quinta-feira, 30 de maio de 2013

LINDANDO COM A NEGATIVIDADE - Como se desligar de situações negativas

   Como se desligar de situações negativas

Em alguns momentos das nossas vidas, passamos por situações negativas das quais temos dificuldade em nos desligar. Discussões, acidentes, eventos traumáticos, término de relacionamentos, pessoas que nos desequilibram, enfim, são muitos os pontos que alimentam sintonias negativas em nosso campo áurico. A verdade é que sabemos identificar essas questões, mas, nem sempre, conseguimos nos desligar delas, cortando os laços que alimentam a negatividade e o mal estar pessoal. Por não conseguirmos fazer esse corte, seguimos alimentando a situação e a conexão negativa que nos causa desequilíbrio em outras áreas da nossa vida. Então eu lhe pergunto, como nos desligar desses fatos, situações ou pessoas?

Penso que todos os conflitos pelos quais passamos e que nos despertam sentimentos negativos nos acometem para que aprendamos uma lição. Essas situações têm um propósito em estar acontecendo e devemos identificar o que precisamos aprender com elas. Olhe a questão com carinho e reflita, percebendo o que a vida quer lhe mostrar. Identifique qual o sentimento negativo que ela desperta em você. Essa é a sua lição! Aprender a lidar com essa inferioridade. Ciúmes, raiva, medo, orgulho, vaidade, insegurança, cada uma dessas sintonias despertadas nos mostram o caminho do melhoramento pessoal. Sem culpas ou cobranças, olhe para si mesmo, compreendendo o que é possível mudar. Nesse momento, não importa o outro ou quem tem razão. O foco é você e o sentimento despertado. Em uma discussão com o vizinho, por exemplo, o que lhe feriu mais? A vaidade? Sua baixa autoestima? Esse é o sentimento que precisa ser observado e curado.

É claro que ter essa percepção não é tão simples assim por isso que a escrita ajuda a organizar os sentimentos e pensamentos em relação à situação negativa. Tire de dentro de você esse mundo de sentimentos e pensamentos que lhe afligem em relação ao problema. Escreva, organize seus emoções. Quando iniciar esse processo, peça auxílio ao plano espiritual para qu eles lhe ajudem a perceber o que o seu ego não consegue ver. Escreva, bote para fora, materialize através das palavras essa energia e liberte-se dela. Depois que fizer esse desabafo, reflita sobre os insight´s que ocorreram e queime esse papel pedindo que a espiritualidade lhe ajude a transmutar essa situação em aprendizado e crescimento. Esse processo não é fácil porque temos que despir o nosso ego, assumindo as responsabilidades que nos cabem.
Encerre esse ciclo e pare de falar, comentar ou relatar novamente o acontecido para as pessoas com as quais convive. Cada vez que você fala sobre o assunto, está alimentando as energias negativas que o conectam com a situação ou pessoa. Faça essa escolha: alimentar ou se sentir bem? Se você deseja realmente encerrar essa conexão em seu campo de energia pessoal, então para de comentar! Quando alguém vier lhe questionar, fale a verdade. Diga:

- Esse assunto me faz tal mal que decidi parar de falar nele.

Quando você fechar essa porta, estará também deixando de alimentar as correntes energéticas nocivas que lhe ligam ao fato.

Crie mantras que lhe ajudem a transmutar a energia e repita todas as vezes que a lembrança vier a sua mente. Faça uma afirmação positiva em relação a situação, por exemplo:

- Senhor, ajude-me a transmutar essa raiva, me mostrando o que preciso aprender com esse sentimento.
No início, você irá repetir o mantra várias vezes por dia, seguidamente até. À medida que for reforçando a sua intenção em relação ao fato, essa energia que lhe envolve também se transformará, cortando a negatividade que se sobresai cada vez que a lembrança vier a sua mente. Repita os mantras e confie. Os resultados virão!

As terapias vibracionais e holísticas são também uma excelente ferramenta para quebra de amarras e desprogramação de traumas. Um terapeuta holístico consegue transmutar as energias negativas, trazendo para o seu consciente o que precisa ser compreendido com a situação. Reiki, uso de cristais, meditações guiadas, respiração, fitoenergética e outras técnicas vêm se mostrando muito eficientes nesses casos, trazendo melhoras significativas para a pessoa.

Muitos são os caminhos para libertar-se de uma sintonia negativa. O ideal para cada um de nós pessoa é uma escolha pessoal. Identifique a sua e comece esse processo de libertação. Manter-se conectado com situações inferiores suga a nossa energia pessoal, baixando a nossa vibração energética. Essas conexões criam bloqueios em nosso campo áurico, desequilibrando os chacras, os pensamentos e emoções, abrindo caminho para obsessões. A escolha de se desligar é sua, assim como a responsabilidade da ação. Então, nesse momento, eu lhe pergunto: você deseja mesmo se desligar ou prefere permanecer no papel de vítima? Pense nisso!


Karina Sensales

O PODER DE DECIDIR É O QUE FORALECE O PODER PESSOAL

Decisões: o exercício do poder pessoal



Existem pessoas que têm dificuldade de tomar decisões. De algo simples como qual filme assistir a algo mais complexo como a compra de um móvel. Cada momento de decisão se torna um tormento, criando uma situação desconfortável. Nesse momento, somos tomados por dúvidas, questionamentos e inseguranças que dificultam ainda mais esse processo. Essa situação é muito mais comum do que imaginamos e acomete muitas pessoas, causando bloqueios em suas vidas que vão além da sua capacidade de decidir. Essa é apenas uma ponta do iceberg que, no fundo, mostra muito mais do que inabilidade de escolher um caminho. Então, eu lhe pergunto: o que nos causa esse comportamento? Por que é tão difícil tomar uma decisão?
 Muitas vezes, a decisão a ser tomada envolve uma terceira pessoa e o relacionamento que existe. Quando se precisa tomar uma decisão que afetará o outro, entra em jogo as nossas inseguranças dentro do relacionamento. Nesse cenário, estamos presos na necessidade de agradar e, decidir algo que cause descontentamento no outro, nos provoca insegurança. O dilema não é O QUE escolher, mas qual a decisão que irá agradar o outro para que assim ele não me rejeite? O que escolher para que continue sendo aceito? 

E assim vamos pautando a nossa vida, sendo displicentes com a nossa vontade, fazendo prevalecer à vontade do amigo, do companheiro, da mãe, do pai, etc. Entramos num caminho no qual sufocamos os nossos desejos e prioridades para que consigamos agradar. A escolha de um filme, uma refeição que será dividida, a estampa do sofá, qual programa assistir e tantas outras situações nas quais vamos dizendo para nós mesmos que o outro pode escolher, que essa decisão nem é tão importante assim, que para você tanto faz, portanto que ELE esteja feliz. E você? Onde fica a SUA felicidade?
Pensamos que estamos felizes com esse comportamento, mas ele vai contra a lei natural da vida de aprendermos a exercer o nosso poder pessoal. 

Quando delegamos ao outro essas pequenas decisões, vamos sufocando o nosso poder pessoal e criamos um bloqueio para conseguir exercê-lo naturalmente. Muitas das decisões das quais abrimos mão são fáceis de tomar, mas outras nos causam desconforto, gerando energias negativas em virtude da nossa omissão. Essas energias densas criam bloqueios no campo áurico, dificultando ainda mais a capacidade de decidir. Vamos perdendo essa habilidade e chegamos a um ponto em que precisamos de alguém até para comprar uma simples blusa.

