quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O NOSSO CORPO FALA - O QUE NOS REVELA UM INTESTINO PRESO


O QUE NOS REVELA UM INTESTINO PRESO?



Metafisicamente, a prisão de ventre pode revelar uma avareza para com a possibilidade de prosperidade e expansão da própria vida. Inclusive, é comum que pessoas que apresentam constipação crônica, tenham dificuldade de aprendizado e resistência para aceitar desafios.

Bem, comecemos pelo entendimento desta Fisiologia. A digestão humana completa requer cerca de 30 horas. Após deixar o estômago, o alimento penetra no duodeno (primeira parte do intestino delgado) e se move lentamente, até passar pelo jejuno e íleo (partes intermediária e distal do intestino delgado respectivamente), e alcançar o cólon (parte do intestino grosso), cerca de 24 horas após a ingestão.

No intestino delgado os agentes químicos transformam os alimentos em unidades elementares aproveitáveis (construtoras ou nutridoras) do organismo. Este caminho digestivo do ser humano mede cerca de 10 metros, com cada porção desempenhando um papel específico, na complexa tarefa de assimilação dos alimentos ingeridos. Este trajeto é relativamente longo para um mamífero, característica, aliás, própria dos herbívoros. Isso significa que uma alimentação baseada em vegetais é a mais adequada aos intestinos do homem.

Entretanto, se o alimento ingerido contém substâncias construtoras e nutritivas ou não, a mobilização energética para realizar todo o trabalho digestivo poderá ser assim:

Consumindo pouca energia em prol de elevado grau de nutrição, além de fácil excreção ou, consumindo muita energia em prol de baixo ou zero grau de nutrição, complicada pela dificuldade de excreção.

No caso a o saldo energético será positivo. Elevada vitalidade e produtividade, ou seja, saúde com energia de sobra para realizar projetos e alcançar metas. No caso b irá faltar energia construtiva e nutritiva. Acontecerá a intoxicação, baixa produtividade e na continuidade, a doença.

A progressão através dos intestinos é comandada por contrações musculares que recebem o nome de movimentos peristálticos, e estão sob o controle do sistema nervoso vegetativo. Frequentemente ocorre uma deficiência nessa complexa ação mecânica e a massa alimentar permanece mais tempo do que deveria em cada trecho, transtornando todo o trânsito digestivo. Esse fenômeno ocorre com os que praticam os maus hábitos de vida, dando maior peso aos de vida sedentária e que se alimentam mal (baixo consumo de vegetais crus e integrais). O cólon fica preguiçoso, dilatado e incapacitado de cumprir bem as suas funções.

A prisão de ventre favorece a putrefação intestinal, com inevitável formação de gases. O longo tempo de permanência dos excretos (toxinas, impurezas e venenos) nos intestinos provoca a reabsorção dos mesmos pelas suas paredes, ocasionando uma intoxicação mais grave, podendo chegar a diferentes níveis de alergias, doença e até à morte.

Um intestino preso pode provocar as seguintes perturbações: infecções das vias urinárias (atenção especial às candidíases de repetição), infecções renais, infecções intestinais, problemas glandulares (tireóide, mamas, ovários, etc.), dificuldades circulatórias, digestivas, cutâneas, nervosas e finalmente mentais.

Segundo o professor Arnold Ehret, criador de uma dieta baseada na ingestão exclusiva de frutas, a doença é entre outras coisas uma tentativa desesperada do organismo para se livrar dos seus lixos tóxicos. Ele realizou pesquisas fantásticas sobre o uso do jejum regular e percebeu surpreso que as pessoas que permaneciam 20 dias sem ingerir qualquer alimento ainda expeliam fezes. Ele afirma que o indivíduo de porte médio tem ao redor de 4-5 quilos de fezes sem eliminar, que envenenam continuamente sua circulação sangüínea, portanto, todo o organismo.

