sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O SIGNIFICADO DO SAGRADO FEMININO.

O PODER DO SAGRADO FEMININO
Resultado de imagem para Sagrado Feminino e sexualidade
O Sagrado Feminino não é uma religião com dogmas, mas sim a necessidade das mulheres aprenderem a acreditar nelas mesmas. Nessa corrente filosófica, aquelas que se sentem perdidas em meio a sua rotina e os papéis que desempenham conseguem externar sua psique, através de questões sociais, pessoais, psicológicas, religiosas, culturais e também em um contexto espiritual. Neste encontro com suas verdades surge uma sensação de plenitude que ninguém pode tirar delas.

O Sagrado Feminino nem de longe é algo abstrato. O reencontro com a essência feminina influencia em vários setores da vida, veja como:
Sagrado Feminino e relacionamentos amorosos
Imagem relacionada

Para o amor real acontecer é necessário autoestima, sinceridade e segurança. Quem conhece a si próprio, sabe o que deseja e, principalmente, o que não quer. As mulheres que estão sozinhas não aceitam qualquer pessoa apenas para ter uma companhia.
No Sagrado Feminino, há a celebração da independência. A autoestima desperta a consciência de que ninguém depende do ser amado para viver e que o relacionamento é uma soma de forças.
Esta filosofia ensina que todas devem descobrir sua Deusa Interior e absorver as características dela. Descubra sua beleza, suas virtudes e a sua guerreira e não tenha vergonha disso.
Sagrado Feminino e sexualidade
Falta de amor-próprio e criação repressora levam a problemas sexuais, como não querer fazer sexo, dores durante o ato e dificuldade de atingir o orgasmo. No Sagrado Feminino, o resgate da sexualidade acontece pela expressão artística: maquiagem, dança, artesanato, desenho, escrita, etc. Nesta reconexão com o corpo e o sexo, o ventre é a área que representa a criação e absorve essa energia.
Imagem relacionada
Sagrado Feminino e carreira
Emprego não é apenas o salário no fim do mês, ele representa dignidade, prazer e também reflete sua identidade. Caso você não esteja no emprego dos sonhos e por questões financeiras não pode sair, veja qual arquétipo das Deusas mais combina com você e aplique a característica na vida profissional. Conheça as qualidades de cada Deusa:
Afrodite: a mulher com este perfil precisa sentir paixão pelo trabalho. Ela preza o amor pela arte e beleza também na carreira. Caso ela não trabalhe especificamente com arte, fará questão de decorar seu local de trabalho, ou pelo menos a sua mesa. A mulher Afrodite sempre vai trabalhar vestida com roupas bem femininas.
Atena: o trabalho é um grande prazer para a mulher perfil Atena. A alegria em trabalhar melhora a capacidade de comunicação no ambiente profissional.
Deméter: de perfil protetor e zeloso, esta mulher leva comida que ela mesma fez para almoçar, oferece quitutes para os colegas e coloca fotos da família em seu espaço de trabalho.
Ártemis: a mulher Ártemis tem dificuldade para cumprir ordens e a liberdade de expressão é fator que trará felicidade profissional.
Perséfone: a vida profissional precisa trazer vantagens pessoais, por exemplo: caso trabalhe em uma livraria, se sentirá feliz ao vender livros que tenham ligação com sua personalidade.
Hera: a mulher Hera gosta de liderar e adora quando precisam usar sua criatividade para organizar eventos.
Você já ouviu falar sobre Sagrado Feminino? Se identificou com esta filosofia? Que tal dividir suas impressões com a gente? Estamos esperando.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

PORQUE SAGRADO FEMININO?