Entramos num processo no qual minamos a nossa autoconfiança, desacreditando que sejamos capazes de decidir sem ouvir opiniões. Temos medo de errar. Temos medo desagradar. Temos medo de assumir responsabilidades diante de nós mesmos. Enfim, deixar que o outro decida é delegar essa responsabilidade que cabe somente a nós mesmos. Isso não está correto! Precisamos aprender a exercer o nosso poder pessoal, fazendo as nossas escolhas. Errando. Acertando. Tanto faz! Esse é o processo do crescimento que fortalece o nosso poder e torna as decisões cada vez mais fáceis. Isso tudo acontece porque, quando decidimos, alimentamos a nossa autoconfiança e autoestima. Olhe para as pessoas que conseguem tomar decisões com facilidade. Normalmente, eles são autoconfiantes, seguras e têm uma autoestima elevada.
Para que você alcance esse estado, comece a decidir! Pare de delegar aos outros essa responsabilidade. Tente! Se errar, aprenda com os seus erros. Eles serão essenciais para lhe auxiliar em decisões futuras. Retome esse hábito e tenha-o como meta pessoal. 

Procure auxílio caso não consiga superar esse padrão negativo de comportamento.

Terapias energéticas ajudam a desfazer os bloqueios emocionais e mentais que nos condicionam e esse modo de agir. Elas nos alimentam de positividade para que consigamos nos libertar desse hábito, aumentando a autoestima e confiança pessoal. Muitas vezes, carregamos essa dificuldade há muitas encarnações, sendo esse um bloqueio espiritual. Num tratamento de autoconhecimento pessoal, é possível acessar a raíz do problema, cortando sintonias que alimentam esse padrão nessa atual existência.

Muitos são os caminhos para melhorarmos, mas a decisão de ser uma pessoa melhor é sua. Essa responsabilidade não é de mais ninguém e só você pode decidir. Então, abandone seus medos, seus receios, suas inseguranças e siga em frente! Estamos nesse mundo para evoluirmos e negar esse caminho só nos causa dor e sofrimento. Então, qual a sua decisão?




JUGAR E SER JULGADO - LIBERTANDO- SE DOS JULGAMENTOS



LIBERTANDO- SE DOS JULGAMENTOS

Para viver uma existência plena, é imprescindível que se cultive uma autoconfiança sólida, que seja imune a qualquer espécie de crítica ou julgamento.

Como alcançar tal estado, se somos condicionados desde muito cedo, a conceder uma enorme importância ao julgamento que os outros fazem a nosso respeito?

Obter a aprovação alheia é, para muitos seres humanos, o foco principal da vida, pois sem isto, são incapazes de reconhecer em si mesmas qualquer valor.

Desconstruir esse eu frágil e dependente não é uma tarefa fácil, mas o primeiro passo é ser capaz de perceber todas as qualidades intrínsecas que se possui. E isto, acreditem, depende unicamente de uma observação atenta de nós mesmos. Enquanto não reconhecermos os talentos com que a vida nos presenteou, seguiremos inseguros e na eterna expectativa de que os outros nos validem.

Comparar-se aos demais é o maior erro que podemos cometer durante este processo, pois cada ser humano é único e possui habilidades que são somente suas, portanto, não há porque considerar-se melhor ou pior do que ninguém, mas apenas diferentes.

Todos, indistintamente, possuímos um potencial intrínseco para ser desenvolvido de modo pleno. A existência dá a cada um de nós o mesmo valor, sem qualquer espécie de distinção.

Portanto, descobrir nossos tesouros interiores e expressá-los no mundo, só depende do reconhecimento desta verdade e de um olhar amoroso que cada um deve ter, antes de tudo, para si mesmo.

"Todos nós nascemos sem um ego. Quando uma criança nasce, ela é apenas consciência: flutuando, fluindo, lúcida, inocente, virgem, sem ego. Aos poucos, o ego é criado pelos outros. O ego é o efeito acumulado das opiniões dos outros sobre você.

Um vizinho chega e diz "Que criança bonita!", e olha para a criança com um olhar de apreciação. Então, o ego começa a funcionar. Alguém sorri, uma outra pessoa não sorri. Algumas vezes a mãe é muito carinhosa, outras vezes está muito zangada.

E a criança vai aprendendo que não é aceita como ela é. Seu ser não é aceito de forma incondicional: há condições a serem satisfeitas. Se ela grita e chora e há visitas na casa, sua mãe se zanga. Se ela grita e chora, mas não há visitas na casa, sua mãe não se importa.

Se ela não grita, nem chora, sua mãe a recompensa sempre com beijos amorosos e com carinho. Quando há visitas, se a criança sabe ficar quieta, em silêncio, sua mãe fica muito feliz e a recompensa. A criança vai aprendendo as opiniões dos outros sobre si mesma olhando no espelho dos relacionamentos.

Você não pode ver a sua face diretamente. Você tem que olhar em um espelho, e no espelho você pode reconhecer sua face. Esse reflexo se torna sua ideia de sua face, e há milhares de espelhos a seu redor, todos eles refletindo algo. Alguém o ama, alguém o odeia, alguém é indiferente.

E então, aos poucos, a criança cresce e continua acumulando as opiniões de outras pessoas. A essência total dessas opiniões dos outros constitui o ego. A pessoa começa a olhar para si mesma da forma como os outros a veem. Começa a se olhar de fora: isso é o ego.

Se as pessoas gostam dela e a aplaudem, ela pensa ser bela, estar sendo aceita. Se as pessoas não a aplaudem e não gostam dela, rejeitando-a, ela se sente condenada. Ela está continuamente procurando formas e meios para ser apreciada, para ser repetidamente assegurada de que possui valor, que possui um mérito, um sentido e um significado.

Então, a pessoa passa a ter medo de ser ela mesma. É preciso encaixar-se na opinião dos outros. Se você deixar de lado o ego, subitamente se tornará novamente uma criança. Você não estará mais preocupado com o que os outros pensam sobre você, não prestará mais atenção àquilo que os outros dizem de você.

Nesse momento, terá deixado cair o espelho. Ele não tem mais sentido: a face é sua, então por que perguntar ao espelho?"


 
Osho, em "Osho de A a Z: Um Dicionário Espiritual do Aqui e Agora"

Fonte: www.stum.com.br

A FORÇA DO AMOR - O QUE GERA A TRAIÇÃO E PERDAS?

  POR QUE SOMOS TRAÍDOS OU ENFRENTAMOS A PERDA?


            Geralmente a traição e a perda estão associadas. 

E quando perdemos sofremos demais por não entender o que aconteceu. Sabemos que semelhante atrai semelhante e que tudo que nos acontece tem um propósito, pois afinal estamos na mesma frequência do acontecimento. Mas como assim? Atraímos uma traição ou uma perda porque estamos nesta sintonia? Sim, estamos o tempo todo com medo de ser traídos e de perder e aí adivinha o que nos acontece?
Neste caso, temos dois grandes aprendizados, que são: não se corromper por conta do que houve ter fé e a certeza de que fizemos o melhor.
Pois quando sabemos que lutamos pelas coisas certas e que perdemos para ganhar, nossa frequência muda. Entretanto não compreendemos as leis divinas ou universais e quando ocorre algo assim, sofremos, choramos, esperneamos, não perdoamos e odiamos tudo e todos.
Nosso mundo vibra na dualidade, tudo é dual. O dia e a noite; o feminino e o masculino; o preto e o branco; o frio e o calor... Portanto, para rir, temos que chorar; para amar, temos que odiar; para ganhar, temos que perder... Enfim, só conquistamos o que queremos quando temos a experiência, senão nada tem graça. Tudo que vem sem propósito, não tem sentido.
Contudo, precisamos aprender a viver as experiências e aprender com elas. Ficar remoendo o passado só alimentará dor, doença e sofrimento.

