sexta-feira, 24 de agosto de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O significado de algumas frutas na cultura cigana

O significado de algumas frutas na cultura cigana

Resultado de imagem para O significado de algumas frutas na cultura cigana

Você sabia que as frutas apresentam significados valiosos na cultura cigana? Eis algumas delas para você conhecer:
Amêndoas e Castanhas
No Ano Novo, as amêndoas são colocadas na carteira para atrair dinheiro e as castanhas para garantir vigor sexual.
Amora e Framboesa
Significam paixões arrebatadoras. As folhas são usadas sobre o corpo da mulher para que ela tenha bom parto. As duas frutas são usadas em poções afrodisíacas.
Cereja
São usadas em festas de noivados, pois significam amor. Em banhos, é usada para atrair um parceiro. Os ciganos afirmam que cerejas são diuréticas e calmantes.
Damasco
Fruta afrodisíaca. Sua cor traz vitalidade, fortalecendo a energia sexual.
Maçã
Usada em todos rituais ciganos, simboliza o amor e a paixão.
Peras
São usadas muitas vezes junto com as maçãs. Os Persas acreditavam que seu sabor perdurava até depois da morte. A pera está ligada à imortalidade e à boa saúde.
Melancia
Muito presente na decoração das festas, ela significa prosperidade, pelo grande número de sementes e fertilidade pela cor vermelha de seu interior.
Morango
Mais uma fruta para ritual do amor. A cor e o sabor dão energia para conquistar o amor. O chá e as poções com morango são para curar desilusões amorosas.
Uvas
Se um cigano lhe der um cacho de uvas rosadas doce é porque ele quer uma aproximação. Para eles, uva e amizade andam sempre juntas.
Figo
Estimulante sexual (aberto, o figo se assemelha ao órgão genital feminino). Usado também como remédio para depressão, ansiedade e falta de memória.
Romã
Fruta empregada em chás e essências para atrair dinheiro e felicidade. Em banhos ou talismãs, garantia de fertilidade.
Melão
Significa prosperidade e um casamento rico pela frente.
Legal este conhecimento, não é mesmo?
Márcia Fernandes

DICAS TERAPÊUTICAS - Alecrim e seus Milagres


PODEROSO ALECRIM

Resultado de imagem para Alecrim e seus Milagres


No vídeo de hoje, vou falar um pouco mais a respeito desta erva maravilhosa e milagrosa: o Alecrim.
Você sabia que o Alecrim é considerado “a erva sagrada da alegria”, segundo tradições e crenças religiosas?
É isso mesmo, pessoal! Esta poderosa erva purifica e consagra nosso organismo por meio de banhos e chás, sendo uma das ervas mais usadas na Umbanda e o orixá pertencente é Oxalá.
Ficou curioso? Deseja saber mais sobre o que esta encantadora erva pode nos proporcionar em nosso dia a dia?
Agora é com você! Confira as dicas do vídeo e fique por dentro de todos os milagres que o Alecrim pode sim nos oferecer!!!
Desejo fé, paz espiritual e muita prosperidade a todos!
Beijos,
Márcia Fernandes


Chá e Banho com a erva Alecrim
  1. Chá de Alecrim para despertar alegria
Ingredientes:
– 2 litros de água.
– um punhado de alecrim (aproximadamente 50 gramas da erva) >> “erva sagrada da alegria”, promove saúde, clareza mental, proporciona iluminação espiritual, prosperidade infinita.
Como fazer
Prepare um maravilhoso chá de alecrim. Deixe amornar (temperatura ambiente). Após o banho higiênico, banhe-se de pescoço para baixo. Durma com o banho. Você também poderá tomar o chá de alecrim. É mil!
Quando fazer
Terças-feiras.
 Resultado de imagem para Alecrim e seus Milagres
  1. Banho de Alecrim para trazer seu amor verdadeiro
Ingredientes:
– 2 litros de água.
– um punhado de alecrim (aproximadamente 50 gramas da erva) >> “erva sagrada da alegria”, promove saúde e clareza mental, proporciona iluminação espiritual, prosperidade infinita.
– pétalas de uma rosa branca (representa pureza, conexão com o EU interior, purifica os sentimentos negativos, proteção contra energias ruins, acalma a alma, estimula o perdão e atrai a energia do amor).
Como fazer
Prepare um maravilhoso chá de Alecrim. Deixe amornar. Em seguida, acrescente as pétalas de uma rosa branca macerando-as bem dentro do chá. Na sequência, banhe-se do pescoço para baixo após o banho higiênico. Durma com o banho. Esta dica é mil para quem deseja encontrar um verdadeiro amor para sua vida!
Quando fazer
Sextas-feiras.
** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O Espírito Santo - CONHECENDO UM POUCO MAIS...

