sexta-feira, 24 de agosto de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - O PODER dos Cogumelos Shiitake

Cogumelos Shiitake - o Tónico da Imortalidade
 shiitake1
O Cogumelo Shiitake (Lentinula edodes) é um dos favoritos da cozinha asiática, cogumelo rico com sabor a carne, cozinhado principalmente na China, Japão e Coreia consegue-se também encontrar facilmente nos supermercados portugueses. São grandes em tamanho e têm um sabor a terra que é típico de cogumelos selvagens. Shiitake fica bem em pratos de carne, sopas, guisados, molhos ou pode ser preparado como um acompanhamento à parte e também pode ser utilizado como um substituto para a carne. Pode ser assado, grelhado e conservado.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa:
  • Cogumelos Shiitake 冬菇 (dōng gū) | temperatura neutra | sabor doce
    Usado na Dietética e Fitoterapia Chinesa para tratar doenças respiratórias, problemas circulatórios, problemas do fígado, exaustão, fadiga e para tonificar a energia (Qi) e o Sangue (Xue).
O seu uso frequente ajuda o corpo a se livrar de quantidade excessiva de sal. O fungo é composto de polissacarídeo (lentinana), eritadenina, vitaminas D, B-2, B-12.  Contém uma substância que se chama Germânio. O Germânio ajuda o organismo a distribuir melhor o oxigénio pelas células e todos tecidos. Também ajuda o sistema imunitário a combater as toxinas ambientais, provenientes do ambiente (gases, radiações electromagnéticas, químicos..)
Aprender a preparar Cogumelos Shiitake vai lhe dar o básico para criar muitos pratos que utilizam este cogumelo com muitas propriedades.
Frescos ou Secos
Encontre os tipos de cogumelos melhores para cada refeição
shiitake2
Os Cogumelos Shiitake são porosos, o que atrai humidade . Para evitar que os cogumelos ganhem bolor, use um pano húmido e limpo para limpar os cogumelos frescos em vez de água corrente. Se está a usar secos/desidratados, lave com água antes de hidratar.
Como hidratar? Coloque 10 a 15 minutos numa taça com água quente. Amolecem e ficam mais agradáveis de sabor.
Shiitake são encontrados em duas formas: seco e fresco. Assim como qualquer produto, fresco é sempre preferível, mas se não conseguir tem sempre os secos (preferível utilizar em sopas ou molhos) que devido à maneira como é seco pode ter mais sabor do que os cogumelos frescos. Se a receita em que vai colocar os cogumelos não tem molho ou um caldo líquido então prefira os frescos, pois tem uma textura mais agradável.
Chapéus e caules

shiitake3

A maioria das receitas utiliza as tampas, ou chapéus do cogumelo Shiitake pela seu sabor especial. Se na receita não refere esse facto experimente das 2 maneiras, com os caules ou sem os caules -  esta parte mais dura do cogumelo contém muitas propriedades muito benéficas para a saúde para além de dar um sabor amadeirado ao preparo. Coloque-os na sua próxima receita com caules e veja a diferença. Os cogumelos por inteiro contém uma substância química que fornece a sensação umami (a quintescência dos sabores), um sabor muito rico e especial característico dos pratos asiáticos.
Absorve os líquidos

shiitake4

A natureza porosa dos cogumelos significa que eles conseguem absorver qualquer líquido, de igual modo conseguem libertar todo o seu sabor no caldo aquoso. Utilize isso a seu favor para aromatizar líquidos,refogados, molhos, caldos à base de vinho ou para dar sabor a uma sopa.
Demore o seu tempo para cozinhar Cogumelos Shiitake
shiitake5O sabor completo do Cogumelo Shiitake encontra-se em uma variedade de enzimas encontradas no seu corpo. Quando cozido muito rapidamente, estas enzimas não têm tempo suficiente para libertar o seu sabor máximo, de modo que apressar este processo estraga tudo. Dê-lhes mais tempo para cozinhar e sua boca vai ser recompensada com a experiência mais gratificante possível deste fungo.
Experimente e diga como correu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário