pode continuar após a ejaculação masculina. Por meio do controle cuidadoso da variação e intensidade das técnicas de estímulo, a ereção pode manter-se por maior tempo ou ser retomada depois da ejaculação. A retomada da ereção varia entre os homens dentro de um padrão de normalidade. Pode ocorrer segundos após a ejaculação e pode levar horas ou dias
HOMENS
Homens não podem falhar na cama
Verdade: Falhar uma vez ou outra é normal e esta situação pode ocorrer em momentos de muita ansiedade, estresse intenso e preocupação excessiva
O homem é encarregado de comandar o sexo e pelo orgasmo da mulher
Verdade: Para um desempenho sexual satisfatório não existe quem manda e quem obedeça, exceto nos casos de fantasias sexuais. Homens e mulheres são os responsáveis por seus próprios orgasmos, podendo obtê-los até mesmo com a masturbação
A impotência sexual é um problema de idosos
Verdade: A incidência de casos (cerca de 40%) pode ser maior em homens com mais de 40 anos, quando questões de saúde podem prejudicar o desempenho. Mas, a maioria dos casos de impotência possui aspectos psicológicos que podem aparecer independente da idade
Idosos não podem usar medicamento para ter ereção por causa do risco de infarto
Verdade: Fatores como idade avançada não representam perigo para o uso deste tipo de medicamento, desde que o paciente seja acompanhado pelo médico e que a atividade sexual em si não seja uma contra-indicação para o paciente
O desejo e a potência sexual diminuem depois dos 40 anos
Verdade: Embora seja comum que a ereção em um homem na andropausa (período em que há diminuição da produção de testosterona, hormônio sexual masculino) demore mais a acontecer do que quando ele era jovem, esta condição acomete apenas de 15% a 20% da população masculina com mais de 40 anos e o homem continua fértil. Administração hormonal masculina pode ajudar a resolver essa questão.

10 Verdades e Mentiras sobre Sexo

 

1 - É mais fácil para a mulher atingir o orgasmo quando está na posição por cima do homem

VERDADE
Isto ocorre porque ela pode friccionar o clitóris no púbis do homem enquanto se movimenta, aumentando as suas sensações e facilitando o orgasmo. Além, é claro de ser muito prazeroso para o companheiro também.

2 - O orgasmo tem que acontecer em toda a relação sexual

MENTIRA
O orgasmo não deve ser o objetivo de toda a relação sexual. As carícias e todo o prazer vivido durante o ato sexual devem ser valorizados. Pode acontecer uma boa relação sexual sem que um ou ambos os parceiros atinjam o orgasmo.

3 – As mulheres depois dos 50 sentem mais desejo e têm mais orgasmos

MENTIRA
O desejo não está vinculado com a idade e sim com a possibilidade de ser vivido. Quando uma mulher é mais jovem ela é menos experiente, isso pode fazer com que tenha mais inibição. Uma mulher com mais idade e eventualmente com maior experiência sexual, se encontra mais livre para viver a sexualidade plenamente.

4 – O orgasmo vaginal é mais intenso que o clitoriano

MENTIRA
O orgasmo clitoriano é mais comum, mas a intensidade não depende do órgão e sim da excitação e entregas alcansadas a cada nova relação sexual.

5 – Fazer sexo faz bem para a beleza, ter orgasmos faz bem pra pele
VERDADE
A troca sexual é uma das mais importantes maneiras de se renovar a energia. A pele ganha mais luminosidade; a beleza natural brota de dentro para fora. O orgasmo promove saúde.

6 – O orgasmo acontece da mesma maneira para todas as pessoas

MENTIRA
O orgasmo para cada pessoa provoca reações diferentes. E a cada vez pode ser diferente também. Para alguns é mais intenso, para outros é mais silencioso. O que ocorre sempre é que esta é uma sensação de entrega absoluta às sensações, ao desejo sexual e ao parceiro.

7 – Quem se masturba tem mais facilidade de chegar ao orgasmo numa relação

VERDADE
Quem você se masturba acaba conhecendo melhor o próprio corpo e suas sensações. Dessa forma pode buscar posições e situações que favoreçam essas sensações de prazer. Também poderá orientar melhor o parceiro sobre aquilo de que mais gosta e sobre as coisas que funcionam para aumentar suas sensações de prazer.

8 – Orgasmos múltiplos é coisa de cinema

MENTIRA
Algumas mulheres experimentam o orgasmo múltiplo. Percebe-se que essas mulheres tem muito conhecimento do próprio corpo e capacidade de entregar-se com grande intensidade ao ato sexual e ao parceiro.

9 - O melhor orgasmo é o que acontece simultaneamente para os dois parceiros 

MENTIRA
O orgasmo simultâneo é muito raro. E nada garante que esta forma seja a de maior intensidade. Mais frequentemente o orgasmo ocorre em momentos diferentes nos quais cada um, seguindo seu ritmo, pode experimentar intensamente as próprias sensações.

10 – É impossível ter orgasmo com sexo anal

MENTIRA
O orgasmo depende da excitação e da intensidade das sensações. O ânus é uma região altamente excitável, o que poderá provocar sensações de imenso prazer que podem conduzir ao orgasmo.



Por: Monika Baumann
Edição 09 | Médicos bemViver - JUNHO/2009

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Distimia: A vida com altos e baixos - O QUE É? E COMO TRATAR?

Distimia: A vida com altos e baixos



Distimia é um tipo de depressão crônica, de moderada intensidade. Diferentemente da depressão que se instala de repente, a distimia não tem essa marca brusca de ruptura. O mau humor é constante. Os portadores do transtorno são pessoas de difícil relacionamento, com baixa auto-estima e elevado senso de autocrítica. Estão sempre irritados, reclamando de tudo e só enxergam o lado negativo das coisas. Na maior parte das vezes, tudo fica por conta de sua personalidade e temperamento complicado.

