terça-feira, 16 de janeiro de 2018

O PODER DA ORAÇÃO - Invocações para a Abundância

Invocações para a Abundância

 


Ó Grande Sol Central, derramai sobre todos os humanos a Infinita Abundância Divina, permitindo que todos os homens sejam supridos de suas necessidades materiais. Dá-lhes sempre muito dinheiro, alimento, moradia, roupas e trabalho para que possam cumprir seu plano divino, voltando a sua atenção para o espiritual. EU SOU a Chama do Grande Sol Central que desce sobre toda a Terra, inundando-a com a abundância infinita. EU SOU! EU SOU! EU SOU!

EU SOU a Lei Visível da Opulência Divina que para mim é atraída. EU SOU o poder de precipitar tudo aquilo que necessito para meu uso correto! EU SOU a Lei da Riqueza, da Abundância e da Prosperidade que regem minha vida e EU SOU merecedor de toda essa energia que se derrama sobre mim neste instante mesmo. Eu vos agradeço, Bem-Amado EU SOU!

EU SOU a manifestação de todo o dinheiro que necessito! EU SOU a Ressurreição e a Vida da manifestação visível em minhas mãos de tudo o que preciso para cumprir meu plano divino. EU SOU a porta aberta à infinita abundância que flui do Coração de Deus e eu compartilho dessa abundância com todos os meus irmãos. EU SOU! EU SOU! EU SOU!

Ó Deus Onipotente e Amoroso, dá-me todo o dinheiro de que necessito e faça com que eu sempre o empregue a Serviço da Luz e do Amor. Bem-Amado Saint Germain, tomai possessão das minhas finanças e dirigi-las sempre em prol do serviço a toda a Terra. Carregai cada nota e moeda com Vosso amor misericordioso e abençoai esta energia para que ele sempre seja utilizada na propagação da Luz. EU SOU, EU SOU, EU SOU.

DICAS TERAPÊUTICAS - TUDO SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS AFRODISÍACOS....

Óleos Essenciais Afrodisíacos


Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - TUDO SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS AFRODISÍACOS...


Perfumes, cheiros, aromas…. sabemos como podem mexer com as nossas emoções, trazendo a tona lembranças e sensação de bem-estar e prazer.
Com o Dia dos Namorados chegando, nada melhor do que estimular o olfato do seu amor com óleos essenciais afrodisíacos, que aumentam a libido e despertam a sensualidade. Você pode utilizá-los diluídos em óleos ou cremes para massagem, em banhos de imersão ou para aromatizar o ambiente.
Conheça abaixo os 7 óleos essenciais afrodisíacos:
Ylang-Ylang: seu aroma adocicado e forte não agrada a todos, mas é considerado um dos mais poderosos óleos essenciais afrodisíacos, já que desperta a sexualidade, estimulando às pessoas para o contato físico (excelente para os tímidos). Porém, o uso excessivo pode causar queda de pressão e o efeito será o contrário do esperado.
Cravo e/ou Canela: aromas quentes e estimulantes, renovam a sua energia. Devem ser bastante diluídos, pois podem provocar queimaduras se utilizados diretamente na pele.
Rosa e/ou Gerânio: favorecem a aproximação e o afeto. Agradam em cheio o olfato feminino, assim, abuse desses óleos essenciais se você quiser agradar a mulher de sua vida! Cleópatra, a mais famosa rainha do Egito Antigo, já se beneficiava dos poderes afrodisíacos da rosa.
Jasmim: muito utilizado para aumentar a sensação de confiança, otimismo e euforia. Aquece e relaxa o corpo. Famosos perfumes, como o Channel nº5, utilizam o óleo essencial do jasmim em sua composição.
Baunilha: o aroma quente e doce é reconfortante e estimula você a soltar a sua imaginação.

ESSÊNCIAS DO PRAZER:



Muitos óleos essenciais e chás são afrodisíacos em razão de suas propriedades hormonais. Óleos essenciais como a sálvia esclaréia, ylang-ylang, rosa e gerânio podem ser úteis neste sentido para as mulheres.

A sálvia esclaréia, por possuir em sua composição química alto teor (acima de 3%) de esclareol, pode ser empregada no tratamento de desordens menstruais pois equilibra as taxas de estrógenos da mulher.
Sabe-se que os animais e o homem utilizam-se de substâncias químicas conhecidas como feromônios, que são liberados no suor e são os principais fatores de atração sexual entre si.

