sábado, 8 de julho de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O QUE SÃO OS MERIDIANOS?

Meridianos


Meridiano é um dos nomes pelos quais são conhecidos os "canais de energia" utilizados na acupuntura e outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa.
Estes canais, são citados abundantemente na literatura chinesa. Como por exemplo, no "NEI CHING", atribuído a Huang Ti, em mais ou menos 500 a.C.
Segundo esta literatura, existem vários tipos de energias que percorrem o corpo. A energia que recebemos de nossos ancestrais, a energia que adquirimos pelo ar e alimentos, que circula internamente, e a energia protetora, que circula mais externamente.
Os meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo. Através de estímulos em determinados pontos do meridiano, pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos.

Resultado de imagem para meridianos acupuntura


Existem várias formas de classificar/agrupar os meridianos, dependendo dos pontos de referências relacionados. Como por exemplo:
-meridianos Yin ou Yang (veja também: yin yang);
-meridianos principais, também conhecidos por regulares. Existem em pares (bilaterais - um para cada lado direito/esquerdo do corpo). São em número de 12 pares. Eles estão relacionados com órgãos, vísceras ou funções. Existe ainda uma classificação dos elementos chineses para estes meridianos: metal (ar), água, madeira, fogo e terra.
-meridianos extraordinários, também conhecidos por vasos maravilhosos, particulares, curiosos ou estranhos. 
São em número de 8.
-meridianos distintos. São em número de 12.
-meridianos tendino-musculares. São em número de 12.
-Vasos Lo longitudinais e transversais.

As energias percorrem os meridianos por uma ordem específica (como estão classificados acima: pulmão, intestino grosso, estômago, …).
Também existe um sentido determinado, em relação as divisões do corpo: cabeça, tronco e membros. Na acupuntura o fluxo da energia segue os seguintes sentidos:
-do tronco para as mãos,
-das mãos para cabeça,
-da cabeça para os pés,
-dos pés para o tronco (e novamente para as mãos).

Cada meridiano tem vários pontos definidos, por onde se pode atuar para interferir na energia que o percorre. As formas mais comuns de atuação são: a agulha (geralmente de metal, embora haja relatos sobre agulhas de pedra na história antiga da acupuntura chinesa), a moxa (ou pequeno "incenso" colocado sobre a pele), ou ainda a pressão dos dedos.

Cada ponto tem uma característica determinada para atuar na energia do meridiano. Existem, por exemplo, pontos para tonificação (aumentar o fluxo de energia no meridiano), pontos de sedação (diminuir o fluxo de energia no meridiano), pontos de alarme (pontos doloridos que avisam sobre alterações importantes nas energias do meridianos), pontos de origem, pontos de união e outros.
De acordo com Chen, 1997, muitos livros textos clássicos de acupuntura descreveram contra-indicações anatômicas quando usados certos pontos de Acupuntura. 

O Huang Di (Huangdi) Nei Jing (Livro do Imperador Amarelo) estabeleceu que o "cuidado deve ser tomado com a manipulação da agulha sobre importantes órgãos internos frágeis"; "penetração da agulha sobre a região torácica (musculo peitoral) pode perfurar o pulmão causando pneumotórax com tosse e dificuldade de respiração; "penetração da agulha em direção à bexiga do abdômen inferior pode perfurar a bexiga causando drenagem de urina ao abdômen inferior"; "penetração de agulha ao forame supra orbitário pode perfurar os vasos supra orbitários induzindo o sagramento maciço e causando cegeira"; penetração da agulha para o crânio pode perfurar o cérebro, induzindo lesão cerebral ou sangramento maciço que pode levar a morte imediata".

Esse mesmo autor seleciona 15 pontos entre os mais comumente usados como perigosos, a saber: 
B1 (Bexiga /Jing Ming); 
B15 (HsinShu); 
B51 (HuangMen);
E1 (Estômago / ChengQi); 
E2 (Sibai); E9 (JenYing); 
E12 (Que Pen); E18 (JuKen);
 VB21 (Vesícula Biliar / ChienChing); 
VB20 (FengChih); VB24 (JihYueh); 
VC22 (Vaso da Concepção / TienTu); VG16 (Vaso Governador/ Feng Fu) além dos pontos extras da cabeça e pescoço em especial o Jing Bi

Meridiano da Vesícula Biliar

Meridiano do Fígado

Meridiano do Vaso Concepção

Meridiano do Vaso Governador

Meridiano do Triplo Aquecedor

Meridiano da Circulação-Sexo

Meridiano da Bexiga

Meridiano do Rim

Meridiano do Intestino Grosso

Meridiano do Pulmão

Meridiano do Estômago

Meridiano do Baço-Pâncreas

Meridiano do Intestino Delgado

Meridiano do Coração

Meridianos Tendino-Musculares (MTM)

