sábado, 22 de junho de 2013

7 OBJETOS TRADICIONAIS DE CURA - FENG SHUI

7 OBJETOS TRADICIONAIS DE CURA - FENG SHUI

  



Moedas chinesas para ativar a prosperidade, mensageiros-dos-ventos para fazer circular a energia, cristais multifacetados para anular forças desfavoráveis – conheça as curas clássicas do feng shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, para ativar a energia vital da casa.

Quem começa a estudar os primeiros passos do Feng Shui se depara com uma palavra intrigante :  CURA. Será mesmo possível curar a energia ? Como se pode equilibrar, ativar ou retardar o seu fluxo? A linha mais popular do Feng Shui no Ocidente, a Escola do Chapéu Negro, criada pelo mestre do budismo tibetano Lin Yun, ensina que  é possível trabalhar a energia e fazê-la circular com a utilização de cores, formas, materiais e objetos.

Para isso, especialistas dessa escola utilizam objetos tradicionais, que, pelo seu formato e cor, ativam a energia vital, o ch´i. Essas peças tidas como auspiciosas (de boa fortuna) na cultura chinesa e ainda hoje usadas para trabalhar o fluxo energético.
“São peças de incrível força, ainda mais quando colocadas com a intenção de ativar uma das áreas de nossa vida : Relacionamentos, Trabalho, Saúde....”, sugere Sandra Siciliano, consultora da Escola do Chapéu Negro, de SP. Segundo essa linha de Feng Shui, a intenção de ativar o amor ou a prosperidade ajuda a focalizar a energia, aumentando o efeito da forma dos objetos.
Mesmo especialistas de outras escolas ocasionalmente se voltam para os objetos tradicionais. “Eles dão efeito, mas é preciso saber com precisão onde e como coloca-los”, lembra a consultora paulista Cláudia d´Ávila, que  trabalha com a Escola Ba Zhai, uma vertente da Escola da Bússola, a mais tradicional da China.

Veja agora como funcionam e como devem ser aplicados os sete objetos de cura mais usados no Feng Shui da Escola do Chapéu Negro.



FLAUTAS DE BAMBU

Na tradição chinesa, elas representam estabilidade, segurança e paz em lares e empresas. Segundo a tradição, os nós das flautas ativam a energia – nos casamentos tocava-se a flauta de bambu para trazer os efeitos benéficos do ch´i sobre o casal, pois acreditava-se que a flauta chamava a felicidade. Assim como nos tubos dos mensageiros-dos-ventos, o ch´i entra e sai pela flauta, fazendo circular a energia pelo local.
Como cura, pode ser colocada perto de vigas, consideradas como desfavoráveis no Feng Shui. Nesse caso, deve-se pendurar duas delas na viga, amarradas com um fio vermelho e com o bocal para baixo. As flautas também atuam como proteção quando colocadas na entrada da casa ou do escritório.


BA – GUÁ

É um dos mais poderosos objetos tradicionais do Feng Shui. Deve ser usado somente do lado de fora de casa, em cima da porta da entrada. A seqüência dos oito trigramas, conjuntos de três linhas contínuas ou partidas dispostos em forma circular, cria um potente campo de energia vital (ch´i) direcionado para a moradia.
O espelho no meio rebate ou anula a energia negativa que vem de fora, principalmente se chegar de lugares não auspiciosos, como cemitérios e delegacias.
É muito importante que a disposição dos trigramas do ba – guá siga a seqüência do céu anterior, com o trigrama CHIEN  em cima (com três linhas contínuas) e o KUN (com três linhas partidas) embaixo. Chien representa o Céu e Kun a Terra; essa seqüência representa a ordem perfeita entre o cosmo e o plano material.
O ba-guá também pode ser colocado em cima de uma janela externa que dê para um lugar ou pontos desfavoráveis, como um transformador de energia elétrica ou um hospital, por exemplo.
Ao colocar o ba-guá, os especialistas aconselham fazer uma pequena oração ou a mentalização da proteção da casa, assim o efeito é intensificado.


BOLA DE CRISTAL MULTIFACETADO

Usada para dispensar a energia sha (estagnada) dos corredores e para dividir ambientes, a bola de cristal multifacetada deve ser dependurada num fio vermelho com 9 cm (ou múltiplo de 9, como 18, 36 cm).
O número nove, para os chineses, representa o ciclo completo de energia entre céu e a terra, por isso, é considerado um número forte e mágico. Além disso, cada um dos losangos lapidados esconde o encontro de dois triângulos, que representam, também, o encontro entre o céu e a terra.
A refração da luz do sol espalha arco-íris e reflexos, mas acredita-se que o ch´i, uma força invisível, brinque com a bola mesmo quando não há luz. Assim ele permanece mais tempo no local, espalhando sua força benéfica e impedindo a formação de energia estagnada.


