terça-feira, 4 de outubro de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - QI, ENERGIA FUNDAMENTAL



Qi na Terapia Holística


Resultado de imagem para QI, ENERGIA FUNDAMENTAL



Na natureza básica da Terapia Holística está a energia. Mas não o conceito físico de energia mecânica, ou eletromagnética. Trata-se da energia vital, da energia sutil, ou Energia Fundamental, que não podemos medir diretamente, mas conhecemos seus efeitos. Essa energia está presente em todas as terapias tradicionais, não importa sua origem. Até mesmo pensadores contemporâneos a empregam – Jung a chamou de Energia Psíquica, Freud de Libido, Reich de Orgone. Na tradição yoruba essa energia é denominada Asé, na hindu Prana, na japonesa Ki. Mas onde esse conceito foi mais aprofundado talvez seja na Terapia Tradicional Chinesa, onde é tratada de Qi.
Qi é o princípio mais empregado e mais mal compreendido por todos os que estudam esse tema. Maciocia, conhecido professor do assunto, diz em seu livro Os Fundamentos da Medicina Chinesa:
“A razão da dificuldade de traduzir a palavra Qi corretamente consiste em sua natureza fluida, pela qual o Qi pode assumir manifestações diferentes e ser diferentes coisas nas mais diferentes situações.”
Na verdade, Qi é a mais fundamental das substâncias. Qi procede do Vazio, ou o Vazio é Qi em seu estado mais rarefeito. Tudo que existe é Qi, em diferentes estados de concentração. O céu é Qi em seu estado mais fluido, a terra é Qi em seu estado mais agregado. O próprio corpo humano, em cada um de seus níveis, é constituído de Qi em diferentes formas. As substâncias vitais, Jing (Essência) , Xue (Sangue) e Jin Ye (Fluidos Vitais) são, na verdade, diferentes manifestações de Qi.
Mas, para os efeitos práticos da Terapia Tradicional Chinesa, Qi é o fluido energético que anima o corpo humano, que é absorvido do ar, da água e dos alimentos, separado, armazenado e movido pelos Zang Fu (Órgãos e Vísceras), e que circula por canais e colaterais que formam uma rede por todo o corpo. Pelo caráter etéreo, não pode ser medido, mas os efeitos são por si mesmo a prova de sua existência.

Resultado de imagem para QI, ENERGIA FUNDAMENTAL
Dizem as tradições chinesas que o ser humano está entre o céu e a terra. O céu é o polo positivo, de natureza yang, a terra o negativo, de natureza yin. Através do nosso corpo atuam essas energias, em perfeito equilíbrio, promovendo a circulação do Qi. Quando a desarmonia acontece, devido à má alimentação, falta de sono, excesso de trabalho, de álcool, de fumo, de sexo, ao estresse da vida na cidade, entre tantas outras causas, as consequências se fazem sentir no nível físico, emocional, mental e espiritual. A Acupuntura, Tui Na, Moxabustão, ventosas, Fitoterapia Chinesa e mesmo exercícios físicos como o Tai Chi Chuan buscam remover bloqueios e restaurar o equilíbrio do Qi.

O Qi na Medicina Tradicional Chinesa…

ENERGIA VITAL, segundo a medicina chinesa e as constatações ocidentais através da máquina Kirlian, o corpo humano possui meridianos energéticos – ou linhas – distribuídos no nível subcutâneo. Esses meridianos têm seus terminais principais nas extremidades do corpo, ou seja, nos pés e nas mãos.
As técnicas orientais de tratamento de doenças – como shiatsu, do-in, moxabustão e acupuntura – utilizam os pontos ao longo dos meridianos do corpo, das mãos e dos pés para reequilibrar a energia do organismo.
ying
Conforme diz o mestre Juracy Cançado: A energia que corre por esses canais é denominada ki, que para os orientais resulta da combinação de duas forças opostas: yang (ativa ou positiva) e yin (passiva ou Negativa), criadas continuamente do tao (unidade primordial ou origem do Universo).
  • Yang e yin são dois princípios antagônicos que se atraem e geram a energia concretizadora da matéria e de todos os seres vivos. Isso se compara à teoria da Grande Explosão, respaldada pelos cientistas para explicar a origem do Universo.
  • Yin e yang geram movimentos de contração e expansão, correspondendo às forças centrípeta e centrífuga, respectivamente. São a pulsação do Universo. Essa pulsação propaga a energia que, por sua vez, dispersa-se e condensa-se, criando e modificando a matéria.
A teoria da Medicina Tradicional Chinesa afirma que o corpo tem padrões naturais de Qi que circulam por canais denominados meridianos em Português. Não é possível entender completamente o conceito de Qi em Medicina Tradicional Chinesa sem compreender também o conceito de Yin e Yang, já que os teóricos da Medicina Tradicional Chinesa, como Zhang Zai (1020-1077 d.C) e Xun Kuang (313-238 a.C.), consideravam Qi como uma coisa material e imaterial ao mesmo tempo, e que tem capacidade de se manifestar de diferentes formas, dependendo apenas de sua tendência para Yin ou Yang.
Sintomas de diversas doenças são atribuídos a bloqueios, desequilíbrios e rupturas no movimento da energia vital através dos meridianos, assim como às deficiências e desequilíbrios do Qi nos vários órgãos e vísceras Zang Fu.
A Medicina Tradicional Chinesa geralmente procura aliviar estes desequilíbrios ajustando a circulação do Qi no corpo empregando diversas técnicas terapêuticas, por exemplo:

