sábado, 5 de março de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Dor na relação sexual não é normal: veja cinco motivos que podem ser a causa do problema

O incômodo com a penetração pode ser sintoma de alguma doença ou disfunção sexual





A presença de dor na relação sexual, cujo nome técnico é dispareunia, atinge dois terços das mulheres ao longo da vida. O problema pode ter várias causas e é importante investigá-lo já que a experiência sexual prazerosa impacta positivamente a qualidade de vida da mulher, o bem-estar e a autoestima. Ginecologista com especialização em uroginecologia e sexualidade humana, Lilian Fiorelli diz que vários fatores podem provocar essa dor com a penetração. “Dor é sinônimo de que algo não está funcionando direito. Principalmente em relações sexuais, onde o objetivo é sentir prazer, a presença da dor é um sintoma que sempre deve ser analisado”, afirma.

A especialista explica que as razões variam em cada fase da vida da mulher: “A causa pode estar relacionada desde a problemas ginecológicos mais sérios quanto a situações em que pequenos desequilíbrios na flora vaginal ou hormonal causam a sensação de secura vaginal, ou até mesmo pelo fator psicológico”.

Endometriose
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) estima que a endometriose afete de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva. Isso quer dizer que cerca de 7 milhões de brasileiras sofrem do problema. A dor na relação sexual é um sintoma comum da endometriose, doença inflamatória que ocorre quando o tecido que reveste o útero, o endométrio, se encontra em lugares onde não deveria crescer, principalmente na região pélvica (no útero, ovário, intestino, reto e bexiga).

Cólica forte e dificuldade para engravidar podem ser endometriose

Todo mês, os ovários produzem hormônios que estimulam as células do endométrio a se multiplicarem e estarem preparadas para receber um possível embrião. Quando não há gestação, o corpo elimina parte do endométrio na menstruação. Quando o endométrio está localizado em outras regiões do organismo, é como se essas partes “também menstruassem”: o sangramento fica dentro da barriga ocasionando aumento da dor no período menstrual.

Dor na relação sexual pode ser endometriose

Se a endometriose estiver localizada próximo da vagina, como atrás do útero, nos ovários ou for disseminada pela pelve pode ocasionar dor na relação quando o pênis bate no fundo (chamada dispareunia de profundidade).

Vaginismo
O vaginismo é a contração involuntária da musculatura vaginal que impede a penetração. Essa disfunção sexual acomete entre 1% e 6% das mulheres com vida sexual ativa. Pouco conhecida, é comum não só que a mulher receba o diagnóstico errado, já que muitos profissionais desconhecem o problema, como também tenha que se submeter a um rosário de especialistas com tratamentos, inclusive, inadequados.

O principal sintoma é a dor durante a tentativa de penetração – seja de pênis, dedos, no exame ginecológico ou com outros objetos. Na grande maioria dos casos, o problema é encarado como “frescura” e as mulheres vistas como neuróticas. No entanto, o vaginismo tem cura e merece atenção.

Dor e dificuldade de penetração na relação sexual podem ser vaginismo

Lilian Fiorelli explica que a dor é causada porque o assoalho pélvico, em um espasmo muscular, fecha a região em volta da vagina. Essa musculatura, ao contrair, impede a penetração. A tentativa machuca e então dói. Essa contração é feita de maneira involuntária. Motivos fisiológicos ou psicológicos podem gerar esta disfunção. Mulheres que tiveram uma educação muito rígida e religiosa, em que a virgindade é muito valorizada, ou o medo de engravidar podem ocasionar o vaginismo. Traumas e abusos também podem estar relacionados à disfunção sexual. O tratamento, na maioria das vezes, está associado à terapia realizada por uma série de profissionais, muitas vezes em conjunto (ginecologista, fisioterapeuta, sexólogo e psicólogo).

“O importante é não ter vergonha de conversar com o parceiro nem com o médico sobre o assunto. Procure a orientação necessária e faça os tratamentos de acordo com cada causa”, orienta a especialista.

