domingo, 15 de setembro de 2013

EQULIÍBRIO E HARMONIA - Remova as condenações e pare com a auto sabotagem - Não há nada de errado com você

Remova as condenações e pare com a auto sabotagem

Não há nada de errado com você
O medo de haver alguma coisa errada conosco é nosso maior obstáculo à alegria. Na verdade, não existe outro obstáculo.
Quando você decide que tem alguma coisa errada em você, algo ruim, alguma carência ou insuficiência, sua vida reflete essa crença. Diante disso, você tem a impressão de que os outros o rejeitam, que o mundo se fecha para você, que o destino é malvado, que a vida está contra você, que os céus o estão punindo. Na verdade, é você que está se condenando e sabotando aquilo que é bom. Assim, tudo precisa de esforço, os sucessos são muito árduos, a felicidade é breve, o amor sempre dá errado e não há paz.
Não há nada de errado com você. Certamente que sua percepção pode estar com problemas. E seu raciocínio pode estar falho. E você pode tomar decisões inconvenientes. Por exemplo, você pode decidir que verá defeitos que ninguém vê em você. Você pode tentar convencer o mundo de que não é digno de amor. Dê a essas ideias estranhas todo o poder, se quiser, mas quem você é – seu Eu incondicionado – permanecerá íntegro, digno e são.
A verdadeira psicoterapia é o processo de modificar seu modo de se ver. A mudança acontece sempre que você pratica a auto-aceitação incondicional, sempre que você se dá um tempo. A mudança acontece sempre que você opta pela bondade no lugar do julgamento, pelo perdão em vez da autoagressão, pelo riso e não pela condenação. A vida sempre melhora quando você se trata melhor.
O ato final (e único) da cura consiste em aceitar que não há nada de errado com você. Experimente fazer este exercício hoje, Insista em procurar o que há de bom em todas as pessoas que você encontrar. Veja a luz em seus olhos, em seu rosto, em seu sorriso e em sua presença. Faça uma reverência mental para a luz presente em todas as pessoas com quem você encontrar hoje. Acima de tudo, não diga a ninguém que há alguma coisa errada com elas. Quando você lança essa luz sobre os outros, a fortalece em seu interior.


DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Seus pensamentos são magnéticos e a atenção que você lhes dá aumenta o poder deles

Seus pensamentos são magnéticos e a atenção que você lhes dá aumenta o poder deles

 

Nenhuma outra pessoa cria na sua experiência. Você faz tudo, o crédito é todo seu.

Você notou que aqueles que falam mais sobre doenças ficam doentes com muito mais frequência? Você notou que aqueles que falam sobre pobreza vivenciam mais pobreza e os que falam em prosperidade recebem mais dela? Quando compreender que seus pensamentos são magnéticos e que a atenção que você lhes dá aumenta o poder deles, fazendo com que o objeto do pensamento acabe se manifestando na sua experiência concreta, você passará a prestar muito mais atenção à maneira como se sente. E isso o ajudará a escolher mais deliberadamente a direção de seus pensamentos.

É fácil ver a Lei da Atração em funcionamento quando você conversa com outra pessoa. Por exemplo, imagine que uma amiga esteja falando sobre um problema que está vivendo. Como você gosta dela, presta atenção ao que ela diz e escuta suas estórias. Ao ouvi-la, problemas semelhantes vividos por você surgem em sua mente, e, ao contá-los para a amiga, a vibração do pensamento vai ficando ainda mais forte. Mais histórias e pensamentos relacionados àquilo que não quer acabarão cercando você e sua amiga e disso resultarão situações desagradáveis e negativas.

Agora, se você ficasse atento à maneira como estava se sentindo assim que a conversa começou a caminhar na direção daquilo que você não quer, teria percebido a sensação de desconforto. Teria reconhecido sua Orientação, que estaria basicamente avisando: Você está pensando e falando sobre aquilo que não quer. E o motivo para esse sinal de aviso, para esse “sinal de alarme”, é a falta de harmonia entre quem você realmente é, aquilo que deseja e aquilo em que está concentrado neste momento. Suas emoções indicam a sua falta de alinhamento. A sua Orientação o está alertando para o fato de que, enquanto está pensando e falando sobre essas coisas indesejadas, você é um ímã atraindo circunstâncias, acontecimentos e outros Seres para você, e que logo terá em sua experiência a essência daquilo que afirma não querer.

