sexta-feira, 19 de junho de 2020

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Até que ponto o sexo é importante em um relacionamento?

 Sexo é importante


 

Algumas pessoas acreditam que o sexo é supervalorizado em um relacionamento, enquanto para outras existem muitas razões pelas quais ele é muito importante.
O sexo é uma parte importante da vida do casal, embora não tenha a mesma importância para todas as pessoas. Na realidade, muitos dos problemas dos casais têm a sua origem na importância que dão ao sexo e na quantidade de que cada um precisa.
Pode parecer óbvio, mas com o tempo as pessoas mudam, evoluem, e começam a valorizar outras coisas. A visão sobre a sexualidade também pode mudar e isto não significa que ela se tornou mais ou menos importante.
“O erotismo é uma das bases do conhecimento sobre si mesmo, tão indispensável quanto a poesia”.
-Anais Nin-

O sexo e a felicidade

Os estudos mostram que casais de todas as idades que vivem juntos e estão felizes com o seu relacionamento têm uma boa vida sexual. Além disso, os casais que conversam e compartilham um tempo juntos têm uma vida sexual melhor.
casal-sexo
Os profissionais que tratam de problemas conjugais acreditam que os casais que não têm relações sexuais são infelizes, frustrados, depressivos, inseguros, têm dificuldade de concentração e baixa autoestima.
Entende-se como um relacionamento “sem sexo” aquele em que as relações sexuais ocorrem dez vezes ou menos durante o ano. Curiosamente, vários estudos descobriram que um grande número de casais alcançam esse número. Uma pesquisa revelou que os casais que não têm relações sexuais são mais propensos a considerar o divórcio.

Quando se trata de sexo não existem parâmetros “normais”

Na hora de valorizar a importância do sexo, não existe uma medida considerada normal. Cada casal é diferente. Alguns estudos descobriram que os casais felizes têm em média três a quatro relações sexuais por mês, mas isso depende de cada casal e de cada pessoa, de como o desejo sexual se mantém ao logo dos anos e de muitos outros fatores.
Além disso, a importância do sexo pode variar e mudar ao longo do tempo. A importância do sexo e a forma de praticá-lo mudam dentro de um relacionamento, assim como todos os outros aspectos relacionados ao casal.
Devemos considerar que o mais importante é perceber como o sexo se encaixa no relacionamento com o passar do tempo, o que pode mudar e que tipo de relacionamento existe. Se a comunicação entre o casal e a passagem do tempo mudou o relacionamento, provavelmente também mudou a vida sexual.
Conhecer o outro e a si mesmo é uma tarefa que nunca termina. Com a sexualidade acontece da mesma forma: é fundamental continuar ouvindo e aprendendo com o outro.

Não se sinta culpado

Não há necessidade de se sentir culpado por pedir o que você quer ou não querer algo que o outro deseja. A comunicação é fundamental. Muitas pessoas recusam o sexo porque já não sentem prazer ou porque existe algo de que não gostam. Conversar é a melhor maneira de resolver a situação.
Para que um relacionamento seja bem-sucedido em relação à sexualidade é preciso que o casal se entenda e converse sem sentir culpa. Dessa forma, as relações podem ser mais prazerosas e, em consequência disso, serão mais frequentes.
sexo-casal

O sexo é de vital importância na vida do casal

Em um relacionamento, geralmente a única coisa compartilhada exclusivamente com o companheiro é o sexo. Ou seja, o sexo é o que diferencia um relacionamento de casal do relacionamento entre dois amigos.
Além disso, o sexo em um relacionamento é muito mais que uma diversão, porque requer um nível profundo de comunicação. O sexo requer que o casal converse sobre questões emocionais íntimas, o conhecimento mútuo, saber o que faz o outro se sentir bem, respeitar, dar e receber. Isso pressupõe um nível profundo de confiança que se espalha e se aplica a todas as outras situações da vida em comum.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - ALIMENTAÇÃO E LIBIDO

COMO A ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA A LIBIDO


Quando você pensa em catuaba, ostras, chocolates, amendoins e pimenta, o que vem à sua cabeça? Se for alimentos afrodisíacos, acertou! Eles podem estimular uma prática sexual mais prazerosa, mas não são a solução se a sua libido estiver sempre em baixa.
Nós batemos um papo bem legal com a Julia Marques, nutricionista e pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional para entendermos melhor quais fatores influenciam no prazer sexual de homens e mulheres. A gente tirou muitas dúvidas. Confira:
Julia, para início de conversa, o que é a libido?
É puro e simples o desejo sexual, tanto para homens quanto para mulheres.
Estresses do dia a dia, preocupações no trabalho, problemas nos relacionamentos, etc. influenciam a libido?
Influenciam sim. O estresse cotidiano é um fator muito importante nessa oscilação do desejo sexual, pois ele aumenta o cortisol (hormônio esteróide) a ponto de limitar a produção de hormônios que auxiliam na libido. A falta de diálogo nas relações também é um dos motivos. Pessoas que passam por experiências estressantes diariamente e também usam medicamentos para depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos, por exemplo,  tendem a ter o apetite sexual inibido. É como se o cérebro tivesse tão entretido pensando em tanta coisa ao mesmo, que não permite um momento pra pensar em outra coisa, muito menos em libido. Os pensamentos desnecessários do dia a dia ocupam um espaço, que não deixam o cérebro se liberar para os prazeres.
Quais fatores hormonais levam a pessoa a ter uma libido mais baixa?
A variação da libido é mais comum entre mulheres. As disfunções hormonais e o uso de anticoncepcionais, por exemplo, são fatores hormonais que influenciam o desejo sexual.
Quais são os alimentos mais indicados para auxiliar na liberação dos hormônios para o prazer sexual?
Os ricos em triptofano como a banana, o abacate, oleaginosas como castanhas e nozes, queijo, frango e ovos.
Ouvimos dizer que catuaba, amendoim e ostras, por exemplo, são afrodisíacos, mas uma alimentação mais saudável influencia no aumento da libido? E, do contrário, quais hábitos alimentares prejudicam a vida sexual das pessoas?
Uma alimentação completa, bem equilibrada e regular é o afrodisíaco ideal. Não adianta comer amendoim achando que vai auxiliar na potência sexual se a alimentação do dia a dia não ajuda o organismo a metabolizar bem qualquer tipo de alimento, muito menos esse mais específico.
E comer alimentos ultraprocessados com frequência atrapalha, sim, a vida sexual, pois o corpo se torna menos ativo, mais cansado, o sono fica prejudicado e os hormônios responsáveis pela sensação de prazer sexual ficam em segundo plano.
Esse impacto negativo pode acontecer a curto ou médio prazo? Por exemplo, um jovem pode passar por isso porque se alimenta muito mal ou não se cuida?
No homem jovem, a incidência de casos de falta de libido é muito menor, pois a produção hormonal nessa fase da vida é muito grande e, por isso, o impacto negativo da má alimentação na vida sexual pode ser considerado de médio prazo – cerca de seis meses. Ao contrário das mulheres, que tem uma relação mais psicológica e sensitiva com o sexo, e, dessa forma, o efeito de uma vida não saudável acaba sendo a curto prazo – um ou dois meses.
Hidratação é algo que influencia?
O corpo precisa estar hidratado para manter todas as funções fisiológicas em dia. Ou seja, beber água é fundamental para uma vida sexual mais ativa.
A prática sexual ajuda na perda de peso?
Primeiramente, é preciso entender o que é perda de peso: comer menos calorias do que se gasta. Por isso, é muito relativo afirmar que o sexo funciona como uma atividade física, pois cada corpo reage de uma forma e também depende da intensidade da prática sexual, se é moderada ou energética. Mas, sim, pode ajudar a perder umas boas calorias.
Doenças crônicas, como  diabetes e hipertensão, interferem na libido?
Interferem na qualidade de vida de uma forma geral. Se a gente diz que a diabetes tem influência em outras doenças, como trombose ou patologias renais, e, muitas vezes, precisa ter um tratamento com insulina, há um desequilíbrio hormonal que mexe no corpo como um todo. Por isso, elas podem influenciar na vontade e no desejo sexual por motivos do corpo não estar em plenas condições. A não ser que seja uma diabete controlada, com medicação e alimentação corretas, aí a libido pode estar normalizada.
Muito se fala na maca peruana, principalmente entre mulheres. Realmente funciona? Se sim, o uso precisa ser indicado por um profissional de saúde?
Esse tratamento é fitoterápico. É extraído de um alimento, um tubérculo, que é normalmente consumido em pó na comida. Ainda não há comprovação científica de que ajude na recuperação da libido, pois só existem testes em animais. Há uma ideia de que aumenta a testosterona – que é o principal hormônio sexual masculino, mas que as mulheres também têm, só que em baixíssima incidência -, porém essa informação é infundada. O que podemos dizer é que a maca peruana auxilia, de certa forma, no alívio de sensações e alguns sintomas tão incômodos da menopausa. Essa doença, por si só, já causa a perda da libido e a maca pode até ajudar, mas é exceção à regra.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Libido – Os Símbolos da Transformação