Perdoar-se tendo consciência de que está tudo certo e aprender a olhar para frente é a melhor maneira de romper com tudo isso. Sofrer a dor da traição e da perda por anos acabará virando em câncer, segundo Cristina Cairo no seu livro Linguagem do Corpo. A medicina tenta achar a cura para o câncer no corpo físico e se esquece de atuar na causa. Hoje nós sabemos que uma pessoa só se cura quando cura a consciência.

Por isso que ficar preso ao passado e ressentido não ajudará em nada.
Para tanto, a dica é começar a vislumbrar o hoje, o agora. Avalie profundamente sobre o que serve continuar sofrendo pelo que passou. Quais as vantagens de continuar remoendo? Vale a pena insistir na dor?
Caso você avalie que não, procure contemplar o “agora”. Onde estou? Contemple o que você tem ao seu redor. Agradeça por ter o que tem e ser quem você é. E mude sua frequência, sua sintonia. E procure vigiar seus pensamentos, pois sua mente está tão acostumada a voltar ao passado que logo se pegará pensando no que já passou. Neste instante, sele um acordo, um compromisso com você mesmo, dizendo mentalmente: 

A PARTIR DE AGORA SÓ VOU PENSAR NO HOJE. E VOU ME CONECTAR COM O QUE EU QUERO. O PASSADO NÃO EXISTE MAIS. APRENDI E EVOLUI. HOJE QUERO... 

Termine a frase e construa na sua tela mental uma nova realidade.

Mude o foco, pense em algo novo e seja feliz. Pois você merece!



Por Cátia Bazzan



A FORÇA DO AMOR - POR QUE SOMOS TÃO CARENTES?

  POR QUE SOMOS TÃO CARENTES?

A carência normalmente é sentida por causa de um sentimento de solidão. E a solidão está ligada aos sentimentos de rejeição ou de abandono. Sendo assim, esses dois sentimentos nos fazem ter dois comportamentos distintos: o isolamento e o medo de se expor ou de sentir amor pelas pessoas; ou aprisionar as pessoas, sufocando-as com excesso de amor. Geralmente fazemos isto como forma de proteção e de defesa, achando que evitamos sofrer de solidão.

Contudo, não percebemos que isto nos faz ficar distantes de todos que nos rodeiam. Pois, a tendência é se afastar, evitando enfrentar a convivência e os relacionamos, ou controlando quem nos rodeia para que não nos deixem. E esse domínio nos leva a querer que todos sejam como achamos que devem ser. E para conseguir manipula-las fizemos tudo que pudermos para chamar a atenção, demonstrando que estamos carentes e que somos dependentes desse amor. Ledo engano pensar que amamos e que estas pessoas nos amam. Na realidade, elas são obrigadas a ficar perto de nós. Portanto, tudo que sufoca e que nos aprisiona leva ao sofrimento e a falta de amor. Porque o amor é livre e não se apodera de nada, nem de ninguém.
Iludimo-nos pensando que agindo desta forma, nunca ficaremos sozinhos. No entanto, quem tem este perfil, geralmente fica sozinho na vida. Isto porque precisa aprender a ser feliz consigo mesmo, independente dos outros.

Já quem é sozinho, precisa aprender a conviver para compreender quem é. Pois quando fogem dos relacionamentos, fogem de si mesmos. Não querem experimentar o que a vida tem de bom, nem usufruir dos desafios da convivência para saber quais são seus resgates. Digo sempre que as pessoas são nossos espelhos, no sentido de que elas mostram como tratamos a nós mesmos. Portanto, se nos “rejeitamos”, seremos rejeitados; se nos “abandonamos”, consequentemente seremos abandonados... E mais, quem se isola do mundo, não contribui em nada para que ao menos, esta pessoa seja uma pessoa melhor. Vivendo só, dificilmente poderemos a curar nossas inferioridades, nos harmonizar com quem convivemos e gerar bons exemplos para o mundo.

Então, para deixar de ser carente e de se sentir só, o primeiro passo é ter compreensão de que a nossa caminhada é solitária, pois nascemos sozinhos. A única exceção está nos gêmeos, que também nascem, na maioria das vezes, independentes. Fora esta situação, todos nós sozinhos. O que indica que precisamos aprender a conhecer quem somos em primeiro lugar. Estudar, buscar e reconhecer os nossos erros sem medo do julgamento. Todos nós somos imperfeitos e estamos aqui neste planeta para rever nossos erros, melhorar e mudar.

Entretanto, não tem como mudar ou melhorar sem saber quais são os nossos desafios. Portanto, procure reconhecer sua essência, aprenda a se amar sem depender de ninguém e usufrua de uma vida mais feliz, principalmente nos relacionamentos. Olhe ao seu redor, veja o mundo com outros olhos. Contemple mais, sorria mais e procure ver que existem outras formas de vida, além daquela que te deixa carente. Pois, geralmente ficamos nesta condição por causa de uma pessoa em especial. Portanto, procure parar de focar apenas numa pessoa e principalmente em si mesmo. Veja que há situações e desafios muito piores por aí do que a SUA SOLIDÃO. Faça algum voluntariado, se ocupe e busque outras maneiras de se relacionar. Isto é o que lhe ajudará a sair dessa sintonia, pode acreditar.


Por Cátia Bazzan – Autora do livro Ame quem você é – Saiba que a melhor escolha é a sua / Proprietária do Espaço do Céu – Centro de Terapia Holística.
Fale com Cátia – catia@luzdaserra.com.br

EM SINTONIA "EU SOU" UM COM TUDO

Eu Sou!
Venha comigo, vamos caminhar sobre as nuvens.
Venha conhecer o céu.

Eu sou as estrelas brilhando,
Eu sou a lua iluminando,
Eu sou o céu escuro,
Eu sou a noite fria.

Venha comigo conhecer o paraíso,
Venha dançar esta musica,
Venha conhecer o desconhecido.

Eu sou a luz,
É eu sou o sol das suas manhas,
Eu sou aquela pessoa, que você pensa todos os dias.
É eu sou você.

Venha comigo conhecer o desconhecido,
Venha comigo, vamos dançar.
É hora de começar a viver, antes que seja tarde de, mas.

Eu sou as folhas caídas em dia de outono,
Eu sou a sua felicidade, a sua paz, eu sou as suas lágrimas.
Eu sou as suas lembranças.

Vamos, vamos gritar,
É hora de dançar, vamos, vamos enlouquecer
Eu e você apenas esta noite

Eu sou a criança brincando,
Eu sou o sorriso escondido,
Eu sou a lua, as estrelas, o sol de todos os dias.

É eu sou o pai, a mãe, eu sou o filho.
Eu sou a musica, a poesia eu sou a vida.
Eu sou a dança, o ritmo, eu sou você.

Vamos tocar o céu,
Alcançar a mão oferecida,
Vamos nos abraçar, nos beijar, nos divertir.
A vida é pra ser vivida neste instante.

