terça-feira, 12 de abril de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Chákra do Plexo Solar e o Sitema Digestivo

O Chákra do Plexo Solar (Manipura – Cidade de Jóias 


ou Repleto de Jóias) – Etérico
 


O Manipura está situado na região do umbigo, e em condições normais é multicolorido, com predominância das cores vermelha e verde. 

Flutuações no ritmo, a hiperatividade, e distúrbios nos padrões de cor desse centro denotam uma pessoa que se identifica extremamente com as emoções, tendo dificuldade de controlar os sentimentos.

Em relação ao campo emocional, este é o Chákra mais importante, visto que está situado no ponto em que a energia astral penetra no campo etérico. 

Ele também está estreitamente relacionado com os chákras do coração e da garganta.

Na vida de uma pessoa comum, o Manipura é provavelmente o centro mais importante e mais ativo, uma vez que está extremamente envolvido com a vida emocional. 

Ele é ativo numa pessoa com desejos intensos, e desempenha um importante papel na projeção da energia pessoal. 

Por esse motivo, quando o estresse ou problemas emocionais afetam o sistema digestivo, ocorrem distúrbios na região do plexo solar.

Como é de se esperar, as principais ligações físicas com esse Chákra ocorrem através das glândulas supra-renais e o pâncreas, bem como do fígado e do estômago. 

É através deste centro que a maior parte do médiuns incorporadores operam, e ele está envolvido em inúmeros tipos menos desenvolvidos de clarividência.


O Chákra do Plexo Solar – Astral

Este é centro de energia emocional mais ativo na maioria das pessoas. 

Ele é a ponte entre as emoções e o campo físico e o etérico, e sua ligação mais estreita com o físico se dá no estômago e todo o trato gastrointestinal. 

Funciona como um amortecedor entre a entrada da energia astral e sua distribuição pelo corpo.

O animal deste Chákra é o carneiro, as divindades são Rudra, o rei das tormentas, e Lakini, a deusa da boa sorte. 

As cores deste Chákra são um tanto ou quanto variáveis: numa pessoa integrada, o verde indica equilíbrio, um tom um pouco diferente denota compreensão ou adaptabilidade, uma mistura de amarelo e verde revela interesse em expressar idéias sob forma física. 

Os inventores e projetores possuem amiúde essa combinação de cores. 

Existe também um verde amarelado de tonalidade enfermiça, completamente diferente, que denota ciúme, ao passo que o amarelo misturado com o cinza implica frustração com relação ao trabalho.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Eu tenho vários corpos? Eu só vejo esse aqui!

ENXERGANDO ALÉM DO CORPO FÍSICO



holossoma-frente-100-dpi

Segundo o Paradigma Consciencial, nós temos um Holossoma. É absolutamente comum ficarmos confusos no começo de nossa jornada evolutiva com estes neologismos (palavras novas) que vão surgindo. 
Holossoma é a junção de duas palavras gregas. A palavra Holo: todo, conjunto. E o sufixo Soma: corpo.
Sendo assim, entendemos que Holossoma, nada mais é do que o conjunto de corpos que possuímos. Fica agora aquela dúvida costumeira para os iniciantes: 

"Eu tenho vários corpos? Eu só vejo esse aqui!"

Calma, tudo a seu tempo.

*Dessoma: É a morte ou o desligamento do corpo físico, soma. 
*Dimensão Energética:Também conhecida como Dimener, a Dimensão Energética é onde se desenvolvem os fenômenos e as ocorrências da vida energética a partir do Energossoma.
Na CP - Conscienciologia e Projeciologia, não falamos "corpos", tratamos isto como um Veículo de Manifestação. Este veículo de manifestação que olhamos e vemos agora, é o nosso Soma (Veículo físico).
Quando interagimos com a Dimensão Energética*, utilizamos nosso Energossoma (Veículo energético), quando nos projetamos ou sonhamos ou morremos (dessomamos*) utilizamos o nosso Psicossoma (Veículo das emoções) para interagir com o meio em que estamos.
E para podermos interagir com uma dimensão mais sutil do que estas, utilizamos nosso Mentalssoma (Veículo do discernimento).

Holossoma - é o conjunto de corpos ou veículos de manifestação da consciência. O termo holos (do Grego) significa “conjunto, todo, inteiro” e soma (também do Grego) representa veículo, corpo.
Ou seja, Holossoma é a reunião de todos os corpos ou veículos empregados pela consciência: o humano (soma), o energético (energossoma ou holochacra), o emocional (psicossoma) e o mental (mentalsoma). O holossoma da conscin é composto destes 4 veículos, enquanto o holossoma da consciex é composto apenas de 2 corpos: psicossoma e mentalsoma.
Além dos 4 veículos, temos também 2 apêndices: o cordão de prata e o cordão de ouro. Ambos se formam quando ocorre a separação ou descoincidência dos veículos.
holossoma_legendas_v1
Coincidência e descoincidência - No estado da vigília física ordinária, a conscin mantém seu holossoma coincidente.
Ou seja, quando acordados, mantemos nosso holossoma encaixado, coicidente, de modo que todos nossos 4 corpos são utilizados simultaneamente.
Entretanto, o holossoma pode descoincidir-se, desencadeando assim os chamados Estados Alterados de Consciência, que por sua vez predispõem a consciência a experimentar fenômenos parapsíquicos tais como a projeção consciente. A descoincidência se caracteriza pela separação temporária dos veículos de manifestação da consciência.
Soma. Definição - Soma humano é a substância física ou estrutura material de cada homem, mulher e criança, que compõe a ponta mais rústica de nosso Holossoma. Foi chamado de corpo animal, corpo biológico, corpo denso, corpo físico.
A principal estrutura do soma é o cérebro. Uma estrutura que devemos também conhecer é a Glândula Pineal, pois há hipóteses que sugerem seu envolvimento no fenômeno da projeção consciencial. Ela é responsável pelo controle do ritmo circadiano ou ciclo vigília-sono (relógio biológico interno), através da secreção do hormônio melatonina.
CORPOS_ESP_5Energossoma ou Holochacra - Definição. É um invólucro vibratório, energético, luminoso, aporoso e provisório que coexiste estruturalmente e circunvolve o corpo humano, estreitamente ligado à circulação de energias, ao cordão de prata, e aos chacras, agente energético intermediário entre o psicossoma e o corpo humano.
É o conjunto das energias conscienciais que une o corpo emocional – psicossoma – ao corpo humano – soma (Livro: Nossa Evolução, p.17, Editora Editares).
O energossoma é o veículo que sai com mais facilidade da coincidência dos VMC – Veículos de Manifestação da Consciência.
Não atua como veículo separado, individual, para a manifestação da consciência, ou seja, não é instrumento de lucidez da consciência, não somos capazes de ter projeções lúcidas de holochacra/energossoma.
Cordão de prata - O cordão de prata é o laço semi-material, que mantém o psicossoma ligado ao corpo humano. Ele é composto pelo energossoma, formando-se a partir da descoincidência (projeção), ao modo de quando se pisa sobre um chiclete.
image002Psicossoma - Definição. O psicossoma “é o corpo emocional com que nos manifestamos na maioria de nossas projeções conscientes ou inconscientes na dimensão extrafísica” (Nossa Evolução, p.16).
Também conhecido por corpo astral, corpo emocional, perispírito, corpo dos desejos (Tibetanos), corpo espiritual, corpo fluídico, duplo astral, modelo morfogenético, kha (Egito) e outros.
Embora todos o tenham e usem, poucos apresentam autoconsciência quanto à sua existência porque não conseguem controlá-lo corretamente e tampouco conseguem utilizá-lo com lucidez e desenvoltura fora do corpo humano (durante as projeções).
Cordão de Ouro - É o suposto elemento energético que mantém o mentalsoma ligado à paracabeça, ou mais propriamente, ao paracérebro do psicossoma. Funciona ao modo de ligação tipo controle remoto. Atua durante as projeções de mentalsoma, sendo a chave de acesso à dimensão mental, própria do mentalsoma.
Mentalsoma - É o veículo de manifestação da dimensão mental, que se insere no paracérebro do psicossoma. É o paracorpo do discernimento da consciência. Não apresenta forma definida sendo muitas vezes caracterizado por bola de luz ou consciência puntiforme.
As projeções através deste veículo ainda são raras, mesmo entre os projetores mais veteranos, em função do predomínio da emocionalidade, da instintividade e impulsividade nas manifestações da maioria das consciências. O equilíbrio desta situação, permitindo uma predisposição maior às projeções mentais, em geral só é alcançado a partir dos 40 ou 50 anos de idade.

