quinta-feira, 21 de abril de 2016

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Harmonizar corpo e mente através do equilíbrio do sistema nervoso

conheça a terapia da sofrologia


Você conhece a sofrologia?Etimologicamente, sofrologia significa: estudo da harmonia da consciência humana.Essa terapia  foi desenvolvida pelo médico e investigador colombiano Lozano Alfonso Caycedo, no ano de 1960. É uma ciência médica estuda como estimular as forças responsáveis pela harmonia biológica do ser humano através da consciência.
sofrologia  Sendo fruto da psiquiatria moderna e da fenomenologia existencial, na prática a sofrologia liga de forma única procedimentos orientais e ocidentais. Nós podemos procurar por alternativa ao estresse diário, como nadar, jogar, fazer esportes, essas são ótimas soluções, mas nem sempre acessíveis no dia a dia quando precisamos delas. É nesse momento em que a sofrologia pode ser usada , a harmonia normal do indivíduo, equilíbrio do corpo, da mente e da consciência.

A missão da sofrologia


Os objetivos da terapia da sofrologia são tão simples como os seus princípios, leis e técnicas. A sofrologia tem como missão nos ensinar  a recorrer a nós mesmos, logo é algo que podemos fazer em qualquer lugar e momento, sempre que precisamos de melhores condições para resolver os motivos dos nossos estresses. O  método é ensinar a pessoa a conhecer, ativar e tomar consciência das capacidades que cada um tem  em si mesmo. Mostrando o quão poderoso são nossas sensações, sentimentos, mente e pensamento.
À medida em que o praticante da sofrologia vai conhecendo as suas técnicas, é possível observar que suas técnicas são aplicadas quase que de forma intuitiva, sem com que isso tire delas todo o benefício possível.
E quais são as possibilidades atingidas com a pratica da sofrologia? A pessoa que for se beneficiar da prática da sofrologia, deve em primeiro lugar aprender a acalmar o corpo e a mente, assim ela irá enfrentar de um modo menos desgastante as preocupações, as angústias, as ansiedades, os medos e as falsas incapacidades. E enfim começar á a compreender melhor as irritações do dia a dia e a aprender a superar elas de maneira menos estressante e destrutiva para o seu corpo e mente.
sofrologia  A sofrologia geralmente quando utilizada, previne as manifestações das chamadas doenças da civilização (estresse) e permite enfrentar com segurança certas fases da vida, tais como:
adolescência
A preparação para o parto na saúde materno-infantil
A preparação para exames com diminuição da ansiedade e reforço da memória
A preparação da terceira idade
Na área da pedagogia (diminuição do insucesso escolar)
Preparação para cirurgia (menor ansiedade e maior autossegurança)
Menos tempo de recuperação no pós-operatório
Aplicação especial no campo desportivo – especificamente na altacompetição
Podemos tratar a sofrologia como o yoga para os ocidentais. Entrando em contato com a prática da sofrologia o indivíduo toma consciência do próprio corpo, das suas sensações, das suas tensões corporais e mentais, das suas emoções e pensamentos, procurando cultivar uma consciência mais harmoniosa.
A prática da sofrologia procura uma disposição mental que torne o indivíduo menos receptivo ao estresse e às agressões quotidianas, sejam elas físicas ou psíquicas, se tornando mais resistentes a doenças ligadas ao cansaço mental e físico .
A sofrologia pode ser praticada em sessões individuais ou em pequenos grupos, mas sempre sob a direção de um sofrólogo devidamente qualificado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário