sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O que a cabala diz sobre...

O que a cabala diz sobre...

 


Pecado, inveja, dinheiro, almas gêmeas, Deus, perdão, destino... Descubra como a filosofia cabalística vê – e o que tem a dizer sobre – esses e outros temas do nosso dia a dia


Espiritualidade

É a partir do sincero exercício da espiritualidade que conseguimos alcançar o patamar mais alto de desenvolvimento e entrar verdadeiramente em contato com o divino. Segundo o Zohar – que é a obra mais importante para os cabalistas, escrita há quase dois mil anos – o universo é regido por leis espirituais precisas de ação e reação, causa e efeito. No comentário mais famoso sobre o Zohar, chamado Sulam (escrito no século XX pelo Rabbi Yehuda Ashlag) é descrito um método prático, passo a passo, para entender essas leis e alcançar o grande objetivo de todas as almas: atingir um grau de espiritualização em que não existam mais barreiras entre os mundos da matéria e do espírito. Assim, a criatura seria, novamente, aderida ao Criador. Essa posição é chamada de “o fim da correção”, o mais alto nível de completude.

Pecado

Sim, o conceito de pecado existe na filosofia da cabala, a qual ensina que ações, desejos e pensamentos negativos trazem aflição para nossas próprias vidas e também para o restante do mundo. No entanto, não sofremos punição imediata por nossos pecados. Segundo o rabino Michael Berg, diretor do The Kabbalah Centre (um dos principais centros de estudo da cabala no mundo) caso vivêssemos em um mundo onde os efeitos da ação negativa se manifestassem de imediato como dor e sofrimento, o elemento de escolha desapareceria de nossas vidas. “A correlação entre causa e efeito está oculta para preservar o poder de escolha individual. Por isso não levamos um choque elétrico de imediato a cada vez que nos movemos na direção espiritual errada. Da mesma forma, não somos imediatamente recompensados cada vez que fazemos a ação correta”, explica Berg. Ou seja, cabe apenas a nós ter consciência de nosso comportamento e da relação que ele traça com as leis espirituais, bem como tomar decisões sabendo que consequências – tanto boas quanto más – se desenvolverão a partir de nossas ações. “A dor é uma oportunidade para corrigirmos nosso comportamento”, diz o rabino.

Inveja 

"A inveja é um sentimento natural, que surge quando, em vez de querer algo, você quer evitar que o outro consiga alguma coisa", descreve o rabino Nilton Bonder, líder espiritual da Congregação Judaica do Brasil, em seu livro A cabala da inveja (Editora Imago). Ele explica que, assim como a alegria está ligada à gratidão pelo que Deus nos deu, a inveja representa ingratidão pelo corpo e pelas posses que recebemos dele. “É um anseio autodestrutivo de ser outra pessoa, com uma rejeição implícita de quem nós somos na verdade”, diz. Para a cabala, que tem o autoconhecimento e a autovalorização como conceitos fundamentais, esse é um grande mal. “A inveja representa uma corrupção do fluxo de energia divina. É uma distorção do anseio pela luz, sentimento que nos é dado para ajudar em nossa transformação espiritual”, diz Michael Berg.

Destino

Em vez de uma trajetória pré-definida e inflexível, o destino de cada um é definido de acordo com suas ações durante a vida. Por isso, o agora é sempre mais importante. Segundo o rabino Shmuel Lemle, coordenador da unidade carioca do The Kabbalah Centre, o importante, em vez de manter-se preso às lembranças do passado, é dedicar energia ao que acontece hoje, já que o agora é o único momento no qual podemos interferir, alterando consideravelmente o plano previamente desenhado. Mesmo assim, há quem tente usar a cabala para prever acontecimentos futuros. Um exemplo pode ser comprovado no best-seller americano O código da Bíblia (Editora Cultrix), de Michael Drosnin, no qual o autor alega que, por intermédio de cálculos matemáticos, é possível encontrar qualquer acontecimento passado ou futuro na Bíblia – o que, é claro, não é nenhuma novidade para os estudiosos da cabala. A grande diferença é que Drosnin se arrisca a fazer profecias e previsões, o que é possível, mas terminantemente proibido pelo judaísmo. “Prever o futuro é uma deturpação da verdadeira função da numerologia cabalística”, diz Shmuel Lemle.

Perdão

Nos textos sagrados, encontramos a história de Esaú e Jacó, irmãos gêmeos que se tornam grandes rivais quando Jacó resolve se passar por Esaú perante o pai. O objetivo? Roubar as regalias do outro que, primogênito, tinha direitos exclusivos. O Zohar relata que, furioso, Esaú aproximou-se do irmão com imensa raiva e intenção de matá-lo, mas, em vez disso, seu coração o impeliu a dar um beijo no rosto de Jacó – o beijo do perdão. Segundo a cabalista Graziella Marraccini, esse episódio ilustra a importância de aceitar o outro de coração aberto e evitar os julgamentos, pois perdoar cria a condição para que sejamos também perdoados, e condenar o próximo é também uma forma de condenar a si mesmo. “Esaú mudou seu impulso de matar porque reconheceu que dentro de seu irmão existia a mesma centelha divina contida nele próprio”, diz Graziella.

Dinheiro

O dinheiro é visto, muitas vezes, como o símbolo maior da ganância, uma fonte de energias ruins. Mas não é bem assim. Para os cabalistas, a riqueza só é um pecado quando é movida pela avareza e pelo egoísmo. Se administrado de maneira correta, o dinheiro pode ser uma intensa fonte de luminosidade. Mas por que? De maneira geral, nossas posses são necessárias para que vivamos com qualidade, além de permitirem que ajudemos os outros. É aí, por sinal, que reside um dos grandes ensinamentos da cabala em relação ao altruísmo: a doação sem expectativa de retorno. Segundo o rabino Nilton Bonder, autor também da obra A cabala do dinheiro (Editora Imago), sempre que você abre mão de algo para ajudar o outro – sendo esse ato por pura vontade e empatia –, está potencializando sua interação com o universo. "Nesse caso, o universo o acolhe e gratifica de alguma maneira", explica Bonder. Isso porque o dinheiro representa energia, e energia precisa estar sempre em circulação. Dessa forma, todos vivem bem, em harmonia consigo mesmo e entre si. “Ninguém é tão pobre que não possa doar alguma coisa, nem tão rico que não possa receber", recomenda Bonder.