Dessoma
É o descarte ou desativação de um veículo de manifestação. São 3 as desativações somáticas:
 A primeira dessoma, do corpo biológico (Soma), natural e inevitável. É também conhecida como projeção final, ou monotanatose.
 A segunda, do corpo energético (energossoma/holochacra), incluindo a retirada dos resquícios do cordão de prata, restando à consciência o psicossoma e o mentalsoma, veículos mais permanentes do holossoma. 
dessoma_legendas_V2É também conhecida como bitanatose.
 E a terceira, do corpo emocional (Psicossoma).
Representa o fim do ciclo multiexistencial, do vai-e-vem de mortes e renascimentos – ressomas e dessomas, que é em última instância, o objetivo inevitável de todas as consciências.
É também conhecida como tritanatose.
1
 Atlas de paranatomia humana
2

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Aprenda o ritual da água benta e abençoe a casa e o trabalho

A água benta serve para atrair a presença e do Espírito Santo, para o bem de nossa alma e de nosso corpo


Semre que algum cliente ou pessoa fala que sente a casa com uma energia pesada ou negativa, eu peço para usar água benta para limpar a energia. E como limpar? Qual é o ritual?

A água benta potencializa os efeitos positivos da oração
A água benta potencializa os efeitos positivos da oração.
Muito simples. Borrife todos os dias a água benta nos ambientes, começando pelo fundo do imóvel. Passe borrifando os cantos, paredes e portas, e termine na porta de entrada. Borrife também a porta de entrada pelo lado de fora. Se possível, borrife também o hall externo ou garagem.
Algumas recomendações e cuidados:
Borrifador: coloque 20 gotas de água benta e complete com água comum. Toda água ficará benta, pois a energia positiva se espalha pela água.
Água da igreja: use a água benta que você pegou na igreja, que é um solo santo e protegido. A energia e força positiva que a igreja tem estará também na água benta e passará para sua casa quando borrifar o ambiente.
Orar: quando borrifar, ore. Rezar irá potencializar a água benta e surtir efeitos positivos. Faça orações positivas: Pai Nosso, Ave Maria, salmo 23, Credo e etc. Um ótimo salmo para se fazer é o 90, que está no final do artigo.
Afirmações: mentalize e afirme na hora de borrifar: “que toda energia negativa saia, que toda energia positiva entre na casa ou empresa”.
Força da benção: borrife a casa com água benta e abençoe sua casa e a família. Abençoe e proteja, atraia prosperidade, alegria, vida longa e a presença de Deus.
Mas, será mesmo que a água benta tem todo este poder?
Segundo explica o Monsenhor Gaume, são esperados os seguintes efeitos da água benta:
1. Expulsar o demônio dos lugares que ele pode infestar, e fazer cessar os males que ele causou; 
2. Afastar o demônio de nós, dos lugares que habitamos e de tudo aquilo que serve para nossos usos; 
3. Servir para a cura das doenças; 
4. Atrair-nos em toda ocasião à presença e ao socorro do Espírito Santo, para o bem de nossa alma e de nosso corpo; 
5. Apagar os pecados veniais.
Traduzindo para nosso dias, a água benta é uma benção para ser usada para afastar más energias, pessoas negativas, pensamentos conturbados e inveja. Use com fé e acredite que a água benta vai limpar e melhorar e muito a energia e o astral dos ambientes.
Salmo 90 – Aumentar a força da água benta 
"Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, 
Que moras à sombra do Onipotente, 
Dize ao Senhor: "Sois meu refúgio e minha cidadela, ó Deus em quem confio!" 
E ele que te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa 
Ele te cobrirá com suas plumas; 
Sob suas asas encontrarás refúgio; 
Sua fidelidade te será um escudo de proteção. 
Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa a luz do dia, nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia. 
Cairão mil homens a tua esquerda e dez mil a tua direita, tu não serás atingido. Porém, verás com teus próprios olhos e contemplarás o castigo dos pecadores. Porque disseste: 
O Senhor é o meu refúgio!, 
Escolheste, por asilo, o Altíssimo. 
Nenhum mal te atingirá, 
Nenhum flagelo chegará a tua tenda. 
Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. 
Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. 
Sobre serpente e víbora andarás, 
Calcarás aos pés o leão e o dragão. Pois quem se uniu a mim, eu o livrarei e o protegerei, pois conhece o meu nome. 
Quando me invocar, eu o atenderei; Na tribulação estarei com ele; 
Hei de livrá-lo e o cobrirei de gloria. Será favorecido de longos dias, E mostrar-lhe-ei a minha salvação".
Franco Guizzetti

