quarta-feira, 15 de agosto de 2018

O PODER DA ORAÇÃO - INVOCAÇÃO À INTERCESSÃO DIVINA

INVOCAÇÃO À INTERCESSÃO DIVINA





















EM NOME DO PAI, DO FILHO, DO ESPÍRITO SANTO E DA MÃE DIVINA.
EM NOME DE SANAT KUMARA E LADY VÊNUS.
EM NOME DA MINHA PODEROSA PRESENÇA DO EU SOU E DO MEU SANTO CRISTO PESSOAL.
EM NOME DE HÉLIOS E VESTA, JESUS CRISTO, MÃE MARIA E O ARCANJO URIEL,
EU .....(DIGA SEU NOME COMPLETO)..... INVOCO A INTERCESSÃO DIVINA, AQUI E AGORA: ...... (FAÇA AQUI SEU PEDIDO PESSOAL, PEÇA INTERCESSÃO EM SUA VIDA E NA DE SEUS FAMILIARES ETC...) 

AMÉM, AMÉM, AMÉM


REPITA QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O que é Hipertireoidismo? - Hipertireoidismo: saiba como o excesso de hormônios da tireoide afeta o organismo

O que é Hipertireoidismo? 

Sinônimos: Tireoide superativa

O hipertireoidismo é um problema no qual a glândula da tireoide produz hormônio em excesso. Esse problema também é conhecido como tireoide superativa.
Hipertireoidismo: saiba como o excesso de hormônios da tireoide afeta o organismo

Causas

A glândula tireoide é um órgão importante do sistema endócrino. Ela encontra-se na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe. A glândula produz os hormônios tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3), que controlam como cada célula do corpo gasta energia. Esse processo é chamado de metabolismo.
Adam Esquema mostra a glândula da tireoide e as suprarrenais 
O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz grandes quantidades desses hormônios em um período curto (agudo) ou longo (crônico) de tempo. Várias doenças e distúrbios podem causar esse problema, incluindo:
  • Ingestão excessiva de iodo
  • Doença de Graves (responsável pela maioria dos casos de hipertireoidismo)
  • Inflamação (tireoidite) da tireoide devido a infecções virais ou outros motivos
  • Tumores não-cancerígenos da glândula tireoide ou da glândula pituitária
  • Superdosagem de hormônio da tireoide
  • Tumores nos testículos ou ovários
Tópicos relacionados:
  • hipertireoidismo iatrogênico
  • Hipotireoidismo
  • Tireoidite silenciosa

Exames

O exame físico pode revelar aumento da tireoide, tremor, reflexos hiperativos ou frequência cardíaca acelerada. A pressão sistólica (o primeiro número na aferição da pressão) pode estar alta.
O hipertireoidismo subclínico é uma forma leve da doença diagnosticada pela alteração nos níveis dos hormônios da tireoide no sangue, geralmente com ausência de qualquer sintoma.
Exames de sangue também são feitos para medir os níveis de hormônio da tireoide.
  • O nível de TSH (hormônio estimulante da tireoide) geralmente é baixo
  • Os níveis de T3 e T4 livre geralmente são altos
A doença também pode afetar os resultados dos seguintes exames:
  • Colesterol
  • Glicose
  • Ingestão de iodo radioativo
  • T3RU
  • Triglicerídeos
  • Vitamina B12 (em casos raros)

Hipotireoidismo: oito dúvidas sobre a doença da tireoide

Ela não tem cura, mas tratamento garante qualidade de vida do paciente
A tireoide é uma glândula endócrina que existe para harmonizar o funcionamento do organismo. Localizada no pescoço, é responsável pela produção de dois hormônios o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina), que estimulam o metabolismo e interferem no desempenho de órgãos como coração e rins, chegando a alterar o ciclo menstrual.  De acordo com o IBGE, as doenças endócrinas, como diabetes, obesidade e disfunções na tireoide respondem pela segunda causa que mais mata mulheres no país (7,8%), atrás apenas das doenças cardiovasculares.

Por toda essa importância, a glândula tireoide precisa estar em perfeita ordem. Quando isso não acontece, o próprio corpo dá o alerta. Os tipos mais comuns de disfunção da tireoide são:

1. hipertireoidismo (liberação de hormônios em excesso, que aceleram muito o metabolismo);

2. hipotireoidismo (a glândula libera o T3 e o T4 em menor quantidade do que o necessário). No segundo caso e mais comum, o hipotireoidismo, os sintomas mais frequentes são desânimo, cansaço, sonolência, pele seca, inchaço dos olhos, lentidão física e mental. A doença costuma atingir vários membros de uma mesma família. Porém, o diagnóstico nem sempre é fácil, pois os sintomas podem ser atribuídos a outras doenças que se manifestam de forma semelhante, como depressão e anemia. A seguir, a endocrinologista Laura Ward, da Unicamp, esclarece oito dúvidas mais comuns sobre o hipotireoidismo. 

