terça-feira, 17 de maio de 2016

O PODER DE DECRETAR - FORTALECENDO O ESPIRITO VENCENDO OS MEDOS CRIADO PELO EGO

Oração Agradecimentos Internos



Pai nosso que estás no céu, no Universo Cósmico da Perfeição, nas tuas múltiplas formas e divinos Nomes.

Em nós está o Teu Reino Perfeito de Luz e de Amor para que seja concretizada a Tua Vontade aqui na Terra assim como é eterna já nos Céus.

Bem amado Mestre Jesus que um dia disse:

"TUDO O QUE PEDIRES EM MEU NOME AO MEU PAI, TE SERÁ DADO."

Para que eu possa Te falar, entro agora no quarto do meu templo interno, fecho a porta e Te falo em segredo das minhas aflições:
Pai, ensina-me a dizer somente palavras que abençoem,
Ensina-me a ouvir apenas a Verdade sem ilusões,
Clareia a minha visão para que meus olhos só vejam o bem,
Mostre-me caminhos para que meus pés trilhem a fé e a esperança,
Abençoe minhas mãos para que cada gesto seja de Amor e Cura.
Senhor, ensina-me, neste momento, a calar para que eu possa ouvir-Te.


(pausa)

Pai, eu pedi e recebi.
Procurei e achei.
Bati à porta e ela se abriu.
Agora o meu Universo é repleto de alegrias e Paz, porque acordei para tudo o que a vida pode me ofertar. 


Desta forma, reparto com todos, meu amor que é abundante e eterno.
Meu Mestre, meu Amigo, meu Irmão Jesus, minha eterna gratidão pelos Teus ensinamentos, por todas as curas realizadas, pela confiança depositada em mim para ser a Luz do Mundo.

Grato por todas as vitórias conquistadas e por que foram e outras que serão por acréscimo me ofertadas.

Pai Nosso, agora "EU SOU" porque és Tu que vives em mim!

EU SOU a vitória do Ascensionado Mestre Jesus, o Cristo (3x em voz alta).
EU SOU seu Poder e sua Paz Cósmica (3x em voz alta).
EU SOU a Ressurreição e a Vida da Vitória do Ascensionado Mestre Jesus, o Cristo...
e Ele multiplica esta Vitória através de mim a cada hora (3x sussurrando)


Assim seja.


Fonte: www.redeamigoespirita.com.br

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - SER FELIZ É UMA ESCOLHA NOSSA - 12 PASSOS PARA SER MAIS FELIZ

O CAMINHO PARA FELICIDADE É A "ATITUDE" QUE TOMAMOS PARA SER FELIZ!!

 


SEJA OTIMISTA
Encare a vida de modo positivo, e você se surpreenderá, sentindo-se feliz e cheio de energia. Lembre-se: todo mundo gosta de pessoas “para cima” e que transmitem otimismo.
FAÇA PLANOS
Veja a vida como um todo e não deixe que pequenos reveses o desanime. Tente sempre alcançar seus objetivos, sejam eles se tornar presidente, pagar as dívidas ou ter um casamento duradouro. Você encontrará obstáculos no caminho; mantenha o foco na recompensa e evite se aborrecer por pequenos problemas.
TENHA GRATIDÃO
Mostre às pessoas que você gosta delas. Agradeça um colega pela ajuda. Parabenize outro pelo sucesso atingido. Seja educado com o garçom que lhe traz o café da manhã.
Dê algumas moedas para aquele morador de rua que você sempre vê.
E agradeça por ter uma vida feliz.
APROVEITE A VIDA
Arrume um tempo para você e para as coisas que gosta de fazer, lave seu carro; faça planos, faça pequenos consertos pela casa, assista à televisão; veja um show. Faça de você uma prioridade e faça o que você gosta.
Presenteie-se de vez em quando.
MUDE SUA ROTINA
Alterar sua rotina lhe trará novas energias. Tenha uma clara divisão entre trabalho e tempo livre, e deixe espaço para atividades divertidas e momentos de reflexão.
MANTENHA CONTATO COM AS PESSOAS
Lembre-se de como você se sentiu quando recebeu uma ligação inesperada de um velho amigo? Envie um e-mail para alguém ou ligue para amigos e parentes para simplesmente dizer “oi”.
SEJA CRIATIVO
Encontre uma atividade na qual você possa extravasar sua criatividade. Pode ser construir ou reformar, desenhar ou pintar, escrever, e até mesmo fazer jardinagem. Não importa se você está ocupado ou sinta preguiça ao fim da semana; se reservar um tempo para atividades criativas você será mais feliz e mais saudável.
ENCONTRE UM AMOR
Compartilhar experiências com alguém que você ame vai aumentar – e muito – sua felicidade. Amor incondicional vai fazer você se sentir seguro e alegre.
CONVERSE COM ALGUÉM
Tenha um melhor amigo com quem você possa conversar sobre qualquer assunto. Ele não vai te julgar ou tentar resolver seus problemas. Ele o escutará porque ele sabe que você fará o mesmo por ele.
PERDOE
Talvez seja hora de perdoar alguém (ou você mesmo) por algo que foi feito ou dito. Se outra pessoa foi promovida ao invés de você, ou se você perdeu seu emprego por causa de uma reestruturação empresarial, reconheça que você não pode voltar atrás. Simplesmente aceite. Recupere o controle sobre a sua felicidade deixando para trás antigas mágoas.
SONHE
Escreva seus sonhos e, aos poucos, realize-os. Você terá novos objetivos, nos quais focalizará suas energias.
SEJA FELIZ
Enfim, faça com que o ambiente em que você vive ofereça oportunidades para reconhecer e aproveitar os aspectos positivos e os bons momentos da vida.
Se esforce para ser feliz.
Fonte: Blog Vamos Juntos Refletir

