segunda-feira, 13 de junho de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - SOBRE A PRESENÇA DIVINA "EU SOU" - QUEM É A PRESENÇA EU SOU? - COMO SE MANIFESTA A AÇÃO DO EU SOU?


SOBRE A PRESENÇA DIVINA "EU SOU"
 

Para aqueles que pela primeira vez estão tendo contato com estes ensinamentos: O conhecimento da Poderosa “Presença Divina EU SOU”se faz  prioritário.
 
Vou agora em poucas palavras, tentar explicar sobre a nossa “Poderosa Presença Eu Sou”. para isso, se faz necessário dirigir as nossas mentes para a “Fonte” de toda causa Universal, Deus, o Grande “Eu Sou o Que Eu Sou”,  A Fonte de Tudo o que É ou a fonte de tudo que existe.

Saibamos que Deus o “Eu Sou o que Eu Sou” é uma grande Fonte de Luz Espiritual um grande Sol Espiritual (Grande Sol Central) milhões de vezes maior que o nosso Sol físico e que deste “Sol Espiritual” emanam Toda Luz, e Perfeição. Ele é a Fonte Criadora de tudo que existe. Ao seu Redor, flamejam infinitas formas e seres brilhantes que são consciências vivas e que vivem em sua aura diante de seu Esplendor Divino recebendo sua irradiação. Todos dotados de vida e inteligência. Consciências vivas. Mas o infinito está sempre criando e expandindo os limites do seu Reino. Para tal é necessário que o mesmo se Individualize para então criar em determinada parte ou setor do Universo a sua obra e dar continuidade a expansão do Seu Reino.

Então bilhões e bilhões de partículas “Vida-Luz-Inteligencia”, São Emanadas do Coração do Criador todas feitas a imagem e semelhança de Deus. Todas dotadas de Poder, Sabedoria Amor e perfeição; e todos os atributos do “Pai-Deus”. Esta Centelha Divina chama-se “Poderosa Presença “Eu Sou"; Uma chispa de Luz do Grande “EU SOU O QUE EU SOU”. E esta Chama-Luz, habita cada coração humano e é quem o faz Pulsar, lhe dando força, Vida , inteligência, e condições de viver e é a nossa Essência .
 
A nossa “Poderosa Presença Eu Sou”, é a parte de Deus que habita em cada coração Humano, ela é o nosso Eu Divino o qual Deus Criou à sua imagem e Semelhança. -“O Bem Amado Jesus o Cristo diz: “ Constantemente, Eu reconhecia “ O Pai em mim como Sendo o Poder” que realizava todos os aparentes milagres; Foi assim que procurei mostrar aos homens o caminho para que pudesse participar, de forma natural, da faculdade e energia divinas existentes em Seu íntimo.
               
Cada individuo cedo ou tarde, precisa reconhecer a “Presença Eu Sou”, que vem a Ser a Sua Própria força vital.
Fonte: (livro Haja Luz). 
 

A nossa “Divina Presença Eu Sou”, ou o nosso Eu Divino (O nosso eu verdadeiro) é eterno, perfeito cheio de glória, beleza e esplendor. puro amor e luz e é “Absoluto”, ou seja é daquela forma e jamais muda. O nosso ego humano ou personalidade é que é cheio de limitações por viver em uma dimensão física limitada por tempo e espaço em comprimento altura e largura.

O nosso Eu Divino está além do tempo e do espaço e vive no reino espiritual repleto de luz, beleza e perfeição Divinas. Tudo sabe tudo pode tudo vê pois tem todos os atributos da “Fonte o Pai-Deus”. Ela é onipresente, onipotente, e onisciente. Todos no começo da criação tinham essa consciência, essa conexão com sua “Divina Presença Eu Sou”( O nosso Eu Divino). Porém foi com o tempo perdida.


 Um pouco da nossa História na Terra.
          
Quando no início a Terra foi criada, era um verdadeiro jardim do éden repleta de jardins belíssimos. Flores, pássaros, de toda espécie. e o homem vivia ali em sua plenitude desfrutando de toda a beleza da criação ‘consciente e conectado à sua essência, a sua “Divina Presença Eu Sou. Naquela época os corpos Humanos não tinham a estrutura física densa a que chegou. Isto se atribuiu desde à sua queda, ou a descida a matéria. O seu corpo era diáfano de substancia etérica  sutil, envolvida pela Gloriosa Presença “EU SOU”. Vivendo as suas experiências mas em Perfeita Sintonia com a sua Presença Divina em seu coração envolta na maravilhosa chama Divina (a chama Trina) que habita o coração de cada ser. elas eram visíveis aos olhos físicos de qualquer pessoa.

