sexta-feira, 14 de junho de 2013

AFIRMÇÃO PARA RENOVAÇÃO - ABRINDO O CORAÇÃO

ABRINDO O CORAÇÃO

Abro o meu coração para a nova realidade que a vida me oferece.

Abro meu coração e enxergo um novo mundo e uma nova humanidade.

Seres que se amam resplandecem à minha frente.

A fraternidade é revelada a cada ação, a cada passo.

A Luz resplandece soberana através do semblante de cada ser.

O Amor jorra de seus corações ininterruptamente.

Suas mãos transparentes são pura Luz.

A Luz que toca e resgata a Perfeição.

Seus pés roçam suavemente a terra fértil.

E a terra devolve o carinho revelando a abundância de suas cores.

A mente cria, o coração alimenta, a ação consolida um planeta de Paz.

O sol aquece, o ar ameniza, a terra resplandece vida pelo banho suave das águas cristalinas.

Tudo é Luz, Paz, Perfeição!

Esse é o mundo que almejo habitar.

O mundo cuja lembrança paira no fundo do meu ser.

O mundo de onde vim e para o qual quero voltar.

O mundo que hoje compartilha comigo o seu segredo.

O mundo que sussurra em meus ouvidos a premência que tenho de nele mergulhar.

O mundo que se mostra a mim através do palpitar de cada coração.

O mundo da verdade.

O mundo onde toda ilusão foi dissolvida.

O mundo que se alicerça na força do Amor.

O mundo que não reconhece diferenças.

O mundo que é povoado por uma única nação, a nação dos Filhos da Luz.

Filhos que caminham soberanos pelo Planeta Azul.

O mundo que resgata a sua história através da história de cada um de seus habitantes.

Os Filhos da Luz que se reconhecem e que expressam total gratidão.

Gratidão pelo divino aprendizado que devolveu a todos o sentido do viver.


O viver que só é pleno quando o coração traça o norte revelando a unidade que põe fim à separação.

Hoje, finalmente, sou o Filho de Deus que expressa às virtudes do Pai.

Hoje EU SOU.


Fonte: Oração do Coração - “Círculo de Amor e Luz da Mãe Divina”

SIMILARIDADES ENTRE A CURA DE JESUS E O REIKI - O PODER CURA

SIMILARIDADES ENTRE A CURA DE JESUS E O REIKI


João 14-13: “Eu disse-lhes a verdade, qualquer um que tiver fé em mim, pode fazer os mesmos milagres que Eu faço, e mesmo coisas maiores do que estas que faço.”

Um dos aspectos notáveis da vida de Jesus foi os milagres que produziu. De acordo com a Bíblia, Jesus andou sobre a água, alimentou cinco mil pessoas com quatro pães e dois peixes, transformou água em vinho e ressuscitou pessoas. Mas o mais significativo de Seus milagres era o da cura. As curas compreendiam: paralisia, coxeadura, febre, catalepsia, hemorragia, doenças de pele, desordens mentais, possessão de espíritos, surdez e cegueira. Muitas dessas curas eram acompanhadas pela imposição das mãos. Isto é frequentemente indicado no Novo Testamento, Lucas 4:40 afirma: “Quando o sol se estava pondo, as pessoas trouxeram a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças, e repousando as suas mãos em cada um, Ele curou-os”.
 
Existem muitas similaridades entre a imposição de mãos de Jesus e a prática do Reiki. Uma similaridade importante é a de que Jesus podia passar o poder de curar aos outros o que é similar ao processo de harmonização do reiki. Lemos em Lucas 9:1-2 que Jesus deu aos seus doze discípulos o poder de tirar todos os “demônios” e de curar doenças. Este fato indica a similaridade com o Reiki.
Outro aspecto comum, diz respeito à fé, ou seja, não era necessário que a pessoa que estivesse procurando ajuda acreditasse para ser curada, bastava que Jesus colocasse as suas mãos e elas eram curadas. Da mesma forma ocorre com o Reiki, não há necessidade de que acreditem para que ele funcione.
Não é sabido se Jesus nasceu com a habilidade de curar através do toque ou se foi alguma coisa adquirida. As suas atividades entre os 12 e 30 anos não são mencionadas na Bíblia. 
 
