quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SAÚDE E EQUILÍBRIO - DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B-12 NA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA E FIBROMIALGIA

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B-12 NA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA E FIBROMIALGIA

Foto: DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B-12 NA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA E FIBROMIALGIA
Conhendo um pouco  mais........

Deficiência de B-12 na SFC e na fibromialgia podem fornecer pistas e tratamento - por Dana Myatt, NMD, Mark Ziemann, RN* - 11/04/2008 
Os "gatilhos" que dão início à EM (encefalomielite miálgica) ou SFC (síndrome da fadiga crônica) e outras doenças multi-sistema como fibromialgia, sensibilidade múltipla química, doença de Lyme, transtorno de estresse pós-traumático e síndrome da guerra do Golfo, são numerosos e variados. 
No entanto, uma vez que estas doenças frequentemente têm sintomas sobrepostos, os pesquisadores acreditam que possa haver anormalidades bioquímicas comuns a todos os doentes.

Se uma anomalia bioquímica comum puder ser identificada, tratamentos voltados para essa alteração poderiam solucionar o problema ou pelo menos proporcionar uma melhoria significativa para os aflitos.

Na busca de uma "teoria unificadora" de EM/SFC e outras doenças multi-sistema, surgiram dois modelos que ganharam muita credibilidade científica. Estudos estão revelando uma conexão entre essas complicadas e mal entendidas doenças, e uma vitamina igualmente complicada e mal entendida e que pode conter a chave para melhorar a saúde de muitos. 

  A Vitamina B-12 e sua conexão com a EM/SFC e a Fibromialgia: 
Pesquisadores têm observado que os sintomas da deficiência de vitamina 
B-12 são bastante parecidos com os da EM/SFC e outras doenças multi-sistema. De fato, os sintomas se sobrepõem tanto que muitos médicos e pesquisadores respeitados - incluindo os Drs. Paul Cheney, Charles Lapp, Kenny DeMeirleir, Jacob Teitelbaum, e Martin Pall - consideram a vitamina B-12 como o pilar de apoio do tratamento. 

Um estudo constatou melhora nos níveis de energia, mesmo em pessoas que não eram deficientes em vitamina B-12, mas que receberam a vitamina mesmo assim. Uma dose de B-12 (2.500-5.000 mcg) administrada a cada dois ou três dias foi associada com uma melhora em torno de 50% a 80% num grupo de pessoas com EM/SFC. A maioria da melhora foi observada após várias semanas de administração da vitamina B-12. 

Sintomas da deficiência de Vitamina B-12: 

    Mais conhecida pela participação na fabricação de glóbulos vermelhos, a B-12, também é necessária para produção e manutenção da Mielina que reveste e protege as fibras nervosas, e para a fabricação e manutenção do DNA. Por participar em quase todas as funções do organismo, a deficiência de vitamina B-12 têm consequências generalizadas:
    Energia: Mesmo uma pequena deficiência de vitamina B-12 pode causar anemia, fadiga, falta de ar e fraqueza.
    Sistema Nervoso: Deficiência de B-12 pode causar alterações neurológicas incluindo dormência e formigamento nas mãos e pés, problemas equilíbrio, depressão, confusão, má memória e sintomas parecidos com os da doença de Alzheimer. No longo prazo, as deficiências de B-12 podem resultar em incapacidade permanente do sistema nervoso.
    Sistema Gastro-intestinal: Deficiência de B-12 pode causar falta de apetite, constipação, diarréia, ou constipação alternada com diarréia (também chamado de síndrome do intestino irritável), perda de peso e dor abdominal.
    Sistema Imunológico: A vitamina B-12 é necessária para o funcionamento normal das células brancas do sangue. Estudos mostram que a B-12 ajuda a regular os linfócitos-T (NKT cells) e evitar danos aos cromossomos. 
    Sistema Cardiovascular: A vitamina B-12 participa na conversão de homocisteína em metionina. Níveis elevados de homocisteína são fatores de risco para ataque cardíaco, AVC e trombose. Baixos níveis de B-12 elevam os níveis de homocisteína. 
    Sentidos: As alterações degenerativas no sistema nervoso central causadas por deficiência de B-12 podem afetar o nervo óptico, resultando em daltonismo.
    Outros sintomas: Feridas na boca ou língua.
    Em lactentes e crianças: Os sinais de deficiência de B-12 incluem falha de crescimento, distúrbios do movimento, atraso no desenvolvimento, e anemia megaloblástica.

Fontes de B12

Então a EM/SFC é uma simples deficiência de Vitamina B-12? 

Embora muitos dos sintomas da deficiência de B-12 sejam comuns aos da EM/SFC e outras doenças multi-sistema, os investigadores não sugerem que estas doenças sejam simplesmente uma deficiência de vitamina B-12.
Duas novas teorias de anormalidades bioquímicas se mostraram fortemente envolvidas nessas doenças: O modelo óxido nítrico/peroxinitrito (NO-/ONOO-) e o ciclo de metilação. De fato, um ou ambos os modelos de anormalidade bioquímica poderiam ser a causa central da EM/SFC. Curiosamente, ambas anormalidades estão relacionadas às formas de deficiência de vitamina B-12. 

Quem é deficiente de vitamina B-12 e por quê? 
Pesquisas mostram que mais pessoas têm deficiência de vitamina B-12 do que se pensava anteriormente. Estudos recentes indicam que até 78% dos idosos têm essa deficiência. 

    A síndrome do intestino irritável (SII), que ocorre em 77% dos pacientes de SFC e em 78% dos pacientes com fibromialgia, é uma das principais causas da deficiência de vitamina B-12. Isto nos leva a refletir sobre o que veio primeiro o ovo ou a galinha: são os pacientes deficientes de B-12 por causa da SII, ou a SII é causada pela deficiência de B-12?

Outros grupos de alto risco para deficiência de B-12 incluem:

    Aqueles que utilizam drogas para bloqueio de ácido gástrico, tais como omeprazol, lanzoprazol, ezomeprazol e outros; 
    Aqueles que usam drogas que prejudicam a absorção intestinal, tais como a metformina (para diabetes), a colestiramina (para colesterol) e o cloranfenicol (antibiótico); 
    Pessoas que sofreram cirurgia gástrica. 
    O super crescimento bacteriano no intestino delgado, que ocorre frequentemente em pessoas com EM/SFC e a baixa taxa ácido gástrico, é um fator que predispõe para a deficiência de B-12, porque essas bactérias consomem vitamina B-12.