E através do ritmo e do poder desta chama éreis capazes de projetar e precipitar da Luz original: alimentos, templos, casas, roupas, com o poder da palavra e dos sentimentos eram vivificados as formas pensamento, realizando se em um só instante a manifestação de tudo  que necessitava ou aquilo a que desejasse!
 Resultado de imagem para INVOCAÇÃO DE PROTEÇÃO A PRESENÇA "EU SOU".
         
O que aconteceu com essa maravilhosa Presença? O Homem afastou-a de seu coração quando sua atenção foi se voltando para a materialidade, dando entrada a criações Humanas carregando-a com formas-pensamentos negativas e conseqüentemente ficou preso a elas. Suas mentes ficaram tão envolvidas com as criações materiais que o mesmo foi se esquecendo de sua Divindade interior e foi com isso se "Densificando" cada vez mais. E esta maravilhosa Chama Divina foi ficando encoberta e a consciência de sua Presença Divina  que ele tinha, foi esquecida criando assim o próprio Homem um véu que os manteve até hoje separados de sua Divindade. O véu do esquecimento o envolveu.

O homem no inicio era puro, sem máculas;  mais foi se envolvendo no mundo material, e nas suas criações que realizava, que terminou se esquecendo da sua "Fonte Divina" e então começou a surgir o "Ego-Humano", perdendo assim  totalmente este contato com sua Divindade ao qual tinha antes. Criando assim a ilusão de Ser o Ego-pessoal o criador e mantenedor de tudo aquilo que precisava e necessitava.  

Com o surgimento do Ego-Humano criou-se a mente separativa. Ao contrário da sua mente anterior o qual era una  com a sua Divindade.   Já é hora de o homem parar e refletir e buscar novamente a sua conexão com essa essência Divina sua Poderosa Presença “EU SOU esta fonte de amor incondicional que está a espera apenas de um pequeno impulso inicial ou uma partida por parte do homem para que ela possa derramar toda felicidade em suas vidas, tranformando-a em um mar de Bençãos.

Quando Jesus afirmou :  “ O Reino de Deus está dentro de vós”; ele se referia a essa Maravilhosa Presença Divina pois ela contém tudo o que o Pai possui.

O homem atribui poder a tantas coisas deste mundo, esquecendo-se de dar valor a quem é de direito  a quem realmente cria e dar condições de existência . Por mais que o homem busque e alcance as coisas materiais deste mundo; nunca estará satisfeito , pois haverá sempre um vazio em seu ser. Porque? Porque a sua verdadeira natureza é espiritual e não material, 'a sua verdadeira natureza é luz’ .

O homem sempre busca algo para lhe preencher e esse algo está dentro dele. Quando ele parar de buscar fora e  voltar-se para dentro de seu ser, ai encontrará a luz que tanto buscava. Quando o homem voltar-se para  Deus, 
A sua “Poderosa Presença EU SOU” verá quanto tempo perdeu buscando fora a Felicidade, quando na verdade estava dentro dele mesmo somente esperando a oportunidade para manifestar em sua vida o seu reino de Glória e Perfeição.

A verdadeira Felicidade está na sua Essência a sua "Poderosa Presença Divina EU SOU” . A Poderosa Presença Divina EU SOU é uma fonte Infinita de Maravilhas e Bençãos. No contato diário com esta Presença Divina, toda a sua vida será tranformada para um verdadeiro viver Divino. não importando a que religião ou crença pertença. Pois é sempre ela que atende as suas necessidades, pois ela é a Presença individualizada do Pai que está dentro de cada Coração Humano; ouvindo seus apelos e orações e é quem está a  atendê-las.


 QUEM É A PRESENÇA EU SOU?
  • É o Eu Divino, Deus individualizado em cada ser, a identidade real de cada homem, o Ser Permanente. O Pai. 
  • Sua presença pulsa na Chama Trina, na câmara secreta do coração do homem. 
  • Liga-se ao homem por meio do Cordão de Cristal. 
  • É uma réplica da Presença de Deus focalizada no Grande Sol Central. 
  • Pode ser visualizada como uma luz branca resplandecente acima da cabeça, a 3 metros de altura aproximadamente.       

