quinta-feira, 21 de abril de 2016

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Harmonizar corpo e mente através do equilíbrio do sistema nervoso

conheça a terapia da sofrologia


Você conhece a sofrologia?Etimologicamente, sofrologia significa: estudo da harmonia da consciência humana.Essa terapia  foi desenvolvida pelo médico e investigador colombiano Lozano Alfonso Caycedo, no ano de 1960. É uma ciência médica estuda como estimular as forças responsáveis pela harmonia biológica do ser humano através da consciência.
sofrologia  Sendo fruto da psiquiatria moderna e da fenomenologia existencial, na prática a sofrologia liga de forma única procedimentos orientais e ocidentais. Nós podemos procurar por alternativa ao estresse diário, como nadar, jogar, fazer esportes, essas são ótimas soluções, mas nem sempre acessíveis no dia a dia quando precisamos delas. É nesse momento em que a sofrologia pode ser usada , a harmonia normal do indivíduo, equilíbrio do corpo, da mente e da consciência.

A missão da sofrologia


Os objetivos da terapia da sofrologia são tão simples como os seus princípios, leis e técnicas. A sofrologia tem como missão nos ensinar  a recorrer a nós mesmos, logo é algo que podemos fazer em qualquer lugar e momento, sempre que precisamos de melhores condições para resolver os motivos dos nossos estresses. O  método é ensinar a pessoa a conhecer, ativar e tomar consciência das capacidades que cada um tem  em si mesmo. Mostrando o quão poderoso são nossas sensações, sentimentos, mente e pensamento.
À medida em que o praticante da sofrologia vai conhecendo as suas técnicas, é possível observar que suas técnicas são aplicadas quase que de forma intuitiva, sem com que isso tire delas todo o benefício possível.
E quais são as possibilidades atingidas com a pratica da sofrologia? A pessoa que for se beneficiar da prática da sofrologia, deve em primeiro lugar aprender a acalmar o corpo e a mente, assim ela irá enfrentar de um modo menos desgastante as preocupações, as angústias, as ansiedades, os medos e as falsas incapacidades. E enfim começar á a compreender melhor as irritações do dia a dia e a aprender a superar elas de maneira menos estressante e destrutiva para o seu corpo e mente.
sofrologia  A sofrologia geralmente quando utilizada, previne as manifestações das chamadas doenças da civilização (estresse) e permite enfrentar com segurança certas fases da vida, tais como:
adolescência
A preparação para o parto na saúde materno-infantil
A preparação para exames com diminuição da ansiedade e reforço da memória
A preparação da terceira idade
Na área da pedagogia (diminuição do insucesso escolar)
Preparação para cirurgia (menor ansiedade e maior autossegurança)
Menos tempo de recuperação no pós-operatório
Aplicação especial no campo desportivo – especificamente na altacompetição
Podemos tratar a sofrologia como o yoga para os ocidentais. Entrando em contato com a prática da sofrologia o indivíduo toma consciência do próprio corpo, das suas sensações, das suas tensões corporais e mentais, das suas emoções e pensamentos, procurando cultivar uma consciência mais harmoniosa.
A prática da sofrologia procura uma disposição mental que torne o indivíduo menos receptivo ao estresse e às agressões quotidianas, sejam elas físicas ou psíquicas, se tornando mais resistentes a doenças ligadas ao cansaço mental e físico .
A sofrologia pode ser praticada em sessões individuais ou em pequenos grupos, mas sempre sob a direção de um sofrólogo devidamente qualificado.


EQUILÍBRIO E HARMONIA - VOCÊ VIBRA O QUE VOCÊ "É" O QUE VOCÊ ESTA VIBRANDO SEXUALMENTE?

SEXUALIDADE. VULGARIZA-LA NÃO. MAS TRATA-LA COM RESPEITO A PARTIR DO PRÓPRIO AUTO RESPEITO

















Qual atitude interior que devemos ter para desenvolvermos nossa sexualidade de forma saudável? É imenso o número de pessoas que tem medo de revelar ou assumir a sua própria sexualidade, o que é nos dias atuais, o principal motivo dos conflitos sexuais. Há muita gente ainda que não sabe conviver de forma equilibrada com as suas próprias emoções, passando a vida inteira sofrendo sem procurar ajuda. Noções de moral e ética foram apresentadas durante séculos como severas leis que condenavam aqueles que ousaram viver fora dos costumes sociais de forma intensa. Na adolescência, quando os desejos começam a florescer, as informações não são esclarecidas, com a desculpa de que é muito cedo para tocar no assunto, pois a grande maioria dos pais ainda não se sente à vontade para conversar com os filhos, e com isso ele acabam absorvendo informações com os seus colegas ou na internet, o que não é nada saudável.