Os feromônios são elementos-chave no relacionamento e podem, apesar de não serem percebidos conscientemente, determinar a escolha do parceiro. O efeito dos feromônios sobre as pessoas é tão forte que em experiências feitas com meninas internas em colégios de freiras e que manifestavam desarranjos menstruais, todas tiveram uma redução perceptível destes problemas ao passarem a estudar em colégios onde mantinham contato com meninos, ou seja o feromônio do sexo oposto.

Empresários norte-americanos, tendo como base este conhecimento, têm borrifado sobre lingeries, revistas e outros produtos femininos o feromônio masculino que, inconscientemente, atrai as mulheres e as faz gastarem mais com tais produtos. Certos óleos essenciais possuem compostos que imitam os feromônios, causando efeito semelhante sobre as pessoas. Alguns exemplos são o aipo (principalmentre planta), cominho (todos), ylang ylang I e completo, os jasmins e o benjoim do sião.

A região do hipotálamo no cérebro recebe um número considerável de neurônios olfativos e libera diversos hormônios que passam para a pituitária, induzindo-a a segregar por exemplo, os hormônios que governam e controlam os ciclos sexuais dos mamíferos. Isto permite se entender o efeito dos feromônios masculinos sobre o sexo oposto. Alguns óleos, como o Jasmim, são considerados estimulantes da pituitária, isso por seus compostos conseguirem atravessar o cérebro chegando até esta glândula. Não somente a pituitária é atingida, mas também o glândula pineal.

Chegando lá, muitos destes compostos ao serem metabolizados liberam oxigênio e causam um estímulo destas glândulas, o que faz com que elas produzam mais de alguns de seus hormônios como a serotonina. Muitos deste hormônios, como o exemplo da serotonina, terão efeito sobre a sensação de prazer do indivíduo, o que acaba facilitando o orgasmo. Mas o efeito não é somente num sentido afrodisíaco, na vida diária estes óleos podem ser utilizados também para tratar de distúrbios depressivos, falta de auto-confiança, apatia, etc.

É possível que alguns óleos que estimulam no inconsciente uma sensação de sensualidade podem ter este efeito associado a estímulos hormonais destas glândulas. Óleos como a canela e o cravo, que sempre foram tidos como afrodisíacos, agem na verdade como estimulantes da circulação e aquecedores. Esta sensação pode favorecer, aumentando o apetite sexual dos parceiros e a excitação, mas ainda não é o fator principal de estímulo, pois sem desejo (atração) a canela ou o cravo de nada adiantam. O princípio ativo na canela que age como estimulante é o aldeído cinâmico.

Certos óleos essenciais que trabalham a autoestima e a vaidade das pessoas, acabam agindo indiretamente como afrodisíacos. No passado, as grandes rainhas, a exemplo de Cleópatra, utilizavam largamente os aromas para manterem sua beleza e sentirem-se mais sensuais. Os óleos possuem propriedades úteis dentro da cosmética contra o acne, pele envelhecida e na diminuição de rugas, o que explica este seu efeito sobre a beleza pessoal. Se nos sentimos internamente satisfeitos com nossa aparência, este estado se refletirá externamente em nossa vida e com toda certeza interferirá sobre nossa parte sexual-afetiva. Óleos como a rosa, ylang ylang (flores na foto ao lado), sândalo e gerânio são bons neste caso.

Assim, podemos ver que os óleos essenciais agem como afrodisíacos de maneira indireta, atuando tanto quimicamente no organismo, quanto em nível psicológico sobre as pessoas. Suas diferentes formas de utilização neste sentido vão desde a inalação, a banhos e a massagem, sendo também úteis na forma de perfumes ou quando empregada a planta, na forma de chá.

Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - TUDO SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS AFRODISÍACOS...


Sugestões:

  • Para a mulher: Rosa, Gerânio, Ylang-ylang, Jasmins, Pau rosa, Cravo da Índia, Casca e Folha de Canela, Néroli, Íris (Orquídea), Folha de Mandarina, Gerânio.
  •  Para o homem: Noz-moscada, Patchouli, Casca e Folha de Canela, Cravo da índia, Jasmins, Vetiver, Cedro, Cominho, Aipo, Mace, Baunilha, Gengibre, Benjoim do Sião, Chocolate (Cacau) e Sândalo, Tabaco.

DICAS TERAPÊUTICAS - Como Ter Forças Depois do Fim de um Relacionamento

Todos nós já passamos por isto. O fim de um relacionamento é muito difícil e várias emoções nos atacam de forma violenta. É muito difícil ser forte no início e este é o momento em que você deve se permitir sofrer. Mas logo você começará a sentir o tempo curando as feridas e se sentirá melhor e mais forte do que nunca.

Parte1
Lidando com a dor

  1. 1
    Aceite que a dor é normal. Pesquisas científicas demonstram que a rejeição romântica afeta as mesmas áreas do cérebro ativadas pela dor física.[1] Dói quando terminamos um relacionamento com alguém e é completamente normal se sentir mal por causa disso.
    • Alguns psicólogos estimam que cerca de 98% da população já vivenciou alguma forma de amor não correspondido, seja uma paixão platônica ou um rompimento desagradável. Saber que você não está sozinho provavelmente não vai curar um coração partido, mas poderá fazer com que a dor seja mais fácil de suportar.[2]
  2. 2
    Coloque tudo para fora. Não finja estar bem. Negar ou minimizar as emoções — como quando você diz para si mesmo: "Eu estou bem", ou "Não é grande coisa" — só tornará as coisas piores a longo prazo. Você precisa processar o que está sentindo para conseguir superar o momento.[3]
    • Chore até não poder mais, se sentir vontade. O choro pode ser muito terapêutico quando estamos tristes. Ele pode reduzir os sentimentos de estresse, ansiedade e raiva. Portanto siga em frente, pegue alguns lencinhos e chore como uma criança, se isso o ajudar.[4]
    • Expresse as emoções através de atividades criativas, como arte ou música. Escreva uma canção sobre como você se sente ou toque uma música que o console. Faça um desenho retratando seu estado emocional. A única regra aqui é ficar longe de coisas muito tristes ou cheias de raiva (death metal, por exemplo). Elas podem acabar aumentando os sentimentos de raiva e tristeza.[5]
    • Pode ser muito tentador colocar a dor para fora gritando, berrando, socando ou quebrando coisas, mas evite o impulso se você puder. Estudos demonstram que o uso da violência para expressar a raiva, mesmo que direcionado a um objeto inanimado como um travesseiro, pode fazer você sentir ainda mais raiva.[6] Para expressar a raiva de forma saudável, tente conversar sobre seus sentimentos com você mesmo ou com alguma pessoa querida.[7]
    • Será mais fácil fazê-lo com um membro da família ou com um amigo em quem você confie. Encontre alguém cujo ombro você se sinta confortável para chorar e coloque tudo pra fora. Provavelmente, ela já chorou em seu ombro alguma vez. Agora, ela estará retornando o favor.
  3. 3
    Escreva sobre os sentimentos. Expressar como você está se sentindo, em vez de guardar os sentimentos dentro de si mesmo ou tentar ignorá-los, o ajudará a aceitar que está sofrendo neste momento, mas que não será sempre assim.[8] Escrever sobre os sentimentos de forma aberta e sincera poderá ajudá-lo a entendê-los.[9][10] O primeiro passo para lidar com a solidão pós-separação é passar por algum tempo de introspecção e reflexão.[11]
    • Reserve 20 minutos por dia, durante 3 dias, para se soltar e escrever sobre os pensamentos e sentimentos mais profundos a respeito do relacionamento. Reflita sobre a sua experiência enquanto estava no relacionamento, a forma como se sente após a separação, ou sobre quais são as suas preocupações agora que já não está em um.[12]
    • As razões mais comuns para terminar um relacionamento incluem a falta de independência, uma falta de abertura ou a ausência daquele sentimento de "magia".[13]
    • Ao escrever, não se preocupe com a gramática ou ortografia. Você está escrevendo para si mesmo, para expressar seus sentimentos e pensamentos.
  4. 4
    Analise o que você escrever. Escrever os sentimentos em um diário é o primeiro passo. O próximo passo é olhar para o que você escreveu e tentar descobrir por que está se sentindo assim. Analisar as emoções o ajudará a compreendê-las melhor e também poderá ajudá-lo a perceber eventuais distorções que possam ser injustas com você.[14]
    • Por exemplo, um medo muito comum após o fim de um relacionamento é o de sermos pessoas indesejáveis e até mesmo indignas de amor. Pode ser fácil sentir que você nunca mais encontrará alguém que o queira.[15] Esta é uma reação natural, mas você não deve se convencer de que ela é verdadeira. Tente procurar evidências de que muitas pessoas o amam, mesmo que a pessoa que você mais queria que o amasse não seja uma delas (ou não possa amá-lo da forma que você gostaria).
    • Procure declarações generalizadas, internas e irreversíveis em seu diário. Pesquisas demonstram que, após um rompimento, esses tipos de pensamento podem levar à depressão e fazer com que seja mais difícil seguir em frente.[16]
    • Por exemplo, uma descrição generalizada poderia ser algo como: "Este término vai arruinar minha vida". Você provavelmente se sente assim às vezes, mas isso não é tão verdadeiro quanto pode parecer. Tente reformular esse pensamento como uma declaração limitada: "Este rompimento dói agora, mas é apenas uma parte da minha vida".