Vasos Lo

Pontos locais e distais de acordo com a área

Ponto E36


DICAS TERAPÊUTICAS - Os Benefícios da Aveia para sua Saúde

Os Benefícios da Aveia para sua Saúde

Resultado de imagem para Os Benefícios da Aveia para sua Saúde
Um dos mais Importantes Alimentos Funcionais que existe; um Grão que é uma Verdadeira Benção da Natureza...
Os Benefícios da Aveia para sua Saúde
São tantos os benefícios já comprovados do Nutriente, que fica difícil descrever todos em apenas uma matéria...




















Introdução
Bastam 3 colheres por dia, ou meia xícara de chá, para controlar o colesterol e manter as taxas de açúcar no sangue sob medida. Ainda fortalece as defesas e afugenta os tumores.
Ela é o típico ingrediente que está no topo da lista de qualquer repertório dos Nutrólogos, ou dos especialistas em nutrição.
Foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional – além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, ela é capaz de prevenir um número considerável doenças.
As Pesquisas: O que já se sabe e as novas Descobertas
Centro de atenção dos pesquisadores, todos querem descobrir o que ela tem de especial. É versátil para o consumo, uma vez que pode ser misturada às saladas de frutas ou folhas; no preparo de massas para pães e biscoitos, nos mingaus e sucos, e outros.

Resultado de imagem para Os Benefícios da Aveia para sua Saúde

Entre os seus nutrientes, um merece destaque singular. Trata-se de uma fibra mais que especial denominadaBetaglucana[1], que depois de fermentar no intestino grosso é responsável pela a criação de moléculas que atuam no combate a microorganismos nocivos e também reduz o colesterol, dentre outros benefícios.
Um novo estudo da Universidade do estado de Iowa do Estados Unidos, realmente constatou a eficiência dessa fibra no combate aos microorganismos nocivos ao intestino e na redução do colesterol, não só inibindo a produção dessa gordura nociva, como também proporcionando a diminuição da obsorção desta pelo organismo, o que lhe rendeu o título de amiga das artérias.
Há estudos em andamento também sugerindo que o consumo regular do cereal serve para controle da pressão arterial, talvez devido à redução do colesterol.

Os Benefícios já Comprovados
Rica em fibras, a aveia é um item obrigatório de quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue sob controle. Isso mesmo, o cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormônio que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina.
Não é a toa que o cereal já é um forte aliado para quem sofre de Diabetes tipo 2, uma vez que suas fibras diminuem os picos de glicemia. Como ela prolonga o efeito de saciedade, o organismo entende que não mais precisa liberar glicose, o que ocorreria caso a pessoa ainda não se sentisse plenamente saciada, ou seja, com fome.
Dicas simples para consumo
A recomendação dos nutrólogos é consumir, no mínimo, três colheres de sopa de farelo de aveia por dia, algo equivalente a meia xícara de chá.
Vale polvilhá-lo sobre a salada de frutas ou de folhas, ou usá-lo no preparo de uma massa para bolos, pães ou biscoitos.
Se preferir, invista em quatro colheres de sopa da farinha obtida do cereal.
Mas os benefícios da aveia vão além de frear a obesidade e a Diabetes. As poderosas Betaglucanas contidas nela proporcionam um extraordinário papel em nosso sistema imune.
Pesquisadores constataram que esse tipo de fibra intensifica a ação das forças imunológicas, diminuindo a chance de sucesso das infecções.
Elas ainda modulam as células de defesa que estão envolvidas nos processos inflamatórios. Isso quer dizer que esse nutriente ajuda a impedir inflamações recorrentes – cenário ideal para o desenvolvimento de diversas doenças.
No cereal também encontramos vitaminas e minerais antioxidantes, ou seja, capazes de eliminar os radicais livres que danificam nossas células.

