segunda-feira, 25 de julho de 2016

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O Poder da escolha – Você tem o poder de escolher o melhor para sua vida

O Poder de Escolha



Existe uma presença e um poder dentro de nós que nos orienta e nos guia, tornando nosso caminho fácil e suave. Nós só precisamos tomar consciência desse poder e deixar que ele trabalhe para nós.
Quase sempre, quando acordamos de manhã, pulamos da cama e começamos a querer abrir nosso caminho, mantendo o controle sobre tudo. Mas não é assim que esse poder trabalha. Manter o controle sobre a vida seria igual a tentar controlar as batidas do coração, a respiração, a digestão dos alimentos, enfim, controlar as funções incontroláveis do nosso organismo. Se você tentar fazer isso, vai perturbar o ritmo natural dos processos do seu corpo.
A melhor coisa que podemos fazer pelo nosso corpo é alimentá-lo saudavelmente, praticar exercícios que nos deem prazer e deixar que a inteligência que existe em nosso corpo tome conta do resto. A melhor coisa que podemos fazer por nossa vida é ter pensamentos positivos e amorosos, perdoar os outros, ter carinho por nós mesmos e deixar agir a inteligência do universo criando tudo aquilo que possa servir para o nosso maior bem-estar e completa alegria.
Dessa forma, tudo acontece suavemente. O poder que nos criou nos deu o poder de criar nossas vidas, o poder de escolher nossos pensamentos.Essas escolhas constroem nosso futuro.
Se escolhemos a raiva, a agressão e o ressentimento, vamos criar apenas mais raiva, agressão e ressentimento.
Se queremos amor, precisamos ter pensamentos amorosos.
Se queremos alegria, precisamos pensar em alegria.
Se queremos sentir paz e calma, precisamos ter pensamentos pacíficos.
Se queremos prosperidade, precisamos abrir nossa mente para ela”.
Louise Hay

O Poder da escolha – Você tem o poder de escolher o melhor para sua vida



O Poder da escolha – Você tem o poder de escolher a vida que quer viver. Cada atitude é uma escolha. Saiba que todas as coisas que nos acontecem estão aí para nos mostrar algo que precisamos aprender para viver melhor.
O Poder da escolha - Você tem o poder de escolher o melhor para sua vida
Cada escolha que fazemos vai moldando a pessoa que somos e criando nossa realidade. Somos o resultado de nossas escolhas. Cada vez mais tenho gostado dessa palavra: escolha. Tenho escrito muito no blog sobre o poder que cada um tem de fazer suas escolhas. Na verdade, até mesmo quando não escolhemos, ainda assim, estamos fazendo nossa opção, isso é escolha.
O Poder da escolha - Você tem o poder de escolher o melhor para sua vidaEscrevo isso porque acredito mesmo que podemos decidir sobre aquilo que é melhor para nós, mesmo que possa parecer que não.
Será que isso é mesmo verdade? Tudo o que nos acontece foi anteriormente escolhido por nós? E a vida difícil que levamos? Não posso acreditar que fui eu quem escolhi. E as tristezas, decepções, angústias, doenças, pobreza… Eu jamais escolheria viver assim…
Pois é… se você está pensando desse jeito ao ler este artigo, eu entendo você!
A forma como fomos criados, as experiências que tivemos, os conselhos que recebemos, as circunstâncias da vida, podem nos conduzir a lugares indesejados. Mas, cabe a nós corrigirmos essa rota. Não importa o tempo que leve. Acredite, temos a compreensão e o entendimento suficiente para isso. Às vezes, nossa impulsividade e teimosia nos desviam do melhor caminho. Isso é perigoso.
É claro que as influências externas são reais. Muitas vezes não temos como fazer prevalecer aquilo que queremos. Outras vezes precisamos abdicar de coisas importantes para abrir passagem ao interesse do outro. Isso é humildade.
Quem disse que escolher significa fazer prevalecer a própria vontade?

