sábado, 8 de julho de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - As Propriedades Terapêuticas e Funcionais do Vinagre Orgânico de Maçã - Os Mitos e as Verdades

Afinal de contas, o Que as Pesquisas de fato revelam sobre o Vinagre Orgânico de Maçã?

Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - MAÇÃ - ESSE ALIMENTO CURA

"Uma mudança cuja intenção seja melhorar a qualidade de vida contempla em primeiro lugar uma radical reforma nos hábitos alimentares..."
As Propriedades Terapêuticas e Funcionais do Vinagre Orgânico de Maçã - Os Mitos e as Verdades
A despeito dos mitos que se criaram em torno desse alimento, afinal de contas, o que existe de concreto, de verdade por trás de tudo isso?





















Examinando a Questão...
Em primeiro lugar, esse texto não se propõe a ser, nem uma análise, nem um estudo completo sobre o Vinagre de Maçã. Entretanto, pode servir como um esclarecimento inicial ou base, para ajudar o leitor a conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Dentro das chamadas terapias alternativas, onde até na forma de cápsulas já pode ser encontrado, existe uma espécie de clamor ou glorificação às propriedades “milagrosas” que o Vinagre orgânico de Maçã supostamente proporciona à saúde, e, de fato, parece que algumas pessoas já constataram em si mesmas alguns destes benefícios.

No entanto, muito daquilo que se lê, especialmente na Internet, infelizmente, para o leitor, está repleto de exageros, fantasias, mitos, ou simplesmente são informações infundadas, como sempre, patrocinadas por interesses escusos, comerciais, ou simplesmente trata-se de pura ignorância.

Alguns defensores do ingrediente asseguram que ele é capaz de curar quase tudo, desde Refluxo até Diabetes; e também, verrugas, fungos de unha, pé de atleta, câncer, artrites, halitose, colesterol alto, gota, infecções urinárias, pressão alta, intoxicação, (ufa!), e até, piolhos!

Deixando de lado o que afirmam os mais exaltados, vamos examinar aquilo que realmente se sabe a respeito do Vinagre de Maçã, com base nos estudos e pesquisas científicas disponíveis ao público até esse momento; sem fantasias, sem os exageros próprios de um culto à ignorância cada vez mais presente em nossos dias...

As Últimas pesquisas sobre o Vinagre e a Diabetes...
Surpreendentemente há pouca pesquisa sobre o uso do Vinagre com propósitos terapêuticos, ou de saúde, considerando o grande alarde que se têm feito sobre o assunto nos últimos anos. Entretanto, a falta de estudos científicos é coisa comum quando se trata de um produto natural, da chamada linha das terapias alternativas, sem registro patenteado por nenhuma grande corporação farmacêutica.

Talvez a maior e mais promissora pesquisa tenha sido aquela feita para estudar os benefícios do Vinagre de Maçã Orgânico no combate ao Diabetes do tipo 2. Depois disso, vários estudos têm afirmado que esse tipo de Vinagre pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Em 2004, um estudo citado no Jornal American Diabetes Foundation’s publication Diabetes Care[1], afirmava que o consumo desse Vinagre antes das refeições aumentou de forma significativa a sensibilidade à insulina, e reduziu de forma dramática a mesma substância(insulina) e os picos de Glicose que ocorrem após as refeições. O estudo envolveu 29 pessoas, que foram divididas em 3 grupos:
  1. 1/3 tinha sido diagnosticado com Diabetes tipo 2 (Mellitus)
  2. 1/3 apresentava sintomas de pré-diabetes
  3. 1/3 era absolutamente saudável
Os resultados foram bastante significativos:
  • Todos os 3 grupos tiveram uma melhora nos níveis de glicose no sangue ao tomar o vinagre, muito superior ao grupo tratado apenas com amostras Placebo.
  • As pessoas com sintomas pré-diabéticos se beneficiaram muito com o vinagre, e suas taxas de glicose no sangue foram reduzidas pela metade.
  • Pessoas com diabetes melhoraram seus níveis de glicose em cerca de 25%, isso, após o uso do vinagre.
  • Pessoas com sintomas de pré-diabetes, tiveram seus níveis de glicose mais reduzidos do que entre os participantes saudáveis, após os dois grupos tomarem o vinagre.
Um estudo de acompanhamento feito durante algum tempo após a realização do teste, apresentou ainda um inesperado, mas agradável, efeito colateral: uma moderada perda de peso. Nesse estudo, os participantes que tomaram 2 colheres de sopa de vinagre diluídas em meio copo de água antes das duas principais refeições do dia, perderam em média 1 quilo após 4 semanas, e alguns chegaram a perder até 2 quilos. E tudo isso sem alterar de modo significativo sua dieta alimentar regular.
Em 2007, outro estudo citado pela WebMD envolvendo 11 pessoas com diabetes tipo 2, ao tomarem 2 colheres de sopa de vinagre de maçã diluídas em meio copo de água antes de deitar, tiveram seus níveis de açúcar reduzidos pela manhã entre 4 e 6%.
Embora as pesquisas feitas até agora pareçam favoráveis, mais estudos precisam ser feitos para confirmar a dimensão dos benefícios do Vinagre na estabilização da insulina, assim como para determinar quais são os eventuais efeitos colaterais mais importantes.