AQUÁRIOS

Na Escola do Chapéu Negro, os aquários são usados para ativar o ch´i e podem ser colocados em qualquer lugar da casa, menos nos quartos, pois o movimento dos peixes ativa a energia YANG, de agitação. A água, associada à riqueza na cultura chinesa, é energizada com o movimento dos peixes – assim eles ajudam a trazer prosperidade.
O mestre Lin Yun aconselha colocar 8 peixes vermelhos e 1 preto; o nove é considerado um número de boa sorte. Em certos países, como Malásia, Cingapura e Tailândia, também se usa muito o peixe arowana, cujo corpo prateado com matizes rosa é considerado bom Feng Shui.
Segunda maioria dos consultores, as fontes têm a mesma função dos aquários.


ENVELOPES VERMELHOS

Alguns especialistas de Feng Shui só recebem seus honorários dentro de envelopes vermelhos. Mais : determinadas curas custam um número preciso destes pequenos envelopes (9 envelopes, por exemplo, ou múltiplos de 9). Ao recebê-los, os consultores fazem uma pequena oração pedindo a prosperidade de quem as oferece, para manter a circulação de energia.
Consideradas como uma cura de Prosperidade, também são oferecidos como presentes no Ano-Novo, com uma moedinha dentro – quem recebe e quem dá têm a promessa de viver um ano abundante. Os envelopes, vindos da China, são recobertos de símbolos e desenhos auspiciosos, gravados em dourado.


MOEDAS CHINESAS

Um dos mais simpáticos objetos tradicionais do Feng Shui, elas são utilizadas para  atrair a prosperidade. As peças, cópias de antigas moedas chinesas, são furadas no meio e amarradas em um fio vermelho.
A forma das moedas, com um buraco quadrado no meio, é tida pela cultura chinesa como muito favorável – o círculo lembra o céu, e quadrado, a materialidade da terra.
Muitos consultores afirmam que é o fio vermelho que conduz a energia YANG (ativa, masculina) que energiza as moedas.
Os chineses acreditam, inclusive, que, se o fio vermelho terminar com o nó da felicidade, em forma de laço duplo, o resultado é ainda melhor.
Três moedas são suficientes (às vezes, são usadas até nove).
As moedas podem ser colocadas no canto da Prosperidade da casa, dentro da bolsa ou carteira, ou mesmo, atrás da porta de entrada.


MENSAGEIROS – DOS – VENTOS

São utilizadas pela Escola do Chapéu Negro do budismo tibetano, mas também por outras linhas do Feng Shui. A forma, o som e o material (tubo de metal) são importantes nessa cura.
O ch´i, a força vital, entra e sai dos tubos na linguagem poética chinesa, ele brinca com as formas tubulares e, assim, espalha boas energias. O som produzido também interage com a energia de cada pessoa, acalmando o estado de espírito (por isso, é melhor deixar os sinos onde bata uma leve brisa para que o som seja suave e não estridente).
Na Escola do Chapéu Negro, os mensageiros-dos-ventos devem ficar perto das janelas, mas também em locais onde é preciso retardar o ch´i, como no final de um corredor e na quina de uma parede em L.
Eles ainda têm outra função : separar energeticamente os ambientes (por isso, são pendurados entre a sala e a cozinha, por exemplo).
Um sino com cinco tubos é ideal para equilibrar a energia de um espaço. Já para criar ou ativar o ch´i, melhor optar por peças com seis, oito ou nove tubos. Para dar sorte, um mensageiro de seis ou oito tubos é colocado na área da casa que se quer ativar.
Os sinos também são muito utilizados na área da Criatividade, cujo elemento é o metal (com que é confeccionado o sino).
 
 

RITUAL DA CARPA PARA ATRAIR DINHEIRO - PROSPERIDADE

RITUAL DA CARPA PARA ATRAIR DINHEIRO

 A origem deste Ritual vem da China e da Corea onde se tem sempre uma estátua de uma carpa ou uma rã de três pés sobre moedas chinesas e com uma na boca.

Conta a lenda que uma vez uma criança estava brincando numa poça de água quando viu uma rã e atirou uma pedra nela. A rã se escondeu embaixo da água e não saiu mais. A criança, arrependida, ia todos os dias a esse lugar para dar comida, mas ela nunca aparecia. Com o tempo o menino foi crescendo, mas continuo indo lá alimentar a rã. Um dia ela saiu e ele pode ver que ela só tinha três pés. Devido ao golpe que ele lhe dio com a pedra a rã tinha perdido um pé. O menino, agora um homem, pidiu perdão e se retiro entristecido. Passado um tempo o camponês teve um filho que adoeceu e ele não tinha dinheiro para comprar os remédios que precisava. Um dia, já com o filho agonizando, ouviu a rã croando e a viu entrando no mesmo recinto em que todos estavam esperando pelo pior. Para sua surpresa ela trazia uma moeda de ouro na boca e deu ao homem para comprar os remédios. Assim o filho se salvou e desde aquele dia a família do menino criou a tradição de Chan Chu em homenagem à rã que os ajudou.