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - GANHANDO CONSCIÊNCIA DO PODER PESSOAL - Chaves para o Autoconhecimento e a Cura – Auto-análise, Desenvolvimento pessoal e Dimensões da Vida



5 - CHAVES PARA O DESPERTAR


























CHAVES PARA O DESPERTAR

A PRIMEIRA CHAVE MAIS FUNDAMENTAL PARA O DESPERTAR É SE TORNAR MAIS PRESENTE EM SUA VIDA. ENTÃO VOCÊ PODE ESTAR SE AMANDO E SE ACEITANDO INCONDICIONALMENTE AO NÍVEL DA PERSONALIDADE. 

ISTO INCLUI TODAS AQUELAS COISAS QUE VOCÊ GOSTARIA DE MUDAR EM SI MESMO. 

CIÚME, POSSESSIVIDADE, CONTROLE, JULGAMENTO, DESAMPARO, IMPOTÊNCIA, CULPA, CENSURA, INCERTEZA, ARROGÂNCIA, EXPECTATIVA, RESSENTIMENTO, RAIVA, TRISTEZA, FRUSTRAÇÃO, DEPENDÊNCIA, SÓ PARA CITAR ALGUNS.
QUERER MUDAR QUALQUER UMA DESTAS QUALIDADES EM SI MESMO É UMA REJEIÇÃO SUTIL DELAS.

O QUE NÃO É ACEITAÇÃO INCONDICIONAL. APENAS IDENTIFIQUE E RECONHEÇA TODAS ESTAS QUALIDADES, À MEDIDA QUE SURGIREM DENTRO DE VOCÊ. RECONHEÇA TODAS ESTAS COISAS. ESTEJA DISPOSTO A ACEITAR QUE AO NÍVEL DA MENTE E DO EGO

É ISTO QUE VOCÊ SE TORNOU. QUANTO MAIS VOCÊ RECONHECE E ACEITA, MAIS LHE SERÁ REVELADO. QUANTO MAIS VOCÊ ESTIVER SE AMANDO E SE ACEITANDO DESTE MODO, MAIS SE TORNARÁ ANCORADO NA VIGILÂNCIA E NA PRESENÇA.

A SEGUNDA CHAVE PARA O DESPERTAR É PERMITIR AS SUAS EMOÇÕES A PLENA EXPRESSÃO. HÁ MUITAS EMOÇÕES DO PASSADO QUE VOCÊ REPRIMIU, POR UMA RAZÃO ADEQUADA. MAS ELAS QUERIAM SER LIBERADAS, ASSIM É NECESSÁRIO ENCONTRAR UMA OPORTUNIDADE PARA LIBERAR VELHAS EMOÇÕES COMO A RAIVA E A TRISTEZA. 

UMA VEZ LIBERADAS, ELAS DESAPARECERÃO PARA SEMPRE. E QUANDO NOVAS EMOÇÕES SURGIREM, PERMITA-LHES A EXPRESSÃO PLENA. SE ESTIVER ZANGADO, ENTÃO GRITEM, BERREM, OU BATAM EM UMA ALMOFADA. SE ESTIVER TRISTE, ENTÃO CHORE. MAS É IMPORTANTE ASSUMIR TOTAL RESPONSABILIDADE PELAS SUAS REAÇÕES EMOCIONAIS.

NINGUÉM DEVE SER CULPADO POR ELAS. ELAS ESTÃO VINDO DO SEU PASSADO QUE VOCÊ ESTÁ PROJETANDO NA SITUAÇÃO PRESENTE. NÃO EXPRESSE A SUA RAIVA PERANTE ÀQUELE QUE VOCÊ ACREDITA QUE LHE IRRITOU. APENAS BATA EM UMA ALMOFADA, IMAGINANDO SER ALGUÉM QUE O IRRITOU. E SE VOCÊ ESTIVER TOTAL E INCONDICIONALMENTE AMANDO E ACEITANDO A SUA RAIVA, ELA LHE REVELARÁ OS SEUS SEGREDOS.

A TERCEIRA CHAVE PARA O DESPERTAR É A CONFISSÃO. ISTO NADA TEM A VER COM A IDÉIA CATÓLICA DA CONFISSÃO. VOCÊ NÃO COMETEU NENHUM PECADO QUE PRECISE SER CONFESSADO A FIM DE QUE SEJA ABSOLVIDO. NÃO HÁ NECESSIDADE PARA O PERDÃO. SE VOCÊ CONFESSAR ESTAS QUALIDADES A ALGUÉM QUE ABSOLUTAMENTE NÃO FAÇA JULGAMENTOS, E QUE ESTEJA PLENAMENTE PRESENTE, ISTO LHE AJUDARÁ A RECONHECER A QUALIDADE QUE VOCÊ ESTÁ CONFESSANDO.