Um estudo recente e perturbador sugere que a deficiência de vitamina B-12 é mais comum em adultos jovens do que se pensava. Outro estudo mostrou que a deficiência de vitamina B-12 foi semelhante em três grupos etários (26 a 49 anos, 50 a 64 anos, e mais de 64 anos), mas que os primeiros sintomas foram simplesmente menos aparente nos jovens. Este estudo também constatou que aqueles que não tomam suplemento de vitamina B-12 têm duas vezes mais probabilidades de terem deficiência de B-12 que os que o utilizam, independentemente da idade.

Ao contrário de outras vitaminas solúveis em água, a B-12 é armazenada no fígado, rins e outros tecidos. As deficiências de B-12 muitas vezes aparecem de forma lenta e sutil, e passam despercebida  nos exames de sangue em pelo menos 50% das vezes.

Porque muitas pessoas precisam de obter vitamina B-12 a partir de suplementos?
A medicina acreditava que poucas pessoas teriam deficiência de vitamina B-12. Esta falsa suposição vinha do fato de que a vitamina B-12 é produzida pelas bactérias intestinais do corpo de pessoas normais e saudáveis.

Os alimentos não são uma fonte significativa de vitamina B-12. Carne, leite, ovos, peixe e marisco são os que contêm a maior quantidade de B-12, mas apenas 50% dela é absorvível, mesmo em um intestino saudável. Fontes vegetarianas de vitamina B-12, como algas não contribuem significativamente para os níveis necessários de vitamina B-12.

Além disso, a absorção é prejudicada pelo ácido estomacal, a SII, e o super crescimento bacteriano do intestino delgado - condições que são comuns em pacientes de EM/SFC. O US Institute of Medicine recomenda que os adultos com mais de 50 anos reponham vitamina B-12 a partir de suplementos. 

Todos os caminhos levam à B-12 - Conclusões e Recomendações: 
O sofrimento de pacientes de EM/SFC e outras doenças multi-sistema é generalizado e devastador. Esta aflição está começando a receber mais atenção, talvez por causa do ativismo das pessoas afetadas e à dedicação de pesquisadores e médicos. A pesquisa atual está nos fornecendo novas descobertas sobre os mecanismos subjacentes dessas complexas doenças.

O modelo óxido nítrico/peroxinitrito (NO-/ONOO-) e o ciclo de metilação surgiram como dois prováveis mecanismos que contribuem para essas patologias. Deficiências de uma das duas formas de vitamina B-12 - hidroxicobalamina e/ou metilcobalamina - desempenham um papel importante nestes processos bioquímicos.

Desde que a vitamina B-12 (em especial a hidroxicobalamina e a metilcobalamina) oferecem benefícios potenciais aos pacientes dessas doenças - sem riscos conhecidos - parece razoável sugerir que alguém que sofra com elas deva considerar o uso de um suplemento que contenha estas duas importantes formas de vitamina B-12.

Além disso, devido ao equilíbrio que a cianocobalamina tem com a hidroxicobalamina e o efeito de proteção e regeneração que a adenosilcobalamina exerce na Mielina, esses dois componentes também devem ser considerados como uma parte importante de qualquer suplementação completa de vitamina B-12. 

Nota importante: Esta informação não foi avaliada pelo FDA. Ela é genérica e não se destina a prevenir, diagnosticar, tratar ou curar qualquer condição, doença ou enfermidade. É muito importante que você não faça qualquer mudança no seu tratamento sem pesquisar e discutir com seus médicos.

Dra. Dana Myatt, NMD, é médica naturopática, educadora, autora e palestrante com um interesse especial em nutrição. Ela faz palestras para médicos e leigos e hospeda um site. 
Mark Ziemann, RN, marido da Dra. Myatt é seu colaborador e também um educador, autor e palestrante especializado em enfermagem holística e educação do paciente. 

Tradução: Teresa Araujo 
Texto original: http://www.prohealth.com//library/showArticle.cfm?libid=13595  

NOTA: A vitamina B12 é segura e o efeito colateral mais comum é diarréia leve e temporária. Porém, procure atendimento médico se os seguintes efeitos secundários se manifestarem: reações alérgicas graves; dor, inchaço ou sensibilidade na panturrilha; dor no peito; sensação de inchaço pelo corpo; febre, calafrios e dor de garganta persistente; batimento cardíaco irregular; fraqueza muscular ou cãibras; falta de ar; hematomas ou hemorragias.

Deficiência de B-12 na SFC e na fibromialgia podem fornecer pistas e tratamento - por Dana Myatt, NMD, Mark Ziemann, RN* - 11/04/2008
Os "gatilhos" que dão início à EM (encefalomielite miálgica) ou SFC (síndrome da fadiga crônica) e outras doenças multi-sistema como fibromialgia, sensibilidade múltipla química, doença de Lyme, transtorno de estresse pós-traumático e síndrome da guerra do Golfo, são numerosos e variados.
No entanto, uma vez que estas doenças frequentemente têm sintomas sobrepostos, os pesquisadores acreditam que possa haver anormalidades bioquímicas comuns a todos os doentes.

Se uma anomalia bioquímica comum puder ser identificada, tratamentos voltados para essa alteração poderiam solucionar o problema ou pelo menos proporcionar uma melhoria significativa para os aflitos.

Na busca de uma "teoria unificadora" de EM/SFC e outras doenças multi-sistema, surgiram dois modelos que ganharam muita credibilidade científica. Estudos estão revelando uma conexão entre essas complicadas e mal entendidas doenças, e uma vitamina igualmente complicada e mal entendida e que pode conter a chave para melhorar a saúde de muitos.

A Vitamina B-12 e sua conexão com a EM/SFC e a Fibromialgia:
Pesquisadores têm observado que os sintomas da deficiência de vitamina
B-12 são bastante parecidos com os da EM/SFC e outras doenças multi-sistema. De fato, os sintomas se sobrepõem tanto que muitos médicos e pesquisadores respeitados - incluindo os Drs. Paul Cheney, Charles Lapp, Kenny DeMeirleir, Jacob Teitelbaum, e Martin Pall - consideram a vitamina B-12 como o pilar de apoio do tratamento.

Um estudo constatou melhora nos níveis de energia, mesmo em pessoas que não eram deficientes em vitamina B-12, mas que receberam a vitamina mesmo assim. Uma dose de B-12 (2.500-5.000 mcg) administrada a cada dois ou três dias foi associada com uma melhora em torno de 50% a 80% num grupo de pessoas com EM/SFC. A maioria da melhora foi observada após várias semanas de administração da vitamina B-12.

Sintomas da deficiência de Vitamina B-12:

Mais conhecida pela participação na fabricação de glóbulos vermelhos, a B-12, também é necessária para produção e manutenção da Mielina que reveste e protege as fibras nervosas, e para a fabricação e manutenção do DNA. Por participar em quase todas as funções do organismo, a deficiência de vitamina B-12 têm consequências generalizadas:
Energia: Mesmo uma pequena deficiência de vitamina B-12 pode causar anemia, fadiga, falta de ar e fraqueza.
Sistema Nervoso: Deficiência de B-12 pode causar alterações neurológicas incluindo dormência e formigamento nas mãos e pés, problemas equilíbrio, depressão, confusão, má memória e sintomas parecidos com os da doença de Alzheimer. No longo prazo, as deficiências de B-12 podem resultar em incapacidade permanente do sistema nervoso.
Sistema Gastro-intestinal: Deficiência de B-12 pode causar falta de apetite, constipação, diarréia, ou constipação alternada com diarréia (também chamado de síndrome do intestino irritável), perda de peso e dor abdominal.
Sistema Imunológico: A vitamina B-12 é necessária para o funcionamento normal das células brancas do sangue. Estudos mostram que a B-12 ajuda a regular os linfócitos-T (NKT cells) e evitar danos aos cromossomos.
Sistema Cardiovascular: A vitamina B-12 participa na conversão de homocisteína em metionina. Níveis elevados de homocisteína são fatores de risco para ataque cardíaco, AVC e trombose. Baixos níveis de B-12 elevam os níveis de homocisteína.
Sentidos: As alterações degenerativas no sistema nervoso central causadas por deficiência de B-12 podem afetar o nervo óptico, resultando em daltonismo.
Outros sintomas: Feridas na boca ou língua.
Em lactentes e crianças: Os sinais de deficiência de B-12 incluem falha de crescimento, distúrbios do movimento, atraso no desenvolvimento, e anemia megaloblástica.

Fontes de B12

Então a EM/SFC é uma simples deficiência de Vitamina B-12?

Embora muitos dos sintomas da deficiência de B-12 sejam comuns aos da EM/SFC e outras doenças multi-sistema, os investigadores não sugerem que estas doenças sejam simplesmente uma deficiência de vitamina B-12.
Duas novas teorias de anormalidades bioquímicas se mostraram fortemente envolvidas nessas doenças: O modelo óxido nítrico/peroxinitrito (NO-/ONOO-) e o ciclo de metilação. De fato, um ou ambos os modelos de anormalidade bioquímica poderiam ser a causa central da EM/SFC. Curiosamente, ambas anormalidades estão relacionadas às formas de deficiência de vitamina B-12.

Quem é deficiente de vitamina B-12 e por quê?
Pesquisas mostram que mais pessoas têm deficiência de vitamina B-12 do que se pensava anteriormente. Estudos recentes indicam que até 78% dos idosos têm essa deficiência.

A síndrome do intestino irritável (SII), que ocorre em 77% dos pacientes de SFC e em 78% dos pacientes com fibromialgia, é uma das principais causas da deficiência de vitamina B-12. Isto nos leva a refletir sobre o que veio primeiro o ovo ou a galinha: são os pacientes deficientes de B-12 por causa da SII, ou a SII é causada pela deficiência de B-12?

Outros grupos de alto risco para deficiência de B-12 incluem:

Aqueles que utilizam drogas para bloqueio de ácido gástrico, tais como omeprazol, lanzoprazol, ezomeprazol e outros;
Aqueles que usam drogas que prejudicam a absorção intestinal, tais como a metformina (para diabetes), a colestiramina (para colesterol) e o cloranfenicol (antibiótico);
Pessoas que sofreram cirurgia gástrica.
O super crescimento bacteriano no intestino delgado, que ocorre frequentemente em pessoas com EM/SFC e a baixa taxa ácido gástrico, é um fator que predispõe para a deficiência de B-12, porque essas bactérias consomem vitamina B-12.

Um estudo recente e perturbador sugere que a deficiência de vitamina B-12 é mais comum em adultos jovens do que se pensava. Outro estudo mostrou que a deficiência de vitamina B-12 foi semelhante em três grupos etários (26 a 49 anos, 50 a 64 anos, e mais de 64 anos), mas que os primeiros sintomas foram simplesmente menos aparente nos jovens. Este estudo também constatou que aqueles que não tomam suplemento de vitamina B-12 têm duas vezes mais probabilidades de terem deficiência de B-12 que os que o utilizam, independentemente da idade.

Ao contrário de outras vitaminas solúveis em água, a B-12 é armazenada no fígado, rins e outros tecidos. As deficiências de B-12 muitas vezes aparecem de forma lenta e sutil, e passam despercebida nos exames de sangue em pelo menos 50% das vezes.

Porque muitas pessoas precisam de obter vitamina B-12 a partir de suplementos?
A medicina acreditava que poucas pessoas teriam deficiência de vitamina B-12. Esta falsa suposição vinha do fato de que a vitamina B-12 é produzida pelas bactérias intestinais do corpo de pessoas normais e saudáveis.

Os alimentos não são uma fonte significativa de vitamina B-12. Carne, leite, ovos, peixe e marisco são os que contêm a maior quantidade de B-12, mas apenas 50% dela é absorvível, mesmo em um intestino saudável. Fontes vegetarianas de vitamina B-12, como algas não contribuem significativamente para os níveis necessários de vitamina B-12.

Além disso, a absorção é prejudicada pelo ácido estomacal, a SII, e o super crescimento bacteriano do intestino delgado - condições que são comuns em pacientes de EM/SFC. O US Institute of Medicine recomenda que os adultos com mais de 50 anos reponham vitamina B-12 a partir de suplementos.

Todos os caminhos levam à B-12 - Conclusões e Recomendações:
O sofrimento de pacientes de EM/SFC e outras doenças multi-sistema é generalizado e devastador. Esta aflição está começando a receber mais atenção, talvez por causa do ativismo das pessoas afetadas e à dedicação de pesquisadores e médicos. A pesquisa atual está nos fornecendo novas descobertas sobre os mecanismos subjacentes dessas complexas doenças.

O modelo óxido nítrico/peroxinitrito (NO-/ONOO-) e o ciclo de metilação surgiram como dois prováveis mecanismos que contribuem para essas patologias. Deficiências de uma das duas formas de vitamina B-12 - hidroxicobalamina e/ou metilcobalamina - desempenham um papel importante nestes processos bioquímicos.

Desde que a vitamina B-12 (em especial a hidroxicobalamina e a metilcobalamina) oferecem benefícios potenciais aos pacientes dessas doenças - sem riscos conhecidos - parece razoável sugerir que alguém que sofra com elas deva considerar o uso de um suplemento que contenha estas duas importantes formas de vitamina B-12.

Além disso, devido ao equilíbrio que a cianocobalamina tem com a hidroxicobalamina e o efeito de proteção e regeneração que a adenosilcobalamina exerce na Mielina, esses dois componentes também devem ser considerados como uma parte importante de qualquer suplementação completa de vitamina B-12.

Nota importante: Esta informação não foi avaliada pelo FDA. Ela é genérica e não se destina a prevenir, diagnosticar, tratar ou curar qualquer condição, doença ou enfermidade. É muito importante que você não faça qualquer mudança no seu tratamento sem pesquisar e discutir com seus médicos.

Dra. Dana Myatt, NMD, é médica naturopática, educadora, autora e palestrante com um interesse especial em nutrição. Ela faz palestras para médicos e leigos e hospeda um site.
Mark Ziemann, RN, marido da Dra. Myatt é seu colaborador e também um educador, autor e palestrante especializado em enfermagem holística e educação do paciente.

Tradução: Teresa Araujo
Texto original: http://www.prohealth.com//library/showArticle.cfm?libid=13595

NOTA: A vitamina B12 é segura e o efeito colateral mais comum é diarréia leve e temporária. Porém, procure atendimento médico se os seguintes efeitos secundários se manifestarem: reações alérgicas graves; dor, inchaço ou sensibilidade na panturrilha; dor no peito; sensação de inchaço pelo corpo; febre, calafrios e dor de garganta persistente; batimento cardíaco irregular; fraqueza muscular ou cãibras; falta de ar; hematomas ou hemorragias.

PENSAMENTOS E PENSADORES - Três pensamentos importantes


Três pensamentos importantes
 
 Foto: Três pensamentos importantes

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” (de Fernando Pessoa)

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem!”
(de Mario Quintana)

“Você não poderá resolver os problemas que tem hoje pensando da mesma maneira que você pensava quando os provocou...”(de Albert Einstein)

Luz e Paz,
CAIO

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” (de Fernando Pessoa)

“Os
verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem!”
(de Mario Quintana)

“Você não poderá resolver os problemas que tem hoje pensando da mesma maneira que você pensava quando os provocou...”(de Albert Einstein)


Luz e Paz,
CAIO

O PODER DA ORAÇÃO - PARA VIVER A ESSENCIA DIVINA E NECESSÁRIO LIBERTA-SE!! Oração do Perdão

PARA VIVER A ESSENCIA DIVINA E NECESSÁRIO LIBERTA-SE!!
 
Oração do Perdão
 
Foto: Oração do Perdão

A partir deste momento......... e para sempre,
Perdôo todos os meus antepassados,
Perdôo todos os meus familiares,
Perdôo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam,
Perdôo especialmente quem me provocou até que eu perdesse a paciência,
Perdôo todas as pessoas que rejeitaram meu amor e o meu carinho.

Fazer uma pausa e respirar profundamente ........
Agora......... sinceramente......... PEÇO........
Perdão a todas as pessoas que, consciente ou inconscientemente ofendi ou prejudiquei.
Perdão a mim mesma pelas queixas, ressentimentos e pela de falta de fé

Fazer nova pausa e respirar profundamente..........
Sinto-me em paz com minha consciência, dirijo-me ao meu Eu Superior pedindo perpetuação e proteção para este momento de imenso amor, por mim mesma, para todas as pessoas e para qualquer forma da criação Divina.

Que assim seja.......... e assim será............... Amém (3 vezes)

A partir deste momento......... e para sempre,
Perdôo todos os meus antepassados,
Perdôo todos os meus familiares,
Perdôo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam,
Perdôo especialmente quem me provocou até que eu perdesse a paciência,
Perdôo todas as pessoas que rejeitaram meu amor e o meu carinho.

Fazer uma pausa e respirar profundamente ........
Agora......... sinceramente......... PEÇO........
Perdão a todas as pessoas que, consciente ou inconscientemente ofendi ou prejudiquei.
Perdão a mim mesmo pelas queixas, ressentimentos e pela de falta de fé

Fazer nova pausa e respirar profundamente..........
Sinto-me em paz com minha consciência, dirijo-me ao meu Eu Superior pedindo perpetuação e proteção para este momento de imenso amor, por mim mesmo, para todas as pessoas e para qualquer forma da criação Divina.

Que assim seja.......... e assim será............... Amém (3 vezes)

DICAS TERAPÊUTICAS - A FORMA COMO TE SENTES ESTABELECE O TEU PONTO DE ATRAÇÃO

A FORMA COMO TE SENTES ESTABELECE O TEU PONTO DE ATRAÇÃO


O que tu manténs geralmente ativo em tuas vibrações?

Em que tu corriqueiramente pensas assim que acordas pela manhã?
Que tipo de emoção te arremessa pra fora da cama logo cedo?

Outra perguntinha básica... e em tuas relações com outras pessoas???
Como te posicionas nelas?

Em pé de igualdade, te achas mais, ou, vez ou outra, um degrau ou dois pra baixo???

Se é assim, vez ou outra, qual seria o motivo?
O outro seria superior a ti por questões profissionais?
“Manda” mais do que tu? Ganha mais?
É mais bonito, inteligente, atraente?

Se é esse tipo de coisa que manténs ativo em tuas vibrações, tá na hora de reformular tua forma de sentir-te diante do outro.

Levanta pela manhã te sentindo o Centro do deu Universo pessoal; lembra, de instante a instante, de que a forma como te sentes estabelece o teu Ponto de Atração.

Não ponhas em riscos teu ponto de atração por nada, nem por ninguém, nem em situação alguma. 

Põe isso em risco e terás de enfrentar sozinho com as consequências de uma realidade formulada por uma conduta emocional de mártir ou de coitado.