RITUAL
 1 recipiente para guardar dinheiro
2 espelhos redondos de 12 cm de diâmetro
1 pano vermelho para forrar o chão
1 etiqueta vermelha para colocar no recipiente.

Obs.: este ritual deve ser começado entre 11:00h e 13:00h em dia de sol
Não deve ser feito por mulheres grávidas ou menstruadas

Procedimento:
Inicie com uma meditação, respirar profundamente por três vezes para purificar sua aura e escreva em uma etiqueta redonda vermelha os dizeres: ACUMULADOR DE PROSPERIDADE INFINITA, do outro lado da mesma faça a sua assinatura.  Prenda a etiqueta no recipiente com seu nome para dentro.

Colocar embaixo da cama na altura que sua mão direita cai quando está dormindo: o pano, um espelho, o recipiente, o outro espelho colado na armação da cama com o brilho para baixo do modo que fique metade para dentro e metade para fora da cama.

Fechar os olhos e visualizar muito dinheiro em sua vida e de mãos juntas orar 9 vezes a Invocação para Prosperidade.

Escolha uma moeda ou nota de um valor que será colocada ao final de cada dia, antes de dormir, ou até a meia noite, fazendo a visualização do dinheiro e a oração durante 27 dias seguidos.
Atenção: O valor da moeda deve ser observado porque todas as moedas do valor escolhido que caírem em suas mãos neste período devem ser guardadas numa bolsinha e de noite colocadas no recipiente.

Se precisar gastar alguma moeda do recipiente a mesma deve ser substituída por nove do mesmo valor.
Se esquecer algum dia de fazer o ritual deve começar tudo de novo.
Se a cama for de alvenaria coloque o recipiente no setor do dinheiro do seu quarto.
Se tiver que viajar junte todas as moedas e coloque nao recipiente ao voltar.

Após os 27 dias coloque o recipiente no setor do dinheiro e visualize sempre que o dinheiro continua entrando em sua vida em abundância. Sempre que precisar usar alguma moeda lembre que deverá ser substituída por nove do mesmo valor.
Uma vez ao ano, no mesmo dia que começou, doe todas as moedas para alguém que precise muito e faça outra vez.Ex.: Se começa no dia 30 de junho deverá renovar sempre no dia 30 de junho de cada ano.



fonte : rakelpossi.com.br

DICAS DO FENG SHUI INTERIOR - DO NOSSO CORPO/ALMA.

DICAS  DO FENG SHUI INTERIOR - DO NOSSO CORPO/ALMA.
 
"Vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada".

Já ouviu falar em toxinas da casa? Pois são:

- objetos que você não usa,
- roupas que você não gosta ou não usa há um ano,
- coisas feias,
- coisas quebradas, lascadas ou rachadas,
- velhas cartas, bilhetes,
- plantas mortas ou doentes,
- recibos/jornais/revistas, antigos,
- remédios vencidos,
- meias velhas, furadas,
- sapatos estragados...

"O que está fora está dentro e isso afeta a saúde física-mental". O “destralhamento” é a forma mais rápida de transformar a vida e ajudar as outras eventuais terapias. 

Com o destralhamento:

- A saúde melhora;
- A criatividade cresce;
- Os relacionamentos se aprimoram...

É  comum se sentir cansado, deprimido, desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos". 

Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça": sentir-se desorganizado; fracassado;  limitado; aumento de peso; apegado ao passado...

- No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga;
- Na entrada, restringem o fluxo da vida;
- Empilhadas no chão, nos puxam para baixo;
- Acima de nós, são dores de cabeça;
- "Sob a cama, poluem o sono".

"Oito horas, para trabalhar; Oito horas, para descansar; Oito horas, para se cuidar."

Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:

- Por que estou guardando isso?
- Será que tem a ver comigo hoje?
- O que vou sentir ao liberar isto?
...e vá fazendo pilhas separadas...
- Para doar!
- Para jogar fora!

Para destralhar mais:
- livre-se de barulhos,
- das luzes fortes,
- das cores berrantes,
- dos odores químicos,
- dos revestimentos sintéticos... 

e também....
- libere mágoas,
- pare de fumar,
- se não pode deixar, diminua o uso da carne,
- termine projetos inacabados.

"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente", diz a sabedoria oriental. O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.

