segunda-feira, 21 de abril de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - SEU NOME TEM UMA RAZÃO DE SER

O que tem num nome? Vale a pena mudar nossos nomes para mudar nossa sorte?



Vale a pena mudar nossos nomes para mudar nossa sorte? A resposta vem nada mais nada menos do que o antigo livro do Zohar, que revela os segredos contidos nos nomes e letras.


Alguma vez tu já leste um livro de numerologia tentando entender o significado secreto por trás do teu nome.. ou de outro alguém.. teus filhos, amigos..? Tal fascinação por nomes, letras e seus significados ocultos.. é algo real ou pura baboseira?E se for real, podemos manipular nossos nomes para mudar nossa sorte para melhor, como muitas pessoas tentam fazer?


O livro do Zohar traz luz para tais questões no “artigo sobre as letras” que inicia assim:


Quando o criador pensou em criar o mundo, todas as letras do alfabeto vieram a ele na ordem inversa. Da ultima letra (TAV) à primeira (ALEPH). A letra TAV foi a primeira e disse “Mestre do mundo! É bom, e vindo de ti, criar o mundo comigo. Porque eu sou a marca no teu anel, chamada EMET(Verdade), que termina com a letra TAV. E é por isso que tu és chamado verdade e por isso beneficiaria o rei começar o universo com a letra TAV e criar o mundo através dela. O criador respondeu - “Tu é bonita e sincera,mas não tem o mérito do mundo que eu conduzi a ser criado por tuas propriedades”.



Nesse artigo divertido e colorido, o texto antigo gradualmente revela os segredos contidos em cada letra. O artigo procede descrevendo como cada letra ficou organizada, esperando sua vez de falar com o criador para poder pedir que fosse usada para criar o mundo. Interessante notar que as letras vieram ao criador na ordem inversa, da última letra do alfabeto, TAV à primeira, ALEPH.O criador escuta com paciência cada letra e dá uma chance de ouvir seus argumentos. Mas a única letra que ele finalmente escolheu para criar o mundo não é nada mais do que BET.

Com a letra BET, o mundo foi criado

A letra BET entrou e disse ao criador: “Criador do mundo,seria bom criar o mundo comigo, porque por mim tu está abençoado abaixo e acima. Porque BET é BERCHAH(Abençoar).” O criador replicou a BET: Sem dúvida, eu vou criar o mundo contigo, e tu deve ser a base do mundo!”


Porque o criador escolheu nada mais do que a letra BET para criar o mundo?E porque a história segue a ordem inversa das letras? E o que essa história cabalística, divertida tem a ver conosco?

 
O significado oculto das letras
 
Cada uma das 22 letras hebraicas leva a uma revelação espiritual que um cabalista sentiu. Todas as várias combinações das letras - as palavras, sentenças e frases encontradas nos livros sobre cabala - que mostram toda a realidade espiritual que foi atualmente sentida pelos cabalistas que escreveram tais livros.
 
Essa realidade está disponível para cada e um de nós. Podemos avançar no caminho que nos leva ao criador, gradualmente, expandindo nosso entendimento e sensação do interno (oculto) significado de cada letra. Nós vamos então descobrir cada camada após camada da realidade spiritual. 
 
É como subir uma montanha cujas pedras são as letras - as qualidades do mundo espiritual.Entretanto,o criador é posicionado no topo da montanha, e nós, lá embaixo, no chão. É por isso que o livro do Zohar fala sobre as letras na ordem inversa, começando com TAV e terminando com ALEPH; está nos dizendo, da nossa perspectiva, como subir o ‘caminho’ até o topo da montanha para chegar ao criador, de baixo para cima. 
 
Isso nos traz a essência da história do livro do Zohar sobre as letras - que não é falar sobre elas, mas é, sem dúvida, descrever a jornada interna espiritual da pessoa. Começamos tal jornada de um estado onde estamos completamente remotos do criador (representado pela última letra do alfabeto - TAV). Então, passo a passo, passamos por todas as letras (estados espirituais) até finalmente chegar a total revelação de sua atitude conosco - de perfeito amor e integridade (representada pela letra BET). Quando chegamos a esse estado espiritual, descobrimos seu amor em relação a nós e ganhamos a habilidade de amá-lo. Através dessa nova atitude, ascendemos a nada mais, nada menos do que o próprio nível do criador. Nesse ponto, descobrimos mais uma letra - a letra ALEPH, que é cabeça do alfabeto. 
 
Mude tua percepção, não teu nome 
 
Nomes, palavras e frases são combinações de letras, e então também, nos informam vários discernimentos e níveis da atitude do criador conosco. Mais especificamente, eles são vários níveis de revelação da sua atitude para com uma pessoa. A ordem e conexões entre as letras numa palavra ou sentença formam um caminho de sentimentos espirituais que mudam. São descrições de como esses sentimentos se alternam e substituem um por outro dentro da pessoa que está subindo a montanha para chegar ao criador. Se mantivermos esse oculto significado das letras em mente, então ler um texto cabalístico é uma real experiência espiritual, uma verdadeira entrada para o mundo espiritual.
 
Isso nos traz de volta a questão dos nomes e seus significados. Na cabala, o nome de uma pessoa é determinado pelo nível espiritual que ela atingiu. Enquanto nos movemos para próximo do criador, revelando sua atitude mais e a mais, revelamos diferentes ordens e combinações das letras. Então, nossos nomes vão continuamente mudar de acordo com nosso nível espiritual. 
 
E somente no mais alto nível espiritual uma pessoa obtém um nome real. Isso é diferente do que mudar nossos nomes artificialmente para tentar mudar nossa sorte. Se realmente quisermos mudar nossa vida para melhor e descobrir nomes ideais, então precisamos subir a ladeira espiritual e desenvolver nossa percepção espiritual. Lá, no mundo espiritual, com certeza encontraremos os nomes que tanto procuramos.


PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - SEJA COMO O GIRASSOL


O Girassol
 
Assim como um girassol escolhe sempre estar voltado para o sol, escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais luminoso e vibrante das coisas que lhe acontecem.
 
Nossa percepção é seletiva, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de perceber o restante.

Você já reparou como é fácil ficar de baixo astral?

Uma conta para pagar...

Não ganhar todo o dinheiro de que se precisa...

Não ter a aparência que se gostaria de ter...

Não ser valorizada no trabalho...

Não ter encontrado o sucesso, ou um grande amor...

É por isso que freqüentemente não nos sentimos bem. Depositamos nossa atenção no que nos falta, no que nos mágoa... E ocupamos nossa mente com pensamentos preocupantes sobre o futuro. Enfim, deixamos a nossa mente à deriva, torturada por pensamentos negativos que nos dominam.

