quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

SAÚDE E EQUILÍBRIO - RPG \\ Reeducação Postural Global

TRATA DE Neurológico: hérnia de disco e labirintite. - Reumatológico: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.

/ RPG \\

Reeducação Postural Global
 Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - RPG \\ Reeducação Postural Global

A sigla RPG significa Reeducação Postural Global. As técnicas foram desenvolvidas na França, no início da década de 1980, pelo terapeuta Philippe Souchard. Após vários anos de estudos e pesquisas foi elaborado um método fisioterapêutico de correção postural, trabalhando o paciente de forma global.
A RPG tem o objetivo de prevenir e tratar lesões osteomusculares e outras alterações posturais, recorrendo a posturas terapêuticas que relaxam as cadeias musculares encurtadas por alguma lesão ou por se manterem estáticas, amenizando dores cervicais e lombares.
A RPG pode ser utilizada no tratamento de grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, agudas ou crónicas, com ou sem sintomas. Não há restrição de idade para sua aplicação.
Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - RPG \\ Reeducação Postural Global

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - RPG \\ Reeducação Postural Global

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - RPG \\ Reeducação Postural Global

Conheça os principais problemas tratados pelo método

  • Postura: A RPG é particularmente eficaz nos problemas de postura; deformações morfológicas; dorso enrolado (hipercifose); concavidade lombar exagerada (hiperlordose); escolioses; ombros enrolados; joelhos em X (valgo); joelhos arqueados (varo); pés planos, cavos, etc.
  • Dores Músculo-Articulares: Outra aplicação fundamental da RPG é no tratamento de lesões articulares, particularmente frequentes no nível da coluna vertebral; discopatias, hérnias, ciáticas; síndrome do desfiladeiro (formigamentos); dores intercostais; dores do quadril (pubalgias); do joelho; do pé; do ombro (bursite); do cotovelo (epicondilites); do punho (canal carpiano); da mão (tendinite), etc.
  • Patologias Cervico-Oculo-Motoras: frequentemente na origem de cefaléias (dores de cabeça), tonturas e enxaquecas
  • Problemas da Temporo-Mandibular (ATM)
  • Reeducações Pós-Traumáticas: Recomendada em todas as reeducações pós-traumáticas, em particular depois de imobilização gessada
  • Patologias Respiratórias: Asma, bronquite e outras patologias respiratórias que provoquem limitação da mobilidade torácica e do diafragma
  • Sequelas de Patologias Neurológicas
  • Problemas Somáticos: Stress, distúrbios circulatórios e digestivos, etc.
  • Patologias ligadas aos Gestos Repetitivos: Patologias provenientes de esforços repetitivos, sejam de caráter profissional ou desportivo
  • Problemas de Períneo e Incontinência Urinária
  • Preparação para o Parto e Pós-Parto
  • Prevenção, Preparação e Recuperação do Atleta

SAÚDE E EQUILÍBRIO - DICAS TERAPÊUTICAS - 7 sinais de desequilíbrio hormonal

7 sinais de desequilíbrio hormonal

sinais-de-desequilibrio-hormonal.jpgiStockphoto/Thinkstock
 
Ao ouvir falar em desequilíbrio hormonal
o que vem a sua mente​? Se a resposta for as mudanças que ocorrem na menopausa e na gravidez, vale a pena rever alguns conceitos. A primeira coisa a se ter em mente, é que alterações hormonais nos acompanham durante toda a vida e não são sinônimo de problemas.
Contudo, às vezes estas alterações podem se transformar em desequilíbrios por uma série de fatores: o estresse (um dos principais causadores do desequilíbrio), excesso de toxinas no corpo por conta de uma alimentação inadequada e cheia de alimentos industrializados, adoçados e açucarados; poluição; uso de medicamentos e outros.
Para ajudar a identificar possíveis sinais de desequilíbrio hormonal, listamos 7 sintomas que podem ser usados de alerta e ajudar a decidir se é preciso buscar ajuda profissional.