2º PRINCÍPIO DO REIKI - VIVENDO O PRESENTE (LARGANDO AS PREOCUPAÇÕES)

2º PRINCÍPIO DO REIKI - VIVENDO O PRESENTE (LARGANDO AS PREOCUPAÇÕES)

 


VIVENDO O PRESENTE Você já ouviu falar que preocupação envelhece? Há muita verdade nessa afirmação. Todos já viram alguém "envelhecer da noite para o dia" ao passar por uma crise financeira ou emocional.
O que é exatamente esse padrão de pensamentos a que chamamos preocupação e que parece ter o poder de envenenar nossa existência?
É possível até mesmo afirmar que a preocupação causa o envelhecimento, pois ela acelera o tempo.
A preocupação é obviamente um hábito. O hábito de se atormentar por coisas que já passaram ou pelas que ainda podem acontecer.
Ela não tem nada a ver com o presente. Analisemos primeiro o passado. Ainda não se conhece nenhum meio de mudar o que passou. O passado é irrevogável; o tempo anula todas as possibilidades de torná-lo diferente.
Viver em meio aos enganos e mágoas do passado é totalmente improdutivo. Além do mais, esse tipo de atitude é nocivo, pois libera no organismo substâncias tóxicas que aumentam a pressão arterial e sobrecarregam o coração.
A melhor postura é reconhecer os erros passados, aprender com eles e deixá-los ficar em seu devido lugar, no passado.
Para dedicar toda a atenção ao presente é preciso a percepção sadia de que o passado se foi para sempre.
A preocupação é a recusa psicológica de aceitar esse fato. E o que a torna parte aparentemente inevitável da vida é o fato de os erros, as mágoas, os ressentimentos e as injustiças deixarem na mente vestígios que afetam o organismo através da conexão psicofisiológica.
Há um segundo tipo de preocupação que se ocupa de tentar evitar a dor pelo controle do futuro.
Um de meus colegas me deu um bom exemplo desse modo de agir. Ele tratou uma paciente durante vinte anos, e, nesse período, ela o visitava duas vezes por ano para fazer exames físicos completos.
Sempre que aparecia, demonstrava grande preocupação com a possibilidade de ter um câncer. Embora não tivesse nenhum sintoma da doença, ela inventava uma série de queixas que obrigava o médico a pedir uma bateria de exames apenas para assegurá-la de que não tinha câncer.
Essa cena se repetia ano após ano. A cada consulta o médico fazia o que podia para convencê-la de que estava livre da doença, e todas as vezes ela perguntava: "Tem certeza?"
Certa vez, porém, depois de analisar o resultado dos exames, o médico veio com más notícias. Disse à paciente que ela tinha câncer.
Ao que ela respondeu, com uma espécie de expressão de triunfo: "Não falei? Faz vinte anos que venho dizendo a mesma coisa!"
Em sua preocupação, essa mulher imaginou uma doença que ela temia mais que tudo. De tanto dar atenção a esse medo, ele acabou se tornando realidade.
A consciência tem meios de alterar os fatos. Nosso subconsciente pode transformar aquilo que imaginamos em realidade.
As pessoas que se preocupam se convenceram de que a preocupação é, de certo modo, o modelo correto de pensamento para evitar que coisas ruins aconteçam.
Entretanto, atenção é atenção. Se ficamos imaginando coisas que não queremos ver acontecer, é quase certo que o resultado será o oposto.Talvez algo "igualmente ruim" ocorra, o que dá no mesmo.
Se queremos imaginar o futuro, que ele seja repleto de alegrias e coisas boas. Mas as pessoas saudáveis não vivem nem no passado nem no futuro.
Elas vivem no presente, no agora, que acaba tendo sempre o gosto da eternidade, pois nenhuma sombra paira sobre ele.
Quando se presta atenção ao momento presente, ele se desenvolve em toda a plenitude.
Ao vivermos apenas de momento em momento, o tempo deixa de ser nosso inimigo.
Os efeitos nocivos da preocupação são eliminados através da valorização do que a vida nos oferece hoje.

Deepak Chopra

"O passado é apenas um sonho; o futuro, uma visão.
Mas o presente bem vivido torna todo o passado um sonho de felicidade, e o futuro, uma visão de esperança.
Por isso, preste atenção no dia de hoje".
Provérbio sânscrito 
 
portalarcoiris.ning.com - publicado por Fátima dos Anjos 
 

O CAMINHO PARA O AMOR - DEEPAK CHOPRA

O CAMINHO PARA O AMOR - DEEPAK CHOPRA



A maioria de nós sai à procura do amor levado por duas forças psicológicas poderosas;
a fantasia do romance ideal e um medo de que não o encontremos e nunca sejamos amados. Esses dois impulsos são auto-sabotadores, embora de maneiras diferentes.
Se você levar consigo uma fantasia idealizada de como deveria ser o amor,
vai perder a coisa real quando ela cruzar o seu caminho.
O amor real começa com interações cotidianas que possuem a semente da promessa,
não com o êxtase total.
Quando você se apaixona, se apaixona por um espelho de suas necessidades mais atuais.
Você descobre o caminho não pensando, sentindo ou fazendo, mas se entregando.
O medo do compromisso reflete a crença de que o espírito é inalcançável.
Desse modo, não há esperança de alcançar o amor.
A união sexual imita a criação divina.
O que você expressa através de sua paixão é o amor de Deus por Deus.
A energia nascida do amor é criativa – renova tudo que toca.
Qualquer desejo de crescer está seguindo o fluxo do amor.
O amor é o início da jornada, o seu fim e a própria jornada.
Os mestres espirituais nos dizem que o estado de iluminação
– que é totalmente livre, estático e ilimitado -
é vislumbrado de perto no orgasmo; pelo menos, é este o seu potencial.
Por que o sexo é tão poderoso?
Porque estamos constantemente buscando o estado do êxtase original.