Apresentação do Cereal para o Consumo
Conheça a 3 principais versões para consumo e as características de cada uma.
  • Flocos: Trata-se do grão prensado integralmente – um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. A versão de flocos finos – quando eles são submetidos à moagem – é tradicionalmente usada no preparo de sopas, mingaus e tortas.
  • Farelo: Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, conta com a maior concentração de fibras Betaglucanas – são 9 gramas para cada 100 do farelo. Pode ser salpicado sobre um prato já pronto, sucos, ou ser misturado à massa de pães, bolos, biscoitos e outros.
  • Farinha: Costuma ser obtida da parte interna do grão e, assim, perde na porção de fibras para o farelo e o floco. É empregada principalmente nas receitas de pães, panquecas e bolos, e devido aos seus nutrientes, torna-se uma alternativa mais saudável à farinha de trigo, apesar do alto teor de Glúten de ambos.
Mas, Afinal de contas, o Que a Aveia Tem?
Conheça os ingredientes que tornam esse cereal tão importante e nutritivo.
  • Fibras: A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.
  • Vitaminas: Ela é reduto de vitaminas do complexo B - Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1) -, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estrago às células causados pelos radicais livres.
  • Minerais: Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colônias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo. 
    Outros: Selênio, Ferro, Magnésio, Fórforo e Cobre.
  • Proteínas: É um dos grãos com maior valor protéico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo. Nesse ponto, deixa concorrentes como o trigo a anos luz de distância.
E Ainda tem mais...
Os benefícios da aveia parecem não ter fim. Ela ainda é uma forte aliada na prevenção de tumores. Esse potencial vem justamente das heróicas fibras, que atuam na linha de frente na defesa do intestino. “Elas são importantes para eliminar compostos cancerígenos formados pelo nosso próprio organismo durante o processo de digestão das gorduras. Por se ligarem a essas substâncias, conseguem anular seus efeitos.”, justificam os especialistas.
Os Possíveis efeitos colaterais são mínimos...
Como o farelo da aveia causa saciedade, para os gulosos pode ser um tiro no pé.
Pode aumentar o volume da evacuação e provocar gases intestinais.
Casos raros de Dermatite de Contato (Coceira na pele em contato com o farelo) foram relatados em pessoas mais sensíveis.
AVISO: Os Celíacos deverão evitar o consumo pois o grão contém Glúten. Também já existe a variedade sem Glúten, basta procurar um pouco mais nas casas especializadas em produtos naturais.
Como o nutriente dá volume ao bolo fecal, o que facilita sua expulsão, permanece pouco tempo no intestino grosso, impedindo que os resíduos alimentares se acumulem e agridam suas sensíveis mucosas, o que reduz de forma significativa a chance de causarem lesões.
Mas isso não é tudo. Os cientistas já sabem da sua ação anticâncer, graças aos efeitos da Betaglucana. Experimentos realizados em vários países, Brasil inclusive, comprovam sua ação protetora do nosso material genético.
Age como um protetor do DNA. Isso diminui o risco de um gene sofrer mutação e, modificado, lançar suas sementes para a germinação de tumores.
Conclusão: O que você está esperando para adicionar imediatamente em sua dieta regular a ingestão de aveia?
Mas, aqui vale uma ressalva. E apenas lembrando aquilo que já foi dito anteriormente, A Aveia contém Glúten, desse modo, alérgicos ou intolerantes a esse tipo de agregado nutricional deverão evitar o consumo do grão, ou procurar pela variedade sem Glúten.

E por fim...

O site não se presta a fazer o papel do seu Médico, nem de prescrever medicações de qualquer natureza para qualquer tipo de patologia, mas apenas de servir como fonte de informação para seu esclarecimento.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Auriculoterapia - Tratamento para Vícios

Auriculoterapia - Álcool, cocaína, nicotina e heroína



Tratamento do vício em cocaína através de acupuntura auricular

Resultado de imagem para Auriculoterapia - Tratamento para Vicios

Avants e colaboradores realizaram um estudo controlado e randomizado cujos resultados indicam que a acupuntura auricular é uma terapia efetiva para a dependência de cocaína. Ainda que trabalhos preliminares houvessem relatado constatações similares, os estudos realizados até agora não puderam encontrar um benefício com esta terapêutica. Este trabalho, de bom esboço, apoia uma terapia não tradicional, para uma patologia para a qual não foram encontradas até agora boas soluções com os tratamentos convencionais.

A Acupuntura Auricular

Imagem relacionada

O uso de cocaína é um problema médico, científico e humanístico geral, independente de suas implicações estritamente médicas ou de saúde coletiva. Tem trazido consigo o desafio de encontrar uma cura possível. Por isso, mais além das teorias, os métodos e suas aplicações, existem poucos tratamentos realmente eficazes. Nenhum fármaco demonstrou ser útil nesta patologia e somente os tratamentos psicossociais tem demostrado alguma efetividade.

Devido à falta de tratamentos convencionais efetivos, estão sendo desenvolvidos, cada vez mais, tratamentos alternativos e entre eles aparece a acupuntura auricular.

Ainda que os primeiros estudos (não randomizados, não controlados) tenham indicado que a acupuntura poderia ser efetiva para tratar a dependência de cocaína, os estudos controlados realizados até agora não mostraram resultados positivos. A dificuldade em provar a eficácia desta terapêutica reside, em parte, na complexidade de avaliar esta modalidade de tratamento em estudos controlados.