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - PURIFICAÇÃO ATRAVÉS DOS 4 ELEMENTOS - SOU "UM" COM A NATUREZA

Os rituais de limpeza e purificação



Em todos os caminhos espirituais, é fácil encontrar rituais de limpeza e purificação e em quase tudo o que uma bruxa faz em seu dia-à-dia, tem um ritual desses envolvido antes ou depois de terminada a tarefa. A maioria de nós, criamos nossos próprios rituais utilizando os elementos básicos da que a natureza nos permite usar, como água, fogo, ar e terra. Assim como as ervas e flores e pedras e conchas... até metal. Em cada elemento há presente, um tipo de energia nela acumulado, que ativada para o fim de curar ou limpar outra energia, se conecta e processa sua função.
Quando uma energia está desequilíbrio, seja causado por inveja, mau olhado,ou a ação de espíritos possessores ou só fé em desajuste, onde a mente só crê no pior, essas energias podem impregnar o ambiente de forma negativa ( ou pesada ), podendo promover a insônia , a perda de cliente e até mesmo brigas e doenças sem motivo algum. Para prevenir ou mudar esse quadro, alguns rituais tem o objetivo de recolher quaisquer impurezas que não devem ser confundida com as impurezas do cotidiano como a poeira, por exemplo.

Temos rituais de purificação através do incenso ( ar ), das águas, do sal (terra) e do fogo.



O poder do incenso

Entre cristãos, católicos, evangélicos, hindus, esotéricos, misticos... Desde tempos mais antigos o incenso tem sido usado como rito de purificação, para abençoar e para a elevação de nossas orações ao Divino. No Xamanismo, é a forma mais popular de limpar, purificar pensamentos, sentimentos e espíritos, onde conchas e turíbulos com carvão são usados. A fumaça restabelece equilíbrio e harmonia transformando a energia através do fogo e do ar ( através da fumaça ) e purificando com a essência de uma planta. Cria um processo físico, um pensamento externo, um processo espiritual de equilíbrio e restauração dessa energia.
Muitas plantas são usadas para esse fim. As mais conhecidas são:
*Alecrim;
*Arruda;
*Alfazema;
*Guiné;
*Benjoim.
Em outras culturas encontramos:
* Cedro;
*Copal ( resina cristalizada )
*Lavanda;
*Mirra;
*Junípero;
*Olíbano;
*Palo Santo;
*Pétalas de rosa;
*Sálvia branca
Entre outros e em cada uma delas há uma particularidade que vale a pena estudar.