O caminho para o amor - Deepak Chopra

AUTO ESTIMA : O EXERCÍCIO DE SE AMAR

AUTO ESTIMA : O EXERCÍCIO DE SE AMAR


Constantemente, eu ouço comentários ou leio artigos sobre autoestima. Na maioria das abordagens que analisei, a auto estima está sempre ligada ao físico e sua aceitação. A orientação dada é que devemos nos amar e cuidar do nosso corpo. Vestir-se bem, manter uma boa alimentação, cuidar da forma física, tudo isso são passos para elevar a autoestima e sentir-se bem consigo mesmo. Na minha opinião, o foco para trabalhar a autoestima deve ser muito mais amplo. É necessário se amar e fortalecer essa relação de amor e confiança em si próprio. Quando nos amamos e acreditamos em nosso potencial, somos capazes de transformar a nossa vida e alcançar os objetivos desejados.
Acreditar em si mesmo e se dar o devido valor. Quando adotamos essa postura, passamos, também, a dar limites aos outros. Compreendemos que dizer NÃO é necessário para nosso próprio respeito e bem estar. Por estarmos seguros do nosso valor, não precisamos mais concordar e aceitar tudo que o outro nos pede e impõe.  A nossa força interior e auto confiança nos faz entender que as pessoas devem nos amar independentemente de sermos “bonzinhos”.  A nossa aceitação interna é tamanha que não precisamos mais da aprovoção de ninguém para nos sentirmos bem. Quando essa necessidade de aprovação cai por terra, não mais sofremos para dar limites às pessoas. Dizer não é uma questão de amor próprio e respeito a si mesmo.
 
Outro aspecto que se modifica quando estamos em harmonia interna é que passamos a nos perceber como merecedores das vitórias. Deixamos de lado a crença de quem não vencemos ou recebemos algo porque não somos bom o suficiente para isso. As pessoas com baixa auto estima tendem a se diminuir diante dos outros e não se vêem como merecedoras de conquistas.  Essa realidade se expande para as diversas áreas da vida: no amor, no trabalho, no convívio social... Aceitamos qualquer migalha de qualquer pessoa porque alimentamos a crença que é aquilo que nos cabe já que somos inferiores. A verdade é que precisamos internalizar que temos méritos e nascemos para sermos felizes. A primeira pessoa que precisa acreditar nisso somos nós mesmos e, quando nos amamos, essa é uma crença que se fortalece naturalmente.
 
Agora pense: quando a autoestima está elevada, você concorda que passamos a nos dar mais valor e exigir mais respeito por parte das pessoas? É exatamente isso que acontece! Por isso que dizem que pessoas seguras não levam desaforo para casa. Não digo isso no sentido de estimular comportamentos agressivos, nada disso! O que é modificado é nosso auto conceito e, à partir disso, não permitimos que outras pessoas nos inferiorize ou desrespeite. Tudo desfila novamente na passarela do amor próprio!
E assim, se forma uma pessoa com a autoestima elevada. Alguém que se ama acima dos julgamentos alheios e que não tenta se encaixar nos esteriótipos somente para ser aceita. Ter a auto estima elevada é se respeitar e valorar o seu bem estar acima de qualquer coisa, não de uma forma egocêntrica, mas de maneira natural. Quando nos amamos, é normal que nos cuidemos e exijamos dos outros esse mesmo comportamento. Portanto, eleve seu amor próprio se aceitando, se conhecendo e partindo em busca do que VOCÊ deseja melhorar para SE agradar. O seu foco principal deve ser sempre: VOCÊ! Então, eleve a sua autoestima se amando e compreendendo que a pessoa mais importante da sua vida é VOCÊ!
fonte : portalluzdaserra.com.br 
 