O Vinagre e a Pressão Arterial
Há ainda menos pesquisas explorando a relação do Vinagre e a Saúde do Coração.
Em 2006 um estudo mostrou que o Vinagre poderia baixar o colesterol em ratos de laboratório[2]. Outro estudo em ratos[3], demonstrou que a pressão arterial dos roedores poderia ser reduzida pelo Ácido Acético do Vinagre.
No entanto, estes resultados não necessariamente se aplicam às pessoas. Assim, seria preciso pesquisas consistentes realizadas em humanos, antes que conclusões possam ser consideradas.

Um Possível remédio para combater o Câncer?

Trata-se de uma doença séria onde a inclusão dos Mitos mais atrapalha que ajuda. Não se deve confiar em mitos na presença de patologias que necessitam de intervenções rápidas. É uma doença que não pode esperar por atendimento, muito menos depender de efeitos lentos e inócuos. Por isso, nessas horas, vá pelo bom senso e deixe a fantasia de lado, isso pode significar a diferença entra a morte e a vida...
Há uma pesquisa preliminar sugerindo que o Vinagre de Maçã seja capaz de ajudar na prevenção do câncer. Poucos estudos em laboratórios constataram que o vinagre seja capaz de matar células cancerígenas, ou retardar seu crescimento. Entretanto, estudos epidemiológicos em pessoas ainda apresentam resultados confusos.
Um estudo descobriu que a ingestão do Vinagre de Maçã Orgânico está associada com uma redução no risco de desenvolver câncer de esôfago. Outro sugere que há um aumento de risco de câncer de boca e nos rins.

Uma Maçã por Dia
Aqueles que elogiam os benefícios mágicos do Vinagre de Maçã, afirmam que seu poder de cura está na abundância de nutrientes que permanece, mesmo após a fermentação das maçãs. Eles argumentam que o Vinagre é rico em minerais, vitaminas – incluindo potássio, cálcio, Beta-caroteno –, carboidratos complexos, fibras, pectina, aminoácidos, e várias enzimas benéficas.
O problema é que, quando uma análise nutricional do Vinagre de Maçã foi realizada, o resultado mostrou que ele é uma fonte bastante pobre da maioria desses nutrientes. Por exemplo, 1 miligrama de cálcio foi encontrado em uma colher de sopa, e isso não chega nem perto dos 1.000 miligramas que um adulto típico precisa obter diariamente.
Eles ainda afirmam que as fibras solúveis encontradas no Vinagre, na forma de Pectina – tipo de fibra que auxilia o bom funcionamento do intestino e aproveitamento dos alimentos –, baixam os níveis de colesterol e ajuda a eliminá-lo do corpo, melhorando assim seus níveis de lipídeos – gorduras. Entretanto, o Vinagre Orgânico de Maçã não contém quantias mensuráveis de Pectina ou de qualquer outra fibra que seja capaz de proporcionar esse benefício.
O Vinagre é capaz de Curar Soluços?
Você sabia que basta uma colher de chá, daquelas pequenas, diluídas em dois dedos de água pura, para interromper o soluço?
O motivo não se sabe ao certo, mas na maioria das vezes funciona.
Dizem que é o seu gosto azedo o responsável.
Não custa tentar, e exceto para os portadores de Hiperacidez e Gastrite, mal não faz. Da próxima vez, faça o teste.
Bom, talvez a mágica do vinagre seja devido às vitaminas que parece conter. Mais uma vez, ainda não é isso!
De acordo com o United States Department of Agriculture (EUA), o vinagre de Maçã NÃO possui quantidades mensuráveis das vitaminas A, B6, C, E, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantoténico(B5), beta-caroteno, ou ácido fólico, e ainda, é igualmente pobre em aminoácidos, licopeno, ou qualquer outro elemento nutricional.
Bom, então só serve para limpar janelas e temperar saladas?