  • a tratamentos com medicamentos à base de ervas,
  • alimentação baseada na Teoria dos Cinco Elementos,
  • os treinos físicos como o qigong, o Tai Chi Chuan e outras artes marciais que incluem o conceito de Chi entre seus princípios filosóficos e o trabalham tanto para a autodefesa como para assegurar a saúde,
  • a massagem Tui Na como método efetivo para desfazer bloqueios e revigorar o paciente,
  • Acupuntura, como método para redirecionar ou equilibrar o qi através de finas agulhas de metal inseridas na pele.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Personalidade de cada um nos 5 Elementos - Qual seu Elemento

Personalidade dos 5 Elementos


Veja qual o seu Elemento na Medicina Tradicional Chinesa, conheça seu elemento:


Resultado de imagem para Personalidade de cada um nos 5 Elementos - Qual seu Elemento


Personalidade dos 5 Elementos

Veja qual o seu Elemento na Medicina Tradicional Chinesa, conheça seu elemento:

ÁGUA

Os nascidos sob a vigência do elemento Água tem habilidade em se comunicar e exercer influência sobre as outras pessoas. São conduzidos pela emoção, revelando muita sensibilidade e percepção. 



Altamente espiritualizados, são capazes de captar sutilezas na natureza e nas pessoas, tornando-as profundos conhecedores da alma humana. 

Do mesmo modo que são extremamente sensíveis, podem ser exageradamente vulneráveis. Magoam-se com facilidade, podendo transformar-se em indivíduos instáveis, inconstantes e inseguros. Segundo um velho ditado chinês: "A água conquista pela docilidade; nunca ataca, mas acaba sempre vencendo todas as batalhas".São pessoas que detestam brigas e ambientes tensos. Preferem a companhia de pessoas calmas, que transmitam a sensação de confiança e proteção. 

Os devaneios ocupam boa parte do seu tempo, o que impede que alcancem a realização prática dos seus objetivos. Essa tendência, sempre resultará em frustração, pois na realidade o que buscam é segurança afetiva e material, que, quando não é satisfeita, causa desequilíbrios e tempestades emocionais. Portanto, evite sonhar, faça acontecer.


FOGO 


Os nascidos sob a vigência do elemento Fogo são decididos e seguros de si. governam pessoas e demonstram muita segurança e poder de decisão.

Caracterizadas por um enorme entusiasmo, imensa autoconfiança e inacreditável reserva de energia empreendedora. Necessitam de muita liberdade de ação para que possam direcionar suas forças de maneira construtiva.

Dinâmicas e impacientes, fazem o possível e o impossível para que seus planos dêem certo, e não medem esforços para que seus desejos sejam satisfeitos. Movidas pela emoção e idéias e detestam ser contestadas. Tendem a ser criaturas exageradamente auto centradas e egoístas.

Possuem temperamento bastante explosivo e a falta de auto controle pode levá-las a causar danos às pessoas mais sensíveis ou vulneráveis. 

Essas pessoas transmitem muita alegria de viver e energia luminosa a todos à sua volta, o que as torna o centro das atenções. São capazes de ajudar muito àqueles que necessitam de motivação exterior. 

Os nativos do elemento Fogo, possuem o poder de cura, principalmente quando aprendem a valorizar a vida e quando desenvolvem a compreensão e a paciência tão necessárias no relacionamento cotidiano.


TERRA


Os nascidos sob a vigência do elemento Terra se preocupam com as coisas práticas e funcionais da vida. Pessoas um tanto passiva em relação ao mundo a sua volta, sofrendo influências e pouco influenciando, mas marcando sua passagem pelo esforço e pelo trabalho. 