Eu sou a mulher negra,
Eu sou o homem trabalhador,
Eu sou a esperança, o sonho, o hoje.

Eu só o jardim, eu sou a flor.
Eu sou as pétalas, eu sou a aurora.
Eu sou o amanha eu sou o agora.

Mariele Queiroz

APEGO E DESAPEGO - UM CONFLITO - Como se equilibrar entre essas duas vertentes?

APEGO E DESAPEGO



Apego e Desapego. Como se equilibrar entre essas duas vertentes?

Conheça cada uma delas e busque se transformar para encontrar o caminho do meio.

Origens

As paixões normalmente geram o Apego. A Indiferença gera o Desapego. E como fazer para equilibrar os dois? Ter o Apego ou Desapego em excesso não é bom, ou seja, tudo aquilo que passa dos limites cria um problema. Podemos nos basear em uma das frases que estava descrita no templo de Apolo e muito usada pelo Sócrates, principal filósofo da Maiêutica: “Nada em Demasia”. Ter Apego natural, ou seja, que está de acordo com a razão, vale a pena se manter, assim como, o Desapego de forma sadia.

Apego Excessivo

Por exemplo, você tem uma família, vai constituindo, tendo filhos, ou então você tem um emprego, um bem material que você conseguiu a duras penas ou mesmo com certa facilidade, enfim não importa, o que importa é que se você se apega em demasia. Então, na primeira perda em relação ao objeto de sua afeição. Pronto! Você já tem um problema, se descontrola, cai numa depressão ou descompensação emocional grave, simplesmente porque você perdeu ou teve algum tipo de dano naquele Bem Material ou Naquela Pessoa por qualquer motivo.

Desapego Excessivo

E por outro lado, se você não se Apega a Nada, ou seja, você é indiferente à toda e qualquer tipo de situação, o que acontece? Bem, você fica em um mundo solitário, não tem vontade de progredir, de aprender, nada lhe parece agradável ou valha a pena, e esse extremo é uma atitude muito prejudicial. Você simplesmente não sente necessidade a se apegar a coisa alguma.

O Caminho do Meio

Então, o que fazer? É encontrar o caminho do meio, nem ser apegado ou desapegado ao extremo. Se você é muito apegado, treinar o desapego, se for o contrário, treinar o apego. O ideal é ter aquele pensamento: “Enquanto estiver comigo, vou aproveitando!”

Voltando ao nosso exemplo sobre a Família, você não imagina que você pode morrer, mesmo jovem, ou de uma enfermidade que possa vir e mudar toda a rotina de vida que você está habituado. E isso te leva a um desespero muito grande, e isso gera uma mudança, no caso de bens materiais (Casa, Carro, Emprego, Empresa,etc), de repente isso tudo vai embora. Uma enfermidade, um câncer, um aneurisma cerebral, ou o plano de saúde não é suficiente, enfim, há uma mudança de contexto, e muda de tal forma que você sai de uma polaridade e vai para a outra de total indiferença: “Não vale a pena evoluir! Não vale a pena trabalhar, tudo o que eu lutei tanto eu perdi, etc”, enfim, a pessoa então nunca raciocina de que a “sombra é tão importante quanto a luz”.

Estar preparado para Mudanças

Ter essa consciência de que uma hora para outra sua vida pode mudar, se torna muito mais fácil lidar com os problemas quando eles surgem. Por exemplo, você está em um emprego e a empresa onde você trabalha precisa fazer uma contenção de despesas e é obrigada a mandar algumas pessoas embora. Só esse fato, já vai gerar um sentimento do tipo “Para que trabalhar? Eu posso ser o próximo a ser mandado embora!” e pode virar um Transtorno Bipolar.

Transtorno bipolar é uma mudança de personalidade, por exemplo, uma pessoa é bem apegada a suas atividades, estuda, trabalha, de repente dá uma mudança comportamental ou na situação que ela vive que ela larga da faculdade, larga do trabalho e desapega da vida total. O que pode ter causado esse desapego? Uma perda de dinheiro (perde investimentos, é despedido, sua empresa faliu, etc), uma perda da afeição (separação amorosa, perda de um ente querido, etc).

Claro que devemos nos apegar as coisas, mas não excesssivamente, devemos nos desapegar dos vícios, das más inclinações, das dificuldades de vida. Assim como dos bens materiais, empregos, etc., de forma tranqüila e sensata, ou seja, pensar: “Eu tenho agora, mas como eu reagirei quando não tiver amanhã?

Uma pergunta para você!

Vamos começar a analisar essa questão do apego e desapego. Quanto você está apegado? Quanto você está desapegado?

E se tem esse Apego e Desapego, são suficientes para você alcançar o caminho do meio? Lembre-se que o caminho do Meio é o caminho da sensatez, da sabedoria. Pense, analise e faça uma modificação em sua forma de lidar com o Apego e Desapego e se preparar para quando chegar às mudanças de sua vida.

Sempre se faça a pergunta: “Eu tenho agora, mas como eu regirei quando não tiver amanhã?”
FONTE: www.portalesoterico.com.br

SABEDORIA DOS ÍNDIOS

Nós os índios, conhecemos o Silêncio.


jesus-xama
 
Não temos medo dele.
Na verdade, para nós ele é mais poderoso
do que as palavras.
Nossos ancestrais foram educados
nas maneiras do silêncio e eles
nos transmitiram esse conhecimento.
“Observa, escuta, e logo atua”, nos diziam.
Esta é a maneira correta de viver.  Observa os animais para ver
como cuidam se seus filhotes.
Observa os anciões para ver
como se comportam.
Observa o homem branco para ver
o que querem.
Sempre observa primeiro,
com o coração e a mente quietos,
e então aprenderás.
 Quanto tiveres observado o suficiente,
então poderás atuar.  Com vocês, brancos, é o contrário.
Vocês aprendem falando.
Dão prêmios às crianças que falam mais na escola.
Em suas festas, todos tratam de falar.
No trabalho estão sempre tendo reuniões
nas quais todos interrompem a todos,
e todos falam cinco, dez, cem vezes.
E chamam isso de “resolver um problema”.
Quando estão numa habitação e há silêncio,
ficam nervosos.
Precisam  preencher o espaço com sons.
Então, falam compulsivamente,
mesmo antes de saber o que vão dizer.  Vocês gostam de discutir.
Nem sequer permitem que
o outro termine uma frase.
Sempre interrompem.
Para nós isso é muito desrespeitoso
e muito estúpido, inclusive.
Se começas a falar,
eu não vou te interromper.
Te escutarei.
Talvez deixe de escutá-lo
se não gostar do que estás dizendo.
Mas não vou interromper-te.
Quando terminares, tomarei minha decisão
sobre o que disseste,
mas não te direi se não estou de acordo,
a menos que seja importante.
Do contrário, simplesmente ficarei calado
e me afastarei.
Terás dito o que preciso saber.
Não há mais nada a dizer.
Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês.  Deveríamos pensar nas suas palavras
como se fossem sementes.
Deveriam plantá-las, e permiti-las crescer em silêncio.
Nossos ancestrais nos ensinaram que
a terra está sempre nos falando,
e que devemos ficar em silêncio para escutá-la.
Existem muitas vozes além das nossas.
Muitas vozes.
Só vamos escutá-las em silêncio.
 
