terça-feira, 11 de dezembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - GUIA DE FLORAIS DE BACH: 38 ESSÊNCIAS PARA O EQUILÍBRIO EMOCIONAL

FLORAIS DE BACH E SEUS RESPECTIVOS GRUPOS EMOCIONAIS

Guia de Florais de Bach: 38 essências para o equilíbrio emocional


Essências, remédios ou elixires, o fato é que os Florais de Bach vêm conquistando a confiança até mesmo dos mais céticos quando o assunto é homeopatia. Elaboradas a partir de flores maduras, plantas, arbustos ou mesmo nascentes, essas essências foram criadas entre os anos de 1928 e 1936 pelo homeopata, imunologista e bacteriologista inglês Edward Bach, e prometem trazer a cura do indivíduo por meio do equilíbrio emocional.

FLORAIS DE BACH E SEUS RESPECTIVOS GRUPOS EMOCIONAIS

Divididos em sete grupos emocionais gerais por seu criador, os 38 florais de Bach são relacionados, individualmente, com um específico estado emocional. Para se encontrarem tão bem-definidos em seus grupos, Bach entendeu como necessidade unificar a origem das doenças em sete defeitos: cobiça, crueldade, egoísmo, gula, ignorância, instabilidade mental, ódio e orgulho. Tais doenças quais poderiam encontrar o equilíbrio através de também sete caminhos: alegria, amor, certeza, esperança, fé, paz e sabedoria.
Basicamente, cada um dos 38 remédios descobertos representam e servem para equilibrar uma determinada característica ou estado emocional. Sob o conceito de saúde, o indivíduo deverá procurar, por meio das essências, atingir a harmonia, a integração, a individualidade e a integridade. Para Bach, todas as doenças são oriundas de conflitos da alma. Uma pessoa em desequilíbrio precisa, antes de mais nada, tratar sua personalidade, e não a doença propriamente dita.
O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar
Dr. Edward Bach
Para selecionar os florais de Bach que você necessita, pense que tipo de pessoa você é e de que forma se está sentindo. Quanto mais próximo do seu estado emocional chegar com a escolha de seus florais, maiores as chances de cura e estabilidade. Caso essa autoavaliação esteja muito complexa, ou conflitante entre dois ou mais florais, é aconselhável que procure orientação de um profissional capacitado. Conheça os 38 florais de Bach existentes e em quais grupos emocionais estão inseridos:

1. GRUPO EMOCIONAL: MEDO

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)
Indicado para indivíduos com medo infundado e indefinido, majoritariamente de coisas desconhecidas, sentimentos de ansiedade, apreensão e maus pressentimentos.
Seu tratamento permite ao paciente viver o novo como uma aventura e repleto de confiança.
Aconselhado para pessoas com descontrole mental, emocional ou físico. Também eficaz contra o medo de perder o controle e prejudicar alguém ou a si mesmo. O tratamento com o Floral de Bach Cherry Plum proporciona controle emocional e mental, clareza de pensamento e sentimentos.
Indicado para o medo de coisas conhecidas, como doenças, dor, escuro ou pobreza. Também trata a timidez. Como resultado, o Floral de Bach Mimulus devolve a coragem para enfrentar estas situações.
Aos que sofrem com o excesso de preocupação pelo bem estar de seus entes queridos e frequente pensamento desprotetor, este floral transforma o pensamento em positividade.
Terror e medo paralisante. Se diante de situações emergenciais, o indivíduo se sente imobilizado pelo medo, este Floral de Bach é responsável por devolver-lhe a coragem heróica.

2. GRUPO EMOCIONAL: INSEGURANÇA

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)
Indicado para a falta de confiança nas próprias decisões. Se necessita da confirmação de terceiros para algo, o Floral de Bach Cerato devolve a intuição e a voz interior.
Se o indivíduo se sente facilmente desencorajado após uma determinada situação, perdendo completamente a fé, este floral retoma o otimismo e a perseverança.
Para desânimos muito graves e sensação de que perdeu completamente as esperanças, Gorse o incentiva a lutar até o fim.
Se tarefas do dia-a-dia e obrigações do trabalho te deixam inseguro e preguiçoso, Hornbeam devolve a segurança e o ânimo em realiza-las com prazer.
Oscilações de humor e dificuldade em optar entre várias possibilidades. O tratamento com este floral devolve o equilíbrio e a clareza de decisão acompanhada de ações.
Incerto ou insatisfeito sobre quais direções tomar na vida? O Floral de Bach Wild Oat lhe dá a direção e perseverança.

3. GRUPO EMOCIONAL: FALTA DE INTERESSE NO FUTURO

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)
Se vive com a incapacidade de aprender com seus próprios erros, este floral lhe permite observar tudo ao seu redor e aprender com as experiências.
Sonhar com o futuro sem trabalhar no presente, idealizar mas não concretizar. Para esta finalidade, o floral promove interesse, inspiração e pés no chão.
Um pouco de nostalgia não faz mal, mas quando o indivíduo passa a viver preso à memórias do passado, o Floral de Bach Honeysuckle permite este equilíbrio, fazendo com que, inclusive, o indivíduo aprenda com as experiências passadas e as aplique no futuro.
Tristeza profunda, sem motivo aparente, que vem e vai sem maiores explicações podem ser tratadas com este floral, trazendo estabilidade, alegria e serenidade.
Sentimentos de exaustão após esforço mental ou físico são substituídos por energia da vida e luta para enfrentar as dificuldades de nossa existência.
Mente perturbada por pensamentos indesejados e persistentes se tornam uma mente tranquila e repleta de paz.
Se tanto faz viver ou morrer e a sensação de andar à deriva, apático e resignado, o Floral de Bach Wild Rose devolve o interesse em viver a vida com alegria e motivação.

4. GRUPO EMOCIONAL: SOLIDÃO

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)
Se há excesso de preocupação por si mesmo e uma personalidade egoísta, este floral permite uma melhor compreensão e comunicação com os outros.
Como sugerido pelo próprio nome, é indicado para pessoas que sofrem com impaciência e irritabilidade, principalmente com pessoas mais lentas, seguido de ansiedade e tensão mental. O tratamento com Impatiens permite a compreensão e paciência com os demais.
Se o indivíduo é sério, reservado e não se interessa pelos assuntos alheios, o Floral de Bach Water Violet traz a alegria e a vontade em compartilhar seus conhecimentos e vivências.

5. GRUPO EMOCIONAL: HIPERSENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS E IDEIAS

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)
Aos que disfarçam tristeza e uma tortura mental com um rosto sempre alegre, escondendo seus verdadeiros sentimentos devem buscar o auxílio de Agrimony para ser verdadeiro e demonstrar a real alegria de viver.
Pessoas submissas e com dificuldade em dizer não podem passar a expressar suas vontades de maneira forte e definida. Serve ao outro, mas preserva a sua vontade própria.
Ódio, inveja e ciúme. Sentimentos gerados por um indivíduo que se sente injustiçado pela vida. O Floral de Bach Holly o permite vencer as dificuldades aceitando-as e transformando-as com amor e dedicação.
Dificuldade de se adaptar em períodos de transição e ou mudança podem ser transformadas no rompimento dos laços negativos com o passado. Influências externas se tornam um fortalecimento da individualidade.

6. GRUPO EMOCIONAL: DESALENTO E DESESPERO

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)
Indicado pra indivíduos que possuem um sentimento de auto rejeição, insatisfeitos com sua aparência ou mesmo com sua personalidade. Crab Apple melhora a auto estima em níveis físicos e mentais.
Se entra em desespero pela sobrecarga de obrigações que a vida lhe impõe, mas acredita em sua capacidade, Elm auxilia o indivíduo a assumir sua responsabilidade, vendo a saída de como lidar com a sobrecarga de obrigações.
Diante da falta de confiança em sua própria capacidade e do medo do fracasso, este floral o faz confiar em sua capacidade e desenvolver seus potenciais.
Culpa e auto reprovação. Se todos os seus atos ou atos alheios são seguidos de sentimento de culpa e julgamento, o Floral de Bach Pine lhe torna merecedor de ser feliz, mostrando que os erros acontecem para o crescimento.
Os indivíduos que necessitam da ajuda de Oak só pensam em trabalhar e servir, se esquecendo do lazer e não respeitando seus limites. O resultado de seu tratamento são comportamentos bravos e fortes, porém, que respeitam seus limites.
Diante da necessidade de ser consolado por grandes perdas e traumas, o tratamento com este floral proporciona um corpo e mente livres de tensão, pondo fim aos resquícios de trauma.
Indicado para angústia mental extrema, quando todas as chances parecem esgotadas e a pessoa não vê luz ao fundo do túnel. O tratamento o ajuda a encontrar a saída para seu sofrimento.
Diante de ressentimentos, rancor e amargura, sentindo-se injustiçado pela vida, Willow reascende o otimismo, fazendo com que o indivíduo assuma a responsabilidade por sua própria vida e responsabilidade.