1.Os sintomas podem ser identificados com clareza?

Cansaço
Os sintomas, infelizmente, são pouco específicos e se instalam lentamente, o que pode confundir as pessoas. Além disso, podem atingir vários órgãos, pois a tireoide é importante para regular o funcionamento de alguns sistemas do corpo, como cardiovascular, gástrico e nervoso. São: sentir frio, mesmo quando a temperatura não está baixa; desânimo; falta de interesse de todos os tipos, incluindo interesse para atividades corriqueiras ou prazerosas; lentidão de fala, de pensamento e de batimentos cardíacos; problemas no intestino (constipação, prisão de ventre), lentidão de reflexos; pele ressecada; cabelos e unhas quebradiços.  

2.Por que o hipotireoidismo ocorre mais em mulheres e se manifesta predominantemente a partir de certa idade?

Não se sabe com exatidão por que o distúrbio afeta mais mulheres, mas acredita-se que um dos fatores seja a maior incidência, na fase da menopausa, da doença de Hashimoto ou tireoidite crônica, doença autoimune da tireoide em que o corpo produz anticorpos que atacam a tireoide, fazendo deste distúrbio a principal causa do hipotireoidismo. Durante o climatério, período em que as doenças autoimunes são mais frequentes, é possível que o metabolismo de hormônios, como estrógeno, esteja produzindo fatores desencadeantes para doenças autoimunes, entre as quais a doença de Hashimoto. 

3.Como saber se estou no grupo de risco da doença?

São fatores de risco para o hipotireoidismo: a existência de outras doenças autoimunes (lúpus, artrite reumatoide, vitiligo, diabetes de tipo 1), a presença de bócio (aumento de volume da tireoide) e a existência de doença de tireoide na família. 

4.Quais exames costumam ser feitos para o diagnóstico?

Pescoço
Eles devem ser feitos periodicamente? O exame mais comum para identificar os níveis dos hormônios da tireoide chama-se dosagem de TSH sérico. Recomenda-se que todas as pessoas acima de 60 anos realizem uma dosagem de TSH anual e que mulheres, particularmente aquelas que apresentam fatores de risco, dosem o TSH a partir dos 30 anos. Além disso, gestantes também devem realizar o exame periodicamente.  

5.O hipotireoidismo tem cura?

Não existe uma cura definitiva para a doença, mas o controle pode fazer com que o paciente leve uma vida normal. O tratamento mais comum é feito com reposição hormonal, geralmente com hormônio sintético da tireoide, em geral, na forma de comprimido, que deve ser tomado diariamente pelo resto da vida. Mas vale o alerta: se estiver com falta ou excesso de medicação, podem aparecer os sintomas opostos, de hipertireoidismo. Os mais comuns são: agitação física e mental, insônia, irritação e perda de peso. 

6.Quais são as possíveis consequências mais graves, se não houver tratamento?

A falta do hormônio tireoidiano pode levar ao coma mixedematoso, que é quando o paciente tem queda da temperatura corporal e ocorre a lentidão de todas as funções do organismo. Isso acarreta uma fragilização do sistema imune, facilitando a instalação de outras doenças, como pneumonia e infecções. O hipotireoidismo também pode afetar de forma importante o coração e os ossos, por isso é importante seguir o tratamento prescrito pelo médico.  

7.O hipotireoidismo provoca aumento de peso?

Existe uma relação complexa entre as doenças da tireoide, o peso corporal e o metabolismo. Os hormônios tireoidianos também regulam o metabolismo, e a taxa metabólica basal também pode diminuir na maioria dos pacientes com hipotireoidismo, devido à baixa nos hormônios. No entanto, esse ganho de peso é menor e menos dramático do que o ocorre nos pacientes com hipertireoidismo.  

8.O que é essencial para controlar o hipotireoidismo?

Se o paciente estiver com a medicação ajustada adequadamente, sua rotina não será muito afetada. A recomendação é a mesma válida para pessoas sem a doença, que é seguir hábitos de vida saudáveis. É fundamental manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e frutas. Também é essencial praticar exercícios físicos regulares para a manutenção do peso para afastar a obesidade e seus efeitos negativos, como hipertensão, diabetes, aumento do colesterol e problemas cardiorrespiratórios. Não há grandes restrições em relação às atividades físicas, mas antes de começar a se exercitar o paciente deve sempre consultar seu médico.  

DESBLOQUEANDO A ENERGIA - Sobre o Método: Pilates - CONHECENDO UM POUCO MAIS.....