Tem sido sugerido por várias pesquisas que, durante este tempo, Jesus viajou e recebeu ensinamentos em várias escolas da Índia, Tibete, China, ou com os Essênios. Se isto for verdade, é possível que Jesus tenha sido iniciado durante este tempo.
Por outro lado, é possível que Jesus tenha sido ensinado diretamente por Deus, ou pelo “Espírito Santo”, ou, simplesmente, tivesse essas habilidades desde o nascimento. Existem algumas indicações seguras, de que os métodos de cura de Jesus foram preservados pela Igreja do Oriente e transmitidos por missionários, que viajavam ao longo da "Rota da Seda" e outras rotas de comércio para a Índia, Tibete e China. É possível que esta informação sobre cura, possa ter sido incorporada aos ensinamentos religiosos do Oriente ,e, portanto, que tenha sido a fonte original, das técnicas de Reiki, usadas pelo Dr. Usui.

Os primeiros seguidores dos ensinamentos de Jesus, faziam parte de vários grupos entre eles os Gnósticos. Os gnósticos praticavam a imposição de mãos, e professavam ter um conhecimento secreto, que lhes foi passado por Jesus e seus discípulos. A existência deles é atestada pelos evangelhos gnósticos, que fazem parte da Biblioteca de Nag Hammadi, descoberta no Egito em 1945. O fato de Jesus ter ensinamentos adicionais não incluídos na Bíblia, é confirmado por uma carta escrita no segundo século pelo Papa Clemente de Alexandria, que versa sobre um evangelho secreto de Marcos que continha partes adicionais para os principais seguidores de Jesus.

Quando o Cristianismo se organizou, após o segundo século, os seus ensinamentos foram centrados em torno da fé e dos ensinamentos oficiais da Igreja, ao invés da cura. Nesta época foram banidos, os que não estavam de acordo com os novos rumos da Igreja. Tentaram destruir os evangelhos gnósticos. Com a eliminação dos Gnósticos e o estabelecimento da Igreja Cristão Oficial, a prática da imposição de mãos, foi praticamente esquecida.

Jesus possuía grande confiança na sua habilidade, e era capaz de curar instantaneamente. É claro que Ele tinha muitas habilidades e usava-as em conjunto, para obter os resultados que desejava. Claramente a Bíblia indica que Ele fazia a cura com a imposição das mãos e que podemos fazer o mesmo.
As escrituras indicam que a cura é apropriada. Os que têm uma fé sólida sabem que Deus sempre os protegerá e os guiará. Aqueles que praticam Reiki, fazem-no sob a orientação e proteção de Deus, seguros de que estão sendo guiados no exemplo de Jesus para serem curadores.


REIKI E YOGA - Entenda como aliar as técnicas de Reiki à sua prática de Yoga

REIKI E YOGA


Reiki e Yoga


A energia das mãos. Entenda como aliar as técnicas de Reiki à sua prática de Yoga


Por Thaís Harari


O Reiki é um método milenar de cura, um sistema de harmonização e recuperação energética que atua melhorando a saúde e a qualidade de vida. Foi descoberto no fim do século XIX, por um sacerdote cristão japonês, Mikao Usui (1865-1926), que passou muitos anos pesquisando sobre como Jesus e Buda eram capazes de curar.


Segundo Claudete França, presidente da Associação Brasileira de Reiki, Usui descobriu que poderia desbloquear os centros de energia do corpo - chakras - e alinhar uma pessoa a energia primordial, constituinte de todo o universo: Rei. Basicamente, o que a técnica faz é promover o encontro da Energia Universal com a nossa energia física, individual chamada Ki. Quem quiser aprender a aplicar o Reiki precisa passar por um processo de iniciação - também chamado de sintonização - em que os mestres aplicam mantras e símbolos para transmitir a energia ao aluno. Assim, ele se torna canal da energia universal e pode direcioná-la para zonas debilitadas do corpo, promovendo a cura. "Uma pessoa alinhada ao Reiki pode, não só tratar os outros, mas, efetivamente, tratar a si próprio", explica Claudete.


Tratamento


Claudete explica que os tratamentos com Reiki levam em torno de uma hora e meia. Diferente de uma massagem, a técnica não exige nenhuma manipulação de tecido ou músculo. O terapeuta posiciona as mãos em diferentes partes do corpo, geralmente começando pela cabeça e demora de quatro a cinco minutos em cada local. "É comum o paciente sentir a sensação de calor fluindo das mãos de quem esta aplicando. Muitas pessoas sentem um relaxamento profundo. Os que conhecem meditação dizem entrar em profundo estado meditativo. A mente acalma, a respiração diminui, um sentimento de bem-estar os envolve", afirma.