São capazes de planejar, organizar e administrar, com muita eficiência, todas as áreas que lhes tragam segurança afetiva e material. Tanto assuntos de dinheiro como de família são tratados com inigualável prudência e bom senso. São pessoas incrivelmente auto-disciplinadas. 

Sério, cautelosos e um tanto convencionais, os nativos da Terra, sentem-se seriamente ameaçados pelas mudanças, seja de nível físico, intelectual ou social. Gostam de viver dentro de uma rotina programada, onde tudo possa ser analisado e controlado. 

Quando aprendem a valorizar os aspectos mais afetivos da vida, esses indivíduos desenvolvem um extraordinário espírito cooperativo, tornando-se criaturas inquestionavelmente amigas e confiáveis.


METAL


Os nascidos sob a vigência do elemento Metal são guiados por sentimentos fortes, e não hesitarão em fazer aquilo que acharem que é correto. São pessoas decididas e fortes, dispostas a enfrentar qualquer tipo de batalha para atingir seus objetivos. 

São criaturas empreendedoras, que não medem esforços para atingir seus objetivos. O amor pelo luxo e o poder motiva-as ainda mais na conquista de sua independência, não se importando de fazer sacrifícios e economias iniciais. São pessoas sujeitas a paixões e emoções fortes, que fazem com que vivam várias experiências e aventuras. 

Obstinadas, raramente admitem estarem erradas. Detestam mudar de opinião, mesmo quando reconhecem que não têm razão. Possuem um entusiasmo inabalável e nunca se dão por vencidas. 

Não hesitam em seduzir pessoas para que suas metas sejam alcançadas. Seu otimismo e coragem causam transformações positivas nas pessoas que com elas convivem.


MADEIRA


Os nascidos sob a vigência do elemento Madeira tem um elevado senso de ética e interesses variados. São privilegiados mentalmente, pertencendo à categoria dos intelectuais, filósofos e pensadores, preocupados com a moral e com a ética em seus relacionamentos

São pessoas normalmente bem-sucedidas, além de serem generosas, humanitárias, expansivas e com tendência ao pioneirismo e ao inusitado. Amam tudo que se relacione com renovação e progresso. 

Diplomatas por natureza, são capazes de valorizar o esforço das outras pessoas, desde que estejam voltados a um bem comum e que tragam vantagens materiais a todos. Isto faz com que possam realizar projetos sociais e científicos de grande vulto.
A maior dificuldade encontrada por estes indivíduos está no fato de que nem sempre conseguem direcionar seus objetivos de forma constante e precisa. 

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Terapia Holística Conhecendo um pouco mais...PORQUE FAZER TERAPIA HOLÍSTICA

Terapia Holística



Para entendermos o é Terapia Holística em primeiro lugar devemos entender o que é terapia. 
De origem grega, o termo thaerapia significa “Servir à Deus”, se voltarmos no tempo veremos que para nossos antepassados a saúde era algo sagrado e aqueles que se dedicavam ao seu estudo formavam uma espécie de casta sacerdotal.

Holístico (outro termo de origem grega), significa o Todo, o conjunto, porque dentro do conceito holístico as doenças não devem ser catalogadas de forma mecânica, mas devem ser analisadas dentro de um todo. O homem não é apenas o corpo físico e perecível, o homem sente, pensa, e tais processos interferem em sua constituição. Enfim, a Terapia Holística propõe um novo paradigma de saúde, utilizando métodos naturais e na maioria das vezes pouco invasivos, entre as técnicas mais conhecidas de abordagem holística temos a acupuntura, o reiki, a fitoterapia e a radiestesia.

Funciona?

Resultado de imagem para tratamento holistico
Além do corpo físico, temos outros corpos mais sutis (emocional, mental e espiritual) que não vemos mas, sentimos. Os desequilíbrios gerados por pensamentos, emoções, sentimentos, intenções, pela permanência em estados negativos, provocam desequilíbrios nesses corpos que, por sua vez, “despejam” esses desequilíbrios no corpo físico, provocando sintomas (doenças) e, precipitando situações e acontecimentos desagradáveis em nosso cotidiano.

Por considerar os aspectos biofísico, psíquico, emocional, ambiental energético, como uma totalidade, a Terapia Holística, busca equilibrar esses aspectos do ser por meio de estímulos, os mais naturais possíveis, com o objetivo de despertar seus próprios recursos, para promover a auto-harmonização e ampliação da consciência.