O Espírito Santo

 
A figura superior representa a INDIVIDUALIZADA PRESENÇA ONIPOTENTE DE DEUS – A Presença Eletrônica – que paira sobre vós, em volta de vós e em volta de cada criatura humana sobre a Terra. É Deus – INDIVIDUALIZADO – O UNO, enviado por Deus Pai no princípio – e vem a ser A FONTE e origem de vossas vidas – vosso verdadeiro Ser! A figura mais abaixo representa o corpo físico; ele é vivificado pelo caudal de Luz e Força da Grande Presença Divina que flui através do ponto vertical, o assim chamado "cordão de prata" que penetra pela cabeça. No fim deste caudal de vida repousa uma pequena imagem da Grande Presença Divina. 
Esta Presença Divina em vossos corações é que o faz bater, que produz e vos dá o poder do pensamento, que vos possibilita andar e peregrinar pela vida. Quando esta Presença Divina se retira, o corpo jaz no estado que tem o nome de morte. Esta "miniatura" divina está envolta pela maravilhosa Chama Trina do Amor divino, Sabedoria e Poder. O nome desta Grande Presença Divina é: "EU SOU". (Deus falou com Moisés, Exodus, 3.13/14).

As palavras "EU SOU" são as maiores palavras criadoras da vida e as que a seguirem se manifestarão em vosso mundo. A estas duas palavras, quando pronunciadas, deveriam sempre acompanhar um pensamento e um sentimento construtivos. Uma afirmação como, por exemplo: "EU SOU" MINHA PERFEITA SAÚDE – forma uma taça ou molde daquilo que pedis. Se em vossas vidas preparastes suficientes qualidades construtivas, as que vós aspirais, vossa taça tornar-se-á "repleta" e vós tereis sua manifestação. 

Como Deus vos dá o livre-arbítrio, vós determinareis se em vossas vidas deveis cultivar qualidades construtivas ou destrutivas. Toda vida e toda força que carregais com pensamentos, sentimentos, palavras ou ação imperfeitos tornar-se-ão opressões da criação humana (o que na Bíblia é determinado como "pecado"). 
Essa força envolve como aura vossa forma física até ser transformada pelo Fogo Sagrado.
 A Chama Violeta, que chameja a figura mais abaixo, representa o Instrumento Divino usado pelo Mestre Ascensionado Saint Germain, por meio do qual todos poderão transformar sem dor seus erros do passado. Todas as qualidades construtivas que trouxestes à vossa vida farão parte do grande tesouro do bem e da perfeição – é o que representa o círculo de cores da Grande Presença "EU SOU" que também é chamado de: CORPO CAUSAL. Nesse corpo estão acumulados os tesouros, no céu, que jamais enferrujam, nem se extraviam ou se decompõem. 
Através de constantes apelos ao vosso MANTO DE LUZ BRANCA ele vos envolve e vos protege dos pensamentos e sentimentos que vagueiam na atmosfera da Terra.
Os RAIOS LUMINOSOS representam a Luz e o Amor de vossa Grande Presença "EU SOU" que se irradiam por meio de vossos apelos para abençoar e dar impulso à Vida.
Contemplai essa Grande Presença "EU SOU" que vos envolve e pensai sobre sua delicada imagem em vossos corações. Senti: Eu sou o "EU SOU" – mantende isso constantemente ante vossos olhos: A perfeição divina está à espera de que vós mesmos possais atraí-la ao vosso mundo – através do Poder Divino que existe em vossos corações.

APELOS
APELO À PROTEÇÃO DO MANTO DE LUZ BRANCA
EU SOU – EU SOU – EU SOU a Vitoriosa Presença do Onipotente Deus que agora me envolve no meu chamejante e brilhante MANTO DE LUZ BRANCA, mantendo-me invisível e invulnerável a toda criação humana – agora e para sempre! (Visualizai isto em volta de vós)
FOGO VIOLETA
EU SOU (três vezes) a Vitoriosa Presença do Onipotente Deus que chameja o FOGO VIOLETA DO AMOR PELA LIBERDADE através de cada partícula de meu ser e em meu mundo. Selai-me num pilar de Fogo Sagrado e TRANSFORMAI, TRANSFORMAI, TRANSFORMAI na Pureza, Liberdade e Perfeição todas as criações humanas existentes em mim e em minha volta, bem como as que são enviadas contra meu ser.
PODEROSO MANDAMENTO DE JESUS:
"EU SOU" a ressurreição e a vida de minha perfeita saúde! "EU SOU" a ressurreição e a vida de minha ilimitada força e vigor! "EU SOU" a ressurreição e a vida de minha abundância em dinheiro e de todas as coisa boas! "EU SOU" a ressurreição e a vida de minha realização do Plano Divino!

Portanto, queridos discípulos, procurai, diariamente, concentrar vossa atenção na Presença "EU SOU" em vossos corações. Senti e vede-vos cheios de LUZ. Então, de pé, pronunciai esses apelos e mandamento.

O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO DE LIMPEZA CÓSMICA

ORAÇÃO DE LIMPEZA CÓSMICA


Resultado de imagem para O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO DE LIMPEZA CÓSMICA
Invocamos toda Hierarquia Planetária e Cósmica para nos ajudar a implementar esta meditação para a minha pessoa, agora.

Peço um alinhamento axiatonal Cósmico e Planetário.