Candidíase
A candidíase em geral está associada ao corrimento branco, às vezes com coceira, e bastante dor na hora da penetração. Esta infecção é causada pelo crescimento excessivo de um tipo de fungo denominado Candida. Esse fungo é normalmente encontrado em pequenas quantidades na vagina, não causando qualquer sintoma. No entanto, certos medicamentos e problemas de saúde podem favorecer a sua proliferação. Embora a candidíase não seja considerada uma DST (doença sexualmente transmissível), ela pode ser transmitida por meio do contato sexual, para as genitálias e a boca.

Falta de lubrificação
A falta de lubrificação acontece, com mais frequência, em mulheres mais velhas ou naquelas que não estão muito a fim daquela relação sexual, sejam por estarem tensas ou qualquer outro fator. “Quando o organismo não produz lubrificação suficiente para preparar a vagina para a relação sexual, a mulher pode sentir muita dor na hora da penetração. Sem a lubrificação, o atrito pode ocasionar microfissuras na mucosa da vagina o que gera a dor. A dor diminui a excitação e a sensação de prazer, o que diminui ainda mais a lubrificação e gera-se um ciclo”, explica Lilian Fiorelli.

Menopausa e vida sexual prazerosa não são antagonistas

Infecção urinária ou cistite
Ardência, incômodo ou dor durante a relação sexual ou mesmo após o ato podem indicar uma cistite, que é uma infecção e/ou inflamação da bexiga, em geral causada por bactéria (infecção urinária). Como a bexiga fica muito próxima à vagina, quando há infecção, o contato contínuo na relação pode piorar o incômodo na hora do ato. 

Fonte: Estado de Minas

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Cistite pode atrapalhar a relação sexual - E QUE CAUSA O RESSECAMENTO VAGINAL E COMO PREVENIR?

VIVENDO UMA RELAÇÃO COM O PARCEIRO DE FORMA SAUDAVEL


Dores genitais e sangramento podem impedir relação sexual da mulher com cistite.



Doença muito comum nas mulheres, a cistite provoca dores ao urinar, incômodo na região do abdômen e aumento da frequência para ir ao banheiro. Sangramento e febre também podem acontecer em alguns casos. Apesar de não ser sexualmente transmissível, pode causar desconforto durante a relação sexual.
Existem tratamentos eficientes para a doença. Porém, como é causada por uma bactéria, ela é capaz de evoluir e atingir a bexiga, os rins e todo o sistema urinário. Saiba por que a cistite está relacionada ao sexo e conheça os meios de prevenir e tratar esse problema.
cistite
A dor da cistite é desagradável, mas pode ser diminuída com analgésico. Foto: iStock, Getty Images

Como a cistite se desenvolve?

Tratada facilmente, a cistite não é uma doença grave. Porém, pode evoluir e causar danos no aparelho urinário. Uma infecção por bactéria dá origem ao problema, que acaba inflamando abexiga. O quadro pode ser agravado pela relação sexual.
Durante o sexo, o corpo entra em contato com diversas bactérias. Quando uma delas entra no canal urinário, tanto masculino quanto feminino, provoca a doença. A uretra possui cerca de 4cm, o suficiente para que uma bactéria passe com facilidade até a bexiga, provocando o incômodo que leva à infecção.
No entanto, o sexo é apenas uma das formas de ser contaminada. Entre outros fatores que causam o quadro infeccioso, estão a retenção de urina, pouca higiene pessoal e uso de roupas íntimas muito apertadas. Quando o corpo não consegue transpirar corretamente, contribui para proliferar bactérias, o que acontece no caso das roupas justas.
Uma vez diagnosticada com cistite, não é recomendável manter relações sexuais, pelo menos até que os sintomas sejam atenuados. O ato pode causar desconforto e dor. Quando for estabilizado o quadro infeccioso, a atividade pode retornar a ser como era, sendo opreservativo uma forma de evitar novos contágios.