Da mesma forma, se você está falando sobre aquilo que de fato quer, seus pensamentos serão mais atraídos para esse objeto. Você atrairá mais pessoas que irão querer conversar sobre aquilo que você de fato quer. E, durante todo o tempo em que estiver falando sobre aquilo que de fato quer, seu Ser Interior estará lhe oferecendo uma emoção positiva para fazê-lo saber que você está em harmonia com a essência do equilíbrio das intenções que mantém.

Esther e Jerry Hicks

CONSCIÊNCIA E ELEVAÇÃO - O ANJO DA TRANSFORMAÇÃO !!!

O ANJO DA TRANSFORMAÇÃO !!!


A TRANSFORMAÇÃO É UM PROCESSO MISTERIOSO QUE INCLUI EM SI MUITAS MUDANÇAS: A LAGARTA QUE SE TRANSFORMA EM BORBOLETA, O CREME EM MANTEIGA, O CHUMBO EM OURO. DE UM NÍVEL PARA O OUTRO UMA ALQUIMIA INTERIOR SE PROCESSA E, NUM INSTANTE INESPERADO, SOMOS BORBOLETA, MANTEIGA OU OURO TRANSFORMADOS NUMA NOVA DIMENSÃO. A TRANSFORMAÇÃO ACONTECE NATURALMENTE À MEDIDA QUE NOS ENTREGAMOS AO FLUXO DA ENERGIA DIVINA QUE TUDO PERMEIA E VIVIFICA.

PARA MEDITAR:

 " ESTOU CONSCIENTE DA ENERGIA DIVINA QUE MOVE O MEU SER E ME TRANSFORMA NO QUE SOU."

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - UMA MANDALA PARA CADA SIGNO - MEDITANDO PARA FORTALECIMENTO E INSPIRAÇÃO


UMA MANDALA PARA CADA SIGNO:

Para Áries uma explosão de vermelho, cor que simboliza vitalidade e ambição. O vermelho estimula a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude proativa diante da vida. Mas é preciso parcimônia. Se estamos rodeados de muito vermelho, ele pode influir-nos negativamente e deixar-nos irritáveis, impacientes e inconformistas.
Palavras-chave - Iniciativa, competitividade, dinamismo, energia.

Para Touro uma mandala em tons de verde, ocre, marrom e dourado. Touro é a abundância, a riqueza que a terra produz. O verde tem uma forte afinidade com a natureza e nos conecta com ela. É a cor que procuramos instintivamente quando estamos deprimidos, cria um sentimento de conforto e relaxamento, de calma e paz interior, que nos faz sentir equilibrados interiormente.
Os tons de ocre e marrom são a cor da Mãe Terra, nos trazem a sensação de estabilidade, afastam a insegurança. Combinado com o dourado, que equilibra a mente e está associado à abundância.
Palavras-chave: Praticidade, preservação, produtividade, conforto.
Para Gêmeos a cor de Mercúrio: o amarelo. Cor associada ao intelecto, ao raciocínio e à expressão de nossos pensamentos. Clareia a memória e as idéias, Fortalece o poder de discernir e a capacidade de julgar. Também nos ajuda a assimilar as idéias inovadoras, e contribui para a habilidade de ver e compreender os diferentes pontos de vista.
Cinza e prata equilibram, fortalecem a tenacidade e a versatilidade. São cores que também estimulam o cérebro.
Palavras-chave: Comunicação, sociabilidade, curiosidade, adaptabilidade.


Câncer traz a força da Lua em tons de branco, cinza, prata e pérola. Para favorecer a parte feminina e emocional, os aspectos sensíveis da mente. O prateado é a cor da Lua, que está sempre mudando. Harmoniza, pacifica, é uma cor que ajuda a limpar-nos interiormente.

A cor branca representa a pureza. É a cor mais protetora, contribui à paz e ao conforto, alivia a sensação de desespero e de choque emocional, ajuda a limpar e aclarar as emoções, os pensamentos e o espírito.

Palavras-chave: Acolhimento, emoção, memória, hereditariedade.


Leão é dourado, laranja, amarelo, solar. Cores alegres, anti-depressivas, que liberam a insegurança e as emoções negativas, renovam a fé na vida.
O dourado, assim como o amarelo, está associada ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder. Também está relacionada com os grandes ideais, a nobreza, a sabedoria e os conhecimentos. É uma cor que revitaliza a mente, as energias e a inspiração, afasta os medos e as coisas supérfluas.
Palavras-chave: Alegria, liderança, auto-estima, prazer de viver.