Avants e colaboradores publicaram recentemente um estudo randomizado e controlado onde avaliaram a eficácia da acupuntura auricular para tratar a dependência de cocaína em pacientes viciados em cocaína e opióides, sob tratamento com metadona. Eles centraram seus esforços em formar grupos controle realmente válidos e assim sustentar os resultados. Para isto consideraram primeiro que as sessões de acupuntura fossem acompanhadas de momentos relaxamento, o que por si só pode ter um efeito terapêutico. Ademais, foi proposto que a inserção de agulhas pode ter um importante efeito placebo. Por isto, utilizaram-se dois grupos controles, sendo que em um foi realizada a inserção de agulhas em sítios inativos segundo os princípios da acupuntura. O outro grupo controle recebeu tratamento com sessões de relaxamento somente. 

Obteve-se como resultado principal (outcome primário) o consumo de cocaína durante o tratamento, detectado mediante a realização periódica de teste de detecção de metabólitos da cocaína, na urina dos pacientes. 

Neste estudo foram incluídos 82 pacientes dependentes de cocaína e opióides, pertencentes a um programa de tratamento de viciados em opióides que estavam em período de acompanhamento com metadona. Excluíram-se pacientes que tinham dependência a outras substâncias além da cocaína, opióides ou nicotina, os que estavam sob algum tratamento para a dependência de cocaína, os que haviam começado alguma medicação psiquiátrica nos 90 dias prévios ao início do estudo e os que haviam realizado algum tratamento com acupuntura no mesmo período. Os pacientes que assistiram a menos de 4 das 8 sessões iniciais e os que compareceram a menos de 1 sessão semanal foram catalogados como "de tratamento incompleto" e foram diferenciados para a análise dos resultados.

Dividiram-se os pacientes de forma randomizada (mediante um sistema informatizado) em três grupos, comparáveis em idade, sexo e porcentagem de HIV positivos:

- Grupo 1: recebeu acupuntura auricular. Nestes pacientes foram inseridas agulhas em 4 das 5 zonas auriculares especificadas pela National Acupunture Detoxification Association (NADA) (a zona simpática, a do pulmão, a do fígado e a shen men). Inseriam-se 3 a 5 agulhas de cada lado, que penetravam a cartilagem auricular de 1 a 3 mm. 

- Grupo 2 (controle): a estes pacientes foram inseridas agulhas porém em zonas inativas segundo o protocolo da NADA (sobre a hélix). As agulhas foram inseridas no subcutâneo (não penetravam na cartilagem).

- Grupo 3 (controle): neste grupo foram realizadas sessões de relaxamento mediante a utilização de música e vídeo.

Todos os pacientes realizaram os tratamentos diariamente (de segunda a sexta), em sessões de 40 minutos e durante 8 semanas. Os que recebiam tratamento com agulhas desconheciam se este era acupuntura ou não. Todos os acupunturistas eram profissionais experientes.

De todos os pacientes foram tomadas amostras de urina 3 dias por semana, e nelas procuravam metabolitos de cocaína (benzoileconin). Quando se encontravam mais de 300 ng/ml deste metabolito considerava-se que a amostra era positiva.

A idade média dos pacientes foi de 37± 6 anos, e 47% eram homens. Além disso, 44% eram de raça branca, 38% eram afro-americanos e 16% hispânicos. 93% do grupo 1, 100% do grupo 2 e 93% do grupo 3 haviam consumido cocaína na semana anterior ao início do estudo.

Dos 82 pacientes que iniciaram o tratamento, 63% (52 pacientes) completaram o esquema de 8 semanas: 46% do grupo 1, 63% do grupo 2 e 81 % do grupo 3. Os pacientes que realizaram tratamento com acupuntura completaram menos semanas de tratamento que os pacientes dos outros grupos. Não houve diferenças no estado prévio dos pacientes ou variáveis prévias que possam justificar o baixo nível de retenção do grupo que realizou acupuntura.

Analisaram-se os pacientes que começaram tratamento e comparou-se o tratamento com acupuntura com o de relaxamento (grupo 3). O primeiro tratamento foi associado de forma significativa à possibilidade de encontrar um teste de urina negativo (p=0.01, OR 3.41 95% CI 1.33-8.72). Comparando o tratamento com acupuntura com o grupo controle 2, a acupuntura foi associada também de forma significativa a uma detecção negativa para cocaína (p=0.05, OR 2.4 95% CI 1-5.75). Isto é, os pacientes que de forma randomizada haviam recebido tratamento com acupuntura segundo os princípios da NADA teriam maior probabilidade de apresentar ausência de metabólitos de cocaína na amostra de urina.

Dos pacientes que completaram as 8 semanas de tratamento, os que realizaram tratamento com acupuntura auricular tiveram mais amostras consecutivas negativas, comparados aos que fizeram tratamento de relaxamento (p=0.002) e tratamento com agulhas em sítios "inativos" (p=0.02). Os pacientes que completaram o tratamento de 8 semanas com acupuntura teriam mais probabilidade segundo a análise estatística de entregar três amostras consecutivas negativas na última semana de tratamento (54% do grupo 1, 25% do grupo 2 a 9% do grupo 3 p=0.01).

Segundo os resultados deste estudo a acupuntura auricular, realizada segundo os protocolos da NADA, leva a uma redução no consumo de cocaína. A efetividade desta terapêutica demonstra-se analisando os pacientes que iniciaram tratamento assim como aqueles que o completaram. Na avaliação dos pacientes que completaram a terapia foi evidenciado que a acupuntura auricular realizada durante 8 semanas produz uma abstinência significativamente mais prolongada e que estes pacientes têm mais probabilidade de apresentar abstinência ao terminar a terapia. 

Estes resultados são similares aos de estudos preliminares não controlados. Porém os estudos controlados realizados previamente não mostraram um benefício similar; isto pode dever-se ao fato dos controles dos outros estudos utilizarem sítios de punção próximos aos sítios ativos ou sítios que eram ativos para outras patologias e de ação desconhecida na dependência de cocaína. 

Avants e colaboradores se asseguraram que no grupo controle o tratamento foi administrado sobre sítios de punção realmente inativos. O outro fato que pode ter influenciado nos diferentes resultados deste estudo, é uma distinta avaliação do efeito placebo que têm os tratamentos com agulhas. O elemento mais valioso do estudo de Avants e colaboradores é a formação dos controles, com o qual os resultados adquirem solidez. Ademais, o método de randomização que foi utilizado e a detecção de consumo de cocaína de forma contínua e estrita, também outorgam valor a este trabalho.

As terapêuticas para o vício em cocaína são limitadas e de baixa efetividade. Por isto realizam-se esforços constantemente para buscar tratamentos alternativos. O fato de que um tratamento não pode ser incluído dentro da medicina tradicional, não significa que não devam ser empregados métodos tradicionais para demostrar sua utilidade. 

Avants e colaboradores sugerem mediante este estudo que a acupuntura auricular pode ser uma ferramenta de suma validade para tratar a dependência de cocaína. Esta técnica quase não tem efeitos adversos e pode-se realizar em quase todos os pacientes (inclusive os pacientes que não podem adaptar-se às técnicas psicossociais). Ademais é um tratamento de baixo custo e que pode ser feito em uma grande quantidade de pessoas simultaneamente. 

Porém este estudo tem várias limitações, não foi duplo cego, os acupunturistas conheciam o tratamento que recebia cada paciente e os pacientes conheciam parcialmente a terapia. De qualquer forma, comprovou-se durante o estudo que os pacientes acreditavam por igual nos tratamentos que recebiam. Mesmo que este tipo de estudo não tenha o mesmo valor que os estudos duplo cego é bastante difícil empregar esta modalidade para avaliar um procedimento. Talvez o ponto mais débil do estudo seja o baixo nível de retenção do tratamento com acupuntura auricular, apesar de não ter havido diferença na incidência de efeitos adversos entre os três grupos. De igual maneira o nível de retenção do tratamento com acupuntura encontrado neste estudo é similar ao dos outros tratamentos farmacológicos ou psicológicos do vício a cocaína.

Devem-se realizar esforços para encontrar métodos que aumentem o nível de retenção do tratamento com acupuntura auricular e aplicá-los em futuros estudos randomizados e controlados. 

Em resumo, os resultados deste estudo apoiam o uso de acupuntura auricular para tratar o vício à cocaína. De todas formas este estudo é complexo, tem pontos débeis devido às dificuldades metodológicas inerentes aos estudos controlados que avaliam procedimentos. Deverão ser realizados no futuro estudos mais vastos e que aperfeiçoem o rascunho para que a medicina atual possa aplicar sem pudor a acupuntura para o tratamento do vício a cocaína.