Perda de massa magra

Após os 35 a 40 anos, a nossa tendência é começar a perder massa magra (ou seja músculos), o que vai ficando mais acentuado após os 50. Contudo, uma perda de massa magra antes desta idade ou mesmo depois, especialmente se você se exercita regularmente, pode ser um sinal de que seu sistema endócrino está sob forte estresse e pode estar produzindo menos de alguns tipos de hormônio e demais de outros - como por exemplo o cortisol, um sinal de fadiga adrenal.
Se a perda de massa magra estiver combinada com o ganho de gordura abdominal, especialmente na barriga, pode ser um sintoma de desequilíbrio hormonal.


sinais-de-desequilibrio-hormonal-3.jpgiStockphoto/Thinkstock

Ganho de peso constante

Você se exercita com regularidade, come de forma saudável mas o peso parece aumentar progressivamente. Pode ser sinal de que os hormônios estão desbalanceados: alimentação com muitos alimentos refinados, doces e comidas prontas podem mostrar uma resistência a insulina (que leva a diabetes) e desequilibra o sistema hormonal.

Cansaço que não passa

Se você sente uma fadiga extrema, sem motivo aparente, que transforma as tarefas do dia a dia em um suplício, vale a pena dar atenção a este sintoma. Não é normal sentir cansaço constante, as vezes junto com uma espécie de névoa mental que dificulta a tomada de decisões e atrasa as coisas a fazer. Observe seus hormônios e nível de açúcar no sangue!
sinais-de-desequilibrio-hormonal-1.jpgWavebreak Media/Thinkstock

Libido em baixa

Sua cara metade vem reclamando do seu desinteresse na cama e você realmente vem sentindo uma perda de desejo sexual mesmo sem problemas no relacionamento​? Junto com outros sintomas, pode ser sinal sim de desequilíbrio hormonal. Não negligencie!

Ansiedade aflitiva

Nada de diferente aconteceu na sua vida mas a ansiedade anda alta, você se pega criando cenários terríveis na sua cabeça, sempre acha que algo terrível aconteceu ou vai acontecer, as vezes sente uma depressão tomando conta. A causa pode ser hormonal, não espere piorar, faça um check up.


sinais-de-desequilibrio-hormonal-2.jpgPhotodisc/Thinkstock

Insônia

Você sempre dormiu bem mas de uns tempos para cá as noites tem sido um inferno, pois na hora que deita o sono não vem - ou você dorme facilmente mas acorda pouco tempo depois e não consegue mais voltar a dormir. Se não existe um fato real que pode estar causando a insônia (como um problema, estresse no trabalho, uma decisão importante), pode ser o desequilíbrio hormonal se manifestando.

Fissuras alimentares

De repente você não consegue mais viver sem chocolate, uma taça de vinho, o salgadinho predileto. Cuidado, as fissuras alimentares são sinais de que o corpo não está recebendo todos os nutrientes que precisa ou que os hormônios estão em desequilíbrio. Diminua os açúcares, bebidas estimulantes, álcool e se observe.
Todos os sinais acima podem ser sintomas de outros problemas, mas se você perceber que tem mais de um de forma recorrente, vale a pena cuidar melhor da alimentação e ir investigar possiveis desequilíbrios hormonais.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - 11 Formas de Melhorar o Funcionamento do Sistema Linfático - Sistema linfático: 4 dados

11 Formas de Melhorar o Funcionamento do Sistema Linfático 

 Imagem relacionada


Sistema linfático: 4 dados

O sistema linfático é uma parte a mais do nosso sistema circulatório, essa da que frequentemente descuidamos porque não a conhecemos tanto o quanto deveríamos.
É como uma rede, como um complexo sistema formado por vasos comunicantes, tecidos especializados e órgãos como o baço que desempenham uma função muito concreta e ao mesmo tempo maravilhosa: eliminar toxinas, rejeitos e outros materiais não desejados de nosso organismo.
Porém, realiza muito mais tarefas indispensáveis para o nosso bem-estar que, sem dúvidas, você vai gostar de conhecer.
Hoje em nosso espaço queremos que você descubra mais dados sobre nosso sistema linfático: o que é, o que faz e, antes de tudo, o que podemos fazer para cuidar dele um pouco melhor. Confira.

1. O sistema linfático e a linfa

A tarefa do sistema linfático de desintoxicar nosso corpo ao depurar elementos pouco úteis como resíduos e células mortas, se une a outra função igualmente essencial: fortalecer nossa resposta imunológica.
  • Isso se consegue graças à linfa, um líquido que ativa nossas defesas naturais e fortalece aos glóbulos brancos.
  • O sistema linfático controla também a concentração de proteínas de nosso organismo e regula por sua vez produção do quilo, um fluido formado pela bile que favorece a produção de determinados aminoácidos.
Como vemos, são tarefa fascinantes que nem sempre conhecemos.