Na verdade a maior parte do tempo, estamos lutando com a vida, não aceitando o que ela nos traz... E quando não aceitamos aquilo que é, e nos concentramos no que deveria ser, nos frustramos, sofremos cada vez mais, ao ponto de perdemos o sentido da existência...

É justamente quando estamos frustrados e insatisfeitos, que precisamos lembrar que possuímos uma antena interna - a atenção - capaz de captar o lado bom da vida. Exatamente como na natureza, faz o girassol.

O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele está sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza.

Saber captar o lado luminoso da vida significa aprendermos a valorizar tudo de bom que já recebemos e também a sermos gratos por isso...

Apreciar e agradecer o carinho, o afeto, os gestos de atenção e delicadeza oferecidos pelos amigos, filhos, pais, namorados. Apreciar o sorriso luminoso de alguém que você gosta. Apreciar um gesto de gentileza, uma palavra de estímulo do seu colega de trabalho, do seu vizinho...

Apreciar todo contato humano que lhe trouxe conforto, novo animo...Apreciar todo apoio que a vida lhe deu, de tantas formas misteriosas, quando precisou... Apreciar e agradecer porque a Vida é Amor, e sempre o protegeu, realizou seus desejos mais profundos, tomou conta de seus interesses e suas verdadeiras necessidades...

Ser aprendiz de girassol, não é fácil!

Infelizmente a maioria de nós, não foi preparada pra buscar o lado luz da vida, e vive se debatendo na obscura zona dos condicionamentos subconscientes e dos pensamentos destrutivos!

Daqui pra frente, quando perceber que está desanimado, revoltado ou deprimido, que possa se lembrar de ser girassol.

Selecione o melhor do seu mundo, valorize tudo o que de bonito e bom que existe nele!
Acredite no Poder da Luz para neutralizar qualquer situação adversa e transformar sua Vida em uma verdadeira obra-prima!

Assim, começará a reter Força, Vitalidade e Alegria dentro de você.
E como o girassol, estará de bem com a grande festa colorida que é a Vida!
 
 

(Autor Desconhecido)
Fonte: www.nenossolar.com.br

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - O PODER DO AMOR - AMOR PRODUZ AMOR


AMOR, PRODUZ AMOR.

Mesmo vivendo um momento que julgamos estar totalmente vitimizados uma por situação que independe da nossa vontade, ainda assim nos resta decidir: como vamos lidar com as nossas emoções diante de fatos imprevisíveis, invasivos e sem volta ?

A partida de alguém muito querido é algo assim, as fatalidades, o abandono, enfim, como amar em meio ao caos em nossos corações ?

A resposta de difícil execução é: amando.

A única forma de descobrirmos as saídas dos nossos desesperos mentais é nos obrigando a positivar os nossos pensamentos e agindo ! Pode parecer impossível, mas ajudar alguém num momento onde nós estamos precisando de ajuda, é uma alavanca para nossa transformação.

Mesmo que as vezes estejamos sem vontade, ou com pouca fé, o ato de ajudar e pensar nos outros, pode nos remover do labirinto das aflições, e ajudar a mudar o foco das nossas próprias tristezas.

Sempre dá para reagir. Sempre temos bons exemplos de sobreviventes de guerras, misérias, deficiências, abandonos, que superaram suas angústias porque assim decidiram e agiram !

Não é fácil, mas nos tornamos grandes vencedores quando vencemos e saímos de nós mesmos, para enxergarmos “os outros”.

Fora dos nossos “tristes casulos emocionais”, podemos descobrir e sentir o que é “felicidade”.

Somos muito mais fortes do que pensamos e a nossa força vem da lapidação dos nossos sentimentos e da nossa Fé.

Exercite o seu Amor, espalhe-o, e esse amor fará de vc uma pessoa mais leve. A Fé, também consiste na consciência e na submissão, de que não somos os donos absolutos dos acontecimentos, mas somos os responsáveis pelas nossas emoções e atitudes ao passar por eles.

Amor, produz amor.

Seja vc a árvore que quer ver florir, frutificar e semear.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Como Lidar Com os Pensamentos Negativos?


Como Lidar Com os Pensamentos Negativos?


Enfrentar os pensamentos negativos

Muita gente tenta substituir os pensamentos perturbadores que pretende eliminar por “pensamentos positivos”. À partida, esta táctica pode conduzir a alguns sinais de melhoria.

A mente pode ser levada a identificar-se apenas com situações ou coisas agradáveis e motivadoras. Mas com o passar do tempo, os temíveis pensamentos sobem à superfície e até lá todo o esforço de auto-controlo revelou-se desgastante.

Muita gente, no seu esforço bem intencionado de acentuar o positivo, não só não se livra dos problemas, como os aumenta. Pretendem acabar com o sofrimento, mas erradamente escolhem a táctica de negação dos sentimentos, baseados no facto dos sentimentos serem “demasiado negativos”.

Dirigir a atenção para o medo ou dor é uma forma de culpa em muita gente porque se parece com auto piedade a qual achamos errada. Mas negar piedade a nós próprios, quando estamos dispostos a dar aos outros, também está errado. Todos nós temos dor escondida cá dentro e tentar eliminá-la não é uma virtude, é uma impossibilidade.

Pode achar que é muito importante manter uma boa atitude, mas por si só a atitude não é fiável. Afinal quem é que mantém o espírito em cima? Tudo dentro de nós é nós próprios, apesar de querermos separar o lado corajoso que pretende derrotar o lado receoso.

Combater os pensamentos negativos diminui a sua força? Não atrasa apenas o dia em que vem à superficie de uma maneira ou doutra? Se continuamos a jogar o jogo de lutar contra os pensamentos que não são aceitáveis para nós, perdemos sempre.
A questão correcta é: “Consigo sair deste jogo?”. Pouca gente considera esta alternativa!

Adaptado de What Do You Do With Negative Thoughts? de Deepak Chopra

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O CORPO FALA - O Que A Língua Nos Diz Sobre A Saúde

O Que A Língua Nos Diz Sobre A Saúde

A língua é um espelho da saúde.
 
A língua é um espelho da saúde.
 
Veja-se ao espelho e coloque a língua de fora. Nada por aí além, apenas um órgão para saborear e falar certo? Errado, os especialistas Ayurvédicos podem deduzir pistas estonteantes sobre a sua saúde através da língua. O tratado clássico Ayurvédico ‘Charaka Samhita’, escrito no séc. III a.C. diz que “a sujidade acumulada na base da língua cria obstruções à respiração e produz um mau cheiro, daí a necessidade em raspar a língua”.


Apesar de uma língua saudável ser cor-de-rosa e não ter quaisquer altos ou manchas, grande parte das pessoas têm uma cobertura nas suas línguas.

Se toda a sua língua tem um revestimento branco, significa que o seu Kapha dosha está com problemas. Esta camada indica que existem resíduos tóxicos não-digeridos acumulados no interior do seu sistema digestivo e que o seu ‘agni’ ou fogo digestivo tem a chama fraca. Não só deve limpar a língua, como também tomar as precauções necessárias para comer saudável e descarregar essas toxinas. Aumente o seu consumo de água. Planeie o horário das suas refeições. Evite alimentos gordurosos e sobremesas. Procure e siga uma dieta equilibrada Kapha.

Se a superfície da língua tiver uma cor entre o esverdeado e amarelado, então é porque a sua quota da bílis é alta e a culpa é do Pitta dosha que aumentou exponencialmente. Tente equilibrá-lo evitando alimentos picantes. Beba muita água. O Pitta dosha não tolera irregularidade nos horários das refeições, por isso assegure-se que está a seguir um ritmo predeterminado para comer as suas refeições.
Uma superfície escura da língua demonstra um desequilíbrio do Vata. Isto pode causar tanto prisão de ventre como insónia. O que a sua língua está a tentar dizer-lhe é que o seu sistema está ‘seco’ e precisa de muita hidratação. Uma vez mais, o consumo de muita água e muitas frutas sumarentas devem ajudar. Inclua um pouco de azeite na sua dieta. Hidrate bem a sua pele. Faça uma massagem a si mesmo diariamente com um óleo de boa qualidade, mesmo que seja por apenas cinco minutos. Em suma, tente reequilibrar o seu Vata dosha ao aumentar a quota de hidratação do seu corpo.

Se prestar atenção à sua língua e aproveitar para saber mais sobre o seu estado de saúde pode aprender se está tudo bem e tomar as medidas necessárias para melhorar.
Adaptado de What Your Tongue Says About Your Health por Shubhra Krishan.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - COMBATENDO A DEPRESSÃO - A DEPRESSÃO e a falta de energia - vitaminas

A DEPRESSÃO e a falta de energia - vitaminas

 
 
Nem tudo é coisa da sua cabeça! Mas a maior parte (do cansaço) pode resultar de sentimentos de melancolia, desânimo, tristeza e depressão.
Pode esgotar suas reservas energéticas. A depressão pode perturbar sua rotina, causando problemas de sono, fadiga do corpo e da mente, diminuição da capacidade de concentração, alterações de apetite e muitos outros sintomas.
A Depressão É a Causa do Seu Cansaço?
 
Todos ficam desanimados às vezes. Na verdade, sentimentos transitórios de tristeza e desânimo são perfeitamente normais, especialmente durante épocas particularmente difíceis. Mas se você não conseguir “sair dessa” ou superar esses sentimentos em duas semanas, talvez o seu caso seja um caso triste de depressão. Além dos sintomas de fadiga, você pode ter sentimentos de tristeza, desalento, desesperança e irritabilidade.
 
VOCÊ ESTÁ DEPRIMIDO?
 
A lista a seguir, elaborada pela Associação Norte-Americana de Psiquiatria, pode ajudá-lo a avaliar se o seu caso é de depressão grave:
• Mudança notável de apetite, com perda ou ganho significativo de peso, sem dieta.
 
• Mudança notável dos padrões de sono, por exemplo, sono intermitente, incapacidade de dormir ou excesso de sono.
• Perda de interesse e prazer nas atividades antes apreciadas.
• Perda de energia, fadiga persistente.
• Sensação de inutilidade.
• Sentimentos persistentes de desesperança.
• Sentimento impróprio de culpa.
• Incapacidade de concentração ou raciocínio, indecisão.
• Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, desejo de morrer ou tentativa de suicídio.
• Perturbações de raciocínio, um sintoma desenvolvido por algumas pessoas severamente deprimidas.

Você Não É o Único.
 
Anualmente, pelo menos dez milhões de pessoas sofrem de depressão clínica frequentemente durante seus anos mais produtivos. Com os novos conhecimentos de cura nutricional, você não precisa se sentir deprimido ou fatigado. Há esperança e solução para este problema.
 
SUAS EMOÇÕES E NUTRIÇÃO: CAUSA E CURA PARA A DEPRESSÃO
 
O descontrole das emoções perturba a química cerebral, afetando os sinais químicos entre as terminações nervosas do cérebro. Esses neurotransmissores são influenciados por suas ondas cerebrais. O processo de transmissão é assistido por eletrólitos, neuro-hormônios, aminas biogênicas, norepinefrina, serotonina, dopamina e acetilcolina, juntamente com muitos outros transmissores.
 
Algumas pessoas deprimidas mostram um excesso de um ou mais desses neurotransmissores, enquanto outras mostram uma deficiência. Uma quantidade excessiva ou insuficiente pode causar variações de humor do tipo fadiga-depressão. Por exemplo, os eletrólitos — minerais orgânicos como sódio, magnésio, cálcio e potássio — participam diretamente da neurotransmissão; portanto, desequilíbrios ou problemas nutricionais nos eletrólitos foram correlacionados a determinados tipos de depressão.
 
Quando você está sujeito a situações de estresse ou pensamentos negativos, perturbado pelo “desânimo” ou se sentindo aborrecido, sozinho ou cansado, suas ondas cerebrais causam distúrbios na neurotransmissão e você fica vulnerável a variações de humor.
 
MELHORE O MAU HUMOR COM NUTRIÇÃO
 
Em algumas situações, as deficiências nutricionais podem resultar em distúrbios da química cerebral e subsequente depressão provocada pela fadiga. E possível se sentir “deprimido hoje” e “animado amanhã” com o uso da nutrição? Bastante possível, pois você estará alimentando seu cérebro com os nutrientes necessários para ajudá-lo a corrigir os desequilíbrios responsáveis pelo pensamento negativo.
 
O Dr. Brian L. G. Morgan do Instituto de Nutrição Humana da Columbia University, na cidade de Nova York, afirma: “Há duas explicações bastante populares para o sentimento de tristeza, desejo de isolamento ou letargia, característico da depressão. Ambas têm a ver com os níveis de neurotransmissores ou mensageiros químicos no cérebro.”
 
“Uma teoria atribui a depressão a níveis reduzidos de um desses mensageiros, chamado serotonina, e a outra a níveis reduzidos de outro mensageiro, chamado norepinefrina.”
 
“Deficiências das vitaminas B1, B6, C e A, bem como de ácido fólico, niacina, cobre, magnésio e ferro, podem causar depressão, afetando o metabolismo de serotonina e norepinefrina.”
 
“E possível aumentar os níveis cerebrais de norepinefrina através da ingestão de suplementos de tirosina e fenilalanina, que são convertidas em norepinefrina no cérebro. O mesmo ocorre com o triptofano, que gera serotonina, e é possível elevar os níveis cerebrais de serotonina ingerindo quantidades suficientes de triptofano.”
 
“Tanto a tirosina quanto o triptofano mostraram resultados impressionantes no tratamento da depressão unipolar, que causa variações de humor—do humor normal e bem ajustado a um período de desânimo, tristeza e letargia. Entretanto, essas substâncias não têm valor no tratamento da depressão bipolar, na qual as variações de humor vão da euforia irracional à depressão total.”
 
SEIS ETAPAS NUTRICIONAIS PARA TRATAMENTO DA DEPRESSÃO CAUSADORA DE FADIGA
 
O Dr. Morgan oferece as seguintes sugestões:
 
1. Sua alimentação deve fornecer quantidades adequadas de cálcio e proteínas.
2. Fique atento a deficiências de vitaminas Bi, B6, C e A; ácido fólico; niacina; cobre; magnésio e ferro.
 
3. Se você tem uma queda especial por carboidratos, adote uma dieta. rica em carboidratos suplementada com 500 a 1.000 miligramas de L-triptofano tomados três vezes ao dia com suco.
 
4. Se você se sente letárgico e deprimido e não liga muito para carboidratos, tome 1 grama (1.000 miligramas) de tirosina três vezes ao dia às refeições.
 
5. Se você está tomando inibidores da monoamina-oxidase (inibidores da MAO), certifique-se de fazer uma alimentação restrita em tiamina. Evite, por exemplo, queijo curado, nozes, banana, cerveja, chocolate e laticínios em cultura.
 
6. Se está tomando antidepressivos, controle muito bem seu peso.
 
O Dr. Morgan oferece um programa nutricional resumido: ‘Por uma questão de segurança, qualquer pessoa que sofra de depressão deve tomar uma vez ao dia um suplemento vitamínico contendo as doses recomendadas de vitaminas e minerais. Frequentemente, a causa do problema são as vitaminas do complexo B e a ingestão de um suplemento uma vez ao dia corrigirá qualquer deficiência de vitaminas do complexo B.”
 
A VITAMINA QUE REDUZ A DEPRESSÃO E PROMOVE ENERGIA
Em muitas situações, uma vitamina ajuda a melhorar a depressão e atua como um energético emocional rápido. Em especial, a vitamina B6, ou piridoxina, é reconhecida como detentora desses poderes, segundo Alan Gaby, M.D., que pratica medicina familiar com ênfase nutricional em Baltimore, Maryland, e é autor de B6, The Natural Healer. 
 
Ele afirma:
 
“O metabolismo cerebral é extremamente complexo. Muitas moléculas diferentes encontradas no cérebro afetam sabidamente o humor e o comportamento, e suas interações são complicadas e mal compreendidas.
 
 O metabolismo cerebral pode apresentar um número incontável de problemas, qualquer um deles pode provocar depressão. Algumas dessas anormalidades e a depressão produzida por elas podem ser corrigidas pela vitamina B6.”
 
O Dr. Gaby observa que uma deficiência de moléculas de neurotransmissores pode causar depressão. Esses neurotransmissores (serotonina e norepinefrina, por exemplo) afetam o humor, o comportamento e o raciocínio.
 
 “Uma deficiência pode ocorrer de várias formas diferentes: o cérebro pode não estar fabricando quantidades adequadas dessas moléculas; as enzimas que desmembram os neurotransmissores podem estar hiperativas ou o neurônio na extremidade receptora pode ter perdido a capacidade de responder à mensagem química. Isso pode trazer problemas de fadiga causada pela depressão.
 
A Vitamina Ajuda a Melhorar o Humor
 
O Dr. Gaby acredita que a vitamina B6 ajuda a melhorar o equilíbrio dos neurotransmissores e, portanto, “melhorar o humor”, ajudando a aumentar a energia.
 
O Dr. Gaby explica que é mais racional tratar os pacientes deprimidos através dos próprios neurotransmissores. Em alguns casos, “o triptofano e a tirosina realmente têm atividade antidepressora. 
 
Em alguns casos, o triptofano funcionou tão bem quanto o antidepressivo tricíclico imipramina. Em alguns poucos casos, descobriu-se que a tirosina pode ser eficaz mesmo depois que as drogas padrão falharam”.
 
As boas novas são: “A vitamina B6 é o co-fator para as enzimas que convertem o triptofano em serotonina e a tirosina em norepinefrina. Presumivelmente, uma deficiência de B6 poderia levar à depressão, prejudicando a produção de aminas cerebrais a partir de seus precursores. Como prova do que digo, os suplementos de vitamina B6 poderiam afetar favoravelmente alguns casos de depressão, elevando os níveis desses neurotransmissores.”
 
“Existe uma boa documentação de que altas doses de B6 não só elevam os níveissanguíneosde serotonina em crianças hiperativas, como também, em alguns casos, eliminam seus sintomas.”
 
VOCÊ PRECISA DE MAIS FERRO?
 
Casos graves de anemia ferropriva podem provocar cansaço crônico, depressão e sentimentos de indiferença e letargia. Até mesmo uma anemia branda poderia provocar cansaço. Este é um problema das mulheres em idade reprodutiva, mas a condição também é observada em mulheres mais velhas. Peça ao seu médico um teste de hemoglobina e verifique a necessidade do aumento da ingestão de ferro.
 
ENERGIZE-SE, ACABE COM A DEPRESSÃO COM CARBOIDRATOS
Judith Wurtman, Ph.D., pesquisadora de nutrição no Massachusetts Institute of Technology, acredita que uma alimentação rica em carboidratos complexos aumenta os níveis de serotonina, ajudando a aumentar a energia e acabar com a depressão.
 
Atenção para a Combinação Correta
 
Se você sempre consome carboidratos complexos — arroz, pão e cereais — junto com proteínas, talvez não consiga aumentar sua energia. A Dra. Wurtman especula: “Isso ocorre porque os aminoácidos das proteínas impedem a chegada do triptofano ao cérebro. E o triptofano é essencial para produção de serotonina, a substância química cerebral que mantém a estabilidade do nosso humor.”
 
A Dra. Wurtman acredita que, quando consumidos isoladamente, os carboidratos complexos aumentam a produção de serotonina no cérebro, ajudando-o a desfrutar de uma energização e acabando com a depressão e a fadiga.
 
O Plano Energético da Doutora Wurtman
A Dra. Wurtman recomenda o consumo diário de pelo menos uma refeição rica em carboidratos complexos, com pouca ou nenhuma proteína. Arroz integral, batata e massa pura são boas opções.
 