Você tem o poder da escolha

Provavelmente, quando usamos esse poder, o da escolha, de maneira egoísta, com orgulho ou raiva, o que atraímos são reações opostas ao que gostaríamos. Ao submeter nossa escolha a qualquer custo poderemos promover descontentamentos e resistências.
Então, escolher não é impor nossa vontade pensando unicamente naquilo que nos é favorável. Se você está diante de uma situação onde precise fazer uma escolha pense bem.
Você tem o poder de escolher e foi presenteado com o livre-arbítrio. Isso significa que é livre para escolher, mas qualquer que seja a escolha terá que conviver com ela.
Sempre estamos fazendo escolhas tanto ao falar quanto ao calar.
O Poder da escolha - Você tem o poder de escolher o melhor para sua vida
Somos os responsáveis por nossos atos, não queira atribuir essa incumbência a terceiros, foi você quem escolheu, assuma sua responsabilidade.
Você pode errar ao escolher, isso também se dá ao não escolher. Lembre-se, pela omissão também somos responsáveis.
Uma escolha pode mudar uma vida!
Você pode arrepender-se o resto de sua vida por deixar de escolher. O inverso também é verdadeiro!
Na dúvida, ouça seu coração… siga sua orientação interior. Sua intuição o levará à melhor escolha, aquela que faça sentido pra você, mas não esqueça que há um caminho a percorrer. O caminho pode ser de luz ou de escuridão.
Seja qual for sua escolha não olhe para outra direção, deixe para trás o que poderia ser diferente. Saiba que sempre você poderá começar de novo. Nada é definitivo. Embora, muitas vezes, insistimos e investimos em enganos que nos desviam da nossa verdadeira rota.
Você não pode alegar desconhecer o poder de escolha que habita em você. Então as decisões na sua vida é você quem deverá assumir.
Agora, como saber escolher o que é melhor para nós diante de tantas possibilidades?
O Poder da escolha - Você tem o poder de escolher o melhor para sua vidaSaber fazer as escolhas certas é sinal de discernimento e sabedoria que infelizmente nem sempre temos.
Muitas vezes coisas indesejadas nos acontecem para aprendermos a sermos  melhores. São as lições que a vida nos apresenta para lapidar o nosso ser.
Precisamos aprender a lidar com as emoções, desenvolver nossa consciência, autoconhecer-se, nos transformar.
Não somos sozinhos.
Tudo o que escolhemos fazer gera consequências para nós e atinge as pessoas do nosso convívio.
A grande lição do poder da escolha é justamente isso: o que fazemos não passa despercebido, nos afeta e afeta aos outros.
Então, nosso posicionamento adia ou encurta o caminho para vivermos felizes.
Agir por impulso, agredir, ofender, desrespeitar, mentir, corromper, adiam a conquista de uma vida com sentido.  A retribuição disso é o sofrimento, a desilusão, a angústia, a tristeza, a dor, a infelicidade…
Ter atitudes de respeito, compreensão, contribuição, cooperação, amor, amizade, tolerância, gratidão, encurta o caminho para a alegria de viver.
Tudo o que acontece na nossa vida são respostas fiéis às nossas atitudes. Atitudes são escolhas.
O Poder da escolha - Você tem o poder de escolher o melhor para sua vida
Você pode ter todos os motivos para agir da forma como age, mas a maneira como se sente é o indicativo de como faz suas escolhas e das implicações que elas trazem.
O sofrimento surge para nos mostrar que nossas escolhas não estão alinhadas com o que é melhor para nós.
Nossas escolhas criam o nosso destino.
Portanto, como você quer viver? Suas escolhas sintonizadas com a resposta a essa pergunta é o melhor para você.
Eu escolho ter uma vida de conquistas, paz, realizações, felicidade, prosperidade, amor, respeito, honestidade, generosidade, gratidão, confiança.
Para alcançar essa forma de viver devo agir em conformidade. Simples assim!
Fico na torcida de que suas escolhas tenham levado você a caminhos de luz!

O PODER DA INTUIÇÃO - Compreendendo a energia positiva e negativa nas pessoas - Mude sua vibração: Solte essa atitude negativa, SE LIBERTE

Compreendendo a energia positiva e negativa nas pessoas

 

Você pode ou não estar consciente da energia das pessoas. Certas pessoas irradiam energia positiva, e outras, energia negativa. É uma combinação do passado de uma pessoa, sua mentalidade, seus pensamentos e crenças dominantes e sua percepção do mundo. Às vezes, essa energia é facilmente sentida, e outras vezes se manifesta como um gostar ou não gostar de uma pessoa no instante em que você acabou de a conhecer (sem quaisquer pistas óbvias a respeito de porque você se sente assim).