Qualquer um pode desfrutar dessa técnica de cura natural. O Reiki traz grandes benefícios mesmo para aqueles que não estão doentes, já que promove um estado de relaxamento e mantém a harmonia interna. Quem, por outro lado, sofre com algum tipo de desequilíbrio corporal, pode utilizar a técnica como tratamento. Indica-se um mínimo de quatro sessões, feitas em dias consecutivos, para tratar os desequilíbrios. Problemas crônicos, porém, podem exigir mais sessões, dependendo do paciente. 



Reiki e Yoga


Satyam é mestre em Reiki e massagista ayurvédica. Há cerca de três anos começou a praticar Yoga e afirma conseguir aliar a técnica de cura à prática cotidiana. "Durante asanas que exigem força, por exemplo, mentalizo o primeiro símbolo do Reiki. Os símbolos são compostos da união de mantras (sons energéticos) e yantras (desenhos energéticos) e funcionam como instrumentos captadores da energia universal, Rei. O Choku Rei é o primeiro dos símbolos do Reiki e o mais poderoso entre todos. Atua como um amplificador de energia e, quando o utilizamos durante a prática de asanas, dá mais força e proteção ao corpo," explica.


No caso de asanas que exigem grande flexibilidade, Satyam mentaliza o segundo símbolo do Reiki, também chamado de símbolo da harmonia. Este é capaz de transformar emoções negativas em positivas, além de trazer tranqüilidade e relaxamento ao corpo, aspectos importantes que ajudam na realização de asanas que trabalham o alongamento dos músculos.


Cada símbolo está associado também a uma cor característica. Satyam explica que visualizar uma cor envolvendo a parte do corpo que trabalhamos quando realizamos os asanas também pode ajudar a potencializar os benefícios da prática. "Imagino a cor azul envolvendo os membros que trabalham quando faço asanas que exigem flexibilidade, pois ajuda a relaxar.", conta.


Gyano, terapeuta no Centro de Yoga da Montanha e pioneiro na introdução do Reiki no Brasil, explica que aplicar a técnica de cura depois de uma aula de Yoga também pode ajudar a relaxar. "O Reiki vai atuar no campo energético que já foi potencializado pela aula de Yoga e melhorar assim os efeitos do relaxamento."


De acordo com Claudete, o Reiki combina com qualquer modalidade de Yoga e pode "realçar, expandir e aumentar a força de radiação interior e o despertar do processo de conscientização de uma pessoa". Sendo um método complementar, o Reiki pode trabalhar conjuntamente com qualquer outra técnica e promovendo o equilíbrio energético e a cura.




Fonte: Site da Revista Prana Yoga Journal
http://eyoga.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=1121&idCanal=4
http://www.luzdaserra.com.br

ORAÇÃO REIKIANA - O PODER CURA DAS MÃOS

ORAÇÃO REIKIANA

 
 
 

 Deus, meu Deus;

(Pai e Mãe de todos nós)
fonte única e verdadeira
de onde provem
toda força e luz,
ofereço-Te minha mãos
ao serviço amoroso
de tua infinita Energia.
Reverenciando meus antepassados,
meus mestres (visíveis e invisíveis),
meu santo anjo da guarda,
os Santos Arcanjos de Deus
(Miguel, Gabriel e Rafael)
e aos mestres do Reiki;
peço humildemente
que seja iluminado,
protegido
e direcionado
da melhor forma possível
na canalização do Reiki;
para o máximo bem de todos,
segundo Tua vontade
e revelação da Tua divina glória.
Amém.



http://ocantonovo2.blogspot.com/

ORAÇÃO DO PERDÃO DO REIKIANO - O PODER DO PEDÃO PODE CURAR

ORAÇÃO DO PERDÃO DO REIKIANO



Em nome de Deus, Pai, Mãe, Filho e Espírito Santo Cósmico e Planetário
 
Em nome de Maria, eu peço perdão e perdôo a todos que maltratei e a todos
que me maltrataram através do tempo e de vidas passadas
 
Que a Energia Reiki envolva-me, que a Energia Reiki ampare-me, que a
Energia Reiki liberte-me, que a Energia Reiki perdoe-me
Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou um pilar de luz da Energia Reiki, envolvendo,
amparando, libertando-me divinamente.
 
Eu sou livre para expandir o amor incondicional em mim e a todos que
maltratei ou que me maltrataram
Graças a Deus e a Energia Reiki estou renovado pelo perdão

Que assim Seja!
 
 
 

A CRUZ E SEUS SIGNIFICADOS - CONHECENDO UM POUCO MAIS.......

