quarta-feira, 26 de março de 2014

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Aplicações terapêuticas da música clássica : Musicoterapia

Aplicações terapêuticas da música clássica : Musicoterapia


O poder da música é terapêutico... a mesma nos remete à lembranças, imagens, sensações e recordações. Alimenta o corpo e a alma. O som da música, tem o poder de despertar o mais belo sentimento e acalmar.

Já descrevi, em post anterior, os inúmeros benefícios da musicoterapia. Hoje, falarei sobre as músicas clássicas mais conhecidas e suas aplicações

Para estimular afeto e harmonia
- Mozart - Concerto para piano número 2, K.467, andante.
- Bach - Ar, suíte, número 3.

Para estimular alegria e bem-estar
- Bach - concerto de Brandenburgo número 3 em lá maior, BWV-1048, allegro.
- Schubert - Quinteto em dó maior, D.667, Opus 114 ; temas e variações.

Para estimular amor e desejo
- Gaetano Donizetti - Andante sustenido para oboé e harpa em fá menor.
- Rodrigo - Concerto de Aranjuez para violão e orquestra, segundo movimento.

Para dissolver ansiedades
- Brahms - sinfonia número 1 em dó.
- Schubert- Opus 90, número 3, em sol maior, piano.

Para dissolver apatia e preguiça
-Beethoven - Opus 129, piano
- Haydn - Serenata, Opus 3, número 5, H3/17

Para dissolver cansaço físico ou mental
- Tchaikovsky - concerto número 1 e, si bemol menor.
- Vivaldi - as quatro estações, Opus 8 número 1 a 4 (inteira).

Para dissolver insônia
- Albinoni - adágio para orgão e violino
- Grieg - melodias para orquestra, Op.34, número 2.


Fonte de referência :
 Nei Naiff, Terapia Holística e Complementar, ed, Nova Era.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - DICAS TERPÊUTICAS - O poder Terapêutico das essências aromáticas

O poder Terapêutico das essências aromáticas



O emprego dos aromas é descrito por quase toda a civilização antiga na prática medicinal.

Aromaterapia é o nome empregado ao tratamento realizado com a aplicação dos óleos essenciais extraídos do reino vegetal. Encontra-se dividida em duas grandes áreas:

- Fisiológica : massagens,compressas, banhos,inalação, e aliada ao uso de cométicos.
- Psicológica:  tem o objetivo de harmonizar o indivíduo por intermédio dos efeitos emocionais causados pelos aromas

Os óleos essenciais são divididos em três categorias: os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.

Alguns exemplos:  

  1. Óleo de Camomila – refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão;
  2. Óleo de Cânfora – refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insônia;
  3. Óleo de Cedro – sedativo. Usado para angústia, bronquite e tosse;
  4. Óleo de Limão – refrescante e estimulante. Para problemas circulatórios, hipertensão e acne;
  5. Óleo de Eucalipto – libera a cabeça. Indicado para edemas e dores musculares;
  6. Óleo de Gerânio – refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais;
  7. Óleo de Jasmim – relaxante e calmante. Serve para tratar apatia e pele seca;
  8. Óleo de Manjerona – fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses;
  9. Óleo de Patchouli – relaxante. Indicado na depressão e pele seca.
  10. Óleo de Pimenta Cinza – estimulante. Usado em problemas digestivos, resfriados e diarréia;

EQUILÍBRIO E AHRMONIA - DICAS TERAPÊTICAS - Propriedades terapêuticas da Lavanda

Propriedades terapêuticas da Lavanda



Todos sabem que a lavanda, além de ter um aroma maravilhoso, serve também para acalmar, relaxar...

Na verdade a lavanda com seu aroma floral e refrescante possui muitas características que podem nos auxiliar.

Plano Físico:  sempre indicada para qualquer problema nervoso, dores em geral (TPM, dores de cabeça, de ouvido), problemas respiratórios,pressão alta, má digestão. A lavanda possui efeito analgésico, antifungicida, antodepressivo, antiviral, sedativo.
           PELE: um ótimo adstringente, ajuda a equilibrar a oleosidade, regenerador celular e combate a dermatite,acne, psoríase e picada de inseto.
          CABELO: ótimo tônico capilar. Bom para caspa e queda

Plano Emocional: tranquiliza e acalma a mente e o coração. Elimina o stress, a ansiedade e intolerância. Ajuda no combate da depressão e da insônia. O óleo de lavanda é útil para dissolver os bloqueios, angústias e traumas.

