Para garantir o ânimo necessário para produzir as transformações na vida, reative e harmonize as energias da casa.
Nosso lar é o local onde restauramos nossas energias e convivemos com as pessoas mais queridas. Ele é um reflexo de como somos e como nos relacionamos com o mundo exterior, e merece, portanto, cuidado e atenção.
O lugar onde habitamos é um indicador importante de nossa vida interior e nos convida a reflexão sobre o que trazemos para dentro e o que mantemos. Pensando nisso, tornar a nossa casa um local que promove harmonia, impulsiona a criatividade e acolhe para um descanso reparador é uma prerrogativa de bem estar e qualidade de vida. Segundo a milenar tradição oriental do Feng Shui de harmonização de ambientes há ações simples e de baixo custo que ajudam a restaurar o equilíbrio, atrair prosperidade e beneficiar a circulação de boas energias no lar. Vamos a elas:
positividade

Purificação

O processo de renovação dos ambientes deve ser iniciado por uma boa limpeza nos armários e cômodos, proporcionando a saída das energias antigas e ajudando a ativar as novas.
Para garantir a purificação dos ambientes utilize um pano limpo embebido em água morna diluída com sal grosso ou vinagre.
O sal grosso é um conhecido e poderoso purificador de energias afastando as negativas e restaurando o equilíbrio do ambiente.  Já o vinagre tem comprovada ação bactericida e é um desinfetante natural, além de neutralizar odores e, diferentemente dos produtos de limpeza industrializados, é livre de qualquer toxicidade.
sal grosso

Organização

Espaços organizados acionam fluxos de movimento e criatividade dentro da casa e o contrário também é verdadeiro.
consultora de Feng Shui Renata Parisotto,  revela que energias estagnadas e bagunça no ambiente podem ocasionar uma redução considerável dos níveis de energia dos moradores da casa e obstruir processos criativos.
Caso o acúmulo seja grande e a tarefa de organizar tudo de uma vez só, dê um pouco de desânimo, utilize o método dos 30 minutos: reserve este tempo por dia (e apenas este) para investir na organização de um armário ou cômodo.
Ao começar o trabalho faça uso de um alarme para cronometrar o tempo, quando o alarme soar encerre as atividades e recomece no dia seguinte até finalizar toda a organização necessária.
Mesmo uma bagunça de anos pode ser vencida em algumas semanas, desde que haja comprometimento diário com o método, tanto da ação de organizar como do respeito ao tempo estipulado para dedicar-se a ela.
espaços arrumados

Desapego

Ainda no item limpeza, o próximo passo é retirar da casa os utensílios não usados e objetos quebrados.
Ao se desfazer dos objetos exercite o desapego e faça três checagens: gosto, preciso ou uso este objeto?
O ideal é não ficar com nada que esteja danificado, mas caso decida-se por reter um objeto quebrado, avalie se vale a pena em custo e o tempo necessários para consertá-lo. Se o objeto tiver valor afetivo e compense o conserto, cole sobre ele uma etiqueta com prazo para fazê-lo, se o prazo não for cumprido é hora de se livrar dele.
desfazer dos objetos

Restauração

O próximo passo é dar uma geral na infraestrutura da casa verificando se há vazamentos de água ou reparos que precisam ser feitos.
Segundo o consultor e professor de Feng Shui e de Geobiologia Franco Guizzetti, vazamentos de água são ladrões de prosperidade que levam embora a abundância que entra no lar.
É importante fazer uma checagem nas torneiras e vasos sanitários identificando vazamentos, segundo a SABESP uma torneira apenas gotejamento desperdiça mais de mil litros de água por mês e uma simples troca do courinho da torneira resolve a situação. A natureza e seu bolso agradecerão.
Portas de abrir e correr devem estar em perfeito estado e funcionamento, porque afinal, são pelas portas que entram as coisas novas e os presentes do universo.
reparos

Decoração

Por fim, com a casa limpa e organizada e os ajustes práticos feitos, é o momento de pensar na decoração dos ambientes, trazendo beleza e inspiração para a moradia.
Uma forma simples de renovar a casa gastando pouco é investir em novas capas de almofada, cortinas e mantas para sofás que proporcionam um toque de cor sem pesar no orçamento.
As cores afetam diretamente a qualidade de nossas emoções e podem ajudam a atrair nossos desejos, mas ainda se houver intenção clara na utilização de cada uma delas.
ambientes alegres
Segundo o Feng Shui, por exemplo, para atrair um novo amor, você pode  utilizar a cor vermelha no quarto e reforçar a vibração na sala, deixando sofás de frente para a porta.
No quarto, objetos aos pares (porta-retratos, criados mudos e abajures) atraem a energia dos encontros afetivos e dos novos relacionamentos.
A cor preta está relacionada com a abundância financeira, melhor ainda se combinada com metais – adquirir um pequeno móvel ou objeto com essas características ajudará neste propósito.
Para garantir mais disposição e ânimo o amarelo é a cor ideal, que pode ser reforçada também na forma de flores naturais como o girassol potencializando esta energia.
Para finalizar, uma pequena fonte com água fluindo, um aquário ou plantas vivas emanam o sentido do movimento e das trocas produtivas e saudáveis nos vários aspectos da vida.
fonte com água fluindo

A energia na atmosfera de casas ou até das pessoas podem ocasionar prejuízos quando não possui a atenção necessária.

Resultado de imagem para O uso do sal grosso PARA MANTER O EQUILÍBRIO E A HARMONIA DA CASA

Será que faltam boas energias no seu lar? Muitas pessoas já passaram por momentos em que abraçam alguém ou entram em um local e subitamente ficam com mal estar, sentindo um peso no corpo, um desânimo e até aperto no peito. Independente de crenças e religiões, é fato que muitas pessoas são sensíveis a ponto de sentirem quando alguém está com uma energia pesada, ou até mesmo quando entram em um local repleto de energias negativas que chega a estar com uma atmosfera densa.

Desde antigamente, independente das crenças, as famílias se valeram de rituais e métodos de proteção de energias nocivas, como ferradura na porta de casa, folha de arruda no sapato, sal grosso, patuás, etc. A questão da energia na atmosfera de casas ou até das emanadas pelas pessoas é uma questão de preocupação para muitos e podem ocasionar prejuízos quando não possui a atenção necessária.

Mas porque cultivar boas energias para o lar?

Um ambiente sujo energeticamente é capaz de possibilitar diversos males nos lares, causando desarmonias entre os moradores, como brigas e desentendimentos, além de ocasionar diversos tipos de mal estar, prejudicando o funcionando biológico e psicológico das pessoas. Não somente a energia dos ambientes afeta a nossa, como a nossa energia afeta e contamina os ambientes. Portanto, é importante que saibamos que é preciso cuidar da energia, tanto da nossa própria quanto da nossa casa, pois uma influencia na outra constantemente.

Resultado de imagem para O uso do sal grosso PARA MANTER O EQUILÍBRIO E A HARMONIA DA CASA

Como saber quando um ambiente está carregado energeticamente?

Quando você entra em casa – ou qualquer outro local – e começa a sentir sonolência, irritabilidade, desânimos e cansaços, náuseas, dor de cabeça, sensação de fraqueza, doenças frequentes, ansiedade, insônia, tristezas… tudo isso sem um motivo aparente ou plausível. Essas interferências energéticas, quando negativas, ocasionam diversos sintomas que, se não tratados com os cuidados necessários – e geralmente bem simples – podem evoluir para situações ainda mais graves.

Como essas energias negativas são criadas e emanadas?

O maior foco de energias nocivas está no psiquismo dos ambientes, isto é, nas ondas de energia criadas pelos pensamentos e emoções das pessoas. Por exemplo: uma pessoa que se estressa muito no trabalho, tem acessos de raiva, não gosta e fala mal de seus colegas ou de seu chefe, chega em casa ao fim do dia trazendo uma energia extremamente perturbadora e nociva, contaminando o seu lar.

Sendo assim, devemos investir em cuidados com a nossa casa e também com o nosso funcionamento mental e emocional, primando por um equilíbrio das energias construídas. Assim, estaremos estimulando harmonia e bem estar, proporcionando saúde para a nossa casa e para nós mesmos, e efetivamente cultivando boas energias para o lar.