Álcool, cocaína, nicotina e heroína
- Shenmen (a porta divina) ponto mestre da acupuntura auricular, que diminui o ritmo cardíaco e elimina a ansiedade
- Sistema neurovegetativo, que relaxa os nervos, reduz a síndrome de pânico, melhora a digestão e auxilia o sistema respiratório
- Rins, que auxilia a reduzir as toxinas através da urina e está relacionado à restauração, ao rejuvenescimento e a um nível profundo de purificação e cura do sangue
- Fígado, que limpa o corpo de toxinas e está vinculado ao equilíbrio e à estabilidade emocional 


- Pulmão, um órgão nutriente que fortifica o sistema imunológico e facilita a respiração
Fumo Escola Chinesa
- Shenmen
- Ponto da Asma
- Diafragma
- Laringe e faringe
- Pulmão
Fumo Escola Francesa
- Ponto “O”
- Ponto agressivo
- Hélice ponto de 2 à 7
Alcoolismo Escola Chinesa
- Shenmen
- Ponto alcoólatra
- Estômago
- Pulmão
- Occipital
Obesidade Escola Chinesa
- Shenmen
- S.N.V.
- Estômago
- Pulmão
- Ponto Fome
Obesidade Escola Chinesa
- Olho
- Boca
- Estômago
- ID
- S.N.V
Obesidade Escola Chinesa
- Fome bilateral
- Estômago
- Pulmão
- Shenmen lado D
- S.N.Simpático
- Sede ou Víscio
Diurético Escola Chinesa
- Rim
- BP
- Pulmão
- Endócrino
Laxante Escola Chinesa
- IG
- BP
- TA
- Centro concha simba
- Pulmão

Tratamento de diferentes Doenças com o Ponto do Ápice da Orelha

A função do ponto auricular (Erjian MHN1O} é discutido neste trabalho e anamneses mostraram o tratamento eficaz de herpes zoster, conjuntivite aguda, febre alta, faringite e afonia pela sangria no apice da orelha com a agulha trifacetada são discutidos. Em cada caso o sofrimento do paciente foi aliviado dentro de poucos minutos.

Introdução


A auriculoterapia é microsssitema do corpo humano e a área de confluência dos doze canais primários. O ponto do ápice auricular é localizado no topo da helix. Com a metade posterior da orelha dobrada para frente, o pontoe localizado na parte mais alta da prega superior Sua ação é promover o Qi e a circulação de Sangue, limpar calor umidade e patogenos tóxicos, remover estagnação de Qi e sangue, resolver edema e aliviar a dor, É muito efetivo para doenças de cabeça e pescoço, especialmente aquelas caracterizadas pelo excesso de Yang, calor e dor.

Neste artigo, nós contamos algumas historias de casos de pacientes cujas desordens foram tratados pela sangria do ápice auricular com a tradicional agulha trifacetada usando o método de pinçar e beliscar. Com esta técnica, o ponto a ser tratado é pinçado entre o dedo polegar e indicador. Este ação isola o ponto e promove uma concentração venosa de sangue, que facilita o sangramento. O ponto a ser sangrado é limpo com 70% de álcool isopropilico e deixado secar naturalmente. O desconforto do sangramento pode praticamente ser eliminado através de uma inserção rápida para a profundidade superficial desejada de 0,05-0,1 cun.

Relato de caso 1- Herpes zoster


Um homem de 60 anos queixou-se de severa dor em queimação com vermelhidão em seu pescoço e atrás de sue orelha direita durante os últimos cinco dias. Ele tinha hipersensibilidade ao toque, anorexia e inquietação. Associado com os sintomas, inclui-se um gosto amargo na boca, um apetite ruim, garganta seca, constipação e urina escassa e escura. 

Sua maior preocupação era que ele tinha dormido mal durante cinco dias e noites. Sua condição não apresentava melhora após tomar medicação e seu amigo recomendou o para mim. No exame ele tinha pequenos aglomerados de bolhas cheias de um liquido claro, vermelhidão na ponta da língua e laterais com revestimento fino amarelado e pulso em corda e rápido. O diagnóstico foi herpes zoster e a Diferenciação de Síndromes foi calor umidade e patógenos tóxicos afetando os canais de fígado e vesícula biliar. Depois de rigorosamente esterilizado o ápice auricular com betadyne e álcool, piquei os pontos bilateralmente para deixar sair sete ou oito gotas de sangue. 

Ele imediatamente relatou que a maior parte das dores foi aliviada e que ele sentiu uma sensação de relaxamento em sua cabeça e pescoço. Em seguida sementes de Wang Bu Liu Xing (semente de Vaccaria) foram aplicadas em sua orelha esquerda nos pontos de fígado, vesícula biliar, pescoço, cabeça e shenmen da orelha e foram mantidas por sete dias. Quando ele visitou-me no dia seguinte, ele relatou que se sentiu muito melhor e havia tido cinco horas de sono profundo na noite anterior. Depois de mais um tratamento, sua doença foi curada.