COMO OS ALIMENTOS DO  DIA-A-DIA PODEM ACABAR COM
 A DEPRESSÃO... E AUMENTAR A ENERGIA
 
James F. Balch, M.D., de Greenfield, Indiana, e autor de Prescription for Nutritional Healing, concorda que a depressão começa com um distúrbio na parte do cérebro que governa o humor... 
 
Descobriu-se que os alimentos influenciam muito o comportamento cerebral. 
 
Ele oferece os seguintes remédios que utilizam alimentos consumidos no dia-adia (e também evitam alguns deles) para ajudar a acabar com a depressão e aumentar a energia:
 
Evite alimentos ricos em gorduras saturadas; o consumo de carne de porco ou frituras, como hambúrgueres ou batatas fritas, provoca preguiça, lentidão de raciocínio e fadiga.
 
 Perigo: “As gorduras inibem a síntese de neurotransmissores pelo cérebro, aumentando a aderência das células do sangue e fazendo com que se aglomerem, resultando em má circulação, especialmente no cérebro.”
Uma dieta de vegetais crus, com soja e seus subprodutos, é importante. As dietas muito pobres em carboidratos complexos podem causar depleção de serotonina e depressão.
 
A tirosina também é necessária para o funcionamento do cérebro. Este aminoácido pode ser benéfico para pessoas sujeitas a estresse intenso e prolongado. Portanto, o estresse incontrolável pode ser evitado ou revertido pela obtenção desse aminoácido essencial através da dieta.
 
4. O cromo (mineral-traço) ajuda a mobilizar as gorduras para obtenção de energia. Recomenda-se aproximadamente 300 microgramas diários.
 
5. A vitamina B6 (piridoxina) é necessária para o funcionamento normal do cérebro. São recomendados cerca de 50 miligramas, três
vezes ao dia.
 
6. A vitamina C, combinada à rutina,  estimula a função imunológica, ajuda a aumentar a energia e abrandar e eliminar a depressão.
 
7. a Vitamina B5 (ácido pantotênico) é uma vitamina “antisestresse” que pode ajudar na depressão. Carlson Wade  

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.

O PODER DE DECRETAR - A PRESENÇA DA DIVINA PROVIDÊNCIA - ORAÇÃO PARA MELHORIA DAS FINANÇAS

A PRESENÇA DA DIVINA PROVIDÊNCIA - ORAÇÃO PARA MELHORIA DAS FINANÇAS



Senhor, que a falta de dinheiro ou seu excesso, não nos seja nunca causa de perturbação, pois, não deixais faltar o necessário para os que Vos buscam com sinceridade.


Que não nos inquietemos nem nos enchamos de ansiedade pelo dia de amanhã, lembrando-nos sempre de que Vós cuidais de nós como um Pai que realmente nos ama.


Que vivamos dentro e nunca aquém de nossas possibilidades econômicas (Ecl 4, 9-10), e nunca negligenciemos os que buscam nossa ajuda.


Dai-nos um espírito cooperador, um leal e amoroso companheirismo para que nunca nos mostremos desatenciosos ou preguiçosos um para com o outro.


Que sempre outorguemos aos nossos filhos e às pessoas em geral, exemplos de gratuidade no amor.


Diante de nossos conflitos possamos resolvê-los todos pacificamente, em nosso trabalho nos comportemos como cristãos, quer sejamos patrão ou funcionário, e tenhamos sempre como prioridade, nossa família e nossos filhos.


Que sejamos verdadeiros cooperadores atenciosos e gentis para que não nos tornemos pesados ao outro, sobrecarregando a quem dizemos amar.


Senhor, conheceis as dificuldades pelas quais passamos: ajudai-nos a superar todos nossos problemas para que felizes, possamos ser verdadeiras testemunhas de Vosso santo amor no mundo. 


Que Assim Seja.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - A FORÇA DA DETERMINAÇÃO, NOS LEVA SUPERAR OS LIMITES IMPOSTO PELO NEGATIVO E O MEDO.


TENTE MAIS UMA VEZ
 

Você já fez alguma coisa sabendo que não deveria, e depois passou dias se sentindo completamente incapaz e derrotado por causa daquilo?
Geralmente, quando nos arrependemos de alguma coisa que fizemos, começamos a duvidar de nós mesmos e da nossa capacidade de mudar. Esse sentimento pode permanecer conosco durante dias, semanas, e até mesmo anos, se permitirmos.
Um grande truque do Lado Negativo consiste não só em fazer com que levemos um tombo, mas também manter-nos lá em baixo.
Todos nós temos momentos em que somos reativos; até mesmo momentos de extremo egoísmo. Depende de nós: permanecermos na negatividade, chafurdando nela e nos autoflagelando, ou escolher mudar.
Quando fazemos algo errado, nossa mente rapidamente se enche de perguntas, tais como: “Por que isto aconteceu? Como eu pude fazer aquilo?”.
Estas podem parecer perguntas inteligentes, mas a chave para a nossa transformação e realização espiritual é perguntar: “Quando vou começar a trabalhar para melhorar as coisas?”.
A resposta pode ser – e deve ser sempre – “imediatamente”, independentemente do tamanho do tombo que levamos há cinco minutos. Assumir o compromisso de tentar de novo, e tentar com mais empenho do que antes, é o que nos reconecta com a Luz. Não devemos esquecer ou descartar o dano que possamos ter causado com nossas ações negativas, mas perseverança não é algo que se possa adiar.
Não se trata de nossos sucessos, mas sim o que fazemos com nossos fracassos. É o que realmente conta.
Ninguém jamais correu uma maratona ou venceu um campeonato mundial sem falhar ou perder alguns jogos. Jamais desista.

E vou lhe contar um segredo: a hora mais escura é sempre antes do amanhecer.

Quando você estiver por um fio, com tudo contra você, e quando sentir que não aguenta nem um minuto a mais, essa é a hora de não desistir, porque esse é o momento em que a Luz está prestes a ser revelada.
Jamais podemos nos dar ao luxo de esquecer que com certeza e Luz não existe nada que não possamos fazer. Nada.