Sobre o Método: Pilates

Imagem relacionada

"Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você ter um novo corpo"
Princípios:

Concentração: Durante a execução do exercício a atenção é direcionada para o corpo como um todo,  o sujeito fica atento em "como" realiza os movimentos solicitados.  Isso inclui o foco no percurso do movimento, a ida, a volta, nas direções e na respiração. Assim, o movimento é desenvolvido com maior eficiência. Nada deve ser ignorado. Essa atenção na execução do movimento contribui para a consciência corporal.
Controle: Capacidade motora de coordenar os movimentos, mantendo um ritmo mais harmônico. O sujeito vigia o modo como seu movimento é realizado, desenvolvendo um domínio sobre a execução.
Precisão: Refinamento do gesto e da postura. Mantendo os alinhamentos e o equilíbrio dos diferentes grupamentos musculares envolvidos no movimento.


 Centro de força ou Centramento (Conhecido também como Powerhouse):Acionamento do abdômen (o reto do abdômen, oblíquo interno e externo, transverso do abdômen), Eretores da coluna, Extensores, Flexores do quadril e Períneo. Essa estrutura é responsável pela sustentação da coluna vertebral e órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.

Respiração: Em sincronia com o movimento. Inspira-se na pausa e expira-se durante a realização do movimento, favorecendo a organização da postura.Quando associada à ação muscular, favorece a ventilação, a oxigenação tecidual, evitando a fadiga.



Movimento Fluido: Execução controlada e contínua de um movimento, permitindo um gasto energético equilibrado, e sem compensações posturais.

Benefícios do Método:
·         O fortalecimento muscular localizado ou global;
·         O aumento da flexibilidade geral;
·         Correção de distúrbios da postura;
·         Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
·         Melhora da coordenação motora;
·         Dissociação de cinturas (pélvica e escapular);
·         Alongamento axial(“crescimento”);
·         Estimulação Proprioceptiva
·         Relaxamento muscular geral;
·         Melhora da capacidade respiratória e cardio-vascular;
·         Decoaptação de articulações periféricas (casos patológicos);
·         Desenvolvimento da consciência corporal ;
·         Auxilio na descompressão em lesões na coluna;
·         Melhora na mobilidade das articulações;
·         Aumento a densidade óssea;
·         Diminuição do estresse;
·         Diminuição de tensão e fadiga;
·         Melhora da circulação;
Só é contra-indicado em processo de dor aguda. Após a melhora no quadro álgico,  inicia-se um trabalho com foco  na reabilitação, trabalhando a força muscular, a flexibilidade e o ganho ou recuperação de movimentos.



DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Sejam um com seu eu superior - Arcanjo Miguel e Yeshua.

Sejam um com seu eu superior



Nós lhes trazemos ótimas notícias do Reino Espiritual, pois nós cuidamos de vocês com orgulho e profundo amor. Nada pode retirar o grande progresso e desenvolvimento que vocês têm realizado. O quociente de Luz está alto o tempo todo e nós os cumprimentamos.
Estejam preparados para alterações e mudanças maciças, como lhes temos dito.
Nós gostaríamos de lhes falar sobre seu coração, que tem passado por muitas mudanças.
Downloads maciços de energia têm feito os corações de muitos de vocês se abrirem de formas que vocês podem não estar totalmente cientes, queridos. Vocês podem ter notado que perderam o interesse por muitas coisas e novos interesses estão surgindo. Vocês podem se sentir relutantes para deixar ir os antigos relacionamentos, carreira e os velhos modos de fazer as coisas, porque vocês se identificavam profundamente com eles. Vocês podem sentir como se fosse uma traição e então vocês se sentem mal ao deixar ir pessoas e coisas.
Mantenham em mente que as pessoas e as coisas em suas vidas estão aí pelo propósito de despertar e uma vez que elas serviram a esse propósito, elas estão prontas para serem deixadas. Tenham o cuidado de não manter o apego ou a identificação muito próxima com aquilo que vocês estão deixando ir. Ele entrou em sua vida para ensinar e após aprender a lição, vocês não mais têm a necessidade de conservar o portador da lição e do crescimento. Tudo o que lhes resta fazer é agradecer e abençoar e deixar ir.
Mais relacionamentos entrarão em sua vida para substituir aqueles que estão partindo, mas as pessoas e as coisas que partem e que lhes trouxeram a lição não estão realmente perdidas para vocês. Elas devem ser liberadas e receber permissão para continuar. Vocês não fazem nada errado por deixar tudo ir. É para o bem maior seu e delas tornar-se e permanecer desapegados.
A essência do amor e da lição que veio com elas ainda está muito viva.
Vocês apenas deixam ir o mensageiro, por assim dizer.
Nós lhes dizemos isto porque vocês estarão descobrindo, mais e mais, o que deixar ir e, às vezes, pode parecer uma avalanche conforme as coisas se aceleram na limpeza do quadro tridimensional.
Seu coração está se curando através de tudo isso; ele está se tornando expandido; está se tornando mais e mais o seu navegador nesta sua jornada para casa.
Gostaríamos que vocês se conscientizassem mais e mais de sua essência.
Sintonizem-se com seu Eu Superior, que está se integrando com vocês, por assim dizer.
Percebam os sussurros e nuances sutis.
É como trocar e manter um novo sistema operacional em seu computador.
Uma vez que tenham se acostumado ao novo programa, o antigo não mais funciona para vocês.
Decidam agora deixar seu Eu Superior e coração serem seu novo sistema operacional daqui para frente, com nenhuma tentação de voltar ao antigo programa de deixar seu ego fazê-los duvidarem de seu curso de ação ou de seus sentimentos.
Com isto vem uma nova confiança na intuição versus imaginar coisas com sistemas antigos de lógica e racionalização.
Façam disto seu novo lema:
"Eu Sou o meu Eu Superior e relaxo no conhecimento dos níveis profundos de minha Alma".
Estejam confiantes nesse conhecimento e sejam Um com seu Eu Superior.
Queridos, vocês chegaram tão longe e ainda falta um pouco, mas estejam certos de que sua progressão é ampliada, energizada e multiplicada toda vez que vocês se entregam e relaxam no conhecimento de que vocês são seres divinos magníficos que aqui estão com o único propósito de despertar e ajudar outros a despertar.
E este é o propósito de sua Alma, se vocês perdoarem nosso jogo de palavras.
Regozijem-se nisto; tenham certeza disto; entusiasmem-se com isso.
Vocês estão chegando.
Com nossa profunda apreciação, nós permanecemos seus servidores leais e companheiros na Paz e no Amor,
Arcanjo Miguel e Yeshua.