A CRUZ E SEUS SIGNIFICADOS


cruz ansata É possível detectar a presença da cruz, seja de forma religiosa, mística ou esotérica, na história de povos distintos e distantes como os egípcios, celtas, persas, romanos, fenícios e índios americanos.
Seu modelo básico traz sempre a intersecção de dois eixos opostos, um vertical e outro horizontal, que representam lados diferentes como o Sol e a Lua, o masculino e o feminino e a vida e a morte, por exemplo.
É a união dessas forças antagônicas que exprime um dos principais significado da cruz, que é o do choque de universos diferentes e seu crescimento a partir de então, traduzindo-a como um símbolo de expansão.
De acordo com o estudioso Cirlot, ao situar-se no centro místico do cosmos, a cruz assume o papel de ponte através da qual a alma pode chegar a deus. Dessa maneira, ela liga o mundo celestial ao terreno através da experiência da crucificação, onde as vivencias opostas encontram um ponto de intersecção e atingem a iluminação.
A cruz possui assim, como todo símbolo, múltiplos sentidos; mas a intenção não é de desenvolver todos aqui, e sim apenas alguns.
Para voltarmos ao simbolismo da cruz, diremos que ela tem vários sentidos, mais ou menos secundários e contingentes e é natural que seja assim, dada a pluralidade de sentidos que cabem em qualquer símbolo.
cruz A Cruz, pode ser encontrada em um número muito grande de variações, porém o modelo básico é sempre a interseção de dois segmentos retos, quase sempre na vertical e horizontal. O significado do símbolo da cruz é sempre a conjunção dos opostos: o eixo vertical (masculino) e o eixo horizontal (feminino); o positivo e o negativo; o homem e a mulher; o superior com o inferior; o tempo com o espaço; o ativo com o passivo; o Sol com a Lua; a vida com a morte, etc., pois tudo no universo (e no homem) nasce e se desenvolve a partir do choque doloroso de forças antagônicas. A Cruz afirma assim a relação básica entre o Celestial e o terreno, e que é, através da crucificação (o conhecimento dos opostos), que se chega ao centro de si mesmo (a iluminação)
 
 
cruz simples cruz grega Cruz simples: Em sua forma básica a cruz é o símbolo perfeito da união dos opostos, mantendo seus quatro "braços" com proporções iguais. Alguns estudiosos denominam esta como Cruz Grega. Uma cruz simples representa a redução à unidade, campo de manifestação exterior que, partindo de um ponto central expande-se nas quatro direções. Também conhecida como crux immissa quadrata. Todos os seus braços têm o mesmo comprimento.
Da forma como sempre foi conhecida, a cruz grega é um mistério que deixou mais de um cientista perplexo, por que ela é encontrada a um grande número de inscrições indecifráveis pelo arqueólogos. É encontrada no Iucatã e na América Central em particular.
bandeira da Escócia Crux Decussata
 
 
 
Cruz de Santo André: Usada na bandeira nacional da Escócia, também é chamada crux decussata. André se recusou a ser crucificado em cruz semelhante a de cristo por se achar indigno, e suplicou para ser crucificado nessa cruz em forma de X. Essa cruz é simbolo da humildade e do sofrimento. Em heráldica, dá-se o nome de sautor ou aspa à cruz em forma de X.
 
 
Cruz de Santo Antonio mjolnir Cruz de Santo Antonio (Tau): Recebeu esse nome por reproduzir o desenho da 19a letra grega Tau. Para os gauleses a Tau representava o martelo (mjolnir) do deus escandinavo THOR. Já era usada como significado simbólico pelos antigos egípcios, como a representação de um martelo de duas cabeças, o sinal daquele que faz cumprir.
 
 
 
Cruz Cristã Cruz Cristã: Definitivamente o mais conhecido símbolo cristão, que também recebe o nome de Cruz Latina. Os romanos a utilizavam para executar criminosos. Por conta disso, ela nos remete ao sacrifício que cristo ofereceu pelos pecados das pessoas. Além da crucificação, ela representa a ressurreição e a vida eterna.
Na sua simbologia, a Cruz Latina tem dois significados:
A trave horizontal significa o Alfa e o Ómega, ou seja, o princípio e o fim.
A trave vertical significa, na visão de alguns, a ligação entre o céu e a terra.
 
 
anu cruz_anu Cruz de Anu: Utilizada tanto por assírios como caldeus para representar seu deus Anu, esse símbolo sugere a irradiação da divindade em todas as direções do espaço.
 