Tudo de bom,

Yehuda Berg

EQUILÍBRIO E HARMONIA - TUDO TEM O PESO QUE DAMOS - DESCONTRAINDO A CONSCIÊNCIA

DESCONTRAINDO A CONSCIÊNCIA



DESCONTRAINDO A CONSCIÊNCIA
por  Deepak Chopra
UMA SOLUÇÃO ESPIRITUAL - RESPOSTAS PARA OS MAIORES DESAFIOS DA VIDA.
NINGUÉM VAI DISCORDAR QUE A VIDA TRAZ DESAFIOS, MAS DÊ UM PASSO PARA TRÁS, POR UM MOMENTO, E PERGUNTE A QUESTÃO MAIS PROFUNDA SOBRE O PORQUÊ DISSO.
POR QUE A VIDA É TÃO DIFÍCIL? NÃO IMPORTA COM QUAIS VANTAGENS VOCÊ NASCE: COM DINHEIRO, INTELIGÊNCIA, UMA PERSONALIDADE ATRAENTE, UMA BOA PERSPECTIVA DE VIDA, OU UMA VIDA SOCIAL COM BOAS CONEXÕES; NADA DISSO FORNECE UMA CHAVE MÁGICA PARA UMA EXISTÊNCIA FÁCIL.
DE ALGUMA FORMA A VIDA CONSEGUE TRAZER PROBLEMAS DIFÍCEIS, CAUSAS DE SOFRIMENTOS INCALCULÁVEIS E DE MUITAS LUTAS. A FORMA COMO VOCÊ ENFRENTA SEUS DESAFIOS, FAZ TODA A DIFERENÇA ENTRE A PROMESSA DE SUCESSO, E O ESPECTRO DO FRACASSO.
EXISTE UMA RAZÃO PARA ISSO, OU A VIDA É SIMPLESMENTE UMA SÉRIE ALEATÓRIA DE EVENTOS QUE NOS MANTÉM FORA DO EQUILÍBRIO, E QUASE INCAPAZES DE LIDAR COM ISSO?
A ESPIRITUALIDADE COMEÇA COM UMA RESPOSTA DECISIVA PARA ESSA PERGUNTA. ELA DIZ QUE A VIDA NÃO É ALEATÓRIA. EXISTE UM PADRÃO E UM PROPÓSITO DENTRO DE CADA EXISTÊNCIA. A RAZÃO PELA QUAL SURGEM OS DESAFIOS É SIMPLES: PARA TORNÁ-LO MAIS CONSCIENTE DO SEU PROPÓSITO INTERIOR.
SE A RESPOSTA ESPIRITUAL É VERDADEIRA, DEVE HAVER UMA SOLUÇÃO ESPIRITUAL PARA CADA PROBLEMA QUE EXISTE. A RESPOSTA NÃO SE ENCONTRA AO NÍVEL DO PROBLEMA, EMBORA A MAIORIA DAS PESSOAS CONCENTREM TODAS AS SUAS ENERGIAS NESTE NÍVEL...
A SOLUÇÃO ESPIRITUAL ESTÁ ALÉM. QUANDO VOCÊ PODE TER A SUA CONSCIÊNCIA FORA DO LOCAL ONDE A LUTA ESTÁ SEMPRE PRESENTE, DUAS COISAS ACONTECEM AO MESMO TEMPO: SUA CONSCIÊNCIA SE EXPANDE E, COM ISSO, NOVAS RESPOSTAS COMEÇAM A APARECER.
QUANDO A CONSCIÊNCIA SE EXPANDE, EVENTOS QUE PARECEM ALEATÓRIOS, NA VERDADE NÃO SÃO. UM PROPÓSITO MAIS AMPLO ESTÁ TENTANDO SE DESENROLAR ATRAVÉS DE VOCÊ. QUANDO VOCÊ SE TORNA CONSCIENTE DESSE PROPÓSITO, QUE É ÚNICO PARA CADA PESSOA, VOCÊ SE TORNA COMO UM ARQUITETO, A QUEM FOI ENTREGUE UM PROJETO. EM VEZ DE COLOCAR TIJOLOS E TUBOS DE ENCAIXE DE FORMA ALEATÓRIA, O ARQUITETO PODE AGORA AVANÇAR COM A CONFIANÇA DE QUE ELE SABE COMO O EDIFÍCIO DEVE PARECER E COMO CONSTRUÍ-LO.
O PRIMEIRO PASSO NESTE PROCESSO É O RECONHECIMENTO DE QUAL NÍVEL DE CONSCIÊNCIA, VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO NESTE MOMENTO. TODA VEZ QUE UM DESAFIO SURGE EM SEU CAMINHO, MESMO QUE, SOBRE RELACIONAMENTOS, TRABALHO, TRANSIÇÕES PESSOAIS, OU UMA CRISE QUE EXIGE UMA AÇÃO IMEDIATA, EXISTEM TRÊS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA. TOME CONSCIÊNCIA DELES, E VOCÊ VAI DAR UM PASSO ENORME NO SENTIDO DE ENCONTRAR UMA RESPOSTA MELHOR.
NÍVEL 1: CONSCIENTIZAÇÃO CONTRAÍDA

ESTE É O NÍVEL DO PROBLEMA, E POR ISSO IMEDIATAMENTE TOMA A SUA ATENÇÃO. ALGO DEU ERRADO. AS EXPECTATIVAS SE AZEDARAM. VOCÊ ENFRENTA OBSTÁCULOS QUE NÃO QUEREM SE MOVER. À MEDIDA QUE AUMENTA A RESISTÊNCIA, A SUA SITUAÇÃO AINDA NÃO MELHOROU. SE VOCÊ EXAMINAR O NÍVEL DO PROBLEMA, OS SEGUINTES ELEMENTOS ESTÃO GERALMENTE PRESENTES:
1 - SEUS DESEJOS SÃO FRUSTRADOS. ALGO QUE VOCÊ DESEJA ENCONTRA UMA OPOSIÇÃO. VOCÊ SENTE COMO SE CADA PASSO À FRENTE, FOSSE UMA BATALHA.
2 - VOCÊ CONTINUA FAZENDO MAIS, DAQUILO QUE INICIALMENTE NÃO FUNCIONOU.
3 - HÁ UMA ANSIEDADE BROTANDO, E O MEDO DE FRACASSAR.
4 - SUA MENTE NÃO ESTÁ CLARA. HÁ UMA PERTURBAÇÃO E UM CONFLITO INTERNO.
5 - À MEDIDA QUE AUMENTA A FRUSTRAÇÃO, SUA ENERGIA SE ESGOTA. VOCÊ SE SENTE MAIS E MAIS EXAUSTO.
6 - VOCÊ PODE DIZER SE VOCÊ ESTÁ PRESO AO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA CONTRAÍDO, POR UM SIMPLES TESTE: QUANTO MAIS VOCÊ SE ESFORÇA PARA SE LIVRAR DE UM PROBLEMA, MAIS VOCÊ FICA PRESO A ELE.
NÍVEL 2: EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA
 