EM SUA CONFISSÃO, VOCÊ ESTÁ DIZENDO: “ESTE SOU EU. É QUEM EU ME TORNEI. EU SOU POSSESSIVO E CONTROLADOR”, OU “EU ESTOU ME CULPANDO”, OU “EU SEMPRE FICO COM RAIVA QUANDO NÃO FAÇO DO MEU PRÓPRIO MODO”, OU “EU NÃO ME PERMITO FICAR MUITO PRÓXIMO ÀS PESSOAS PORQUE EU TENHO MEDO DE QUE EU POSSA SER REJEITADO”.

AO CONFESSÁ-LO E RECONHECÊ-LO, ISTO É LIBERADO. E VOCÊ É LIBERADO AO NÍVEL DA PRESENÇA, ONDE NENHUMA DESTAS QUALIDADES EXISTE. ELAS NÃO PODEM EXISTIR PORQUE NÃO FAZEM PARTE DE SUA VERDADEIRA NATUREZA. ELAS EXISTEM SOMENTE AO NÍVEL DA MENTE.

A QUARTA CHAVE PARA O DESPERTAR É ACEITAR A PLENA RESPONSABILIDADE POR SI MESMO. ISTO O LIBERARÁ DO MUNDO DA EXPECTATIVA, DO RESSENTIMENTO, DA CENSURA E DA CULPA. ISTO O LEVARÁ À LIBERDADE TOTAL.

A QUINTA CHAVE PARA O DESPERTAR É DEIXAR IR. DANCE. PERCA O CONTROLE.

Chaves para o Autoconhecimento e a Cura – Auto-análise, Desenvolvimento pessoal e Dimensões da Vida