Prevenção e tratamento da cistite

A principal forma de prevenção da doença é feita antes e depois da relação sexual. Duas práticas simples podem ser realizadas para evitar o problema: urinar depois do sexo e ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia. A urina possibilita que grande parte das bactérias seja eliminada, limpando o organismo após a relação.
Beber água permite que o corpo esteja sempre hidratado, além de aumentar a frequência urinária, que combate as impurezas acumuladas na região genital. Alimentação equilibrada, repleta de alimentos saudáveis e fibras, também é um meio de prevenir a doença.
Exercícios físicos fazem com que o corpo elimine toxinas por meio do suor e melhore o funcionamento do sistema imunológico.
O tratamento da cistite é feito logo após a apresentação dos primeiros sintomas. O médico que recomenda os medicamentos ou procedimentos para curá-la é o ginecologista ou o urologista.
Como uma bactéria se aloja no organismo, a automedicação pode acarretar riscos para o tratamento. Siga sempre as recomendações dos especialistas e somente tome os medicamentos indicados por eles.
Além das relações sexuais, também deve ser evitado o consumo de álcool durante o tratamento.Bebidas alcoólicas podem reduzir ou cortar totalmente o efeito de antibióticos, além de provocar reações adversas no organismo, que já está fragilizado em função da doença.

Ressecamento vaginal afeta vida sexual, mas pode ser tratado no dia a dia

Entenda como os cuidados com o ressecamento vaginal podem ajudar na hora do prazer.


O corpo feminino passa por mutações constantes: menstruação, gravidez, menopausa e todas as elevações e quedas hormonais pelas quais o sistema passa. Esses hormônios são responsáveis por muitos aspectos na vida sexual da mulher, desde sua fertilidade até a libido. O fato é que nem sempre o corpo consegue acompanhar essas oscilações e é nesse contexto que surge o ressecamento vaginal. Um fenômeno muito comum, mas pouco debatido.
-ressecamento vaginal-
Ressecamento vaginal causa dor na relação sexual

Não se sabe se é a vergonha por sentir dor no ato sexual ou o medo da reação do parceiro, mas o fato é que cerca de 90% das mulheres que possuem ressecamento vaginal jamais relatam isso para seus ginecologistas, prolongando o sofrimento e inibindo-se de sentirprazer. Mas saiba que essa secura na vagina pode ser devidamente tratada - você só precisa diagnosticá-la.

O que causa o ressecamento vaginal?

estresse e a menopausa são os principais causadores da complicação, mas não são os únicos responsáveis. Muitas vezes, por causa deles, o desejo da mulher está diminuído e a umidificação não acontece.
Mas existem outros fatores que dificultam a lubrificação. São eles:
- Gravidez
- Cansaço
- Uso de antidepressivos
- Ingestão de álcool em excesso
- Uso de nicotina, através de cigarros.
Identificar se você sofre com o ressecamento vaginal é um processo que começa na hora do ato sexual. Geralmente, o principal sintoma é a dor no momento da penetração, que costuma ser seguida de ardência ou sensação de dormência na região da vagina.
As mulheres que possuem baixa lubrificação também são mais suscetíveis a contração de doenças e infecções na vagina e na região uterina e por isso precisam dar atenção ao problema.

Como tratar o ressecamento vaginal

Para tratar o ressecamento vaginal é preciso tomar cuidados diários, inclusive naalimentação. Uma boa dica é preparar uma vitamina com 1 banana, 1 copo de leite de soja e 2 colheres de amêndoas.
A banana é rica em magnésio, um elemento que proporciona a vasodilatação, atuando diretamente no sistema nervoso central. Dessa forma, há mais liberação de hormônios, aumentando a sensação de prazer que consequentemente eleva os níveis de lubrificação vaginal.
Outra forma de amenizar as consequências da baixa umidificação é utilizar lubrificantes vaginais industrializados. Os géis e cremes podem ser encontrados em quaisquer farmácias, são de fácil aplicação e baixo custo. Seu efeito é semelhante a ação da lubrificação natural e impede as sensações dolorosas durante o ato sexual.
Tratamentos com hormônios também podem ser recomendados. O ressecamento vaginal é costumeiramente consequência da baixa produção de hormônios, sendo muito comum no período da menopausa feminina. O ginecologista pode receitar quais as substâncias adequadas para o corpo daquela paciente. A administração de hormônios manipulados aumenta alubrificação da vagina a longo prazo, portanto no começo do tratamento ainda é indicado o uso dos géis industrializados.