BREVE HISTÓRIA DO ENSINAMENTO SOBRE O EU SOU
           
Nas antigas Eras de Ouro, a humanidade sabia a respeito da sua fonte de energia. Depois negligenciou esse conhecimento. Na época do dilúvio, em decorrência do carma adquirido pelo mau uso da energia divina, houve a diminuição do diâmetro do cordão de cristal, por onde desce a luz da Presença. O homem mergulhou numa época de trevas durante muito tempo. Com a vinda de Jesus, o ensinamento do Eu Sou foi retomado para os homens; Ele ensinou afirmações e falou abertamente sobre o Pai.  A partir do final do século 19, o ensinamento do Eu Sou tornou-se popular por meio de escritores como Wallace Wattles, Napoleon Hill, Lourenço Prado, Norman Vincent Peale, que falaram a respeito do poder do pensamento positivo, do poder interior e do poder da mente. Em 1930, Saint Germain encontrou-se com Guy Ballard no Monte Shasta e transmitiu a ele detalhados ensinamentos sobre o poder do Eu Sou e, por meio dos livros “Eu Sou, a Presença Mágica”, “Mistérios Desvelados” e “O Livro de Ouro de Saint Germain”, o ensinamento tornou-se conhecido mundialmente. A imagem do Eu Divino e da Presença Eu Sou começou a ser idealizada e vários autores a desenharam ou pintaram. A partir dos anos 70 do século passado, a Grande Fraternidade Branca tornou conhecidos mais detalhes a respeito da atividade do Eu Sou, divulgando por meio das Pérolas de Sabedoria e livros dos mensageiros Mark Prophet e Elizabeth Clare Prophet ensinamentos profundos a respeito do assunto.  A partir de então, o ensinamento do Eu Sou começou a aparecer nos livros de autoajuda e em livros de ensinamentos espirituais de diversos autores e disseminou-se pelo mundo, lembrando as pessoas do grande poder interno que reside dentro delas.         

OS ENSINAMENTOS DE SAINT GERMAIN VÊM NOS AJUDAR A LEMBRAR:   
  • quem é a Presença Eu Sou e como ela atua;
  • quais os benefícios da nossa total submissão a ela;
  • como poderemos reverter dificuldades e saná-las por meio da ação da Presença;
  • que a Presença é todo-poderosa e está sempre disponível;  que é capaz de comandar o tempo e o espaço e de fazer coisas aparentemente impossíveis; 
  • que podemos permitir que Ela atue na nossa vida.         

A AÇÃO DO EU SOU  


Se permitirmos que a Presença atue livremente na nossa vida, nosso ser externo será totalmente comandado por Ela e será Sua expressão na matéria. Mesmo no estado de imperfeição e com os carmas que temos, se conseguirmos dar total liberdade ao Eu Sou para agir, nossa vida será transformada e nossa evolução terá impressionante ímpeto. O Eu Sou selecionará, de todas as coisas possíveis, as mais importantes e necessárias à nossa elevação e à manifestação do nosso plano divino, levando em conta todas as circunstâncias planetárias, cármicas e outras que escapam ao nosso conhecimento externo e nos impelirá a agir levando em conta tudo isso. Se resistirmos à Sua ação natural e ao Seu comando natural, estaremos criando um mundo e uma vida contrários ao que há de mais puro e elevado. Isso resultará em carma e dificuldades, com os quais teremos que lidar em algum momento, até voltarmos novamente nossa atenção para a Fonte e dar a Ela total liberdade de ação. Devemos desfazer todas as imperfeições, dificuldades e obstáculos que estiverem impedindo-nos de receber a inspiração e o comando da Presença Eu Sou.     