Almas gêmeas

Quem acredita na máxima popular que diz que os opostos se atraem está enganado. No livro Transforme sua vida com a Cabala (Universo dos Livros), o autor Rodrigo Rudiger explica que na filosofia cabalística existe a chamada “equivalência de qualidades”. Isso significa que, se dois objetos espirituais forem idênticos em suas qualidades, eles se unirão em um sentimento mútuo, que engloba todos os outros sentimentos. Esse é o amor: a aproximação dos desejos, pensamentos e qualidades, que permite que as pessoas tornem-se compreensíveis umas às outras. Nesse processo, torna-se evidente que as duas almas poderão evoluir juntas. Sobre o amor, ainda, o renomado cabalista Rav Kuk disse certa vez, durante uma entrevista em uma rádio de Israel: “será que é possível encontrar num mundo tão complexo um sentimento tão puro? A sabedoria da cabala afirma que, enquanto o homem não mudar o seu desejo egoísta para o altruísmo, ele jamais sentirá o sabor do verdadeiro amor”.

Felicidade

A cada dia, o universo em que vivemos se transforma. O mundo, portanto, não é um produto acabado, onde simplesmente existimos, sem qualquer interação. Segundo o rabino Michael Berg, devemos aproveitar essa possibilidade de alterar e melhorar o mundo para que ele se torne um lugar do qual possamos verdadeiramente desfrutar. “Muitas guerras, perseguições e tragédias humanas foram perpetradas ao longo dos séculos, supostamente por serem a vontade de Deus. No entanto, a cabala nos diz que a vontade Dele é que encontremos prazer em Sua criação”, diz Berg. Ou seja, a felicidade está, aos olhos de Deus, entre os nossos maiores objetivos. E, para alcançar essa plenitude, devemos viver de modo a potencializar nosso desenvolvimento espiritual e transformar nossa natureza de reativa para proativa – investir no autoconhecimento e cultivar a preocupação com o outro são passos fundamentais.

Deus

A cabala é, em essência, um sistema de adequação do ser humano com o universo e com o bem absoluto – ou seja, com Deus. O objetivo maior de quem estuda os ensinamentos cabalísticos é entrar em contato com o divino, que é infinito, incorporando tudo o que existe, existiu e existirá. Mas, de acordo com o rabino Yossef Salton, Deus não é alguém com uma figura ou estrutura definida, como é costumeiramente retratado – Ele deve ser compreendido, na verdade, como uma energia infinita. “Quando é dito na Bíblia que o homem foi criado à imagem de Deus, significa que nossa essência espiritual também é energia”, explica.

Autoconhecimento

Em meados do século 18, o filósofo Immanuel Kant (1724-1804) afirmou que “somos todos dotados da maravilhosa capacidade de não nos reconhecermos”. E essa é uma verdade para grande parte das pessoas. Para os cabalistas, o autoconhecimento é absolutamente necessário, e deve resultar de uma longa busca individual, que ninguém pode empreender a não ser você mesmo. É a partir dessa busca que se traça o caminho para o estudo aprofundado da cabala e o desenvolvimento que este traz. “Abra-me um pouco seu coração, e eu lhe abrirei o mundo”, ensina o Zohar. É com a auto-análise, que resulta do conhecimento profundo de si próprio, que fundamentamos o desejo por mudanças e podemos ir além.

Texto • Thiago Perin

EQULÍBRIO E HARMONIA - 10 atitudes positivas para o amor

10 atitudes positivas para o amor

Cultivar um romance pede atenção diária – o que inclui boas doses de carinho, bom humor e compreensão. A seguir, descubra como colocar em prática essa verdadeira fórmula mágica




Quando estamos apaixonados, esquecemos os espinhos das rosas e ficamos apenas com suas belas pétalas. Mas não dá para viver num conto de fadas para sempre: quando o sentimento amadurece e se transforma em amor, é chegada a hora de entender suas mil faces. Como escreveu o poeta português Luís de Camões, “amor é fogo que arde sem se ver... é dor que desatina sem doer”. O amor é harmonia e desentendimento, segurança e desconfiança, paz e desassossego.
Fortalecer esse sentimento tão contraditório, portanto, não é tarefa das mais fáceis – para ser cultivado e bem nutrido, todo e qualquer romance pede uma série de cuidados diários, como demonstrações de afeto, braços abertos, sorrisos sinceros e muita compreensão. Nas próximas páginas, a escritora e consultora em relacionamentos amorosos Rosana Braga sugere conselhos valiosos para quem quer viver um grande amor e ver seu sentimento florescer, hoje e sempre.

Tome atitudes para fazer o amor valer a pena

Queremos os amores intensos, as paixões avassaladoras e os encontros mágicos dos contos de fadas. Desejamos experimentar as sensações inebriantes nas quais os autênticos romances nos fazem mergulhar. Absolutamente compreensível tal aspiração, no entanto, é o que transforma brasas em fogueira e provoca as chamas excitantes que buscamos é a força de um sopro que realiza a alquimia do calor, transmutando-o em labaredas capazes de incendiar corpo, mente e coração. Não há fogueira que se sustente de fantasias e intenções apenas. É preciso alimentá-la, botar lenha. Isto é, se desejamos a dança sedutora do amor, é imprescindível que estejamos dispostos e aptos a dar o sopro. É essencial que tomemos atitudes, porque são somente nossas ações – focadas e objetivas – que nos possibilitam vivenciar aquilo que desejamos, seja lá o que for.

Procure a solução para os mal-entendidos

Fale sobre o que está lhe incomodando na relação. Situações mal-resolvidas se transformam em fantasmas e fantasmas assombram, isto é, fazem sombra... e as sombras encobrem a luz, apagam o brilho, absorvem o calor... Por isso, relacionamentos nos quais os mal-entendidos, os pensamentos que incomodam e os sentimentos escondidos se transformam em situações mal-resolvidas vão, inevitavelmente, ficando sem luz, sem brilho e sem calor... até que, negligenciado, o amor morre. Para que isso não aconteça, não deixe para depois. Resolva a questão, dissolva os pensamentos transformando-os em palavras. Fale. Exponha-se. Acabe com os fantasmas que assombram  seu amor!

Fantasias que aproximam

Um casal ou uma pessoa pode fantasiar muitas experiências que nunca se tornarão reais. E, daí, poderiam se perguntar: então, para que fantasiar? Aí está o segredo: ao se darem permissão para criar, inventar e desenhar situações, é bem provável que o desejo seja satisfeito. Nossa mente é poderosa o bastante para produzir sensações corporais muito semelhantes às que sentiríamos se estivéssemos realmente vivendo determinadas situações. Quando os casais acolhem as fantasias um do outro, fica evidente o aumento da cumplicidade, da intimidade e da confiança. O que, antes, era sentido como ciúmes, desconfiança e até raiva, pode ser transformado numa gostosa brincadeira, em mais chances de alcançar o prazer em todos os sentidos.