Plano Espiritual:  promove a purificação astral, restabelece a auto confiança e a renovação.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Harmonização de Ambientes com Cristais

Harmonização de Ambientes com Cristais

 


No plano físico os cristais é a coisa mais pura da energia e da luz, pois seus átomos estão em absoluta simetria e, graças à sua estrutura perfeita , são capazes de elevar a freqüência vibratória de quem se aproxima ou entra em contato com eles. Civilizações antigas como egípcios, hindus, gregos, os utilizava há milênios como adorno, objetos mágicos e instrumentos de cura e equilíbrio energético.

Se você deseja testar se funciona, ou se você acredita, uma oportunidade boa se deseja conhecer melhor os cristais é utilizá-los na harmonização de ambientes. Como são grandes condutores e amplificadores de energia, eles atuam de forma eficaz neutralizando as energias negativas e aumenta as positivas.

Os mais comuns e conhecidos são os cristais de quartzo incolor, podendo ser usado em qualquer situação, de preferência em forma de drusas, que são aglomerados em estado bruto, com várias pontas em uma base comum. O quartzo incolor vai estimular as esferas mais elevadas do nosso ser, para que estas possam, então, se integrar e se manifestar em nossas vidas. Se forem bem usadas essas energias, vão se refletir em nossos pensamentos sensações, palavras e ações diárias. É bom para ser colocado no principal espaço de convivência da casa, assim as relações se manterão em equilíbrio e harmônico.


Os coloridos possui características e campos de atuação bem definidos e podem ser colocados em ambientes específicos, de modo que se obtenha as vibrações que se deseja.


Na cozinha não deve faltar um cristal que ajuda na absorção das energias de cada alimento que se chama calcita laranja, e esse cristal também deve estar em outros locais em que seja feita as refeições.
Locais de estudos ou leitura e até em escritório, tenha um citrino e a pirita. No caso do citrino ele nos ajuda estimulando as capacidades mentais e traz concentração, segurança e poder pessoal. Já a pirita ela atrai a riquezas e prosperidade, nos ajuda a manter o foco em nossas metas e objetivos e a encontrar o caminho da realização pessoal.


Quarto o ideal para locais em que se faz repouso e até meditar é uma ametista, pois ela aguça nossa intuição, relaxa e acalma a mente. A ametista tem a capacidade de silenciar o turbilhão de pensamentos que nos inunda a consciência e, assim, nos permite atingir níveis mais profundos de compreensão e de paz interior. Se você busca aumentar a sua espiritualidade deve ter uma.


 

No quarto dos filhos você também pode usar quartzo azul e a água marinha, que vão ajudar a acalmar o excesso de energia e favorecer um sono tranqüilo. Já o quartzo rosa fica ótimo próximo à cama do casal. Sua energia suave e amorosa ajuda a amenizar qualquer tipo de conflito, ressentimento ou mágoas. Traz equilíbrio emocional e harmoniza os corações e as relações, e ainda ajuda ao casal ter compreensão.


Agora se deseja repelir e bloquear energias negativas e densas, seja em casa ou no trabalho, nada como uma turmalina negra. Esta pedra é um grande escudo protetor e tem a capacidade de elevar a vibração de tudo o que estiver ao seu redor. Ela pode ficar em qualquer lugar, mas a dica é deixe num canto logo atrás da porta da entrada, ou de outros ambientes, até um canto bem discreto.


O único cuidado que você precisa em relação aos cristais é lavá-los regularmente em água corrente para que mantenham o brilho e a vitalidade. Para energizá-los, basta colocá-los na terra, ou num vaso de plantas durante um ou dois dias, que logo estão recarregados, você irá perceber que muito fácil lidar e se tornará bem prazeroso.