Vamos aos Fatos...
Mesmo embora ele seja desprovido desses tradicionais e valorosos nutrientes, a evidência de que o Vinagre de Maçã Orgânico traz benefícios à saúde têm sido relatadas por centenas, talvez milhares de testemunhos durante longos anos[4].

Então, o que pode explicar os misteriosos benefícios desse verdadeiro elixir?
Isso pode parcialmente estar relacionado com o fato do Vinagre ser um ácido diluído, especificamente o Ácido Acético, que é o responsável pelo seu gosto azedo e cheiro acre. A mudança de PH que induz pode contribuir para algumas de suas ações conhecidas, ou princípios terapêuticos.
Alguns de seus mais notáveis benefícios podem ser derivados dos “Ainda-não-bem-identificados” Fitoquímicos ou Fitonutrientes – Componentes benéficos encontrados em vegetais – que os cientistas só agora estão descobrindo em grupos de diferentes alimentos. De fato, muitas das mais potentes armas da ciência contra o câncer, são os Fitoquímicos encontrados em frutas e vegetais.

E parece que Quando mais se conhece, mais descobrimos que não sabemos de nada
Uma coisa que o Vinagre de Maçã possui é o alto teor de Ácido Acético. Como outros ácidos, o Acético pode aumentar o poder de absorção de minerais importantes a partir dos alimentos que comemos. Desse modo, é absolutamente possível que, se bebermos uma mistura de água com vinagre um pouco antes das refeições, isso pode acentuar a capacidade do organismo de absorver os minerais essenciais contidos nos alimentos. Desse modo, supostamente, o Vinagre de Maçã poderia ajudar você a obter mais nutrientes dos seus vegetais verdes e folhosos.

Afinal de contas, o Que as Pesquisas de fato revelam sobre o Vinagre Ôrganico de Maçã?
"Uma mudança cuja intenção seja melhorar a qualidade de vida contempla em primeiro lugar uma radical reforma nos hábitos alimentares..."
As Propriedades Terapêuticas e Funcionais do Vinagre Orgânico de Maçã - Os Mitos e as Verdades
Lembre-se sempre de que, cada indivíduo possui um metabolismo exclusivo, assim, benefícios para alguns não significa que isso seja uma regra para todos...





















Como pode o Vinagre ajudar a regular a Insulina?
Outra teoria, hipótese, já que isso ainda não é um fato comprovado cientificamente, é que uma de suas propriedades seria o poder de ativar algumas enzimas digestivas capazes de transformar carboidratos em açúcar, retardando assim a absorção do açúcar produzido pela corrente sanguínea a partir das refeições. Isso poderia dar ao seu corpo mais tempo para extrair glicose do sangue, prevenindo os picos de elevação do açúcar (conhecido no meio médico como Glicemia alta)[5].

Como Comprar o Vinagre Certo
Quando for comprar o Vinagre de Maçã Orgânico, você deve evitar as variedades com líquido claro, perfeitamente transparente, que são os mais comuns disponíveis nas prateleiras dos supermercados. Ao invés disso, prefira as versões Orgânicas, não filtradas, Vinagre de Maça não processada, não pasteurizada, que tem a aparência turva e castanha, recipiente de vidro, com uma borra no fundo.
Ao tentar olhar através do vidro, você irá perceber pequenos resíduos como fios de teias de aranha flutuando misturados ao líquido. Isso é o resultado da fermentação acética natural de maçãs frescas, e indica que aquele Vinagre é de boa qualidade.
A razão pela qual os fabricantes destilam o Vinagre é para remover aquela “sujeira”, que de outro modo faria a maioria dos compradores recuarem. Mas, nesse caso especifico, é exatamente essa “sujeira” que lhe interessa. Assim como tudo mais, quanto mais processado for o alimento, menos nutritivo ele será, e essa é uma verdade absoluta quando se trata do Vinagre Orgânico de Maçã.