 
“Neither Wolf nor Dog. On Forgotten Roads with an Indian Elder”
 Kent Nerburn

Os dois Lobos - A QUEM VOCÊ ALIMENTA??

Os dois Lobos



Uma noite, um velho índio contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas.Ele disse: ‘A batalha é entre dois ‘lobos’ que vivem dentro de todos nós’.

Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.

O outro é Bom. É alegria, fraternidade, Paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:- Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:- Aquele que você alimenta!



Meditando com o TAO – A Auto Estima

Meditando com o TAO – A Auto Estima



Comece sentando – se em uma posição bem confortável, eleve seus pensamentos ao TAO, sintonize sua mente com algo mais elevado, quebre as barreiras do condicionamento emocional - mental que o dia – dia o leva. Primeiramente imagine que você está se dando um belo sorriso, como que sentado a frente de um espelho.

Essa é a antiga prática taoísta do sorriso interior, e é fantástica. Sorria para você, e visualize na sua imagem (refletida) um cristal brilhado bem no centro da testa. Concentre – se nessa imagem, e medite sobre ela. Digo para meditar não para “forçar a mente”. Meditação é algo suave, calmo, sua mente parece que trabalha em outro estado de consciência. É algo natural…

Com essa técnica combatemos a falta de auto – estima das pessoas. Existem pessoas que arrastam – se na vida, tristes por não serem aquilo que desejam, ou outros que por trás de uma cara alegre,  escondem alguém com grandes problemas de aceitação. O TAO está em tudo, em vocês também. Mas como é difícil entender isso, não é mesmo? E colocar em prática então…
Algumas pessoas ”despencam” por se cobrarem demais, outras se punem a todo momento. Muitas, com a falsa máscara da humildade, apenas se enganam, pois em seu íntimo a humildade não fez morada, enfim, todos desperdiçam enumeras oportunidades apenas por não confiarem no próprio potencial.
Por isso essa prática é tão importante,  ela te mostra como você pode ser feliz, como existe uma jóia preciosa dentro de você! Respire fundo, encha os peitos com o brilho dourado do CHI! Sinta – se parte do TAO,  você é divino também…

E aproveitando esse clima que instala – se na sua mente, leve -a até o coração. Visualize dentro dele um SOL, uma enorme bola de luz que brilha intensamente. Ela expande – se por todo o seu corpo e logo não existe mais corpo, coração ou espírito pois você é apenas brilho e luz. Mergulhe a mente nesse oceano de serenidade do TAO, e sorria alegremente…

Muitas pessoas vão se perdendo no meio da jornada espiritual. Confundem conhecimento, que julgam possuir, com sabedoria. Mas entre o conhecimento e a sabedoria existe um oceano de distância. Assim como entre a teoria e a prática. Muitas pessoas falam, lêem as escrituras que contêm a sabedoria universal, mas no seu dia – dia praticam pouco, quando não praticam absolutamente nada. O pior é que vão reprimindo seus desejos, fogem de seus traumas e problemas, além de irem julgando e condenando a todos que não dobram – se a suas “concepções morais”.
Isso é o mesmo que criar uma fera em um quarto escuro. Todo dia você bate com um pau nela e lhe dá um pedaço de carne. Dentro de pouco tempo você criou um monstro (uma sombra) tão grande, que ou você a enfrenta com muita força de vontade, ou ela te devora! Mas o pior é que você provavelmente não terá coragem de lutar contra si mesmo,  e então começará a atacar as outras pessoas…

Tudo irá te irritar, e você ficará muito preocupado com a “sombra” (fera) dos outros, mas não reparará nunca na sua. Os defeitos dos outros você também apresenta, e isso o deixa enfurecido. Nada nunca estará bom, apesar de você mesmo não fazer melhor. Começará a se isolar, com desculpas de que  “isso” ou “aquilo” não faz parte da vida de um verdadeiro espiritualista, mas tudo não passará de fachada pela sua própria falta de capacidade. Vestirá a máscara da falsa humildade, mas viverá apontando a soberba e o ego dos outros (principalmente os mais próximos), nunca percebendo que essa atitude o auto- condena.
Irá adorar as partes “moralistas” dos textos sagrados, pregando – os aos quatro ventos. Cobrará dos outros uma postura que você mesmo já não tem com ninguém, ficando cada vez mais sozinho. Começará a julgar as manifestações e experiências espirituais dos outros como “falsa” ou “sem valor”, achando que apenas as suas (ou a falta delas) ”são boas”. Aos poucos esquecerá de ouvir o coração, não mais se emocionará com a simplicidade do trabalho espiritual e, por fim, acabará morrendo para a espiritualidade…

Mesmo que saiba os textos sagrados de cor,  mesmo que leia todos os livros do mundo, mesmo que estude sem parar, para a espiritualidade você estará morto, pois esqueceu que todos temos problemas, que ser um trabalhador nas lides espirituais é ser um ser humano como qualquer outro, que você tem uma parte ruim em você mesmo, que ou você a entende ou ela te devora!
Por favor, não esqueçam, nunca virem as costas ou neguem seus instintos mais baixos, suas depressões, tristezas, traumas, melancolias, etc. Mas também não as deixe dominar – te,  jogando – o na vala da tristeza e do desespero. Apenas viva naturalmente buscando evoluir de acordo com as suas capacidades. Cada um tem o seu tempo, respeite! Abandone a falsa pregação, a soberbia disfarçada de humildade e o julgamento do próximo.
Substitua isso pela vontade de crescer, enfrentando a própria sombra, iluminando – a com a luz do coração, disparando flechas douradas de discernimento e apoiando – se nos braços luminosos e fraternos dos amigos.
Melhora a si mesmo, e melhorarás o mundo. Trabalhe junto com a espiritualidade, dê um abraço fraterno em seus guias e SEJA FELIZ!

*Esse texto foi inspirado pelo velho mestre chinês que cuida dos jardins do TAO.

“A Montanha da Sabedoria, com o pico da iluminação, fica além da planície do Conhecimento. Antes dela, o pântano da Ignorância. A grande massa humanidade fica presa aí, por desconhecer o segredo da passagem. Só se pode passar volitando o pântano e raros querem abandonar à margem o peso do orgulho.
Só o Coração humilde tem asas”.

Shi – Ling

Apontamentos Luminosos dos Amparadores Extrafísicos - Dissolvendo as Sombras, de Dentro e de Fora

Apontamentos Luminosos dos Amparadores Extrafísicos


chakra1

 

 (Dissolvendo as Sombras, de Dentro e de Fora)