Relato de caso 2: Conjuntivite aguda

Um homem de 35 anos que estava sofrendo de dor ocular e prurido nos olhos por dois dias. Ele tinha dor de cabeça, fotofobia, olhos vermelhos com secreção abundante pegajosa e amarela , dor em pontada, lacrimejamento e a sensação de um corpo estranho nos olhos, mas sua visão estava normal. A ponta da língua estava vermelha e seu pulso estava levemente em corda. O diagnóstico foi conjuntivite aguda e a Diferenciação de Síndromes foi vento calor afetando o canal do Fígado. O ápice auricular foi sangrado como descrito acima. Durante o tratamento, ele relatou que seus olhos estavam confortáveis e refrescados. Seguindo mais um tratamento no dia seguinte, ele estava curado.

Relato de caso 3: Febre alta

Um homem de 22 anos que tinha sofrido de febre por um dia. Ele tinha leves calafrios, dor em todo corpo, fraqueza, dor de garganta e um apetite ruim. A temperatura estava 40 C. A contagem de células brancas estava em 10.300 cel/mm . A sua língua estava vermelha com uma saburra fina amarela e seu pulso estava rápido e flutuante. O diagnóstico foi febre alta e a diferenciação foi Hiperatividade de Calor Perverso no Nível do Qi. Depois da picada do ápice para deixar sair sete ou oito gotas de sangue, ele instantaneamente sentiu-se mais confortável e sua dor de garganta tinha quase desaparecido. Sua temperatura caiu para 39,5 C e uma hora depois reduziu paro 38 C. Foi lhe dado Ban Lan Gen [Radix Isotidis seu Bophicocanthi) para que ele levasse consigo. Dois dias depois sua febre tinha desaparecido completamente.

Relato de caso 4 : Faringite

Um homem de 40 anos teve resfriado e subsequentemente sofreu de dor e coceira na garganta por duas semanas, acompanhado por uma secura na boca e tosse seca sem catarro. Sua garganta estava vermelha e suas amígdalas estavam inchadas. A ponta e as laterais da língua estavam vermelhas e seu pulso estava flutuante e um pouco rápido. O diagnóstico foi faringite e a Diferenciação de Síndromes foi vento e calor perverso no aquecedor superior. Depois da sangria no ápice, perfuramos uma mancha vermelha próxima ao Feishu (BI 3) e deixamos sair 3-4 gotas de sangue. Seguindo o tratamento, ele disse que sua dor de garganta tinha quase desaparecido. No dia seguinte a sua boca seca tinha se resolvido, ele apenas ocasionalmente tinha tosse seca, sua faringe estava ligeiramente vermelha e o inchaço nas suas amígdalas tinha reduzido. Picamos o ápice da orelha novamente e ele se recuperou totalmente.

Relato de caso 5: Afonia

Uma mulher de 26 anos tinha um frio por cinco dias e estava incapacitada de falar por dois dias, com a garganta dolorida e boca seca. Sua garganta estava vermelha sem inchaço das amígdalas. A ponta e lateral da sua língua estavam vermelhas e seu pulso estava flutuante. O diagnóstico foi afonia e a diferenciação (de síndromes) foi deficiência de pulmão pelo ataque de vento calor perverso. Depois de picar e sangrar o ápice da orelha, ela sentiu sua garganta fresca e confortável e poderia falar em voz baixa. Depois de mais um tratamento no dia seguinte, ela estava totalmente curada.

Discussão

A terapia auricular tem diversas vantagens em relação a acupuntura sistêmica, por exemplo a simplicidade, praticidade e fácil aceitação pelos pacientes. Picar e sangrar o ápice auricular é um método ideal para tratamento de algumas doenças da cabeça e pescoço causados pela invasão do corpo pela umidade calor, vento calor e patógenos tóxicos.
Durante o tratamento, atenção deve ser dada para os seguintes ponto.
1- Não tratar pacientes que estão fracos, em jejum ou em estados nervosos.
2- Não usar este tipo de tratamento para pacientes que sofrem de anemia, hipotensão, qualquer doença hemorrágica etc.

3- Durante o tratamento, certeza, precisão e velocidade são a chave para uma boa técnica.

4- Se um capilar distinto do ápice auricular é observado, seu sangramento ao invés de sangrar a localização mais convencional, pode produzir resultados dramáticos.