Para isso, trouxemos algumas dicas de elementos que você pode ter em casa que são estimuladores de energias positivas, auxiliando na transmutação das energias nocivas e densas que podem estar afetando a harmonia do seu lar:
Resultado de imagem para  O uso do sal grosso PARA MANTER O EQUILÍBRIO E A HARMONIA DA CASA
– Plantas: um dos principais elementos para ter em casa quando se quer investir na energia dos ambientes. De acordo com a filosofia oriental, as plantas são sinônimo de vida, crescimento e abundância. Flores e plantas naturais auxiliam a renovar as energias do ambiente, gerando oxigênio e purificação do ar. Portanto, as vantagens que as plantas trazem para nossas vidas são muitas. Muito além da energia, as plantas também realizam a renovação do ar por meio do processo de fotossíntese, além de contribuírem pra a manutenção da temperatura e da umidade.

Algumas plantas para ter em casa são:

Lavanda, que limpa o lar das energias negativas, além de estimular na meditação e no relaxamento;
Samambaia, indicada para curar a melancolia e revigorar pessoas doentes;
Jasmim, propicia o amor dentro dos ambientes;
Verbena, estimula a mente, os estudos e a inteligência;
Lírio da Paz que, como o nome já diz, desenvolve a sensação de paz dentro de casa, auxiliando na proteção das energias.
– Incensos: os incensos possuem propriedade de limpar os ambientes de energias negativas, pois seu poder está em reunir elementos que propiciam a harmonização do local. O trabalho do incenso está no seu elemento fogo, que atua na transmutação das energias desequilibradas, limpando as densidades atmosféricas condensadas já em níveis materiais. O incenso possui elementos que entram em ação combatendo os fluidos densos já condensados devido aos elementos do fogo que agem combatendo as forças negativos e promovendo o reequilíbrio do local. Os incensos mais usados são compostos de sete ervas, ou somente arruda, alecrim, quebra demanda, guiné, etc.

Resultado de imagem para  O uso do sal grosso PARA MANTER O EQUILÍBRIO E A HARMONIA DA CASA

– Sal grosso: o sal grosso para limpar e proteger ambientes de energias negativas é um conhecimento muito antigo. Ele é considerado um potente purificador, sendo utilizado para combater o mau-olhado, sugar as energias negativas deixadas pelas pessoas nos ambientes. Seu poder está em ser um cristal e, por isso, emite ondas eletromagnéticas que transmutam, neutralizando campos negativos.

Resultado de imagem para O uso do sal grosso PARA MANTER O EQUILÍBRIO E A HARMONIA DA CASA

– Cristais: os cristais e pedras são elementos da terra. Possuem uma energia primitiva, de evolução, de equilíbrio, de força, ou seja, tudo que a terra pode oferecer. Cristais possuem energia pois são seres vivos e, por isso, interagem com a nossa energia e a dos ambientes. Eles transmutam o negativo em positivo, limpando e elevando a vibração energética. Alguns dos cristais mais usados para a limpeza e proteção dos ambientes são: ametista, granada, topázio, turmalina negra, etc. A ametista é conhecida como a pedra da transmutação, gerando paz e bem estar; já a turmalina negra é excelente para proteger contra energias negativas e pesadas, auxiliando a limpar e purificar o ambiente. Existem inúmeros tipos de cristais, das mais diversas cores e composições, portanto para cada situação pode haver um cristal específico e a sua escolha irá depender dos objetivos e do local que ele será usado.

Outras formas de atrair boas energias e proteger sua casa contra as energias negativas são: espelhos, eliminar roupas e objetos que não estão mais em uso, sprays polarizadores de ervas, mentalização de pensamentos positivos e elevados, meditação, fontes de água, músicas relaxantes e mantras, gravuras religiosas ou místicas, utilizar as cores de forma adequada (cromoterapia), de acordo com objetivos e cômodos, etc. Vá conforme o seu estilo e suas preferências, pois o importante é a intenção colocada no elemento ou atividade.

Sempre tenha em mente que o físico reflete o astral que seu lar emite, portanto, é importante manter a casa em ordem, com a limpeza em dia, eliminando objetos e móveis em excesso, dispondo os cômodos de modo que tenham fluidez, além de desfazer-se de roupas velhas e que não estejam em uso, são atitudes que auxiliam muito na manutenção de uma boa energia na casa.

Acima de tudo, é preciso cuidar não só do interior da casa, mas do seu próprio interior, isto é, cuidando de seus pensamentos e emoções, não trazendo sentimentos ruins para casa. A reforma física é necessária e a reforma do íntimo é tanto quanto.

Cultive tudo que for bom!

E você, como renova as energias do seu lar? Conte pra gente nos comentários.