Faz de ti o teu Centro de Poder; não coloques quem quer que seja num patamar diferente do teu próprio: como mestre absoluto de seu próprio destino. Tu na tua... ele na dele, sempre.

Nenhum tipo de relação justifica qualquer tipo de desrespeito, ou humilhação.
E humilhações veladas são, por vezes, as piores. Preserva-te a qualquer custo!

Não interfiras no processo de Criação Intencional do outro!
Não permitas que o outro interfira no teu processo de Criação Intencional.

Só tu és capaz de determinar o que te causa prazer.
Interferências externas são inúteis e desnecessárias.

Mantém o respeito pelo processo de criação do outro por mais que ames e sejas amado.

Pareceu uma colocação absurda? Por vezes justificamos no amor a invasão mais cretina e ridícula do espaço criativo alheio. Isso não significa amar e preocupar-se com o outro, com o seu futuro; é estupro vibracional... e dos mais violentos e traumatizantes.

Aproximes mais do que deves as colunas que sustentam uma construção e pode saber, a estrutura inteira vai desabar sobre a tua cabeça.

Sente a ti mesmo como Centro do teu Universo de criação; ninguém neste mundo cria por ti um embrião de pulga sequer, por mais que te ame ou odeie.

Não pisoteies, não rastejes, não te eleves diante do próximo, não coloques o outro em altares de adoração. O poder que te investe e reveste, investe e reveste também o outro... nem mais, nem menos.

Olha pra ti como uma obra-prima da Criação.

Olha pro outro também dessa forma.

Vê a ti como um Ser estupendo e único capaz de moldar tua realidade da forma como ela te satisfaz.

Ama!

Ama louca e perdidamente!

Mas ama respeitando o outro naquilo que ele tem de mais precioso: sua individualidade, sua personalidade, seus motivos de prazer e satisfação.

Faz sentir em ti o mesmo valor, faz valer pra ti o mesmo respeito!



Por Tom Sousa

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Ritual para queimar energias negativas


 Ritual para queimar energias negativas
 
 Foto: EQUILÍBRIO E HARMONIA - Ritual para queimar energias negativas

Bom, este é um ritual que serve para queimar fluidos negativos de qualquer processo que você esteja vivenciando. Prepare um ambiente tranquilo, com música suave, após o banho. 
 
Acenda uma vela violeta dentro de um castiçal.
Acenda incenso de sândalo e carvalho.
Escreva num papel branco seus problemas, doenças, questões que incomodam ou qualquer coisa que não esteja bem e que esteja interferindo na sua vida e que você queira mudar.
Passe esse papel em todos os seus chacras, começando pela testa, garganta, cardíaco, estomago, umbigo.
Faça isso com mentalização e intencionando bem forte que você quer transmutar essas energias e esses acontecimentos e queimar no fogo sagrado.
Fique mais tempo com o papel no seu chacra cardíaco; ele é o mais forte.
Dobre o papel no sentido oposto à sua direção, mentalizando sempre que esses fluidos se afastem.
Depois o queime no fogo da vela pedindo que as salamandras do fogo queimem e transmutem na lei do perdão e do amor todas essas energias que estavam com você.

Faça este exercício semanalmente e seguido de uma boa meditação, oração, respiração para fortalecer seu campo áurico.

Bom, este é um ritual que serve para queimar fluidos negativos de qualquer processo que você esteja vivenciando. Prepare um ambiente tranquilo, com música suave, após o banho.

Acenda uma vela violeta dentro de um castiçal.
Acenda incenso de sândalo e carvalho.
Escreva num papel branco seus problemas, doenças, questões que incomodam ou qualquer coisa que não esteja bem e que esteja interferindo na sua vida e que você queira mudar.
Passe esse papel em todos os seus chacras, começando pela testa, garganta, cardíaco, estomago, umbigo.
Faça isso com mentalização e intencionando bem forte que você quer transmutar essas energias e esses acontecimentos e queimar no fogo sagrado.
Fique mais tempo com o papel no seu chacra cardíaco; ele é o mais forte.
Dobre o papel no sentido oposto à sua direção, mentalizando sempre que esses fluidos se afastem.
Depois o queime no fogo da vela pedindo que as salamandras do fogo queimem e transmutem na lei do perdão e do amor todas essas energias que estavam com você.

Faça este exercício semanalmente e seguido de uma boa meditação, oração, respiração para fortalecer seu campo áurico.

O ODER DE DECRETAR - DECRETO DO 2º RAIO


DECRETO DO 2º RAIO
 


1.
Luz, EU SOU
Luz, EU SOU
Luz, EU SOU
Uno ao Pai, Uno à Mãe;
Divino Eu Sou
Divino Eu Sou

2.
Arcanjo Jofiel e Christine (3x)
Purifiquem a minha mente e carreguem-na com a Luz da Sabedoria divina (3x).

3.
Mestre Lanto Amado (3x)
Ilumina minha consciência com Discernimento e Bom Senso.

- Amado Pai Celestial, eu O amo e ao Seu Conhecimento e Sabedoria também.

Dá-me capacidade de raciocínio, mente iluminada, consciência do Todo e da criação na origem, Luz e energia.

Mostra-me os caminhos da aceitação do Plano divino e do respeito à individualidade do próximo.

EU SOU LUZ Amado Pai, coloque-me na direção de Seus negócios,

Amém

O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO PARA A CURA INTERIOR


ORAÇÃO PARA A CURA INTERIOR
 
 Foto: ORAÇÃO PARA A CURA INTERIOR 

Jesus, eu lhe peço que entre em meu coração e toque aquelas experiências de vida que precisam ser curadas. Você me conhece muito melhor que eu mesmo me conheço. Derrame então o seu amor por todos os cantinhos do meu coração. Onde quer que encontre a criança ferida, toque-a, console-a, liberte-a. Retroceda na minha vida até o momento mesmo em que fui concebido. Limpe-me e liberte-me de tudo aquilo que possa ter exercido uma influência negativa naquele momento. Abençoa-me enquanto eu estava sendo formado no ventre de minha mãe e remova todos os empecilhos para a integridade que me possam ter afetado durante aqueles meses de confinamento.

Conceda-me o profundo desejo de querer nascer e cure todos os traumas físicos ou emocionais que me possam ter prejudicado durante o parto. Obrigado Senhor, por ter estado lá para me receber em seus braços no momento em que nasci, para me acolher na Terra e me assegurar de que nunca deixaria de me ajudar e nem me abandonaria.