A realeza de Anu foi talvez a mais longa; corresponde à aurora da civilização e sem dúvida aos tempos proto-históricos; daí a circunstância de não possuirmos quase nenhuma prova da sua supremacia.  Mas o clero de Uruk, lugar do culto de Anu, conservou-nos a história da "exaltação de Istar". Preso aos encan­tos de Istar, Anu desejava, há muito tempo, pô-la em pé de igualdade com ele; consulta, então, os deuses sobre a oportu­nidade de reabilitar sua amante; o "conselho de família" das divindades é unânime a lhe sugerir que regularize sua situação com a formosa deusa. Anu, então, eleva Istar até junto do seu trono; seu nome de casamento será Antu, a forma feminina do nome do esposo, como Nin-lil é a forma feminina de Enlil. Depois dessa exaltação, Ismr, a sumeriana Inin, ocupa lugar de desta­que no céu, junto de Anu e se identifica com o planeta Vênus.
cruz ansata Cruz Ansata (anhk): Um dos mais importantes símbolos da cultura egípcia. A Cruz Ansata consistia em um hieróglifo representando a regeneração e a vida eterna. A idéia expressa em sua simbologia é a do círculo da vida sobre a superfície da matéria inerte. Existe também a interpretação que faz uma analogia de seu formato ao homem, onde o círculo representa sua cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o resto do corpo.ankh7

Ansata ou Ankh é uma cruz egípcia, considerada como o símbolo da continuidade da vida, da eternidade, da imortalidade e da vida após a morte.
Ank e os Deuses
Um dos símbolos mais importantes da tradição egípcia, ela é encontrada a partir da quinta dinastia egípcia, mais freqüentemente nos templos de Luxor, Medinet Habu, Hatshepsut, Karnak e Edfu. O Ankh pode ser encontrado no túmulo de Amenhotep II onde o deus egípcio Osíris entrega ao faraó a Ankh, que o concederia o controle sobre o principio dos ciclos naturais, conquistando assim o dom da imortalidade. No século XIX a cruz ansata foi adotada por correntes esotéricas e ocultistas do ocidente, como forma de resgate da tradição egípcia. No Brasil, o cantor Raul Seixas foi um dos popularizadores do Ankh. O selo da Sociedade Alternativa criada por ele possuía um Ankh com dois degraus na haste inferior, simbolizando a ascensão do mago nos degraus da iniciação rumo à imortalidade.
A Cruz é constituída por um círculo entrelaçado a duas pontas opostas, simbolizando a unidade (círculo) originária da síntese dos opostos(duas retas), ou o nascimento da dualidade a partir de uma unidade fundamental. Outros estudiosos acreditam que seu símbolo esteja associado a Isis e Osíris, sendo a cruz uma representação da união entre ambos. Em sociedades esotéricas o Ankh também foi usado como símbolo da imortalidade e da vida eterna. ank_rosacruz A Ordem Rosacruz adotou a cruz ansata como representante da união do céu e da terra e da permanência da Tradição Egípcia entre os rosacruzes modernos. Os Ocultistas afirmam que a Cruz Ansata encerra um simbolismo muito profundo no Esoterismo.

ank 
Kemet O significado mais simples e mais atribuído ao ankh é o de "vida". Seu símbolo está ligado ao poder de dar e de sustentar a vida, e por isso vemos muitas pinturas dos deuses egípcios carregando o ankh.
A origem do símbolo é desconhecida e diversas explicações são possíveis. A que mais me agrada é que ele representa a união do masculino (Osíris, cruz, falo) com o feminino (Ísis, oval, vulva), ou seja, as antiqüíssimas dicotomias céu/terra, masculino/feminino, ativo/passivo etc. já estariam presentes ali.
Já era usado como amuleto na antiga Kemet ("terra dos negros") – que depois foi chamada de Egito pelos gregos, sendo um símbolo de força e proteção trazidas pelos deuses.
É considerado também uma chave que leva à vida eterna.

 
 
 
 
gruzes gamadas Cruz Gamada (Suástica): A suástica representa a energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus "braços" movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo.
A Cruz gamada é um símbolo místico encontrado em diversas culturas em diferentes tempos,dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Em diversas culturas é um símbolo basicamente relacionado com boa sorte.
A cruz gamada é também conhecida como Suástica.
Hitler adotou a suástica como símbolo do partido nazista por ela parecer com uma engrenagem, com o intuito de querer passar a idéia de que ocorreria uma nova revolução industrial na Alemanha, porém isto não aconteceu e hoje a suástica só é lembrada como símbolo nazista e relacionada ao holocausto.
cruz gamada A cruz gamada se tornou um tabu, em muitos países sua exibição é um crime, inclusive aqui no país, e seus outros significados foram totalmente esquecidos, até porque a mídia só lembra-se de difundi-la como símbolo do partido nazista.

Devemos quebrar este tabu, a cruz gamada pode ter sido chamada de suástica, pode ter sido símbolo do partido nazista e ser usada por neonazistas, mas, além disso, é um símbolo importante para diversas culturas, devemos deixar de lado a visão sensacionalista da mídia e lembrar-se do que realmente significa a cruz gamada basicamente : boa sorte.
A Origem da Cruz Suástica
A suástica ou cruz gamada como também é conhecida é um dos símbolos místicos mais difundidos e antigos do mundo. É encontrado do extremo Oriente à América Central, passando pela Mongólia, pela Índia e pelo norte da Europa. Foi conhecido dos celtas, dos etruscos, da Grécia antiga. Alguns quiserem remontá-lo aos atlantes, o que é uma maneira de indicar sua remota antiguidade. Qualquer que seja sua complexidade simbólica, a suástica, por seu próprio grafismo, indica manifestamente um movimento de rotação em torno do centro, imóvel, que pode ser o ego ou o pólo. É, portanto, símbolo de ação, de manifestação, de ciclo e de perpétua regeneração.
A difusão, a antiguidade e as diferentes suásticas
A suástica é encontrada, dos índios Hopi, aos Astecas, Celtas, Budistas, Gregos, Hindus, etc. As suásticas Budista e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo nazista. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial para ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. Os símbolos a que chamamos suástica são muitas vezes bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas. Outras chamadas suásticas consistem de cruzes com linhas curvas. Os símbolos islâmicos e malteses parecem mais hélices do que suásticas. A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma, mas seria uma forma secundária, como tais são outras. 
A simbologia da suástica, em todos os casos totalizante, é encontrada na China, onde a suástica é o sinal do número dez mil, quer é a totalidade dos seres e da manifestação. É também a forma primitiva do caráter fang, que indica as quatro direções do espaço. Também poderia ter uma relação com a disposição dos números do Lo-chu, que, em qualquer caso, evoca o movimento do giro cíclico. Considerando-se sua acepção espiritual, a suástica às vezes simplesmente substitui a roda na iconografia hindu, por exemplo, como emblema dos nagas. Mas é também o emblema de Ganeça, divindade do conhecimento e, às vezes, manifestação do princípio supremo. Os maçons obedecem estritamente o simbolismo cosmográfico, considerando o centro da suástica como a estrela polar e as quatro gamas que a constituem como as quatro posições cardeais da Ursa Maior. Há ainda formas secundárias da suástica, como a forma com os braços curvos, utilizada no País Basco, que evoca com especial nitidez a figura da aspiral dupla. Como também a da suástica clavígera, cujas hastes constituem-se de uma chave: é uma expressão muito completa do simbolismo das chaves, o eixo vertical correspondendo à função sacerdotal aos solstícios, o eixo horizontal, à função real e aos equinócios (CHAE, CHOO, DANA, GRAP, GUEM, GUEC, GUET, GUES, VARG).
Muito se especula sobre a origem da suástica como símbolo distintivo do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores. Contudo, é o próprio livro de Hitler, Meín Kampf, que explica a escolha da cruz gamada. 
Foi por volta de 1920 que a liderança do então pequeno Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães via crescer as fileiras de adeptos e carecia, portanto, de se ter uma bandeira ou um símbolo para os seus partidários. Consciente desta necessidade, Adolf Hitler explica em seu livro Meín Kampf, como adotou a cruz gamada.
Cruz Patriarcal Cruz Patriarcal: Outrora conhecida como Cruz de Lorena, possui um "braço" menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cruz de Jerusalém Cruz de Jerusalém: Formada por um conjunto de cruzes, possui uma cruz principal ao centro, representando a lei do antigo testamento, e quatro menores dispostas em cantos distintos, representando o cumprimento desta lei no evangelho de cristo. Tal cruz foi adotada pelos cruzados graças a Godofredo de Bulhão, primeiro rei cristão a pisar em Jerusalém, representando a expansão do evangelho pelos quatro cantos da terra.
 
 
 
 
Cruz da Páscoa Cruz da Páscoa: Chamada por alguns de Cruz Eslava, possui um "braço" superior representando a inscrição colocada durante a crucificação de cristo, e outro inferior e inclinado, que traz um significado dúbio, dos quais se destaca a crença de que um terremoto ocorrido durante a crucificação causou sua inclinação.
 