    • Uma declaração interna é aquela em que você se acusa: "Isto é tudo culpa minha", ou “Se eu tivesse agido de forma diferente, nós não teríamos terminado”. Lembre-se de que os relacionamentos envolvem duas pessoas. As chances de algo ser 100% culpa de apenas uma pessoa são muito escassas. E, em geral, os términos ocorrem por causa de incompatibilidades, não porque uma pessoa é "ruim" ou está "errada". Tente falar algo assim para si mesmo: "Este relacionamento acabou não funcionando porque não éramos as pessoas certas um para o outro". As pessoas são diferentes e têm necessidades diferentes. Não há nada errado nisso.
    • Uma declaração irreversível é, como o nome diz, irreversível: "Eu nunca vou superar esta pessoa", ou “Eu nunca vou deixar de me sentir assim”. Lembre-se de que todos os sentimentos são temporários. As pessoas mudam. Os corações se curam. Tente dizer a si mesmo: "Eu estou sofrendo no momento e não há nada errado em fazê-lo, está tudo bem. O sofrimento não vai durar pra sempre”.
  5. 5
    Repita autoafirmações positivas. Os términos podem fazer um grande estrago na autoconfiança. Demonstrar um pouco de bondade diária a si mesmo poderá lembrá-lo de que você é uma pessoa incrível e que tem muito a oferecer para a pessoa certa. Na próxima vez que tiver pensamentos negativos sobre o término -— e você provavelmente terá, pelo menos por um tempo — desafie-os com uma destas afirmações benéficas:[17]
    • "Eu mereço amor e carinho, e existem pessoas que reconhecem tal fato".
    • "Eu estou chateado agora, mas isso não vai durar para sempre".
    • "Parte do meu sofrimento é causado pelos processos químicos do meu cérebro, sobre os quais não tenho controle".
    • "Meus pensamentos e sentimentos não são fatos".
    • "Eu me amo e me respeito".
  6. 6
    Liste suas qualidades positivas. Os rompimentos podem fazer você duvidar do seu respeito próprio. É importante lembrar-se de todas as coisas boas a seu respeito.[18]Estudos demonstram que as pessoas lidam melhor com a rejeição quando se lembram de que merecem ser amadas.[19] Faça uma lista de coisas incríveis e legais sobre si mesmo. Quando estiver se sentindo para baixo, pegue a lista e lembre-se de que você é uma pessoa extraordinária.
    • Pense nas coisas que pode fazer (especialmente se elas não envolverem a pessoa com quem você acabou de terminar). Você salta de paraquedas, pinta, compões canções, dança? Gosta de longas caminhadas ou de cozinhar pratos incríveis? Faça uma lista das suas habilidades e lembre-se de que você é forte e capaz.
    • Pense nas coisas que admira em si mesmo. Você tem um sorriso lindo? Um senso de moda incrível? Lembre-se de que você tem muito a oferecer — e que a única opinião que realmente importa é a sua.
    • Pense nas coisas positivas que os outros já falaram sobre você. Os amigos sempre dizem que você é uma pessoa encorajadora? Você está sempre animado nas festas? Você é uma pessoa bondosa que sempre cede o assento no metrô ou no ônibus? Lembre-se de que os outros também enxergam seu valor.
  7. 7
    Peça ajuda. Quando terminamos com alguém, é natural nos sentirmos isolados ou desconectados.[20] Entrar em contato com amigos e entes queridos vai ajudá-lo a lidar com esses sentimentos e lembrá-lo de que existe muito amor em sua vida.[21]
    • Converse com amigos. Compartilhe os sentimentos com eles. Pergunte sobre as experiências deles com finais de relacionamentos. Eles podem oferecer apoio e conselhos.[22]
    • Se os amigos oferecerem opiniões ou conselhos, tente ser receptivo e ouvir o que eles têm a dizer. Você não precisa segui-los, mas aceite que estão sendo oferecidos com boas intenções. Se após um tempo você notar que algumas pessoas estão relutantes em conversar sobre o rompimento, talvez você esteja falando demais sobre isso. Lembre-se de perguntar a seus amigos sobre a vida deles, também.
    • Às vezes, amigos e pessoas queridas podem ir longe demais. Eles podem tentar controlar as suas decisões ou "consertar" os problemas para você. Eles podem começar a falar mal do seu ex, o que nem sempre é o que você precisa. Se o apoio dos seus entes queridos estiver começando a ir além dos conselhos e das conversas úteis, demonstre gratidão pelo apoio e deixe eles saberem que você pode lidar com isso por conta própria. Por exemplo, se um amigo se oferecer para falar com seu ex, diga: "Eu agradeço de verdade que você queira me defender, mas eu posso lidar com o problema. Por favor, não o faça".