Fonte: www.formosaportal.com.br/artigos


DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Panta Kléa e a Arte Talismânica

Panta Kléa e a Arte Talismânica





O QUE SÃO TALISMÃS E AMULETOS?
Talismãs e Amuletos - Objetos Sagrados.
TALISMÃS são objetos de proteção, imantados de força magnética, ao qual se atribui um poder sobrenatural de realização dos desejos do usuário. Muitas vezes aparentemente funcionais ou decorativas, como cálices (graal), adagas (wicca), esculturas, gravuras ou máscaras, estes objetos podem ser poderosos.
Já os AMULETOS são os objetos consagrados através da magia que devem ser usados junto ao corpo (anéis, correntes, medalhas). Imantados com uma força mágica de proteção para o usuário. O significado e poder místico estão ligados com sua forma e a simbologia gravada no mesmo.
E os PATUÁS são os objetos fabricados pela bruxa e ou pelo mago para proteção, prosperidade, harmonia e amor.
Dessa maneira o PANTA KLÉA é um poderoso talismã (Objeto de proteção) – Amuleto (Deve ser usado ao corpo) e um forte patuá (você fabrica a ordem mágica que ele vai potencializar).
Desde o princípio da humanidade o homem sente necessidade de captar as forças benéficas da natureza a seu favor.


O Panta Kléa faz isso, unindo em si varias áreas do conhecimento humano. Foi criado em 1989, por Elpidio Luiz de Paiva Azevedo e fabricado pela Zots desde então. 
O nome PANTA KLÉA significa: Panta: DEUSA INVOCADA PARA A PROTEÇÃO EM DIFÍCEIS JORNADAS. Klea: PRINCIPAL, ESSENCIAL. Logo, Panta Kléa, é um catalisador fluídico capaz de unir nosso Eu ao Universo. É o potencializador de suas intenções. Também encontramos a palavra Pantáculo, de origem grega é composta por pan-, que significa "tudo", e -kleo, que significa "honra", ou mesmo, "renome". Sendo este uma gravação em honra a algum deus nos tempos antigos, porém hoje temos inclusive os sigilos pessoais que podem ser considerados pantáculos, amplificando a energia do magista durante a execução de seus rituais.

  
Composição:
Ele tem um cristal que é ao mesmo tempo receptor de energias cósmicas e irradiador das energias que se transformam dentro do cilindro.
No corpo da Mãe Terra cada metal reflete uma força cósmica, cuja essência ele representa. O cilindro do Panta Kléa é feito de uma liga bimetálica, de nome Vênus-urânia. Porque é composta dos metais: cobre associado a Vênus e zinco a Urano. Essa liga tem as características: o cobre fornece uma energia que eleva o espírito e protege maternalmente, e o zinco age como condutor para a corrente criativa, que liga Céu e Terra, e também é um protetor do cobre. Os dois unidos dão proteção e comunicação para o que está contido no Panta Kléa. Na parte inferior há uma tampa com rosca que servirá para você introduzir no Panta Kléa sua "Intenção". Na confecção do Panta Kléa agem e somam-se diversas forças do Universo, que bem preparado beneficiam seu portador.
Um Panta Kléa contendo sua intenção torna-se uma peça exclusivamente sua. Com ele você acabará descobrindo muito de você e das forças do Universo.
Fonte: Tania Gori

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - UMA SÓ ALMA

UMA SÓ ALMA


Na verdade, somos uma só alma, tu e eu.
Nos mostramos e nos escondemos tu em mim, eu em ti.
Eis aqui o sentido profundo de minha relação contigo,
Porque não existe, entre tu e eu, nem eu, nem tu.

(RUMI)

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Formação dos Bloqueios nos Chakras

Formação dos Bloqueios nos Chakras



Os bloqueios energéticos são verdadeiros nós energéticos gerados por emoções negativas, fixam-se primeiramente, e com bastante intensidade, nos chakras, provocando "entupimentos", fazendo com que as energias não fluam, tirando-nos, assim, do estado de harmonia. Os chakras congestionados não podem irradiar energia de uma forma correcta, forçando-se a uma actividade exagerada para a manutenção das energias a níveis satisfatórios.
Através de diversas técnicas, entre elas o Reiki, pode-se dissolver essas estruturas emocionais negativas e nocivas.