ESTE É O NÍVEL EM QUE AS SOLUÇÕES COMEÇAM A APARECER. SUA VISÃO SE ESTENDE PARA ALÉM DA REGIÃO DO CONFLITO, DANDO-LHE MAIS CLAREZA. PARA A MAIORIA DAS PESSOAS ESTE NÍVEL NÃO ESTÁ IMEDIATAMENTE DISPONÍVEL, PORQUE A PRIMEIRA REAÇÃO A UMA CRISE É CONTRAIR-SE. ELAS SE TORNAM DEFENSIVAS, DESCONFIADAS, CAUTELOSAS E COM MEDO. MAS SE VOCÊ SE PERMITIR EXPANDIR-SE, VAI PERCEBER QUE OS SEGUINTES ELEMENTOS ENTRARÃO EM SUA CONSCIÊNCIA:
1 - A NECESSIDADE DE LUTAR COMEÇA A DIMINUIR.
2 - VOCÊ COMEÇA A DEIXAR ACONTECER. (EXPECTATIVA POSITIVA INTERIOR)
3 - MAIS PESSOAS SE CONECTAM COM VOCÊ. VOCÊ OS PERMITE MAIS ACESSO.
4 - VOCÊ SE APROXIMA DE DECISÕES COM MAIS CONFIANÇA.
5 - VOCÊ ENCARA O MEDO DE FORMA REALISTA E ELE COMEÇA A DIMINUIR.
COM UMA VISÃO MAIS CLARA, VOCÊ NÃO MAIS SE SENTE CONFUSO E CONFLITUOSO. VOCÊ PODE DIZER QUE ATINGIU ESTE NÍVEL DE CONSCIÊNCIA QUANDO JÁ NÃO SE SENTE PRESO: O PROCESSO JÁ COMEÇOU. COM UMA MAIOR EXPANSÃO, FORÇAS INVISÍVEIS VÊM EM SEU AUXÍLIO. VOCÊ AVANÇA DE ACORDO COM O QUE VOCÊ DESEJA DA SUA VIDA.
NÍVEL 3: PURA CONSCIÊNCIA
 