 
Cruz do Calvário Cruz do Calvário: Firmada sobre três degraus que representam a subida de jesus ao calvário, essa cruz exalta a fé, a esperança e o amor em sua simbologia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
cruz rosa cruz Cruz Rosa-Cruz: Os membros da Rosa Cruz costumam explicar seu significado interpretando-a como o corpo de um homem, que com os braços abertos saúda o Sol e com a rosa em seu peito permite que a luz ajude seu espírito a desenvolver-se e florescer. Quando colocada no centro da cruz a rosa representa um ponto de unidade.
 
 
 
Cruz de Malta: Emblema dos cavaleiros de são joão, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas do espírito e a regeneração. Até hoje a Cruz de Malta é muito utilizada em condecorações militares.
É a união dessas forças antagônicas que exprime um dos principais significado da cruz, que é o do choque de universos diferentes e seu crescimento a partir de então, traduzindo-a como um símbolo de expansão.
De acordo com o estudioso Juan Eduardo Cirlot, ao situar-se no centro místico do cosmos, a cruz assume o papel de ponte através da qual a alma pode chegar a deus. Dessa maneira, ela liga o mundo celestial ao terreno através da experiência da crucificação, onde as vivencias opostas encontram um ponto de intersecção e atingem a iluminação.

http://cassiafiletti.wordpress.com/2009/03/29/a-cruz-e-seus-significados/

A ORDEM ROSA CRUZ E A MAÇONARIA.- CONHECENDO UM POUCO MAIS......

A ORDEM ROSA CRUZ E A MAÇONARIA.

 
 

O Rosacrucianismo, assim como a Maçonaria, é um sincretismo de diversas correntes filosóficas-religiosas: hermetismo egípcio, cabalismo judaico, gnosticismo cristão e alquimia. Existe ligação entre a Maçonaria e os rosacruzes e essa ligação começou já na Idade Média. No fim do período medieval e começo da Idade Moderna, com inicio da decadência das corporações operativas (englobadas sob rótulo de maçonaria de Ofício ou operativa), estas começaram, paulatinamente, a aceitar elementos estranhos à arte de construir, admitindo, inicialmente, filósofos, hermetistas e alquimistas, cuja linguagem simbólica assemelhava-se à dos francos-maçons.
Como a Ordem Rosa-cruz estava impregnada pelos alquimistas, deu-se a ligação do rosacrucianismo e da alquimia com a Maçonaria. Leve-se em consideração, também, que durante o governo de José II, imperador da Alemanha de 1765 a 1790, e co-regente dos domínios hereditários da Casa d'Áustria, houve um grande incremento da Ordem Rosa-cruz e sua comunidade, atingindo até a Corte e fazendo com que o imperador proibisse todas as sociedades secretas, abrindo exceção , apenas aos maçons, o que fez com que muitos rosacruzes procurassem as lojas maçônicas para alí poder continuar com os seus trabalhos.
Ambas as Ordens são medievais, se for considerado o maior incremento da Maçonaria de Ofício durante a Idade Média e o início de sua transformação em "Maçonaria dos Aceitos" (também chamada, indevidamente, de "Especulativa"). Se, todavia, considerarmos o início das corporações operativas, em Roma, no século VI antes de Cristo, históricamente a maçonaria é mais antiga. Isso, é claro, levando em consideração apenas, as evidências históricas autênticas e não as "lendas", que faz remontar a origem de ambas as instituições ao Antigo Egito.


A maçonaria é uma ordem totalmente templária, ou seja, os ensinamentos só ocorrem dentro das lojas. Seus graus vão do 1 ao 3 nas "Lojas Base" e do 4 ao 33 nas "Lojas de Graus Filosóficos". Já a Antiga e Mística Ordem Rosa-cruz dá ao estudante o livre arbítrio de estudar em casa ou em um templo Rosa-cruz. O estudo em casa é acompanhado à distância, e assim como na maçonaria, é composto de vários graus, que vão do neófito (iniciante) ao 12º grau, conhecido como grau do ARTESÃO.
O estudo no templo, mesmo não sendo obrigatório, proporciona ao estudante além do contato social como os demais integrantes, a possibilidade de participar de experimentos místicos em grupo, e poder discutir com os presentes os resultados, e por último, a reunião templária fortalece a egrégora da organização, o que também ocorre na maçonaria.
A maior evidência de uma ligação histórica entre a Ordem Rosa-Cruz e a Maçonaria é a existência do "Capítulo Rosa-Cruz" que é o 18º Grau do "Rito Escocês Antigo e Aceito" da Franco-Maçonaria, (representando simbolicamente a 9ª Iniciação Menor no grau de "Cavaleiro Rosa-Cruz"), que tem como símbolos principais o Pelicano, a Rosa e a Cruz.
AS INICIAÇÕES.