A mandala de Virgem tem azul marinho, marrom e amarelo, as cores de Gaia. Os tons de azul escuro estimulam a sede de conhecimento, a integridade, o poder e a seriedade. Os amarelos-terra inspiram estabilidade e a praticidade, afastam a insegurança.
Mercúrio também é regente de Virgem com seu amarelo intelectual, que auxilia a discernir e discriminar. É a cor da inteligência.
Palavras-chave: Aprimoramento, critério, organização, prestação de serviços.

Libra é rosa, a cor do amor. E azul, a cor do equilíbrio. O rosa é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos. Favorece carinho, amor e proteção, sensibilidade. Está relacionado ao amor altruísta e verdadeiro.
O azul é uma cor tranqüilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente, assim como o amarelo. Nos acalma diante do alvoroço das atividades diárias. Também é aconselhável contra a insônia. Ajuda a controlar a mente, traz clareza de idéias, lealdade, confiança, sabedoria, generosidade, e entendimento.
Palavras-chave: Senso estético, elegância, diplomacia, parcerias.

Escorpião também é vermelho, mais escuro e intenso, que simboliza a atração, o amor, a paixão e desejo. Vermelho também é poder, garra e confiança.
Tons de violeta e roxo trazem mudança, transmutação. São cores do mais alto nível espiritual e mental, tem um efeito de limpeza para os transtornos emocionais. 
Palavras-chave: Perspicácia, transformação, profundidade, concentração.
Uma mandala descontraída para Sagitário, que quer a liberdade do magenta. Quando uma pessoa se sente desanimada ou preocupada por sua situação, ou quando se sente brava ou frustrada, a cor magenta acalma esses sentimentos e deixa que seu espírito emerja. Também estimula a generosidade, a criatividade e a independência. 
Roxos e azuis também inspiram a espiritualidade, a expansão, a proteção psíquica.
Palavras-chave: Expansão, gosto por viagens e aventuras, entusiasmo.

Capricórnio vem com a sobriedade do preto, do cinza grafite e dos tons de terra, numa mandala rica em detalhes. Cores que inspiram austeridade, vida interior, previsão e ordem. O preto é ao mesmo tempo cor de proteção e mistério. Está relacionado com o silêncio e o infinito. 
Os laranjas, beges e terra também estimulam a mente, inspiram praticidade, abundância e organização.
Palavras-chave: Capacidade empreendedora, perseverança, sucesso, maturidade.


A cor azul turquesa está associada ao signo de Aquário. É uma cor envolvente, refrescante e tranqüilizante.

O turquesa é aconselhável para o estresse mental, o cansaço e o desejo de purificar-se. É uma cor que nos anima a começar de novo com forças renovadas e idéias novas. Boa para momentos em que nos sentimos sozinhos, nos ajuda a ser mais comunicativos, sensíveis e criativos. Estimula a sede de conhecimento, o mental, a generosidade, saúde, cura, frescor e limpeza.

Palavras-chave: Criatividade, originalidade, ousadia, independência.


A mandala de Peixes traz tons de índigo, violeta e verde-água. Estas cores têm um profundo efeito sobre a mente e são utilizadas pelos psiquiatras para acalmar e tranqüilizar os pacientes que sofrem problemas mentais e nervosos.
O índigo é uma cor muito poderosa para a psíque. É um estimulante para a imaginação e a intuição. Também nos conecta com os impulsos musicais e artísticos, o mistério, a sensibilidade, a beleza e os grandes ideais - inspirando-nos sensibilidade, espiritualidade e compaixão.
O escuro azul da meia-noite age como um forte sedativo sobre a mente, permitindo-nos conectar com nossa parte feminina e intuitiva. O azul-marinho nos faz sentir descontraídos e calmos, como o imenso e escuro mar durante a noite. 
Palavras-chave: Inspiração, sensibilidade, imaginação, compaixão.
(Observação: as mandalas são apenas sugestões artísticas para os signos e obviamente podem ser substituídas. Todas foram criadas com base em 8 e 16 lados, que são números relacionados à abundância e à espiritualidade.)

CONSCIÊNCIA E ELEVAÇÃO - O ANJO DA CLAREZA!!!