Peço ao Arcanjo Miguel que estabeleça uma Cúpula Dourada de Proteção para este local agora.

Peço a Vywamus e aos Arcanjos que tragam suas mãos douradas em forma de rede, para limpar toda e qualquer energia negativa no campo energético meu.

Peço que Melquisedeque, o Mahatma e Metatron ancorem uma Rede de Platina purificando o campo energético meu de uma forma ainda mais profunda.

Peço que o Senhor Arcturo e os Arcturianos ancorem sua "Máquina do Prana" em mim.

Visualizar esta Máquina do Prana como um tipo de ventilador que é ancorado no plexo solar, e sopra e limpa toda energia indesejada para fora do sistema do corpo etérico.

Visualizar a Máquina do Prana sendo retirada de seu campo, pelo Senhor Arcturo e os Amados Arcturianos.

Invoco agora Kutumi, os Sete Chohans, Senhor Maitreya, Allah Gobi, Senhor Buda e os Mestres Cósmicos para ancorarem o Programa de Remoção da Matriz do Medo.

Isto é um trabalho de Luz entrelaçada, que é ancorado no sistema de quatro corpos, e realça qualquer energia negativa ou bloqueio no seu campo energético.

Começo pedindo que toda programação de medo e bloqueios sejam removidos para que eu atinja minha ascensão no nível mais alto possível.

Visualizar estas programações de medo, como raízes negras entrelaçadas no meu campo energético, sendo removidas pelos Mestres através do meu chakra coronário por um tipo de aspirador.

Por favor, Hierarquia Planetária e Cósmica, removam agora do sistema de quatro corpos todo pensamento de separação.

Por favor, removam agora do sistema de quatro corpos toda programação de julgamento.

Por favor, removam do sistema de quatro corpos toda ausência de perdão.

Sentir estes aspectos negativos sendo extraídos do campo energético através do chakra da coroa como ervas daninhas que são arrancadas de um lindo jardim.

Por favor, Hierarquia Planetária e Cósmica, removam toda impaciência e raiva negativa.

Por favor, removam todo egoísmo, auto-centramento e narcisismo.

Por favor, removam do sistema de quatro corpos quaisquer formas-pensamento negativas, sentimentos e emoções negativas, e/ou arquétipos desequilibrados.

Por favor, removam todo pensamento de superioridade e inferioridade criados pelo ego negativo.

Por favor, removam todos os aspectos de culpa e de vergonha da consciência, criados pelo ego negativo.

Por favor, removam de forma geral toda programação do ego negativo e toda programação baseada no medo.

Por favor, limpem e removam todos os implantes extraterrestres e elementais negativos.

Invoco a limpeza e remoção de todas as entidades astrais indesejadas.

Peço a Melquisedeque, ao Mahatma e a Metatron que façam uma Aspiração Cósmica Viral, para remover e arrancar qualquer virose clínica ou sub-clínica existentes no meu campo energético.

Por favor, também removam e extraíam toda bactéria negativa ,com o Programa Cósmico de aspiração de bactéria.

Peço aos Arcanjos e aos Elohins, que removam toda energia de doença dos veículos físico, etérico, astral e mental.

Invoco os Anjos de Cura dos Planos superiores para curar, reparar, e costurar qualquer irritação, mancha, e/ou vazamentos na minha aura.

Invoco Melquisedeque, o Mahatma, Metatron, Arcanjo Miguel e os Arcanjos, para removerem todos os fragmentos anímicos inapropriados.

Também peço que todos os fragmentos anímicos que me pertence e estão no Universo, me sejam devolvidos de acordo com a Ordem Divina.

Invoco a Equipe de Cura Etérica e peço que o corpo etérico seja reparado agora e trazido de volta para sua Perfeita Matriz Monádica.

Peço que o corpo da Perfeita Matriz Monádica Divina e/ou o Corpo Mayavarupa seja ancorado agora, para que seja usado, deste momento em diante, para acelerar a cura e o crescimento espiritual em todos os níveis, pelo resto desta encarnação.

Peço uma completa limpeza e purificação de minha linhagem genética e linhagem ancestral.

Peço ao Senhor Arcturo que traga o Cilindro de Ouro para remover e aspirar toda e qualquer energia negativa remanescente no meu campo energético.

Peço uma limpeza e purificação de todas as vidas passadas e futuras.

Invoco uma limpeza e purificação de todo o karma.

Peço agora a maior purificação possível do meu karma.
Invoco Melquisedeque, o Mahatma e Metatron, para ancorarem o Fogo Cósmico do tamanho da cabeça de um palito de fósforo, para gentilmente queimar todo detrito astral, mental, etérico, e nuvens cinzentas do meu campo energético.

Peço a Melquisedeque, o Mahatma, Metatron, Arcanjo Miguel, aos Arcanjos , aos Conselhos de Elohim e a Deus, o maior Processo de Purificação que o Mundo jamais conheceu.

Peço a Última Limpeza e Purificação Cósmica, de volta ao nosso convênio original com Deus, na nossa "Criação Espiritual Original".

Ficar em silêncio por alguns minutos para receber esta Benção e Graça.