O significado de Sagrado Feminino traz redenção

Parando para pensar sobre esse tema questionei seu significado. Qual o sentido da expressão Sagrado Feminino?
Antes de entender a força dessa expressão, observemos a realidade hoje... sem muito esforço, nosso mundo moderno, embora moderno, segmenta muito claramente a importância superior masculina.  Pode haver quem acredite que muita coisa mudou, mas apenas porque  cairam algumas poucas regras sociais que até então estavam estabelecidas.
Ainda hoje quando se trata de questões generalizadas de expressão e de experiência como: na escrita, no verbo, no tempo espacial e na espiritualidade, o feminino não está implicito. Literalmente e metaforicamente: "quando o gênero é indistinto ou composto, a terminação do pronome é sempre masculino..."
Parando para analizar algo simples como as palavras, que são símbolos e que evocam uma associação mental, quando chamamos Deus de "Ele" excluímos o feminino do aspecto Divino.Mesmo com todo o movimento eco-espiritualista, para qualquer pessoa comum, a associação do feminino ao Divino soa bem estranha. A maior parte das pessoas não compreendem esse significado. Isso porque, acreditando ou não no mito de Adão e Eva, o símbolo da maldade feminina ainda prevalece no inconsciente coletivo.
O modelo comum de espiritualidade é aquele onde Deus (num aspecto masculino) é algo que está fora e separado de sua criação. No molde patriarcal de espiritualidade (patriarcal não se refere à natureza essencial dos homens, mas à utilização errada da energia masculina) se busca a comunhão com Deus nos livros sagrados, frequentando a igreja, seguindo algum padre/pastor e de acordo com o segmento de cada religião se adotam comportamentos e dogmas com base no medo dos castigos e punições de Deus. Basicamente os dogmas incluem um mesmo princípio: a matéria e tudo que está ligado a ela separam o homem da espiritualidade, e por isso ele deve combater, controlar e apenas explorar para suas necessidades e uso. À associação da Matéria temos: a Natureza manifesta com suas matas, ciclos e animais, a Corporeidade, a Sexualidade e claro.... A Mulher.
Não é preciso irmos até o paleolítico, com suas milhares de estatuetas de Deusas, para percebermos a ligação estreita que as mulheres tem com os ciclos da natureza, com a sexualidade e assim com seus instintos e corporeidade! Quando falamos de Feminino estamos falando da vida manifesta em sua materialidade e originalidade primeira...
Por tanto Sagrado Feminino evoca a concepção de que a Divindade está também na vida manifesta, na matéria, nos animais, nos ciclos da natureza, nos seres humanos e na sexualidade. O Sagrado Feminino é esse encontro de devoção para com a vida. Propõem uma reverência e uma comunhão com a Divindade por meio das experiências pessoais verdadeiras incluindo as experiências da matéria e seus processos   trazendo de volta a percepção de que Toda forma de vida faz parte de um TODO inclusive o ser humano, homem e mulher.
Neste momento em que enfrentamos ameaça de extinção por desrespeito a vida, resgatar  o aspecto Sagrado do Feminino numa atitude de reverência e respeito com o meio em que vivemos e com as relações é simplesmente um ato URGENTE!
Os sistemas espirituais do patriarcado nos fez ficar cegos para a teia da vida e para a percepção de que cada pequeno organismo c/ sua essência masculina ou feminina são interligados e que a vida só floresce quando cada um é livre para desempenhar sua função vital.
Não há espírito sem matéria, masculino sem feminino.
Como mulheres temos um papel fundamental quando, através de nossa natureza cíclica, acessamos facilmente essa nuance de vida!
O corpo é um guia, a natureza é um guia, os instintos são um guia e nós mesmas podemos, juntas ser guias umas das outras! Por isso um grupo de mulheres é uma ação que pode fazer a diferença, porque vamos nos lembrando de nosso poder feminino, de nosso lugar Sagrado no mundo! Lembrar de nossos dons, de nossa natureza oracular e circular, honrar e nutrir a alma faz a diferença.
Para estar próxima do sagrado, cada uma tb pode individualmente  fazer a sua parte pela simples observação de suas experiências de vida e escolhas a partir delas. Pelo exercício da escuta profunda de si mesma dia a dia, passo a passo pode-se dar lugar ao que realmente precisa ter lugar na vida!
Ficar consigo mesma é a melhor forma de se conhe-Ser, conhecimento é o passaporte para a liberdade e liberdade é poder. Poder discernir o que é seu de verdade, daquilo que tem sido imposto por vias externas não tem preço... Quanto mais próxima do natural, do original, do essencial mais próxima do Sagrado.
Nos guiar pelos ciclos, estações, lunações e pelas relações sinceras é um caminho!
O que nos diz o corpo? Em qual estágio nos encontramos na vida? O que nos diz o coração, os desejos e a intuição? Como está a saúde psíquica? O que nos diz os sonhos? Pergunte pra você mesma e observe seu corpo!
O significado de Sagrado Feminino traz redenção porque é um alívio não ter que negar e sim honrar a natureza, o corpo e a sexualidade como parte daquilo que somos, como instrumentos pelo qual vivemos a vida, e como algo por onde podemos ter prazer sem culpa porque aqui está a expressão do Divino!
Mas também o Sagrado Feminino nos cobra responsabilidade individual porque se o Divino está na vida manifesta eu devo cuidar e respeitar a vida, seja ela qual for.
Se o Divino está em mim, significa que depende de mim, de meus atos aqui e agora, de meus pensamentos e de minhas escolhas, a vida pela qual se condensa ao meu redor... Se a divindade está em tudo e não está separada da vida como algo que só se alcança com a morte, então é possível uma restituição real de respeito e amor.