canalizado através de Fran Zepeda

DICAS TERAPÊUTICAS - Seja amoroso consigo mesmo...Ame-se, respeite-se, seja gentil consigo mesmo

Seja amoroso consigo mesmo



Ame-se, respeite-se, seja gentil consigo mesmo. A menos que você seja amoroso para consigo mesmo, você não pode ser amoroso com ninguém, absolutamente. A menos que você seja atencioso consigo mesmo, você não pode ser atencioso com ninguém; é impossível.

Eu lhe ensino a ser realmente egoísta, de modo que você possa ser altruísta. Não há contradição entre ser egoísta e ser altruísta: ser egoísta é a própria fonte de ser altruísta. Mas até agora você tem aprendido exatamente o oposto, lhe ensinaram o contrário.

E qual tem sido o resultado desse ensinamento? Ninguém ama ninguém. A pessoa que se condena não pode amar ninguém. Se você não pode amar nem sequer a si mesmo - porque você é a pessoa mais próxima a você -, se seu amor não pode nem mesmo alcançar o ponto mais próximo, é impossível seu amor chegar até as estrelas. Você não pode amar nada - você pode fingir. E é isso que a humanidade se tornou: uma comunidade de fingidores, hipócritas.

Por favor tente entender o que quero dizer por ser egoísta. Primeiro você tem que se amar, se conhecer, ser você mesmo. A partir disso, você irradiará amor, ternura, atenção com os outros. A partir da meditação, surge a verdadeira compaixão, mas a meditação é um fenômeno egoísta. Meditação significa deleitar-se consigo mesmo e com sua solitude, esquecer o mundo todo e simplesmente deleitar-se consigo mesmo.

É um fenômeno egoísta, mas desse egoísmo surge grande altruísmo. E, então, não há nenhum vangloriar-se a respeito, você não se torna egoístico. Você não serve as pessoas; você não as faz sentir-se devedoras a você. Você simplesmente se deleita em compartilhar seu amor, sua alegria.

Osho, em "Guida Spirituale"

DICAS TERAPÊUTICAS - Transforme você em prioridade e melhore a autoestima

Organizar melhor a rotina acaba com o estresse e faz seu tempo render


Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - Transforme você em prioridade e melhore a autoestima

Você mal consegue pensar em si mesmo de tão lotada que sua agenda anda ultimamente. Trabalho, família, relacionamento e compromissos sempre estão na frente de tudo, por mais que você lamente e tenha o desejo de fazer diferente. "A falta desse instante pessoal é um baque para a saúde e a autoestima, seu relógio biológico está sempre em atraso e o corpo vive cansado e sob estresse", afirma a psicóloga Andreia Calçada, especialista em Psicopedagogia Clínica, do Rio de Janeiro. Se você está sentindo na pele o peso de uma rotina atribulada e não vê a hora de dedicar um tempinho para si próprio, aproveite as dicas dos especialistas e aproxime esse momento. SZX
  • Planejamento - Foto: Getty Images
  • Mulher na frente do espelho - Foto: Getty Images
  • Menina descansando - Foto Getty Images
  • Homem perdendo tempo - Foto: Getty Images
  • Mulher cansada com uma pilha de roupas para lavar - Foto Getty Images
  • Home no trabalho negando tarefas - Foto: Getty Images
  • Homem e mulher lavando a louça juntos - Foto: Getty Images
  • Homem sentado no banco de uma praça olhando a paisagem - Foto: Getty Images
 
 
de 8
Planejamento - Foto: Getty Images

Planeje o seu tempo

Procure se organizar no começo de cada semana, separando um momento para você. Contar com a sorte para arranjar um tempinho de sobra, normalmente, é furada. "Planejar as suas atividades deixa você mais preparado até para imprevistos, o que traz mais segurança e certeza de que terá o seu momento exclusivo", afirma a psicóloga Fabiana Albino Diniz, do Centro de Referência em Medicina Preventiva da Unimed Paulistana.  
Mulher na frente do espelho - Foto: Getty Images