A pessoa submetida às praticas de Terapia Holística, começa a aguçar sua sensibilidade para a percepção de sua própria vida e, a ser estimulada de maneira sutil a mudanças de atitudes e comportamento que levarão à maximização de oportunidades e minimização de condições adversas.

A Terapia Holística, também chamada de Terapia Complementar, uma vez que tem como objetivo, complementar (não substituir) os métodos de tratamentos tradicionais existentes no ocidente, atuam diretamente nos corpos sutis/energéticos, dando suporte para tratamentos médicos, auxiliando na prevenção de desequilíbrios e atuando diretamente na qualidade de vida de modo geral.

Por isso, a Terapia Holística ou, Alternativa ou, Complementar ou Vibracional, tem sido vista ,não só como uma alternativa de tratamento, mas também, como preventivo até mesmo de doenças que, aparentemente são de origem física, pois os padrões negativos mentais, emocionais e espirituais que possam gerar qualquer desequilíbrio, são modificados, corrigidos, transmutados.

Na verdade, dentro do contexto Holístico, “Um problema de saúde nunca é originado em apenas um aspecto do ser”।

Exemplos:

A febre, por mais que saibamos não se tratar de uma doença, continua sendo tratada como tal, priorizando o sintoma e deixando a causa de lado. As inflamações são um outro exemplo de alerta do organismo, contudo as causas geralmente são ignoradas nos tratamentos convencionais, que se concentram no desaparecimento da inflamação em si, o que de acordo com a Terapia Holística, não resolve a causa, mas faz com que surjam novas manifestações da mesma, e cada nova manifestação tende a ser mais intensa que a anterior.

A Terapia Holística parte de uma outra abordagem, procurando as causas do problema ao invés de concentrar-se nos sintomas, ou seja, “trata o doente e não a doença”, buscando localizar os fatores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que a patologia tenha se instalado.
Método

Resultado de imagem para DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Radiestesia e Radiônica como Terapia Holística

Mas como é feito isto? Onde estão estas informações?

Basicamente no campo vibracional da pessoa, na Aura, nos Chacras e na estrutura energética que compõe a totalidade do indivíduo, tais informações podem ser acessadas de várias formas diferentes, a Radiônica por exemplo utiliza aparelhos eletrônicos para este fim (um destes aparelhos pode ser visto a esquerda), analisando a atividade vibratória da pessoa para detectar possíveis anomalias.

Uma das vantagens da Terapia Holística é a inexistência de padronização dos tratamentos, cada caso é um problema com características próprias e que requer uma abordagem única, exatamente o contrário do que é feito comumente, em que uma doença é tratada mecanicamente com tratamentos padronizados que não levam em conta a individualização1.

Nada do que expusemos até o momento é uma teoria nova, trata-se porém, de concepções milenares que antecederam algumas descobertas recentes da medicina, o papel das emoções e pensamentos na saúde humana por exemplo, é estudado a pouco tempo na medicina convencional e hoje abundam pesquisas indicando os efeitos terapêuticos do sorriso, bom humor, harmonia afetiva e contentamento sexual (para citar apenas alguns exemplos).

No oriente contudo, tais conhecimentos nortearam os últimos 4.000 anos de pesquisas na área da saúde com resultados fantásticos, no ocidente podemos encontrar rudimentos deste modo de ver entre várias civilizações, e também teorias muito refinadas entre povos antigos, como os nativos do Hawaí, que dentro de uma ciência milenar já descreviam processos avançados de Psicologia e Terapia.

Hipócrates (? 460- 377 AC), o pai da medicina, tinha sobre esta, ideias que muito destoam do que atualmente encontramos nas faculdades. Paracelso (1490-1541) falou sobre o impacto das emoções e pensamentos sobre a saúde humana há mais de quinhentos anos, Samuel Hahnemann (1785 – 1843) elaborou toda a teoria homeopática partindo da visão Holistica, para ele o menos importante era saber o nome da doença, sendo o ponto crucial conhecer o doente.

Para o terapeuta holístico é da máxima importância conhecer o “paciente”, seus hábitos, sua vida, alimentação, vida afetiva etc., cada informação tem o seu lugar dentro deste processo.

Percebemos, pelo exposto acima, que a Terapia Holística é parte de um conhecimento milenar, que antes de ser negado, dia a dia é confirmado por pesquisas ao redor do mundo.