Parte2
Sendo forte

  1. 1
    Corte os vínculos com o ex. Se vocês terminaram, é provável que isso tenha acontecido por algum motivo. Não contatá-lo é um passo importante na cura de um rompimento.[23] Você pode sentir-se desesperado para falar com ele, especialmente no início, mas lembre-se das razões pelas quais vocês terminaram.[24] Seja forte e fique longe do telefone!
    • O amor romântico estimula a criação de dopamina no cérebro, fazendo com que você se sinta "recompensado" por essas emoções. Quando você termina um relacionamento, o cérebro tratará o término da mesma forma como trata a dependência de drogas. Não importa o quão difícil seja, não ceda à tentação ou você nunca se livrará dela.[25][26]
    • Não ligue ou envie mensagens para o ex. Se for preciso, apague o número dele dos seus contatos. Não envie e-mails ou mensagens em redes sociais.
    • O "cyberstalking" é uma realidade. Não veja o perfil dele no Facebook ou no Instagram. Você focará apenas nas fotos dele feliz e se divertindo e continuará buscando pistas e recordações, tornando a recuperação mais difícil.[27] Se necessário, bloqueie-o nas redes sociais para não cair na tentação.
    • Não poste atualizações vagas nas redes sociais com o intuito de chamar a atenção. Concentrar-se no passado evitará que você avance em direção ao futuro.
  2. 2
    Livre-se de lembranças. Guardar presentes valiosos do ex ou fotos de você dois o impede de recuperar-se e seguir em frente. Talvez você até perceba que a presença dessas coisas desencadeia sentimentos de tristeza, solidão ou raiva.[28]
    • Exclua as fotos dele nos seus perfis em redes sociais (ou, pelo menos, tire ele das fotos).
    • Resista ao impulso de fazer coisas que vocês costumavam fazer juntos, como ouvir "a música de vocês" ou visitar o restaurante favorito do casal. Essas coisas o manterão focado em um relacionamento que já não existe mais em vez de permitirem que você saia e crie novos relacionamentos (além de fortalecer os existentes).
    • As recordações nem sempre são desencadeadas por objetos. Até mesmo sons e cheiros podem desencadear uma memória ou emoção.[29] Se isso acontecer, não tente ignorar ou negar a situação. Reconheça o sentimento: "Ah, este cheiro me faz lembrar das nossas noites de pizza. Eu sinto falta delas". Em seguida, siga em frente.
    • Se você tiver coisas que pareçam muito boas para jogar fora, considere doá-las a uma loja de caridade ou a uma loja de usados. Você se livrará daquela camiseta/caneca de café/ursinho e ainda estará fazendo uma diferença positiva na vida de outra pessoa.
  3. 3
    Seja legal. É muito fácil furar os pneus do ex, arranhar seu carro ou jogar ovos na casa dele. Você também poderia espalhar rumores sobre ele e deixar a fofoca tomar vida própria, mas não faça nada disso. Esse comportamento só o manterá preso no passado, quando você deveria concentrar-se em seguir em frente e superar o término. Você pode até mesmo acabar perdendo alguns amigos.
    • Após um término, cerca de metade das pessoas admitem perseguir o ex de alguma forma, desde telefonemas indesejados até ameaças ou mesmo danos à propriedade. A cantora Carrie Underwood pode fazer isso soar como uma vingança divertida, mas esse tipo de comportamento apenas dificulta a recuperação pós-término.[30]
    • Além disso, perseguir alguém ou apresentar um comportamento destrutivo é ilegal. Esse ex vale uma passagem pela polícia? Provavelmente não.
  4. 4
    Evite tomar decisões precipitadas. Depois de um rompimento, é comum querer cortar ou tingir o cabelo, ou fazer uma tatuagem. Isso nos ajuda a sentir que estamos mudando nossas identidades e podemos ser uma pessoa totalmente nova, uma pessoa que não teve esse relacionamento. Lembre-se de que a química do cérebro está alterada durante o rompimento e é provável que sua capacidade de julgamento esteja abalada.[31]
    • Deixe algum tempo passar. Se depois de alguns meses você ainda quiser aquela tatuagem porque ela simboliza algo importante, siga em frente.
  5. 5
    Mantenha-se ocupado. A distração é apenas uma cura temporária, mas pode ajudar de verdade a tirar a dor da separação da mente.[32] Manter-se ocupado com coisas que você goste, especialmente se forem novas e emocionantes, vai ajudá-lo a perceber que a vida não acabou, no final das contas.
    • Leia aquela série de livros que você sempre quis ler mas nunca conseguiu. Participe de um clube do livro para poder falar sobre literatura com outras pessoas!
    • Matricule-se em uma aula, aprenda uma nova habilidade, adquira um novo passatempo. Aprender novas habilidades o lembrará de que você é capaz de crescer e se realizar.
    • Ligue para as pessoas com quem quer conversar faz meses e ainda não conversou. Lembre-se de que você está cercado de pessoas que o amam e o apoiam.
  6. 6
    Pratique atividades físicas. O exercício físico é uma boa forma de extravasar a frustração e a dor. Ele libera endorfinas, as substâncias químicas do cérebro responsáveis pelo sentimento de felicidade. O exercício físico moderado e regular também poderá ajudá-lo a combater a ansiedade e a depressão.[33] Faça 30 minutos de exercícios diários para começar bem.
    • Se você acha que não tem tempo para exercícios, pense de novo. Pesquise sobre os exercícios intervalados de alta intensidade, com os quais só é preciso malhar por períodos curtos de 15 minutos. Outra alternativa é fazer um pouco de exercício de manhã e mais um pouco à noite. Você não precisa fazer tudo de uma só vez.
    • Faça esforços menos perceptíveis, também, como estacionar o carro longe da entrada do seu destino final ou lavar o carro sozinho.
    • Só não encare o exercício físico como uma forma de "consertar" a si mesmo. Tal não é uma maneira saudável de abordar a atividade física e pode levar a distorções da imagem corporal e a outros problemas de saúde mental. Pratique exercícios porque eles são benéficos para o corpo e a mente, não porque você sente que "precisa" fazer isso se quiser ser atraente para as outras pessoas.