Peço a todos os Mestres Planetários e Cósmicos reunidos aqui, uma chuva de Luz do "Amor Essencial" e de atributos "Crísticos/Búdicos e de Melquisedeque," para preencherem o lugar de tudo que foi removido e purificado, com a graça de Deus e da Hierarquia Planetária e Cósmica.

Invoco o Arcanjo Sandalfon, Pan e a Mãe Terra para me ajudar a integrar e ancorar novamente em meu corpo físico.

Invoco os Anjos de Cura dos Planos Superiores para equilibrar de forma perfeita meus chakras e sistema de corpos.
 

DICAS TERAPÊUTICOS - Cinesiologia

Aprenda a fazer movimentos que acalmam e curam

Ao estimular o bom fluxo de energia, a cinesiologia dissipa a tensão, colaborando para uma expressão relaxada, reflexo do bem-estar que vem de dentro

cinesiologia-aprenda-a-fazer

Há muitas maneiras de manter o equilíbrio. Algumas estão ao alcance das mãos, como os exercícios a seguir, elaborados com todo o cuidado e técnica pela cinesiologia aplicada– processo terapêutico natural e com enfoque holístico que utiliza o movimento do corpo para desbloquear nós de energia vital e revitalizar corpo e mente.

Na prática, são movimentos muito simples de executar. Um leve tamborilar dos dedos nos chamados pontos reflexo espalhados pelo corpo ajuda a liberar tensões e toxinas decorrentes de sobrecargas produzidas pelo estresse. “Em 1933, o médico americano Frank Chapmann descobriu que existiam nódulos associados ao sistema linfático.Mais tarde, em 1960, o dr. George Goodheart decifrou que esses pontos linfáticos, quando pressionados, ativavam o funcionamento do tônus muscular. Ele verificou que omesmo acontecia quando os pontos reflexos do conjunto de nódulos ligados ao sistema vascular eram estimulados com toques suaves”, diz a terapeuta holística e professora de ioga Marta Ricoy, de São Paulo. “Assim, com foco nos pontos neurolinfáticos e neurovasculares, muitas técnicas foram desenvolvidas com a finalidade de harmonizar e restaurar o equilíbrio energético em diferentes níveis: estrutural, químico e emocional”, explica.
Esses pontos também estão associados aos meridianos, linhas energéticas que percorrem o corpo segundo a acupuntura. “A ativação deles por meio de automassagemtraz profundo bem-estar. E um resultado indireto desse equilíbrio interno é o semblante relaxado”, diz Eunice Barrak Ermel, acupunturista especializada em cinesiologia, de São Paulo. O melhor é que esse fluxo de energia saudável proporcionado pelos toques sutis é fácil de ser incorporado no dia a dia, como provou a dramaturga e jornalista Silvia Gomez, editora da revista CASA CLAUDIA, convidada para ser modelo desta reportagem. “Parar por um momento e fazer essa sequência me deu uma sensação boa, relaxante. É muito fácil decorar a sequência e repeti- la depois”, diz Silvia, casada e com um filho de 4 anos

DICAS TERAPÊUTICAS - Chá e Medicina Chinesa

Um banho refresca o corpo, um chá refresca a mente – Provérbio Oriental
cha medicina chinesa
A utilização de folhas de Camelia Sinensis na Medicina Tradicional Chinesa tem vindo há séculos a comprovar os benefícios para a saúde e a promoção da longevidade dos seres humano.
A lenda mais comum na cultura do chá conta que um dia, o imperador da China Shennong, (2737 AC – 2697 AC) –  cujos feitos são inúmeros na área da medicina e da agricultura – ao ferver água, ele incentivava este costume para sua purificação, caiu no sono e sem perceber algumas folhas de uma árvore que estava próxima haviam caído na sua água. Ao acordar, experimentou a infusão que lhe revelou possuir muitos benefícios, assim foi descoberta a planta do chá.
Com tamanha ligação ao mundo das plantas, o imperador Shennong era um grande investigador de plantas com finalidades medicinais. É dito que ele conseguia provar, por dia, mais de 70 tipos e discernir as suas propriedades e efeitos tóxicos.
Shennong Ben Cao Jing (Divine Farmer’s Materia Medica) é o nome da obra que reúne os seus estudos e inclui 365 substâncias – entre plantas, minerais e animais – foi escrita e atualizada por outros após a sua morte. As informações que esta obra contém foram baseadas no conhecimento passado por tradição oral e que foram atualizadas conforme a prática clínica de inúmeros médicos na China.
Estudos modernos e prática empirica
Existem inúmeras alegações de saúde feitas por estudos científicos mais recentes, desde propriedades fantásticas na queima de gorduras localizadas, propriedades anti-cancro devido ao número elevado de antioxidantes presentes nas suas folhas.
A propriedades mais mágicas como refrescar a mente, despertar os sentidos ou aclarar a visão.
Apesar de haver séculos de tradição do consumo de chá nas suas 5 variedades mais comuns:
branco,
verde,
preto,
oolong,
pu-erh
Existem muito poucos estudos que cheguem a um consenso dos reais benefícios e contra-indicações de beber chá.
Cada pessoa deve sim, fazer o seu estudo e chegar às suas próprias conclusões sobre que tipo e que quantidade de chá deve beber todos os dias para a sua saúde.
Cafeína ou teína
O chá contém teína, também conhecida por cafeína do chá. Uma chávena de chá tem cerca de 40 a 50 mg de teína enquanto uma dose equivalente de café contém 70 a 130 mg de cafeína. Apesar da má reputação desta substância, vários investigadores têm vindo a verificar que o consumo inferior a 300 mg por dia não tem efeitos adversos na maioria da população adulta.
Alguns estudos sugerem mesmo que quantidades moderadas de cafeína ou teína podem aumentar a capacidade de concentração do cérebro.Benefícios do CHÁ
Segundo Giovanni Maciocia, famoso autor de Medicina Tradicional Chinesa o chá:
1. Acalma a Mente;
2. Desperta os sentidos e aumenta a inteligência;
3. Faz com que o corpo pareça mais leve;
4. Clareia os olhos;
5. Elimina toxinas;
6. Beneficia o Cérebro dos jovens, adultos e séniores;
7. Diminui a irritabilidade;
8. Elimina estagnações, move o Qi e Sangue;
9. Elimina o mau hálito;
Enfim,
já bebeu a sua caneca de chá hoje?

