segunda-feira, 7 de novembro de 2016

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - 7 melhores maneiras de se comunicar diretamente com seu Eu Superior

Se você desejar e buscar uma conexão mais profunda com a sua espiritualidade, não há melhor maneira de se comunicar com seu Eu Superior


Resultado de imagem para 7 melhores maneiras de se comunicar diretamente com seu Eu Superior


. Na verdade, nós não somos destinados a caminhar a jornada da vida sozinhos, temos um guia invisível, sempre observando e nos apoiar em nossas vidas.
Neste blog, eu estou indo para compartilhar um pouco sobre como o seu Eu Superior funciona, e como você pode se comunicar diretamente com ele para que você possa viver uma vida mais conectado, cumprindo, proposital e feliz.
Para entender seu Eu Superior é muito favorável para compreender Unidade. unicidade inerentemente significa que tudo está conectado. Em todos os níveis do Universo, desde as bactérias até estrelas distantes, de alguma forma, de alguma maneira eles estão conectados.
Se você imaginar que o Universo inteiro está ligado por ramos ou raízes de energia, os nossos Eus Superiores são a raiz da torneira que se estendem para fora e trazer-nos para a vida.
Os nossos Eus Superiores estendem além da aura. Eles são um super-consciência, alma do grupo das sortes, que está enfrentando e supervisionar muitas vidas ao mesmo tempo.
Os nossos Eus Superiores são como o grande servidor ou computador que está ligado e ligado a todos os nossos computadores humanos individuais. Eles estão rodando na rede. Ao ligar para além das nossas próprias mentes para a consciência supercomputador de nossos Eus Superiores, o nosso poder de computação pessoal (ou potencial para experimentar a vida) é bastante reforçado.
Então, aqui estão sete das melhores maneiras absolutos para comunicar ao seu Eu Superior, para que possa expandir sua consciência e toque de volta para a mente superconsciente que está aguardando a sua reconexão.

1) Aprenda a cultivar a sua escuta interior.

1400263909049-1024x576
Em nosso mundo moderno, ter tempo para ficar parado e em silêncio pode ser uma prática muito desafiadora.Com os telefones e telas em cada esquina, é muito mais fácil para nós para passar o tempo na internet em vez de ouvir para dentro.
A maioria das pessoas têm dificuldade em distinguir os pensamentos de sua mente a partir da voz de seu Eu Superior, e com a prática isso se tornará claro. Como você começar a explorar seu espaço interior é provável que o seu ego vai experimentar imenso tédio. No entanto, se você continuar a sentar-se ainda e vê-lo passar, você vai fazê-lo através de um plano de alinhamento e quietude, de maior sabedoria, onde pensamentos e orientação intuitiva vem passando.
É aqui que a voz de seu Eu Superior pode ser encontrado.

2) Sinta sua presença sobre seus ombros

higherself22
Em muitas representações espirituais dos séculos, eles mostram o Eu Superior como existente sobre seus ombros, indicadas como sua ponte para a sabedoria cósmica acima de você.
O seu Eu Superior muitas vezes pode ser sentida como o pilar de luz em torno de seu corpo, estendendo-se para cima nos céus. Sintonizando que pilar, e começando a interagir com ele conscientemente, você pode se comunicar diretamente com ele.
Eu gosto de dizer seu Eu Superior é como o diretor por trás das cortinas. Nossas personalidades são constantemente no palco durante a vida, e nosso Eu Superior está dirigindo, assistindo e apoiando o aperfeiçoamento de nossas almas e as lições que estão aqui para experimentar.
Muitas pessoas que sofrem de canalização, estão intensificando basicamente fora de si um pouco e permitir que este pilar para vir para a frente, dito de outra forma, eles vão nos bastidores enquanto o seu Eu Superior toma o lugar central. É simples assim …

3) Medite ao mesmo tempo a cada dia

set-intentions1
Meditando, ao mesmo tempo, cada dia é uma das práticas espirituais mais eficazes e poderosos que existem.Muitas vezes, o nosso Eu Superior está tentando chegar até nós, para fornecer-nos reflexão, integração e sabedoria sobre experiências de nossa vida.
Pense nisso como este. O nosso Eu Superior está tentando enviar um pacote, e se nós não estamos em casa para recebê-lo, nós nunca vamos conseguir. Porque nós temos livre arbítrio, quando estamos constantemente a mover-se sobre nossas vidas ocupadas, podemos facilmente estar se movendo sobre tanto e tão rapidamente que nunca estão presentes o suficiente para relaxar em se conectar com os nossos Eus Superiores.
Ao cultivar a disciplina de meditar ao mesmo tempo a cada dia, nós garantimos a nossa presença e disponibilidade para esta conexão para mostrar-se, e ele vai. Certifique-se de que você está em casa para que você não perca as entregas preciosos do Espírito.

4) Utilize o teste muscular

muscle-testing
Teste muscular pode ser usado para ajudá-lo a confirmar a sua orientação quando se comunicar diretamente com seu Eu Superior. Ele também pode ser usado para ajudar a determinar o que é verdadeiro, o que é certo para você e apoiá-lo na tomada de decisões.
Teste muscular trabalha escolhendo um gatilho no corpo que lhe permite registar um “Sim” ou “Não” O meu favorito é o teste de auto-muscular mostrado na foto acima, onde você entrelaçar os dedos. Você fazer uma pergunta em seu espaço interior e, em seguida, tentar separá-los.
Se eles mantenha forte, é um “Sim!”
Se eles podem facilmente ser separados é um “Não”
Com a prática, isso pode permitir que você deixe de ignorar a vibração mental e comunicação e tornar-se um corpo físico do seu Eu Superior com experiência. Conheço amigos que têm toneladas de sucesso manifestados, belas mansões e viajou o mundo apenas de simplesmente usando esta técnica e confiar nele.

5) Vá em uma aventura

rachelburbee-lets-go-on-an-adventure-1024x689
Quando você decide misturar as coisas em sua vida, ela pode realmente apoiá-lo em quebrar a energia presa que pode ser pesando para baixo ou você ficar preso na sua cabeça.
Muitos dos meus momentos mais fortes Eu Superior vieram de aventura espontânea, onde eu dou para o vento e render-se à maior sabedoria da vida para guiar-me na minha jornada. O velho paradigma é controlar cada ação, planejar cada passo e conta para cada momento. Enquanto certos componentes deste velho paradigma ainda tem mérito, há uma nova maneira …
O novo paradigma é se abrir para o fluxo de seu Eu Superior, e de trabalhar em conjunto com ele para explorar o que as coisas surpreendentes podem ser criados no momento. Ao invés de tentar descobrir tudo, você pode experimentar o que é ser um com tudo … e ver a mágica acontecer!

6) Ligue para a Lua

moon
A lua detém o poder especial para aqueles que optam por ligar e sintonizar sua consciência com ela. Antes de nossa matriz do tempo atual foi posto em prática, a maioria de nossas sociedades antigas usou os ciclos da lua para acompanhar as estações e nossos ciclos humanos.
Ao harmonizar a nós mesmos e consciência com os ciclos da lua tornamo-nos re-sintonia com nossos ritmos naturais. Quando estamos em ritmo com o Universo, o nosso alinhamento com os nossos Eus Superiores está ativo e ligado.
A partir deste lugar, é muito mais fácil de se comunicar diretamente com seu Eu Superior, como tanto da resistência que temos de abrandar e escuta profunda for resolvido. Uma vez que a resistência desaparece o que é muitas vezes deixada é a nossa conexão infinita e presença de nossos Eus Superiores integrar e levar tudo dentro.

7) Faça do relaxamento sua missão

relax
A importância do relaxamento não pode ser suficientemente enfatizada. A maioria das pessoas não estão realmente vivendo vidas relaxado. Estamos mantendo níveis imensos de tensão, stress, preocupação, medo e paranoia.
Se você levar toda essa energia tensa na tentativa de se comunicar com seu Eu Superior, que vai deixá-lo louco.Você estará correndo por aí procurando por sinais e símbolos, nada a dizer-lhe que está tudo ok.
Você tem que começar por ter fé e confiar que tudo está bem e bem, e depois relaxar em que mais profundo do que nunca em todas as áreas de sua vida. Quando você mostrar-se ao seu Eu Superior relaxado, ter uma conversa com ele é tão simples como falar com um amigo.
Faça do relaxamento sua missão em todas as áreas da vida.
Isso significa que mesmo estar relaxado enquanto ser extremamente ativa, sim, lá também.

Estabelecer uma ligação

Como você começar a se comunicar com seu Eu Superior, você perceberá que pode sair de sua prática de meditação e em uma força orientadora contínua em sua vida diária. Estou constantemente cultivar a minha relação com o meu Eu Superior, e ele agora se sente sempre presente e integrada em cada momento da minha vida.
Viver uma vida relaxada, emocionante e conectar, em harmonia com a lua e sua verdadeira natureza, e você vai ver-se cada vez mais se tornar uma representação corporificada de seu Eu Superior. Isso significa sempre vendo a foto maior, não deixando que o drama da vida excessivamente eficaz você, e sempre tendo de maior sabedoria disponíveis em qualquer situação.
Quando cada um de nós vivemos nossas vidas dedicadas a um lugar de conexão com nossos Eus Superiores, nossas ações e mudar as coisas que vêm de um lugar mais alto, que beneficia todos os seres. Neste podemos criar uma Nova Terra, com visão guiada um passo de cada vez.

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Como canalizar seu Eu-Superior ou os seus Guias

TODOS ESTAMOS AMPARADOS...


Resultado de imagem para Como canalizar seu Eu-Superior ou os seus Guias

Sananda, os Arcanjos, os Mestres Ascensos estão disponíveis a todos os que pedem por ajuda. Você não necessita ser um canal experiente ou ser uma pessoa que está bem versada em assuntos espirituais para que eles o ajudem ou ensinem. Eles sempre farão o melhor para ajuda encontrar suas metas para avanço espiritual e para auxiliar em quaisquer problemas que tenha em sua vida.
Qualquer um pode canalizar. Canalizar é uma questão de abertura para o amor, energia e conexão consciente com um ser de dimensão mais elevada. É uma ferramenta que pode ser usada de muitas formas. Não é somente para revelação de informações.