O ANJO DA CLAREZA!!!



QUANTO MAIS SIMPLES SE TORNA A NOSSA VIDA, MAIS NOS VOLTAMOS PARA A LUZ INTERIOR QUE SURGE PARA ORIENTAR CORRETAMENTE A NOSSA AÇÃO. ISSO É CLAREZA, UMA ESPÉCIE DE CONHECIMENTO INTERIOR QUE NOS CONDUZ COM FACILIDADE E LEVEZA AO QUE É CORRETO.

PARA MEDITAR: " A CLAREZA DE MINHA ALMA FLUI ATRAVÉS DE MIM, QUANDO PENSO, SINTO E ATUO NO MUNDO! "

O PODER DA MEDITAÇÃO - meditar com mandala...

meditar com mandala...

CORAÇÃO PINK

 
"Escolha a sua mandala - aquela que mais te fascina - e
 
 observe-a bem, pensando naquilo que você está 
 
buscando: Foco? Concentração? Criatividade? 
 
Abundância? Fertilidade? Saúde? Amorosidade? 
 
Serenidade?

Procure sentar numa posição confortável com a coluna ereta, colocando a mandala diante de seu rosto. O centro da mandala deverá estar à altura dos seus olhos, numa distância semelhante à extensão de seu braço.

Focalize toda sua atenção no centro da mandala. Não exerça tensão sobre os olhos que deverão permanecer repousados no centro da mandala durante todo o exercício.

Procure aos poucos esvaziar sua cabeça, deixando a mandala agir em você através do movimento que lhe é inerente. A idéia é chegar a preencher toda a sua mente com a imagem da mandala, ela será reconstruída dentro de você.

Não queira controlar seus movimentos. Respire profundamente e naturalmente, permanecendo relaxado todo o tempo. Seus olhos poderão ficar pesados, lacrimejar ou arder. Permita que isso aconteça. Deixe a mandala limpar, desobstruir e energizar seus olhos físicos e seus componentes etéricos. Fixe sempre o olhar no centro do desenho. Perceba os detalhes captados pela visão periférica, sinta sua vibração, mas não se desligue do centro.

Procure piscar o mínimo possível e quando o fizer, que seja suavemente e com total atenção. Não faça apreciação ou juízo crítico. Não deixe a sua mente interferir no processo. Apenas observe o que está acontecendo dentro e fora de você.

Perceba que, quando sua mente se aquieta, você gasta menos energia com o pensamento, e, como não existe vácuo no universo, outra função assume essa energia. É hora de funcionar a intuição, o autoconhecimento, a clarividência e a clariaudiência. Começam a emergir interiormente potenciais normalmente submersos do seu ser.

Mergulhe na mandala por 15 minutos. É opcional o uso de música ou qualquer outro estímulo auditivo. Durante todo o exercício é vital a atenção na respiração, que poderá ter variantes de acordo com o que se quer atingir.

Quanto mais imóvel você conseguir ficar, mais a mandala penetrará em você, harmonizando seu campo de energia e os chacras.

No final dos 15 minutos, feche os olhos, esquente as mãos e as coloque sobre eles, relaxando-os.

Não deite logo em seguida. Permaneça por mais 15 minutos sentado, observando o que está acontecendo internamente com você. Essa observação é o objetivo de toda e qualquer técnica meditativa. Fique em silêncio, de olhos fechados e coluna ereta.

Após este período, se quiser, deite.
Esta meditação não deve ser feita antes de dormir ou logo após as refeições.
Depois de um período de prática de 21 dias, escolha outra mandala para meditar."


O texto foi extraído  de Conceição Trucom e faz parte de seu livro Mente e Cérebro Poderosos - ed. Cultrix

CONSCIÊNCIA E EVOLUÇÃO - O ANJO DA ESPONTANEIDADE !!!


O ANJO DA ESPONTANEIDADE !!!





QUANDO NOS LIBERTAMOS DE CRENÇAS E VALORES LIMITANTES, A ENERGIA FLUI EM NÓS NATURALMENTE. SEM AS INIBIÇÕES QUE APRISIONAM A NOSSA MENTE E O NOSSO CORAÇÃO, DESENVOLVEMOS A CAPACIDADE DE SINTONIZAR NOSSA ESSÊNCIA QUE ESTÁ DENTRO DAS PESSOAS E DAS COISAS, FAZENDO ASSIM DESAPARECER O MEDO E AS EMOÇÕES QUE NOS IMPEDEM DE SER ESPONTÂNEOS. A PRECISÃO DA ESPONTANEIDADE É ALGO PRESENTE EM TODA NATUREZA E FLUI COMO DÁDIVA DO AMOR.