Por estes e outros motivos recomendamos a todos que procurem um terapeuta holístico, ainda que não exista algum problema de saúde diagnosticado, as Terapias Holísticas são tanto preventivas quanto reparadoras, visando sempre a qualidade de vida do homem e o seu retorno aos hábitos saudáveis e naturais

Resultado de imagem para tratamento holistico


PORQUE FAZER TERAPIA HOLÍSTICA


Resultado de imagem para DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Radiestesia e Radiônica como Terapia Holística


DSC_7889Como muitos que me leem não tem maior familiaridade com a Terapia Holística, penso que é interessante descrever um pouco desse processo e explicar quem deve se consultar com um terapeuta.
Logo de início, é importante dizer que a Terapia Holística não é medicina.  São paradigmas diferentes.  O médico trata doenças.  Nós, terapeutas, tratamos desarmonias energéticas.  São duas maneiras diferentes de ver o ser humano.  O paradigma da medicina é reducionista, vê a pessoa como um conjunto de ógãos e sistemas físicos.  O terapeuta entende o cliente como um todo (holo, em grego), que não separa o físico do emocional, do mental, do espiritual.
A energia que trabalhamos na terapia é reconhecida não só por tradições milenares como a vedântica (da qual deriva a ayurvédica), a taoísta (acupuntura e afins), como também por escolas mais recentes, como a psicoterapia (nos trabalhos de  Jung,  Reich,  Lowen, Groff , só para citar alguns) e até mesmo na Terapia Floral desenvolvida por Bach.  Hoje é conhecimento comum.  Quem não se refere a uma pessoa, ou lugar, dizendo que tem “boas vibrações”?  Essas vibrações são a energia sutil.
Assim, sugiro que nossa decisão de tratar-se com um Terapeuta Holístico seja baseada exatamente nisso – nossas próprias “vibrações”.  Se o estado em que você se encontra inclui falta de vitalidade, pessimismo, medo, visão negativa da  vida, e não há razão física para isso, pode ser um bom indicador de que sua energia não se encontra bem.  Se em algum momento, ou por qualquer razão deixamos de ter paz de espírito, e aquela sensação de integridade físico-psíquica indescritível que chamamos “bem-estar”, um trabalho terapêutico pode ajudar.  Se chegamos a um momento na vida em que sentimos um “vazio”, necessitamos nos conhecer melhor, mergulhar na viagem da autodescoberta, e buscar a integridade do nosso ser espiritual, emocional e físico, a Terapia Holística pode ser o caminho.
Se você está em dúvida, procure a resposta dentro de você mesmo.  Por detrás da nuvem com que a correria diária escurece nossa consciência, está aquela voz interior.  Ela sabe o que você precisa.  Confie nela.

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Radiestesia e Radiônica como Terapia Holística

Uma Terapia em Sincronicidade 


Com grande atuação nas causas dos desequilíbrios energéticos das pessoas

 

 As terapias holísticas, alternativas ou complementares, como são denominadas, exercem hoje um papel importante em nossa sociedade. 
As terapias tradicionais funcionam dentro dos paradigmas bem conhecidos até então, como o paradigma cartesiano e o newtoniano. Grande parte das terapias holísticas trabalha com novos paradigmas. 
Mesmo sem conhecê-los muito bem, utilizamos essas terapias com bastante confiança, aceitando-as com muita facilidade. 
Em nosso mundo de grandes e constantes transformações é importante que busquemos idéias mais modernas e novos paradigmas, mudando nossos modelos, buscando resultados mais eficazes. 
A terapia com a radiestesia e radiônica, duas ciências distintas e comprovadas, funciona com base nos seguintes paradigmas: teoria holográfica do processamento cerebral de Karl Pribram; paradigma do Campo de Ponto Zero de Hal Puthoff; teoria do Pensamento como um Sistema de David Bohm; paradigma do Campo Morfológico de Rupert Sheldrake; paradigma da Totalidade e a Ordem Implicada de David Bohm e paradigma Quântico entre outros.

Resultado de imagem para DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Radiestesia e Radiônica como Terapia Holística

A radiestesia entra como forma de avaliação e análise dos desequilíbrios do cliente e a radiônica como forma de potencializar e dinamizar o que se quer equilibrar. 
Num mundo em constante mudança é necessário incluir o “sistema de possibilidade”, capacidade de formular hipóteses na ciência e novos enfoques na tecnologia. 
Uma das dificuldades hoje, é que vivemos num mundo novo com paradigmas antigos. 
Tudo o que vemos é a materialização de um pensamento, uma imagem, uma energia, uma informação. 
Aquilo que vemos é uma ínfima parte do contexto em que estamos imersos. Como entrar em contato direto, consciente, com essa realidade que se nos escapa à visão, audição, razão? Como entrar em contato com aquilo que não sabemos conscientemente? Aqui entra a radiestesia como ferramenta capaz de nos dar as respostas que queremos. A radiestesia não é o estudo do pêndulo, mas de algumas das possibilidades da mente. “A Ciência avança... sim, a Radiestesia existe”. Palavras da revista Science et Vie, ano 1963.