7. GRUPO EMOCIONAL: PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM OS OUTROS

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)
Intolerante, crítico, arrogante, com tendência a julgar tudo e todos. Este é o desequilíbrio que Beech visa tratar. Como resultado, o indivíduo passa a ser mais tolerante, enxergando positividade no próximo.
Possessividade é a palavra que define um indivíduo que necessita de Chicory. Egoísta, cobra tudo o que faz pelo outro, combinado a um ciúme excessivo. Este floral promove a preocupação com o bem estar alheio e a confiança no próximo.
Se anda exigindo muito de si mesmo, repreendendo as suas e as ações de terceiros por uma rigidez excessiva, Rock Water permite viver em harmonia, sem cobranças e com a mente aberta.
Indicado para quem quer convencer a todos com suas próprias ideias, é fanático e luta por causas justas. Este Floral de Bach promove o equilíbrio de todo este entusiasmo, tornando-o mais verdadeiro.
Para pessoas com excesso de autoridade, inflexíveis e ambiciosos, Vine as torna líderes compreensivos, que enxerga saída nas situações mais difíceis.

O sistema original de cura por meio de florais também inclui uma fórmula de emergência, chamada Rescue Remedy. Outras combinações previamente misturadas são oferecidas por alguns produtores de florais, porém, elas tendem a ser ineficientes, uma vez que representam misturas generalizadas que não são preparadas individualmente para cada caso.

DICAS TERAPÊUTICAS - O PODEROSO E ENIGMÁTICO ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA

O poderoso e enigmático óleo essencial de melaleuca

Apesar de sua popularidade no meio holístico e fitoterápico, as terapias que envolvem o uso de óleo essencial vêm ganhando muitos adeptos e mais espaço no tratamento de inúmeros males, inclusive dentro de consultórios médicos tradicionais.
Isso se deve em partes causado pelo avanço das pesquisas fitoterápicas, as quais vêm encontrando e provando cada vez mais efeitos benéficos destes óleos. Um óleo essencial é basicamente um complexo de substâncias altamente concentradas e igualmente voláteis, as quais são carregadas de diversos princípios ativos que podem variar entre si.

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA


O óleo essencial de melaleuca já é utilizado há centenas de anos por tribos de aborígines Bundialung, originários da Austrália, que perceberam os efeitos terapêuticos das águas nas quais as folhas dessa planta caíam.
O óleo de melaleuca possui, entre outros, um grande potencial como bactericida e fungicida, sendo documentado ainda em 1920 como detentor de um potencial cerca de 13 vezes maior em combater esses microrganismos que o ácido carbólico, por exemplo, porém sem causar danos à pele. O potencial bactericida da melaleuca não chama a atenção apenas dos envolvidos em técnicas medicinais alternativas, mas da própria indústria farmacêutica tradicional.
Para se ter uma ideia, além dos muitos outros testes bem sucedidos sobre diversos microrganismos patógenos, cientistas testaram a melaleuca em algumas “super bactérias” como a staphylococcus aureus, uma bactéria hospitalar causadora de muitas mortes ao redor do mundo por ser extremamente resistente a diversos antibióticos. O resultado obtido foi que mesmo em pequenas quantidades, a melaleuca foi capaz de inibir em grande escala o crescimento dessa bactéria e em doses maiores foi plenamente capaz de elimina-la.
Seu uso como bactericida e fungicida é vantajoso também pois. como possui uma grande complexidade química, isso torna muito difícil que algum microrganismo crie resistência à ele.