Jesus, eu lhe peço que envolva minha infância com a sua luz e toque aquelas memórias que me impedem de ser livre. Se o que me falta mais é o amor de mãe, envie-me a sua Mãe Maria, para suprir a minha carência. Peça-lhe que me abrace, me embale, me conte estórias e me dê o conforto e o calor que me faltam, e que só quem é mãe pode dar. Talvez a criança dentro de mim se sinta carente do amor de pai. Senhor, deixe-me ser livre para eu poder chamá-lo de Abba, Papai com todo meu ser. Se me faltou o amor de pai e a segurança de ter sido desejado, profundamente amado, peço-lhe que me abrace, me deixe sentir seus braços fortes e protetores.

Renove em mim a confiança e a coragem para enfrentar as dificuldades da vida, porque sei que seu amor de pai virá em meu auxílio se eu tropeçar e cair. Percorra minha vida, Senhor, conforte-me quando as pessoas não foram bondosas comigo. Cure as feridas dos encontros que me deixaram assustado, que me levaram a me fechar em mim mesmo e levantar barreiras entre mim e os outros. Se me sentir só, abandonado e rejeitado pela humanidade, conceda-me, mediante o seu amor regenerador, uma nova consciência de meu valor como pessoa.

Jesus, eu me entrego totalmente a você, corpo, mente e espírito. E lhe agradeço por me restaurar a integridade.
Obrigado, Senhor!


Jesus, eu lhe peço que entre em meu coração e toque aquelas experiências de vida que precisam ser curadas. Você me conhece muito melhor que eu mesmo me conheço. Derrame então o seu amor por todos os cantinhos do meu coração. Onde quer que encontre a criança ferida, toque-a, console-a, liberte-a. Retroceda na minha vida até o momento mesmo em que fui concebido. Limpe-me e liberte-me de tudo aquilo que possa ter exercido uma influência negativa naquele momento. Abençoa-me enquanto eu estava sendo formado no ventre de minha mãe e remova todos os empecilhos para a integridade que me possam ter afetado durante aqueles meses de confinamento.

Conceda-me o profundo desejo de querer nascer e cure todos os traumas físicos ou emocionais que me possam ter prejudicado durante o parto. Obrigado Senhor, por ter estado lá para me receber em seus braços no momento em que nasci, para me acolher na Terra e me assegurar de que nunca deixaria de me ajudar e nem me abandonaria.

Jesus, eu lhe peço que envolva minha infância com a sua luz e toque aquelas memórias que me impedem de ser livre. Se o que me falta mais é o amor de mãe, envie-me a sua Mãe Maria, para suprir a minha carência. Peça-lhe que me abrace, me embale, me conte estórias e me dê o conforto e o calor que me faltam, e que só quem é mãe pode dar. Talvez a criança dentro de mim se sinta carente do amor de pai. Senhor, deixe-me ser livre para eu poder chamá-lo de Abba, Papai com todo meu ser. Se me faltou o amor de pai e a segurança de ter sido desejado, profundamente amado, peço-lhe que me abrace, me deixe sentir seus braços fortes e protetores.

Renove em mim a confiança e a coragem para enfrentar as dificuldades da vida, porque sei que seu amor de pai virá em meu auxílio se eu tropeçar e cair. Percorra minha vida, Senhor, conforte-me quando as pessoas não foram bondosas comigo. Cure as feridas dos encontros que me deixaram assustado, que me levaram a me fechar em mim mesmo e levantar barreiras entre mim e os outros. Se me sentir só, abandonado e rejeitado pela humanidade, conceda-me, mediante o seu amor regenerador, uma nova consciência de meu valor como pessoa.

Jesus, eu me entrego totalmente a você, corpo, mente e espírito. E lhe agradeço por me restaurar a integridade.
Obrigado, Senhor!

O PODER DA ORAÇÃO - COMANDO DE LUZ PARA ASTREA E SÃO MIGUEL LIBERTE-SE DAS ENTIDADES E DEMÔNIOS


COMANDO DE LUZ PARA ASTREA E SÃO MIGUEL

LIBERTE-SE DAS ENTIDADES E DEMÔNIOS
 
Foto: COMANDO DE LUZ PARA ASTREA E SÃO MIGUEL

LIBERTE-SE DAS ENTIDADES E DEMÔNIOS

Amada e Poderosa Presença de Deus EU SOU em mim; em nome do meu Eu Superior; Em nome de Alfa e Ômega; em nome do Espírito Santo e da Mãe do Mundo; e pela autoridade da chama trina em meu coração. Eu invoco os amados Elohim do quarto raio;

- Astrea e Pureza (3x); e os Arcanjos do primeiro raio; São Miguel e Fé (3x); com as suas legiões de anjos do raio azul; para que libertem os nossos quatro corpos inferiores, os nossos chakras e as nossas auras; das entidades e dos desencarnados; dos demônios e dos espíritos malignos.

- Em nome do Cristo Cósmico; Eu ordeno que as forças do mal saiam agora (3x).

Eu ordeno a purificação do nosso ser, com o Fogo dos Elohim e com as Forças do arcanjo Miguel, para o aprisionamento do mal e de toda a magia negra enviada contra nós. Em nome do meu Eu Superior, eu comando as espirais ascendentes dos raios azul e branco de Deus, para limpar-nos de todos os males,

EU SOU O QUE EU SOU, e falo agora com a autoridade do filho de Deus em meu coração: EU SOU LUZ amado Pai e afirmo aqui e agora: (Faça seus pedidos pessoais)

1 - * Astrea e Pureza (3x),
Que espirais ascendentes de Luz cristalina
elevem as nossas almas;
* Aqui e Agora (3x),
* Elohim (3x),
* Libertando (3x),

Refrão:
* São Miguel (3x) Arcanjo de Deus Iluminado;
Vista-nos com uma armadura de chama azul – dourada;
Sobreponha-nos com a vossa espada azul flamejante;
Libertando-nos aqui e agora de todo o mal manifestado!

2 - * Astrea e Pureza (3x),
Consumam e eliminem as entidades e os demônios
que buscam aprisionar as nossas almas;
* Queimem Através (3x),
* Elohim (3x),
* Libertando (3x)

3 - * Astrea e Pureza (3x),
Que as Vossas Espadas e Anéis de Fogo Azul e Branco
queimem purificando todo o nosso ser;
de cima para baixo, de baixo para cima;
* Purificando e Harmonizando (3x)
* Elohim (3x)
* Libertando (3x).