A terapia com a radiestesia e radiônica surgiu quando se reconheceu que a forma humana é uma “antena” ideal, e que a mente humana é capaz de reconhecer uma variedade de formas ondulatórias complexas. O método radiestésico de estabelecimento de contato com os padrões sutis faz uso de um operador terapeuta e de instrumentos radiestésicos, incluindo um pêndulo. 
O terapeuta usa sua mente para procurar padrões específicos nos campos sutis de uma forma de vida organizada. Ao reconhecer um desses padrões, ele passa a medi-lo, a fazer perguntas sobre ele e a procurar as causas que estão por trás da condição desencadeante do problema. 
O movimento do pêndulo indica a presença ou ausência de um campo que ressoe com a forma ondulatória produzida pelo pensamento do terapeuta. Podem ser avaliados os campos físicos, emocionais e mentais; análises de distúrbios em corpos sutis, chakras, glândulas, sistemas e órgãos; influências externas à pessoa como também, influências internas. 
Nas influências externas, o terapeuta pode avaliar vibrações em desequilíbrio do cliente provocadas por energias nocivas do subsolo, por campos eletromagnéticos em demasia, por exposição a componentes tóxicos à sua volta e muitos outros, equilibrando esses distúrbios com a radiônica. Quanto às influências internas, podem ser avaliados os desequilíbrios emocionais causadores de variados sintomas, com a restauração do equilíbrio através da radiônica.

Resultado de imagem para DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Radiestesia e Radiônica como Terapia Holística

A Radiestesia não é um dom que só poucos possuem, como poucas pessoas afirmaram no passado; é uma capacidade inata presente em todas as pessoas. O terapeuta tem na radiestesia uma enorme ajuda na obtenção de informações que, de outro modo não seriam conhecidas. Estamos cercados por um número imenso de vibrações, cuja existência é cientificamente comprovada, mas não tomamos conhecimento porque não temos receptores apropriados para elas.

A radiestesia parte do princípio de que a mente pode sintonizar-se com qualquer coisa e captá-la. Para isso são necessárias duas coisas: orientação mental que é a forma como nos sintonizamos com o objeto procurado; e a convenção mental que é a forma de codificar os movimentos do pêndulo. Com isto o terapeuta pode captar qualquer tipo de informação à sua volta, isto é qualquer coisa em qualquer lugar, seja radiação, vibração, energia, objeto, emanações de todos os tipos, desde que consiga uma boa sintonia com o que quer avaliar.

Quando o profissional capta a freqüência que uma forma tem, está fazendo radiestesia. Mas quando usa as formas ou instrumentos para mudar, transformar, está fazendo radiônica. Radiestesia é analisar, radiônica é modificar. 
A radiônica é um sistema emissor e transformador de informações no universo energético pelo canal da mente consciente através da intenção. 
O aparelho radiônico é uma convenção mental, feito com um padrão específico de funcionamento, com instrumentos radiônicos, símbolos, formas, figuras geométricas, através do qual entramos em contato com a energia primordial e a “informamos” da nossa intenção. 
Pode-se trabalhar um desequilíbrio vibratório, emitindo-se diretamente uma freqüência que vai harmonizar a causa do problema.
A terapia com radiestesia e radiônica traz harmonia, bem estar e equilíbrio, tendo em vista que capta a causa, modifica essa causa, liberando possibilidades e capacidades da pessoa para se equilibrar, tornando-a mais saudável em vários aspectos.