— A Auto-análise
Espiritualizar-se não é apenas pertencer a um credo religioso. Requer envolvimento num processo de reconhecimento e percepção de si mesmo na condição de espírito imortal. Nesse processo é fundamental a auto-análise e a compreensão dos estágios em que nos encontramos em relação às várias dimensões da própria vida. Por dimensões, entendemos os campos em que a vida nos coloca, exigindo atuação, cuidados, respostas, adaptação e progresso. Muito embora os tenhamos separado para efeito de análise, tais campos são vividos simultaneamente pelo ser humano. São áreas de atuação na vida, nas quais aprendemos a lidar conosco mesmo, a lidar com os outros, a viver em sociedade, bem como a conhecer as leis gerais do Universo/Deus/Fonte. Para se analisar as várias dimensões da Vida é necessário perceber-se criteriosamente, verificando os vários aspectos da própria personalidade, sem camuflar os próprios limites, nem deixar de ver a própria sombra. Em geral deve-se buscar ajuda de amigos leais que possam nos mostrar a face oculta de nossa personalidade. Essa análise nos leva a um novo estágio de vida, pois nos faculta estar sempre revendo nossas próprias posturas na vida. É um processo dinâmico e terapêutico. Quando feito durante meditações e protegido do burburinho da coletividade, nos leva a perceber o ponto mais interno de nossa psiquê. A análise deve abranger as dimensões corporal, física, sexual, filial, paternal, maternal, afetiva, emocional, criativa, religiosa, espiritual, psicológica, profissional, intelectual, política, fraternal, financeira e artística. A boa atuação do indivíduo nessas dimensões proporcionará a aquisição de importantes elementos formadores da Lei Maior em nós.
Autoconhecimento-Post-10.04.2016-1— A Dimensão Corporal
Na dimensão corporal devemos estar atentos à aceitação do próprio corpo como ele é, e, caso necessite de correção de sua aparência, face à exigência estética pessoal ou corretiva, sua impossibilidade não deve se constituir em complexo de inaceitação da própria fisionomia ou anatomia. Em muitos casos a forma que o corpo ou a expressão facial adotam refletem a natureza do espírito que o anima. Por esse motivo, é necessário entender a linguagem do corpo e saber utilizar seus recursos da melhor forma, minimizando as limitações ou problemas por ele gerados. É importante perceber e aceitar as modificações do corpo decorrentes da idade, pois aceitar a velhice ou o desgaste natural do corpo, principalmente da pele, é uma arte que nos acrescenta sabedoria. Ainda nesta dimensão, ter cuidados com a  parte da personalidade que é por nós negada ou desconhecida, cujos conteúdos são incompatíveis com a conduta consciente. A higiene pessoal representa respeito ao corpo como instrumento de evolução, tanto quanto consideração para com os que convivem conosco. Para conservação do corpo é fundamental a prática de esportes sadios, de acordo com a idade e com os limites físicos de cada um. Estar resolvido nessa dimensão implica num grau de satisfação com o corpo a ponto dele não se constituir em elemento de frustração e de desvalorização de sua forma, vendo-o como instrumento de evolução para o próprio espírito. A dimensão física, como extensão da corporal, compreende os cuidados com a saúde do corpo que vai além da preocupação estética, ao ponto de conhecer seu funcionamento e suas reações diante de alimentos, remédios e emoções. Implica em dar ao corpo o necessário repouso e a alimentação adequada às exigências de sua jornada diária. Nessa dimensão está inclusa a preocupação com o lazer como forma de repor as energias do corpo e da mente. A pessoa resolvida nesse campo conhece seu corpo e os limites de seu desempenho.
Autoconhecimento-Post-10.04.2016-2— A Dimensão Sexual
Na dimensão sexual é que se situa grande parte dos conflitos humanos, face ao tabu com que se tem enxergado a sexualidade. Nessa dimensão destacamos: o sentido do prazer sexual na vida do ser humano e a forma como ele lida com sua libido (energia psíquica de caráter sexual). Nesse particular, o indivíduo deve responder se tem sua sexualidade definida e se usa ou é usado pela sua libido. Muitas vezes o ato sexual, bem como a escolha do parceiro(a), não são opções conscientes, mas expressam confusões na sexualidade, resultantes da incapacidade de entender adequadamente o direcionamento e a natureza dos desejos.  Ainda nesse campo, deve o indivíduo verificar a serviço de que propósito usa o erotismo e a sensualidade em sua vida. Ambos devem estar no lugar certo e no momento certo, sem se constituírem em obstáculos à manifestação da própria vida e sem se tornarem lugar comum nas atitudes do ser humano. O sexo não é impuro como nos foi pregado por séculos de repressão religiosa ou contrário à evolução, mas instrumento a serviço da procriação e do prazer, podendo significar expressões de amor profundo entre almas afins. Na presença do amor, ele complementa a felicidade dos que se percebem espíritos, além das contingências materiais. Quando usado adequadamente representa importante aquisição ao espírito que se encontra ainda prisioneiro da força poderosa da energia sexual. Estar resolvido nesse campo é usar a sexualidade a serviço da própria Vida, sem repressões nem abusos, sem medos nem exageros, porém consciente que as energias da Vida, tanto quanto a sexual, estão a serviço do espírito imortal, senhor de seu próprio processo evolutivo. Onde estiver, o espírito responderá pelo uso que vem fazendo das energias da Vida.
Autoconhecimento-Post-10.04.2016-3— A Dimensão filial
Na dimensão filial reside a forma como lidamos com nossos pais, isto é, nossa relação desempenhando o papel de filho ou filha, como lidamos com nossos familiares e qual nossa função na família da qual somos originários. A boa relação com os pais e irmãos, bem como com outros entes que se chegaram à família, representa o livre arbítrio de poder escolher, numa próxima existência, com quem renascer. Caso nossos pais já tenham falecido e não tenhamos irmãos, podemos estender a análise para as pessoas com as quais estabelecemos relações que se assemelham às de família. Estar resolvido nesse campo significa, além de ser grato aos pais, quaisquer que tenham sido suas atitudes para conosco, viver bem com os entes familiares, não sendo peso na vida de ninguém nem contribuindo para a desarmonia do grupo familiar originário. Na dimensão paternal podemos incluir tanto nossas atitudes como pai, se tivermos filhos, quanto nossa forma de afirmação diante da Vida. Tal forma engloba a coragem para tomar atitudes, a