quinta-feira, 20 de novembro de 2014

EQUILÍBRIO E HARMONIA - FALTA DE LIBIDO E CANSAÇO NOS HOMENS: DESCUBRA COMO TRATAR

FALTA DE LIBIDO E CANSAÇO NOS HOMENS: DESCUBRA COMO TRATAR



Muitas vezes, a falta de desejo sexual nos homens é atribuída aos problemas de disfunção erétil. Porém, o fato de o paciente enfrentar dificuldade em conseguir uma ereção, não significa necessariamente que ele tem impulsão sexual baixa. “Mas a dificuldade em ter uma ereção pode desencadear problemas da autoestima, depressão e, consequentemente, perda da libido”, alerta a endocrinologista e metabologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada.
O percentual de homens com disfunção erétil no Brasil, segundo pesquisas, só tende a aumentar e mostra que cerca que 10% dos brasileiros apresentam este sintoma. Já na Europa, esta porcentagem cresce para 30%, e nos EUA estima-se que haja 40 milhões de pessoas em casamentos assexuados (que fazem sexo menos de 10 vezes por ano). As causas deste aumento são principalmente devido ao envelhecimento da população e ao estilo de vida estressante levado atualmente. Podemos citar como fatores de risco gravíssimos para os homens, a hipertensão arterial, a diabetes, a aterosclerose e a obesidade.
A depressão, alterações genéticas hereditárias, insuficiência renal e hepática, distúrbios da tireoide e hipófise também fazem parte das doenças que cursam com a diminuição da libido.
Podemos dizer que basicamente o que provoca a falta de libido no homem é primeiramente o desequilíbrio hormonal (ou andropausa/ distúrbio androgênico do envelhecimento masculino) e que pode cursar com perda parcial ou ate mesmo total do desejo sexual, juntamente com a perda dos pensamentos ligados ao sexo e disfunção erétil.  Secundariamente, o bloqueio da libido esta ligado a problemas emocionais, seguido pela causa relacionada ao uso de medicações contra depressão e ansiedade.
Uma vida sexual regular faz bem para a sua saúde, mas também satisfaz as necessidades da intimidade emocional, física e sexual; e por este motivo é tão importante procurar um profissional qualificado para lhe orientar sobre suas possíveis alterações físicas e/ou hormonais.
Em homens com mais de 50 anos, o problema pode estar relacionado ao envelhecimento.  Afinal, com o aumento da idade, é natural a ocorrência de episódios de baixa libido. No entanto, se o problema for detectado em homens jovens e/ou com idade abaixo dos 50 anos, é fundamental buscar tratamento clínico. Além disso, vale ficar atento aos fatores que podem levar à falta de libido:
  • Alcoolismo: continua sendo o maior vilão, pois pode causar impotência nos homens;
  • Consumo regular de substâncias estimulantes como cocaína;
  • Obesidade: pode levar a problemas de saúde e interferir diminuindo o desejo sexual;
  • Distúrbios hormonais que podem provocar flutuações no desejo sexual masculinos;
  • Sedentarismo: a inatividade física contribuiu para picos de estresse e cansaço mental;
  • Medicamentos e tratamentos relacionados com reprodução podem resultar em falta de desejo sexual nos homens;
  • Baixos níveis de testosterona também podem diminuir a libido;
  • Estresse e carga excessiva de trabalho que levam à exaustão também são inimigos da saúde podendo interferir na libido.
É importante a avaliação de um especialista que irá indicar o melhor tratamento. Se a falta de desejo sexual está ligada a problemas psicológicos como depressão e falta de autoestima, o aconselhamento pode ser essencial. Em casos físicos, o diagnóstico correto irá rastrear o motivo dessa diminuição podendo identificar desajustes hormonais, problemas nos testículos ou na próstata e indicando o tratamento mais eficaz.
 Fonte- Carolina Mantelli Borges, Endocrinologista e Metabologista da Clínica de Especialidades Integrada.