DICAS TERAPÊUTICAS - O PODER dos Cogumelos Shiitake

Cogumelos Shiitake - o Tónico da Imortalidade
 shiitake1
O Cogumelo Shiitake (Lentinula edodes) é um dos favoritos da cozinha asiática, cogumelo rico com sabor a carne, cozinhado principalmente na China, Japão e Coreia consegue-se também encontrar facilmente nos supermercados portugueses. São grandes em tamanho e têm um sabor a terra que é típico de cogumelos selvagens. Shiitake fica bem em pratos de carne, sopas, guisados, molhos ou pode ser preparado como um acompanhamento à parte e também pode ser utilizado como um substituto para a carne. Pode ser assado, grelhado e conservado.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa:
  • Cogumelos Shiitake 冬菇 (dōng gū) | temperatura neutra | sabor doce
    Usado na Dietética e Fitoterapia Chinesa para tratar doenças respiratórias, problemas circulatórios, problemas do fígado, exaustão, fadiga e para tonificar a energia (Qi) e o Sangue (Xue).
O seu uso frequente ajuda o corpo a se livrar de quantidade excessiva de sal. O fungo é composto de polissacarídeo (lentinana), eritadenina, vitaminas D, B-2, B-12.  Contém uma substância que se chama Germânio. O Germânio ajuda o organismo a distribuir melhor o oxigénio pelas células e todos tecidos. Também ajuda o sistema imunitário a combater as toxinas ambientais, provenientes do ambiente (gases, radiações electromagnéticas, químicos..)
Aprender a preparar Cogumelos Shiitake vai lhe dar o básico para criar muitos pratos que utilizam este cogumelo com muitas propriedades.
Frescos ou Secos
Encontre os tipos de cogumelos melhores para cada refeição
shiitake2
Os Cogumelos Shiitake são porosos, o que atrai humidade . Para evitar que os cogumelos ganhem bolor, use um pano húmido e limpo para limpar os cogumelos frescos em vez de água corrente. Se está a usar secos/desidratados, lave com água antes de hidratar.
Como hidratar? Coloque 10 a 15 minutos numa taça com água quente. Amolecem e ficam mais agradáveis de sabor.
Shiitake são encontrados em duas formas: seco e fresco. Assim como qualquer produto, fresco é sempre preferível, mas se não conseguir tem sempre os secos (preferível utilizar em sopas ou molhos) que devido à maneira como é seco pode ter mais sabor do que os cogumelos frescos. Se a receita em que vai colocar os cogumelos não tem molho ou um caldo líquido então prefira os frescos, pois tem uma textura mais agradável.
Chapéus e caules

shiitake3

A maioria das receitas utiliza as tampas, ou chapéus do cogumelo Shiitake pela seu sabor especial. Se na receita não refere esse facto experimente das 2 maneiras, com os caules ou sem os caules -  esta parte mais dura do cogumelo contém muitas propriedades muito benéficas para a saúde para além de dar um sabor amadeirado ao preparo. Coloque-os na sua próxima receita com caules e veja a diferença. Os cogumelos por inteiro contém uma substância química que fornece a sensação umami (a quintescência dos sabores), um sabor muito rico e especial característico dos pratos asiáticos.
Absorve os líquidos

shiitake4

A natureza porosa dos cogumelos significa que eles conseguem absorver qualquer líquido, de igual modo conseguem libertar todo o seu sabor no caldo aquoso. Utilize isso a seu favor para aromatizar líquidos,refogados, molhos, caldos à base de vinho ou para dar sabor a uma sopa.
Demore o seu tempo para cozinhar Cogumelos Shiitake
shiitake5O sabor completo do Cogumelo Shiitake encontra-se em uma variedade de enzimas encontradas no seu corpo. Quando cozido muito rapidamente, estas enzimas não têm tempo suficiente para libertar o seu sabor máximo, de modo que apressar este processo estraga tudo. Dê-lhes mais tempo para cozinhar e sua boca vai ser recompensada com a experiência mais gratificante possível deste fungo.
Experimente e diga como correu.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - SHIVA E O YOGA