disciplina para lidar com a complexidade do mundo e o DISCERNIMENTO às normas e regras sociais. É o exemplo paterno que contribui para que nos tornemos determinados e corajosos diante da vida adulta e seus desafios. Caso tenhamos filhos devemos nos perguntar de que forma os educamos. Se somos rígidos, arbitrários, tiranos ou excessivamente castradores, pode ser indício de abrigar internamente (conservar psicologicamente um modelo) um pai muito duro e negativo. Se somos negligentes, permissivos ou excessivamente liberais, isso pode ser indício de um modelo inconsciente de pai ausente ou sem disciplina. Geralmente manifestamos o modelo de pai que temos inconscientemente na forma como nos posicionamos na Vida durante a adolescência e vida adulta jovem (mais ou menos entre 14 e 25 anos). O adolescente irresponsável ou o adulto jovem desencontrado refletem em parte, o pai permissivo. O adolescente responsável e o adulto jovem estruturado, reflete em parte, o pai interno equilibrado. O adolescente retraído e com dificuldade de escolhas, bem como o adulto jovem acomodado, pode refletir o pai interno muito duro.
Autoconhecimento-Post-10.04.2016-4— A Dimensão Maternal
A dimensão maternal é aquela que nos possibilita estabelecer relações profundas com as pessoas. Nessa dimensão nos preocupamos com o bem estar dos outros e com a afetividade e amorosidade da vida. Nela nos preocupamos com a proteção e manutenção das pessoas. Nela, fala mais alto, a maternidade como força nutridora e mantenedora da Vida. Deveremos perceber, sendo ou não mãe, se sabemos nutrir as pessoas de vitalidade e disposição para amar. Se temos filhos deveremos analisar de que forma atuamos, isto é, se somos muito protetores, o que pode levar a anular o filho, ou se somos displicentes, o que leva à frieza nas relações amorosas. Adultos com dificuldades na relação a dois, no que diz respeito à aceitação do outro como ele é, podem ter tido mães super-protetoras. Por outro lado, adultos carentes afetivamente, podem ter tido mães não muito carinhosas. O tipo de relação que se teve com a mãe exerce profunda influência na vida de qualquer pessoa. Pode determinar a forma como nos relacionaremos com as pessoas para o resto da existência. Ser mãe não é só parir ou nutrir os filhos, nem tampouco subtraí-los do embate com o mundo como se fossem eternas crianças, mas prepará-los para os envolvimentos emocionais a que sempre estarão sujeitos. Estar resolvido nesta dimensão é saber exercer bem a função materna como algo que possibilita ao outro com quem interagimos, a capacidade de ter relacionamentos sadios e de se tornar independente de nós mesmos. É também estar consciente de que essa função nos possibilita a vivência do papel de co-criadores na Vida. Na dimensão afetiva vivenciamos a capacidade de nos relacionarmos bem com as pessoas sem as exigências de troca que normalmente fazemos nas relações que a Vida nos impõe. A afetividade é a forma de se relacionar com o coração disponível ao encontro com o outro sem cobrança de reciprocidade. É saber se dirigir ao outro sem que se esteja projetando seus próprios preconceitos e carências. A afetividade é representada em nossas relações pela doçura, meiguice e trato suave com as pessoas, principalmente nas relações familiares domésticas. É saber cativar o outro pela fala do coração, que se motiva em favor do entendimento com amorosidade. Afetividade é compreensão e sensibilidade para com os outros. Estar resolvido nessa dimensão é estar sempre de bem com a consciência e em paz quando se dirigir aos outros. É na dimensão fraternal que nos relacionamos com os amigos e que desenvolvemos nossa forma de cativá-los. Fazer amigos é tão difícil como mantê-los, pois nem sempre nos dispomos a estabelecer uma relação com as pessoas sem que almejemos algo que elas possam nos oferecer. Ser amigo de alguém é fazer por ele o que gostaria que ele fizesse por você, sem que isto seja exigido. É ser verdadeiro quando as circunstâncias o exigirem, sendo coerente quando tiver que fazer qualquer observação que lhe desagrade, fazendo-a com desejo sincero de ajudá-lo. Poucas são as pessoas que conservam amizades de infância. Quando conseguem, estabelecem relacionamentos mais profundos. Estar resolvido nesta dimensão é ter uma rede de amigos tão ampla que sempre possa estar com eles a qualquer momento de sua vida.
Autoconhecimento-Post-10.04.2016-5— Dimensão Emocional
Na dimensão emocional encontram-se nossas atitudes quanto às emoções que nos movem. Para saber como você se encontra pergunte-se o que faz com sua raiva, com seu ciúme, com sua paixão, com sua saudade, com seu amor, com sua carência afetiva, com seus impulsos emocionais, bem como com suas reações naturais diante de demonstrações afetivas dos outros. É preciso nos conhecermos emocionalmente, pois são as emoções que influenciam sobremaneira nossa vida diária. A razão e o sentimento não são desempenhados por órgãos específicos do corpo. São atributos do espírito. Muitas vezes ambas as funções se manifestam de forma equivocada. A razão levou homens à guerra, tanto quanto a passionalidade. As duas devem ser utilizadas nas atitudes humanas. O nível de evolução do espírito estabelecerá o valor das ações. Orientar-se pelo racional ou pelo emocional, pelo coração ou pela razão, sempre foram interrogações do ser humano. Estar resolvido nesta dimensão é saber reconhecer as emoções quando elas ocorrem, bem como saber lidar adequadamente com elas, sem escondê-las ou camuflá-las como se não existissem. Emoções reprimidas se transformam em complexos autônomos no inconsciente, possibilitando, muitas vezes, a instalação de obsessões.
Autoconhecimento-Post-10.04.2016-6— A Dimensão Profissional
Na dimensão profissional temos que avaliar que escolha fizemos quanto à atividade remunerada e se estamos satisfeitos nela. É da dinâmica social que todos possam contribuir para o bem estar coletivo, e nesse sentido deveremos avaliar qual o nosso grau de contribuição para que nossa ociosidade não pese aos outros, salvo quando estejamos impossibilitados efetivamente de trabalhar. Deveremos verificar se nossa escolha nos preenche intimamente, caso contrário deveremos avaliar a possibilidade de nos dedicarmos, sem prejuízo das conquistas já efetuadas, a outra atividade que possa atender aos nossos anseios mais íntimos. Às vezes, escolhemos a profissão indicada pela família e nos arrependemos por não encontrarmos a felicidade e satisfação no trabalho. Quando isso ocorrer deveremos analisar a possibilidade de outra escolha profissional. Estar resolvido nesse campo é, além de exercer uma atividade remunerada, exercer a profissão com amor e dedicação, contribuindo para o progresso social.