Uma singularidade entre a AMORC e a Maçonaria, são as iniciações nos seus respectivos graus, sendo que para ambas, a primeira é a mais marcante. No caso da Maçonaria a iniciação é no grau de Aprendiz, na AMORC, a admissão se dá no Primeiro Grau de Templo. As iniciações têm o mesmo objetivo, impressionar o iniciante, levá-lo à reflexão, para que ele decida naquele momento se deve ou não seguir adiante, e se o fizer, assumir o compromisso de manter velado todos os símbolos, usos e costumes da instituição de que fará parte.
O SIMBOLISMO.
Vários são os símbolos comuns às duas instituições, a começar pela disposição dos mestres com cargos, lembrando os pontos cardeais, e a passagem do Sol pela Terra, do Oriente ao Ocidente.
Cada ponto cardeal é ocupado por um membro. A figura do venerável mestre na maçonaria, ocupando sua posição no Oriente, encontra similar na Ordem Rosa-cruz, na figura de um mestre instalado, que ocupa seu lugar no leste. A linha imaginária que vai do altar dos juramentos ao Painel do Grau, e a caminhada somente no sentido horário, também é similar. Em ambos os casos o templo é pintado na cor azul celeste, e a entrada dos membros ocorre pelo Ocidente.
O altar dos juramentos encontra semelhança no Shekinah na ordem Rosa Cruz, sendo que neste último não se usa a bíblia ou outro livro, mas sim 3 velas dispostas de forma triangular, que são acesas no início do ritual e apagadas ao final deste, simbolizando a luz, a Vida e o Amor.
Outra semelhança é o uso de avental por todos os membros iniciados ao adentrarem o templo, enquanto que os oficiais, (equivalente aos mestres com cargo), usam paramentos especiais, cada qual simbolizando o cargo que ocupa no ritual.
O avental usado pelos membros não diferencia o grau de estudo.
Algumas das diferenças ficam por conta da condução do ritual, onde na rosa cruz tem caráter místico-filosófico.
Os iniciantes na Ordem Rosa Cruz recebem seus estudos em um templo separado, anexo ao templo principal, enquanto que os aprendizes maçons recebem suas instruções juntamente com os demais irmãos e, finalmente, o formato físico da loja maçônica lembra as construções greco-romanas, enquanto que a Ordem Rosa Cruz (AMORC) lembra as construções egípcias.F.P.Wikpédia.
 
 
http://contossollua.blogspot.com

O PODER DA ESCOLHA - 10 ensinamentos da cabalá que podem mudar a sua vida.

10 ensinamentos da cabalá que podem mudar a sua vida.



















































1) Tirando todos os seus bens materiais, seu dinheiro, seu estudo e suas realizações, o que resta é o que você é.
Pense nisso hoje.
O que você é, em essência?

2) Quando você deseja alguma coisa, o universo lhe ajuda a chegar lá, sem selecionar pensamentos positivos ou negativos.
Por isso, cuidado com o que você deseja.

3) Não devemos nos satisfazer com o bem que fazemos dentro da nossa natureza, devemos nos motivar a fazer aquilo que está além da nossa natureza.

4) Muitas pessoas ficam atoladas na escuridão.
Mas há também os que ficam atolados na Luz.
Ficamos contentes por estar em um "bom lugar" e não nos esforçamos para seguir em frente.
É preciso subir sempre.

5) Estamos nesta vida para crescer constantemente, e nossa meta deve ser deixar este mundo sendo uma pessoa melhor do que a que entrou.

6) Achamos que as metas que definimos são o objetivo, mas o verdadeiro objetivo é o processo e a transformação pela qual passamos.

7) Concentre-se totalmente em ver suas situações negativas como oportunidades positivas.
E deixe que pensamentos positivos dominem sua mente.

8) Hoje, pondere suas palavras antes de permitir que elas saiam da sua boca.
Cinco segundos de reatividade podem destruir uma amizade de dez anos.

9) Não leve tudo para o lado pessoal.
Você não é o centro de tudo que acontece.
Quanto mais você conseguir domar sua forma de pensar egocêntrica mais feliz você será.

10) Seja paciente consigo mesmo se você não estiver onde gostaria de estar.
Lembre-se: há um processo.

Comece a mudar
Para começar a revolução pessoal: as 4 chaves para a mudança:

1)Emuná (crença) - Você deve acreditar que pode mudar
2) Ratson(vontade) - Você deve extrair forças da sua própria vontade
3)Avodá (trabalho) - Você deve praticar um programa de introspecção
4)Oneg (prazer) - Você deve sentir alegria do sucesso