Quando você medita e sente a energia e o amor de seu eu-elevado ou um guia, está canalizando. Está canalizando suas energias, até mesmo se não recebe, conscientemente, uma palavra ou pensamento deles.
A maioria das pessoas canaliza, recebe orientação e informações de seus eu-elevado e/ou guias e não estão cientes de estar canalizando. Muitas pessoas recebem informações ou orientações durante seus estados de sonhos ou através de súbitos pensamentos inspirados. Muitas pessoas canalizam em quanto estão trabalhando em arte, música ou outras expressões de criação. Muitas pessoas experimentam esta forma de canalização em todos seus dias de vida. As pessoas sempre tem sido capazes de canalizar. Isto não é nenhuma novidade ou fenômeno recente. A Bíblia está cheia de material e experiências canalizadas.

Resultado de imagem para OS MESTRES ASCENSOS - SANANDA

Todas as pessoas são seres espirituais, que são uma parte de um, muito avançado, Eu-elevado. Cada pessoa está muito conectada para seu eu-elevado, até mesmo se isto não é uma conexão muito consciente. Qualquer um pode aprender canalizar e abrir aquela conexão, não só para seu eu-elevado, mas para todos os seres de elevadas dimensões e para o TUDO QUE É.

Nada há para temer quando canaliza. Se sua intenção é abrir para seu eu-elevado e somente com ele trabalhar, então só seu eu-elevado estará lá com você enquanto está alcançando fora por ele. A conexão eu-elevado é uma poderosíssima conexão. É muito útil estabelecer uma boa conexão com eu-elevado antes de canalizar outros. 

É uma boa idéia sempre pedir auxílio ao seu eu-elevado quando canalizar outros. Ele pode ajudar no estabelecimento de uma conexão de canalização com qualquer outro guia ou professor de elevada dimensão, com quem deseje trabalhar. Assim, não tema que um ser conectado com um ser que não deseje falar. Seu eu-elevado pode garantir que esteja conectado como o ser com quem deseje trabalhar. Você tem livre arbítrio e pode falar com qualquer um que desejar, mas sugerimos fortemente que sempre trabalhe através de seu eu-elevado e somente com seu próprio guia ou professores universais avançados.

Se está canalizando um guia com auxílio de seu eu-elevado, facilmente fará a conexão com aquele guia. Trabalhando através de seu eu-elevado também auxiliará na interpretação das informações dadas por um guia de uma forma clara. Seu eu-elevado conhece você melhor do que qualquer um. Se está tendo informações de um guia ou professor universal através de seu eu-elevado, ele pode, facilmente, auxiliar a trazer a informação para dentro de palavras e idéias que você pode, mais prontamente, entender e aceitar.

Sua intenção e pedidos têm tudo a ver com o que acontece quando canaliza. É melhor ter em mente com quem e que tipo de trabalho deseja realizar, antes de iniciar a canalização. Todas as vezes antes de iniciar a canalização ou meditação, convide aquele que deseja para trabalhar e declare o que deseja realizar nesta sessão.

Aprender a ser um canal universal ou informações espirituais para compartilhar com outros, pode não se o que todos desejariam fazer. Mas cada pessoa pode aprender canalizar o amor e energia de seu eu-elevado e outros seres de elevadas dimensões. Cada pessoa pode estabelecer uma conexão muito consciente com seu eu-elevado, guias, Sananda, os Arcanjos e Mestres Ascensos, para sua própria informação, crescimento espiritual e auxílio em sua vida diária.
Canalizar é tal qual qualquer outra coisa sobre a Terra. Para a maioria das pessoas exige prática e paciência. Mas, é uma habilidade que qualquer um pode desenvolver se desejar, sinceramente, aprender. Não é só para algumas poucas pessoas “talentosas”.

Há muitas formas que pode aprender para canalizar informações. Uma das mais fácil é simplesmente sentar-se quieto e pedir que seu eu-elevado ou guia se conecte com você, consciente e energeticamente. Uma vez estabelecida a conexão, tente ser aberto ao máximo que puder para os pensamentos e palavras que eles enviarão. Você poderá só estar ciente dos pensamentos e palavras, ou poderá repetir, em voz alta, as informações que vão sendo dadas. Se você está confortável, pode pedir para uma conexão em forma mais completa e tê-los falando por seu intermédio.

Quando estabelece uma boa conexão consciente com seu eu-elevado ou guia e está canalizando confortável, pode pedir para trabalhar com um professor universal, tal qual um Mestre Ascenso ou Arcanjo. O processo é o mesmo se você, quer esteja canalizando seu próprio eu-elevado, ou qualquer outro ser de elevada dimensão. 

Não há maior dificuldade entre a canalização de um Mestre Ascenso ou um Arcanjo que estar canalizando seu eu-elevado. Eles sempre virão a você de uma forma que esteja pronto e capaz. A media que aprende, cresce e desenvolve suas habilidade de canal, eles podem vir a você, em formas mais e mais expandidas, mas, assegure-se de poder trabalhar com as energias e beneficiar com o amor e orientação deles.