O poder do sal

O sal está presente em rituais religiosos , desde a antiguidade, por diversas religiões e e civilizações. Existem registros do uso do sal datados de 5.000 anos atrás. O sal foi usado na Babilônia,, no Egito, na China e em civilizações pré colombianas. Mas o acesso era muito restrito, sendo comum somente para as civilizações costeiras e mesmo assim em determinadas épocas do ano.
Só anos depois, na Idade Média, quando técnicas de mineração foram aprimoradas é que passou a ser usado por outros povos. Era escasso e muito valioso, era vendido à peso de ouro e em diversas ocasiões, foi usado como moeda. Na magia atual continua em alta e é artigo facilmente encontrado e ainda muito poderoso em seu uso mágico e energético.

A importância dos banhos

Toda pessoa possui um corpo áurico, que envolve o corpo físico e ele pode ficar  "mais pesado", "saturado" com as energias externas que ele absorve, sejam elas boas ou más, não são suas e acabam por desarmonizar você, seu ambiente, o ambiente de seu trabalho e suas relações humanas.
Incensos e sal são mais usados em rituais de limpeza e purificação do ambiente e espíritos e assim como esses processos encontramos os banhos, também muito popular desde tempos mais remotos até os dias de hoje. Muitas tradições religiosas trazem nesse hábito uma obrigação, como a lavagem dos pés e mãos antes das orações ou fazer em determinados dias da semana e hora marcada.Em outros dogmas o banho nunca é feito desde a cabeça. Eu, quando indico algum banho, oriento que faça de modo completo, depois de escolhido cada elemento que se unirá à água que será usada. Embora receba ervas, flores, sal, cristais, conchas e o que mais couber em seu ritual, o elemento mais importante é a água, pois é ela que canaliza e pontencializa essa energia purificadora.
Os banhos de purificação, causam mais que um efeito puramente psicológico , como acreditam os céticos, embora esse fator também seja importante, existe ainda o fator fisiológico. Sim, fisiológico. Sofremos diversas mudanças temperamentais durante o dia. Raiva, estresse, angustia e outros sentimentos negativos, acabam ocorrendo, o que gera diversas substâncias químicas à partir do comando do nosso cérebro, que atende à uma série de pensamentos e emoções recebidas e emana diretamente para nossa pele e como somos capazes de modificar nossa biologia pelo simples ato de pensar e sentir...ficamos vulneráveis às vezes! Então eis a importância de um bom banho quando voltamos da rua, do trabalho ou antes de dormir.

Dos tipos de águas

Sim, tipos, porque se pararmos pra pensar, cada água, de acordo com sua origem, tem suas características e se observarmos bem, elas são muito distintas entre si, até no que se refere à cheiro, gosto e temperatura natural. Vamos à descrição de algumas delas.



Natro

A água de natro, à base de sódio, era muito usada no antigo Egito para purificar o corpo e um de seus mais importantes portais, a boca. Uma versão mais moderna do natro pode ser criada misturando bicarbonato de sódio à água mineral ou de fonte. Para a purificação, esfregue a água no corpo e faça um bochecho para limpar a boca também.





Água do mar

Ótima para descarrego e para energização, batida contra as rochas e areia da praia, vibra energia,por isso nunca se apanha água do mar quando o mesmo está sem ondas. A energia salina do mar "queima" as larvas e lesmas astrais, principalmente sob os cuidados da divindade dos mares.
Podemos ir molhando os chacras à medida e, que adentramos no mar, pedindo licença e depois dar um mergulho de cabeça, imaginando que todas impurezas estão sendo limpadas por essa água...




Água de cachoeira

Com a mesma finalidade das águas do mar, só que executado em águas doces. A queda d'água provoca um choque excelente em nosso corpo,restituindo as energias, ao mesmo tempo em que limpamos toda a alma. Alem disso, a água de cachoeira tem o poder de retirar qualquer impregnação de sangue projetada em nosso corpo etérico. Ideal se tomado em cachoeiras localizadas em matas e sob o sol.