Figura de: Susan Seddon Boulet
Fotos: Grupos conduzidos por Dúnia La Luna em SP, Ilha Bela, Joanópolis e Rio de Janeiro.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

EQUILÍBRIO E HARMONIA - FENG SHUI LÓGICO: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DA PORTA DE ENTRADA...ATRAINDO BOAS ENERGIAS...

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DA PORTA DE ENTRADA NAS BOAS ENERGIAS DE UMA CASA

porta_entrada_2
É o portal de transição entre o mundo lá fora e nosso refúgio, nossa casa: o local onde temos o poder de deixar aconchegante e acolhedor, dentro das possibilidades que cada imóvel oferece.
Uma porta de entrada deve liberar o bom Chi (energia vital)  para entrar em sua casa. A porta de entrada é o cartão de visitas da casa e de seus moradores. Campainha deve ter um som agradável e harmônico para receber os convidados.
 O ideal é que a porta abra totalmente sem obstáculos atras dela, que esteja em bom estado, sem rachaduras, sem trincos quebrados, a boa conservação demonstra o cuidado que você tem com a chegada de boas energias em sua casa.
Recomendação pelo Feng Shui  é usar a porta principal e não a de serviço. Símbolos de sua crença são bem-vindos ao lado de fora para a proteção. O espelho baguá também é um agente protetor e manda embora as energias negativas.
porta-de-entrada-para-casa-14 
Flores e/ou plantas sempre são amigas e ajudam a estabilizar, ancorar e equilibrar o chi (energia vital) atraindo boa sorte e prosperidade. Um belo tapete ou capacho ajudam a delimitar o espaço externo do interno. A cor pode ser vibrante, o vermelho simboliza sorte e proteção, o verde representa um novo ciclo e expansão, amarelo boa sorte e alegria.  Você pode optar por itens mais coloridos para equilibrar os tons de porta neutros, como por exemplo, o vaso da planta ou o capacho. As portas devem transmitir uma sensação de segurança e acolhimento, e toda a decoração externa é importante para recepcionar o morador com boas-vindas e alegria marcando a transição do mundo lá fora par ao refúgio sagrado.
Imagem relacionada
O Feng Shui Lógico, que utiliza o Ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul, nos ajuda a criar essa sensação.
O hall de entrada deve ter luz clara e forte, também sobre a fechadura, suficiente para abrir a porta com facilidade. Um pequeno sino de vento de porta, com som suave e harmonioso (evite os de pedra ou com som estridente) colocado na parte de dentro da porta (parafusado ou com adesivo) é muito importante, porque dissipa qualquer energia densa.
Capacho deve nos dar as boas vindas, com cores fortes e alegres como vermelho, laranja, amarelo, que levantam nosso astral.
Um ba-guá para o Hemisfério Sul com espelho no centro deve ser colocado acima da porta de entrada, no centro do batente, filtrando as energias.
O ba-guá é um símbolo da harmonia com a Natureza que se deseja alcançar.
Ba-gua-colocado-na-porta-de-entrada
Não se esqueça de limpar periodicamente todos os objetos, para que mantenham sua função.
Preocupe-se com a aparência da primeira coisa que você vê ao entrar em sua casa: deve ser algo positivo para a nossa energia. Também um objeto de proteção voltado para a porta, que pode ser até uma pequena medalha colocada de frente para a porta de entrada, de dentro da sala, por exemplo. 