Autoconhecimento-Post-10.04.2016-7— A Dimensão Financeira
Na dimensão financeira se encontra a forma como lidamos com dinheiro. Se o temos e o que fazemos com ele, bem como se não o temos como lidamos com sua falta. Deveremos nos perguntar se somos capazes de nos manter sozinhos e se gastamos o que efetivamente podemos. Há pessoas que gastam mais do que conseguem ganhar, vivem se endividando e fazendo malabarismos para se manter na posição social que desejam. São artistas com o dinheiro alheio. Vivem do que não podem ter. O dinheiro em si não traz infelicidade nem tampouco compra a paz, mas pode resolver alguns problemas da vida. Muitos de nós, por não sabermos/podermos ganhá-lo ou mesmo por não termos capacidade/condições de tê-lo, preferimos atribuir-lhe “poder demoníaco” estabelecendo que ele nos afasta do encontro com o divino. Na verdade, para conhecer-nos é preciso aprender a lidar com as circunstâncias positivas tanto quanto as negativas, e, no que diz respeito ao dinheiro, é preciso passar pela sua falta e pela sua posse. Estar resolvido nessa dimensão é ser capaz de bem administrar os recursos financeiros que a Vida lhe ofereceu bem como aqueles que você foi capaz de adquirir. Muitas vezes, o melhor que podemos fazer com os talentos que possuímos é bem empregá-los a serviço do progresso social.
Autoconhecimento-Post-10.04.2016-8— A Dimensão Artística
Na dimensão artística situamos tudo que nos leva à arte em geral. Ter sensibilidade artística, em qualquer de seus campos, faz parte do progresso do espírito. A pessoas que não cultivam a arte, incluindo a música, a poesia, a pintura, o teatro, o cinema, a dança, a escultura, o canto, o artesanato, bem como outras manifestações culturais em torno da estética e do belo, deixam de sentir a natureza de forma mais próxima de Deus/Fonte. A vida deve ter um mínimo de musicalidade, isto é, de arte que eleve a alma. Fazer uma poesia, aprender a tocar um instrumento musical, assistir ao teatro, ir ao cinema, admirar uma obra de arte em geral, são atitudes de quem deseja penetrar no universo estético da alma. Estar resolvido nesta dimensão é ter a sensibilidade mínima para perceber, na natureza, o quanto a arte se manifesta em abundância, bem como, respeitar a capacidade artística daqueles que se utilizam dessa forma de comunicação para expressar as maravilhas de Deus/Fonte. Todos somos capazes de revelar nossos dons artísticos, basta que nos disponhamos a esse mister.
Autoconhecimento-Post-10.04.2016-9— A Dimensão Criativa
Na dimensão criativa incluímos nossa capacidade de estabelecer uma identidade pessoal naquilo que fazemos. Criar, no nível humano, significa imprimir sua forma singular de fazer e sentir as coisas da Vida. Todos podemos encontrar formas pessoais de fazer as coisas sem exagerar pelo desejo exclusivo de ser apenas diferente dos outros. Criar algo significa buscar o melhor que possa ser feito. É também saber encontrar as saídas para os complexos problemas da vida de uma maneira própria. É usar a criatividade em todas as situações da vida. Dentro da dimensão criativa deve-se buscar desenvolver a intuição como ferramenta poderosa, não só na solução de conflitos como também no próprio crescimento espiritual. Estar resolvido nesta dimensão é buscar cada vez mais estabelecer conexão profunda com sua essência divina interna, que promove o encanto da Vida.
Autoconhecimento-Post-10.04.2016-10— A Dimensão Psicológica
Na dimensão psicológica incluímos a forma como lidamos com nossos processos psíquicos, com nossos medos, frustrações, projeções, complexos e tudo que diga respeito à nossa forma de perceber o mundo interno e externo. Devemos nos perguntar se já conseguimos eliminar os medos infantis ou se ainda os conservamos latentes. Devemos também perceber se ainda alimentamos sonhos que não são mais possíveis ser realizados, tornando-se frustrações que nos impedem de prosseguir e olhar o futuro de forma mais realista. Devemos verificar se ainda projetamos nos outros os defeitos e qualidades que nos pertencem, impedindo uma visão real da personalidade das pessoas, se abrigamos, consciente ou inconscientemente, complexos de inferioridade ou superioridade, de culpa, materno ou paterno, que ainda controlam nossas atitudes perante a Vida sem nos darmos conta. É nessa dimensão que devemos verificar como anda nossa “cabeça” e como conseguimos entender nossa vida mental. Ser resolvido nessa dimensão é estar sempre com a consciência tranquila, fazendo constantes introspecções e auto-análises, ficando de bem com a Vida, disposto a enfrentar os desafios e dificuldades inerentes ao viver. Na dimensão religiosa deveremos verificar como anda nossa relação com a caridade, de que forma exteriorizamos nossa fé e como lidamos com o sagrado e com Deus/Fonte. De que modo estabelecemos relação com as forças superiores da Natureza. Deveremos verificar se ainda nos submetemos à fé cega que se apóia em dogmas arcaicos ou se buscamos uma relação que nos leve à percepção da existência da divindade em nós próprios. Nesta dimensão é que buscamos, pela caridade, estabelecer um contato com o deus existente no próximo. Deveremos também avaliar se temos uma fé autêntica, sem os preconceitos e medos característicos do religiosismo tradicional, ou se ainda nos relacionamos com Deus/Fonte como nos foi ensinado culturalmente. Estar resolvido nesta dimensão é conseguir viver sua própria religiosidade respeitando a alheia, buscando através da oração sincera um contato mais íntimo com a Fonte, confiar na providência divina e buscar colaborar com Ele para Sua obra, deixando de ser um eterno pedinte. Na dimensão espiritual deveremos avaliar nosso grau de intimidade com nossa essência espiritual, verdadeira natureza da criatura humana. Nessa dimensão é que colocamos em prática nossos potenciais, oriundos do espírito que somos. Nela é que estamos em contato com outros espíritos, portanto é onde nos comunicamos mediunicamente. Deveremos também perceber se utilizamos práticas meditativas em nossa vida cotidiana, se somos afeitos à autopercepção, à identificação de nossa singularidade. Estar resolvido nesta dimensão é não mais fazer distinção entre seus objetivos materiais e seus objetivos espirituais, isto é, perceber-se espírito enquanto no corpo físico, vendo a Vida como única e eterna.
Leonard Jacobson - http://leonardjacobson.com
tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br