ESTE É O NÍVEL EM QUE NÃO EXISTEM PROBLEMAS. CADA DESAFIO É UMA OPORTUNIDADE CRIATIVA. VOCÊ SE SENTE COMPLETAMENTE ALINHADO COM AS FORÇAS DA NATUREZA. O QUE TORNA ISSO POSSÍVEL É QUE A CONSCIÊNCIA PODE SE EXPANDIR SEM LIMITES. EMBORA POSSA PARECER QUE É PRECISO UMA LONGA EXPERIÊNCIA NO CAMINHO ESPIRITUAL PARA ATINGIR A PURA CONSCIÊNCIA, A VERDADE É EXATAMENTE A OPOSTA.
A CADA MOMENTO, PURA CONSCIÊNCIA ESTÁ EM CONTATO COM VOCÊ, ENVIANDO IMPULSOS CRIATIVOS. TUDO O QUE IMPORTA É A FORMA COMO VOCÊ ESTÁ ABERTO PARA AS RESPOSTAS SENDO APRESENTADAS. QUANDO ESTIVER TOTALMENTE ABERTO, OS SEGUINTES ELEMENTOS ESTARÃO PRESENTES:
1 - NÃO HÁ LUTA.
2 - DESEJOS CHEGAM À SUA PLENITUDE DE FORMA ESPONTÂNEA.
3 - A PRÓXIMA COISA QUE VOCÊ DESEJA É A MELHOR COISA QUE PODERIA ACONTECER. VOCÊ BENEFICIA A SI MESMO E AQUELES AO SEU ENTORNO.
4 - O MUNDO EXTERIOR REFLETE O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM SEU MUNDO INTERIOR.
5 - VOCÊ SE SENTE COMPLETAMENTE SEGURO. VOCÊ SE SENTE EM CASA, NO UNIVERSO.
6 - VOCÊ VÊ A SI MESMO E AO MUNDO COM COMPAIXÃO E COMPREENSÃO.
PARA ESTAR COMPLETAMENTE EM PURA CONSCIÊNCIA, É A ILUMINAÇÃO, UM ESTADO DE UNIDADE COM TUDO O QUE EXISTE. EM ÚLTIMA ANÁLISE, TODA A VIDA ESTÁ SE MOVENDO NESSA DIREÇÃO.
SEM ATINGIR O OBJETIVO FINAL, VOCÊ PODE DIZER QUE ESTÁ EM CONTATO COM A PURA CONSCIÊNCIA, SE VOCÊ SE SENTE VERDADEIRAMENTE, A SI MESMO, EM UM ESTADO DE PAZ E LIBERDADE CONSTANTE.
CADA UM DESTES NÍVEIS TRAZ SEU PRÓPRIO TIPO DE EXPERIÊNCIA. ISTO PODE SER FACILMENTE VISÍVEL QUANDO HÁ UM ACENTUADO CONTRASTE OU UMA MUDANÇA SÚBITA. AMOR À PRIMEIRA VISTA, LEVA UMA PESSOA, SEM AVISO ALGUM, DE UMA CONSCIÊNCIA CONTRAÍDA, PARA A CONSCIÊNCIA EXPANDIDA.
EM VEZ DE SE RELACIONAR DE UMA FORMA NORMAL SOCIAL, DE REPENTE VOCÊ VÊ UM IMENSO APELO, E MESMO A PERFEIÇÃO, EM UMA OUTRA PESSOA.
NO TRABALHO CRIATIVO, HÁ A EXPERIÊNCIA DO "AHA!". EM VEZ DE LUTAR COM UMA IMAGINAÇÃO BLOQUEADA, DE REPENTE, A RESPOSTA SE APRESENTA, FRESCA E NOVA. NINGUÉM DUVIDA QUE EXISTAM TAIS MANIFESTAÇÕES DIVINAS. ELES PODEM MUDAR A VIDA, COMO NA EXPERIÊNCIA MÁXIMA, ASSIM CHAMADA, QUANDO A REALIDADE É INUNDADA DE LUZ E UMA REVELAÇÃO DESPONTA.
O QUE AS PESSOAS NÃO VEEM É QUE A CONSCIÊNCIA EXPANDIDA DEVERIA SER NOSSO ESTADO NORMAL DE CONSCIÊNCIA, NÃO APENAS UM MOMENTO DE EXTRAORDINÁRIA DIFERENÇA. TORNAR ISSO NORMAL É O PONTO PRINCIPAL DA VIDA ESPIRITUAL.
AO OUVIR AS PESSOAS CONTAREM SUAS HISTÓRIAS DE PROBLEMAS, OBSTÁCULOS, FRACASSOS E FRUSTRAÇÕES, UMA EXISTÊNCIA PRESA EM UMA CONSCIÊNCIA CONTRAÍDA, UMA PESSOA ENXERGA QUE A OBTENÇÃO DE UMA NOVA VISÃO, É FUNDAMENTAL.
É MUITO FÁCIL SE PERDER EM DETALHES. AS DIFICULDADES DE ENFRENTAR CADA DESAFIO SÃO MUITAS VEZES ESMAGADORAS. NÃO IMPORTA O QUÃO INTENSAMENTE VOCÊ SENTE A SUA SITUAÇÃO, QUE TEM SUAS PRÓPRIAS DIFICULDADES ÚNICAS; SE VOCÊ OLHAR PARA A DIREITA OU ESQUERDA, VOCÊ VERÁ OUTRAS PESSOAS QUE ESTÃO MUITO ENVOLVIDAS EM SUAS SITUAÇÕES.
DESCASQUE OS DETALHES, E O QUE RESTA É UMA CAUSA GERAL DO SOFRIMENTO: “A FALTA DE CONSCIÊNCIA”.
POR “FALTA” EU NÃO ESTOU INSINUANDO FRACASSO PESSOAL. A MENOS QUE A VOCÊ LHE SEJA MOSTRADO COMO EXPANDIR A SUA CONSCIÊNCIA, VOCÊ NÃO TEM ESCOLHA, A NÃO SER EXPERIMENTAR O ESTADO DE CONTRAÇÃO.
ASSIM COMO O CORPO SE ENCOLHE DIANTE DA DOR FÍSICA, A MENTE TEM UM REFLEXO QUE A FAZ RECUAR QUANDO CONFRONTADA COM A DOR MENTAL. AQUI, NOVAMENTE, UM MOMENTO DE CONTRASTE SÚBITO FAZ COM QUE SEJA FÁCIL EXPERIMENTAR O QUE SE SENTE COM UMA CONTRAÇÃO. IMAGINE-SE EM QUALQUER DAS SEGUINTES SITUAÇÕES:
1 - VOCÊ É UMA JOVEM MÃE QUE LEVOU O SEU FILHO AO PLAYGROUND INFANTIL. VOCÊ CONVERSA POR UM MOMENTO COM OUTRA MÃE, E QUANDO VOCÊ SE VIRA NÃO CONSEGUE VER SEU FILHO.
2 - NO TRABALHO, VOCÊ ESTÁ SENTADO EM SEU COMPUTADOR QUANDO ALGUÉM CASUALMENTE MENCIONA QUE HAVERÁ DEMISSÕES, E QUE, O CHEFE QUER FALAR COM VOCÊ.
3 - VOCÊ ABRE SUA CAIXA DE CORREIO E ENCONTRA UMA CARTA DO IMPOSTO DE RENDA.
4 - ENQUANTO DIRIGIA SE APROXIMA DE UM CRUZAMENTO QUANDO, DE REPENTE, UM CARRO ATRÁS DE VOCÊ, DESVIA E PASSA DO SEU CARRO, E ATRAVESSA A LUZ VERMELHA.
5 - VOCÊ ENTRA EM UM RESTAURANTE E VÊ SUA ESPOSA SENTADA COM UM COMPANHEIRO ATRAENTE. ELES ESTÃO SE INCLINANDO EM DIREÇÃO UM DO OUTRO, FALANDO EM VOZ BAIXA.
NÃO É PRECISO MUITA IMAGINAÇÃO PARA SENTIR A SÚBITA MUDANÇA DE CONSCIÊNCIA QUE ESTAS SITUAÇÕES PROVOCAM. ANSIEDADE, PÂNICO, RAIVA E APREENSÃO INUNDAM A SUA MENTE, ESTES SÃO O RESULTADO DE ALTERAÇÕES CEREBRAIS, ENQUANTO A MENTE INFERIOR PREVALECE SOBRE A MENTE SUPERIOR, DESENCADEANDO A LIBERAÇÃO DE ADRENALINA, COMO PARTE DE UMA SÉRIE DE REAÇÕES FÍSICAS, CONHECIDAS COMO RESPOSTA AO ESTRESSE. QUALQUER SENTIMENTO É TANTO MENTAL QUANTO FÍSICO.
O CÉREBRO FORNECE UMA REPRESENTAÇÃO PRECISA DO QUE A MENTE ESTÁ EXPERIMENTANDO, COM BASE EM INFINITAS COMBINAÇÕES DE SINAIS ELETROQUÍMICOS QUE CRUZAM CEM BILHÕES DE NEURÔNIOS. UM PESQUISADOR DO CÉREBRO PODE IDENTIFICAR COM PRECISÃO CADA VEZ MAIOR, EXATAMENTE NESSAS REGIÕES QUE PRODUZEM TAIS MUDANÇAS.
O QUE NÃO PODE SER VISTO EM UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA É O EVENTO MENTAL QUE INCITA TODAS ESSAS MUDANÇAS, PORQUE A MENTE FUNCIONA AO NÍVEL INVISÍVEL DE ALERTA OU DE CONSCIÊNCIA. PODEMOS TOMAR ESSES DOIS TERMOS COMO SINÔNIMOS, MAS VAMOS EXPLORÁ-LOS MAIS UM POUCO.
ESPIRITUALIDADE TRATA DO SEU ESTADO DE ALERTA, ESTADO DE CONSCIÊNCIA. NÃO É A MESMA COISA QUE A MEDICINA OU A PSICOTERAPIA. MEDICINA LIDA COM O ASPECTO FÍSICO, ONDE OCORREM MUDANÇAS CORPORAIS. PSICOTERAPIA LIDA COM A UMA DIFICULDADE ESPECÍFICA, TAIS COMO ANSIEDADE, DEPRESSÃO OU DOENÇA MENTAL EFETIVA.
ESPIRITUALIDADE CONFRONTA A CONSCIÊNCIA ALERTA, DIRETAMENTE; ELA OBJETIVA PRODUZIR UMA CONSCIÊNCIA MAIS ELEVADA. EM NOSSA SOCIEDADE ISSO É VISTO COMO MUITO MENOS REAL, DO QUE AS OUTRAS FORMAS DE ABORDAR PROBLEMAS.
EM MOMENTOS DE ANGÚSTIA, AS PESSOAS LIDAM COM OS PROBLEMAS DO DIA A DIA, DA MELHOR FORMA QUE PODEM, MAS COM MUITA CONFUSÃO, AGITAÇÃO E MEDO, RAIVA E MAL HUMOR. NEM SEQUER LHES OCORRE EMPARELHAR AS DUAS PALAVRAS: “ESPIRITUAL” E “SOLUÇÃO” NA MESMA FRASE. ISSO APONTA PARA UMA VISÃO LIMITADA SOBRE O QUE A ESPIRITUALIDADE REALMENTE É, E O QUE ELA PODE FAZER PARA AJUDAR A VENCER OS DESAFIOS DE TODOS OS DIAS!
ESPIRITUAL SOLUTION
DEEPAK CHOPRA
(texto extraído do site Anjo de Luz)