Etimologia de Libido

Libido - Os Símbolos da Transformação | Psicoativo ⋆ Universo da ...

libido é um termo geralmente utilizado no senso comum para designar alguma vontade sexual e isso se deve ao pai da psicanálise Sigmund Freud, que assim a conceituou. A libido, na verdade, em sua etimologia, nada mais é do que desejo ou anseio frente aos instintos da vida. É com este caráter mais amplo que Carl Gustav Jung desenvolverá sua noção de energia psíquica.

A Libido sob a óptica de Jung

Quer saber como aumentar a libido? Confira 4 dicas!

Vale a ressalva ainda de que o epicentro da discordância entre os dois teóricos circundava exatamente este aspecto – veja mais em: Carl Gustav Jung – Uma Perspectiva Introdutória e História da relação entre Freud e Jung
A obra escrita por Jung que culminou no estopim da relação entre eles foi Transformações e Símbolos da Libido (hoje sob o título de Símbolos da Transformação), que discorria sobre o caso de Miss Müller. Apesar da perspectiva junguiana de libido se aproximar da concepção filosófica de vontade de Schopenhauer, foi a ela direcionado por meio de suas observações empíricas. Afim de esclarecer melhor sua obra, Jung escreve um trabalho a parte (Sobre a energia psíquica) para sanar mal-entendidos decorridos a respeito de Transformações e Símbolos da Libido.
A energia psíquica (libido) é, portanto, “a intensidade do processo psíquico, seu valor psicológico.” Manifestado das mais variadas formas, tais como a fome, sexo, afeto e agressividade tal como o calor, luz e eletricidade são manifestações de diferentes energias físicas. E Jung faz a relação com a física propositalmente, segundo ele próprio “Do mesmo modo que não ocorreria ao físico moderno derivar todas as forças, por exemplo, somente do calor, também o psicólogo deve preservar-se de englobar todos os instintos no conceito de sexualidade.”
Um exemplo interessante seria a dor fantasma. O vídeo abaixo é um excerto de um episódio da sexta temporada de House MD, o vizinho de Gregory House é uma pessoa ranzinza, por decorrência de dores em sua mão… que explodiu enquanto tentava salvar um garoto que pisou em uma mina. Esse estranho efeito acontece frequentemente quando pacientes têm algum membro amputado.
Um caso do próprio Jung diz respeito a um rapaz que teve um problema amoroso. O paciente passou a apresentar dores no calcanhar pouco tempo depois de descobrir que a ex namorada estava noiva de outro. O indivíduo sonhou com uma serpente picando seu calcanhar. Evidencia-se então uma manifestação sintomática do coração partido. Apesar de parecer estranho, é tão comum quanto comermos mais ou menos quando estamos ansiosos, ou mesmo quando sentimos as borboletas na barriga quando apaixonados.
Fonte: Silveira, N. da. Jung: Vida e Obra. Capítulo III – A Energia Psíquica e Suas Metamorfoses. p. 41 a 50. 14ª Edição (1994)
Para o autor, o psiquismo é como um sistema energético relativamente fechado, ou seja, se a energia psíquica deixa de ser investida em algo, ela reaparecerá de outra forma. Caso um grande interesse (direcionado a um objeto ou a alguém, por exemplo) seja impedido de investimento energético, essa energia pode se manifestar através de manifestações somáticas (alergias, distúrbios alimentares), poderá reativar conteúdos dormentes no inconsciente e construir sintomas neuróticos. A metamorfose energética da psique representa-se por meio desses vários fenômenos.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - PENAMENTOS DE JUNG

SIMPLES ASSIM!

Frases de inspiração, Carl Jung - Blog Runrun.it


Frases Junguianas para reflexão


O que negas te subordina. O que aceitas... Carl Gustav Jung


Ateu Inteligente: Carl Gustav Jung

Frases de Carl Jung. Frases do pai da psicologia junguiana.