Bibliografia para consulta
O Despertar de uma Nova Consciência – Eckhart Tolle
Momento de Despertar – Shakti Gawain
Psicologia da Alma – Dr. Joshua David Stone
Um Curso em Milagres – Foundation for de Inner Peace
Ascensão Cósmica – Roteiro para os Reinos Desconhecidos da Luz – Dr. Joshua David Stone
Sua Missão AscenSional – O seu Papel no Plano Maior – Dr. Joshua David Stone
Ascensão Cósmica – James Tyberonn
O Processo da Iluminação Espiritual – Judith Blackstone
Modern Physics and Vedanta – Swami Jitatmananda
Vedanta Monthly – Vedanta Center
Manuscritos – Acervo Pessoal
Vedanta Advaita – Sesha
Passo a Passo – A Jornada do Autoconhecimento – Carlos A. Bacelli
Autoconhecimento – A Chave da Mudança – Carlos Roberto da Silva Junior
Karma e Dharma – De Rose
As 3 Jóias – Buddha, Dharma e Sangha – Tartang Tulku
Ensinamentos que vem do Coração – Tartang Tulku
Divulgação: A Luz é Invencível

POESIA, PENSAMENTOS E REFLEXÕES - EU APRENDI...

Eu aprendi...



...que o TEMPO,
é que cura todas as feridas;
Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você
se apaixone por essa pessoa;
Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas;
alguém vai aproveitar as que você perdeu.
Eu aprendi...
...que devemos sempre ter palavras doces e gentis,
pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;
Eu aprendi...
...que um sorriso é a maneira mais barata
de melhorar sua aparência;
Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto,
mas posso escolher o que fazer a respeito;
Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha,
mas toda felicidade e crescimento ocorre
quando você está escalando-a;
Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho,
mais coisas consigo fazer!
Eu aprendi...
Que Deus sem mim é DEUS,
E eu sem DEUS sou NADA !!!


AUTORIA DESCONHECIDO

EQUILÍBRIO E HARMONIA - SÓ DEPENDE DE VOCÊ! A partir deste sagrado instante decida-se a ser feliz!

É SUA A DECISÃO DE SER FELIZ


A partir deste sagrado instante decida-se a ser feliz

Aproveite o hoje, o agora para ser plenamente feliz.

Chega de correr de um lado para o outro esperando descobrir o segredo da felicidade. 

Chega!

Basta de delegar aos outros tanto poder sobre você, sobre a sua vida, sobre a sua felicidade.


Pra você se sentir feliz não precisa de outro!

É injusto pensar assim.

É injusto com você e com aquela pessoa que você dá dando poder.

O outro, que pode ser seu esposo, seu namorado, seu amigo, seu superior, seu ídolo, talvez, não pode e nem quer resolver sua vida num passe de mágica.


Pare de achar que a sua vida seria muito diferente se você fosse feliz! Pare de fazer como aqueles que fogem de casa para serem felizes.

Uns se casam para serem felizes e outros se divorciam para serem felizes! Vixe! 

E o que dizer sobre aquelas pessoas que fazem viagens caríssimas para serem felizes? 

E aqueles que se matam de trabalhar depositando toda confiança de ser feliz no profissional?


Quanta força desperdiçada! Quanto tempo perdido! 

Quantos anos jogados fora! Não percebeu ainda que pode ser que o fruto nunca esteja maduro, que a lua nunca vai estar ao alcance e nem o vinho estará no ponto?

Pare de chorar e de se sentir triste e insatisfeito com a vida, com você mesmo! 

Pare já! Não tem graça, viu?


A partir deste sagrado instante decida-se a ser feliz com o que você é com o que você tem, e onde está! Pronto, a sua busca da felicidade chegou ao fim. 

A felicidade nunca esteve na riqueza material, naquela viagem, na casa nova, no carro zerinho, naquela sua carreira e muito menos em determinada pessoa! 


Nunca esteve e nunca estará!

A felicidade está dentro de você mesmo! 

É perda de tempo e falta de inteligência procurar em outro lugar…


PENSE NISSO


 MARTHA RAMOS

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O CORPO FALA - ALERTA AOS PESSIMISTAS : PENSAMENTOS NEGATIVO TEM PODER!

Gatilho hormonal é disparado no cérebro quando a pessoa crê que algo vai dar errado



"Ó, vida, ó, azar!", queixava-se a hiena Hardy Har Har, no clássico desenho animado, prevendo que as coisas não dariam certo. Agora, uma pesquisa provou que, de alguma forma, Hardy tinha razão. Se um paciente pensa que o tratamento não vai funcionar, ele provavelmente não irá, mesmo com as melhores técnicas ou os mais potentes medicamentos.

Uma antiga crença popular acaba de ganhar comprovação científica. Publicado em fevereiro na revista Science Translational Medicine, um estudo liderado pela Universidade de Oxford, da Grã-Bretanha, com a participação de outras três instituições européias, mostrou que o pensamento negativo pode, sim, ter conseqüências nocivas. Pelo menos quando o assunto é saúde.

Decididos a desvendar os mistérios do cérebro e a testar se as convicções dos pacientes podem alterar o resultado de um tratamento, os cientistas reuniram 22 voluntários para uma bateria de exames. No laboratório, sem que os envolvidos soubessem, manipularam suas expectativas em relação à dor. Os resultados foram surpreendentes.