2. Órgãos que fazem parte do sistema linfático

Sistema linfático em corpo humano
Este dado é importante: o cérebro está conectado com o sistema linfático através dos seios paranasaisEstamos, portanto, diante de uma rede de vasos sanguíneos que se estendem por praticamente todo o nosso corpo.
Vejamos agora suas partes mais importantes.

A medula óssea

A medula óssea, como já sabemos, produz cada célula que habita em nosso organismo. Dentre todas essas células também está a linfa e os linfócitos que fazem parte do sistema linfático.

O timo


Coração dentro do corpo

Já falamos em nosso espaço sobre o timo.
Esta pequena estrutura desempenha uma finalidade muito importante no sistema linfático: amadurece os linfócitos, um tipo de glóbulo branco indispensável em nosso sistema imunológico.

O baço

Há quem continua pensando que o baço carece de utilidade. É um erro, porque este órgão tem o importante trabalho de filtrar nosso sangue, e de eliminar todas as células problemáticas ou de rejeito que já não nos servem.
O baço dentro do sistema linfático

Os gânglios linfáticos

Sabemos que os gânglios linfáticos se inflamam e que são suscetíveis de desenvolver processos cancerígenos como o linfoma de Hodgkin ou não Hodgkin.
Porém… o que mais podemos dizer sobre eles?
  • São nódulos que se agrupam em regiões de nosso corpo, como as axilas e a virilha. Ainda, têm como objetivo combater germes e infecções.

3. Doenças associadas ao sistema linfático

As doenças do sistema linfático dão seu primeiro sintoma com a inflamação em algum gânglio. É o mais chamativo, mas em ocasiões, podem aparecer outros indícios.
Vejamos a seguir alguns dados a respeito.

Linfoedema

  • Este é um problema habitual naquelas mulheres que sofreram da extirpação de um seio por causa do câncer de mama.
  • Ocorre uma acumulação de linfa, com a qual os pacientes experimentam um aumento do volume e uma chamativa inflamação nos braços e nas pernas.

Adenopatia

Células do sistema linfático
  • Uma adenopatia é uma inflamação em um gânglio linfático. Nem sempre tem como origem um processo cancerígeno, na maior parte das vezes é resultado de um sistema imunológico fraco, de defesas baixas.
  • Ainda, as adenopatias também são comuns por causas virais, tais como um sarampo ou a mononucleose.
  • Por outro lado, e como já assinalamos, a inflamação de um gânglio se relaciona por sua vez com tumores primários como o linfoma de Hodgkin ou o de não Hodgkin, doenças que têm um bom prognóstico se a detecção for precoce.

Edemas

Podemos diferenciar neste caso edemas linfodinâmicos e edemas linfostáticos. Os primeiros se devem a simples problemas circulatórios e os segundos a falhas linfáticas por uma acumulação de proteínas.

4. Conselhos para cuidar melhor de seu sistema linfático

Já sabemos que o sistema linfático desempenha duas tarefas muito básicas: depurar o organismo e favorecer uma barreira defensiva frente a qualquer vírus ou bactéria ao fortalecer o nosso sistema imunológico.
Portanto, é vital que melhoremos nossos hábitos de vida para cuidarmos dessa rede de órgãos, gânglios e vasos linfáticos que nos oferecem tanto bem-estar e atenção.
Aqui vão alguns conselhos simples se você quer fazer isso:
  • Consuma alimentos frescos e orgânicos.
  • Reduza suas fontes de estresse.
  • Durma entre 7 e 9 horas por dia.
  • Tome banhos quentes e relaxantes que terminem com uma ducha fria.
  • Faça exercício moderado.
  • Beba água com limão.
  • As massagens que ativam a circulação linfática são muito positivas.
  • As infusões de urtiga e babosa são sensacionais.
  • Pratique ioga.
Para concluir, tal e como vimos, o sistema linfático merece, sem dúvidas, toda a nossa atenção.
Basta que nos cuidemos um pouco melhor, que sejamos conscientes de que atos tão simples quanto comer de forma equilibrada ou gerenciar de forma adequada nossas emoções têm um impacto direto em nossa saúde e bem-estar.
Vamos pôr em prática?
Resultado de imagem para 11 Formas de Melhorar o Funcionamento do Sistema Linfático

Sinta-se bem com dicas simples!
 