Reunião de uma pessoa só

Não encare o momento para si mesmo como uma janela na sua agenda, que pode ser preenchida se alguma urgência do trabalho aparecer, mas sim como uma reunião com você mesmo, que não pode ser desmarcada. Comece com 15 minutos reservados e tente aumentar aos poucos. Certamente haverá censura de algumas pessoas que precisam de você, ignore. "Se preferir, nem explique o que está marcado, diga apenas que é um compromisso pessoal", afirma Andreia Calçada. "Sem essa pausa, vai chegar a um ponto em que você não vai conseguir mais o mesmo desempenho de sempre, tamanho o estresse." 
Menina descansando - Foto Getty Images

Gaste esse momento sem trapacear

Pare para pensar: o que você realmente gosta de fazer? "Parece ser uma pergunta fácil, mas tem gente que passa tanto tempo sem pensar em si que mal consegue responder", afirma a psicóloga Andreia. Ela também recomenda se olhar no espelho: o que está te incomodando? É hora de cuidar desses pontos, a sua autoestima vai sentir os efeitos. Não vale usar esse tempo livre para quebrar o galho de alguém ou fazer a compra de supermercados da família.
Homem perdendo tempo - Foto: Getty Images

Livre-se do que ocupa tempo no seu dia

Se soar absurdo ter um momento para você com tanta correria na rotina, faça uma poda na sua árvore de compromissos: corte as "pontinhas" que não fazem tanta diferença, como o hábito de arrumar todo dia a casa do mesmo jeito impecável, ir ao supermercado diversas vezes por semana, passar horas apenas bisbilhotando as redes sociais ou abrir todos os e-mails da sua caixa de entrada. O tempo poupado vai ser suficiente para você aproveitar do jeito que bem entender e relaxar um pouco.
Mulher cansada com uma pilha de roupas para lavar - Foto Getty Images

Procure identificar o que te faz infeliz

Você é prioridade, então, repense o que te faz mal na rotina: a insatisfação no ambiente de trabalho, o trânsito, algum desentendimento dentro de casa, os quilos extras ou outro problema qualquer. "Muitas situações difíceis podem ser contornadas se você mantiver a força de vontade e souber o que quer", afirma Andrea Calçada. Pode ser uma mudança bem gradual, mas a simples sensação de que você pode - e vai - deixar as coisas melhores para si já serve de calmante. 
Home no trabalho negando tarefas - Foto: Getty Images

Diga não aos outros

Chega de engolir sapos, é impossível agradar todo mundo a todo o momento. "Cada um acha que a sua própria solicitação é mais importante, então é preciso que você avalie se realmente o pedido dos outros é urgente a ponto de você parar o que está fazendo", afirma a psicóloga Milene Rosenthal, do projeto Psicolink. Ter de interromper toda hora o que você está fazendo para atender demandas de outras pessoas pode causar a sensação de que você é incapaz de realizar as tarefas e não tem domínio sobre o seu tempo.
Homem e mulher lavando a louça juntos - Foto: Getty Images

Peça ajuda quando necessário

Pare de vestir a capa de super-herói, ninguém dá conta de tudo sozinho. "Tem gente com medo de pedir ajuda e passar a impressão de incompetente, mas certamente outras pessoas já pediram uma mão sua e, nem por isso, você classificou como alguém incapaz", afirma a psicóloga Andreia. Pare de querer perfeição, pois tentar fazer tudo sozinho pode trazer resultados muito piores do que ter ajuda de outras pessoas.
Homem sentado no banco de uma praça olhando a paisagem - Foto: Getty Images

Pense em... nada!

Vá para um lugar livre de outras pessoas, fique em silêncio e leve a mente para longe de tudo. O seu corpo merece essa pausa, que pode ser de apenas cinco minutos. "É uma questão de respirar e tentar descobrir o que você está sentindo, o autoconhecimento não deve ser deixado de lado", afirma Andreia Calçada. De quebra, você descarrega o peso do estresse e volta com mais disposição para as tarefas.