Parte3
Aprendendo a prosperar

  1. 1
    Divirta-se. Isso pode parecer quase impossível, especialmente se você ainda estiver sofrendo após um rompimento. No entanto, se divertir é um ótimo remédio para o cérebro. A diversão reduz os sentimentos de raiva e aumenta os sentimentos de positividade.[34] Portanto, saia com seus amigos. Veja um filme. Vá dançar na balada. Cante no karaokê. Faça as coisas que você gosta e se solte um pouco. Você se sentirá melhor.
    • Rir é realmente o melhor remédio. O riso libera endorfina no corpo, estimuladores de humor naturais. Ele também aumenta a capacidade do corpo em tolerar a dor.[35]
  2. 2
    Mime-se. A "terapia das compras" pode fazer bem, se for feita com sabedoria. Pesquisas demonstram que, quando você vai às compras após uma rejeição, tende a imaginar como essas compras se encaixam no seu novo estilo de vida. Comprar uma roupa que aumente a autoconfiança ou substituir um móvel do seu ex que não era do seu estilo poderá ajudá-lo a recuperar-se.[36]
    • Apenas lembre-se: não gaste para mascarar a dor. Também não abuse do cartão de crédito ou você acabará estressado quando as faturas chegarem. Permita-se apenas alguns mimos.
  3. 3
    Envolva-se com a comunidade. Tirar o foco de si mesmo pode ajudar a evitar a ruminação, aquele "disco quebrado" em que tudo o que você consegue pensar é em como as coisas vão mal.[37] Estudos comprovam que demonstrar bondade e compaixão para com os outros pode impulsionar o humor e criar um "efeito cascata" de compaixão nas pessoas ao seu redor. [38][39] Então, saia de casa. Torne-se um membro melhor de uma comunidade melhor.
    • O voluntariado é uma ótima forma de se envolver. Verifique com sua igreja, escola, ou com organizações de voluntários locais como você pode fazer a diferença.
    • Servir ou contribuir com outras pessoas também poderá fornecer um senso de propósito. Estudos têm mostrado que quando você faz contribuições para uma causa em que acredita — especialmente se fizer pessoalmente — sente que está fazendo a diferença no mundo.[40]
  4. 4
    Concentre-se em ser positivo. Só porque ele terminou o relacionamento ou não quer reatar não significa que você seja inútil. Há diversas outras pessoas que querem você por perto e estariam dispostas a tratá-lo ainda melhor do que seu ex o tratava. Encontre coisas que façam-no sorrir e dar risadasCerque-se de amigos e pessoas queridas. Você se sentirá melhor.
    • Afinal de contas, a felicidade gera sucesso.[41] Quanto mais feliz você estiver, mais vai cultivar positividade ao seu redor, alcançando coisas maiores e melhores.
    • Os seres humanos são muito suscetíveis ao "contágio emocional", ou seja, a absorverem os sentimentos e estados de espírito das outras pessoas. Se você se cercar de pessoas positivas, estará muito mais propenso a se sentir positivo também. Por outro lado, ao cercar-se de pessoas negativas e amarguradas, é provável que você também se sinta assim.[42]