SHIVA E O YOGA
Resultado de imagem para shiva e o yoga

Shiva é um personagem único na tradição do hinduísmo. Ele anda nu pelas montanhas dos Himalaias ou apenas coberto com a pele de um tigre. Seu corpo está sempre coberto de cinzas, que se justificam como um lembrete de que tudo na vida se reveste da morte e da destruição. Uma espantosa serpente se enlaça ao redor de seu pescoço azulado, como emblema dos ciclos sem-fim e da eternidade, e os cabelos muito longos, enrolados em uma trança, mal conseguem represar a caudalosa corrente do rio Ganges que ali se oculta – emblemática imagem da força vital e da incessante marcha do tempo. Em sua fronte, sobre as sobrancelhas, apresenta o crescente lunar, como um adorno que representa a restauração da vida do deus Soma (a Lua).
De seus quatro braços, dois seguram objetos mágicos e dois exibem graciosos mudras (gestos energéticos) que removem o medo ou oferecem bênçãos. Os objetos mágicos mais frequentes são o pequeno tamborete damaru com o qual ele estabelece o ritmo da dança da natureza (tandava, a dança furiosa dos elementos); o poderoso tridente trishula (que, lançado à terra com um dos seus dentes, marcou o local de fundação da cidade de Varanasi – a cidade mais sagrada do hinduísmo shaiva); um machado chamado parashu (que ele depois ofereceu a Parashurama – o herói vaishnava); a lança pashupata com o qual ele é capaz de destruir todas as eras e todos os mundos (e que depois ele presenteou a Arjuna); e a maça khatvanga, adornada por um crânio humano. Seus três olhos enxergam tudo o que existe, o que já existiu e o que ainda não veio à existência. Um colar de crânios é às vezes exibido, o que dá a ele o apelido de Kapalin (ou seja, aquele que está relacionado com os crânios).
shiva-yoga-postura-asana-hinduismo-nosso-blog-imagem.jpg
Shiva é também um andarilho que caminha à noite sob as estrelas e aparece nos cemitérios e nas aldeias com o pênis escandalosamente ereto, despertando o desejo nas esposas celibatárias dos brahmanes da floresta. No entanto, é o personagem que tem a família mais estável entre os grandes deuses do panteão hindu. Sua esposa Parvati e seus filhos Ganesha e Karttikeya são um modelo de dedicação à família (kulam), razão pela qual as tradições preservadas pelas famílias mais místicas (o Tantra) acabaram por incorporá-lo como patrono de suas artes. De fato, ele se tornou o patrono das artes em geral e da dança teatral em particular – de onde vem sua representação clássica como o Rei dos Dançarinos (Nataraja).
Shiva é um personagem no qual as contradições são aceitas como um fato inevitável e os problemas são transformados em solução. É por meio das contradições que se explica a dinâmica da criação da vida, pela união perfeita dos opostos bem como pela utilização heurística dos paradoxos para resolver todos os impasses que atormentam o indivíduo dentro de sua comunidade. Shiva cresceu rapidamente na imaginação popular ainda no período das Upanishads e se tornou um deus soberano, que, por ser asceta, propunha a perfeição como meta de vida. Sua doutrina popular básica é conhecida como Siddhanta (literalmente, doutrina) e se baseia principalmente nas crônicas dos Puranas – livros que detalham a história mítica do mundo.

SHIVA E O YOGA

Diz a tradição que Parvati convenceu Shiva a inventar o Yoga por compaixão. A vida é dura. A felicidade geralmente é esquiva. Nós adoecemos, ficamos velhos e morremos. Nós nos tornamos vítimas da ilusão de que isto é tudo o que existe. Ao compreender como é difícil manter a perspectiva, Parvati pediu a Shiva que inventasse um sistema que ajudasse as pessoas a lidar com o inevitável sofrimento inerente à vida de um ser humano, e ele fez isso. Portanto, ele é honrado como o primeiro professor de Yoga, e ela como a primeira aluna. Na condição de professor universal Dakshinamurti, ele se senta no monte Kailash, no ponto mais setentrional da Índia, de frente para o sul (dakshina, em sânscrito) olhando para baixo para o mundo inteiro, uma das mãos erguidas no gesto que significa: “Não tenho medo”.
Shiva é conhecido como o destruidor, na trindade indiana de Brahma (criador), Vishnu (preservador) e Shiva; mas o que ele destrói é a negatividade, a ilusão, as coisas que devem desaparecer para dar espaço às novas criações e a um nível mais elevado de consciência. A noção de Shiva destruindo e recriando o mundo em ciclos eternamente repetitivos reaparece na cosmologia do século XX com a teoria da relatividade de Einstein, e com a descoberta de que nossos corpos estão destruindo e renovando as próprias células de um modo contínuo; nós somos completamente transformados a cada sete anos.
Considera-se que Shiva inventou 84 asanas básicos para ajudar as pessoas a purificar o corpo e prepará-lo para a meditação. Esse tipo de Yoga é chamado de Hatha Yoga, que significa um Yoga que envolve energia e determinação, onde a disciplina física, nos prepara para a disciplina mental e espiritual da meditação, o Raja(régio) Yoga.