O sistema linfático, ou linfa, é um sistema composto por glândulas, gânglios linfáticos, pelo baço, timo e pelas amígdalas. Este banha as células no nosso corpo e transporta os resíduos excretados pelas células dos tecidos para o sangue, onde pode ser filtrados por dois órgãos de desintoxicação: o fígado e os rins.
Este líquido é composto pelos subprodutos resultantes de alguns processos corporais, tais como: medicamentos, drogas ilícitas, toxinas de cigarro, poluentes do ar, aditivos alimentares, pesticidas entre outras toxinas.
Cerca de 80% das mulheres têm um sistema linfático lento. Contudo, quando este começa a fluir normalmente, pode conduzir a perda de peso fácil e ao aumento do bem estar.



 
Se sofre de lesões, excesso de peso, celulite, transtornos de dor como artrite, bursite, dores de cabeça ou outros, um sistema linfático lento pode ser a principal causa. Aqui estão 11 maneiras para por a sua linfa a funcionar normalmente:

1. Respire profundamente. Os nossos corpos têm 3 vezes mais linfa do que sangue, contudo não existe nenhum órgão para bombeá-la. O sistema linfático depende da acção do bombeamento da respiração profunda para ajudá-lo no transporte das toxinas no sangue antes de serem desintoxicadas pelo fígado. Inspire oxigénio e expire as toxinas.
2. Mantenha-se activo. exercício também garante o bom funcionamento da linfa. Um exercício indicado é saltar num mini trampolim, melhora drasticamente o fluxo de linfa. Alongamentos e exercícios aeróbios também funcionam bem.
3. Beba muita água. Sem água suficiente, a linfa não pode fluir correctamente. Para garantir que a água é facilmente absorvida pelas células adicione sumo de limão fresco.
4. Esqueça os refrigerantes. Estas bebibas estão carregados de açúcar, de corantes e conservantes que são uma  adição de toxinas que sobrecarrega e manipula o sistema linfático.
5. Coma mais fruta crua com o estômago vazio. As enzimas e os ácidos das frutas são um poderoso antioxidante da linfa. Comê-los com o estômago vazio melhora a digestão e traz grandes benefícios. A maioria das frutas são digeridas em 30 minutos e rapidamente ajudam qualquer pessoa a sentir-se melhor.
6. Coma bastantes vegetais verdes para obter a clorofila suficiente que ajudará a purificar o seu sangue a a linfa.
7. Coma sementes e nozes cruas e sem sal. A ingestão destes alimentos melhora o funcionamento do sistema linfático graças aos ácidos gordos contidos na sua composição. Escolha avelãs, amêndoas, nozes, sementes de girassol e sementes de abóbora.
8. Beba alguns chás de ervas que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema linfático, como astrágalo ou equinácea. Consulte um ervanário ou um especialista em medicina tradicional antes de combinar duas ou mais ervas, se está a tomar medicação ou se sofre de algum tipo de doença. Não consuma estas ervas se está grávida ou em período de aleitamento, sem antes consultar um especialista.
9. Elimine a pele morta antes do duche com uma escova de cerda natural. Massage o corpo em movimentos circulares, desde os pés até ao torso e dos dedos das mãos até ao peito, ou seja, a mesma direcção em que a linfa circula.
10. Alterne entre duches quentes e frios durante alguns minutos. O calor dilata os vasos sanguíneos e o frio obriga à sua contracção. Evite esta terapia se tem alguma patologia relacionada com a pressão sanguínea ou se está grávida.
11. Faça uma massagem suave. Estudos indicam que uma massagem suave pode colocar em circulação até 78% da linfa estagnada, libertando as toxinas armazenadas no corpo. Pode também fazer uma massagem de drenagem linfática. Seja qual for a sua escolha, certifique-se que é uma massagem suave para obter os efeitos desejados de estimulação da linfa.


 


Adaptado de 11 Ways to Boost Your Lymphatic System for Great Health por Michelle Schoffro Cook.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Sete vacinas que os adultos precisam tomar

Sete vacinas que os adultos precisam tomar

Sarampo, pneumonia e outras doenças prejudicam a imunidade mesmo na idade adulta 

Na hora de cuidar da própria saúde, muitos adultos negligenciam as campanhas de vacinação. Em todas as fases de nossa vida, porém, estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias que, se não tratadas, podem causar muitos problemas.

As doenças crônicas que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o individuo precisa se vacinar. "As pessoas que estão em grupos de risco, como as pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que têm doenças crônicas, devem sempre estar informadas sobre a vacinação", diz o infectologista Paulo Olzon, da Unifesp.