Previna-se

Você também pode evitar a baixa umidificação na vagina.
- O primeiro passo é reduzir a frequência da higiene íntima a duas vezes ao dia, utilizando sabonetes com pH neutro.
- Não utilize protetores diários ou absorventes internos com muita frequência.
- Mantenha relações sexuais regularmente, para estimular a região.
- Utilize cremes vaginais para a hidratação do local.

DICAS TERAPÊUTICAS - Você é tímido? Aprenda os cinco passos para superar a timidez

VENCENDO A TIMIDEZ




O passo-a-passo para enfrentar a timidez:
 
  •  Não almejar mudanças radicais e nem definitivas. Quando temos um problema pela frente, tendemos a vê-lo como uma montanha que não podemos subir. Se for grande, não podemos mesmo. Transformem em pequenos montes, possíveis de serem escalados.
  • Se você tem dificuldade de conversar, comece fazendo perguntas e se mostre interessado nas respostas. Não precisa falar sobre temas específicos. Muitos papos começam despretensiosos, sobre o cotidiano, como o tempo ou o trânsito. Não se preocupe com o conteúdo, você estará treinando aproximações sucessivas de convívio social.
  • Crie para você mesmo uma lista de situações que considera mais fácil de enfrentar: pedir algum favor, almoçar na frente de alguém, sentar em outro lugar na classe… depois, vá dificultando suas tarefas e aguentando o desconforto.
  • Lembre-se: nada precisa ser tão radical. Você pode avançar e retroceder sem problemas, quantas vezes precisarmos.
  • É importante cuidar de seus sentimentos. Só você sabe avaliar se o que está vivendo é possível de suportar. Também não é possível esperar nível zero de ansiedade. Ela melhora depois que a gente a suporta.

Aprenda a tirar proveito das suas características e, assim, ser tímido não será mais um problema

Quem nunca sentiu aquele frio na barriga na hora de conhecer pessoas novas ou quando precisa se expor? Essa nunca é uma situação fácil – e se torna ainda mais complicada quando se trata de pessoas que sofrem com a timidez.
Vale lembrar que ser tímido é algo comum: uma sensação inerente ao ser humano, e nada mais é do que o surgimento do medo quando é preciso interagir com outras pessoas. No entanto, o problema começa quando esse medo impede alguém de ter uma vida “normal” ou de conquistar seus objetivos, devido à timidez excessiva.
Andreia Rego, Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano no Rio de Janeiro/RJ, comenta que um dos grandes problemas da timidez excessiva é que ela geralmente vem acompanhada de outras características não positivas, como a baixa auto-estima e falta de confiança, a preocupação com o julgamento do outro e o fato de achar que estão sempre sendo observadas. “Essas características fazem com que essas pessoas muitas vezes deixem passar oportunidades por medo de fracassarem ou de ‘darem a cara a tapa’. Porém, no mundo atual, aqueles que não demonstram ser proativos e a fim de conquistar seus objetivos podem ser passados para trás por pessoas que nem sempre possuem as mesmas habilidades e competência, contudo, são corajosas e estão dispostas a errarem ou a nem sempre agradar o outro”, explica.
Mas ser tímido não é o fim do mundo. De acordo com pesquisas feitas pela PUC-RS, com 30 mil internautas em 2013, os tímidos apresentam algumas vantagens: são pessoas silenciosas que estudam mais, que se formam mais na faculdade; são mais controlados com o lado financeiro; a renda financeira é maior; possuem menores chances de desemprego; têm mais discrição nos ambientes; são mais observadores; bons ouvintes; mais concentrados no que fazem, etc. “Ressaltando que isso não quer dizer que extrovertidos também não tenham essas vantagens e diversas outras. Tudo é questão de saber aproveitar o que existe de melhor dentro dessas qualidades”, comenta.
A principal dica que Andreia Rego oferece é: tire proveito de suas características. “Entenda que a timidez é uma característica, e não um defeito. Quando sentir essa sensação, faça um esforço para reconhecer a emoção e se perguntar o motivo de estar se sentindo assim num determinado momento. Encontrando respostas, baixamos as pressões em nós, passando a entender melhor o que acontece dentro da gente”, comenta a profissional, que trabalha com algumas dicas do Coaching para fazer com que a pessoa torne-se menos tímida. “Alguns ‘exercícios’ com os coachees (clientes) são: escolher algum horário do dia e puxar conversa com um conhecido para falar algo do seu interesse; fazer esportes em grupo para trabalhar relação interpessoal; não se cobrar tanto, permitindo-se erros e acertos de forma normal; não se preocupar demais com julgamento dos outros; ser mais otimista; aceitar elogios; acreditar em si e melhorar sua auto-imagem com autoconhecimento e até roupas, cortes de cabelo que lhe agradem”, sugere.
Para a especialista, o ideal é sair da zona de conforto e encarar de frente os medos – porém, se essa atitude parecer muito complicada de ser feita sozinha, a pessoa deve procurar um profissional que lhe auxilie nesse caminho. “É preciso compreender que a timidez não é uma doença e que há várias maneiras de lidar para solucioná-la. Basta a pessoa estar motivada e a fim de ultrapassar essa barreira”, conclui Andreia Rego.