shiva-yoga-postura-asana-hinduismo-nosso-blog-asana-texto.jpg

Quem pratica Yoga sabe que esta prática envolve todo o ser. Não é possível separar, de maneira cirúrgica, a mente do corpo; o que se faz com o corpo afeta a mente, as emoções, os neurônios e a química do corpo. Mas ninguém diz: “Ah, consegui reduzir a acidez de meus gases sanguíneos!”, após uma prática satisfatória; em vez disso a pessoa dirá: “Puxa, eu me sinto ótimo!” Só nos é possível tomar consciência de nossa experiência, e a maioria de nós começa com uma consciência pouco apurada. Mas o que se faz no tapete de borracha para Yogaleva-se para a vida e vice-versa. Essa prática é como um espelho da vida. Se alguém estiver fazendo esforço excessivo e abusando, talvez faça o mesmo em outras áreas da vida. É possível conceber, através da prática, um meio de ser um pouco mais compassivo com as próprias deficiências  - e com as dos que estão à nossa volta... O Yoga tem a ver, em última análise, com relacionamentos: o relacionamento de espírito e matéria, corpo e alma, intenção e ação, professor e aluno. Somos tanto professor como aluno, em relação a nós mesmos e aos outros também.
Shiva personifica o Um, o ser humano cósmico com infinitas formas, mas uma só essência. Nas histórias, nós o vemos como amante, marido, desolado, guerreiro, homem de família, professor, intercessor pela comunidade, o contemplativo imóvel nas montanhas e o dançarino que se move eternamente nas chamas. Ele é livre para se envolver com todas as coisas, sem ficar limitado por nada. Essa liberdade é o fruto do Yoga.
 QUATRO ASANAS DE SHIVA
shiva-yoga-postura-asana-hinduismo-nosso-blog-postura-1

Shiva não é apenas o senhor da quietude e da contemplação, mas o senhor de tudo o que vive e se move. O Kena Upanishad pergunta o que faz o ouvido ouvir, os olhos verem, os membros se moverem e assim por diante; a resposta a qualquer dessas perguntas poderia ser: “Shiva”. O sábio do século VIII, Shankaracharya, que é às vezes considerado uma encarnação de Shiva, escreveu um lindo poema no qual a alma, passo a passo, passa através de todas as coisas que ela não é num sentido supremo, concluindo, a cada vez: “Eu sou a forma do êxtase, eu sou Shiva, eu sou Shiva”. Shiva, assim, identifica ou dá nome ao nosso nível mais profundo do ser. Podemos pensar na “realidade” como algo que muda constantemente, assume uma forma e depois outra, sempre em processo de transformação de um estado a outro, mesmo quando na superfície parece estar imóvel.
Observemos uma maçã ou uma pedra. Em ambas, as moléculas estão mudando, algumas coisas estão se quebrando e outras formando. No caso da maçã, em uma semana veremos que ela começa a apodrecer, que é uma maneira de mudar de forma, de modo que novas maçãs possam nascer a partir das sementes dela. No caso da pedra, a mudança pode não ser visível durante toda a nossa vida. O princípio que causa a mudança (a qual abrange tanto a morte e a decadência da maçã velha como as sementes que um dia produzirão novas maçãs), esse princípio é Shiva, o Senhor da Dança.
Nas estátuas de Nataraja, Shiva dança sozinho em um anel de fogo. Quando essa imagem tem quatro braços, uma das mãos segura o tambor, que significa tanto o ritmo do tempo como as batidas de nosso próprio coração; a outra gesticula em direção ao seu pé erguido. Uma terceira mão é erguida no abhaya mudra, que lembra o gesto moderno que significa “pare”, mas, nesse caso, significa “não tema”. A quarta está no modo de ensinamento. Um pé, geralmente o esquerdo, está esmagando uma pequena figura disforme, que representa a ação ignorante, ao passo que o outro se ergue, indicando a liberação.
Uma forma particularmente selvagem de sua dança é o tandava, um estilo de pisar, poderoso e muito enérgico, associado hoje em dia com a dança do sul da Índia, parecendo-se a uma forma oriental do flamenco. Algumas pessoas consideram que a dança viajou da Índia para a Espanha em caravanas ciganas. A história diz que a partir da fúria e da ira, Shiva criou o guerreiro Virabhadra quando a sua primeira esposa, Sati, foi morta, e dançou num frenesi de amor e dor com o cadáver dela em seus braços até que Vishnu cortou este em pedaços.
A postura de natarajasana requer força, grande flexibilidade e grande estabilidade. Ela ensina a permanecermos equilibrados mesmo no meio de intensa emoção e atividade, e nos faz lembrar que todos os atos de destruição são seguidos de ressurreição. Ela também nos desafia a reconhecer nossos limites.
 shiva-yoga-postura-asana-hinduismo-nosso-blog-asana-1

Incorporando a postura:
- Fique em pé em tadasana. Expirando, flexione um joelho e leve o pé para trás. Estenda o braço do mesmo lado para trás e agarre o pé ou tornozelo com a mão ou uma correia.
- Mova o cóccix em direção ao chão. Deixe cair o peso da perna dobrada a partir da pélvis, puxando o pé em direção à cabeça, estirando a coxa dianteira.
- Inspire e estenda o braço livre a partir do ombro.
- Expire, ainda segurando o pé, e leve o torso paralelo ao chão, estendendo um braço à frente, segurando o pé erguido com a outra mão.
Alternativas:
 - Levante o braço da frente acima da cabeça. Segure o pé erguido com a mão de trás, formando um arco nesse lado do corpo.
- Levante os dois braços acima da cabeça e agarre o pé erguido com ambas as mãos. Puxe as omoplatas para a frente, formando um arco para trás com a parte superior do peito, equilibrando o movimento para a frente do peito com o ímpeto para cima do pé de trás.
- Pratique com as costas voltadas para uma parede; quando erguer o pé de trás, repouse a canela na parede para obter equilíbrio.
- O torso nessas versões permanece ereto.
Sustentando a postura:
- Mantenha as solas dos pés apoiadas no chão; sinta a sua base. Permita que o movimento ascendente da postura se fundamente na firmeza da perna e pé eretos. Onde você sente as linhas de energia equilibrando uma à outra? Como está a sua respiração? Como é a sua expressão facial?  A sua postura parece mais uma dança de dor e raiva mantendo-se em face de grande tragédia e estresse, ou parece mais uma dança lúdica que explora seus limites? Onde percebe a sua respiração mais claramente nessa postura?
Soltando a postura:
- Desfaça-a delicadamente. Expirando, solte o pé e abaixe-o até o chão. Traga os braços um de cada lado. Permaneça em tadasana com conforto.

shiva-yoga-postura-asana-hinduismo-nosso-blog-postura-2

Um dos nomes mais queridos de Shiva é Chandrashekara (Aquele com a Lua em seu Cabelo). A lua crescente move-se como um ornamento em seu cabelo abundante e preso em cima, junto com o rio Ganges, com cobras e às vezes um crânio: às vezes essas coisas parecem bastante amontoadas. A lua, como a cobra, é um símbolo antigo de renascimento e regeneração. Ela representa a natureza passageira, embora cíclica, do tempo.
A cosmologia indiana é baseada no conceito de ciclos que surgem, desaparecem e se iniciam novamente. Isso ocorre num nível macrocósmico, onde um ciclo pode envolver milhares de anos, bem como o micronível humano e observável. Shiva encarna o ciclo cósmico; a lua representa o ciclo humano.
As criaturas restringidas pelas limitações da existência física estão presas pelo tempo. Shiva não está. Shiva representa a ausência de formas a partir da qual todas as formas surgem. Quando um ciclo termina, cósmico ou individual, seus elementos são reabsorvidos neles, apenas para serem reformados e recriados, como uma lua nova que se manifesta no céu noturno.
Este, em resumo, é o sentido da palavra sânscrita darshana: você vê Deus, ou uma imagem que representa o divino para você, e você é visto. Um poema infantil diz: “Eu vejo a lua, a lua me vê; Deus abençoa a lua e Deus abençoa a mim”. A Lua no céu e eu aqui na Terra existimos em relação um ao outro. A bênção chega com o reconhecimento da relação.
Como foi que a lua se prendeu no cabelo de Shiva? Foi um dos resultados da batida vigorosa do Oceano de Leite. Bem no início deste ciclo de tempo, os devas (anjos bons) e asuras (anjos rebeldes) uniram forças para bater o Oceano e Leite em busca de amrita, o néctar da imortalidade. O monte Meru serviu como o poste de bater e a serpente Vasuki, como a corda de bater. Vishnu, o Sustentador do Universo, assumiu a forma de uma tartaruga para manter a montanha no lugar em suas costas, e impedir que ela afundasse no mar. Todos os tipos de tesouro surgiram durante o batimento do oceano: Lakshmi, a Deusa da Riqueza, que se casou com Vishnu; Kamadhenu, a Vaca Realizadora dos Desejos; Chandra, a Lua; e, de maneira inesperada, uma névoa mortalmente venenosa surgiu, que queimava os olhos e pulmões de todos e ameaçava destruir toda a vida antes mesmo de amrita poder ser descoberta. Para salvar todos eles, Shiva inalou a névoa venenosa e a manteve na garganta para não engoli-la. Mas até mesmo o Senhor do Universo é afetado por suas ações; ele era forte o bastante para que o veneno não o matasse, mas este queimava a sua garganta de maneira terrível, manchando a pele, para sempre, de azul escuro. Por gratidão, e para refrescar a queimadura, a lua foi viver em seu cabelo.....var mais