O mais que você aceite consigo mesmo, como ser espiritual, que é e uma extensão de seu eu-elevado, facilitará a abertura para o amor e sabedoria que estão disponíveis para você. Aquele humor abre sua consciência e o prepara para trabalhar com seu eu-elevado, guias e todos os professores universais em uma forma muito mais expandida.

Resultado de imagem para OS MESTRES ASCENSOS - SANANDA

Você sempre foi merecedor de estar em contato consciente com seu eu-elevado, guias, Sanadas, os Arcanjos e Mestres Ascensos. Canalizando o amor e energia e tendo suas perspectivas, em todos seus dias de vida, pode ampliar isto grandemente.
Eu ofereço minha ajuda e profundo amor a todos vocês.


Fonte:

EQUILÍBRIO E HARMONIA - O Eterno Agora - Deepak Chopra

O Eterno Agora - TUDO EXISTE NO MEMENTO PRESENTE


Resultado de imagem para O Eterno Agora - Deepak Chopra
 
Toda a felicidade e realização que os seres humanos anseiam existe no momento presente. No agora, o tempo pára de existir e nós experimentamos uma presença que é toda absorvente, completamente em paz, e totalmente satisfatória.Nada pode estar mais próximo do que o presente, no entanto, nada nos escapa mais rápido. 

Em um instante a nossa mente nos leva para longe em memórias do passado ou fantasias sobre o futuro. Ou nós podemos nos perceber em uma corrida contra o relógio, sentindo como se nunca existisse tempo suficiente. Nós dizemos coisas como “O tempo está voando”, “O tempo está se acabando”, ou “Nunca existem horas suficientes em um dia.”

De algum modo nós nos esquecemos que escolhemos se queremos que o tempo seja nosso inimigo ou um aliado. Nós podemos mudar de uma percepção presa ao tempo para uma percepção atemporal… para o êxtase que somente pode ser encontrado no momento presente. Se você quer ter todo o tempo do mundo, você pode treinar a si mesmo através das seguintes práticas simples:

Mergulhe na fonte da consciência
O modo mais efetivo de viver no fluxo da atemporalidade é a meditação. Conforme você medita, a sua consciência desperta dentro de si mesma. Com a prática regular da meditação, a testemunha silenciosa interior se satura e ilumina a mente, de modo que esta não olhe mais para o passado ou para o futuro em busca de realização. Ela experimenta paz e liberdade no interior de si mesma, a todo momento.

Pratique o prestar atenção. Durante o seu dia, quando notar que seus pensamentos se dispersaram, volte para onde você está. Instantaneamente você verá porque se distraiu, seja porque estava entediado, ansioso, vivendo no passado, ou antecipando o futuro. Não julge a si mesmo; simplesmente retorne sua atenção para o que está na sua frente nesse momento.

Sinta as sensações do seu corpo. Enquanto que a mente vive no passado e no futuro, o corpo vive no agora. Conectar-se aos sentimentos do seu corpo faz com que você retorne à consciência do momento presente.
Os nossos pensamentos estão sempre nos puxando para o futuro ou para o passado, para longe do presente. Porém é no momento presente que nós encontramos o Espírito, o nosso ser essencial e a força que anima toda a vida. Ao se conectar com o presente nós voltamos a nossa atenção para dentro, para longe de todo o caos e atividade, e experimentamos a nossa eterna e ilimitada natureza.


http://inconscientecoletivo.net/o-eterno-agora-deepak-chopra/

EQUILÍBRIO E HARMONIA - tratamentos alternativos mais populares - A BUSCA DO EQUILÍBRIO

Tratamentos alternativos mais populares


Resultado de imagem para tratamentos alternativos mais populares - A BUSCA DO EQUILÍBRIO

Quando surgem dificuldades relacionadas à saúde, o melhor a fazer é procurar um médico. Somente esse profissional pode prescrever medicamentos ou fazer diagnósticos para todo tipo de problema. Contudo, os tratamentos naturais e complementares ou terapias auxiliares, como o próprio nome sugere, podem se apresentar como alternativas eficazes e importantes aliadas da medicina tradicional na busca pela cura, recuperação mais rápida e ajudar a lidar melhor com os efeitos colaterais de tratamentos severos, bem como atuar na prevenção de alguns males.
Alguns profissionais ouvidos para esta reportagem explicam que o termo tratamento alternativo ou complementar vem sendo substituído por “Terapias Integrativas”, como forma de indicar que podem ser usadas em associação com a terapia convencional.

Para aqueles que sofrem de dores debilitantes ou de uma condição que os médicos não sabem como tratar, a medicina alternativa pode oferecer alguma forma de alívio ou simplesmente ajudar pacientes a lidar com os problemas de saúde que mudam suas vidas. Até mesmo pessoas saudáveis podem participar em práticas como yôga, homeopatia ou acupuntura para tentar gerenciar sua saúde mais holisticamente ou evitar substâncias químicas usadas nas drogas padrão.
A cura com as mãos, conhecida como Reiki, é um dos tratamentos alternativos procurados como complemento do tradicional
© Stills / iStockphoto

A cura com as mãos, conhecida como Reiki, é um dos tratamentos alternativos procurados como complemento do tradicional


Aproximadamente quatro de dez adultos nos EUA usam alguma forma de medicina complementar ou alternativa (também chamada de CAM), A maioria deles se baseia no cuidado alternativos nos tratamentos holísticos e nas práticas corpo/mente para suplementar, não substituir, os cuidados ocidentais tradicionais e os programas de tratamento estabelecidos.