DICAS TERAPÊUTICAS - Você é tímido ? Faça o teste

Você é tímido? 

 


Antes de iniciar o processo para vencer a timidez é importante saber o quanto você é tímido, este é um questionário para você identificar qual o seu grau de timidez, lembre-se que a única pessoa beneficiada com este teste é você mesmo, por isso é importante ser bem honesto nas respostas. 

 



1-      Você vai a uma festa onde você conhece apenas uma pessoa, o que faz?
a)      Fica a noite inteira tentando ficar próximo deste pessoa.
b)      Conversa um pouco com esta pessoa e depois tenta fazer amizade com as outras pessoas da festa.
c)      Fica em um canto quieto, comendo, bebendo e observando as outras pessoas da festa.

2-      Você chega a uma palestra que já iniciou e está cheia de pessoas, o que faz?
a)      Espera para ver se mais alguém chega para entrar com você
b)      Desiste de entrar na palestra naquele momento e espera o intervalo.
c)      Entra sem problemas na palestra.

3-      Você encontra uma bela amiga que não vê a anos, o que faz?
a)      Aproxima-se dela e inicia uma conversa.
b)      Fica esperando que ela venha falar com você.
c)      Finge que não a viu e vai embora sem falar com ela.

4-      Você chega em uma sala cheia de pessoas desconhecidas, o que você pensa?
a)      Que todos estão olhando para você
b)      Que as pessoas estão comentando algo sobre você.
c)      Não se preocupa com as pessoas da sala.

5-      Como você se comporta quando precisa passar alguma mensagem em público?
a)      Fica focado em passar corretamente a mensagem.
b)      Pensa em uma forma de não precisar passar a mensagem.
c)      Fica preocupado em não conseguir passar a mensagem.

6-      Quando recebe uma critica negativa de uma pessoa, qual sua reação?
a)      Fica preocupado e tenta de todas as maneiras entender o porquê de ter recebido aquela crítica.
b)      Fica calado diante da situação e aceita a crítica.
c)      Responde imediatamente a crítica.

7-      Quando você está diante de um grupo de mulheres e precisa se aproximar e iniciar uma conversa, o que você pensa?
a)      Não saberei o que dizer a elas.
b)      Preciso me aproximar e dizer algo interessante para elas.
c)      Vou perder meu tempo em tentar conversar com elas

8-      Você está em uma festa cheia de homens e mulheres atraentes, como você se sente?
a)      Feliz por estar em um ambiente cheio de pessoas bonitas
b)      Desajeitado por estar perto de pessoas mais bonitas do que você.
c)      Desejo de ir embora e procurar um lugar onde você encontrará pessoas como você.

9-      Como as pessoas convidam você para eventos como casamentos, batizados ou aniversários?
a)      Apenas convidam você educadamente
b)      Convidam você e insistem por sua presença.
c)      Dificilmente alguém te convida para este tipo de eventos.