Não se esqueça: essas orientações devem ser lidas levando em consideração as particularidades de cada entrada. Bom senso é fundamental para criarmos beleza, proteção e sensação de aconchego.
Quando possível, tapetes são muito acolhedores.
Resultado de imagem para o que é O Ba-guá
– Que tipos de móveis são indicados para o hall?
Para essa questão é preciso personalizar: o tamanho do hall fará toda a diferença nesta resposta. Evite móveis e objetos muito antigos, pesados, escuros. Espelhos devem ser de excelente qualidade, sem distorcer a imagem. A idéia deve ser de leveza e acolhimento.
Para apartamentos, onde não existe luz natural, podemos colocar um objeto decorativo pesado em pedra ou metal, e/ou em frente à porta do elevador um espelho, para estabilizar a forte energia movimentada pelo elevador. O espelho deve ser colocado em altura suficiente para que pessoas altas se vejam sem necessidade de curvar a cabeça.
Pode ser preparado um recipiente de vidro ou cristal com pedras: turmalina negra, quartzo rosa, quartzo verde e cristal transparente, para ser colocado sobre um aparador. Não esquecer de limpar as pedras semanalmente deixando-as na água com sal grosso por meia hora e depois lavá-las em água corrente e se possível deixá-las secar ao sol.
– E quanto às cores e iluminação?
Para pequenos halls, sempre cores claras. Halls maiores até podem ousar, mas não esquecer-se de que cores muito fortes podem cansar todo dia.
– Quadros são bem-vindos? De que tipo devem ser?
Quadros são bem vindos desde que não dêem idéia de solidão nem tristeza. Evite pessoas sozinhas, quadros escuros: dê preferência para paisagens exuberantes, belas ou mesmo flores.
– Hall sem janela não prejudica a circulação de energia?
Não é o ideal, porém o Feng Shui existe para minimizar as situações que não são as ideais. Instale luz tipo Led para ficar acesa (terá a função da luz natural) para curar essa situação.
– E quando o hall é dividido por mais de um apartamento, como fazer?
A sugestão é fazer uma reunião e decidirem juntos como preferem a decoração levando em conta que melhores energias fará bem a todos os que compartilham o mesmo hall.
– Existe algo que deve ser sempre evitado em halls de entrada?
Sim: plantas com espinhos ou que dêem idéia de agressividade, como em forma de lanças e espadas. Essas plantas são indicadas na área de Sucesso (ou lado do Sol do meio-dia de sua casa) desde que não seja o hall.
– Os tapetes diante das portas influem?
Muito: são fundamentais e nas condições que explicamos acima.
– Plantas naturais ou artificiais influem? Como devem ser e onde devem estar?
Para casas, verificar se o hall fica na área sul, onde há vento que deve ser barrado com plantas, por exemplo. O vento é um dos fatores que mais prejudicam o bom Feng Shui.
Damos preferência para as plantas naturais, porém devem estar sempre saudáveis para que tragam boas energias.
As posições das plantas dependerão das circunstâncias: qual o espaço disponível, a quantidade de luz existente, etc.
Stela Vecchi

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O QUE É O BAGUÁ? - COMO APLICAR O BAGUÁ?