DICAS TERAPÊUTICAS - DIFERENÇA ENTRE SHIATSU E DO IN

Shiatsu
É um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos, que por sua vez, assim como o Do-in, também japonês, tem origem na teoria dos meridianos do corpo da Medicina Chinesa. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão (“Atsu”) com os dedos (“Shi”).
O Shiatsu tem aplicações várias, como em problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.
O Shiatsu não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fraturas, varizes ou como terapêutica única do câncer, podendo, contudo, atuar como coadjuvante no tratamento deste. Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubôs) contra-indicados para a gestante.
Princípios
O fluxo da energia vital (ou Chi, chinês, e Ki, japonês) se faz por meio de canais no corpo humano, conhecidos como “meridianos”. Em alguns pontos esta energia pode ser interrompida por algum distúrbio, tendo seu fluxo prejudicado, gerando situações de excesso de energia ki (“Jitsu”) antes do tsubô e deficiência de energia (“Kyo”) depois do ponto. No Shiatsu os tsubô são pressionados para normalizar o fluxo da energia ki. Um meridiano que esteja com excesso de energia ki, ou seja, esteja Jitsu, se apresenta normalmente dolorido e tenso; já o meridiano com falta de energia ki, ou seja, que esteja Kyo, se apresenta indolor e é notada uma dor agradável ao tocá-lo, uma vez que assim se estimula o fluxo energético. Desta forma, o Shiatsu atua equilibrando os meridianos Jitsu e Kyo, normalizando o fluxo da energia ki.
Ao equilibrar e normalizar o fluxo de ki, propicia-se ao organismo as condições de bom funcionamento. As doenças seriam causadas pelo desequilíbrio no fluxo de ki. Assim, busca-se a cura das doenças pela interrupção do estado de desequilíbrio do ki.
Os meridianos
A partir do conhecimento tradicional chinês/anglicano sabe-se que o fluxo de energia no organismo segue percursos definidos por canais, de forma semelhante ao sangue pelas veias e artérias.
O canal de energia percorre todo o corpo, da cabeça aos pés, indo e voltando. Este canal da mancha possui segmentos, os chamados meridianos. Há doze meridianos pares, ou seja, existentes simetricamente dos dois lados do corpo. Há também dois meridianos ímpares, ou seja, únicos, que percorrem o eixo do corpo (este dois meridianos são conhecidos como “artérias”).
Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas ou emocionais. Apesar de identificado pelo nome do órgão ou função a que se relaciona mais, não afeta exclusivamente apenas um órgão.












 Os doze meridianos pares básicos são:
Pulmões
Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
Coração
Intestino Delgado
Triplo-Aquecedor
Intestino Grosso e fino
Baço-Pâncreas
Fígado
Rins
Bexiga
Vesícula Biliar
Estômago

As duas artérias (meridianos impares) são:
o Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo
e o Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.

Do-in
Do-in é uma técnica de auto massagem de origem japonesa que utiliza os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano, conhecidos nas práticas da medicina tradicional chinesa, tais como a acupuntura. É uma técnica curativa e preventiva e aplicável em casos de emergência.

Sedação e estímulação
O do-in serve-se dos mesmos pontos utilizados na acupuntura para tratar e prevenir distúrbios e enfermidades no corpo, restaurando, segundo os conceitos da medicina chinesa tradicional, o fluxo da energia Ki, onde esta tenha sofrido bloqueios ou desequilíbrios.













É usada também como técnica de primeiros socorros para certos males, na qual o próprio paciente se auto-aplica a massagem.
A massagem consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque:
Sedação – pressão contínua sobre um ponto;
Estimulação – pressão intermitente sobre um ponto.

DICAS TERAPÊUTICAS - REFLEXOLOGIA SAÚDE E EQUILÍBRIO - Mapa da reflexologia nos pés


Mapa da reflexologia nos pés



Resultado de imagem para DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - O Mapa dos pés

Pontos de reflexoterapia nos pés

Reflexoterapia é uma das técnicas mais usadas das Terapias Naturais. Mas o que é e qual a base exatamente? O que sentimos ao receber uma sessão de reflexologia? Em que partes do corpo pode receber? Todas estas questões são o que fazemos quando falamos de uma terapia ou técnica que não conhecemos.
reflexologia é uma técnica antiga, que já foi gravada no período egípcio e hindu.
No início do século XX, reflexologia foi sintetizada e estruturada pelo Dr. William Fitzgerald, que com base no conhecimento fornecido pela medicina científica ea medicina tradicional, criou esta terapia manual, que chamou de Terapia por áreas.
Ao longo do século passado, Eunice Ingham, Dr. Joe Reilly e Hanne Marquardt, entre outros, continuaram a praticar e desenvolver os princípios da terapia por áreas, aplicada somente nos pés.
Nas últimas décadas, tem vindo a descobrir novos campos de projecção holográfica do corpo em áreas localizadas do corpo, tais como o ouvido, crânio, nariz, mão e boca. Mas o tratamento aplicado no microssistema representado pelo pé pode ser considerado como o mais antigo, o mais usado eo mais eficaz na experiência terapêutica de reflexologia.
reflexologia é a ligação entre o sistema nervoso e os órgãos internos. Eles estão localizados em diferentes pontos ou zonas reflexas, que estão nos pés, mapa reflexo das estruturas do corpo. Estimulação produz uma resposta em diferentes órgãos, obtendo melhorias importantes em relação aos sistemas e estruturas do corpo humano.
diagnóstico Reflexoterápico é feito com pressão sobre as zonas reflexas, sentindo o órgão bloqueado por mudanças na sensação da pressão. Uma vez que o diagnóstico é conhecido é tratado através das técnicas de pressão nas áreas microreflexas que causam um aumento ou uma libertação de energia, de acordo com o tipo de bloqueio. Isto irá alcançar o equilíbrio necessário para o bom funcionamento dos órgãos, tanto preventivo como terapêutico, que activam o sistema imunitário e encontram a solução do bloqueio.
Mapa da reflexologia nos pés