O propósito de uma vida saudável (em todos os níveis de consciência) é ser cúmplice da sua harmonia metabólica: nutrir sadia e desintoxicação DIÁRIA. E é nos intestinos que tal fenômeno precisa acontecer de forma efetiva e rápida. No intestino delgado decide-se o que irá para a corrente sangüínea como nutrição e o que não passa pelo crivo deste sistema de seleção irá seguir seu caminho para o intestino grosso e posterior excreção na forma de fezes.

Na verdade, o intestino delgado é considerado pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) como um cérebro, uma central de inteligência “orgânica”, onde se decide o que irá perpetuar a vida e o que irá ser eliminado, aliviando o organismo destes excretos e toxinas. Este é o motivo pelo qual a MTC valoriza tanto o pleno funcionamento deste sistema excretor. Lembrando que os mesmos maus hábitos que intoxicam o fígado também causam dificuldades aos intestinos.

Metafisicamente falando, um intestino preso revela uma recusa em largar velhas idéias, crenças ou emoções. Apego ao passado. Pode revelar um medo de abandonar o conhecido em prol do desconhecido. Este “medo” é até natural, pois o novo costuma ser assustador, incerto. Entretanto, ele não pode paralisar um processo que é natural: o crescer, o evoluir, o transformar-se. E para crescer, como no caso da lagosta, precisamos abandonar as velhas cascas, por mais seguras que sejam, para permitir uma versão mais crescida, mais confortável do Ser.

Um intestino preso pode revelar também uma avareza para com a possibilidade de prosperidade e expansão da própria vida. Inclusive, é comum que pessoas que apresentam constipação crônica, tenham dificuldade de aprendizado e resistência para aceitar desafios.

Cuidados de bom senso:

- Praticar uma dieta rica (50% mínimo) em alimentos do reino vegetal crus, frescos, integrais, com elevado teor de fibras e substâncias antioxidantes, logicamente isentos de agrotóxicos.

- Praticar em jejum e intervalos das refeições principais os sucos da Alimentação Desintoxicante.

- Fazer uso de chás desintoxicantes.

Consumir diariamente cerca de 6-8 copos de líquidos entre sucos, chás e água.

- Ao despertar, antes de levantar, aproveitar para massagear carinhosamente a face, as palmas das mãos e o ventre com movimentos circulares. Sente na cama e massageie as pernas e sola dos pés. Nestes 5-10 minutos acontecerá um “despertar” estimulante de todo o sistema hepático, digestório e excretor.

- Praticar caminhadas matinais diárias – 30 minutos ou até transpirar – para estimular a desintoxicação geral e os movimentos peristáltico.

- Dar-se tempo para ir ao banheiro com calma todas as manhãs ao levantar-se. Aproveite, enquanto espera, para conversar com seus apegos e medos. Acalmá-los, com gratidão, diante da iminente despedida!