O que é holismo?O holismo vem do grego holos, que significa todo, inteiro, total. Ele parte da premissa metafísica de Aristóteles de que o todo é maior que suas partes. O movimento holístico estuda o relacionamento de todo um sistema (biológico, químico, social, econômico, mental ou linguístico) com suas partes e de cada uma dessas partes sem separá-la do todo. Tratamentos que levam em consideração a totalidade do indivíduo, relacionando seus problemas físicos a estados emocionais, ao desequilíbrio da energia do corpo, ao ambiente e ao estilo de vida são chamados holísticos.
Antes de você se engajar em qualquer forma de tratamento de medicina alternativa, lembre-se de que a medicina convencional normalmente está apoiada em padrões comprovados de eficácia e segurança. Só porque alguma coisa é natural ou holística não significa que ela não pode causar danos à sua saúde ou ao seu bem-estar. Converse com seu médico sobre tratamentos alternativos e sobre a melhor maneira de utilizá-los nos cuidados da sua saúde. Se seu médico for ortodoxo e não acreditar nesse tipo de tratamento, pesquise o tema e peça aos indicações aos amigos. Nas próximas páginas você vai conhecer quais são os dez tratamentos alternativos mais populares.


Homeopatia


As doses homeopáticas de medicamentos podem ajudar a tratar diarreia, asma, alergias, vertigens e problemas emocionais
© Jozsef Szasz-Fabian / iStockphoto
As doses homeopáticas de medicamentos podem ajudar a tratar diarreia, asma, alergias, vertigens e problemas emocionais
Se a ingestão de uma pequena quantidade de substância pode produzir uma série de sintomas em uma pessoa saudável, essa mesma substância podeira ser usada para tratar esses sintomas em alguém sofrendo de uma doença? Praticantes da medicina homeopática acreditam que sim, e aproximadamente 2% da população dos EUA se baseia nesse método tradicional de cuidados com a saúde para tratar e prevenir doenças [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine].
Desenvolvida na Alemanha há mais de dois séculos, a homeopatia está baseada na ideia de que "semelhante cura semelhante", o que significa que substâncias que podem adoecê-lo também podem ajudá-lo a ficar bem.
Praticantes da homeopatia analisam os pacientes como indivíduos, e então prescrevem uma variedade de pílulas para levar o corpo ao equilíbrio e livrá-lo da doença. As doses são infinitamente pequenas, e incluem muitos remédios à base de ervas e plantas, bem como yôga, meditação e outras práticas tradicionais.
Essas doses minúsculas representam um dos maiores problemas para os pesquisadores quando se trata de avaliar a eficácia do tratamento homeopático. Não apenas é difícil mediar e observar dose tão pequena, como os tratamentos individualizados usados na homeopatia tornam difícil gerar estatísticas significativas. Indícios casuais sugerem que a homeopatia pode ajudar a tratar diarreia, alergias, asma e vertigem, mas existem poucas evidências científicas para suportar essas afirmações [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine].

Hipnose

A hipnose leva o paciente a um estado alterado de consciência para que sugestões o façam parar de fumar, perder peso e gerenciar dores, entre outras promessas
© Siniša Botaš / iStockphoto
A hipnose leva o paciente a um estado alterado de consciência para que sugestões o façam parar de fumar, perder peso e gerenciar dores, entre outras promessas



O hipnotizador guia um paciente para um estado de consciência alterado e então faz sugestões sutis para ajudá-lo a melhorar sua saúde e bem-estar. A hipnose há muito é usada para ajudar pacientes a parar de fumar, perder peso e tratar a insônia [fonte: Universidade de Minnesota]. A hipnose também se mostra promissora no alívio do estresse, no gerenciamento de dores, nas dores de cabeça, nas dores de dente e no parto. Embora os cientistas saibam pouco sobre como a hipnose funciona, estudos mostraram que a hipnose cria uma reação biológica dentro do corpo, incluindo estimulo do sistema nervoso [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine]. Uma advertência para ter em mente é que estudos sugerem que a hipnose não funciona para todo mundo. Alguns praticantes acreditam que pacientes com uma mente aberta para o tratamento experimentam resultados mais mensuráveis, e outros sentem simplesmente que não há como saber de que maneira a hipnose vai afetá-lo ou não [fonte: Oregon Health and Science University].