DICAS TERAPÊUTICAS - Viva até 20 anos mais com seis hábitos, entre eles sorrir mais

Viva até 20 anos mais com seis hábitos, entre eles sorrir mais

Dois americanos parecem ter encontrado a fórmula para viver até 20 anos mais sem recorrer a tratamentos absurdos. No livro Diminua Sua Idade (editora Best Seller), o médico Frederic J. Vagnini e o jornalista Dave Bunnell apresentam hábitos que aumentam em décadas a longevidade - com justificativas cientificamente comprovadas. As principais recomendações dos americanos são: comer mais fibras, fugir do açúcar, cortar gorduras saturadas, dormir bem, fazer mais sexo e sorrir mais. No Brasil, a expectativa de vida é de 72 anos. No entanto, poucos são os que sonham viver somente até esta idade. Fomos conversar com um time de especialistas para entender como essas simples mudanças são capazes de garantir que você chegue à velhice com uma vida e saúde mais plenas. 
Resultado de imagem para Viva até 20 anos mais com seis hábitos, entre eles sorrir mais

Coma mais fibras

Qual é a sua idade biológica?
As fibras fazem bem para o bom funcionamento do intestino. É verdade, mas elas não servem apenas para isso. "Fibras desempenham uma série de funções importantes, como auxiliar a assimilação de outros nutrientes, reduzir o mau colesterol (LDL), prevenir doenças e até evitar o mau hálito", explica a nutricionista Daniela Jobst.

E para atingir bons níveis de fibras não são necessários grandes esforços, pois elas são encontradas em alimentos que ingerimos comumente. A quantidade ideal de ingestão gira em torno de 25 a 30 gramas por dia e é importante não exagerar, como explica a nutricionista Daniela Jobst. "O estômago se adapta ao 'efeito esponja' das fibras e acaba se dilatando. Se a pessoa ultrapassa essa quantidade, precisará comer mais do que antes para se sentir saciada". Além disso, é importante ingeris as fibras com um pouco de líquido, pois a seco sua ingestão é mais difícil.

Vários alimentos do dia a dia possuem fibras: cereais (farelos), hortaliças, frutas (com cascas), leguminosas, verduras, trigo, cereais integrais (arroz, pão, torrada), aveia, cevada, bagaço de frutas cítricas, maçã, goiaba, castanha, nozes, ervilha e leguminosas em geral.

Uma das frutas com mais fibras na composição é a goiaba com casca, que tem 5 gramas por cada unidade média. Uma porção de 40g de cereal matinal integral tem 12g de fibras, enquanto meia unidade de abacate tem pouco mais de 7g de fibras - mas tome cuidado com a escolha do cereal, pois muitos contêm açúcar e com a grande quantidade de açúcares e gorduras do abacate.

Uma colher de sopa de aveia possui 1,5g de fibra, assim como uma banana média - ótima combinação, não? E quem gosta do feijão, vale saber que ele possui 2g de fibra para cada 40g, enquanto a mesma quantidade de lentilha (que pode ser uma boa substituta) possui um pouco mais de 5g, assim como o mamão papaia, velho e bom companheiro de quem sofre de prisão de ventre.  

Fuja do açúcar

De acordo com a dermatologista Marcella Delcourt, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, depois da preocupação com radicais livres e raios UV, o alvo para combater o envelhecimento é diminuir o açúcar. Isso porque ele libera um processo que liga moléculas de glicose maléficas às moléculas de proteína saudáveis.

"A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina) formando os AGEs, que alteram a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas", explica a especialista.

Além de alterarem a estrutura da proteína, os AGEs são fábricas de radicais livres que se acumulam ao longo do tempo, piorando seus efeitos no organismo e também deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Mesmo com a corrida para tentar combater os AGEs, é possível diminuir seus efeitos com hábitos alimentares saudáveis:

- Amêndoas e quinua são uma boa pedida para as refeições, da mesma forma que o consumo de maçã também é recomendado (rica em antioxidantes e flavonoides)

- As fibras também são importantíssimas: feijão, lentilha, ervilha. Agem como estabilizadores do açúcar e ajudam a queimar a gordura;

- Beba seis a oito copos de água por dia e prefira alimentos orgânicos;

- Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contêm corante caramelo na sua composição, dentre outros.

- Tome chá verde ou suplementos à base dessa bebida com probióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de ultima geração na composição (prescritos pelo médico). 

Dormir bem

Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine mostrou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Alguns problemas de saúde foram associados com pior qualidade de sono. Entre os avaliados, 46% dos participantes que tiveram a autoavaliação de saúde insatisfatória também relataram não dormir bem. As chances de um bom sono foram também menores em pessoas que muitas vezes se sentiam ansiosas, que tinham pelo menos uma doença crônica e dificuldades com as tarefas diárias.

De acordo com o neurologista Renato Lima Ferraz, a quantidade ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa. "Mas o mínimo recomendado é de seis horas ao dia, sendo importante não ultrapassar nove para adultos, porque quem dorme mais que isso acaba ficando, na verdade, menos descansado", explica o especialista.

A importância do sono, também se estende ao aprendizado. "A fase REM, quando acontecem os sonhos, tudo que aprendemos durante o dia é processado e armazenado. Quando dormimos menos que o necessário, a memória de curto prazo não é processada e não conseguimos transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido", explica o neurologista. 