Mostre suas fragilidades e torne-se forte

Todos nós estamos expostos aos sentimentos difíceis: saudade, tristeza, desespero, sensação de abandono, ciúme, insegurança, ansiedade e solidão; assim como também estamos sujeito às maravilhosas surpresas da vida, à possibilidade de superar os momentos mais dolorosos e a experimentar ocasiões imperdíveis. Por isso, admitir que você pode estar enganado na forma com que vem agindo por causa do que sente (ou do que não tem se permitido sentir) é uma ótima demonstração de inteligência emocional, já que as relações que você vive devem servir justamente para isso: para apontar uma chance de se tornar mais integrado, coerente e humano. E o que seria o amor senão o exercício de nossa mais imperfeita e, ao mesmo tempo, tão fantástica humanidade, do modo mais explícito e verdadeiro possível?


Seduzindo a si mesmo

Para viver uma relação madura, o primeiro passo é mostrar ao seu par quem você realmente é, com todos os seus méritos e débitos. E para ter coragem o bastante de ser você, precisa reconhecer a importância da reciprocidade. Reciprocidade é troca, é dar-se ao outro e recebê-lo como ele é. Para tanto, depois de reconhecer o prazer de estar com ele, precisa fazer o mesmo consigo mesmo: conhecer-se, interessar-se por si, apaixonar-se pela sua singularidade. Caso contrário, terminará concedendo todo o espaço da relação para que o outro a ocupe e, em seguida, inevitavelmente ocupará o lugar de vítima. Você só poderá se sentir realizado, inteiro e autêntico quando aprender a reconhecer – e valorizar – sua verdadeira identidade. E tem coisa melhor do que se assumir de corpo e alma (e ser aceito exatamente desse jeito)?

Pare de falar a “língua do contrário”!

Você já reparou que quando a gente gosta muito de uma pessoa costuma usar um modo estranho de expressar os sentimentos? Parece que, de repente, a gente começa a falar a “língua do contrário”. A regra é mais ou menos assim: não mostre o quanto gosta do outro senão ele vai abusar de seus sentimentos e brincar com seu coração. Mas será mesmo que é melhor fingir e economizar afeto? Que não demonstrar mais amor é garantia de ser mais amado? Que quanto menos o outro se sentir correspondido mais vai gostar da gente? Isso tudo não lhe parece coisa de gente maluca? Não lhe parece demandar muito mais energia e causar muito mais desgaste? Pare de complicar e saiba que se, por acaso, esse jogo funcionar, é porque a relação não está madura, não há espaço para a confiança, o respeito e a liberdade de expressão sem que haja o risco de ser ferido deliberadamente. Seja claro. Seja transparente, para que o amor possa ser, enfim, não um jogo, mas uma feliz e gostosa evidência!

O amor está nos detalhes


São sempre os detalhes que fazem a diferença, em todos os sentidos! Numa construção, num desenho, num corte de cabelo e, igualmente, num relacionamento, são os detalhes que vão atestar se algo está realmente bom ou não! Lembre-se sempre disso, pois a correria do dia-a-dia muitas vezes nos faz esquecer dos detalhes e passamos a vida toda vivendo somente o superficial e acreditando que o resto... são meros detalhes. Não nos damos conta de que nesses meros detalhes está nossa felicidade. Não percebemos que, muitas vezes, um “simples” sorriso é capaz de nos transmitir tanta força, que um “mero” abraço nos traz tanta alegria, que “apenas” um olhar, em alguns momentos, significa tanto carinho... A vida passa muito rápido e os detalhes, que por vezes nos parecem tão pequenos, são o que realmente levamos dessa vida; são os detalhes que preenchem as lembranças que jamais esqueceremos!

Você realmente sabe conversar com a pessoa que ama?

Conversar significa que um fala e o outro ouve e depois um ouve e o outro fala. Definitivamente, não é diálogo quando um só fala e o outro só ouve. Mas, pior do que isso é quando os dois falam e nenhum dos dois ouve. Infelizmente é o que mais acontece nas relações. Os dois estão abarrotados de suas próprias verdades, atolados de suas próprias convicções e, portanto, indisponíveis para se interessar pelas verdades e pelas convicções do outro. Por isso, antes de tentar impor sua verdade ao outro, que tal, por um dia que seja, ficar realmente atento ao que ele tem a lhe dizer... realmente ler seu coração e respeitar seus sentimentos? Afinal, é na capacidade de ponderar, refletir e aceitar o fato de que uma verdade é apenas um ponto de vista que está o verdadeiro exercício de amor, tão escasso em nossas vidas ultimamente!

Agradar o outro ou agradar a si mesmo?


Na dinâmica da conquista, há que se cuidar para não ignorar o tênue limite entre agradar o outro e desagradar a si mesmo. É preciso aprender a encontrar o equilíbrio, cedendo e se impondo simultaneamente, num ritmo saudável e evolutivo. É possível, portanto, que ao tentar agradar o outro, você perca a dimensão do “nós” e termine considerando apenas os desejos dele. Se o desequilíbrio acontecer, você termina abrindo mão de seus desejos para deixar que o outro exerça a vontade de forma soberana. Um só provém e o outro só usufrui. Valendo ressaltar que não há culpados ou inocentes, já que, por mais que reclamem, ambos aceitam o lugar ocupado e agem de modo a reforçá-lo. Deixá-lo decidir aonde ir e o que fazer porque se omite. Se você tem medo de se mostrar, porá fim a qualquer possibilidade de vínculo e cumplicidade. Não abra mão de suas vontades e nem vista a carapuça da submissão.

Não precisa ser para sempre, mas precisa ser até o fim!

O “para sempre” não é magia nem tampouco um tempo que preexista. Ele é conseqüência. Nada mais que conseqüência de uma sucessão de dias, vividos minuto por minuto. Quanto ao amor, tem gente que acredita que só é de verdade se durar “até que a morte os separe”. Outras apostam no “que seja eterno enquanto dure”. Eu, neste caso, admiro a coragem de quem vai até o fim, de quem se entrega inteiramente ao que sente, de quem se permite viver aquilo que seu coração pede até que todas as chamas se apaguem. É por isso que insisto: muito mais do que nos preocuparmos com o “para sempre”, precisamos começar a investir no “até o fim”, para que o “agora” tenha mais significado, para que as intenções, as palavras, as atitudes e todos os recomeços façam parte de uma história mais sólida, que realmente valha a pena. Tempo em que você terminará descobrindo que a vida tem seu jeito misterioso de fazer o amor acontecer, mas que – no final das contas – feliz mesmo é quem, apesar de tudo, tem coragem de ir até o fim!

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Dicas para seduzir cada signo

Dicas para seduzir cada signo


Está em dúvida sobre como chamar a atenção daquele leonino superinteressante? De um taurino teimoso? Ou de um ariano escorregadio? Seja qual for o signo dele, aposte nas dicas a seguir e prepare-se para arrasar corações





ÁRIES (20/03 a 20/04)

O ariano gosta de conquistas difíceis, portanto, não facilite seu caminho: faça com que ele sinta a necessidade de seduzi-la. Se ele achar que está fácil demais, logo vai querer partir para a próxima conquista. No dia a dia, mostre que, como ele, tem sempre mil coisas para fazer e, por isso, não está disponível em um estalar de dedos. Mas não faça disso uma competição, afinal você está interessada no Deus da Guerra – melhor respeitar seu poder de luta!

PEIXES (19/02 a 19/04)

Para fisgar o pisciano, estimule sua confiança. Sempre que puder, diga que encontrou o homem dos seus sonhos e que ele a faz sentir-se segura. Não tenha medo de abusar do romantismo: lugares bonitos, música suave, lua, estrelas, incensos, palavras doces... Logo de início, convide-o para ir ao cinema, deixe bilhetinhos escondidos nas suas coisas, crie situações especiais a cada encontro. O importante é o clima, a atmosfera, o sonho.

TOURO (21/04 a 20/05)

Para conquistar um taurino é necessário agradar em todos os sentidos, literalmente: convide-o para um jantar à luz de velas com um bom vinho, não descuide da aparência, capriche no perfume, vista-se com tecidos macios e insinuantes e escolha sempre uma trilha sonora especial para os momentos a dois. Além disso, não economize manifestações de afeto (ele precisa sentir-se seguro) e mostre-se sempre interessada em seus projetos profissionais.

GÊMEOS (21/05 a 20/06)

Nada atrai tanto um geminiano quanto uma mulher bem informada, que sabe conversar sobre os mais diversos assuntos e está sempre disposta a ouvi-lo. Sim, valorize suas opiniões, esteja sempre pronta para assistir a seus monólogos, mas nunca, jamais, em hipótese alguma, dê-lhe segurança – é preciso tornarse um constante desafio ou ele se cansa logo. Também não o obrigue a ficar parado por muito tempo, fazendo a mesma coisa no mesmo lugar: uma vida sem surpresas é a morte para o geminiano.

CÂNCER (21/06 a 21/07)

Extremamente ligados ao mundo sentimental, os cancerianos são regidos pela lua. Isso significa que estão sempre mudando de fase, de humor, de ideias. Não tente encontrar explicações racionais para essas mudanças, apenas esforce-se para ler seus sinais. Tenha paciência e não tente invadir seu mundo de uma só vez: a conquista precisa acontecer aos poucos. Nunca minta para ele, mostre que admira sua família, cozinhe algo especial e compartilhe o hábito de guardar fotos, bilhetinhos e lembranças.

LEÃO (22/07 a 22/08)

Leoninos nasceram para ser especiais. Deixe claro que percebe esse pequeno “detalhe”, deixe-o acreditar que domina você, ouça-o contar sobre seu último sucesso e demonstre sua admiração. Elogie-o sempre e mantenha seu bom humor em alta. Mas atenção: nada de ser submissa. Se quiser atrair esse homem charmoso, romântico e sedutor, é preciso mostrar que você está à altura da sua realeza. Esteja sempre pronta para receber a luz dos holofotes que o acompanham

VIRGEM (23/08 a 22/09)

Seja sempre elegante, perfumada, pontual e discreta. Não permita que ele a veja desarrumada, contrate uma empregada para manter a casa impecável, chegue na hora marcada: nunca falhe com um virginiano. Parece difícil, mas também é compensador. Ele sabe reconhecer seus esforços e, em troca, revela-se um homem sensível e cheio de afeto. Se quiser tê-lo a seus pés, programe um final de semana longe da cidade, numa pousadinha romântica, bem no meio das montanhas.

LIBRA (23/09 a 22/10)

Regidos por Vênus, os librianos fazem de tudo para agradar a mulher amada. Companheirismo é a palavra-chave para entrar no seu ritmo e fazer com que o relacionamento dê certo. Seja carinhosa e presente, diplomática e calma – até mesmo no meio de uma discussão. Esteja sempre pronta para acompanhá-lo em seus variados compromissos sociais e lembre-se que, para Libra, beleza é fundamental. Isso não significa que é preciso ser uma top model, mas cuidado para não descuidar da aparência.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)

O homem de escorpião é facilmente atraído pelo desconhecido, por isso mantenha o ar de mistério em torno de sua vida. Curioso por natureza, ele se envolve rapidamente pelo que não está claro. Insinuações, olhares enigmáticos e sinais sutis são algumas das pistas que ele gosta de seguir. Seduzi-lo nunca é uma tarefa fácil. Talvez você ainda não tenha percebido, mas, nesse jogo, a seduzida é você...

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)

Antes de tudo, o sagitariano precisa sentir-se livre. Inquieto, inconformado com as limitações do tempo e do espaço, está sempre em busca de aventuras. Se você estiver disposta a conquistá-lo, esteja sempre de malas prontas para acompanhá-lo em seus passeios e viagens. Se há algo que não consegue suportar é o tédio – use sua criatividade para manter tudo no mais alto pique. Outro detalhe importante: sagitarianos adoram ensinar e aprender, portanto, prepare-se para essa troca de conhecimentos.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 21/01)

Para o capricorniano, a carreira é a área mais importante da vida. Deixe claro que tem interesse no trabalho dele, diga-lhe que tem orgulho de seu sucesso e prove que você também tem seus talentos. Se ele sentir que está lidando com uma mulher responsável e confiável, ponto para você. Mas não entre completamente no seu jogo de seriedade: surpreenda-o colocando um pouco de alegria na sua vida, ajude-o a descontrair, convença-o a cometer uma ou outra loucura de vez em quando.