COMO UTILIZAR O ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA

Imagem relacionada
A grande referência de uso para o óleo essencial de melaleuca é no combate a bactérias e fungos, mas ele pode ainda ser empregado no combate a diferentes males, sendo os usos mais comuns nos tratamentos de psoríase, gengivite, periodontite, afta, mau hálito, tosse decorrente de resfriados e inflamações de garganta, micoses, sinusites, brotoejas de diferentes tipos, candidíase, inflamações e infecções presentes em unhas, caspa, seborreia, verrugas, mau odor nos pés, rachaduras, acne e espinhas, cansaço e desânimo.
Difusão: o óleo de melaleuca pode ser utilizado em difusores de acordo com recomendações específicas. Para isso, basta aplicar algumas poucas gotas do óleo em em difusor (elétrico ou a velas) e uma colher de água morna; para quem desejar é possível ainda adicionar algumas gotas em um borrifador com água e aplica-lo regularmente pelo ambiente.
Massagens e banhos: a melaleuca é ótima para ser usada em massagens e banhos por proporcionar uma excelente higienização da pele. Para isso, basta misturar o óleo em uma base vegetal recomendada por um profissional. Caso seja preciso apenas um uso pontual para massagem ou algum ferimento superficial é possível reduzir a porção do óleo em uma colher de sopa da base recomenda.
Escalda-pés: ao escolher o recipiente com água quente ou morna para mergulhar os pés, adicione algumas gotas do óleo de melaleuca e utilize esse momento para tratar de rachaduras nos pés, micoses, problemas relacionados ao odor e demais questões dermatológicas.

DICAS TERAPÊUTICAS - O PODER IMPULSIVO E ESTIMULANTE DO VERMELHO NA CROMOTERAPIA

VERMELHO – A COR MAIS QUENTE

Imagem relacionada

O vermelho é uma cor quente pois possui a maior onda de frequência vibracional, mais próxima da matéria. É a cor que incentiva a impulsividade, a sexualidade, a nobreza, a paixão, a vitalidade e também a agressividade. Veja os usos que a cromoterapia dá a essa cor tão poderosa.

VERMELHO – A COR MAIS QUENTE


É uma cor muito ligada à vitalidade, vigor e saúde. Ele ativa e estimula o corpo com muita força, despertando a consciência física, estimulando a autoestima e a criatividade. O vermelho simboliza o fogo, o sangue, o calor, a audácia e as paixões. São cores de conquista liderança, mas que em excesso estimula a agressividade, a irritação, a violência, o abuso do poder e até o ódio e ira.
Imagem relacionada

A PERSONALIDADE DAS PESSOAS QUE SE IDENTIFICAM COM O VERMELHO

São pessoas extrovertidas, animadas, dinâmicas, que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo sem perder o pique. Gostam de lidar com esporte, dança, ações que envolvam o movimento. São pessoas ardentes e apaixonadas, a paixão e a sensualidade são partes importantes de sua personalidade. São líderes natos, gostam do poder e do controle. Buscam dar o melhor de si e são muito criativos. As características negativas que podemos apontar é o descontrole das emoções, explosão de nervos e de paixão, tudo em intensidade máxima.

EFEITOS DO VERMELHO SOB O CORPO


O vermelho é uma cor de ação intensa, portanto ele é muito útil mas é preciso utilizá-lo com cautela.
A cor vermelha é indicada para:
  • Casos de pressão baixa
  • Insuficiência cardíaca
  • Anemia
  • Apatia, depressão e melancolia
  • Alterações cardiovasculares (não congestivas)
  • Impotência sexual
  • Problemas ligados ao aparelho reprodutor
  • Doenças musculares que causam atrofia e paralisia
  • Doenças debilitantes em geral
A cor vermelha não é indicada para:
  • Casos de insônia
  • Casos de tensão emocional elevada
  • Pressão alta
  • TPM
  • Excesso de desejo sexual
  • Distúrbio afetivo bipolar (fase maníaca)
  • Febre
  • Doenças do fígado e visícula biliar.
  • Paranóia e esquizofrenia

DICAS TERAPÊUTICAS - O PODER CALMANTE DO AZUL NA CROMOTERAPIA

AZUL – A COR QUE RELAXA E ACALMA

O poder calmante do azul na cromoterapia

Na cromoterapia, o azul é uma cor associada à tranqüilidade e calma, sendo capaz de promover a sensação de paz e relaxamento. Veja no artigo as principais potencialidades dessa cor.