Água de rios e lagos

Tem também a propriedade curadora e equilibradora . Se o rio tiver pouco movimento, quase parado, assim como as lagoas ou lagos de mangues, essa água tem energia decantadora e curadora. Se a água, ao contrário, for de muito movimento e corredeiras, a energia que trabalhada através dela, equilibrando, reparando e dando novo vigor ao corpo. 




Água mineral

Água de pureza, do equilíbrio, da harmonização e da paz. Envolve nossos chacras desobstruindo-os e equilibrando-os. É uma água muito fácil de se achar, mas dê preferência por aquela em que você pode apanhar nas primeiras horas do dia, junto dos orvalhos da primeira manhã!. Elas são mais poderosas nesse momento que em qualquer outro.





Água de poço

Por se tratar de uma água  que vem das profundezas da terra, essa é uma água muito especial e que deve ser tratada como se deve tratar um ancião numa tribo, ou a matriarca da família, pois é nela que está toda a memória das coisas do mundo, é nela que está uma das chaves da criação! É excelente em casos de doenças em todos os corpos que possuímos, o espiritual, o astral e o físico, pois tem grande energia transmutadora ( muito usadas pelos alquimistas por essa propriedade ). Ela retira as energias "desequilibradoras" do local doente e coloca no lugar uma renovada que acelera e facilita a recuperação, quando não cura de imediato. Esse processo ocorre graças à interação entre os componentes, físico, químico e energéticos que a terra oferece. Ao contrário da água mineral, essa água deve ser colhida à noite e quanto mais próximo da meia-noite for, melhor será o resultado e se ainda puder incluir uma lua cheia, será quase perfeito! Colha e faça imediatamente sua garrafada, xarope, unguento, banho. Será seu mais santo remédio! Um modo de ter uma água parecida com a de poço em casa é pegando água mineral e mantendo em barros de filtro com velas à carvão, dessas antigas...Nós Bruxas gostamos de colocar dentro dele um cristal de quartzo!




Água da chuva

Do mesmo modo que a água do poço é importante por está nas profundezas da terra, a água da chuva o é, por vir da atmosfera, portanto muito la do alto! Sendo portanto altamente energética ( quem nunca ouviu falar em dar água de chuva para que a criança fale logo ou ande logo ou tenha disposição para brincar? e quem bebeu conhece bem seus resultados, rs ) e purificadora, pois ela absorve toda a energia do ar, quando novamente entra em outro estado de mudança e retorna ao estado líquido para então cair e recomeçar seu processo natural... Por isso é a água para quem quer e precisa de mudança de vida.
A água de chuva quando cai é benéfica e pura, porem, depois de cair no chão, torna-se pesada, pois atrai as vibrações negativas  do local onde cai, pois é ela que limpa o solo, carregando as energias que foram trabalhadas ou ocorreram ali., como numa oferenda religiosa ou um acidente de trânsito,por exemplo. Portanto a recolha antes que toque o chão.




Lama

A lama contem a água e a terra e não é novidade que tem o poder de curar e proteger, em algumas culturas podemos nos fazer conhecer, membros de um clã usando argila ou barro comum em seus corpos antes de rituais de passagem ou de guerra, em outras, xamãs usam barro misturados à ervas medicinais para cobrir e curar feridas... Esse estado nem liquido, nem sólido que adere à pele, enquanto seca e se torna uma espécie de segunda capa endurecida, absorve do corpo humano toda dor sem explicação, melhora circulação sanguínea e hidrata cabelos, unhas e pele, pois tem o poder de ajudar na auto regeneração da célula. Só pode ser encontrada com força benéfica, em locais de mata em dia de chuva. Ou em locais considerados sagrados como em Chamliyal, na Índia.

