segunda-feira, 7 de março de 2016

DESPERTANDO A O CONSCIÊNCIA - Salmo 91 – uma invocação confiante


Salmo 91 – a fé na proteção divina
Os salmos da Bíblia são muito importantes para a tradição lírica de Israel; são as preces do Antigo Testamento. O Cristianismo, em especial a Igreja Católica, utiliza-os em sua liturgia como sua prece oficial, sem qualquer alteração – participe de qualquer celebração, e verá que um salmo é entoado.
Neste artigo, vamos falar sobre os salmos de forma geral, e sobre o Salmo 91, que pode ser recitado antes ou após a conexão de 4 etapas, que aprendemos no programa O Chamado da Luz.

Salmos – uma tradição do Cristianismo

Antigamente conhecidos como cânticos, os salmos estão presentes na Bíblia desde o livro do Êxodo e também são encontrados no Novo Testamento. Os salmos, na maioria das vezes, são cantados e acompanhados por um instrumento musical, ou são apenas recitados.
No livro dos Salmos estão complicados 150 salmos, entre eles hinos, cânticos, súplicas e ações de graças. O tesouro da lírica religiosa antiga está a salvo na Bíblia, pois foram muitas coleções perdidas ao longo do tempo. Se você tiver interesse em se aprofundar no estudo dos salmos, pode consultar a introdução dos salmos, pois lá há uma contextualização da obra e um breve estudo literário. Nós utilizamos a Bíblia de Jerusalém como apoio à produção deste conteúdo.

Salmo 91 – uma invocação confiante

Apesar de categorizado como uma súplica, o salmo 91 é uma invocação confiante à proteção divina. Ele evoca a fé de que o mal não atingirá quem acredita em Deus. Como a confiança e a fé são vibrações elevadas, ao senti-las, conseguimos que nos sintonizar com nossos guias, com nosso anjo protetor e com outros seres de luz.
Portanto, o salmo 91 pode ser recitado ou cantado antes ou depois da oração, pois ele nos ajuda a elevar nossa vibração para realizarmos nossas orações pessoais, principalmente naqueles dias em que os pensamentos negativos nos pegam.
Independentemente da sua crença ou religião, experimente fazer o seguinte: respire profundamente algumas vezes (em torno de 15 ou 20) e leia em voz alta cada um dos versos abaixo com tranquilidade:
Quem habita na proteção do Altíssimo
pernoita à sombra de Shaddai, [Shaddai significa o Onipotente, o Todo-Poderoso]
dizendo a Iahweh: [Iahweh quer dizer Senhor]
Meu abrigo, minha fortaleza,
meu Deus, em quem eu confio! 
É ele quem te livra do laço
do caçador que se ocupa em destruir;
ele te esconde com suas penas,
sob suas asas encontra abrigo.
Sua fidelidade é escudo e couraça. 
Não temerás o terror da noite
nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que caminha na treva,
nem a epidemia que devasta ao meio-dia.
Caiam mil ao teu lado
e dez mil à tua direita,
a ti nada atingirá. 
Basta que olhes com teus olhos,
para ver o salário do ímpios,
tu, que dizes: Iahweh é o meu abrigo,
e fazes do Altíssimo teu refúgio.
A desgraça jamais te atingirá
e praga nenhuma chegará à tua tenda:
pois em teu favor ele ordenou aos seus anjos
que te guardem em teus caminhos todos. 
Eles te levarão em suas mãos,
para que teus pés não tropecem numa pedra;
poderás caminhar sobre o leão e a víbora,
pisarás o leãozinho e o dragão.
Porque a mim se apegou, eu o livrarei,
protegê-lo-ei, pois conhece o meu nome. 
Ele me invocará e eu responderei:
“Na angústia estarei com ele,
livrá-lo-ei e o glorificarei;
saciá-lo-ei com longos dias
e lhe mostrarei a minha salvação”.

Salmo do dia

Na liturgia católica, recomenda-se a leitura de um salmo todos os dias, o chamado salmo do dia. Se você é católico, está bem acostumado com essa prática. Se você tem outras práticas espirituais, pode ser interessante recitar o salmo 91 quando se encontrar em situações de angústia, medo e inquietação emocional.