Pessoas positivas são amorosas, felizes, compassivas, amáveis e solidárias.Você intuitivamente se sente seguro, feliz e relaxado em torno delas. Sua vibração é acolhedora.

Pessoas negativas são críticas, infelizes (vivem reclamando) e elas gostam de colocar os outros para baixo. Você intuitivamente se sente inseguro, infeliz e tenso em torno delas. Sua vibração é desanimadora.


A coisa importante a lembrar é que a energia tem polaridade (opostos) e onde há um tipo de energia, você pode balançar o pêndulo para o outro lado.Você tem o poder de passar do negativo para o positivo instantaneamente.Veja como:

1. Faça o que te faz feliz. O que acende o fogo interior? O que faz você se sentir bem e realizado? Faça mais do mesmo.

2. Sintonize a sua mente / corpo. Se você tem um pressentimento sobre algo, siga sua intuição. Às vezes, as sensações no estômago são sinais de perigo e, por vezes, eles são bons sinais. De qualquer forma, o seu corpo é apenas uma maneira para o seu Eu Superior se comunicar com você, então siga esses sinais bandeira verde / bandeira vermelha e não tente adivinhá-los ou substituí-los com a lógica. O seu Eu Superior pode ver o quadro maior. O que acontece se você vai contra a sua sabedoria intuitiva? Você vai ser infeliz, ressentido, frustrado, culpado, triste, com raiva ... eca! Sempre vá com os sentimentos que o fazem sentir-se bem e ouça profundamente aqueles que o fazem sentir-se mal. Se eles carregam uma sensação ruim agora, antes que você tenha agido em sua decisão, então você pode ter certeza que eles vão ser ainda piores uma vez que você cruzar a linha.

3. Escolha ver o lado bom das pessoas. Algumas pessoas são simplesmente horríveis de lidar. Não há como contornar isso. No entanto, você não tem que permitir sua negatividade de impactar você e uma vez que sua interação com eles acaba, você não tem que carregar sua negatividade em torno de você. Você definitivamente não tem que permitir que eles o arrastem para baixo. Você não tem que baixar a sua vibração (e pensamentos, palavras e ações) para o nível deles também. Você pode permanecer acima de toda a sua negatividade. Em vez de criticar, culpar ou julgar alguém, transforme-o em um ponto para:
  • elogiá-los em algo 
  • ter compaixão com a dor interior que está levando-os a se comportarem mal 
  • deixá-lo ir!

4. Saiba que você está no controle de sua própria energia. Você é influenciado pela energia dos outros, mas até que ponto, depende realmente inteiramente de você.Como Eleanor Roosevelt disse: "Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento." A mesma filosofia se aplica a fazer você se sentir irritado, triste, inútil, etc. É sua escolha se deve tratar as palavras de alguém como a verdade do evangelho ou apenas uma opinião!

5. Depressão e ansiedade podem se firmar muito rapidamente, mas você não precisa identificar-se com eles. A identificação começa ao encarnar uma emoção dizendo: "Eu estou/sou." Quantas vezes você já disse: "Eu estou com raiva" ou "eu estou triste"? Dizer isto encarna a emoção! É melhor experimentar a emoção - "Estou me sentindo triste" ou "Eu estou sentindo raiva" - mas nunca dizer: "Eu estou triste" ou "Eu estou com raiva." Não incorporem esses sentimentos. Experimente-os e deixe-os ir. Só encarne, sentimentos positivos: "Estou feliz", etc.

6. Fale sobre o que pode dar certo em vez do que pode dar errado.Concentre-se no futuro você deseja criar - um futuro baseado no amor, felicidade, abundância e liberdade - e evite falar de um futuro baseado no medo, dor, escassez e problemas. Isso exige esforço, mas você pode treinar-se para elevar a sua vibração deliberadamente com foco no melhor resultado. Recentemente, os cientistas provaram que pensamentos negativos persistentes e emoções impactam o corpo. Crenças negativas tornam as pessoas propensas à doenças. A energia de pensamentos afeta as células, alterando as químicas que formam as células, que alimentam as células e que comunicam com as células. Apoie seu corpo e bem-estar, optando por pensamentos positivos.

7. Em qualquer situação, imagine os dois pólos da energia. É como um medidor de temperatura em sua torneira de água - ambas as extremidades são a água, apenas uma extremidade é quente e outra fria. Vamos aplicar isso a energia: na parte alta é a energia positiva de alta vibração que faz com que tudo em sua vida vá bem. Na parte inferior é a energia negativa, baixa vibração que faz com que tudo na sua vida seja uma série de problemas e lutas. Sempre que você encontrar-se em uma situação que você não gosta, eleve mentalmente sua energia tão alto quanto suas crenças permitirem, em direção à ponta do espectro. Quanto mais você fizer isso, mais você vai elevar a sua vibração, mudando gradualmente suas crenças e, portanto, gradualmente mudando suas circunstâncias.

Mude sua vibração: Solte essa atitude negativa, SE LIBERTE



Nós todos temos dias em que ficamos presos em uma rotina negativa. De vez em quando, isso não é problema; mas se isso torna-se um estado habitual de ser, esteja ciente de que sua atitude negativa (mesmo se você tentar escondê-la) está transmitindo alto e claro como está a sua 'vibração' energética! Você experimenta o efeito bumerangue dessa vibração com pessoas desagradáveis ​​em sua vida, circunstâncias infelizes, oportunidades perdidas e incapacidade de atingir seus objetivos.

Como Localizar a Negatividade

A maior parte da negatividade fica escondida e despercebida pela pessoa negativa.

Ninguém escolhe ser negativo, por isso o primeiro passo é aceitar que você pode ter um lado que é menos positivo do que você gostaria. Uma atitude negativa pode se tornar um hábito!

É difícil ver a floresta para as árvores e você pode pensar que alguns comentários negativos aqui e ali não estão fazendo muito, mas eles estão! Pensamentos negativos atraem mais do mesmo. É fácil espiralar para baixo reclamando, culpando e criticando! A melhor maneira de descobrir se você é habitualmente negativo é meditar. Sente-se e ouça a sua vibração mental por um tempo. Você pode se surpreender!

Ou, tente este exercício: pense em uma situação em sua vida, por exemplo, o seu trabalho. Quais são as suas emoções predominantes sobre isso? E seus relacionamentos? Saúde? Finanças? Se você é atormentado por estresse, preocupação, medo, ansiedade ou raiva, então você pode ter certeza que pensamentos negativos estão na raiz desses sentimentos!

Se você se sentir indigno, incapaz, inseguro de si mesmo ou sofrer de qualquer manifestação de baixa auto-estima, você projeta inconscientemente uma atitude extremamente negativa. Como você se sente sobre si mesmo no trabalho? Nos relacionamentos? Em sua riqueza? E como está a sua saúde? Muitos problemas mentais / emocionais irão se manifestar como problemas de saúde.

Você pode aprender a identificar os tipos de personalidade negativa (nos outros e em si mesmo):

1. A rainha do drama (mais comum): cada pequeno incidente se torna alimento para a máquina de drama. Rainhas do drama adoram influenciar o humor de outras pessoas (principalmente fazer as pessoas se sentirem culpadas) e anseiam ser o centro das atenções. Elas têm muito baixa auto-estima!

2. Ai de mim. Essas pessoas procuram atenção e simpatia constantemente remoendo seus fracassos e culpando a tudo e a todos por seus infortúnios. Eles são miseráveis, pessimistas e não assumem qualquer responsabilidade por suas escolhas e ações. Eles são verdadeiros "depressores"!

3. O "gato escaldado". Medrosos de tudo que for desconhecido, eles acreditam que todos estão "tentanto pegá-los" e tornar suas vidas miseráveis. Eles acreditam que uma situação negativa automaticamente irá se repetir e não assumem qualquer responsabilidade por suas escolhas e ações.

4. O fofoqueiro. Espalhando negatividade através de julgamentos e críticas dos outros, essas pessoas minam a auto-estima dos outros ao tentar fazer-se parecer superiores aos que julgam. Extrema baixa auto-estima é a causa.

5. O lutador. Essas pessoas gostam de começar argumentos e acusar as pessoas de todos os tipos de coisas. Sua negatividade se perpetua se a outra parte cai na armadilha do seu argumento.

Se você notou alguma dessas tendências em si mesmo, você faria bem a si mesmo, melhorando a sua atitude!

Mudando a sua atitude

Negatividade é interna - não externa.

Você decide, conscientemente ou não, como responder à vida. Não é realmente o tráfego que perturba você, é a sua reação ao tráfego que o aborrece. Não é o chefe gritando que perturba você, é a sua escolha deixar o ruído perturbar você.

Você pode ter pessoas negativas em sua vida, é difícil distanciar-se de todas as pessoas negativas, mas você pode minimizar o contato com os depressores! Tudo o que fazem é drenar a sua energia e sua felicidade! Pare de ver o noticiário (você pode descobrir o que está acontecendo no mundo com bastante facilidade). O noticiário da TV é tudo sobre o drama: "Se ele sangra, ele lidera." Circunstâncias Insatisfatórias - estar quebrado, sozinho, em um trabalho que você odeia - pode tornar mais fácil afundar na negatividade.

No entanto: você tem uma escolha.

Você pode deixar que essas coisas encomodes você e façam com que você seja negativo, ou você pode escolher uma atitude mais positiva!

A melhor maneira de mudar o seu estado de espírito é dar pequenos passos. Ninguém nasce com uma atitude negativa! Ela é adquirida e aprendida ao longo dos anos, e isso vai levar algum tempo para desaprender e liberar!
  • Em cada situação ruim, procure pelo menos um benefício que você teria normalmente ignorado ou não visto. Isso exige esforço, mas é extremamente eficaz!
  • Chegue à raiz de sua negatividade. Você está apegado nas frustrações e dores do passado? Você está sob a influência de crenças auto-limitantes? Você está em um relacionamento com uma pessoa cuja negatividade recaia sobre você?
  • Escolha ver mais coisas boas do que ruins em cada situação. Por exemplo, se você perdeu seu emprego, você pode optar por: 
  • Ficar estressado sobre as implicações financeiras e sobre ter que encontrar rapidamente um novo trabalho, e com raiva e ressentimento por ter sido demitido.
  • Ficar feliz por uma oportunidade de ouro para encontrar algo que seja mais satisfatório e gratificante financeiramente. Será que isto vai magicamente apagar quaisquer repercussões financeiras de estar desempregado? Claro que não! Será que isto vai magicamente apresentá-lo com oportunidades? Sim - se você estiver disposto a olhar para elas!
  • Ficar feliz que você tenha mais tempo para fazer essas tarefas de manutenção em casa que você não tinha tempo antes, passar tempo com os entes queridos e amigos; hobbies e paixões, e (o mais importante) mais tempo para você.
  • Veja o pior na situação, ou veja o melhor da situação.
  • Pratique a gratidão. Quanto mais coisas que você puder encontrar para agradecer - especialmente em situações difíceis - mais sua atitude vai mudar para melhor!
Você escolhe a sua atitude.

O momento que você começar a melhorar sua atitude, você irá criar uma mudança energética positiva. Sua vibe vai mudar, e, portanto, a sua experiência de vida!


Por: Christie Marie Sheldon

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - BONSAI, A NATUREZA DENTRO DE CASA - A filosofias de vida e longevidade

BONSAI, A NATUREZA DENTRO DE CASA


Os moradores de grandes centros urbanos costumam buscar dentro de casa um contato maior com a natureza. Junto com flores e plantas tradicionais, alguns recorrem à filosofia oriental e adotam o bonsai para enfeitar o ambiente.
A palavra bonsai significa "cultivado em bandeja". Ou seja, são pequenas árvores plantadas em bandejas ou vasos. O cultivo tem como foco fazer uma réplica em miniatura de árvore natural.
O bonsai é originário da China e muito divulgado pelos japoneses, mas há indícios de que médicos indianos utilizavam bonsais para carregar plantas medicinais em suas visitas clínicas.
Mesmo em miniatura, as árvores geram frutos e flores do tamanho natural. Seu tamanho varia de 5 a 120 centímetros, por causa das constantes podas realizadas nas raízes e nas copas, além do espaço limitado para que elas cresçam.
O paisagista Rui Fukushima, responsável pela paisagem na Exposição de maquetes Templos e Palácios Japoneses no Palácio do Governo de São Paulo em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, explica que ter um bonsai é uma maneira de trazer a natureza para dentro de casa, assim como com o Ikebana e o Jardim Japonês, outras artes orientais.
"São filosofias de vida e longevidade. É um modo de trazer para dentro da casa aquilo que você não pode conseguir na natureza. Se você gosta de uma árvore muito bonita, pode trazer aquela imagem para sua casa com um bonsai. É para ter o verde em casa, ter o que você admira na natureza perto de você", diz.
Bonsai é uma árvore em miniatura resultante da criação humana. É considerada uma arte, onde são necessárias técnicas e habilidades para confeccionar um trabalho tão detalhista e que transmite verdadeiramente através das replicas, uma perfeita imagem de uma paisagem natural.


Bomsai. Foto: Sukpaiboonwat / Shutterstock.com

A palavra bonsai em japonês significa "uma planta em uma bandeja" que traduz perfeitamente a relação entre o bonsai e seu recipiente que deve ser harmoniosa. O Bonsai capta a verdadeira essência da natureza da árvore dentro de um vaso.
Acredita-se que o bonsai tenha se originado na China durante a Dinastia Tang, devido à presença de pinturas em tumbas chinesas que mostravam árvores sob vasos rasos semelhantes aos bonsais.
Existem vários estilos de bonsais que representam árvores contra o vento, árvores grandiosas, árvores com trocos ramificados, entre outros.

Os estilos mais conhecidos de bonsais estão relacionados abaixo:
Cascata (Han-Kengai, Kengai): Este tipo de bonsai simula uma árvore solitária, fixa na beira de um penhasco. Nesta arte é necessário um vaso mais fundo para manter o equilíbrio do peso existente neste formato.
Ereto (Chokkan): É o estilo tradicional de bonsai, com a presença de um único tronco reto e galhos dispostos em três sob formato triangular.
Moyogi: É o estilo de Bonsai que apresenta uma silhueta reta, podendo ter troncos e galhos sinuosos.
Inclinado (Shakan, Fukinagashi): Este tipo de bonsai é caracterizado por um tronco inclinado que cresce formando um ângulo de 45 graus com a base da árvore.

Literati (Bunjin, Bunjingi): É um estilo que tem como objetivo representar uma antiga caligrafia chinesa, sendo o ponto central deste tipo de bonsai, no tronco e em suas curvas.
Vassoura (Hokidachi): Neste estilo de bonsai todos os galhos são oriundos a partir de um tronco vertical, onde as folhagens adquirem uma simetria em meia lua.
Paisagem (Saikei): Este tipo de bonsai cria paisagens em miniaturas com vários elementos como grama, pedras, musgos e água.
Planta sobre pedra (Sekijoju, Ishitsuki): É um estilo onde as raízes retorcidas da árvore ficam ao redor ou sobre pedras.
Multiformato (Sokan, Kabudachi, Ikada, Yose-ue): Neste estilo são plantados grupos de árvores em um mesmo vaso, cultivadas em número ímpar que favorece a harmonia do grupo. Formam aparências de bosques ou florestas.
Um bonsai que leva cuidados adequados vive por vários anos, sendo muito comum serem passados de gerações e gerações entre membros de uma família.
Um dos bonsais mais velhos do mundo está presente no Museu Nacional de Bonsai e Penjing localizado no estado de Washington, nos Estados Unidos. É um pinheiro branco com aproximadamente 400 anos de idade que comprova que algumas espécies de bonsais quando bem cuidadas podem viver muitos anos.

Bonsai-Árvores em bandeja ou vaso onde BON é vaso e SAI é Planta ou árvore arte.
          Os Chineses foram os primeiros a plantar árvores em vasos(em 200 dc). Uma obra de arte feita pelo homem que encanta pela  beleza e pela perfeição em reproduzir na totalidade uma árvore em uma miniatura de árvore.
         A reprodução perfeita desde as características dos galhos e do crescimento de uma árvora maior.
        Temos dois métodos de cultivar Bonsai, o Misho, feito a partir de sementes, e o Yamadore, que são mudas colhidas na natureza, que devem ser de caule curto e mudas bem novas para poder ser moldada.
Como fazer o controle do crescimento:
  • A restrição do crescimento de um Bonsai se dá pelo vaso utilizado.
  • Poda das raízes que devem ser feitas no inverno (época de dormência da planta), com troca de substrato, sempre pensando na espécie e idade da planta.
  • Adubagem feita com adubos com menosquantidade de nitrogênio (que favorecem o crescimento do caule e folhas).
  • Regas moderadas, só quando a terra estiver seca, e não úmida.
          O tamanho geral do Bonsai varia de 5 a 80 cm. O Shohin tem em média 25 cm. O Nano tem em média 7 cm.
Estilos de Bonsai:
  • Chokan – Ereto formal – com tronco reto, ramos simétricos ebalanceados.
  • Moyogi – Ereto informal – tronco sinuoso.
  • Shakan – Estilo inclinado – Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinado em uma direção.
  • Kengai – estilo cascata – se dirige para fora da lateral do vaso e se movimenta para baixo.
  • Han-Kengai – Estilo semi-cascata.
  • Fu kin agashi – tronco e ramos inclinado como que desenhado pela força do vento.
Cultivo e cuidados  – Ao plantar um Bonsai, deve-se podar as raízes e galhos secos com tesoura bem afiada, pensando já na forma que deseja dar ao Bonsai e procurando igualar a proporção entre os galhos e raízes. Acomodar as raízes no vaso e acrescentar terra apertando com os dedos. Se necessário colocar um apoio por uns 5 meses.
Manter a planta a meia sombra, ao abrigo dos raios solares e vento.
Regar 2 vezes ao dia por 3 meses até a planta pegar realmente.
Temos ainda dois métodos de cultivo de mudas. O Sashiki, por estacas e galhos e o Alporquia, forçando o crescimento de raízes em um determinado local de um galho ou tronco de árvore natural.
Dica – A Azaléia da um lindo e florido Bonsai.
Existem Bonsai’s de 1m, na qual as árvores são difíceis de se podar, como o Pau Brasil, ou uma trepadeira chamada Bougainvillea, mais conhecida como Primavera ou Três Marias que fica bonita se grande, uns 80cm.
Referências Bibliográficas:
http://ubuia.com/index_arquivos/Bonsai.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bonsai
http://www.dicasdebonsai.com.br/ntc/default.asp?Cod=7
http://aidobonsai.wordpress.com/tag/a-historia-do-bonsai/

DESPETANDO O CONHECIMENTO - PORQUE TER ESSAS PLANTAS EM CASA? Plantas para proteger e atrair boa sorte para a casa

Elas atraem Prosperidade e Boa Sorte 



Segundo nossas avós, 
elas podem evitar, mau-olhado e trazer prosperidade
Plantas para proteger e atrair boa sorte para a casa
Arrumar a casa e deixá-la mais bonita é quase sempre uma das metas de ano novo. 

E para ajudar nesta tarefa, plantas conhecidas popularmente para combater o mau-olhado podem contribuir para deixar o lar mais harmonioso e atrair proteção. 

A árvore-da-felicidade, por exemplo, pode ajudar a resolver questões amorosas. 
Já o alecrim afasta o baixo astral e eleva as energias positivas do ambiente.

*Silma Fernandes, consultora de Feng Shui e paisagista, e Angela Cristina Rossi, engenheira agrónoma do Shopping Garden (SP), falam sobre 12 espécies que trazem proteção ao lar e 
explicam a melhor maneira de cuidar de cada uma delas. 


Alecrim

Quando parece que a vitalidade da casa foi embora, o alecrim é perfeito para tirar aquele clima baixo astral. “É um ótimo limpador de fluidos de baixa frequência, protege e eleva a energia local”, diz a consultora de Feng Shui. 
Para cuidar bem da erva, é preciso deixá-la no sol e em ambiente arejado, preferencialmente do lado externo. “Também é necessário esperar a terra secar antes de regar novamente”, explica Angela Rossi.
alecrim_(2)__68706_zoom[1]

Arruda

Quando o clima na casa está pesado ou aconteceram coisas difíceis, a arruda pode ajudar a promover uma verdadeira limpeza no ambiente, além de espantar a inveja e o mau-olhado. 

Além de suas características de proteção, ela é fácil de cuidar, só precisa de sol e de ser mantida sempre úmida.

images[2] 


Árvore-da-felicidade

De acordo com Silma Fernandes, a espécie é recomendada para ajudar a resolver, principalmente, questões amorosas. 
Não é à toa que ela sempre é plantada em duas mudas, conhecidas como macho e fêmea. 

Com uma bela folhagem, a árvore-da-felicidade se dá bem tanto dentro como fora de casa, mas tem de ficar perto de janelas, em local bem iluminado e arejado.
arvore%20da%20felicidade%207[1]

Avenca

Muito sensível, a avenca é um verdadeiro termômetro ambiental. 
“Quando a faixa vibratória da energia cai muito, ela também se desmancha”, esclarece Silma Fernandes. 

Boa para ter dentro de casa, a planta requer alguns cuidados, como mantê-la sempre úmida e ser adubada com regularidade.
avenca7[1]


Comigo-ninguém-pode

Esta é a planta ideal para proteger o ambiente de energias negativas. Coloque-a sempre em lugar sombreado e não regue demais. 
“É preciso tomar cuidado porque ela é extremamente venenosa e deve ser evitada por quem tem bichinho de estimação ou criança pequena”, explica Ângela Cristina Rossi.
comigo


Dinheiro-em-penca

O ideal é que esta planta fique em pontos estratégicos da casa, perto de onde se guarda coisas de valor, a fim de atrair dinheiro. 

Em empresas, pode ser colocada próxima ao departamento financeiro ou de vendas. No entanto, a dinheiro-em-penca não é recomendada para ambientes internos. 

“Apesar de ser bem resistente, sua folhagem precisa de sol e umidade”, explica a engenheira agrônoma Angela Cristina Rossi.
plantasonya.com.br[1] 


Espada-de-são-jorge
Para quem quer trabalhar a espiritualidade ou elevar a energia, esta é a planta mais recomendada. Solar, a espada-de-são-jorge vai melhor em ambientes externos, pois precisa de bastante luminosidade. E nem é necessário regar muito.
espada


Guiné 
Planta super rústica, é bem resistente e não requer muitos cuidados. 
Basta mantê-la sempre úmida. Na casa, pode ser utilizada para uma limpeza energética. 
Popularmente, a guiné também é bastante conhecida por combater o mau-olhado. Por isso, procure deixá-la próxima às portas de entrada, para filtrar as energias negativas.
arruda-manjericao-guine-comigo-ninguem-pode-e-alho-3[1]


Lírio-da-paz 
Manter a terra sempre úmida é uma necessidade desta planta, que melhora o equilíbrio do ambiente. 
“Ela também limpa os pensamentos negativos, as ondas electromagnéticas que vêm de aparelhos eletroeletrônicos e celulares, 
e a má energia do esgoto”, afirma Silma.
A41lirio_paz1[1]


Manjericão

Sabe quando você precisa desenvolver um projeto ou encontrar criatividade extra para fazer um trabalho difícil? 
- O manjericão pode ajudar a limpar o ambiente e dinamizar a energia. 

Os cuidados com a erva são bem simples: precisa de sol e também de terra sempre úmida.
jardicentro_sementes_mangericao_alfavaca[1]


Pimenteira 
Uma de suas propriedades mais famosas é afastar energias negativas e pensamentos ruins. 
Por isso, é legal colocá-la próxima às entradas da casa. Apesar de não ter uma durabilidade alta, é preciso tirá-la o quanto antes do ambiente assim que secar, e colocar outra no lugar até o equilíbrio ser restabelecido na casa. 

Para conservá-la por mais tempo, a pimenteira precisa de muito sol.
vasinhos+pimenteira+com+3+socorro+sp+brasil__667736_1[1]


Trevo 
Associada ao poder de ganho financeiro, a planta só se dá bem no lado externo da casa. 
Popularmente, o trevo de quatro folhas atrai sorte e felicidade. Mas para quem pensa que é impossível encontrar um com as quatro folhinhas, está enganado. A planta é oferecida com certa facilidade em lojas especializadas. 

trevo[1]

BOA SORTE!!!


 

Versos Amor e Espiritualidade
By/