Estresse: O Assassino Silencioso Dr. Vladimir Bernik, MD

Estresse : O Assassino Silencioso


Estresse: O Assassino Silencioso

Dr. Vladimir Bernik, MD

Na segunda quinzena de julho, o mundo surpreendeu-se com a notícia de que a espaçonave russa, a estação espacial Mir (paz), ficara sem energia por uma ordem errada do comandante Vladimir Tsibliev. O médico, que cuida dos tripulantes, Igor Goncharov, explicou, com a maior naturalidade, que o engano fora resultante do estresse do comandante. Nunca a palavra estresse ganhou tamanha notoriedade em circunstâncias tão dramáticas.
E o que é estresse? Não há ainda uma definição para o mesmo nos compêndios de patologia médica. É o dicionário Aurélio que nos diz que o estresse (em bom português) é "o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras capazes de perturbar a homeostase" (equilíbrio).
Hoje o termo estresse é amplamente usado na linguagem atual e nos meios de comunicação. Designa uma agressão, que leva ao desconforto, ou as conseqüência desta agressão. É uma resposta a uma demanda, de modo certo ou errado.
O estresse corresponde a uma relação entre o indivíduo e o meio. Trata-se, portanto, de uma agressão e reação, de uma interação entre a agressão e a resposta, como propôs o médico canadense Hans Selye, o criador da moderna conceituação de estresse. O estresse fisiológico é uma adaptação normal; quando a resposta é patológica, em indivíduo mal-adaptado, registra-se uma disfunção, que leva a distúrbios transitórios ou a doenças graves, mas, no mínimo agrava as já existentes e pode desencadear aquelas para as quais a pessoa é geneticamente predisposta. Aí torna-se um caso médico por excelência. Nestas circunstâncias desenvolve-se a famosa síndrome de adaptação, ou a luta-e-fuga (fight or flight), na expressão do próprio Selye.
Segundo a colocação dada ao estresse por este autor, num congresso realizado em Munique, em 1988, "o estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que, ele, o próprio homem não mais consegue suportar". E, em se calculando que o seu aumento anual chega a 1%, e que hoje atinge cerca de 60% de executivos (veja uma pesquisa anexa), pode-se chamar de a "doença do século" ou, melhor dizendo, " "a doença do terceiro milênio". Trata-se de um sério problema social econômico, pois é uma preocupação de saúde pública, pois ceifa pessoas ainda jovens, em idade produtiva e geralmente ocupando cargos de responsabilidade, imobilizando e invalidando as forças produtivas da nação; e é mais importante ainda no Brasil que, por ser um país ainda jovem, exclui da atividade pessoas necessárias ao seu desenvolvimento. Não se sabe exatamente a incidência no Brasil, mas nos
Estados Unidos gastam-se de 50 a 75 bilhões de dólares por ano em despesas diretas e indiretas: isto dá uma despesa e 750 dólares por ano por pessoa, que trabalha.
A vulnerabilidade hereditária, mais a preocupação com o futuro, num tempo de incertezas, de um o país que estabiliza a moeda, mas aumenta o número de desempregados, ao mesmo tempo em que a qualidade de vida piora, existem os medos do envelhecimento em más condições, e do empobrecimento, além de alimentação inadequada, pouco lazer, a falta de apoio familiar adequado e um consumismo exagerado. Todos são fatores pessoais, familiares, sociais, econômicos e profissionais, que originam a sensação de estresse e seu conseqüente desencadeamento de doenças, de uma simples azia à queda imunológica, que pode predispor infeções e até neoplasias.
A Universidade de Boston elaborou um teste rápido e auto-aplicável (anexo), onde você pode "medir" o nível de seu estresse. Se você passou incólume, pare de ler o artigo. Mas, se você se "encontrou" nos ítens apontados, mesmo em nível baixo, siga cuidadosamente a exposição.


O Que Provoca o Estresse ?

 

 São os grandes problemas da nossa vida que, de modo agudo, ou crônico, nos lançam no estresse. Diversos pesquisadores notaram que a mudança é um dos mais efetivos agentes estressores. Assim, qualquer mudança em nossas vidas tem o potencial de causar estresse, tanto as boas quanto as más. O estresse ocorre, então, de forma variável, dependendo da intensidade do evento de mudança, que pode ir desde a morte do cônjuge, o índice máximo na escala de estresse, até pequenas infrações de trânsito ou mesmo a saída para as tão merecidas férias. Certos eventos em nossas vidas são tão estressantes, que caracterizam a situação de trauma (lesão ou dano) psíquico. Recentemente as ciências mentais reconheceram uma nova síndrome, batizada de Distúrbio de estresse pós-traumático, uma verdadeira doença, pertencente ao estudo da angústia. Tornou-se bem sistematizada a partir da volta dos "viet-vets", ou veteranos da guerra do Vietnam. Esta doença ocorre com quadros agudos de angústia, grave e até invalidante, quando a ex-vítima é exposta a situações similares, tornando a desencadear todos os sintomas ansiosos severos, que conheceram durante a violência a que estiveram submetidos: são os "flash-backs", que revivenciam as situações tr

Isto não é aplicado apenas a veteranos de guerra; vejam-se os crescentes índices de violência urbana e as suas vítimas, que vivem quadros de desespero permanente, quando não atendidos adequadamente em serviço psiquiátrico de reconhecida competência na área. Bombas, acidentes automobilísticos ou aéreos, desabamentos, assaltos com extrema violência, sequestros prolongados, estupros, etc. são causas comuns do distúrbio de estresse pós-traumático. O tratamento costuma ser demorado, mas tende a um bom prognóstico.

Quais São as Bases Funcionais do Estresse ?

Da Silva, um cirurgião americano do século passado, foi o primeiro a perceber que soldados feridos só caíam prostrados após alcançarem a meta: isto é, lutavam ainda sob efeito de 'adrenalina'. O fisiologista Walter Cannon observou que as reações alerta/luta e fuga em animais desencadeavam um maciço aumento das catecolaminas urinárias (substâncias decorrentes do metabolismo da adrenalina).