A importância do fogo



O fogo tem poder construtor, sendo uma expressão do Fogo Sagrado, de onde provem a Chama Violeta e suas congêneres, Uma de suas atividades no plano físico é purificar através da incineração de detritos e de restos humanos, a qual, permite o retorno dos respectivos elementos ao Sol, para uma repolarização. Acreditava-se que ao se queimar um corpo, sua alma chegaria mais rápido ao Reinos dos Céus.
Em outras culturas, fogueiras são acesas em determinados rituais para a "queima" dos pecados ou dos carmas. Ainda em outras veias da Bruxarias, uma fogueira é feita e acesa e as mulheres nuas pulam por elas para que o fogo purifique seu sexo e torne seu corpo fértil. Principalmente as que queriam engravidar!
No brasil era comum ver jovens solteiros/as,  pulando fogueira em festas juninas para ter mais sorte na busca de um grande amor!


Um ritual de limpeza bem simples pra você

Em uma jarra, coloque água mineral e deixe que receba luz solar, depois deixe que naturalmente chegue à temperatura ambiente, acrescente uma pitada muito pequena de sal grosso, coisa de três pedrinhas é o suficiente.
Em seguida, faça um momento de oração e meditação com as mãos voltadas para a água.
Diga em voz alta:

"Nossos corpos são sagrados;
nossos seios são sagrados;
nossos ventres são sagrados, 
nossos pés são sagrados;
nossas mãos são sagradas.
Que seja sagrada minha mente;
meus pensamentos; minha voz.
assim seja, assim será"

Em seguida, segurando com as duas mãos, beba  água! E boa saúde, mas lembre-se, não pode ser feito com muita frequência, e no dia em que fizer, recomendo que não abuse de alimentos salgados, a idéia é purificar e curar, não causar uma hipertensão, lembre-se que sal foi usado nessa poção!


Luz e Paz

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - ABENÇOADAS ÁGUAS - Banho e Bem-Estar - A água revela-se como uma importante aliada contra diversas doenças.

CURANDO E RENOVANDO AS ENERGIAS

 


A água revela-se como uma importante aliada contra 

diversas doenças. 

A crenoterapia explica como chegar lá.

Água. Desde cedo é fácil habituar-se a ela. Está presente nas brincadeiras de infância, refresca o corpo em dias quentes ou, mais simples, sacia a sede. Aprende-se que a Terra, apesar do nome, está cheia mesmo deste elemento! 

E algo assim, tão abundante, muitas vezes utilizado de forma incorreta, pode oferecer benefícios à saúde mais do que se imagina. Traduza a frase anterior como a crenoterapia, técnica que utiliza água mineromedicinais (com propriedades medicamentosas) como recurso terapêutico.

Aliás, é recomendada por médicos de diversas especialidades, como ortopedistas, reumatologistas, psiquiatras, cardiologistas, fisioterapeutas e massoterapeutas para auxiliar no tratamento de diversas enfermidades.

"Há cerca de cinco décadas, médicos de várias partes do Brasil enviavam pacientes para se tratarem com águas minerais e banhos em estâncias hidrominerais", conta o médico ortomolecular, clínico geral e especialista em Saúde Pública, Márcio Bontempo.

Antes de sair correndo para alguma estância hidromineral, saiba que é fundamental visitar um especialista. Isso porque cada água possui suas especificidades, como temperatura e composição química. 

"É necessário avaliar, primeiramente, as necessidades do paciente para depois indicar a estância mais adequada e como será o tratamento", informa Nivaldo Parizotto, professor titular do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UfsCar) e responsável pela disciplina na qual estão inseridas a crenologia e hidroterapia.
 
 

Sagrado elemento!
                               
De acordo a fisioterapeuta Teresa Cristina Alvisi, professora de Termalismo e Geriatria/Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Poços de Caldas, em Minas Gerais, é possível utilizar esse recurso natural de diversas maneiras. "Pode ser por balneação [imersão do corpo inteiro ou apenas uma parte], aplicação de duchas gerais ou parciais, ingestão, inalação ou irrigação interna", comenta.

Assim como Parizotto, ela frisa que conhecer a constituição química da água de um local é de suma importância para poder recomendá-la a um paciente. 