SAINT GERMAIN NOS TRANSMITE ENSINAMENTOS A RESPEITO DO EU SOU
  • O Eu Sou é Deus em ação.
  • A ação do Eu Sou é instantânea e não depende de tempo para manifestar-se.
  • A ação do Eu Sou é poderosa e ilimitada.
  • O ser externo deve submeter-se obedientemente à direção do Eu Sou.
  • Devemos silenciar o ser externo e ouvir a voz interior do Eu Sou, que nos orientará seguramente sobre todas as coisas da vida.
  • Podemos nos relacionar com o Eu Sou, mantendo constante comunicação íntima com Ele, tão perto e tantas vezes quanto for possível, como uma criança que recorre à mãe para lhe dar suprimento, como uma criança que conversa com seu superpai.
  • A mente aceita como verdade aquilo com o que concordamos e onde colocamos nossa atenção; quando isso acontece, incorporamos no nosso mundo aquilo no qual colocamos nossa atenção. Precisamos tirar nossa atenção de tudo o que é negativo e focar nossa atenção nos aspectos construtivos e superiores da vida e, em especial, devemos manter nossa atenção focada na Presença Eu Sou. 
  • Devemos manter o autocontrole na nossa vida, por ser uma importante chave para a felicidade perfeita e nos lembrar de que devemos dar à Presença Eu Sou o poder para controlar todas as coisas. 
  • Somos a única autoridade nas coisas do nosso mundo e devemos empunhar o Cetro de Autoridade da Presença Eu Sou exercendo perfeito domínio sobre nossa vida.
  • O amor divino contém a atividade perfeita de todos os atributos da divindade. 
  • O verdadeiro serviço acontece quando mantemos a atenção na nossa Presença Eu Sou, que então nos conduz para realizar aquilo que realmente é necessário em cada circunstância. 
  • Podemos materializar, por meio da precipitação alquímica, tudo o que desejarmos, quando nos voltamos inteiramente para a Presença Eu Sou.
  • Devemos tecer à nossa volta o Anel Mágico, que tem o poder para proteger-nos e invulnerabilizar-nos em relação a todo mal.
  • O contato com a Presença Eu Sou deve ser treinado com persistência. Devemos dedicar diariamente um tempo para aquietarmos o nosso ser externo e treinarmos o contato com o Eu Sou. É necessário insistir e ser constante no treinamento. 
Saint Germain ensina-nos a recorrer à Presença Eu Sou para solucionar os problemas da vida, tais como: as mais variadas situações indesejáveis e desagradáveis do dia-a-dia, problemas relacionados com as pessoas à nossa volta e que estão interferindo na nossa vida pessoal, limitações, erros e fracassos, sentimentos negativos que insistem em nos dominar, questões com a justiça, doença, desarmonia em casa, escassez financeira, problemas com a energia do plano astral, entre outras.   

O QUE PODEMOS ESPERAR DO CONTATO COM A PRESENÇA
  • Aceleração da nossa evolução
  • Solução para as nossas dificuldades
  • Tornar-nos independentes dos fatores externos 

A PRESENÇA EU SOU É O SUPRIMENTO INFINITO DE TODAS AS NECESSIDADES E A SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS
  • A Presença Eu Sou tem o suprimento infinito de todas as coisas de que necessitamos. Ela é nosso suprimento.
  • A Presença Eu Sou tem a solução para todos os problemas, todas as dúvidas e dificuldades da vida.  Ela é a solução.
  • A Presença Eu Sou é Deus em ação. Ela age instantaneamente, ilimitadamente, poderosamente. Ela é o maior poder que existe na nossa vida. 
Para acessar o Seu suprimento e a Sua solução, precisamos:
  • Saber que o suprimento e a solução existem.
  • Estabelecer a ponte entre a necessidade e o suprimento ou a solução.
              Necessidade __________________Suprimento, solução.
                                               Ponte
Quais são as dificuldades para estabelecer a ponte?
  • Temos dúvida de que podemos.
  • Não aprendemos que o suprimento e a solução para tudo é algo natural e simples, parecendo que é algo impossível.
  • Não aprendemos a fazer a coisa certa para alcançar a ação da Presença. 
  • Há carmas a transmutar, aprendizados a fazer, impedimentos de ordem maior, não individual e tudo isso precisa ser resolvido para facilitar o estabelecimento da ponte.
Precisamos:
  • aumentar nosso conhecimento a respeito da ação da Presença, por meio de estudos, leituras e reflexões;
  • praticar, exercitar, treinar o acesso ao Seu suprimento infinito;
  • identificar e retirar do nosso íntimo toda oposição à plena manifestação do Eu Sou. Identificar os aspectos do morador do umbral que estão impedindo o acesso ao poder do Eu Sou. Identificar e aumentar as virtudes cuja manifestação nos dará a vitória do contato permanente com a Presença;
  • familiarizar-nos com a ação da Presença até conseguirmos que o contato seja natural, simples e rápido.