1. As emanações da má intenção são um verdadeiro deleite para os espíritos trevosos, que se locupletam nelas. Eles vibram nas ondas maléficas e se associam aos homens por meio delas; primeiro no pensamento, depois no domínio da vontade e, finalmente, no comando invisível das mentes incautas que lhes deram guarida.
2. Urge que a humanidade terrícola tome providências eficazes contra os assédios psíquicos das sombras. Começando pelo expurgo psíquico dos próprios pensamentos maldosos e pela consecução de atos sadios e hígidos.
3. Mudando o padrão psíquico, mudam as vibrações. Mudando o homem, internamente, muda o mundo de fora, por repercussão direta. Mudando o padrão das energias, mudam as companhias extrafísicas correspondentes.
4. Quando os pensamentos buscam o Alto, as energias mudam para melhor, e os agentes das sombras não as toleram. Logo, é de suma importância que os trabalhadores espirituais ergam seus pensamentos, principalmente nos momentos de dramas e vicissitudes. É vital a manutenção da serenidade e da razão nos objetivos e nas atitudes.
5. Manter a luz da paz acesa no próprio espírito não é tarefa fácil. Requer esforços contínuos e o exercício da paciência aliada a uma forte determinação de não se deixar levar pelas emoções inferiores. É tarefa portentosa, para os fortes de espírito, dispostos para as grandes escaladas da sabedoria, pelas cordilheiras psíquicas de si mesmo, para os altos cumes daquela paz que não é desse mundo.
6. Há pencas de espíritos atormentados agarrados no manto de maldade que muitos homens carregam, sem saber. São “sombras carregando sombras”, por semelhança de propósitos deletérios.
7. É preciso coragem para vencer a inércia espiritual!
8. Alguns espíritos trevosos se utilizam de artefatos sombrios, plasmados por suas mentes doentias nas energias do Astral inferior. Eles instalam esses equipamentos psíquicos na aura da vítima, notadamente na área da cabeça, área de atuação dos chacras coronário e frontal, para obscurecer o processo mental normal e infundir idéias negativas, além de bloquear a passagem das energias celestes que estimulam os pensamentos mais elevados e a dinâmica sadia do psiquismo.
Para evitar tal influência nefasta, recomenda-se o exercício da prece e da meditação diária, dentro das possibilidades de tempo de cada um.  Outra medida efetiva é a dilatação da aura da cabeça, pela força da vontade, expandindo a luz amarelo-dourada, de dentro para fora, formando um halo brilhante em torno e, com isso, desagregando as formas mentais deletérias e os artefatos daninhos.
9. O “orai e vigiai”, ensinado há dois milênios pelo meigo Jesus, ainda é o melhor remédio contras as influências espirituais perniciosas.
10. O pior mal não é aquele que vem de fora, mas o que nasce no coração do próprio homem. Um é chamariz do outro, naturalmente. As sombras de fora gostam das sombras de dentro!
11. Se os homens pudessem ver o efeito de seus pensamentos densos no espaço invisível em torno deles mesmos, com certeza ficariam muito envergonhados da poluição psíquica que geram. E, mais ainda, se vissem os seus “despojos energéticos” sendo consumidos pelos verdugos extrafísicos que se alimentam de sua imaturidade, ficariam estarrecidos. Talvez, só assim fossem capazes de mudar alguma coisa em suas mentes.
12. As mentes presas no atoleiro dos pensamentos maldosos jamais compreenderão os altos vôos das consciências pacíficas.
13. O desejo de vingança é um veneno para o homem, mas é uma iguaria para as sombras que se alimentam do mal engendrado por ele.
14. Que os estudantes e trabalhadores espirituais se conscientizem da responsabilidade e da importância de suas atividades espirituais (individuais ou coletivas). A irradiação de pensamentos positivos e de energias salutares tem o poder de dissolver as grossas camadas que envolvem o espaço invisível em torno do mundo. Isso minimiza a influência das sombras desencarnadas sobre as sombras que os encarnados carregam por dentro.
15. Como se ensina nas escolas do Astral Superior, “Paz e Luz” aos homens de boa vontade. 

P.S: Que esses apontamentos conscienciais sirvam de alerta aos estudantes e trabalhadores espirituais que se deixam engolfar pela leviandade e pelas emoções pesadas. Que eles ponderem, com prudência e coerência, sobre os caminhos que vêm trilhando e vençam a inércia que tolhe seus potenciais criativos.  
Agradecemos ao Alto pela oportunidade do intercâmbio criativo entre os planos.


- Ramatís e Os Iniciados* –

Santo Daime (Ayahuasca) - O QUE É ? COMO FUNCIONA?

Santo Daime (Ayahuasca)

 

SANTO DAIME: O QUE É?

O Daime (ou Ayahuasca, Uasca ou Santo Daime) é uma mistura de duas plantas (Cipó Mariri e Chacrona) que, após cozidas, resultam num chá alucinógeno que normalmente evoca visões e imagens religiosas (a chamada “miração”), costumando por vezes provocar vômitos em quem toma (por isso os locais onde a beberagem é consumida são equipados de algum tipo de “vomitório”).

O RITUAL

O Santo Daime preserva o caráter sagrado da festa e da dança, oriundo do catolicismo popular. Convivem no seu panteão mítico Deus, Jesus, a Virgem Maria, os santos católicos, entidades originárias do universo afro-brasileiro e seres da natureza. Também são louvadas as figuras do Mestre Irineu, identificado com Jesus Cristo, e do Padrinho Sebastião, “encarnação de São João Batista” — de onde são derivadas algumas concepções messiânicas e apocalípticas. Do espiritismo kardecista são reelaboradas noções como as de karma e reencarnação. Os indivíduos possuem dentro de si elementos de uma “memória divina”; ao mesmo tempo, podem, através do próprio comportamento, alterar seu karma, “evoluindo espiritualmente” em direção a sua “salvação”. Em consonância com os sistemas xamânicos, verifica-se a existência de uma “guerra mística” entre os homens e os seres espirituais. Os daimistas são concebidos como os “soldados do Exército de Juramidam”, empenhados numa “batalha astral para doutrinar os espíritos sem luz”. Todo o ritual está permeado por um espírito militar com ênfase na ordem, na disciplina.
A cerimônia consiste basicamente em beber o chá e ficar descansando em cadeiras, esperando a “miração”. Enquanto isso, entoam cânticos coletivos ou ouvem músicas selecionadas, consideradas “revelações do Astral” para criar um clima propício a ter boas mirações. Os trabalhos espirituais realizados pelos daimistas são de concentração (com períodos de meditação) ou bailado (execução de uma coreografia simples), podendo chegar a produzir um verdadeiro êxtase coletivo. Há também trabalhos de missa (para os mortos) e rituais de fardamento (momento em que o indivíduo adere oficialmente ao grupo, passando a usar suas vestimentas). Recentemente, vem ganhando força alguns ritos onde ocorre incorporação de espíritos, produto das influências crescentes da umbanda nesta instituição.

OS EFEITOS

Algumas vezes pode ocorrer, associada à limpeza (vômitos), uma experiência de intenso sofrimento: a “peia”, uma surra do Daime. A peia está associada também a outros processos fisiológicos incômodos ou aparece, ainda, sob forma de pensamentos ou sensações. Apesar de extremamente desagradável — incluindo visões aterradoras de monstros, vermes, trevas, sensação de morte ou medo intenso, enfim, toda classe de tormentos conhecidos ou não — a peia produziria efeitos benéficos, didáticos e transformadores.
Os defensores da planta dizem que ela provoca uma limpeza física ou energética do canal ou instrumento que a usa, “pois luz não habita em templo sujo”. Então, se você estiver com problemas, numa baixa vibração, ou tiver ingerido carne ou comida pesada, vai vomitar copiosamente, ter diarréia de se acabar, ficar enjoado, etc. Só que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de biologia sabe porque o organismo expulsa e rejeita certas substâncias estranhas, quando ingeridas…
Existem denúncias de que o uso deste chá faz mal, a longo prazo, tendo como um dos efeitos adversos o eventual retorno da “miração” nas horas mais inadequadas, e os mais puristas até alegam que o chá apresenta riscos para a tela búdica dos usuários, ou seja, pode fazer mal até nas próximas encarnações.
O chá contém dimetiltriptamina, ou DMT, uma substância controlada. O governo dos EUA afirma que seu uso é perigoso mesmo sob supervisão médica. Seu uso é proibido em países que possuem legislação anti-drogas, mas foi liberado no Brasil para uso religioso. Advogados da União do Vegetal (UDV) dizem que especialistas atestaram que o chá é inofensivo. Lembrando que o LSD também já foi permitido legalmente…