Imagine a cena: acomodados em um aparelho de ressonância magnética, com tubos intravenosos nos braços, os participantes foram expostos a uma dor física, provocada por uma fonte de calor. Pela corrente sanguínea, passaram a receber um analgésico potente.

Em determinado momento, ficaram sabendo que o medicamento seria cortado repentinamente. Quando isso aconteceu, os relatos de sofrimento aumentaram vertiginosamente. Nada demais, não fosse um pequeno detalhe: eles continuavam medicados. O mais curioso é que, por meio de imagens da atividade cerebral dos voluntários, os estudiosos confirmaram que eles realmente sentiam o desconforto relatado. Em outras palavras, a certeza de que a situação iria piorar anulou o efeito do remédio.

— Isso mostra que os médicos não podem subestimar a influência das expectativas negativas que os pacientes têm sobre o resultado de um tratamento —, declarou a professora Irene Tracey, do Centro de Ressonância Magnética Funcional do Cérebro da Universidade de Oxford, que comandou o trabalho.

Pessimistas


A conclusão também reforça algo que outras pesquisas já vinham apontando. Um levantamento desenvolvido em 2010 pela International Stress Management Association (Isma) revelou que, entre pessimistas inveterados, as chances de desenvolver moléstias — como problemas gástricos, dores musculares, arritmia e taquicardia — são maiores.

— Na ciência, classificamos os pessimistas como pessoas que interpretam as dificuldades como fracassos e sempre esperam o pior. Eles sofrem muito. Acham que o mundo é injusto, são inflexíveis e obsessivos — , destaca a presidente da Isma no Brasil e Ph.D. em psicologia, Ana Maria Rossi.

Não raro, quanto mais pensamentos negativos nutrem, mais pessimistas ficam. Mas o que está por trás disso? 

O neurologista Pedro Schestatsky diz que a explicação passa por um conjunto de fatores. 

Em geral, sempre que uma pessoa crê que algo vai dar errado e vive uma situação de estresse, um gatilho hormonal é disparado no cérebro, e substâncias como cortisol e adrenalina são liberadas. 

É como se o órgão percebesse que há algo ruim por vir e preparasse o corpo para a guerra — mantendo-o em estado de hipervigilância.

Em pessoas saudáveis, essas descargas são comuns e até benéficas. O problema é que, no caso dos pessimistas, passam a ser contínuas. 

O resultado da cascata hormonal é a diminuição da capacidade de suportar a dor e o enfraquecimento do sistema imunológico, abrindo brechas a doenças. Por essa e por outras razões, Schestatsky comemora o resultado da pesquisa britânica:

— O estudo comprova o quanto é importante o médico conversar com seu paciente, entender o que se passa na cabeça dele e trabalhar isso. Não adianta atendê-lo em cinco minutos e prescrever um remédio sem um vínculo terapêutico. Se a expectativa for ruim, tem tudo para dar errado.

Saiba mais

Dos versos melancólicos e negativos do poeta inglês Lord Byron à saga de Luis da Silva, protagonista de Angústia, de Graciliano Ramos, os conflitos vividos por homens e mulheres de mal com o mundo perpassam gerações e pululam livros, filmes e programas de TV. Até os fãs dos desenhos animados se acostumaram a rir do velho e choroso bordão "ó, céus, ó, vida, ó, azar", de Hardy Har Har, a impagável hiena criada pelos estúdios Hanna-Barbera.



A técnica

Para ajudar pacientes a superarem o negativismo, a psicóloga Ana Maria Rossi costuma ensinar um método simples, desenvolvido na década de 80, chamado de técnica da visualização. Funciona assim:

1. Sempre que você estiver em uma situação que desencadeie algum pensamento negativo, pare o que está fazendo e respire fundo.

2. A idéia é que você "engane" seu cérebro. Em função de fatores neurológicos, ele não diferencia o real do imaginado. Para isso, antes que ele comece a produzir os hormônios relacionados ao pessimismo, substitua o pensamento negativo por um positivo e visualize a cena.

3. Repita o processo sempre que necessário e se programe para agir dessa forma até que passe a ser algo natural.

Problema tem solução

Pessimistas são como peixes presos a uma rede em alto-mar. Não é fácil se libertar da trama e dar um basta aos pensamentos negativos, afirmam os médicos. Mas não é impossível.

— O problema é que quando o pessimista vê uma luz no fim do túnel, acha que é a locomotiva que vem vindo. Ele se alimenta de fatos negativos. É um obsessivo —, diz a psicóloga Ana Maria Rossi.

O neurologista Pedro Schestatsky, coordenador do Comitê de Dor da Sociedade Européia de Neurologia, vai mais longe: muitos desses pacientes, na verdade, têm transtorno de personalidade catastrófica:

— Eles supervalorizam a dor, como aqueles sujeitos que têm uma unha encravada e acham que vão morrer.

Não raro, complementa o psiquiatra Fernando Lejderman, o quadro está associado a depressão ou ansiedade. Dependendo da gravidade dos sintomas, o paciente só supera a situação com terapia e medicamentos.

— É difícil, mas se a pessoa reconhecer o problema, consegue vencer — ressalta Lejderman.
 

Juliana Bublitz
juliana.bublitz@zerohora.com.br