Não se sature de gordura

Viver com gordura pode ser ruim, mas viver sem ela é péssimo para seu paladar e inviável para seu organismo. As gorduras servem de base para a formação de diversos hormônios, inclusive os hormônios sexuais. Entretanto, as gorduras saturadas são as mais nocivas para a saúde do organismo. Para identificá-las, basta lembrar da banha de porco que sua avó tinha guardada na cozinha ou a capa da picanha que causa arrepios no seu cardiologista. As gorduras saturadas contêm o número máximo possível de átomos de hidrogênio (daí o termo saturadas), e ingeri-las em excesso é um passaporte garantido para um infarto no miocárdio.

Derrames e alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, também têm a origem associada aos excessos dessas gorduras no organismo - sem contar que a gordura saturada é inimiga número um do emagrecimento. Para prevenir tudo isso, restrinja o consumo diário desse nutriente a, no máximo, 7% das calorias totais da sua dieta.  

Fazer mais sexo


Aqui cabe uma ressalva: priorize a qualidade, em vez da quantidade. O sexo, quando em uma frequência que atrapalha a rotina da pessoa, pode ser um sintoma da compulsão por sexo. Mas, nos dias atuais, o que vem acontecendo com muita gente é deixar o sexo de lado, por conta da falta de tempo e do estresse do dia a dia, que detonam a libido. Segundo o ginecologista Neucenir Gallani, o sexo é importante para a saúde física e emocional, pois o orgasmo libera substâncias como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma.

Estabelecer uma quantidade normal de desejo sexual não é algo satisfatório, pois cada um lida com a própria libido de forma diferente - e ao longo da vida ela costuma oscilar e até se modificar por completo. "No entanto, quando há insatisfação pessoal, há algo de errado provavelmente", de acordo com o sexólogo Paulo Bonança. 

Sorrir mais

Manter uma fisionomia pacífica é essencial para a boa convivência, afinal a expressão "cara de poucos amigos" não surgiu à toa: quem vive de cara feia, afasta todos ao redor. 

Resultado de imagem para Viva até 20 anos mais com seis hábitos, entre eles sorrir mais
E sorrir vale até para ajudar a manter aquela linda história de amor. Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, identificou que pessoas que sorriem de forma sincera e verdadeira têm mais chances de manter o casamento. Isso porque a sinceridade do sorriso revela a atitude da pessoa diante da vida. "Sabemos também que a falta de senso de humor, ou uma vida acompanhada de impaciência, raiva e atitudes hostis, estão associados a um maior risco de desenvolver pressão alta, piorar o controle dos níveis de glicose e ainda aumentar o risco de doença isquêmica do coração e de morte", de acordo com o neurologista de Unifesp Ricardo Teixeira.

DICAS TERAPÊUTICAS - UM VERDADEIRO AMIGO - Adotar um animal faz bem ao corpo e à alma

Adotar um animal faz bem ao corpo e à alma

Se você não tem animais de estimação, está na hora de adotar um. Já está provado que a companhia de um bicho pode trazer inúmeros benefícios. Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia Experimental da USP mostrou que o convívio com um pet fortalece o sistema imunológico de crianças e adultos, diminui os níveis de estresse e incidência de doenças comuns, como resfriados, por exemplo. "Os animais nos ensinam a cuidar do próximo, ter responsabilidade, dar sem esperar nada em troca, e mostram o que é o amor incondicional. Muitas vezes não conseguimos esse tipo de relação com outros seres humanos, pois os laços podem ser recheados de interesse. Com os bichos podemos aprender a nos relacionar melhor e colocar isso em pratica com outras pessoas", afirma a psicóloga Cecília Zylberstajn. 

Pessoas que têm cães apresentam menos problemas de saúde
E as vantagens não param por aí. "Pesquisas mostram que pessoas que têm cães, por exemplo, apresentam menos problemas de saúde. A causa disso é um estilo de vida menos sedentário. Ao levar o animal para caminhar, a pessoa se exercita diariamente e tem maior bem-estar", complementa Cecília.

A veterinária Vanessa Requejo, da CãoMinhando, diz que ao acariciar e se divertir com o bicho, um adulto libera endorfina, que ajuda a aliviar o estresse. Já os passeios e caminhadas dão condicionamento físico.

O convívio com animais pode fazer toda a diferença na infância. A veterinária explica que se há o contato desde cedo, a criança dificilmente será alérgica aos pelos e à saliva dos bichos, será mais ativa, aprenderá sobre responsabilidade e ficará mais madura ao saber sobre doenças e morte de seus pets.

Já os idosos sentem-se mais úteis com a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação. "Um idoso se sente mais vivo na companhia dos bichos. O fato de terem animais faz com que a solidão não seja um fardo", conclui Vanessa Requejo.

Só quem tem um amigo de estimação sabe o que é chegar em casa e ser bem recebido mesmo tendo passado o dia inteiro fora. Os olhos pidões são irresistíveis e um sorriso é arrancado a cada abanada de rabo. Quem tem um pet não sabe o que é estar sozinho.