No site do IPPB, vemos no artigo do Dr. Luiz Otávio Zahar que explica que “a DMT (dimetiltriptamina) é naturalmente excretada pela glândula pineal, e que desempenha um papel no processo de sonhar e possivelmente nas experiências próximas à morte e em outros estados místicos. A mistura das duas plantas potencializa a ação das substâncias ativas, pois o DMT é oxidado pela enzima Monoaminoxidase (MAO), a qual está inibida pela harmina, acarretando um aumento nos níveis de serotonina, o que causa impulsão motora para o sistema límbico no sentido de aumentar a sensação de bem-estar do indivíduo, criando condições de felicidade, contentamento, bom apetite, impulso sexual, equilíbrio psicomotor e alucinações.”
Ou seja, você está ingerindo uma dose cavalar de uma substância que deveria ser naturalmente produzida pelo corpo, afetando uma parte importantíssima como o cérebro.

Lázaro, da lista Voadores, explica o processo:

“Há uma aceleração vibracional desordenada, onde cada chakra entra num estado vibracional de freqüência diferente. Não sei se isso é bom ou mal, se vale a pena ou não (essa resposta depende de cada um, e do que conseguirá com o processo), mas me parece um método estranho, que, alterando as freqüências vibracionais / conscienciais das corpóreas e cerebrais, só pode mesmo levar a uam saída (expulsão) do corpo físico. Além do mais, encontrei exatamente o que imaginava encontrar, do lado de lá; com detalhes de controle, e influências tanto projetivas reais quanto oníricas aceleradas pelo uso do FORTÍSSIMO alucinógeno.”

A ORIGEM

A ingestão ritual de Ayahuasca por parcelas da população urbana inicia-se no Brasil, na década de 30, em Rio Branco, Acre, com o culto ao Santo Daime, sistematizado por Raimundo Irineu Serra, que atribuiü à Ayahuasca a denominação “Santo Daime” e fundou o “Centro de Iluminação Cristã Luz Universal – CICLU Alto Santo”. No final da década de 60, em Porto Velho, Rondônia, José Gabriel da Costa organizou outro grupo ayahuasquero, denominando-o “União do Vegetal”, visto que nele a ayahuasca é chamada de vegetal. O processo de divergências e de desdobramentos dos núcleos originais propiciaram a expansão das religiões ayahuasqueras por grande parte do território nacional e mesmo pelo exterior.
As religiões ayahuasqueras estão atualmente polarizadas em duas “linhas”:
Uma, a do Mestre Irineu, fundador da seita. Não admitem incorporação, praticando estritamente o xamanismo, e não aderem e nem mesmo toleram o uso de outros psicoativos que não a Ayahuasca.
Outra, a do Padrinho Sebastião Mota, do CEFLURIS (dissidência do CICLU). Esse grupo atraiu acadêmicos, jornalistas, artistas, estudantes e diferentes categorias de profissionais liberais empenhados em torná-lo objeto de estudo, notícia ou modo de vida. Algumas conseqüências decorreram dessa aliança, entre elas a adoção pela “linha” de Sebastião, de muitos dos costumes e crenças dos jovens urbanos, a exemplo do controvertido uso “ritual” da Cannabis sativa (Maconha, que é chamada por eles de “Santa Maria”) e Cocaína (conhecida como “Santa Clara”).
Fica aqui o alerta aos pais: se seu filho(a) enveredar em qualquer uma dessas, procure ir com ele, mesmo que não beba o chá. Procure conhecer as práticas, e principalmente os frequentadores destes locais. Um grupo que se reúne regularmente pra tomar alucinógenos NÃO PODE atrair boa gente, mesmo que o objetivo deles seja bom. Do uso da Ayahuasca para drogas mais pesadas é um pulo! Tanto isso é verdade, que mesmo na linha de Irineu, que não permite outras drogas, já teve membros presos no exterior por tráfico de drogas. Trust no one.

Lázaro explica:

“No contexto xamânico de vários povos as ervas são usadas em eventos com conotação espiritual, visando uma determinada iniciação dentro daquele nível. Já no contexto urbano, pode ser usado como fuga da realidade. Conheço vários casos assim: as pessoas usavam porque não aguentavam conviver com um nível de realidade duro como a vida física na Terra. A substância acelera o acesso ao inconsciente, com tudo de bom ou de doentio que estiver ali. Pode ser interessante para alguns, sagrado para outros. Mas como tudo que tira a consciência do normal, e/ou altera abruptamente os estados cerebrais, tem seus preços. Neurológicos e, principalmente, psicológicos.

A mente tende sempre à compensação. O uso excessivo de Prozac, por exemplo, leva a pessoa à depressão. Café demais excita, e quando passa o efeito, você se sente cansado. Cocaina deixa a pessoa entusiasmada, mas a compensação disso a faz insegura quando não usa a substância. TUDO na mente humana é assim, e o preço do acesso “espiritual” do daime é CARÍSSIMO, em termos psicológicos posteriores. A não ser, claro, que a pessoa tome mais, para ter de novo o acesso e miração, e assim sucessivamente. Dependência psicológica. E depois, sem o “espiritual” miraculoso, a vida “comum” passa a ser mais e mais vulgar. E começa tudo outra vez. Com o agravante de que até mesmo as formas de contato espiritual parecerão fúteis, afinal, como comparar com o barato do daime? Então, essa é uma droga que rouba do dependente até mesmo o seu direito à conexão espiritual…”




 

LARVAS ASTRAIS OU FORMAS - PENSAMENTO MIASMAS - COMO SÃO CRIADOS? E QUE SÃO ??

LARVAS ASTRAIS OU FORMAS - PENSAMENTO MIASMAS


São conhecidas como larvas astrais ou miasmas, as criações mentais que exigem três elementos essenciais para substituírem: uma substância orgânica, uma forma aparente e uma energia vital. As larvas astrais não são corpos sutis, não são seres, espíritos, almas... É apenas matéria grosseira, energia deletéria, um aglomerado negativo plasmado e animado pelos resquícios do instinto, agora em dissolução.

Existem substâncias plásticas etéreas que permitem sua criação; a forma depende do sentimento ou da ação mental que inspirou sua criação, e o elemento vital que as anima vem do reservatório universal da energia
cósmica, elementos esses gerados através de certos materiais utilizados em magias negras.

 A vida das larvas durará na medida da energia mental ou passional emitida no ato de sua criação, e poderá ser prolongada desde que, mesmo cessada a força criadora inicial, continuem a serem alimentadas por pensamentos, idéias ou vibrações da mesma natureza, de encarnados ou desencarnados.
O ser pensante cria sempre, consciente ou inconscientemente, lançando na atmosfera astral diferentes produtos mentais.

A criação consciente depende do indivíduo sintonizar-se ou vibrar no momento, na onda mental que corresponde a determinada criação ( amor, ódio, luxúria, ciúme etc. ); por isso não é fácil determinar a forma da larva que corresponde à idéia ou ao sentimento criador,mas a vontade adestrada impulsionando a idéia ou sentimento pode realizar a criação, visando produzir os efeitos desejados.