APRENDENDO APLICAR O "BAGUÁ"

Resultado de imagem para o que é O Ba-guá

O Baguá tem sua origem no I Ching que, além de um oráculo, é um empreendimento realizado por sábios chineses há milhares de anos, conhecido como O Livro das Mutações e escrito por Fu Hsi, figura mítica que representa a era da caça e da pesca e que teria descoberto as trigramas ao observar o casco de uma tartaruga e as marcas nele impressas.
As características de mudança e seus padrões de resultados são analisados neste livro utilizando um conjunto de oito trigramas. Cada trigrama consiste de três linhas. Uma linha é continua e a outra quebrada. A linha quebrada representa a força yin, o principio feminino e a linha contínua representa a força yang, o principio masculino, que, combinadas, representam simbolicamente as forças que atuam na natureza e as leis que regem o universo.
Octógono baguá, constituído pelos oito trigramas básicas que representam as áreas da vida humana e relacionam-se com os cinco elementos.
O baguá deve ser alinhado à parede onde está a porta de entrada da casa. A área do trabalho deve ficar no meio da parede. A porta em si poderá estar no guá da espiritualidade, trabalho ou amigos. Encontrado este ponto, é só seguir a sequência dos guás.
Resultado de imagem para o que é O Ba-guá


O Ba-guá é um mapa para criarmos a harmonia em nossa casa ou local de trabalho.
Cada uma de suas oito direções favorece uma área de nossa vida.

Direções para o ...Hemisfério Sul:
■L = Família e Saúde;
■NE = Prosperidade;
■N = Sucesso;
■NO = Relacionamentos;
■O = Criatividade e Filhos Menores;
■SO = Proteção Espiritual, Amigos e Viagens;
■S = Trabalho e Missão de Vida;
■SE = Autoconhecimento e Evolução Espiritual.


Cada uma também corresponde a uma hora do dia e a uma fase das quatro estações do ano.

Nossa casa possui cada um desses lados e podemos criar através do Ba-guá uma sintonia com ela e a Natureza. Assim, recebemos suas vibrações benéficas e neutralizamos as nocivas favorecendo nossa saúde e nossa felicidade.
O resultado é uma residência mais aconchegante e que favorece a saúde, o amor, a harmonia e a evolução pessoal e familiar.

Ao lado um exemplo de aplicação do baguá:










Aqui, ele está aplicado na planta inteira, mas pode ser aplicado em cada cômodo individualmente e até mesmo numa mesa de trabalho.
Fontes de água – A água é símbolo de prosperidade, fartura e riqueza. Sempre em movimento ativa o aumento de prosperidade. Ideal para ser colocada na área do trabalho ou prosperidade.
Aquário – Usado também para atrair fortuna com oito peixinhos dourados e um preto. Sempre que um morrer deverá ser substituído.
Cristais – Fontes naturais de energia. Alguns exemplos: quartzo rosa é ótimo para ser colocado no quarto do casal para atrair amor; turmalina negra é ideal para ser colocada na sala para proteção contra energias negativas.
Prisma de água – Usado para energizar ambientes. Tem que ser utilizado com água e colocado numa janela que bata sol.
Flautas de bambu – Por ter uma força ascendente, são utilizadas para resolver os problemas de existência de vigas que são desfavoráveis. O ch’i entra e sai pela flauta, fazendo circular a energia pelo local. O bambu representa estabilidade, segurança e paz.
Plantas – São indispensáveis para renovar a energia dos ambientes. São as "aspirinas" do feng shui. As plantas trazem o bom "Ch'i" para dentro de casa desde que estejam saudáveis e vistosas
As áreas do Baguá e algumas maneiras de ativá-las:
Elemento: Água
Cor: Preto
Plantas: Frutíferas, d’água, lírio da paz
Objetos: Aquário, fontes, cristais, espelhos, livros relacionados com a carreira, gravuras ou objetos que retratem a profissão.
Resultado de imagem para o que é O Ba-guá
Aplicando o Baguá sob a planta do terreno devemos considerar suas respectivas áreas e os elementos que criam a harmonia na ativação. Cada área possui características distintas e podem ser ativadas da seguinte forma:

TRABALHO

Representa a Profissão, a cor negra ou azul escuro, o Elemento Água, as formas irregulares. Pode se utilizar objetos relacionados à profissão do dono da casa, assim como elementos ligados à água como fontes e cascatas em movimento, aquários contendo peixes como carpas ou Kings nas tonalidades vermelho e preto. Luminárias e sinos na cor preta e plantas também atraem um bom Ch´i.