Algumas indicações para a reflexoterapia


A Reflexologia é indicada como tratamento complementar em alguma patologia:

_Muitos angiologistas recomendam a Reflexoterapia a seus pacientes porque ela auxilia na circulação de retorno . Também é indicada para pessoas diabéticas que também apresentam problemas de circulação sanguínea.
_No sistema digestivo : úlcera, gastrite, azia, Prisão de ventre, má digestão, hepatite, icterícia, gordura no fígado, pedra na vesícula, enxaqueca, tontura, insônia, sinusite, artrite, gota, hérnia-de-hiato, doença de Crohn, diarréias e hemorróidas.
_Também é eficaz em infecções como: asma brôquica, bronquite, enfisema, rinite alérgica, sinusite, faringite, rouquidão, Resfriados, pneumonia e tosse.
_Ainda nos tratamentos da dor ciática, dores lombares, hérnia de disco, dor de cabeça, torcicolo, dores nas costas, LER - Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, artrite, artrose, osteoporose, espasmo muscular, bursite, tendinite, fibromialgia, inflamação no tecido fibroso, caimbras e reumatismo ...
Resultado de imagem para DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - O Mapa dos pés

A técnica não apresenta efeitos colaterais pois é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente.

Massagem nos pés para acalmar a tosse


Para aliviar a tosse noturna, causada por gripe ou resfriado, espalhe uma camada de Vick-vaporub na planta dos pés, massageie e coloque meias. Mantenha os pés aquecidos, assim a tosse passará em poucos minutos.

Mas, atenção: o uso de Vick-vaporub é contra-indicado para crianças com menos de 2 anos de idade.

Reflexologia e Dor de cabeça


Tratamento da cefaleia na reflexoterapia

Você já teve dor de cabeça? Estima-se que 78% das pessoas do mundo sofrem ou já sofreu deste mal. A dor de cabeça ou cefaleia tem diferentes causas. Existem, obviamente, causas orgânicas para a cefaleia, como resfriados, infecções dentárias ou auditivas, sinusite, problemas de visão ou tumores cerebrais, mas como diz o cardiologista brasileiro, Marco Aurélio Dias da Silva, e ele não é o único a dizer isso, as razões de ordem emocional, psicológica ou afetiva, predominam. A própria expressão “dor de cabeça” para o surgimento de um problema já sugere esta relação.

Estas dores de cabeça de fundo emocional podem ser divididas em cefaleias tensionais e vasculares, esta última conhecida também como enxaqueca.

A cefaleia tensional é causada pela tensão que os problemas do dia a dia provocam. A contração excessiva ou contínua dos músculos do couro cabeludo e dos poderosos músculos do pescoço que sustentam a cabeça leva a cefaleia. Todos nós convivemos com algum grau de tensão física ou emocional no nosso dia a dia, mas existem pessoas mais propensas a padecer cefaleias tensionais.

Enxaqueca é um tanto diferente. Na maioria dos casos a dor só atinge a metade da cabeça. Contrastando com a dor de cabeça de “tensão” a dor logo se torna latejante ou pulsante devido a sua origem ser principalmente as artérias distendidas demais fora do crânio. Há miúde, a sensação de náusea, ou outra perturbação digestiva, e a dor talvez seja tão intensa a ponto de interferir no trabalho e obrigar a pessoa a deitar-se. Esse estado anormal das artérias é desencadeado por substâncias químicas, como a serotonina. É interessante que a mesma serotonina tem um papel importante nos quadros depressivos, por isso admite-se que a enxaqueca possa ser uma forma mascarada de depressão.

Sendo a reflexologia podal uma terapia que busca o equilíbrio hormonal, o afastamento da ansiedade excessiva, o bem estar emocional e físico, tem se verificado bons resultados no tratamento tanto da cefaleia como da depressão através da reflexoterapia.