O cientista que estudou pela primeira vez o estresse, Hans Selye descreveu uma resposta fisiológica generalizada ao estresse, caracterizada pela seguinte seqüência:


  • A percepção de um perigo eminente ou de um evento traumático é realizado pela parte do cérebro denominado córtex; e interpretado por uma enorme rede de neurônios que abrange grandes partes do encéfalo, envolvendo, inclusive, os circuitos da memória;
  • Determinada a relevância do estímulo, o córtex aciona um circuito cerebral subcortical, localizado na parte do cérebro denominada sistema límbico, através das estruturas que controlam as emoções e as funções dos sistemas viscerais (coração, vasos sanguíneos, pupilas, sistema gastrointestinal, etc.) através do chamado sistema nervoso autônomo. Estas estruturas são a amígdala e o hipotálamo, principalmente. A ativação dessas vias vai causar alterações como dilatação pupilar, palidez, aceleração e aumento da força das batidas cardíacas e da respiração, erecção dos pelos, sudorese, paralisação do trânsito gastrointestinal, secreção da parte medular das glândulas adrenais (adrenalina e noradrenalina), etc.; e que constituem os sinais e sintomas da ativação tipo luta-ou-fuga descrevidos por Cannon;
  • Ao mesmo tempo, o hipotálamo comanda uma ativação da glândula hipófise, situada na base do cérebro, com a qual tem estreitas relações. No estresse, o principal hormônio liberado pela hipófise é o ACTH (o chamado hormônio do estresse), que, carregado pelo sangue, vai até a parte cortical (camada externa) das glândulas adrenais (situadas sobre os dois rins), e provocando um aumento da secreção de hormônios corticosteróides. Estes hormônios têm amplas ações sobre praticamente todos os tecidos do corpo, alterando o seu metabolismo, a síntese de proteinas, a resistência imunológica, as inflamações e infecções provocadas por agressões externas, etc. O seu grau de ativação pode ser avaliado medindo-se a quantidade de cortisol no sangue.
  • Essa descarga dupla de agentes hormonais de intensa ação orgânica: de um lado a adrenalina, pela medula da adrenal, e de outro, os corticóides, pela sua camada cortical, levaram os cientistas a caracterizar essas glândulas como sendo o principal mediador do estresse.
Essas respostas são normais em qualquer situação de dano, perigo, doença, etc. Assim, dizemos que existe um certo nível de estresse que é normal e até importante para a defesa do organismo, ao qual denominamos de eustress. O perigo para o organismo passa a ocorrer quando a ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal se torna crônico e repetido. Nesse momento, começam a surgir as alterações patológicas causadas pelo nivel constantemente elevado desses hormônios.

Assim, reconhece-se que o estresse tem três fases, que se sucedem quando os agentes estressores continuam de forma não interrompida em sua ação:


  • A fase aguda
    Esta é a fase em que os estímulos estressores começam a agir. Nosso cérebro e hormônios reagem rapidamente, e nós podemos perceber os seus efeitos, mas somos geralmente incapazes de notar o trabalho silencioso do estresse crônico nesta fase.
  • A fase de resistência
    Se o estresse persiste, é nesta fase que começam a aparecer as primeiras conseqüências mentais, emocionais e físicas do estresse crônico. Perda de concentração mental, instabilidade emocional, depressão, palpitações cardíacas, suores frios, dores musculares ou dores de cabeça freqúentes são os sinais evidentes, mas muitas pessoas ainda não conseguem relacioná-los ao estresse, e a síndrome pode prosseguir até a sua fase final e mais perigosa:
  • A fase de exaustão
    Esta é a fase em que o organismo capitula aos efeitos do estresse, levando à instalação de doenças físicas ou psíquicas.


Problemas Causados pelo Estresse

O estresse pode ser causador e/ou agravador de uma série de doenças, que vão da asma, às doenças dermatológicas, passando pelas alérgicas e imunológicas; todas elas relacionadas de alguma forma à ativação excessiva e prolongada do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

Na área do sistema digestivo, é sabido por todos que o estresse pode desencadear desde uma simples gastrite, até uma úlcera: o famoso cirurgião Alípio Corrêa Neto, da USP e da Escola Paulista de Medicina (hoje Universidade Federal de São Paulo), dizia que se alguém afirmasse, há 20 anos atrás, que a úlcera péptica era psicossomática (leia-se somatoforme), ririam dele; hoje, se deixasse de dizê-lo, ririam dele.

Mas, é principalmente a nível de coração, ou mais precisamente, a nível das coronárias, que o estresse pode ser um matador silencioso.