AQUÁRIO (21/01 a 18/02)

Os aquarianos precisam de ar para respirar. Não grude, não aperte, não force, não pressione. Sua liberdade é seu bem mais precioso, nem pense em tirar isso dele. Tornar-se sua amiga é um bom começo. Envolver-se com suas ideias originais e acompanhá-lo em seus programas imprevisíveis, uma ótima estratégia de aproximação. Para seduzir um homem de Aquário, o melhor caminho é a criatividade: sempre que puder invente algo que o surpreenda e compartilhe de sua maravilhosa loucura.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - 5 regras para a relação durar

5 regras para a relação durar


Para viver em harmonia, qualquer casal precisa, além de muito amor, de uma boa dose de dedicação. Anote dicas de especialistas no assunto para fortalecer o compromisso a dois e manter sua relação feliz e estável





Para muitos, comprometimento é sinônimo de aprisionamento, de limitação, de perda da individualidade. Porém, em uma relação profunda, cooperativa e afetuosa, esta palavra ganha uma conotação bem mais leve e positiva e passa mesmo a ser algo natural e muito bem-vindo que só tende a aumentar o vínculo entre o casal.
“Sentir-se comprometido é o que denota a estabilidade de uma relação”, afirma Ailton Amélio, mestre e doutor em psicologia e professor de Relacionamento Amoroso dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia da USP. Para Ailton, o vínculo está longe de ser uma amarra na vida da pessoa quando esta tem ao seu lado um parceiro que “dá apoio, é compreensivo, assume o ponto de vista do outro e é aliado incondicional”.
A seguir, você acompanha algumas práticas sugeridas por Ailton Amélio e Mônica Martinez no livro Para viver um grande amor (Editora Gente) para fortalecer ainda mais o compromisso entre você e a pessoa amada.

Equilibrar paixão, intimidade e compromisso

Segundo o professor de psicologia Robert Sternberg, da Universidade de Yale (EUA), esse é um dos maiores desafios do relacionamento amoroso. A falta desse equilíbrio é danoso: muita paixão, muita intimidade e pouco compromisso desembocam numa relação romântica e amistosa, na qual o casamento é sempre adiado; ao contrário, muito compromisso, pouca intimidade e pouca paixão não propiciam satisfação – são os casamentos por interesse ou um casamento em que o amor morreu, mas existem outras razões para continuarem juntos; muita paixão, pouca intimidade e pouco compromisso não garantem um relacionamento duradouro – são os amores por pessoas que se conhecem pouco e que, facilmente, podem se transformar em obsessão.

Dialogar

A conversação é um dos pilares fundamentais de uma relação saudável. É por meio dela que os acontecimentos que afetam o casal são compreendidos, validados e compartilhados. Existem estudiosos que colocam a comunicação como um instinto tão vital quanto o da sobrevivência. O fato é que ela influencia fortemente a criação da intimidade e das ligações afetivas com o parceiro. “Vários mecanismos de apego são disparados quando percebemos, por meio da comunicação, que o outro nos aceita e nos acha importantes”, explica Dr. Ailton. Conversas significativas apóiam, validam o parceiro, ampliam as informações e permitem momentos de auto-revelação. “Compartilhar com o parceiro o que se passa com você intimamente – suas motivações, projetos e preocupações – e em atividades onde ele não estava presente reaviva de forma prazerosa o relacionamento”, aconselha o psicólogo.

Confiar

A confiabilidade de uma pessoa é requisito para quase todos os tipos de relacionamento (profissional, amoroso ou em amizades). Ter alguém confiável na vida é uma espécie de seguro: mesmo que não o usemos, saber que ele existe nos dá tranqüilidade e nos faz sentir bem. Para manter a confiança, vale tomar certas precauções, como evitar ativamente pessoas e situações que possam ameaçar o comprometimento com o parceiro (ficar a sós com pessoas pelas quais existe uma certa atração física, por exemplo).

Ser companheiro

Mostre que seu parceiro pode recorrer a você sempre que precisar. Ligue, pergunte, se interesse por coisas que estão ocorrendo com ele. “Uma das principais formas de criar a sensação de compromisso com outra pessoa é incluí-la nos planos: onde passar o fim de ano, as férias, como construir uma casa ou simplesmente programar o final de semana. Isso habilita ao outra a fazer sacrifícios no presente em prol da relação no futuro. Obviamente, não basta falar. Tem de incluir ações, senão as promessas perdem a credibilidade”, orienta Dr. Ailton.

Valorizar a vida sexual

Há quem subestime a compatibilidade sexual. Porém, o sexo é um dos ingredientes essenciais da parceria amorosa e a satisfação nesse setor afeta todas as áreas do relacionamento. “Ainda hoje, na hora de escolher o parceiro, muita gente não dá a devida importância para o fato, confiando que a vida sexual vá se desenvolver posteriormente – o que é uma loteria, pois você corre o risco de se casar com uma esperança sexual que jamais se concretize”, afirma Dr. Ailton. Como acredita o psicólogo, decisivo para uma boa relação sexual não é o aprendizado de técnicas, mas o vínculo emocional: “a consideração entre os parceiros, o quanto eles se gostam, quanto respeitam seus ritmos, preenchem o ideal de parceiro um do outro e se entregam ao ato... Enfim, em vez de sexo centrado em sexo, o que funciona é o sexo centrado na pessoa”, conclui.
 

 Texto • Paula Bianca de Oliveira

DICAS TERAPÊUTICAS - Suco de clorofila: faz bem ou não?

Suco de clorofila: faz bem ou não?

Muito se diz por aí a respeito dele: que emagrece, que faz uma infinidade de bens para a saúde... Mas também há quem desmente toda essa magia. Afinal, a clorofila faz ou não bem ao organismo?




Emagrecimento, limpeza do sangue, controle do nível de glicose, regulagem do colesterol, fortalecimento dos sistemas circulatório e intestinal, aumento na absorção de oxigênio e ferro pelo sangue, desodorização natural corpo... Todos estes benefícios – e muito outros – têm sido creditados à ingestão do suco de clorofila, moda entre os adeptos de práticas preventivas de saúde.
O que é a clorofila, exatamente? Que é uma substância encontrada nas plantas, você já sabe. Ela, além de ser responsável pela cor verde dos vegetais, é fundamental no processo de fotossíntese, no qual as plantas produzem o próprio alimento usando água, minerais, luz solar e gás carbônico, liberando oxigênio.
Mas será que a clorofila é realmente útil à saúde do ser humano? Ao mesmo tempo em que a medicina afirma não haver, na teoria, benefícios práticos na ingestão da substância, muitos adeptos testemunham em favor, garantindo terem notado melhoras sensíveis na saúde.