Jornal de Medicina Chinesa. Número 82. Outubro de 2006
Journal of Chínese Medicine (tradução autorizada)
Traduzido por Aline Saltão Barão, MSo, Acupunturista e Biomédica, Revisado por Dr. Reginaldo de C. S. Filho, Fisioterapeuta e Acupunturista
Fonte: Revista Medicina Chinesa Brasil

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Os benefícios do gelo segundo a medicina chinesa - Agora veja alguns benefícios da aplicação de gelo no pescoço (feng fu)

Os benefícios do gelo segundo a medicina chinesa


Imagem relacionada
Todo mundo sabe que o Feng Shui é uma arte milenar chinesa que ajuda a manter a saúde e o equilíbrio corporal. Recentemente, a medicina oriental descobriu um ponto no corpo que quando estimulado provoca sensação de bem-estar.

Denominado “Feng Fu”, consiste em um ponto de pressão localizado atrás da cabeça, na base do crânio, na parte superior do pescoço. De acordo com especialistas, esse novo método faz com que o corpo volte ao seu equilíbrio fisiológico natural.

Então, apesar de não tratar problemas do organismo, fornece um forte impulso de vida rejuvenescendo o corpo todo. Outra boa notícia é que você mesma pode fazer em casa. Confira as dicas!

O tratamento que vamos ensinar neste post é a prova de como o corpo humano é surpreendente.
É uma técnica muito simples baseada na acupuntura.
Quem já fez esse tratamento o elogia bastante.
 
E qual é a lógica dele?

 

Os chineses entendem que no nosso corpo existem diversos pontos de energia.
 
Esses pontos estariam relacionados ao funcionamento de órgãos e ao equilíbrio energético de todo o organismo.
 
O ponto feng fu seria um desses pontos e estaria localizado na parte de trás do pescoço, próximo à nuca.
 
Para os chineses, o feng fu é um local de alta concentração energética.
 
E, ao ser estimulado, ele é capaz de rejuvenescer e restaurar as energias do corpo.
 
A execução dessa técnica é muito simples.
 
Veja como praticá-la:
 
- Escolha uma posição confortável, pode ser sentado ou de barriga para baixo.
 
- Aplique um cubo de gelo no ponto feng fu (ver imagem) durante 20 minutos.
 
- Se lhe for mais conveniente, pode usar um pano ou um saquinho de plástico para envolver o cubo de gelo.
 
- Ao fim dos primeiros 30 segundos de estímulo do feng fu com gelo, você começará a sentir um leve calor no ponto.
 
- Faça a aplicação um dia sim, um dia não e duas vezes por dia: a primeira em jejum, logo ao acordar, e a segunda à noite, antes de ir dormir.
 

- Nos primeiros dias, há a possibilidade de uma leve sensação de euforia devido à libertação de endorfinas.

Agora veja alguns benefícios da aplicação de gelo no pescoço (feng fu):


Como o método age  

Imagem relacionada

- Combate os sintomas das dores de cabeça, de dentes e nas articulações;
- regulamenta problemas de tensão arterial (hipotensão e hipertensão);
- melhora o sistema digestivo;
- favorece o sono e o humor;
- alivia infecções gastrointestinais e de doenças sexualmente transmissíveis (DST); 
- alívio de perturbações neurológicas e distúrbios psicoemocionais como fadiga crônica, estresse, depressão e insônia;
- inibe alterações degenerativas da coluna vertebral;
- melhora problemas respiratórios;
- inibe problemas ligados ao sistema cardiovascular;
- elimina a sensação de constipação;
- estabiliza distúrbios provocados pela tireoide;
- alivia os sintomas provocados pela asma;
- reduz a celulite;
- melhora os sintomas provocados por problema gastrointestinal;
- age contra desordens ligadas à obesidade e má nutrição;
- promove o alívio nos sintomas ligados à frigidez, impotência e fertilidade;
- melhora os sintomas menstruais.
 
- Melhora a qualidade do sono
 
- Dá vitalidade ao corpo
 
- Relaxa
 
- Melhora a digestão
 
- Ajuda a evitar gripes e resfriados
 
- Alivia dores (de coluna, cabeça, articulações)
 
- Ajudar a melhorar doenças respiratórias, cardiovasculares e intestinais
 
- Colabora também para melhorar problemas de tireoide, artrite, hipertensão e asma
 
Aprenda a fazer 
    
Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - Os benefícios do gelo segundo a medicina chinesa - Agora veja alguns benefícios da aplicação de gelo no pescoço (feng fu)

Deite-se de barriga para baixo. Coloque um cubo de gelo na região indicada e deixe agir por cerca de 20 minutos. O processo pode ser repetido duas vezes por dia. Para evitar desconforto, pode envolver o cubinho com um pano ou saco plástico.

Após 30 segundos, você já começa a sentir um leve calor nessa região. Nas primeiras aplicações também já dá para sentir sensação de euforia por conta da liberação de endorfinas.    


CONTRAINDICAÇÕES
 
Gravidez, presença de marca-passo, epilepsia e esquizofrenia.