 O Vulgar E O Não Vulgar
















Incentivar o conhecimento do corpo e expor os seus ensinamentos não é vulgarizar a sexualidade. A vulgarização é essa exploração sexual que estamos acostumados a presenciar nos meios de comunicação, e com total clareza pela internet, o que jamais poderá mostrar o que nós realmente precisamos entender sobre o assunto de maneira sadia. 

Bênção Divina.


A sexualidade não é um produto, um órgão, um sinal somente de procriação, nem tampouco uma sensação puramente física, mas é uma força, uma energia, uma bênção divina do sagrado masculino e feminino, um caminho para o progresso espiritual, e nos foi dado pela divindade não para ser realizada por instinto, ou vontade, e sim para a consumação de sentimentos de amor e bem-querer pela pessoa amada. Imaginar a sexualidade como apenas uma necessidade biológica, embora também o seja, mas pensar que é somente isso nos aproximamos doa animais e rejeita os mais importantes conhecimentos sobre o tema. Quando os instintos predominam sobre os sentimentos, as consequências serão traumas que mais cedo ou mais tarde aparecerão, o que possibilitará o desvio de conduta, como os crimes sexuais.

Amor E Respeito. 













É importante trabalhar a sexualidade da mesma maneira que trabalhamos os nossos sentimentos, pois esta energia deve ser considerada como uma manifestação de Amor, Respeito e Força Divina.


Equilíbrio.













Quando não há equilíbrio entre sentimentos e sensações, corpo e mente, instinto e razão, corremos o risco de cometermos excessos como o sexo desregrado, sem controle, pois quando permitimos que os desejos grosseiros fiquem acima da suavidade de um gesto de amor, perdemos o controle da situação.


Rumo À Perfeição 




O nosso corpo é uma bênção divina. Devemos amá-lo, cuidá-lo e respeitá-lo, e a sexualidade faz parte deste processo, pois devemos vivê-la com equilíbrio com uma única pessoa, ou seja, aquela que realmente amarmos, o que é fundamental para o aperfeiçoamento do nosso ser. Devemos ter serenidade dentre de nós para fornecer essa força com total estabilidade, e não por interesses unicamente materiais, mas para fortalecer nossa alma através dos sentimentos sublimes, pois esta energia foi criada para este objetivo.

O Ser Humano É Aprendiz De Suas Próprias Emoções.



A sexualidade pode permanecer adormecida ou aflorar de forma devastadora, prejudicando o nosso caminho evolutivo. As qualidades morais bem definidas e equilibradas, o controle, o conhecimento do corpo, das sensações e dos vícios da carne eliminam o aumento dos abusos, dos erros e da ignorância sobre os seus próprios valores.

Importante.
É necessário que acompanhemos o desenvolvimento sexual desde os primeiros anos de vida, educando e ajudando o novo ser a entender melhor o seu corpo, suas energias e sentimentos de maneira saudável. Precisamos uns dos outros em todas as etapas da vida, bem como de esclarecimentos, reconhecendo que a sexualidade significa muito mais do que uma relação sexual. 

Não Julgue As Pessoas.


O casamento sempre foi muito importante na nossa sociedade, com toda a certeza, pois é de fundamental importância para a formação e organização familiar. Entretanto algumas pessoas usam atitudes preconceituosas para julgar o comportamento sexual do seu semelhante. Acreditam ter razões morais e entendimentos para excluí-lo, ironizá-lo, desmoralizá-lo e condená-lo.  Quem somos nós para perturbarmos a paz de casais que não fazem parte da tradição de nossa sociedade, ou seja, que não são casados, mas que vivem com harmonia, respeito, equilíbrio e amor? Ou que são adeptos de um estilo de vida diferente do nosso? Não quero desvalorizar o casamento, pois já afirmei que este é de fundamental importância para a evolução humana. Mas quem somos nós para julgarmos e condenarmos alguém?

Sexualidade Saudável

Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Sexo Faz Bem Para Corpo e Mente

O que realmente interessa para desenvolver a sexualidade de uma forma sadia é amor, respeito, conhecimento, confiança, equilíbrio, cumplicidade e crescimento em conjunto, desejando o bem da pessoa amada em todos os momentos. Alcançado esse patamar com cumplicidade e harmonia interior e conjugal, é só correr para abraço. Mas as formas de procura competem somente a cada um e ao casal.