Dissolução dos bloqueios com o Reiki

A acção da energia Reiki, pela frequência mais alta de vibração, dissolve bloqueios energéticos quando a energia terapêutica percorre os meridianos, canais eléctricos, nadis e chakras permitindo a libertação e harmonização dos chakras de maneira gradual e uniforme. Durante o processo de recepção e limpeza energética, as energias bloqueadas dissolvidas voltam à nossa mente consciente, fazendo com que retornemos à cena onde vivenciámos a situação desagradável que gerou tal bloqueio (ressentimento, mágoas, ciumes, raiva, etc.). Muitas vezes até doenças físicas que não tiveram o seu molde energético totalmente destruído podem manifestar-se como sintomas da dissolução. Durante esse período podemos ter a impressão de que a nossa situação piorou. Com a intensificação da aplicação da energia Reiki, tornaremos esse período menos traumático, lembrando-nos sempre que algumas libertações são mais lentas que outras. Com o tempo, libertamo-nos definitivamente dessas disfunções.

Johnny De'Carli

O PODER DOS MANTRAS - O mantra da felicidade : Loka Samasta

O mantra da felicidade : Loka Samasta

O mantra fala sobre a felicidade, e faz com que a gente reflita sobre isso : todos merecem a felicidade,  viver na sua plenitude, celebrar e simplesmente ser... cada um nasceu para ser feliz, portanto, vamos cumprir o nosso destino!

Loka Samasta Sukhino  Bhavantu  - Que todos os seres, de todos os mundos sejam felizes e bem aventurados

O efeito deste mantra poderoso é emanar um campo de vibrações positivas para a humanidade criando uma atmosfera de paz e felicidade.  SEJA FELIZ !



O PODER DOS MANTRAS - Shiva : Om Namah Shivaya - equilíbrio espiritual, tanto individual quanto coletivo

Shiva : Om Namah Shivaya



Conhecido como MAHADEVA, o supremo dos deuses, um dos três principais deuses do panteão hindu, SHIVA, é o deus da renovação. 
 
Às vezes ele é visto como NATARAJA – o deus das artes e das danças, o dançarino cósmico, bem como o senhor das artes marciais e o protetor dos animais. Numa de suas mãos ele carrega um pequeno tambor que anuncia a criação e noutra, o fogo da renovação. Sua mão estendida representa sua força superior, e o pé levantado simboliza a liberação. 
 
Ele dança sobre um demônio que representa a escuridão e o mal, estando assim, acima da ignorância e de todo mal, e em seu braço direito há uma serpente demonstrando que SHIVA domina todas as riquezas naturais. 
 
As lendas dizem que o rio Ganges nasce de sua cabeça. SHIVA é o controlador de toda a ira e é conhecido por sua imensa benevolência e misericórdia, concedendo-a a todos muito facilmente. 
 
Às vezes ele é encontrado num estado de meditação, demonstrando que é o deus da Yoga.

Dizem os orientais que SHIVA protege a casa dos seus seguidores de todos os tipos de males.

 Shiva Mantra - Om Namah Shivaya.
 
Ao vocalizar este mantra corretamente, obtém-se profundo equilíbrio espiritual, tanto individual quanto coletivo. E mais: mudam-se as ondas de vibrações locais e planetárias, visando a uma vida melhor e a um mundo mais sereno e harmonioso.



DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Ganesha - Removendo os obstáculos - Om Gam Ganapataye Namaha!

Ganesha - Removendo os obstáculos


Filho de Shiva e Parvati, é o Deus do conhecimento, aquele que remove os obstáculos das vidas material e espiritual. Tradicionalmente invocado no início das cerimônias e principalmente no início de qualquer empreendimento : um novo negócio, um novo casamento e um novo ano.

Por isso, o primeiro post do ano é dedicado a Ganesha, para que ele possa abençoar este ano, abrindo nossos caminhos, removendo todos os obstáculos e trazendo prosperidade.

Ganesha é o protetor de tudo o que possa ser considerado auspicioso. Sua cabeça de elefante indica sua capacidade intelectual e a firme dedicação ao estudo das Escrituras.
 
As grandes orelhas indicam que esse conhecimento é para ser escutado através de um Mestre. 

A tromba indica Sua capacidade discriminativa - Vivekashakti - porque com ela o elefante tanto colhe uma flor como derruba e carrega consigo uma árvore.
Sua grande barriga mostra sua capacidade prodigiosa de "digerir" as situações, sejam elas auspeciosas ou não. 