ATRIBUTOS DO EU DIVINO


As palavras a seguir evocam virtudes e inspiram-nos reflexões a respeito do estágio de manifestação da perfeição, no qual nos encontramos. Muitas vezes, a palavra apenas expressa uma parte de uma frase que cabe a você completar. Em alguns casos, foram listadas palavras sinônimas ou com significados muito semelhantes; escolha a que mais condiz com o que você quer expressar. Em outros casos, o entendimento do significado da palavra deve ser motivo de reflexão.

QUAIS ATRIBUTOS DIVINOS VOCÊ MANIFESTA?

Dê notas para essa manifestação: 

1 – Manifestação pequena;  

2 – Manifestação média; 

3 – Manifestação grande

(   ) Abnegação
(   ) Abundância
(   ) Ação 
(   ) Acolhimento
(   ) Alegria
(   )  Alinhamento dos corpos
(   ) Alquimia
(   ) Altruísmo 
(   ) Amor
(   ) Ascensão
(   ) Assertividade
(   ) Atenção
(   ) Autenticidade 
(   ) Autoridade 
(   ) Beleza
(   ) Bênção
(   ) Bondade
(   ) Brilho
(   ) Caridade
(   ) Certeza
(   ) Ciência
(   ) Claridade
(   ) Clemência
(   ) Compaixão
(   ) Competência
(   ) Compreensão 
(   ) Compromisso 
(   ) Concentração
(   ) Confiabilidade 
(   ) Confiança
(   ) Conhecimento
(   ) Consagração
(   ) Consciência
(   ) Consideração
(   ) Constância
(   ) Cooperação
(   ) Coragem 
(   ) Cordialidade
(   ) Correção 
(   ) Criatividade
(   ) Cura
(   ) Decisão
(   ) Desapego
(   ) Despojamento
(   ) Determinação 
(   ) Destemor 
(   ) Devoção
(   ) Dignidade
(   ) Diligência
(   ) Diplomacia
(   ) Direção
(   ) Discernimento
(   ) Disciplina
(   ) Discrição 
(   ) Doação
(   ) Educação
(   ) Eficiência
(   ) Elevação 
(   ) Entusiasmo 
(   ) Esperança 
(   ) Equanimidade 
(   ) Equilíbrio
(   ) Ética
(   ) Exatidão
(   ) Fé
(   ) Felicidade 
(   ) Fidelidade
(   ) Flexibilidade 
(   ) Força
(   ) Fortaleza 
(   ) Fraternidade
(   ) Generosidade
(   ) Gentileza
(   ) Glória 
(   ) Graça
(   ) Gratidão
(   ) Harmonia
(   ) Honestidade
(   ) Honra
(   ) Humildade
(   ) Idealismo
(   ) Iluminação 
(   ) Imparcialidade
(   ) Iniciativa
(   ) Integridade
(   ) Inteligência
(   ) Intuição
(   ) Invocação
(   ) Justiça
(   ) Lealdade
(   ) Liberdade
(   ) Liderança 
(   ) Lucidez
(   ) Luz
(   ) Magnanimidade
(   ) Maturidade
(   ) Milagre 
(   ) Misericórdia
(   ) Nobreza
(   )  Obediência à Lei Divina
(   ) Objetividade 
(   ) Oportunidade 
(   ) Ordem
(   ) Organização
(   ) Orientação
(   ) Otimismo 
(   ) Ousadia 
(   ) Paciência
(   ) Paz
(   ) Perdão
(   ) Perfeição 
(   ) Perseverança
(   ) Plenitude
(   ) Poder
(   ) Pontualidade
(   ) Praticidade
(   ) Precisão
(   ) Prosperidade
(   ) Proteção
(   ) Prudência
(   ) Pureza
(   ) Quietude
(   ) Realização
(   ) Reflexão
(   ) Renúncia 
(   ) Respeito
(   ) Resplendor
(   ) Respeitabilidade 
(   ) Responsabilidade
(   ) Ressurreição
(   ) Sabedoria
(   ) Saúde
(   ) Segurança
(   ) Sensatez
(   ) Serenidade
(   ) Serviço
(   ) Silêncio
(   ) Simplicidade
(   ) Sinceridade
(   ) Singeleza
(   ) Ternura
(   ) Tolerância
(   ) Trabalho
(   ) Transbordamento
(   ) Transcendência
(   ) Transfiguração
(   ) Transmutação
(   ) Transparência
(   ) Unidade
(   ) Valentia 
(   ) Verdade
(   ) Versatilidade
(   ) Vida
(   ) Vigilância
(   ) Vigor
(   ) Visão
(   ) Vitalidade 
(   ) Vitória
(   ) Vontade divina
 

O PODER DE DECRETAR - INVOCAÇÃO DE PROTEÇÃO A PRESENÇA "EU SOU". coloco em suas mãos o meu dia...