Como o Vinagre de Maçã deve ser Usado?
O fato é que não existe um guia oficial sobre a ingestão de Vinagre. Algumas pessoas tomam uma ou duas colheres de sopa por dia, misturadas com um pouco de água ou suco de fruta, antes das refeições e pela manhã, e relatam os muitos benefícios que têm obtido com o procedimento. Os riscos de tomar pequenas doses de Vinagre de Maçã, desde que diluídos em água filtrada ou mineral, parecem ser muito baixos.
Vinagre de Maçã cai maravilhosamente bem sobre as saladas. Mas, se você está pensando em tomar Vinagre de Maçã para fins terapêuticos, eis alguns alertas que deverão ser levados em conta:[6]
  1. Vinagre de Maçã é altamente ácido. O principal ingrediente é Ácido Acético, que é bastante áspero ao paladar. Você deve sempre diluir uma porção pequena em outra maior de água ou suco de qualquer coisa, antes de ingerir. Puro, não diluído, o Vinagre de Maçã pode danificar o esmalte dos dentes ou as mucosas da boca e garganta. Tem sido reportado fatos comprovados de pessoas que costumavam consumir o produto na forma de cápsulas, assim como os consequentes e graves danos irreversíveis causadas às suas gargantas em casos onde as cápsulas ficaram presas ao esôfago. 
  2. O uso excessivo - cinco a seis colheres por dia - a médio e longo prazo irá provocar uma diminuição dos níveis de Potássio, porosidade e enfraquecimento dos ossos. 
  3. Vinagre de Maçã pode, em teoria, interferir na ação de medicamentos diuréticos, laxantes, para Diabetes e problemas cardiovasculares. 
  4. Se você está sob os cuidados de um médico e deseja tentar experimentar os efeitos do Vinagre de Maçã, fale primeiro com ele e assegure-se de que não irá interferir com os medicamentos que atualmente lhe foram prescritos. Mas, descubra antes se ele está qualificado para falar sobre o assunto. Lembre-se, a maioria dos médicos não são nutrólogos e pouco conhecem sobre as propriedades funcionais dos alimentos.
Alerta Importante!
Os portadores de Gastrite crônica, Hiperacidez estomacal, inflamações no Esôfago, Refluxo Gastroesofágico, Hérnia de Hiato e Úlceras estomacais, deverão considerar seriamente uma consulta prévia ao seu médico de confiança antes de fazer uso do vinagre, sob o risco de uma evidente piora em seus quadros clínicos.
Outros usos para o Vinagre
Alguns o usam para eliminar pesticidas dos alimentos frescos. Sabe-se agora que os pesticidas não são removidos pelo Vinagre, mas apenas a sujeira superficial e alguns micróbios menos resistentes.
Logicamente, se for apenas para remover sujeira, prefira o Vinagre comum, que faz a mesma coisa e é muito mais barato. No entanto, desejando remover a ambos, isto é, pesticidas e sujeira, prefira Água Sanitária, que faz esse trabalho com perfeição. Use na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água. Basta deixar por, no máximo, 20 minutos, enxágue e está pronto.
Vinagre de Maçã, popularmente, ainda tem sido usado para:
Tratar dos cabelos. É usado como condicionador e agente de limpeza[7].
Limpar orelhas de animais, tratar alguns problemas de pele, e combater pulgas e piolhos[8].
Alguns proprietários de cavalos afirmam que o Vinagre é um excelente repelente, podendo ser usado como spray, contra moscas e proteção dos cascos dos animais.
Vinagre é bom para limpar vidros de janelas e superfícies lisas de bancadas.
Evidentemente que precisamos de mais pesquisas para contestar ou comprovar os supostos benefícios “mágicos” que se atribui ao Vinagre, especialmente o de Maçã. Mas, enquanto isso não ocorre, de qualquer modo, trata-se de um excelente produto multiuso que não pode faltar em nossa despensa.
Apenas lembrando que, esse artigo NÃO tem a intenção de ser uma abrangente ou exaustiva análise sobre o Vinagre de Maçã e seus supostos benefícios, mas poderá servir de guia ou roteiro inicial para aqueles que desejam conhecer mais sobre o assunto sob a ótica das pesquisas científicas que atualmente existem.
O Vinagre Contra Indigestão?
Tome antes de comer. Se você sabe que aquela comida pode "pesar" depois, é melhor prevenir.
Misture uma colher de chá de vinagre com uma de mel em um pouco de água morna, tome cerca de 30 minutos antes da refeição.
Pronto, dificilmente terá problemas de indigestão. Só não esqueça de considerar as restrições ou contra-indicações já citadas anteriormente.
E por fim...
O site não se presta a fazer o papel do seu Médico, nem de prescrever medicações de qualquer natureza para qualquer tipo de patologia, mas apenas de servir como fonte de informação para seu esclarecimento.

Editoria de Saúde - Revisado: 17 de Dezembro de 2016