Com sua machadinha, decepa os apegos aos objetos dos sentidos e, com o laço, prende a atenção dos seus devotos na verdade.
O doce em Sua mão representa a satisfação e aplanitude advinda do caminho da disciplina e da Verdade. Aos seus pés há um ratinho. Mesmo sendo um animal muito voraz - "frequentemente rouba mais do que pode comer e estoca mais do que consegue levar" -, o rato contempla a Imensa Presença do Glorioso Senhor da Cabeça de Elefante. Esse rato é o ego e seus desejos. Ele não avança mais sobre os objetos ao seu redor porque adquiriu a visão de uma realidade mais elevada.

O mantra de Ganesha é Om Gam Ganapataye Namaha! (Saúdo o senhor Ganapati!) Ganapati é um dos nomes de Ganesha.

EQUILÍOBRIO E HARMONIA - AYURVÉDICA CONHECENDO UM POUCO MAIS... Massagem Abhyanga - faz bem para o corpo e alma

Massagem Abhyanga - faz bem para o corpo e alma


Anda cansado, desvitalizado , sem forças e muito estressado? Uma dica infalível é a maravilhosa massagem indiana Abhyanga.

Conhecida também como  Massagem Ayurvédica por ser uma das diversas massagens desta medicina.

Abhyanga significa, em sânscrito, untar, friccionar com óleo.A massagem é realizada com óleos medicinais em todo o corpo, estimulando a circulação sanguínea, sistema linfático e eliminando toxinas. A técnica produz a nutrição dos sete tecidos do corpo, tecidos estes que de acordo com a filosofia do Ayurveda são encontrados e nutridos através da estimulação dos pontos marmas.

Assim, a Massagem Abhyanga é uma técnica de massagem de acordo com os ensinamentos do Ayurveda, a medicina tradicional indiana e tem como principais benefícios:

- Remover a fadiga e o cansaço;
- Aumentar a circulação sanguínea;
- Melhorar a visão;
- Dar força e confiança;
- Induzir a um sono profundo e reparador;
- Melhorar a qualidade da pele e dos músculos;
- Nutrir os tecidos do corpo;
- Eliminar a rigidez das articulações;
- Abrir os canais de energia sutil;
- Recuperar a energia vital, ao desfazer os seus bloqueios;
- Ajudar a manter e recuperar a saúde e bem-estar.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - AYURVÉDICA CONHECENDO UM POUCO MAIS... Shirodhara - terapia ayurvédica do relaxamento

Shirodhara - terapia ayurvédica do relaxamento



Da combinação de Shiro (cabeça) e Dhara (fluxo contínuo), resultou o Shirodhara. Nascido na Índia há mais de 2000 anos, continua a ser uma das terapias mais profundas e relaxantes da Medicina Ayurvédica.

Este tratamento consiste num fluxo de óleo, contínuo sobre o Ajna chakra, testa e temporas, com movimentos lentos e precisos. É indicado para os três doshas da constituição humana (Vata, Pitta e Kapha), podendo ser praticado em todas as estações do ano.

Esta terapia permite-nos um relaxamento maravilhoso e libera emoções reprimidas.

O procedimento dura em média de 30 a 50 minutos,e , durante este tempo, a pessoa desfruta de momentos mágicos, que poderão passar por um estado de tranquilidade, de sono leve, profundo ou mesmo por um verdadeiro estado meditativo. Após uma única ou várias sessões, sentirá que algo mudou. A memória aclara, a concentração aumenta, a agitação da mente reduz, a ansiedade atenua e o corpo relaxa.

Todo o sistema é revitalizado. Dá-se uma verdadeira purificação e rejuvenescimento do corpo e mente.


Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.
 

O PODER DOS MANTRAS - OM GAM GANAPATAYE NAMAHA - o mantra que remove obstáculos

OM GAM GANAPATAYE NAMAHA - o mantra que remove obstáculos




Este mantra é um dos mais poderosos e conhecidos  no hinduismo . É uma invocação a Ganapati (outro nome de Ganesha) e serve para remover os obstáculos, tanto materiais , emocionais e espirituais. Este mantra atua muito rápido, vale a pena experimentar. 

Om Gam Ganapataye Namaha
 
“Om e saudações àquele que remove obstáculos do qual Gam é o som seminal.”


Segue vídeo com o mantra por Deva Premal. Caso tenha problemas com a visualização, basta clicar na caixa de vídeo e assistir diretamente no youtube.