Existem vacinas tanto para bactérias como para vírus. "No primeiro caso, a vacinação é feita para controlar surtos epidemiológicos e, para o caso dos vírus, a imunização normalmente dura a vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para garantir que a doença não vai mais voltar", diz Paulo Olzon. Confira sete tipos que merecem estar na sua carteira de vacinação.
  • Vacina contra tétano - Foto: Getty Images
  • Homem com sarampo - Foto: Getty Images
  • Imagem de fígado no corpo humano - Foto: Getty Images
  • Homem tossindo com pneumonia - Foto: Getty Images
  • Mosquito da febre amarela é o mesmo da dengue - Foto: Getty Images
  • Pessoa com febre, um dos sintomas da gripe - Foto: Getty Images
  • Vacina contra HPV não dispensa o uso de camisinha - Foto: Getty Images
 
 
de 7
Vacina contra tétano - Foto: Getty Images

Vacina dupla tipo adulto - para difteria e tétano

A difteria é causada por uma bactéria, que é contraída pelo contato com secreções de pessoas infectadas. Ela afeta o sistema respiratório, causa febres e dores de cabeça, em casos graves, pode evoluir para uma inflamação no coração.

A toxina da bactéria causadora do tétano compromete os músculos e leva a espasmos involuntários. A musculatura respiratória é uma das mais comprometidas pelo tétano. Se a doença não for tratada precocemente, pode haver uma parada respiratória devido ao comprometimento do diafragma, músculo responsável por boa parte da respiração, levando a morte. Ferir o pé com prego enferrujado que está no chão é uma das formas mais conhecidas do contágio do tétano.

A primeira parte da vacinação contra difteria e tétano é feita em três doses, com intervalo de dois meses. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância. Então confira a sua carteira de vacinação para certificar-se se a vacinação está em ordem. Depois delas, o reforço deve ser feito a cada dez anos para que a imunização continue eficaz. É nesse momento que os adultos cometem um erro, deixando a vacina de lado.   
Homem com sarampo - Foto: Getty Images

Vacina Tríplice-viral - para sarampo, caxumba e rubéola

Causado por um vírus, o sarampo é caracterizado por manchas vermelhas no corpo. A transmissão ocorre por via respiratória. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a mortalidade entre crianças saudáveis é mínima, ficando abaixo de 0,2% dos casos. Nos adultos, essa doença é pouco observada, mas como a forma de contágio é simples, os adultos devem ser imunizados para proteger as crianças com quem convivem.

Conhecida por deixar o pescoço inchado, a caxumba também tem transmissão por via respiratória. Mesmo que seja mais comum em crianças, a caxumba apresenta casos mais graves em adultos, podendo causar meningite, encefalite, surdez, inflamação nos testículos ou dos ovários, e mais raramente no pâncreas.

Já a rubéola é caracterizada pelo aumento dos gânglios do pescoço e por manchas avermelhadas na pele, é mais perigosa para gestantes. O vírus pode levar à síndrome da rubéola congênita, que prejudica a formação do bebê nos três primeiros meses de gravidez. A síndrome causa surdez, má-formação cardíaca, catarata e atraso no desenvolvimento.

O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança e se tiver nascido depois de 1960. O Ministério da Saúde considera que as pessoas que nasceram antes dessa data já tiveram essas doenças e estão imunizados, ou já foram vacinados anteriormente.

Mesmo que todos com essas características devam ser vacinados, as mulheres que pretendem ter filhos, que não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola devem tomar a vacina um mês antes de engravidar, já que a rubéola é bastante perigosa quando acomete gestantes, podendo causar deformidade no feto. 
Imagem de fígado no corpo humano - Foto: Getty Images

Vacina contra a hepatite B

Hepatite B é transmitida pelo sangue, e em geral não apresenta sintomas. Alguns pacientes se curam naturalmente sem mesmo perceber que tem a doença. Em outros, a doença pode se tornar crônica, levando a lesões do fígado que podem evoluir para a cirrose. "A imunização contra essa doença é importante, pois ela pode causar problemas sérios, como câncer no fígado", diz Paulo Olzon.

De acordo com o especialista, há algumas décadas, o tipo B da hepatite era o mais encontrado, já que ela pode ser transmitida através da relação sexual e as pessoas não tomavam cuidado com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Depois de uma campanha de vacinação e imunização, e da classificação da hepatite C pelos médicos, ela não pode ser vista como epidemia, mas ainda é preciso tomar cuidado com essa doença.