AZUL – A COR QUE RELAXA E ACALMA


O azul é uma cor considerada sagrada, ele foi escolhido para ser a cor do céu, por isso é associado à devoção, à verdade, à intuição, meditação, calma, sinceridade, tranqüilidade e do poder do plano mental.
  • 1

    A PERSONALIDADE DAS PESSOAS QUE SE IDENTIFICAM COM A COR AZUL


    As pessoas que se identificam com a cor azul são pessoas generosas, bondosas, de coração puro, que transmitem calma e equilíbrio e são capazes de realizar sacrifícios por um ideal. São muito sinceros e amorosos, muito ligados à família e aos amigos. São sensíveis, íntegros e têm excelente senso estético. Sua ternura e amor faz com que sejam companheiros adorados e desejados. Mas há também características negativas que podem ser determinantes, como a passividade, o conservadorismo, a formalidade excessiva, a rigidez e a indecisão.
  •  
  • 2

    O EFEITO DO AZUL SOB O CORPO


    O azul produz efeito de redução leve na frequencia cardíaca e redução do pulso devido ao seu poder calmante. O ritmo respiratório reduz, assim como a pressão sanguínea por inibir a descarga de adrenalina. Ele deixa o corpo apto a recarregar as energias. Possui efeito hipnótico no sistema nervoso central.
  •  
  • 3

    TRATAMENTOS COM AZUL NA CROMOTERAPIA


    A cromoterapia realiza tratamentos de diversos tipos de distúrbio com a cor azul. É comum a utilização no tratamento de doenças da visão, gastrointestinais, da garganta, das articulações, dos rins doenças venéreas. Ele também ameniza as cólicas e outros sintomas ligados ao período menstrual. O azul é utilizado como um neutralizante de outras vibrações antes de começar qualquer tratamento cromoterápico.
  •  
  • 4

    O USO DO AZUL NO DIA A DIA


    Com seu efeito calmante, o azul é indicado para o vestuário de pessoas hipertensas ou hiperativas. Ele é indicado nas roupas e acessórios para quem tem dificuldade de se comunicar, para quem não consegue falar em público. A sugestão é colocar uma roupa azul ou mesmo um pingente azul em uma correntinha.
    Nas paredes, é indicado para o quarto de dormir, pois é a cor mais relaxante dentre todas.
    O azul tem também propriedades analgésicas, por isso é indicado para aliviar dores. Por exemplo, se tiver dor de cabeça, indica-se colocar um pano azul sob os olhos e relaxar,a vibração ajuda a diminuir o sintoma.

SIMBOLOGIA


Azulao
  • Nota Musical: Sol
  • Chakra da Cor: garganta
  • Dominância positiva: amor à natureza
  • Dominância negativa: inveja e desgaste de energia
  • Elemento do Universo: éter
  • Elemento no Feng Shui: madeira
  • Forma Geométrica: triângulo com círculo
  • Nos relacionamentos: traz paz e calma para todos os tipos de desentendimento, promovendo o equilíbrio das energias.
  • Planeta: Terra


DICAS TERAPÊUTICAS - O PODER SOLAR DO AMARELO NA CROMOTERAPIA

AMARELO – COR QUENTE, EXCITANTE, SOLAR

O poder solar do amarelo na cromoterapia

Na cromoterapia, o amarelo é a cor que representa o terceiro chakra, também conhecido como plexo solar. Ele tem diversas funcionalidades dentro da terapia das cores, conheça as principais no artigo.

AMARELO – COR QUENTE, EXCITANTE, SOLAR


O amarelo faz parte das categorias das cores quentes, portanto é uma cor energética, que traz excitação, atenção, concentração, força de vontade. Ele representa a luz do sol, a iluminação, a sabedoria, a alegria, o intelecto, a diversão. É também relacionado com o ouro, a prosperidade e a riqueza. Mas essa cor precisa ser usada com sabedoria, pois seus poderes também podem gerar efeitos negativos, como afloramento de nervos excessos, medos, covardia e até traição. Veja as considerações que a cromoterapia faz sobre a cor amarela em diversos aspectos do nosso dia a dia.