As larvas astrais, quando fruto de um desejo, uma paixão ou um sentimento forte, se corporificam, recebem vida mais longa do que as larvas simplesmente mentais, que quase sempre tem uma alimentação mais restrita, a não ser quando projetada por pessoa dotada de alto poder mental ou por grupo de pessoas nas
mesmas condições.

Os sacerdotes egípcios, por exemplo, criavam larvas com o objetivo de defender as tumbas dos mortos, animando-as com uma vida prolongada. Estas se projetavam sobre os violadores de túmulos, provocando-lhes perturbações graves e até mesmo a morte.

Muitas vezes as larvas astrais são confundidas com espíritos, mas na verdade nada mais são que resíduos energéticos em dissolução, que se desprendem de tudo na Natureza que " morre ".

Quando algo na Natureza vive em desequilíbrio físico e energético, ao morrer desprende uma massa que classificamos de larva astral.



Essa energia, instintivamente vagará em busca da satisfação de seus instintos e sensações, principalmente às que estavam acostumadas quando seu antigo hospedeiro era vivo.

O que ocorre é que um molde energético, com contornos do antigo hospedeiro, para prolongar sua
existência irá a busca da satisfação que lhe dava prazer.

Esse " molde energético ", se não conseguir encontrar aquilo que lhe sustente a "vida", perderá sua essência,desaparecendo. Mas se encontrar alguém com o perfil do antigo hospedeiro, por atração vai se apegar a essa pessoa, aderindo tenazmente à sua aura.

A partir da conexão, a larva astral irá incentivar essa pessoa a tomar atitudes ilícitas, a fim de sentir vislumbres ou instante de prazer a que estava acostumada.

O hospedeiro infelizmente irá,com suas atitudes inferiores ( pois está sendo vibrado pela larva astral por afinidade ), se destruir aos poucos, entregando-se a vários tipos de vícios ou ficando adoentado.

A larva astral é um parasita, e irá esgotar seu hospedeiro até a última gota; com o tempo irá perder sua existência, que por sinal é curta. Mas até que tenha sido extinta, deixará sua vitima em estado adoentado e perigoso, podendo levá-la até a morte.

Se por infelicidade o hospedeiro for uma pessoa sem moral, que por afinidade se ligou a uma
larva astral, ao desencarnar, do seu corpo se desprenderá uma nova larva astral ansiosa por novas viciações, e assim, o ciclo continuará.

Muitos magos negros ou espíritos inferiores, por meio de manipulação energética e magística, conseguem fazer com que certos tipos de larvas astrais ataquem seus desafetos, drenando suas energias e transformando-os em verdadeiros zumbis.

Em oferendas e despachos, em que são utilizados materiais pesados com álcool e sangue, as larvas astrais sentem-se incontrolavelmente atraídas. Os vapores do sangue e do álcool dão a elas a sensação de vida, e pó risso " enganam " os médiuns despreparados, fazendo-se passar por " Entidades de Luz ", convencendo-os a efetuar tais "trabalhos"com sangue e álcool.

Com esse conhecimento podemos entender como se processa o contato com as larvas astrais, e com a manipulação energética dos passes magnéticos e espirituais, poderemos auxiliar, e muito, na retirada desse tipo de infecção.


Na magia negra antiga eram empregados diversos tipos de materiais terrenos para atingir objetivos escusos; hoje, isso está caindo em desuso, pois ninguém mais quer ter disciplina metal suficientemente grande para atuar como um mago negro, assim também como muitos poucos querem ter disciplina e reforma intima necessárias para se tornar um mago branco. Mas o pior está acontecendo; a magia negra está se tornando mental, e o homem não está se apercebendo da gravidade do fato, deixando-se levar pelas mazelas e
paixões humanas, destruindo-se e buscando destruir o seu próximo. A fronteira entre encarnados e desencarnados está se tornando tênue devido aos encontros e afinidades, e o baixo astral está encontrando terreno fértil para difundir sua maldade.

A humanidade vive indiferente às mensagens provindas da Espiritualidade Maior e seus ensinos libertadores, ainda confundindo espiritualidade com "espiritualismo", ou práticas religiosas com evangelização.O homem julga que a crença, ou simplesmente viver em ambiente religioso ou esotérico são suficientes para livrá-lo ou mesmo criar uma condição de imunização contra as mentes cheias de inveja e maldade, descuidando-se da reforma íntima e da constante transformação para o bem.

FORMAS - PENSAMENTO



Idéias projetadas pela mente humana, criadas na esfera da alma e materializadas no mundo espiritual, que se mantém pela força de nossos pensamentos.

Toda e qualquer ação e todo e qualquer pensamento ficam registrados na memória vital do espírito e no éter-cósmico, caracterizando as formas-pensamento como concretizações de pensamentos. Por exemplo: um
homem, num ambiente de trabalho, sente inveja do colega por este se mostrar mais competente, mais esforçado e, portanto, mais solicitado e admirado. A inveja do primeiro cria no éter-cósmico uma forma-pensamento própria desse sentimento, que pode possuir forma especifica como a de uma faca ou de um
homem morto, ou forma indefinida, caracterizando apenas o sentimento pelo qual foi gerada. A forma-pensamento pode se depositar no éter-cósmico ou colar-se ao individuo invejado, causando-lhe prejuízos psíquicos e até físicos. Está ai a explicação cientificado famoso " mau-olhado ", agouro direcionado a uma pessoa que efetivamente, na maioria dos casos, causa prejuízos a mesma.


Porem, as formas-pensamento também podem se originar de sentimentos nobres como o amor ou a benevolência. Uma mãe, que ama seus filhos, ao assistir o progresso dos mesmos se enche de alegria e envia formas-pensamento benéficas a eles, que podem se caracterizar por imagens alegres como um coração, um
rosto sorrindo ou formas indefinidas em cores vivazes e alegres.

Acontecimentos como guerras, em que muitos espíritos sofreram atroz a mente, podem gerar formas-pensamentos terríveis, gerando perturbações de ordem psíquica nos moradores da região afetada.
Somente os espíritos já evoluídos conseguem dar forma e comandar suas formas-pensamento. Os demais as produzem inconscientemente.


MIASMAS



Há entre encarnados e desencarnados, um processo de assimilação.

Muitas vezes isso acontece sem que percebamos, quando nutrimos em nós pensamentos e anseios de natureza inferior.

Mantendo continuamente idéias viciosas e negativas, acabamos por irradiar para o pano extra físico esses

desejos; encontrando espíritos que se afinam com os mesmos, estabelecemos uma espécie de" parceria ".
Muitos desses desencarnados estão sempre a procura de sensações físicas, tentando manter-se o Maximo possível ligados a vida material.

No decorrer de nossa vida, passamos por diversos ambientes e trocamos impressões com vários tipos de pessoas. Estamos num planeta ainda em evolução espiritual, portanto, infelizmente ainda predominam o mal e o negativismo. Todo esse conjunto de pensamentos e ações vai formando "miasmas” e todo tipo de” vírus” espirituais que se colam à aura das pessoas.


Por mais que estejamos em constante vigília, algumas vezes deixamos cair nosso padrão vibratório, acabando por nos envolver com esse tipo de energia. Se não tivermos cuidados, podemos decair adquirir doenças e for

constantemente obsedados.





*fonte: REVISTA ESPIRITUAL DE UMBANDA* 

http://filosofia-esoterica.blogspot.com/