"Em Poços, por exemplo, a água é sulfurosa, ou seja, é rica em enxofre, que é um reconstituidor do tecido conjuntivo, presente nos brônquios, nas articulações, na pele e no sistema vascular. Por isso, a maioria de suas indicações está na pneumologia, reumatologia e no controle de hipertensão", descreve.

Já em Águas de Lindóia, estância hidromineral de São Paulo, há maior concentração de água bicarbornatada, que é antiácida e digestiva. "Pode ser indicada para pacientes com úlcera ou gastrite", exemplifica Parizotto. 

"Basicamente, qualquer enfermidade pode ser tratada ou amenizada com o uso de águas minerais", completa Bontempo. 

E não são poucos os locais em que se pode desfrutar de todas essas vantagens. 

Fique sabendo que o Brasil é o país com maior quantidade de estâncias hidrominerais do mundo. De acordo com Bontempo, o Circuito das Águas Sul Mineiro (que inclui São Lourenço, Caxambu e Lambari) é considerado o maior parque aqüífero do planeta. Só em Caxambu são 14 diferentes tipos de águas medicinais.

Qualquer enfermidade pode ser tratada ou amenizada 

com o uso de águas minerais fria ou quente 


                               
Pense naquele banho quentinho, depois de um dia estressante. Ele não só relaxa como provoca uma moleeeza. 

Por outro lado, quando tomamos uma ducha gelada, o ritmo respiratório aumenta e fica mais ativo. 

Já que diferentes temperaturas provocam determinadas reações no organismo, a propriedade térmica da água é outro fator a ser analisado antes de mergulhar de cabeça na crenoterapia. 

Afinal, dependendo da enfermidade, há uma temperatura ideal para que os resultados sejam realmente satisfatórios.

Para indivíduos que sentem dores físicas, por exemplo, uma fonte de água quente é uma ótima pedida! Chamada de hipertermal (a temperatura fica acima de 40ºC), ajuda "na redução da dor, representando um alívio importante na vida dessas pessoas" afirma Parizotto.

Há ainda as fontes mesotermais (a temperatura fica entre 30 e 40°C) e as hipotermais (entre 20 e 30°C). "Cada uma delas tem aplicações específicas e complexas, dependendo do caso", lembra Bontempo.

Forte aliada! 
                               
A fisioterapeuta da PUC faz questão de ressaltar que o tratamento com águas deve ser encarado como um complemento. 

"O uso das águas mineromedicinais tem funcionado como coadjuvante nos tratamentos medicamentosos, é necessário sempre um acompanhamento clínico", frisa. 

O especialista da UfsCar concorda. "É uma terapia cuja função é tornar ainda melhor o tratamento médico".

Segundo Parizotto, a técnica também deve ser encarada como uma maneira de prevenção. "Se mandarmos uma pessoa por 15 dias para uma das cidades balneárias, além de aproveitar as águas, ela também vai passear, relaxar, ter uma alimentação saudável e se divertir. 

Essa associação é capaz de reduzir as chances de o indivíduo desenvolver uma patologia decorrente do estresse, que é a maior doença do século".

Esse conceito de "turismo-saúde" já é explorado, inclusive, na Europa. "Lá as empresas estimulam a ida dos funcionários às estâncias", complementa Parizotto. Já no Brasil, essa parece ser uma realidade ainda distante, apesar de, em 2006, a crenoterapia ter entrado para a lista de técnicas terapêuticas que instituem a medicina complementar e integrativa na rede pública de saúde. 



"É um avanço", comemora Bontempo.

Tipos de fontes
                               
Água é tudo igual? Não mergulhe nessa cilada

Sulfurosa: enxofre é seu principal componente. É antirreumática, antialérgica, desintoxicante e antiinflamatória.

Cloretada: sua composição é caracterizada, sobretudo, pela presença de cloreto. É expectorante e antiinflamatória.

Bicabornatada: rica em bicabornato, é antiácida e digestiva.

Ferruginosa: possui ferro, portanto, é antianêmica e reconstituinte.

Cálcica: contém cálcio em maior quantidade. É antialérgica, sedativa e antiinflamatória.