Coda - São Miguel (3x); Prende e Amarra (3x);
Leve daqui e agora as forças do mal para o Lago do Fogo Sagrado.

Selamento - Que a Poderosa Presença EU SOU em mim, sele toda energia agora magnetizada, para que seja utilizada de acordo com a vontade de Deus e somente a vontade de Deus. Assim seja, em nome do Pai, da Mãe, do Filho e do Espírito Santo.

Amém!

QUEM É ASTREA E PUREZA?

Astrea, a Mãe Estelar, e sua Chama Gêmea Pureza, são os Elohim do 4º Raio de Deus. O quarto raio é a chama da harmonia e da pureza.

A amada Astrea pode nos libertar de demônios, entidades e magia negra. Contudo, para que ela possa atuar em nossas vidas, precisamos praticar o exercício da palavra sagrada com invocações e comandos de luz.

Nós temos observado o extraordinário poder e efeito surpreendente de invocações diárias à amada Astrea. São muitos os relatos de exorcismo que recebemos.

Ela também pode nos libertar de problemas que nos parecem insolúveis, como por exemplo: um lar em desarmonia; uma pessoa dominada psiquicamente; uma pessoa sem rumo na vida; sem responsabilidade; pessoas possessas; premonição de acidentes e qualquer outro tipo de problema, causado por influências astrais ou de energia corrompida.

Se você fizer diariamente o comando de Astrea e após recitar o preâmbulo, citar o nome completo de seus familiares e protegidos, verá em poucos meses que cada um deles deu um passo à frente espiritualmente.

Enquanto recita este comando de luz, visualize um círculo e uma espada de fogo azul e branco em torno de si mesmo e em torno daqueles por quem você pede; este círculo sobe e desce girando ao redor, limpando e purificando todos os chakras enquanto a espada deve ser visualizada com a ponta para cima dentro do círculo, encostando na coluna vertebral; este círculo pode envolver o planeta, uma nação, o congresso nacional, uma cidade, uma família ou até mesmo ser tão pequeno para envolver um órgão do corpo que necessita de cura.

Uma senhora se incomodava muito com suas verrugas e enquanto decretava para Astrea, ela visualizava um pequenino círculo e espada em torno de suas verruginhas que desapareceram em pouco tempo.

O comando acima, foi idealizado para que o poder de Astrea liberte-nos dos demônios e entidades que ficam agarradas aos quatro corpos inferiores; enquanto isso, São Miguel, o arcanjo do 1º raio, leva as entidades arrancadas por Astrea, para bem longe de nós. Além disso, neste comando, invocamos e recebemos a armadura e o escudo de São Miguel, ganhando proteção e direção Divina.


Amada e Poderosa Presença de Deus EU SOU em mim; em nome do meu Eu Superior; Em nome de Alfa e Ômega; em nome do Espírito Santo e da Mãe do Mundo; e pela autoridade da chama trina em meu coração. Eu invoco os amados Elohim do quarto raio;

- Astrea e Pureza (3x); e os Arcanjos do primeiro raio; São Miguel e Fé (3x); com as suas legiões de anjos do raio azul; para que libertem os nossos quatro corpos inferiores, os nossos chakras e as nossas auras; das entidades e dos desencarnados; dos demônios e dos espíritos malignos.

- Em nome do Cristo Cósmico; Eu ordeno que as forças do mal saiam agora (3x).

Eu ordeno a purificação do nosso ser, com o Fogo dos Elohim e com as Forças do arcanjo Miguel, para o aprisionamento do mal e de toda a magia negra enviada contra nós. Em nome do meu Eu Superior, eu comando as espirais ascendentes dos raios azul e branco de Deus, para limpar-nos de todos os males,

EU SOU O QUE EU SOU, e falo agora com a autoridade do filho de Deus em meu coração: EU SOU LUZ amado Pai e afirmo aqui e agora: (Faça seus pedidos pessoais)

1 - * Astrea e Pureza (3x),
Que espirais ascendentes de Luz cristalina
elevem as nossas almas;
* Aqui e Agora (3x),
* Elohim (3x),
* Libertando (3x),

Refrão:
* São Miguel (3x) Arcanjo de Deus Iluminado;
Vista-nos com uma armadura de chama azul – dourada;
Sobreponha-nos com a vossa espada azul flamejante;
Libertando-nos aqui e agora de todo o mal manifestado!

2 - * Astrea e Pureza (3x),
Consumam e eliminem as entidades e os demônios
que buscam aprisionar as nossas almas;
* Queimem Através (3x),
* Elohim (3x),
* Libertando (3x)

3 - * Astrea e Pureza (3x),
Que as Vossas Espadas e Anéis de Fogo Azul e Branco
queimem purificando todo o nosso ser;
de cima para baixo, de baixo para cima;
* Purificando e Harmonizando (3x)
* Elohim (3x)
* Libertando (3x).

Coda - São Miguel (3x); Prende e Amarra (3x);
Leve daqui e agora as forças do mal para o Lago do Fogo Sagrado.

Selamento - Que a Poderosa Presença EU SOU em mim, sele toda energia agora magnetizada, para que seja utilizada de acordo com a vontade de Deus e somente a vontade de Deus. Assim seja, em nome do Pai, da Mãe, do Filho e do Espírito Santo.

Amém!

QUEM É ASTREA E PUREZA?

Astrea, a Mãe Estelar, e sua Chama Gêmea Pureza, são os Elohim do 4º Raio de Deus. O quarto raio é a chama da harmonia e da pureza.

A amada Astrea pode nos libertar de demônios, entidades e magia negra. Contudo, para que ela possa atuar em nossas vidas, precisamos praticar o exercício da palavra sagrada com invocações e comandos de luz.

Nós temos observado o extraordinário poder e efeito surpreendente de invocações diárias à amada Astrea. São muitos os relatos de exorcismo que recebemos.

Ela também pode nos libertar de problemas que nos parecem insolúveis, como por exemplo: um lar em desarmonia; uma pessoa dominada psiquicamente; uma pessoa sem rumo na vida; sem responsabilidade; pessoas possessas; premonição de acidentes e qualquer outro tipo de problema, causado por influências astrais ou de energia corrompida.

Se você fizer diariamente o comando de Astrea e após recitar o preâmbulo, citar o nome completo de seus familiares e protegidos, verá em poucos meses que cada um deles deu um passo à frente espiritualmente.