Yôga



A prática regular da yôga reduz o estresse, diminui a depressão e ajuda a controlar a pressão arterial e os sintomas da diabete
© Kim Pin Tan / iStockphoto
A prática regular da yôga reduz o estresse, acalma a depressão e ajuda a controlar a pressão alta e os sintomas da diabetes

Se você já alongou e relaxou seus músculos em uma aula de yôga, deve ter notado uma melhora na sua flexibilidade e circulação. Mas você sabia que a yôga também oferece benefícios substanciais à saúde? Estudos mostram que a prática regular de yôga reduz o estresse, abranda a depressão e ajuda a controlar a pressão alta e os sintomas da diabetes. Ela também ajuda a reduzir inflamações, o que pode melhorar os sintomas da asma, aliviar dores nas costas e até manter seu coração mais saudável ao com o tempo [fonte: Ohio State University]. Considerando o valor dos tratamentos médicos tradicionais - seja via planos de saúde, seja via particular -, a yôga vem com preço relativamente baixo (duas aulas por semana variam de R$ 100 a R$ 200 por mês) e poucos riscos e é acessível para mais pessoas. 
A yôga é praticada em quase todo o mundo. Só nos EUA, 7% da população é adepta dessa prática milenar. A yôga combina posturas físicas e alongamento com respiração de relaxamento e meditação, ajudando a unir corpo, mente e espírito para o máximo da saúde.

Mas antes de engajar em um dos diferentes tipos de yôga, pergunte ao seu instrutor qual deles é melhor indicado para o seu problema de saúde.


. Visualização

A concentração em uma imagem pode ajudar pacientes com câncer e que sofreram derrame a melhorar a conexão entre a mente e o corpo
© Roberto Manderioli / iStockphoto
A concentração em uma imagem específica  ou em um conceito pode ajudar pacientes com câncer e que sofreram derrame a melhorar a conexão entre a mente e o corpo

Visualização, ou imagem guiada, é uma prática que está ganhando terreno para os pacientes de câncer, vítimas de derrame e aqueles que sofrem de ansiedade e estresse. Os médicos levam o paciente a se focar em uma imagem específica ou conceito para melhorar a conexão entre a mente e o corpo. Em estudos médicos, o escaneamento do cérebro dos pacientes que seguem essa prática mostra que a visualizar uma atividade promove a mesma atividade no cérebro que desempenhar a atividade de verdade. Isso fornece forte evidência para o uso das imagens guiadas para ajudar pacientes de derrame a reaprender ações básicas, ou tratar pacientes sofrendo de distúrbio de estresse pós-traumático. Pesquisadores também esperam que as técnicas de visualização possam tornar o processo de tratamento de câncer mais fácil para pacientes e ajudar a lidar com um número de condições psicológicas e relacionadas ao estresse.Melhor de tudo, as imagens guiadas represent am pouco a nenhum risco para a maioria dos pacientes, e a técnica pode ser praticada quase em qualquer lugar, o que a torna acessível ao grande público.

. Aiurveda


A medicina ayurvedica é praticada há milhares de anos para restaurar o equilíbrio do corpo, por meio de massagens, dietas, respiração e meditação
© Dragan Trifunovic / iStockphoto
A medicina aiurvédica é praticada há milhares de anos para restaurar o equilíbrio do corpo, por meio de massagens, dietas, respiração e meditação


Há milhares de anos, as pessoas na Índia confiam na antiga prática da Aiurveda para prevenir e tratar doenças. Os médicos aiurvédicos usam ervas, dieta, respiração, massagem e meditação para tratar o ser como um todo e restabelecer o equilíbrio do corpo. Eles se focam na manutenção de um prana saudável, ou energia de vida, que compartilha muitas característica com o qi (lê-se tchi) da medicina chinesa. Acredita-se que um prana  administrado de forma deficiente pode causar doença, e essa doença pode apenas ser tratada pelo realinhamento da mente, do corpo e do espírito para o reequilíbrio do prana. 

Na maior parte, a aiurveda é uma pratica relativamente segura, e se mostra promissora como uma forma de estimular a memória e o foco [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine]. Contudo, os praticantes devem ser avisados que não há evidências científicas para apoiar a maioria das afirmações associadas à aiurveda, e que alguns suplementos usados nessa prática podem ser perigosos. Nos EUA, por exemplo, o FDA (Food and Drugs Administration) alerta para o metal pesado contido em alguns remédios fitoterápicos, e outros suplementos naturais podem interferir com medicações usados para tratar da pressão sanguínea e de outras condições.



 Massagem

Estudos mostram que certos tipos de massagem melhoram o sistema imunológico, diminuem os sintomas de câncer e ajudam a aliviar dores graves da fibromialgia
© ruben paz / iStockphoto
Estudos mostram que certos tipos de massagem melhoram o sistema imunológico, atenuam os sintomas de tratamento do câncer e ajudam a aliviar dores graves da fibromialgia


A massagem se tornou uma parte importante no estilo de vida moderno, mas poucos a reconhecem como um tratamento médico legítimo. Durante uma massagem, os terapeutas manipulam os músculos para diminuir dor e tensão, mas alguns tipos de massagem também podem ajudar a melhorar uma variedade de outras condições de saúde. Um estudo da Universidade de Miami mostrou função imunológica melhorada em pacientes com HIV após terapia de massagem [fonte: National Institutes of Health]. Certos tipos de massagem também suavizam os sintomas do tratamento de câncer e ajudam a reduzir dores severas da fibromialgia [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine]. Para atletas profissionais e guerreiros de fim-de-semana, a massagem esportiva alivia dores musculares, acelera a recuperação e podem até melhorar o desempenho. 
Poucos médicos associam a massagem a qualquer risco sério à saúde, embora a massagem muito intensa possa causar dor e desconforto.


 Meditação


Além de aliviar o estresse, a meditação pode melhorar o foco e aliviar os efeitos do distúrbio de déficit de atenção
© Inga Ivanova / iStockphoto

Além de aliviar o estresse, a meditação pode melhorar a concentração e reduzir os efeitos dos sintomas do distúrbio de déficit de atenção




Mais de 10% da população norte-americana já tentou a meditação em algum momento de suas vidas, tornando-a uma das mais praticadas formas de medicina alternativa. Durante a meditação, os pacientes se concentram em respirar lenta e ritmadamente e em manter a mente livre de distração. Alguns usam uma palavra-chave para ajudá-los a  facilitar essa prática, enquanto outros podem até incorporar orações ou ensinamentos espirituais. Para a maioria dos praticantes, a meditação provê um método personalizado e versátil de alívio do estresse que, virtualmente, pode ser executado em qualquer lugar e a qualquer momento. 

Para outros, essa prática pode também ter efeitos de longo alcance na saúde. E parece haver um grupo de evidências científicas para apoiar sua eficácia. 
O poder da oraçãoAlgumas pessoas religiosas ou espiritualistas confiam no poder da oração e da devoção para curar doenças. Contudo, apesar de indícios casuais mostrarem que a oração pode melhorar o prognóstico do câncer ou estimular o sistema imunológico, pouca evidência científica existe para apoiar essas afirmações. É claro que há pouco risco em incorporar suas crenças religiosas em seu tratamento, mas não use essas crenças para substituir métodos médicos comprovados.
De acordo com o National Institutes of Health, a meditação pode melhorar a concentração e aliviar os efeitos do distúrbio de déficit de atenção. Estudos também mostram uma melhora na asma, nas dores e nos sintomas da pressão alta entre aqueles que meditam regularmente. Devido à sua capacidade de reduzir os níveis de estresse, a meditação também pode aliviar a depressão, a insônia e a ansiedade enquanto diminui os riscos de longo prazo da doença. Pacientes geralmente combinam meditação com yôga ou tai chi chuan para desfrutar dos benefícios para a saúde física e mental.

 



Manipulação da coluna (quiropraxia)

A manipulação da coluna, ou quiropraxia, alinha ossos, juntas, músculos e a espinha para ajudar a aliviar dores
© Eliza Snow / iStockphoto
A manipulação da coluna, ou quiropraxia, alinha ossos, juntas, músculos e a espinha para ajudar a aliviar dores

Os quiropráticos alinham ossos, juntas, músculos e a coluna para melhorar a saúde e aliviar dores. Estudos científicos bem-estabelecidos apoiam o uso da manipulação da coluna para tratar dores nas costas e no pescoço, mas não existem evidências que mostrem que essa prática pode efetivamente tratar dores de cabeça, asma ou outras condições. 
Para uma abordagem mais holística, considere a manipulação vertebral osteopática. Médicos nesse campo combinam técnicas da quiropraxia tradicional com técnicas homeopáticas para tratar todo o corpo. Apesar de poucas evidências para apoiar esse campo da medicina, alguns pacientes o consideram um método apropriado de tratamento.

Embora a manipulação da coluna seja normalmente segura, ela não pode substituir o tratamento médico regular para a vasta maioria dos pacientes. Ela também representa uma sério risco para pacientes de derrames ou para aqueles com danos arteriais ou relacionados aos nervos. Alguns médicos até alertam que optar pela manipulação da coluna para dor pode levar os pacientes a não perceber os sinais de doenças sérias, como câncer [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine].

Fitoterapia

As ervas medicinais são amplamente usadas na medicina oriental como forma de combater e prevenir doenças como artrite, infecções e alergias

As ervas medicinais são amplamente usadas para combater e prevenir doenças como artrite, infecções e alergias


Muitos dos suplementos vitamínicos e nutricionais que você toma diariamente têm raízes na antiga medicina chinesa ou outros tratamentos médicos alternativos. 
Embora a maioria dos suplementos não seja regulamentado pelas agências de saúde, alguns estudos científicos sérios suportam o uso de muitos remédios fitoterápicos. Por exemplo, está provado que o óleo de peixe reduz o risco de doenças do coração, e também pode ajudar a tratar de artrite e depressão [fonte: National Institutes of Health]. 

O alho pode reduzir o risco de câncer ou doenças do coração e ajudar a baixar o colesterol, e o ginseng oferece benefícios importantes para pacientes cardíacos e àqueles sofrendo de depressão [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine]. Milhares de outros suplementos fitoterápicos também podem oferecer alguns benefícios, mas os resultados são menos confiáveis para a maioria. 

Apesar da falta de evidência clínica para alguns remédios fitoterápicos, suplementos naturais são o mais amplamente usado tratamento alternativo em todo o mundo. Contudo esse uso difundido não significa necessariamente que esses suplementos sejam seguros para o consumo.  Alguns contêm toxinas perigosas, como chumbo ou mercúrio, e outros podem interagir com medicações que o paciente esteja tomando. Vários remédios fitoterápicos são absolutamente perigosos, e representam um risco grave de ataque do coração, derrame e até morte. Converse com seu médico antes de tentar qualquer produto para a saúde e procure por suplementos apoiados por pesquisas científicas respeitáveis, e não por discursos de marketing  e testemunhos sem valor real.