Tem quem seja a favor...

Os produtos à base de clorofila são vendidos principalmente via internet. Segundo os produtores, as propriedades benéficas dos vegetais estão diretamente ligadas à presença da clorofila nas plantas. A explicação: ela funcionaria como um agente de limpeza natural do organismo, protegendo contra várias doenças ao impedir a absorção, pelo intestino, das substâncias químicas dos alimentos.
Os defensores ferrenhos da clorofila vão mais longe e garantem que, se ela for usada na alimentação diariamente, chega a prevenir doenças graves como o câncer e o mal de Alzheimer. E mais ainda: como atuaria diretamente no sistema imunológico, aumentando o número de anticorpos, seria uma excelente aliada no tratamento de Aids.
Na lista dos componentes importantes para a saúde e presentes na clorofila estariam as vitaminas A, B e E, todos os minerais, 17 tipos de aminoácidos e sete enzimas antioxidantes. Além disso, seríamos beneficiados pela propriedades dos vegetais verdes, principais fontes da clorofila, que são ricos em vitaminas A, C, B 12 , B6, K e ácido fólico.

...e quem seja contra

A clorofila é comprovadamente importante para o metabolismo. Das plantas. Não há comprovação cientifica de que ela seja capaz de melhorar as funções orgânicas dos seres humanos. Obviamente, se tomarmos uma bebida, seja um suco ou um chá, à base de um vegetal rido em clorofila, como espinafre, agrião, brócolis ou alface, o corpo se beneficiara de seus nutrientes. O que não quer dizer que, necessariamente, seja a clorofila responsável por esses benefícios. Um suco de vegetais pode conter as fibras, vitaminas e sais minerais, que provavelmente são os responsáveis pela melhora da saúde creditada à clorofila.
O que preocupa muitos médicos contrários à essa nova moda é o fato de que qualquer planta possui clorofila, mas algumas possuem substâncias tóxicas, como por exemplo, o Comigo-Ninguém-Pode ou a Espada-De-São-Jorge, muito comuns em casas até mesmo dos grandes centros urbanos. Uma outra vertente da crítica defende a tese de que a clorofila realmente não traria benefícios físicos às pessoas, mas também não faria mal, por se tratar de um produto encontrado na natureza. Porém, a simples crença de estar cuidando da saúde seria uma ótima ajuda psicológica, que por si só já faz a pessoa se sentir melhor.
Os adeptos da clorofila se defendem alegando que os médicos e pesquisadores seriam muito conservadores e preconceituosos contra qualquer vertente naturalista, numa forma de defender a comercialização de remédios de laboratório.
De qualquer forma, por uma determinação do Ministério da Saúde, a clorofila não pode ser vendida em forma de elixir, sendo considerada um produto pirata do ponto de vista sanitário. Para que houvesse essa liberação, seria necessária a comprovação científica de suas propriedades. A saída foi comercializá-la em forma de suco.
 


EQUILÍBRIO E HARMONIA - Trânsito parado? Automassagem!

Trânsito parado? Automassagem!


Cada vez mais, dirigir na cidade grande pode ser sinônimo de tensão, cansaço e dor de cabeça. Que tal, então, presentear-se com uma bela automassagem enquanto o trânsito não anda? Siga as dicas a seguir e aproveite esse tempo para relaxar deliciosamente



O tempo está passando e nada de você sair do lugar. Por todos os lados, carros e mais carros, de todos os modelos e cores, presos em um imenso congestionamento. Alguém impaciente buzina, o que desencadeia uma verdadeira sinfonia de motoristas irritados, que esbravejam em meio ao caminho engarrafado. O seu bom-humor já foi para o espaço há algum tempo. É, aquele compromisso importantíssimo vai ter que esperar.
Se você dirige, esse cenário é bastante comum. O estresse de se ver preso em um congestionamento pode arruinar o seu dia inteiro, além de causar dores e tensões bastante desagradáveis em todas as partes do corpo. Fazer os outros carros desaparecerem não dá, mas existe algo que pode ajudar a diminuir os efeitos nocivos do trânsito caótico da cidade grande: aproveitar o tempo parado para se presentear com uma relaxante automassagem.
Segundo o massagista José Augusto Maciel Torres, especialista em terapias orientais, qualquer pessoa pode e deve se automassagear, sem que haja qualquer contra-indicação. Além de tirar a tensão dos músculos, essa prática pode aliviar dores de cabeça e trazer de volta a sua calma e bem-estar. Interessante, não? Então confira, a seguir, o passo a passo de como automassagear partes chave do seu corpo, evitar o desgaste diário e deixar o estresse causado pelo trânsito para trás, de uma vez por todas.

Cabeça  

Depois de algum tempo parado, o nervosismo, a impaciência e a ansiedade podem presentear você com uma nada agradável dor de cabeça. Para aliviá-la, use os polegares para pressionar delicadamente a base do crânio, em pequenos movimentos circulares. Os outros dedos ficam apoiados logo acima, conforme você vê na imagem ao lado.
Em seguida, suba para o topo da cabeça. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Dê também algumas pequenas batidinhas, como se estivesse tocando piano. Mas lembre-se de manter o toque suave, ou então estará aumentando o desconforto.
Depois, atente-se um pouco ao pescoço. Primeiro, alongue-o. Com as pontas dos dedos das duas mãos (só não use os polegares), pressione suavemente a nuca, de cima para baixo. Siga por toda a borda lateral, de trás para a frente. Para aliviar ainda mais a tensão, dê pequenos "beliscões" na pele.

Ombros

Continue massageando e alongando o pescoço até sentir alívio. Conforme os músculos forem relaxando, desça as mãos e massageie a região do trapézio com as pontas dos dedos. Em seguida, dê soquinhos de leve na região. Sem aplicar muita força, amasse os ombros com as mãos, segurando por cerca de 2 segundos antes de soltar.
Depois, dê atenção a um lado de cada vez. Com a mão direita, pressione o ombro esquerdo, enquanto faz movimentos circulares com ele. Repita no outro lado.
Para alongar as costas e a coluna, eleve os braços e dobre-os para trás, caminhando com as mãos em direção à cintura. Mas tome o cuidado de manter os movimentos sempre delicados – é importante não forçar demais. Afinal, o objetivo é relaxar o corpo, e não agredi-lo ainda mais.