Uma ativação repetida e crônica do sistema nervoso autônomo, numa pessoa que já tenha problemas de lesão da camada interna das arterias coronárias (aterosclerose), provocadas por fumo, gordura excessiva na alimentação, obesidade ou colesterol elevado, etc., vai levar a muitos problemas, tais como:

  • diminuição do fluxo sangüineo adequado para manter a oxigenação dos tecidos musculares cardíacos (miocárdio). Isso leva à chamada isquemia do miocárdio, que é acompanhada de dores no coração (angina), principalmente quando se faz algum esforço, e até ao infarto do coração (ataque cardíaco), provocado pela morte das células musculares do coração, por falta de oxigênio. A adrenalina tem o poder de contrair esses vasos, agravando o problema de quem já os tem com o diâmetro reduzido pelas placas. O resultado para essas pessoas pode ser até a morte, que muitas vezes acompanha um estresse agudo.
  • Outros problemas comuns são a ruptura da parede dos vasos enfraquecidos pela placa aterosclerótica, ou a trombose (entupimento completo do vaso coronariano). Um pequeno coágulo (trombo) pode desencadear uma cascata de coagulação, que também pode levar à morte. O nível elevado de adrenalina também pode provocar alterações irregulares do ritmo cardíaco, denominadas de arritmias ("batedeira"), que também diminuem o fluxo de sangue pelo sistema cardiovascular.

Outros sintomas

No campo clínico (somático) os distúrbios ainda ditos 'neuro-vegetativos' são comuns: quadro de astenia (sensação de fraqueza e fadiga), tensão muscular elevada com cãibras e formação de fibralgias musculares (nódulos dolorosos nos músculos dos ombros e das costas, por exemplo), tremores, sudorese (suor intenso), cefaléias tensionais (dores de cabeça provocas pela tensão psíquica) e enxaqueca, lombalgias e braquialgias (dores nas costas e nos ombros e braços), hipertensão arterial, palpitações e batedeiras, dores pré-cordiais, colopatias (distúrbios da absorção e da contração do intestino grosso) e até dores urinárias sem sinais de infecção.

O laboratório clínico fornece outros detalhes indicativos da intensa ativação patológica no estresse: aumento da concentração do sangue e do conteúdo de plaquetas (células responsáveis pela coagulação sangüínea), alteração do nível de cortisol, alterações de catecolaminas urinárias e alterações de hormônios hipofisários e sexuais, além dos aumentos de glicemia (açucar no sangue) e colesterol, este por conta do LDL, ou o 'mau colesterol'.

Sintomas psíquicos

Nas ocasiões estressantes, e mesmo fora delas, manifesta-se uma gama de reações de ordem psicológica e psiquiátrica. Ou, pelo menos temporárias, perturbações de comportamento ou exacerbação de problemas sociopáticos.

Os problemas ansiosos com a sintomatologia clínica, além de irritabilidade, fraqueza, nervosismo, medos, ruminação de idéias, exacerbação de atos falhos e obsessivos, além de rituais compulsivos, aumentam sensivelmente. A angústia é comum e as exacerbações de sensibilidade com provocações e discussões são mais freqüentes.

Do ponto de vista depressivo, a queda ou o aumento do apetite, as alterações de sono, a irritabilidade, a apatia e adinamia, o torpor afetivo e a perda de interesse e desempenhos sexuais são comumente encontrados.

Existem também as "fugas", que todos conhecemos. Quando não se apela para a auto-medicação com ansiolíticos (um perigo!), a pessoa refugia-se na bebida e mesmo no consumo de drogas ilícitas de uso e abuso, além de aumentar a quantidade de cigarros fumados, quando for fumante.
São estas as condições da derrocada à qual o estresse leva a pessoa, principalmente quando esta tiver uma personalidade hiperativa.

Como Diminuir o Estresse ?

Em um excelente artigo sobre estresse, principalmente no trabalho (e a maior parte de nós trabalha), o psiquiatra Cyro Masci sugere medidas profiláticas iniciais, secundárias e terciárias. Mas, em resumo, quando possível, devemos parar para pensar; para nos darmos a liberdade de termos um tempo para refletir sobre cada um de nós e seus esquemas pessoais, familiares, sociais, de trabalho, de estudos e até econômico-financeiros. Devemos reformular a vida, procurando reduzir as áreas geradoras de estresse. Um bom psiquiatra pode nos ajudar nesta tarefa.

Muitas vezes haverá a necessidade de uso concomitante de um tratamento medicamentoso, geralmente através dos modernos antidepressivos serotoninérgicos (ISRS) com ou sem ansiolíticos e/ou beta-bloqueadores por um tempo definido: começo, meio e fim.
Quando já existe um quadro orgânico instalado, desde uma simples gastrite a asma ou alteração cardiorrespiratória, a busca de atendimento clínico é fundamental. A correção da alteração clínica é imprescindível. E esta pode ir de um simples a complexo tratamento ou resumir-se somente às necessárias mudanças do modo de viver, incluindo lazer ou uma pequena prática esportiva constante (porque não uma caminhada diária?, que faz bem a qualquer um de nós).
Mas, a principal atitude ainda é um alerta ao modo de viver e de trabalhar com as vivências e com as emoções que a vida nos proporciona. E aí está verdadeira e milenar sabedoria.