Parte4
Seguindo em frente

  1. 1
    Perdoe e esqueça. Quando a fase inicial de dor e choque tiver passado, você se encontrará em um lugar onde poderá deixar essas coisas para lá e permanecer calmo. Ao perdoar o ex por tudo o que aconteceu, você poderá começar a esquecer. Está tudo bem, esse é o ciclo natural das coisas.[43] Lembre-se: perdoar é algo que você faz para si mesmo, não para os outros.[44][45]
    • Uma maneira de perdoar alguém é começar lembrando o que é que você deseja perdoar. Lembre-se de como ele o fez sentir. Analise os pensamentos sobre si mesmo e sobre o seu ex.[46]
    • Reflita sobre essa experiência. O que é possível aprender com ela? Talvez existam coisas que você faria de forma diferente. Talvez existam coisas que você gostaria que a outra pessoa fizesse de forma diferente. O que você tentará fazer no futuro? Como usará essa experiência para crescer?
    • Lembre-se de que o perdão não é uma desculpa para o mau comportamento. Perdoar alguém não significa que você deva se reconciliar com ela ou que esteja admitindo que ela estava "certa" em fazer o que fez. Perdoar significa abandonar o fardo da raiva. O perdão nos liberta.
    • Lembre-se de que não é possível controlar a forma como os outros agem. A única coisa que podemos controlar são nossas próprias ações e respostas.
    • Diga a si mesmo para perdoar os erros da outra pessoa e lembre-se de que pode levar algum tempo para sentir totalmente esse perdão — não há nada errado nisso.
  2. 2
    Reflita um pouco, então pense no futuro. Quando o fizer, é provável que você esteja revivendo o passado. Por que fazê-lo? Você não pode mudar o que aconteceu e isso não fará bem para o seu "eu futuro". E se você pensasse sobre o futuro? Isso certamente faria com que fosse muito mais fácil ter pensamentos positivos. Passe algum tempo refletindo sobre o que aprendeu com a situação e, em seguida, passe muito tempo planejando o futuro.[47]
    • Use esse tempo para considerar o que aprendeu com esse relacionamento que pode ser usado no futuro. O que você fará de forma diferente?[48] Liste o que saiu certo e errado. Em seguida, anote as características que gostaria de encontrar em um novo parceiro, que tipo de pessoa ele deve ser, quais atributos físicos, qualidades, e assim por diante.
    • Veja se consegue enxergar um padrão nos relacionamentos passados. Às vezes, as pessoas se apaixonam repetidamente por pessoas que simplesmente não são boas para elas. Isso pode acontecer por diversas razões diferentes, incluindo a forma como você interagiu com seus pais quando era pequeno.[49] Pense se você parece ter um "tipo" que simplesmente não funciona para você. Pense em como você poderá quebrar esse padrão prejudicial da próxima vez.
    • Trate isso como uma experiência de aprendizagem. Os términos machucam. Eles são uma droga, mas também podem torná-lo uma pessoa mais forte, confiante e compassiva se você permitir. Procure coisas que possa aprender sobre si mesmo e sobre suas necessidades. [50] What do you know about yourself now that you didn’t before?[51]
  3. 3
    Descubra quem você é de verdade. Muitas vezes, em um relacionamento sério, nós acabamos nos tornando metade da outra pessoa em vez de uma versão completa e original de nós mesmos. É por isso que os rompimentos são tão difíceis. Mas agora você está livre e pode encontrar-se novamente. Você poderá passar o tempo fazendo o que ama, sem se sentir impedido pelas opiniões ou restrições de outra pessoa. Tome algum tempo para descobrir o que você valoriza e o que você quer ser.[52]
    • Durante o relacionamento, provavelmente fez concessões. Agora é a hora de nãofazer concessões e de ouvir a si mesmo. Peça anchovas na pizza se é assim que você gosta dela. Durma até tarde nos fins de semana se o seu ex gostava de acordar cedo e sempre tinha planos para o dia. Use as roupas que ele não gostava. Pendure os quadros ou pôsteres que ele não apreciava. Ouça as músicas que ele não gostava. Todas essas são formas de se recuperar, de reconstruir o sentimento de autonomia como um indivíduo independente e não como a metade de um casal.
    • O que caiu no esquecimento quando a relação começou? Uma amizade? Um passatempo? Quantas horas você retirou de outra parte da sua vida para focar nessa pessoa? Pense nas coisas das quais você abriu mão. Elas ainda estão lá esperando por você? É provável que sim.
  4. 4
    Saia da zona de conforto. É fácil ficar dentro das nossas zonas de conforto, porque, oras, elas são confortáveis. No entanto, é difícil prosperar sem encarar desafios.[53]Use essa oportunidade para tentar novas coisas e correr riscos que você não correria normalmente.
    • O conforto em excesso mata a motivação. Como você provavelmente já está se sentindo um pouco desconfortável após a separação, use essa incerteza para o seu benefício! Use-a para transformar as áreas da vida que precisem de um pouco de atenção.[54]
    • Aprender a sair da zona de conforto também tem outros benefícios. Por exemplo, assumir riscos (razoáveis e controlados) faz com que seja mais fácil aceitar que a vulnerabilidade e o inesperado são apenas fatos da vida. Quando aceitamos isso, é muito mais fácil lidar com a próxima coisa inesperada que surge no caminho.[55]
    • Isso não significa que você deva começar a praticar esportes radicais sem treinamento ou decidir se mudar para um país estrangeiro sem qualquer conhecimento da cultura ou da língua local. Comece com desafios menores e vá aumentando-os aos poucos.[56]
    • Pense nisso como uma liberdade muito merecida. Você pode estudar, viver em outro lugar ou, finalmente, adotar aquele gatinho que tanto queria. Você pode passar as noites de sexta-feira naquele curso de artes que sempre quis fazer. Se você sempre sonhou em fazer alguma coisa, agora é a hora.
  5. 5
    Dê tempo ao tempo. Você está com o coração partido agora, mas não estará com o coração partido no futuro. Pode parecer clichê, mas é um clichê por um bom motivo — o tempo realmente cura as feridas. Você precisa de tempo para obter uma perspectiva sobre as coisas. Embora nesse momento possa ser desconfortável pensar naquela pessoa como uma memória, no futuro ela poderá ser uma memória pela qual você tem muito carinho e fica feliz por ter vivido. As pessoas não desaparecem automaticamente, portanto, não seja duro consigo mesmo se o processo de luto estiver tomando tempo demais. Isso é natural. Mas tenha fé que ele terminará.[57]
    • Na verdade, quando isso acontecer, você nem vai perceber. Você acordará um dia e perceberá que não havia pensado naquela pessoa há semanas. Acontece lentamente e de forma sutil. Então, quando você pensar que nada está acontecendo, pronto, seu luto acabou. É sempre assim.