ESPIRITUALIDADE

Representa a espiritualidade e também novos conhecimentos, a cor azul claro, o Elemento Terra, formas quadradas ou retangulares. Pintar paredes em azul não é aconselhável, já que o azul traz introspecção e solidão. A cor pode ser empregada na decoração. É favorável o uso de altares e tudo que simbolize a fé. Flores, incensos, estátuas de deuses diversos ou anjos também são utilizados nesta área. Objetos em cerâmica, pedras, cristais e plantas são benvindos.

FAMÍLIA

Representa a família, a cor verde, o Elemento Madeira, as formas ovais. Pode se utilizar móveis e objetos em madeira trazendo a sensação de estabilidade, assim como flores, árvores e plantas naturais ou artificiais. Quadros com paisagem, fotos ou objetos de família são ideais para essa área. Nunca utilizar fotos de pessoas falecidas.

PROSPERIDADE

Representa o financeiro, a riqueza material, a cor púrpura, o Elemento madeira, as formas ovais. Mini fontes com água em movimento assim com aquários com peixes simbolizam o dinheiro em movimento. Objetos com água devem sempre estar em movimento nesta região. Sapos Chineses da riqueza com moedas de I Ching e arroz cru são uma boa dica. Objetos dourados ou em ouro, Budha e Ganesha também aumentam o Ch´i nessa área.

SUCESSO

Representa a fama, a cor vermelha, o elemento fogo, as formas triangulares.  Em geral se utiliza a maior quantidade de objetos na cor vermelha, assim como paredes pintadas no mesmo tom. Objetos brilhantes e triangulares que refletem brilho, espelhos, cristais, velas em todos os formatos. Dragões ou animais de poder, estampas de animais, tapetes ou sofás em pele, fogões, churrasqueiras, lareiras.

RELACIONAMENTOS

Representa a união, o matrimônio, a cor rosa, o Elemento Terra, as formas quadradas ou retangulares.  Utilizar sempre objetos em números pares. Pode se pintar as paredes em rosa ou usar o máximo da cor em objetos, fotos do casal unido são benvindas. Evitar objetos e plantas pontiagudas, assim como espadas e facas (evitar o uso em áreas como Família e Amigos). Um símbolo perfeito é o uso do macho e fêmea da arvore da felicidade. Estampas florais remetem ao romance.  Pedras e cristais aumentam as boas vibrações da área.

CRIATIVIDADE

Representa os filhos e a criação, a cor branca, o Elemento Metal, as formas circulares. Pode se utilizar tudo em metal e também na cor branca. Cozinhas e banheiros são perfeitos para criatividade. O uso de aparelhos eletrônicos e objetos redondos são apropriados. Fotos de filhos, quadros, esculturas, móveis em ferro, aço e tudo relacionado a arte e criação.

AMIGOS

Representa os amigos e benfeitores, as viagens, a boa sorte, a cor cinza, o Elemento Metal, as formas circulares. Utilizar fotos de amigos em murais, bem como cartões postais. Objetos trazidos de viagens ou ganhos, assim como anjos, mestres ou seres iluminados. Móveis e objetos em metal ativam as boas energias do local.

SAÚDE


Representa a saúde e a vitalidade, indicando o coração da casa, de onde todas as outras áreas irão fluir. Deve ser sempre harmonizado, já que ativa todas as outras áreas. O uso da cor amarela, do Elemento Terra, das formas quadradas ou retangulares, plantas vivas, assim como cristais, tapetes, vasos em cerâmica ativam as energias da área.