Braços

Ficar segurando o volante por longos períodos cansa os braços. A situação é ainda mais séria quando o motorista trabalha fazendo grande esforço físico ou então sentado em frente ao computador, castigando os membros com a digitação.
Para garantir a eles o devido alívio, comece dando pequenos soquinhos, com a mão fechada, no braço oposto. Siga desde o ombro até o punho, mantendo a palma da mão virada para cima. Ao chegar a ela, faça o caminho contrário, agora com a palma para baixo, repercutindo pela face externa do braço, de volta ao ombro. Depois, deslize as mãos pelos músculos e friccione ligeiramente o braço e o antebraço.
Você ainda pode pressionar os músculos do antebraço com o polegar, estimulando cada ponto por cerca de 10 segundos. Finalize quando sentir alívio. Depois, é hora de se atentar às mãos.

Mãos

Elas também merecem uma atenção especial. Comece, então, acariciando uma a outra, fazendo leve pressão nas palmas e nos dorsos. Friccione e belisque um pouco a pele. Usar um pouco de hidratante nesse processo pode ser uma boa ideia.
Depois cuide dos dedos, pressionando e massageando cada um deles, desde a articulação até a ponta, como mostra a ilustração ao lado. Mas procure não estrala-los, já que, se repetida com freqüência, essa prática pode causar problemas nas articulações.
Para finalizar, alongue os braços com as palmas das mãos para fora. Em seguida, faço o mesmo com as palmas voltadas para dentro.
 Texto • Thiago Perin

EQUILÍBRIO E HARMONIA - 5 posturas que acabam com a insônia

5 posturas que acabam com a insônia


Sono garantido: aprenda e faça em casa esta série de asanas capaz de relaxar cada pedacinho do corpo e dar um chega para lá na insônia. Boa prática e bons sonhos!


Janu Sirsasana (postura da cabeça no joelho)



Comece sentado com as pernas esticadas à frente. Leve a perna direita de encontro ao tronco e apóie a planta do pé direito na parte interna da coxa esquerda. Tente alcançar seu pé esquerdo com ambas as mãos, alongando o tronco. Se conseguir, encoste o abdômen na coxa e por último a cabeça na perna. Permaneça de 1 a 3 minutos nesta posição. Depois inverta o lado.
Outros benefícios: reduz ansiedade, dor de cabeça e desconforto menstrual.

Salamba Sarvangasana (pouso sobre os ombros)



Deitado, com os braços abertos, dobre os joelhos e leve-os de encontro à testa, sem tirar a cabeça do chão. Com os cotovelos bem apoiados no chão, apóie com as mãos a base da lombar e vá esticando as pernas em direção ao teto, firmando os glúteos e estendendo os pés. De início, permaneça 10 segundos nesta posição, vá aumentando o tempo aos poucos. Para sair da postura, expire, dobre os joelhos e role lentamente para baixo.
Outros benefícios: acalma a mente, alivia o estresse e a depressão, estimula a função da tireóide e dos órgãos abdominais.

Halasana (postura do arado)



A partir da postura Salamba Sarvangasana, com as pernas esticadas em direção ao teto, vá dobrando o tronco lentamente, levando as pernas para trás da cabeça. Tente encostar os pés no chão. Suas mãos podem ficar apoiadas nas costas ou enlaçá-las e puxá-las do lado oposto às suas pernas. Tempo de permanência: de 1 a 5 minutos.
Outros benefícios: diminui estresse e fadiga, melhora sintomas de dores nas costas, dores de cabeça, infertilidade e sinusite.

Uttanasana (curvatura para frente em pé)



Inicie em Tadassana, ou seja, de pé, corpo ereto e mãos nos quadris. Curve-se para frente a partir do quadril, não da cintura, e desça até seu limite. Mantenha as pernas esticadas e tente encostar suas mãos no chão ou atrás de suas pernas. A cada expiração, solte-se mais um pouco. Para desfazer a posição, apóie as mãos no quadril e vá subindo o seu tronco lentamente. Tempo de permanência: de 1 a 3 minutos.
Outros benefícios: reduz ansiedade, sintomas de menopausa, pressão alta, sinusite e dores de cabeça.

Setu Bandha Sarvangasana (postura da ponte)



Deitado no chão, dobre os joelhos e ajuste seus pés e braços contra o chão e aproxime-os do quadril. Levante seu cóccix para cima, mantendo os ombros e cabeça no chão. Enrijeça e eleve os glúteos. Enlace suas mãos abaixo de sua pélvis e alongue os braços. Tempo de permanência: 30 segundos a 1 minuto.
Outros benefícios: estimula órgãos abdominais, pulmões, tireóide, enrijece pernas, combate pressão alta, fadiga, dores nas costas e na cabeça.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - 10 formas de melhorar seu foco

10 formas de melhorar seu foco

 


Você acha difícil manter o foco por um período de tempo prolongado? Então, descubra o que fazer para dedicar 100% de atenção ao que for de seu interesse e, assim, desfrutar do que sua mente tem de melhor


O objetivo é executar uma tarefa simples, como digitar um texto no computador. Entretanto, o barulho, as conversas ao redor e até mesmo as várias janelas da internet que surgem enquanto trabalha desviam-no de seu foco, de modo que aquela atividade que duraria cerca de 30 minutos tenda a levar algumas horas para ser concretizada. Parece estranho, mas se concentrar não é tão simples, mesmo para os mais comprometidos, já que essa ação demanda uma série de reações no cérebro. O mecanismo consiste em diversas redes de comunicação, ocasionadas pela ação dos neurotransmissores que possibilitam a passagem das informações. É por essa razão que pode ser difícil permanecer focado. Ainda assim, a boa notícia é que há uma série de alternativas para evitar a dispersão, como as apresentadas a seguir.

Yoga para relaxar

Muitas vezes, é difícil concentrar-se em algo porque a mente e o corpo estão tensos. Nesses casos, para relaxar, você pode utilizar a seguinte técnica: deite-se com as pernas estendidas e afastadas em uma largura maior que a dos quadris, e os braços estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima. Mantenha-se imóvel durante toda a prática. Nessa posição, leve sua atenção para cada parte do corpo. Pense que estão sendo relaxados os pés, tornozelos, panturrilhas, tendões atrás dos joelhos, coxas e assim por diante, até mandar embora toda a tensão acumulada.