Tratar bicho como gente pode fazer mal

Quem quer manter uma relação saudável com seu pet precisa saber que ele é exatamente isso. Um bicho. Vivemos em um mundo individualista e a psicóloga Cecília Zylberstajn afirma que ter animais virou um grito de socorro contra a solidão. Tratar um bicho como gente pode fazer muito mal aos pets e aos donos. "Animais precisam ser tratados como animais, com respeito, carinho e amor. Eles precisam de exercício, disciplina e cuidados, não de roupas caras, manicure, joias e acessórios. Estas são necessidades do dono, não do animal".

Muitos donos transferem suas necessidades aos animais. "Eles criam em seus bichos uma espécie de alter-ego, ou seja, uma segunda personalidade. Falam dos bichos de estimação como se fossem delas mesmas", explica a psicóloga. Ou seja, fica estabelecida uma relação nada saudável. Por isso, é preciso aprender a resistir à tentação de tratá-los como filhos.

DICAS TERAPÊUTICAS - AUTO-MASSAGEM O PODER DE RELAXAR - Siga o passo a passo e alivie dores que incomodam o seu dia

Faça uma auto-massagem para relaxar nuca, pescoço e as costas


Prática milenar da medicina chinesa tradicional, a automassagem relaxa e ajuda a manter sua saúde em dia. De acordo com o terapeuta com especialização em shiatsu, Augusto Yssamu, a automassagem é recomendada para todos aqueles que não possuem doenças como diabetes, câncer e que não apresentem ferimentos no corpo. "Fazer uso de acessórios, como bolas e massegeadores, pode ser eficiente, desde que a pessoa não sinta dor", explica. Pessoas com diabetes, desenvolvem mais facilmente problemas vasculares. 
A seguir, o massoterapeuta Sydney Donatelli, coordenador da escola Amor, em São Paulo, nos ensina as melhores maneiras para desfrutar dessa técnica. "A automassagem pode ser feita diariamente e, caso você não possa praticá-la, recomendo, no mínimo, um alongamento, que é capaz de amenizar um pouco as dores", diz o especialista. Siga o passo a passo para aliviar dores nas costas, pescoço, nuca e até na face.
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
  • Auto-massagem - Foto: Minha Vida
 
 
de 13
Auto-massagem - Foto: Minha Vida
Rosto: 1.Comece com uma fricção circular usando os dedos médio, indicador e anular na mandíbula, abrangendo a gengiva inferior e as glândulas salivares. 
Auto-massagem - Foto: Minha Vida 2.Continue a massagem na articulação da mandíbula e nesse ponto também faça uma pressão constante com a polpa do dedo indicador. 
Auto-massagem - Foto: Minha Vida 3.Faça movimentos circulares na região da gengiva superior.
Auto-massagem - Foto: Minha Vida 4.Com os dedos polegar e indicador em forma de pinça, pressione levemente a região acima do lábio superior.
Auto-massagem - Foto: Minha Vida 5.Continue com um pinçamento com o polegar opondo-se aos três dedos no osso e maçã do rosto, da asa do nariz à orelha.
Auto-massagem - Foto: Minha Vida Nuca: 1.Pressão com os polegares na base do osso occiptal (nuca), seguindo do centro , para as laterais até a linha posterior das orelhas.
Auto-massagem - Foto: Minha Vida 2. Com uma das mãos, faça um movimento de pinça, puxando os músculos da face posterior do pescoço. A cada área pinçada movimente levemente (para frente e para trás), a cabeça e região cervical da coluna.
Auto-massagem - Foto: Minha Vida 3.Pince os músculos do ombro, seguindo sempre em direção do pescoço para o braço. A cada área pinçada promova pequenos movimentos de ombro. Use a mão direita para pinçar o ombro esquerdo e vice-versa. Repita a massagem no outro ombro.
Auto-massagem - Foto: Minha Vida 4. Faça pressão contínua com os dedos médio e indicador no centro do segmento do ombro. Use a mão direita para o ombro esquerdo e vice-versa. 
Auto-massagem - Foto: Minha Vida Costas e Coluna 1. Promova uma fricção vigorosa com as mãos espalmadas na região lombar da coluna, onde as dores costumam aparecer com frequência.
Auto-massagem - Foto: Minha Vida 2. Use a ponta dos dedos para fazer uma fricção vigorosa e circular sobre o osso sacro com as duas mãos.
Auto-massagem - Foto: Minha Vida 3.Flexione o tronco para frente soltando o peso do corpo e expire fortemente. O movimento também pode ser realizado na posição sentada.
Auto-massagem - Foto: Minha Vida 4. Sentada na cadeira, eleve o tronco para trás, promovendo um arqueamento do tronco e da cabeça, enfatizando a inspiração e com cuidado para não fazer movimentos bruscos, que podem machucar a lombar.