Enquanto recita este comando de luz, visualize um círculo e uma espada de fogo azul e branco em torno de si mesmo e em torno daqueles por quem você pede; este círculo sobe e desce girando ao redor, limpando e purificando todos os chakras enquanto a espada deve ser visualizada com a ponta para cima dentro do círculo, encostando na coluna vertebral; este círculo pode envolver o planeta, uma nação, o congresso nacional, uma cidade, uma família ou até mesmo ser tão pequeno para envolver um órgão do corpo que necessita de cura.

Uma senhora se incomodava muito com suas verrugas e enquanto decretava para Astrea, ela visualizava um pequenino círculo e espada em torno de suas verruginhas que desapareceram em pouco tempo.

O comando acima, foi idealizado para que o poder de Astrea liberte-nos dos demônios e entidades que ficam agarradas aos quatro corpos inferiores; enquanto isso, São Miguel, o arcanjo do 1º raio, leva as entidades arrancadas por Astrea, para bem longe de nós. Além disso, neste comando, invocamos e recebemos a armadura e o escudo de São Miguel, ganhando proteção e direção Divina.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - SAL GROSSO - ONDA VIOLETA


SAL GROSSO - ONDA VIOLETA
 
Foto: SAL GROSSO - ONDA VIOLETA 

Quem diria o Sal grosso tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta! Interessante!!! Por isso que funciona.... Aproveitem!

Os Poderes do Sal Grosso

O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. Povos
distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de
energias nefastas.

O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser
medidas pelos radiestesistas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor
violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos. Visto do
microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos
quadrados ou cubos achatados. As energias densas costumam se concentrar nos
cantos da casa. Por isso,*colocar um copo de água co m sal grosso ou sal de
cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. Para uma sala média
onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é
suficiente. *

Em dois ou três dias já se percebe a diferença. Quando formam-se bolhas é
hora de renovar a salmoura.

A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é,
as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos
ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma
tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e
irritação.

A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor
sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite no
quarto, para que o sono não seja perturbado.

Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura
bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem
mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias. Já
foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos).

Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo
descritas:

Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.

Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e
caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo
de salmoura do lado esquerdo da entrada .

A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar,
ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos
inferiores entrem na casa.'

Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para
neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.

Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias
ruins e é relaxante. O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que
mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado.

Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na
casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires
branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também
tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a
vontade de viver.

No Japão, o sal é considerado poderoso purificador. Os japoneses mais
tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma
visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumô. Os
campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.

Use esse poderoso aliado!
É barato, fácil de encontrar, e pode lhe ajud ar em momentos de dificuldade e
de esgotamento energético!
*Modo de tomar o banho de sal grosso:*
Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do
pescoço para baixo, embaixo da água da ducha. Uma opção que agrada muitas
pessoas, é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousar esta na
nuca (atrás do pescoço) debaixo da ducha. Não é aconselhável banhos
freqüentes com o sal.
De preferência para os banhos na fase da Lua Cheia, utilize velas no
banheiro, e se quiser ativar sua intuição, apague as luzes do banheiro.
*Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso:*

*Fisiológicos·*
Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus· Estimula a circulação
natural para a melhoria da saúde· Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e
calosidades· Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações· Ajuda a
aliviar artrite e reumati smo· Ajuda a aliviar a dor lombar crônica

*Benefícios estéticos:*

Tira as impurezas da pele·
Alivia irritações da pele como psoríase / eczema· Alivia comichão, ardor e
picadas· Suaviza e amacia a pele· Incentiva a pele se renovar· Ajuda a curar
as cicatrizes· Restaura o equilíbrio a umidade da pele

*Ocupacional ·*

Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna·

Alivia a tensão nas mãos e punhos·

Ajuda a aliviar lesões no desportoPsico-física ·

Proporciona um relaxamento profundo·

Ajuda a aliviar o estresse e tensão·

Quem diria o Sal grosso tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta! Interessante!!! Por isso que funciona.... Aproveitem!

Os Poderes do Sal Grosso

O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. Povos
distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de
energias nefastas.

O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser
medidas pelos radiestesistas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor
violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos. Visto do
microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos
quadrados ou cubos achatados. As energias densas costumam se concentrar nos
cantos da casa. Por isso,*colocar um copo de água co m sal grosso ou sal de
cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. Para uma sala média
onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é
suficiente. *

Em dois ou três dias já se percebe a diferença. Quando formam-se bolhas é
hora de renovar a salmoura.

A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é,
as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos
ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma
tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e
irritação.

A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor
sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite no
quarto, para que o sono não seja perturbado.

Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura
bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem
mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias. Já
foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos).

Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo
descritas:

Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.

Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e
caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo
de salmoura do lado esquerdo da entrada .

A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar,
ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos
inferiores entrem na casa.'

Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para
neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.

Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias
ruins e é relaxante. O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que
mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado.

Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na
casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires
branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também
tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a
vontade de viver.

No Japão, o sal é considerado poderoso purificador. Os japoneses mais
tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma
visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumô. Os
campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.

Use esse poderoso aliado!
É barato, fácil de encontrar, e pode lhe ajud ar em momentos de dificuldade e
de esgotamento energético!
*Modo de tomar o banho de sal grosso:*
Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do
pescoço para baixo, embaixo da água da ducha. Uma opção que agrada muitas
pessoas, é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousar esta na
nuca (atrás do pescoço) debaixo da ducha. Não é aconselhável banhos
freqüentes com o sal.
De preferência para os banhos na fase da Lua Cheia, utilize velas no
banheiro, e se quiser ativar sua intuição, apague as luzes do banheiro.
*Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso:*

*Fisiológicos·*
Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus· Estimula a circulação
natural para a melhoria da saúde· Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e
calosidades· Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações· Ajuda a
aliviar artrite e reumati smo· Ajuda a aliviar a dor lombar crônica

*Benefícios estéticos:*

Tira as impurezas da pele·
Alivia irritações da pele como psoríase / eczema· Alivia comichão, ardor e
picadas· Suaviza e amacia a pele· Incentiva a pele se renovar· Ajuda a curar
as cicatrizes· Restaura o equilíbrio a umidade da pele

*Ocupacional ·*

Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna·

Alivia a tensão nas mãos e punhos·

Ajuda a aliviar lesões no desportoPsico-física ·

Proporciona um relaxamento profundo·

Ajuda a aliviar o estresse e tensão·