Força do pensamento

Segundo Shakti Gawain, autora do livro Visualização criativa (Editora Pensamento), um exercício básico dessa técnica é pensar em algo que se gostaria de ter e que seja fácil de imaginar como objeto de desejo. Vá a um lugar tranquilo, sente-se ou deite-se em posição confortável e relaxe cada músculo do seu corpo, dos pés à cabeça. Respire de maneira lenta e profunda, enquanto conta de 10 até 1. Quando se sentir profundamente relaxado, imagine aquilo que deseja, exatamente da maneira como gostaria que acontecesse. Isso vai aproximar o seu objeto de desejo da realidade.

Com ar de quem medita

Há diversas técnicas de meditação, cada qual com seu propósito, mas todas com um ponto em comum: a concentração, ou seja, prestar atenção a uma só coisa. Uma excelente tática é ficar atento à própria respiração. Conseguir reparar como o ar entra e sai pelas narinas faz com que o turbilhão de pensamentos que invade o cérebro comece a ser menos perceptível. A pessoa acostuma-se a não julgar, relacionar ou concluir pensamentos; eles apenas aparecem e desaparecem, como balões à vontade do vento.

Ambiente aconchegante

Locais barulhentos ou com grande quantidade de estímulos visuais não são indicados para quem deseja se concentrar, pois nesses ambientes o cérebro é intensamente incentivado e começa a reagir aos estímulos que recebe. Portanto, o ambiente ideal tem de ser tranquilo, com pouca poluição visual, limpo e aconchegante. Acender um incenso com fragrância tranquilizante pode ajudar.

Vista-se com roupas leves

O corpo e a mente precisam estar em harmonia quando se quer atingir altos níveis de concentração. E nessa hora, além do ambiente e alimentação adequados, as roupas também fazem a diferença. Evite jeans, roupas apertadas e sapatos. Trajes leves e confortáveis, de malha ou algodão, são a melhor pedida.

Mente programada

A Programação Neurolinguística utiliza várias técnicas para desenvolver a concentração. Uma delas é aprender a se manter focado primeiramente em algo pequeno para, depois, prestar atenção no todo. Comece com o mais simples: foque a visão, audição ou preste atenção no calor, tato, paladar, olfato, sempre separadamente. Em seguida, varie seu foco de atenção para os outros sentidos. Assim, você vai treiná-los, um a um e como um todo, para que trabalhem a favor de sua concentração.

Trilha sonora

Nem sempre é necessário selecionar músicas para realizar exercícios que envolvam a concentração. Ao ouvir alguma canção, você pode desviar o foco de si e do momento presente, e se deixar envolver pelo som. Para quem está começando e precisa de estímulos para se concentrar, o estilo musical mais indicado é o new age, que reproduz sons da natureza, como cachoeiras e rios, vento, pássaros, chuva e mar.

Escolha um horário

Quando quiser estabelecer o melhor horário para treinar sua capacidade mental ou sua concentração, procure utilizar os intervalos de tempo que usualmente têm disponíveis todos os dias. Assim, poderá incluir a prática em sua rotina diária. Além disso, recomenda-se começar a praticar por cinco minutos. Depois, o corpo adquire o hábito e é possível passar mais tempo concentrado.

Questão de postura

Não importa se você vai permanecer sentado no chão, em uma cadeira ou poltrona: manter a coluna ereta é também uma maneira de obter melhor rendimento no que diz respeito à concentração. Caso fique mais relaxado quando estiver deitado, fique à vontade para fazer essa escolha. Nessa posição, uma boa alternativa é optar por exercícios de concentração ao acordar ou dormir, dica trazida da visualização criativa.

Você é o que come

Segundo a naturopatia, que utiliza elementos da natureza para que o corpo alcance equilíbrio e harmonia, o ideal para estimular o cérebro é ingerir apenas alimentos crus até o meio-dia. Na hora do almoço, entram os alimentos cozidos, e os doces, só à noite. Dessa forma, as atividades que exigem concentração serão favorecidas, porque o metabolismo não estará sobrecarregado com alimentos pesados como frituras e carnes gordurosas.
 

Texto • Renata Rossi e Renata de Salvi

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Tantra, muito além do erotismo


 


Tantra, muito além do erotismo


O tantra guarda segredos que vão muito além das elaboradas posições sexuais e promessas de prazer ilimitado. Por trás disso tudo, há uma filosofia ampla e inspiradora que merece ser conhecida. Saiba mais a seguir



O que é o tantra, afinal?

De acordo com a tradição oriental, o tantra é uma filosofia de vida, um abrangente conjunto de preceitos comportamentais que devem ser seguidos por aqueles que buscam a iluminação espiritual. “Tantra não é um ritual, uma técnica ou uma prática específica. É um corpo teórico de conhecimento que tem por objetivo a expansão da consciência do ser humano”, explica o professor Paulo Murilo Rosas, estudioso e autor do livro A psicologia do tantra (Editora Ciência Moderna).
Assim como o yoga, o tantra possui várias escolas diferentes, que bebem da mesma fonte, mas variam em foco e aplicação prática. Uma das mais comuns no país é o praticado por Rosas, o Dakshina Tantra Yoga, que é intensamente voltado ao equilíbrio dos chakras, para que se alcance a iluminação. Nesse processo, incluem-se desde asanas, kriyas, pranayamas e mantras até meditações, sempre de acordo com as características da personalidade de cada um.

Qual é a verdadeira importância do sexo na filosofia tântrica?

Em comparação aos outros aspectos, como a meditação, por exemplo, é bem pequena. São poucos os escritos tântricos que abordam o sexo, e os que o fazem descrevem rituais bem pouco aplicáveis à realidade atual. “São práticas de uma complexidade imensa, que não cabem à maioria das pessoas”, diz o professor. Além disso, o sexo tântrico de verdade, cheio de regras, não tem foco no prazer e, tradicionalmente, deve ser feito por pessoas que não tenham qualquer relacionamento amoroso. “O objetivo é liberar energia da criação, nos moldes de Shiva e Shakti”, explica Rosas. E esse é um processo bastante trabalhoso.

E como surgiu essa associação tão grande à sexualidade?

Ninguém sabe, mas uma das explicações mais prováveis é que os primeiros tradutores brasileiros dos originais tântricos tenham errado na hora de interpretar os textos. “Muitos dos professores do Brasil eram autodidatas, e nem sempre absorviam a tradição de maneira correta”, pontua Rosas. Associado ao instinto capitalista de terapeutas mal-intencionados e à fascinação natural que temos pelo sexo, a fama de “técnica afrodisíaca” cresceu e acabou por abafar as verdadeiras raízes dessa tão ampla filosofia.

  Texto • Thiago Perin