A PERSONALIDADE DAS PESSOAS QUE SE IDENTIFICAM COM A COR AMARELA

Resultado de imagem para O PODER SOLAR DO AMARELO NA CROMOTERAPIA
Quem se identifica com a cor amarela são pessoas que possuem temperamento alegre, otimista, com muita vivacidade emocional e desinibição. São pessoas generosas, espontâneas e francas, que têm uma excelente racionalidade, senso de direção e percepção aguçada. É comum também que sejam pessoas muito criativas. Como pontos negativos, temos como característica o descontrole emocional sazonal, a intolerância e impaciência, têm pavio curto.
Quanto à saúde física, são pessoas que podem ter ou desenvolver problemas digestivos como gastrite, úlceras gástricas, má digestão e outros problemas causados principalmente pela ansiedade e preocupação. São pessoas naturalmente preocupadas, consigo mesmo e com os outros, por isso a cromoterapia sugere que utilize a sua cor favorita somente em situações em que ela irá favorecer: em festas, em momentos de descontração, em entrevista de emprego, para assinar um contrato. Para equilibrar dias de descontrole emocional e físico, sugere-se o uso da cor violeta ou lilás.

EFEITOS DO AMARELO SOB O CORPO


Por ser uma cor estimulante, o amarelo tem ação anti-distônica, estabelecendo maior grau de equilíbrio entre as ações e reações do sistema nervoso. Ele tente a elevar a pressão sanguínea e reduzir a produção de ácidos gástricos. Na cromoterapia é muito utilizado no combate a depressão, desânimo e para trazer maior nível de concentração e atividade cerebral

TRATAMENTOS COM O AMARELO NA CROMOTERAPIA


Na terapia das cores, o amarelo é largamente utilizado para combater e aliviar sintomas de doenças ligadas ao aparelho digestivo, à má digestão, prisão de ventre, hemorróidas, verminosas, a problemas de pele, doenças no baço, fígado, distúrbios emocionais, depressões e aflições. O amarelo não deve ser utilizado em tratamentos de inflamações dos nervos.

AMARELO NO AMBIENTE


O amarelo utilizado nas paredes ou na decoração produz um ambiente antidepressivo, maduro e leve. Mas é preciso ter cuidado, o abuso do amarelo pode fazer com que as pessoas ajam de modo irracional, encorajando a incerteza e o nervosismo. Por isso a cor amarela não deve predominar em quartos, escritórios ou locais de trabalho, é melhor utilizar tons mais leves como o palha ou creme. Ele é melhor aproveitado em antissalas, ambientes de meditação ou terraços.

SIMBOLOGIA


  • Nota Musical: Mi
  • Chakra : plexo solar (terceiro)
  • Dominância positiva: poder de curar-se
  • Dominância negativa: insegurança
  • Elemento do Universo: fogo
  • Elemento do Feng Shui: terra
  • Forma Geométrica: triângulo
  • Nos relacionamentos: significa grande laço de amizade
  • Fase da vida: representa a fase dos 14 aos 21 anos
  • Metal: Cobre
  • Planeta: Marte

DICAS TERAPÊUTICAS - CROMOTERAPIA: É POSSÍVEL CURAR DOENÇAS ATRAVÉS DA TERAPIA DAS CORES?

A CROMOTERAPIA E A CURA DE DOENÇAS

Resultado de imagem para CROMOTERAPIA: É POSSÍVEL CURAR DOENÇAS ATRAVÉS DA TERAPIA DAS CORES?



cromoterapia é a utilização das cores de forma terapêutica. Cada cor possui uma ação energética, e essa ação que é estudada para determinar as freqüências luminosas que promovem a restauração, manutenção ou alteração das ondas vibracionais do nosso corpo. A utilização correta da ação das cores resulta no melhor funcionamento do organismo, promove a saúde física, mental e emocional, além do reequilibro e da harmonia. A cromoterapia trabalha com o campo energético de cada sistema do nosso corpo para promover a cura. Mas ela é mesmo capaz de curar? Veja no artigo.