10-  Quando você conversa com as pessoas, normalmente você:
a)      Olha com freqüência nos olhos destas pessoas.
b)      Olha para outro local enquanto conversa.
c)      Olha para baixo enquanto conversa.


11-  Quando você está interessado em uma pessoa, qual é a sua atitude?
a)      Tenta conquistar esta pessoa em silêncio e fica esperando que ela se apaixone e declare para você.
b)      Pede para alguém dizer a esta pessoa que você está interessado.
c)      Fala para esta pessoa que você está afim dela.

12-  Como você se vê diante do espelho?
a)      Como uma pessoa atraente e saudável.
b)      Como uma pessoa que precisa muito melhorar a aparência.
c)      Preferia ter outra aparência.

13-  Como você defende seu ponto de vista?
a)      Sempre aceita a opinião das pessoas e muda sua maneira de pensar.
b)      Defende seu ponto de vista até que te provem o contrário.
c)      Prefere não expor seu ponto de vista.

14-  Você marcou um encontro e a pessoa não apareceu:
a)      Você deixa pra lá e esquece a pessoa.
b)      Marca um novo encontro e não se importa com o que aconteceu.
c)      Liga para a pessoa e cobra explicações para o motivo de não ter aparecido.

15-  Você fez um trabalho incrível e precisa mostrar para outras pessoas:
a)      Você não mostra por medo de receber críticas negativas.
b)      Você pede a opinião das outras pessoas sobre o trabalho.
c)      Você desiste do trabalho, caso receba alguma crítica negativa.


16-  Você é convidado para sair com um grupo de amigos de uma pessoa que você conhece, o que faz?
a)      Não aceita, afinal você conhece apenas uma das pessoas.
b)      Aceita apenas porque a pessoa insistiu muito.
c)      Aceita e fica feliz pela oportunidade de conhecer novas pessoas.

17-  Quando você está em um grupo de pessoas e ninguém conversa com você:
a)      Vai embora, afinal ninguém quer conversar com você.
b)      Faz um esforço para entrar no assunto.
c)      Fica calado até que alguém puxe conversa com você.

18-  Quando alguém te elogia, você:
a)      Muda de assunto rapidamente.
b)      Agradece e elogia a pessoa de volta.
c)      Fica desajeitado e pensa que a pessoa não sabe o que está dizendo.

19-  Uma pessoa passa sua frente na fila do banco, qual sua reação?
a)      Não discute, afinal não é de sua educação discutir com estranhos.
b)      Conversa com a pessoa a respeito e fala educadamente que passou na sua frente.
c)      Fica com muita raiva desta pessoa, mas prefere ficar calado.

20-  Quando precisa dar sua opinião em uma discussão, você:
a)      Opina, mesmo sabendo que as pessoas podem discordar
b)      Não diz nada, pois sabe que as pessoas podem discordar de você.
c)      Pensa inúmeras vezes antes de demonstrar sua opinião.


Abaixo as respostas corretas para cada questão:
1-     b
2-     c
3-     a
4-     c
5-     a
6-     c
7-     b
8-     a
9-     b
10-   a
11-   c
12-   a
13-   b
14-   c
15-   b
16-   c
17-   b
18-   b
19-   b
20-   a

Veja o quanto você é tímido, se foi honesto nas respostas terá um resultado real.

18 a 20 acertos: Você não é tímido
Você não é uma pessoa tímida, por isso não precisa se preocupar com este tipo de problemas.

14 a 17 acertos: Você é ligeiramente tímido
Você possui uma timidez controlada, nada do que possa se preocupar.

8 a 13 acertos: Você é tímido
Você é uma pessoa tímida e pode encontrar dificuldades em se relacionar com outras pessoas e em fazer amigos, você precisa mudar para levar uma vida normal e social.

Menos de 8 acertos: Sua timidez é crônica
Você é excessivamente tímido e encontra inúmeras dificuldades no convívio social, é preciso procurar ajuda, pois timidez em excesso pode prejudicar sua vida pessoal, profissional e afetiva.