INVOCAÇÃO DE PROTEÇÃO A PRESENÇA "EU SOU".


 
"Em nome de EU SOU O QUE "EU SOU",
eu convido minha Presença "EU SOU", esta parte de Deus em mim,
para estar comigo ao longo deste dia.

Eu peço, a minha Poderosa Presença "EU SOU",
para assumir o controle imediato de todas as minhas ações,
feitos, palavras, sentimentos e pensamentos.

Eu peço, minha poderosa Presença "
EU SOU"
para agir através de mim ao longo deste dia,
para gerir minha vida. 

Amém”.

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - Procure me amar quando eu menos merecer. - Ana Jácomo

Procure me amar quando eu menos merecer




Fácil amar aqueles que parecem ter criado, ao longo da vida, um tipo de máscara que lhes permite ter a mesma cara quando o time ganha e quando o cachorro morre. Fácil amar quem não demonstra experimentar aqueles sentimentos que parecem politicamente incorretos nos outros, embora costumem ser justificáveis em nós. Fácil amar quando somos ouvidos mais do que nos permitimos ouvir. Fácil amar aqueles que vivem noites terríveis, mas na manhã seguinte se apresentam sem olheiras, a maquiagem perfeita, a barba atualizada.

É fácil amar o outro na mesa de bar, quando o papo é leve, o riso é farto, e o chope é gelado. Nos cafés, após o cinema, quando se pode filosofar sobre o enredo e as personagens com fluência, um bom cappuccino e pão de queijo quentinho. Nos corredores dos shoppings, quando se divide os novos sonhos de consumo, imediato ou futuro. É fácil amar o outro nas férias de verão, no churrasco de domingo, nos encontros erotizados, nas festas agendadas no calendário do de vez em quando.

Difícil é amar quando o outro desaba. Quando não acredita em mais nada. E entende tudo errado. E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo. A identidade. E fala o tempo todo do seu drama com a mesma mágoa. Difícil amar quando o outro fica cada vez mais diferente do que habitualmente ele se mostra ou mais parecido com alguém que não aceitamos que ele esteja. Difícil é permanecer ao seu lado quando parece que todos já foram embora. Quando as cortinas se abrem e ele não vê mais ninguém na plateia. Quando até a própria alma parece haver se retirado.

Difícil é amar quando já não encontramos motivos que justifiquem o nosso amor, acostumados que estamos a achar que o amor precisa estar sempre acompanhado de explicação. Difícil amar quando parece existir somente apesar de. Quando a dor do outro é tão intensa que a gente não sabe o que fazer para ajudar. Quando a sombra se revela e a noite se apresenta muito longa. Quando o frio é tão medonho que nem os prazeres mais legítimos oferecem algum calor. Quando ele parece ter desistido principalmente dele próprio.

Difícil é amar quando o outro nos inquieta. Quando os seus medos denunciam os nossos e põem em risco o propósito que muitas vezes alimentamos de não demonstrar fragilidade. Quando a exibição das suas dores expõe, de alguma forma, também as nossas, as conhecidas e as anônimas. Quando o seu pedido de ajuda, verbalizado ou não, exige que a gente saia do nosso egoísmo, do nosso sossego, da nossa rigidez, para caminhar ao seu encontro.

Difícil é amar quando o outro repete o filme incontáveis vezes e a gente não aguenta mais a trilha sonora. Quando se enreda nos vícios da forma mais grosseira e caminha pela vida como uma estrela doída que ignora o próprio brilho. Quando se tranca na própria tristeza com o aparente conforto de quem passa um feriadão à beira-mar. Quando sua autoestima chega a um nível tão lastimável que, com sutileza ou não, afasta as pessoas que acreditam nele. Quando parece que nós também estamos incluídos nesse grupo.

Difícil é amar quem não está se amando. Mas esse talvez seja o tempo em que o outro mais precise se sentir amado. Para entender, basta abrirmos os olhos para dentro e lembrar das fases em que, por mais que quiséssemos, também não conseguíamos nos amar. A empatia pode ser uma grande aliada do amor.



Ana Jácomo