Até os 24 anos, todas as pessoas podem tomar a vacina contra hepatite B, gratuitamente, em qualquer posto de saúde. A aplicação da vacina também continua de graça, quando o adulto faz parte de um grupo de risco. "Pessoas que tenham contato com sangue, como profissionais de saúde, podólogos, manicures, tatuadores e bombeiros, ou que tenham relacionamentos íntimos com portador da doença são as mais expostas a essa doença", diz o especialista. Fora isso, qualquer adulto pode encontrar a vacina em clínicas particulares.
Homem tossindo com pneumonia - Foto: Getty Images

Pneumo 23 - Pneumonia

O pneumococo, bactéria que pode causar a pneumonia, entre outras doenças, pode atacar pessoas de todas as idades, principalmente indivíduos com mais de 60 anos. "Pessoas com essa idade não podem deixar de tomar a vacina pneumo 23", diz Paulo Olzon.

pneumonia é o nome dado a inflamação nos pulmões causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas). Entre os principais sintomas dessa inflamação dos pulmões, estão febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro. Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração -alvos mais fáceis para o pneumococo, devem tomar essa vacina sempre que há uma campanha de vacinação.

Mesmo que ela seja uma das vacinas mais importantes para ser tomadas é a única vacina do calendário que não é oferecida em postos de saúde. É preciso ir a um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, em locais como o Hospital das Clínicas e a Unifesp.
Mosquito da febre amarela é o mesmo da dengue - Foto: Getty Images

Vacina contra a febre amarela

A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A doença tem como principais sintomas febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias. "Se a febre amarela não for tratada, pode levar a morte", explica o especialista.

Por ser uma doença grave, e com alto índice de mortalidade, todas as pessoas que moram em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida. Quem for para uma dessas regiões precisa ser vacinado pelo menos dez dias antes da viagem. No Brasil, as áreas de risco são: zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste do país e alguns municípios dos Estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Mesmo que os efeitos colaterais mais sérios sejam muito raros, a vacina contra febre amarela deve ficar restrita aqueles indivíduos que moram ou irão viajar para algum lugar de risco. "Nesse sentido, a preocupação dos médicos está relacionada ao risco de reação alérgica grave ou anafilática, que pode levar a morte os pacientes propensos", explica o infectologista Paulo Olzon.
Pessoa com febre, um dos sintomas da gripe - Foto: Getty Images

Vacina contra o influenza (gripe)

A vacina contra gripe deve estar na rotina de quem está com mais de 60 anos. "Muitas pessoas deixam de tomá-la com medo da reação que ela pode causar, mas isso é um mito, já que a suposta reação do corpo não tem nada a ver com a vacina, e sim com a própria gripe", diz o especialista. "Isso porque o vírus da gripe fica semanas em nosso corpo sem se manifestar e a proteção da vacina não é imediata como as pessoas imaginam."

A gripe é transmitida por via respiratória, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana. Pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina nos postos de saúde, enquanto os mais jovens podem ser vacinados em clínicas particulares. "Os idosos que não querem esperar até a campanha anual de vacinação contra a gripe podem tomar a vacina em clínicas particulares em todas as épocas do ano", diz Paulo Olzon. 
Vacina contra HPV não dispensa o uso de camisinha - Foto: Getty Images

HPV

A vacina existe tanto para homens quanto para mulheres e previne os quatros principais tipos do Papilomavírus Humano - o HPV. Segundo o Ministério da Saúde, 137 mil novos casos de HPV são registrados por ano no Brasil. O vírus, transmitido durante a relação sexual, é responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero, além de provocar tumores de vulva, pênis, boca, ânus e pele.

Apesar de existir a vacina bivalente, que protege dos tipos 16 e 18 de HPV e só é aplicada em mulheres, a quadrivalente é a mais indicada, pois protege desses dois tipos citados mais os tipos 6 e 11 e também serve para os homens. "A quadrivalente deve ser tomada em três doses, sendo a segunda dose após 30 dias da primeira e a terceira, seis meses depois da segunda", afirma o ginecologista Amadeu Carvalho Júnior, da Amhpla Cooperativa de Assistência Médica.

A Anvisa recomenda a vacinação em pessoas dos nove aos 26 anos - em especial para aquelas que ainda não iniciaram sua vida sexual, para garantir maior eficácia na proteção. Vale lembrar, no entanto, que a vacina não dispensa o uso de preservativos na relação. "O HPV possui mais de 100 tipos diferentes e a vacina protege apenas de alguns deles", explica o ginecologista Amadeu.