Sintomas
O principal sintoma é a irritabilidade, mas existem outros:
* Mau humor;
* Baixa auto-estima;
* Desânimo e tristeza;
* Predominância de pensamentos negativos;
* Alterações do apetite e do sono;
* Falta de energia para agir;
* Isolamento social;
* Tendência ao uso de drogas lícitas, ilicítas e de tranquilizantes.
Diagnóstico
O diagnóstico é eminentemente clínico. O dado mais importante a considerar é a manifestação dos sintomas durante pelo menos dois anos consecutivos.
Via de regra, os portadores de distimia desenvolvem concomitantemente episódios de depressão grave. Quando se recuperam, porém, retornam a um patamar de humor que está sempre abaixo do nível normal. A maior dificuldade é que raramente se dão conta do próprio problema. Acham que o mau humor, a falta de prazer e interesse pelas coisas e a tristeza que não dá trégua fazem parte de sua personalidade e do seu jeito de ver o mundo, e quase nunca procuram ajuda.
Diagnosticar o transtorno precocemente e introduzir o tratamento adequado é de extrema importância, uma vez que por volta de 15% a 20% dos pacientes tentam o suicídio.
Prevalência
A distimia pode aparecer na infância ou numa fase mais tardia da vida. O mais comum, porém, é que surja na adolescência. Há evidências de que muitos idosos já tinham manifestado sinais do transtorno na adolescência.
Na infância, acomete igualmente meninos e meninas. Depois, é mais prevalente nas mulheres do que nos homens.
Tratamento
A associação de medicamentos antidepressivos com psicoterapia tem apresentado bons resultados no tratamento da distimia. Isoladamente, um e outro não funcionam a contento. Embora os antidepressivos corrijam o distúrbio biológico, o paciente precisa aprender novas possibilidades de reagir e estabelecer relações inter-pessoais.
A psicoterapia sem respaldo farmacológico é contraproducente, porque cobra uma mudança de comportamento que a pessoa é incapaz de atingir por causa de sua limitação orgânica.
Recomendações
* Se você conhece alguém sempre de mau humor, irritado, pessimista, considere a possibilidade de que seja portador distimia, um distúrbio do humor para o qual existe tratamento, e tente convencê-lo a procurar assistência médica;
* Fique atento: a distimia, assim como a depressão clássica, pode acometer crianças e adolescentes. Às vezes, esses transtornos estão camuflados atrás do baixo rendimento escolar, do comportamento anti-social e do temperamento agressivo que não conseguem controlar;
* Se, nos últimos dois anos pelo menos, seus amigos e parentes têm comentando que você anda de cara amarrada, irritado, descontente com tudo e com todos, esteja certo de que isso não é normal, procure um médico;
* Não subestime os sintomas da distimia. Para aliviar os sintomas, é comum o paciente recorrer ao uso de drogas e de tranqüilizantes. Em 15% a 20% dos casos, surge ideação suicida;
* Não se engane: não atribua ao envelhecimento, a casmurrice, o mau humor e as queixas do idoso que só reclama e não quer sair de casa. A distimia pode acometer pessoas na terceira idade;
* Mantenha a adesão ao tratamento farmacológico e à psicoterapia. Os medicamentos ajudam a corrigir o problema físico e a  psicoterapia, a aprender novas formas de relacionamento.

Distimia pode evoluir para depressão se não for tratada


Saiba mais sobre esse quadro crônico e como evitar complicações

Resultado de imagem para Distimia pode evoluir para depressão se não for tratada


A distimia corresponde a uma alteração crônica do humor, mas que não preenche os critérios necessários para ser considerada um quadro depressivo. 
Os pacientes com distimia apresentam uma alternância entre períodos de depressão e períodos em que se sentem relativamente bem. 
Na maioria do tempo, entretanto, sentem-se deprimidos, preocupados excessivamente e sobrecarregados; tudo é um esforço, e nada basicamente é desfrutado; apresentam pouca energia e pouca disposição, sentem-se cansados, com mau humor e irritados em graus variáveis; não obstante, são capazes de lidar com as exigências do dia a dia, como as responsabilidades domésticas e profissionais, mas sofrem uma queda na qualidade de vida.
Os estudos científicos demonstram que a distimia aumenta consideravelmente o risco de depressão. Uma pesquisa realizada por Akisal mostrou que 90% dos pacientes com distimia evoluem para um episódio de depressão maior. 
A maioria destes pacientes sequer sabe que está doente e que poderia ganhar qualidade de vida se estivesse em tratamento.

Tratamento é prevenção

A principal medida para evitar que a distimia se transforma em um quadro depressivo maior é o tratamento. Em medicina a principal medida é a preventiva, ou seja, agirmos antes que as tendências se transformem em doenças. Todos apresentam flutuações de humor que dependerão de inúmeras variáveis ? por exemplo condições do meio exterior, clima, estresse, excesso de informações, problemas circunstanciais, oscilações hormonais, condições de sono, perdas, ganhos, idade e outros. Se pudermos agir logo que os primeiros sintomas da distimia aparecem, o risco desta evoluir para depressão será muito menor.
Os cuidados básicos para evitar a depressão compreendem prevenção do estresse, muita atenção aos hormônios, comorbidades (a presença de outras doenças associadas como distúrbios de ansiedade, compulsões, traumas e fobias), doenças orgânicas (hormonais por exemplo), obesidade, alterações da qualidade do sono, uso ou abuso de álcool e drogas. Todos estes fatores isolados ou somados irão facilitar o desencadeamento da distimia.

Referências


Dr. Drauzio VarellaReferências


KISKAL H S,et alii.Chronic depressions . 1981, pp 297-315