A CROMOTERAPIA E A CURA DE DOENÇAS


A cromoterapia trata de desequilíbrios energéticos do nosso corpo físico, mental e emocional. Ela analisa os sintomas manifestados buscando as causas emocionais e a frequência luminosa correta para reequilibrar o organismo. A cura na cromoterapia acontece quando é possível restabelecer o equilíbrio bioenergético do organismo e eliminar a energia negativa causadora da doença. Muitas das doenças que apresentamos no nosso dia a dia têm origem em sua aura, em seu espírito, mas os reflexos e sintomas são sentidos em nosso corpo físico. Os problemas emocionais e psíquicos são somatizados e afetam o nosso organismo. Por isso, a cromoterapia não ataca os sintomas, pois sabe que eles podem ser meros reflexos, ela busca a raiz do desequilíbrio energético e tenta realinhar o campo de energia dos órgãos ou sistemas afetados.
Atualmente, a cromoterapia é utilizada como um tratamento auxiliar da medicina tradicional. Muitos médicos já dão o devido crédito a essa terapia, que tem ajudado muitos pacientes a encontrarem a cura mais rápida e eficaz ao aliar essa terapia alternativa ao tratamento médico convencional.
O We Mystic alerta: o uso da cromoterapia não deve substituir o tratamento médico, especialmente em casos graves.
Resultado de imagem para CROMOTERAPIA: É POSSÍVEL CURAR DOENÇAS ATRAVÉS DA TERAPIA DAS CORES?

FORMAS DE TRATAMENTO DA CROMOTERAPIA


Verde e Branco
Existem diversas formas de aproveitar a vibração energética das cores. As mais comuns são:
  • Água solarizada

    ÁGUA SOLARIZADA


    Veja aqui como fazê-la e consumi-la
  • Lâmpadas Coloridas

    LÂMPADAS COLORIDAS


    Saiba mais sobre elas aqui
  • Uso de cores no ambiente

    USO DE CORES NO AMBIENTE


    Veja aqui como utilizar a cor nas paredes e decoração da sua casa e do seu ambiente de trabalho.
  • Uso de cores no vestuário

    USO DE CORES NO VESTUÁRIO


    Veja aqui a cromoterapia aplicada às roupas
  • Alimentos

    ALIMENTOS


    Com a cromoterapia alimentar, saiba mais aqui.

A CROMOTERAPIA COMO AUXILIAR NO TRATAMENTO DE DOENÇAS


Azulão
Veja abaixo quais doenças e problemas já são tratados atualmente com o auxílio da cromoterapia:
Anemia: a cor vermelha ajuda a combater a anemia. Indica-se o consumo de alimentos de cor vermelha e o uso da lâmpada colorida vermelha na sola dos pés, 5 minutos em cada pé e depois passar pelas pernas, coxas e base da coluna. Terminar a irradiação com a luz de cor verde ou azul.

Ansiedade: água solarizada e banhos de luz verde ou azul.

Asma: consumir água solarizada na cor laranja e aplicar a lâmpada laranja na garganta e no peito por 10 minutos por dia. Depois que apresentar sinais de melhora,  usar a luz azul na garganta por 15 minutos

Azia: banhos de luz amarelo e verde, localizados na região do estômago

Cansaço: banhos de luz azul e verde em todo o corpo

Conjuntivite: banhos de luz de cor violeta e compressa de água solarizada violeta sob os olhos

Constipação: beber pequenas doses de água solarizada amarela e aplicar a luz amarela no abdômen e no estômago por 20 minutos, pela manhã e à noite

Dor de cabeça: banho de luz azul centralizado na cabeça e consumo de água solarizada azul, o quanto for necessário.

Dor de garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos. Fazer gargarejos com água solarizada azul a cada duas horas.

Friagem: banho de luz vermelha em todo o corpo

Inflamação nos ouvidos: tomar banho de luz azul indígio e ingerir água solarizada da mesma cor, 2 vezes ao dia

Insônia: banho de luz azul e azul indígo

Irritabilidade: banho de luz azul e verde no corpo todo e tomar 3 copos e água solarizada azul ou verde

Queimaduras: a luz azul aplicada no local alivia a dor

Rouquidão: tomar água solarizada azul em pequenos goles