Dicas

  • Crie uma lista de músicas que o inspirem. Inclua canções que façam-no sentir-se forte e confiante! Quando você começar a se sentir perdido ou sozinho, toque essa lista para recuperar o foco.
  • Lembre-se de aproveitar a vida. É bom seguir em frente e aceitar quem você é como pessoa. Use essa oportunidade para passar ainda mais tempo com as pessoas que realmente importam: sua família e o amigos mais próximos.
  • Não fique remoendo o passado e aproveite a vida ao máximo.
  • Deite-se e relaxe! Ouça uma música agradável para distrair a mente.
  • Se você sentir um forte desejo de mudar a aparência, lembre-se de usar materiais que não sejam permanentes, como tinturas de cabelo que desbotam gradualmente após algumas semanas ou talvez até mesmo alguns apliques com cores brilhantes.
  • Mantenha-se ocupado. Cercar-se de amigos é a forma mais benéfica de distrair-se e de escolher bem com quem você conversa a respeito dessa situação. Você não deve satisfações para todas as pessoas do mundo sobre como ou por que o término aconteceu. Ser seletivo na hora de compartilhar sua vulnerabilidade o beneficiará: você não precisa agradar a todos.
  • Nunca se apegue ao passado e deixe que ele arruíne o futuro. Tente deixar as coisas que o deixam infeliz, triste e sem foco para lá e esqueça delas.
  • Continuar "apenas amigos" é um grande erro. Aceitar que o relacionamento acabou é o primeiro passo depois de um término e sem essa compreensão será difícil seguir em frente. É hora de viver um momento de renovação, não de ficar esperando por uma reconciliação. Claro, existe uma pequena chance de que vocês reatem, mas até mesmo os manuais mais inteligentes sobre como "recuperar um ex" começam com um primeiro passo simples: afaste-se. Essa pausa deve ser longa e durar de 1 a 2 anos. Não é emocionalmente seguro retomar a amizade até você ter parado completamente de nutrir quaisquer sentimentos românticos pelo seu ex-parceiro — até que se sinta feliz por ele estar namorando outra pessoa.