Acupuntura

A acupuntura é um dos tratamentos alternativos mais populares por tratar, por meio da estimulação dos campos energéticos do corpo, praticamente todas as doenças
A acupuntura pode tratar, por meio da estimulação dos campos energéticos do corpo, praticamente todas as doenças
A acupuntura data de milhares de anos atrás na China e em outras nações asiáticas, mas apenas recentemente ganhou terreno como uma prática médica estabelecida em outras partes do mundo. Acupunturistas treinados usam agulhas pequenas e finas para manipular o fluxo de energia natural do corpo, ou qi (pronuncia-se tchi).Ao inserir essas agulhas em mais de 400 pontos específicos do corpo, o acupunturista pode redirecionar o qi para curar ou prevenir certas condições médicas. Se você preferir seu qi equilibrado sem as agulhas, tente a acupressão, ou do-in, que se baseia na massagem, ou pressão, em vez de na penetração.

A Organização Mundial da Saúde apoia o uso da acupuntura para o tratamento de mais de 28 condições médicas, incluindo dores e distúrbios respiratórios e digestivos. A Clínica Mayo também recomenda a acupuntura para pacientes sofrendo de fibromialgia, náusea, dor nas costas ou dores de cabeça. Hoje, mais de 3 milhões de pessoas nos EUA usam acupuntura, e muitas organizações médicas renomadas reconhecem essa prática para tratar algumas doenças. Apesar de ser praticada no Brasil desde 1958, somente em 2006 a acupuntura foi reconhecida como tratamento complementar e passou a ser aplicada no Sistema Único de Saúde.

A maioria dos defensores da acupuntura recomenda equilibrar acupuntura e medicina ocidental tradicional para aproveitar cuidados médicos mais completos. Também é importante reconhecer as limitações da acupuntura e entender que nem todos os problemas de saúde podem ser tratados com sucesso com esse tipo de medicina alternativa.

Quick massage

Massagem rápida, com duração em torno de 15 a 20 minutos, em uma cadeira de formato especial. Proporciona relaxamento da cabeça aos pés e alivia dores nas costas. Não é indicado para quem tem fraturas e cirurgias recentes.

Body care

Combina movimentos de pinçamento e amassamento que empurram as toxinas para a corrente sanguínea, que ao final são eliminadas do organismo. Traz relaxamento muscular e abre espaços para novas fibras musculares. Ideal para quem pratica esportes. É contraindicado para quem teve fraturas ou cirurgias recentes.

pedras-quentesPedras quentes

Alia técnicas de massagem com a disposição e fricção das pedras vulcânicas pelo corpo. É usada no combate ao estresse, dores nas costas, insônia e má circulação sanguínea. Não é recomendada para pessoas com infecções na pele, grávidas e após cirurgias, entre outros.

Shiatsu

Por meio de pressões com as pontas dos dedos em pontos estratégicos, há o relaxamento muscular e alívio do estresse. A associação com movimentos de alongamento colabora para a diminuição da tensão de forma mais profunda. É contraindicado para pessoas com fraturas e operações recentes, gravidez e câncer.

Ciência e saúde

Davi Palma, educador físico, pós-graduado em psicologia do esporte, terapeuta acupunturista, professor de massoterapia e sócio diretor do Espaço Ki – Qualidade de Vida e Prevenção, explica que esse tipo de “manipulação” corporal pode trazer muitos benefícios. “O intuito é sempre buscar o equilíbrio energético, físico, mental e emocional”, diz.  Veja mais alguns tratamentos e os benefícios que proporcionam, segundo o terapeuta Davi Palma.

masaje-pies-imagenReflexologia podal

Pressões feitas em pontos específicos das áreas dos joelhos aos pés, objetivando o melhor funcionamento dos órgãos. Fortifica os ossos, músculos, nervos e estimula o sistema linfático. Contraindicações: gravidez, câncer, uso do dispositivo intrauterino (DIU), fraturas e cirurgias do joelho para baixo.

aromaterapiaAromaterapia

Usa as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, extraídos de árvores e flores, para trabalhar sintomas físicos e psíquicos como dores, infecções, problemas respiratórios, ansiedade, estresse e angústia.

Shantala

Técnica indiana que proporciona maior vínculo entre a mãe ou outra pessoa que cuide da criança e o bebê. Os movimentos são aprendidos pelo adulto e aplicados em casa, geralmente próximo ao horário do soninho diário do pequeno. É indicada para bebês a partir de um mês, melhora a qualidade do sono, relaxa e acalma, fortalece a imunidade, diminui gases e cólicas, e melhora o funcionamento digestivo.

Ho’oponopono

Técnica havaiana que tem como filosofia corrigir um erro ou acertar um passo. É uma espécie de desenvolvimento de amor próprio, livrando-se de medos, complexos, culpas e sentimentos não edificantes, que impedem de ser feliz. É a busca pelo conhecimento interior e o uso desses conhecimentos a seu favor e ao próximo, visando alcançar a felicidade plena e a paz interior.

Leia mais: http://aulux.webnode.com.br/news/tratamentos%20populares%20da%20medicina%20alternativa%E2%80%8F/