PARA MEDITAR: " ESCOLHO SER ESPONTÂNEO EM MINHAS INTERAÇÕES COM A VIDA ! "

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - JUNG E AS MANDALAS

JUNG E AS MANDALAS



Carl Gustav Jung estudou a mandala e a utilizou em seu consultório. Constatou que seus pacientes melhoravam ou relaxavam com o uso da mesma. Ele dizia que as mandalas poderiam trabalhar a Psique, atuando no processo de autoconhecimento do cliente.

Ele  descobriu que as mandalas expressavam conteúdos interiores do ser humano. No seu estudo das manifestações do inconsciente, seus pacientes produziam de forma espontânea desenhos de mandalas, sem saber o que ela é ou o que estavam fazendo. Ele dizia que isso tende a acontecer com pessoas que progridem no seu processo de autoconhecimento e individuação.

Ficou muito interessado no símbolo mandálico taoísta chamado A Flor de Ouro, dizia que era um material trazido frequentemente por seus pacientes.

A Flor de Ouro é desenhada tanto como um ornamento geométrico regular, ou de cima, ou um borrão crescendo de uma planta. A planta com freqüência nasce da escuridão, possui cores ardentes e tem um botão de luz no topo.

Jung publicou um livro chamado “O Segredo da Flor de Ouro”, junto com Richard Wilhelm




Quando começou a  estudar as mandalas e sua manifestação no mundo oriental como instrumento de culto e de meditação, passou a desenhá-las.  Observando-as no mundo ocidental, descobriu o efeito de auto-cura que elas exerciam, inclusive em si mesmo.

Em seguida, passou a utilizá-las como método psicoterapêutico. E conclui que esses círculos mágicos da tradição cultural oriental, hinduísta ou budista, eram representações instintivas de um símbolo universal desenhadas desde os primórdios da humanidade.

A mandala nas tradições culturais hinduísta e budista-tibetana, aparece como instrumento de concentração mental.  O termo mandala, em sânscrito, indica “círculo” e ocorre para designar, de maneira genérica, uma figura circular, esférica, o círculo em um quadrado e vice-versa.  Foi Jung que introduziu o conceito de mandala na psicologia analítica.

Portanto, as mandalas podem expressar um potencial para a totalidade, como procede nas tradições religiosas hinduísta e budista-tibetana, podem ser empregadas como instrumento de concentração e como um meio para unir a consciência individual com o centro da personalidade.

Mandala na tradição hinduísta
A mandala tradicional hinduísta faz parte do ritual de orientação e do espaço sagrado central, que são: o altar e o templo. Ela é a passagem de um estado para outro, ou seja, do material ao espiritual. Seu centro é uma entidade; sua periferia é a perfeição. É um instrumento visual para a concentração ou meditação  que conduz à realização das formas sobrenaturais que se encontram na mandala.

Mandala na tradição budista
Essas figurações concêntricas das mandalas são imagens dos dois aspectos que são complementares e idênticos à realidade: o aspecto da razão original, que é inata nos seres humanos (e que utiliza imagens e idéias do Mundo material, ilusório) e o aspecto do conhecimento terminal produzido pelos exercícios físicos e mentais que são adquiridos pelos Budas (Iluminados) e que se fundem uns com os outros, na intuição do estado da mais alta felicidade possível, chamado Nirvana.Admite-se que esse estado mental é de grande liberdade e espontaneidade interior em que a mente humana goza de tranqüilidade suprema, pureza e estabilidade.

Mandala na tradição tibetana
Jung descobriu que as mandalas na tradição budista tibetana derivam do conhecimento religioso dos lamas. Essa expressão, lama, significa guru, na tradição hinduísta, mestre. Nesse sentido, os lamas consideram a verdadeira mandala uma imagem interior que, gradualmente, é construída nos momentos de equilíbrio psíquico perturbado ou quando um pensamento não pode ser encontrado e deve ser procurado, porque não está contido na doutrina sagrada.
in:http://www.marcelodalla.com/2012/02/jung-e-as-mandalas.html