O PODER DAS PEDRAS - SELENITA ROSA DO DESERTO

Cristais Afetivos - Selenita Rosa do Deserto

A SELENITA ROSA DO DESERTO é uma formação mineral que cresce em terrenos arenosos fazendo-se em pequenas flores de areia cristalizada e não em bastões como a branca Selenita. A palara "selenita" vem do grego "selene" que significa "lua". A lua indica necessidades emocionais de compartilhar aconchego, afeto, e nutrição e este cristal que parece uma flor de areia, fala do desabrochar do cardíaco para que as camadas de dor ou ressentimento transformem-se em pétalas suaves e sensíveis porém firmes e calcadas na auto-estima.
Este precioso mineral fala do desabrochar do chacra cardíaco, abrindo-o para as energias mais puras do Universo, facilitando a conexão entre os chacras transpessoais *Portal Estelar com a **Estrela da Alma. A delicadeza espiritual da Rosa do Deserto suaviza a expressão de sentimentos de pessoas rígidas, excessivamente sérias, auto exigentes, para aqueles com vergonha ou medo de expôr o que sentem ou ainda para os que passaram por traumas emocionais, conferindo amabilidade, gentileza, tolerância e interação consigo mesmo. Muito sensível, esta delicada flor quebra-se com facilidade quando exposta a sentimentos, atitudes ou pensamentos negativos ou em ambientes igualmente densos. Seu trabalho específico é com o corpo emocional, massageando a área do timo e do coração, consegue-se retirar as camadas dolorosas e magoadas para depois preenche-las com o perfume suave do amor por si próprio e da auto aceitação. Esse desabrochar interno nos dá uma uma visão total da força que representa a abertura concreta do cardíaco, aquietando a alma com as virtudes essenciais do coração. A Rosa do Deserto traduz a perfeição do modelo do reino vegetal do mesmo nome, e como tal traz implícito, o despertar do ser divino que somos!
*Portal Estelar é um chacra transpessoal localizado aproximadamente a 30 cm do alto da cabeça e sua função é captar os raios vitalizadores que emanam do Grande Sol Central, através do poder da vontade humana concentrado pela intenção consciente.
**Estrela da Alma também é um chacra transpessoal  e fica aproximadamente a 15 cm acima da cabeça e tem por função ligar a essência impessoal à realidade pessoal, é a ponte entre o espiritual e o físico, transportando a Infinita Energia acessível ao Portal Estelar e filtrando-a para o nível anímico do ser humano.                                                                 

 



                                                          

KUNDALINE E ATIVAÇÃO DA ENERGIA DIVINA INTERIOR

A ATIVAÇÃO DA ENERGIA DIVINA INTERIOR.kundalini.jpg (24387 bytes)
Na base da coluna espinhal de todo ser humano está localizada uma fonte adormecida e poderosa de energia. Esta fonte é conhecida como Muladhara Chakra de onde partem três canais sutís conhecidos como Naadis que sobem pela coluna até atingir o cérebro. O Naadi do meio é conhecido como Sushumna onde em cada um de seus lados estão o Ida e o Pingla. Nos cinco outros centros de energia altamente concentrada, chamados Chakras, localizados ao longo da coluna, estes três Naadis se juntam e quando saem se dividem novamente em três canais à medida que sobem mais além.
Incluindo o Muladhara, existem vários outros chakras onde uma energia muito poderosa se encontram adormecidas e quando ativadas em nós, desenvolvemos poderes extraordinários como Telepatia, Hipnotismo, Clarividência. Na realidade você pode conseguir um sucesso total em toda e qualquer área de sua vida.
O processo de ativação desta energia pode ser muito complicado e difícil a menos que você consiga a ajuda de um Mestre que possui a sua própria  Kundalini completamente ativada e que conheça todos os processos de ativação da Kundalini.
A liberação, a fusão do indivíduo com o universo, pode ser considerada a experiência derradeira, por onde a energia cósmica se revela através de nosso corpo. De acordo com os princípios tântricos, tudo que existe no cosmos deve também existir no corpo humano. O propósito deste conhecimento é procurar pela verdade dentro de nós, para que possamos nos realizar completamente, desvendando a realidade básica do universo. A palavra sânscrita para Kundalini significa 'serpentina'. A Kundalini serpentina é a energia feminina que existe em forma latente. Não só em todo ser humano mas também em cada átomo do universo. O que acontece é que esta energia no indivíduo pode ficar adormecida por toda a sua vida. O objetivo da prática tântrica da Kundalini-yoga é despertar esta energia cósmica e unificá-la com Siva, A Consciência Pura difundida em todo o universo.
A Kundalini estática, não manifesta é simbolizada por uma serpente enroscada em três voltas e meia, com sua calda na boca, e espiralando em torno do eixo na base da coluna. Quando a Kundalini Sakti está pronta para se desdobrar, ela ascende para se unir à Siva(Consciência Pura) na corôa da cabeça.
A Respiração providencia os meios para uma simbiose entre as diferentes formas de vida e também entre existência e consciência. A Yoga tem a principal preocupação de direcionar esta força bio-motora rumo à expansão da consciência no organismo humano. É através da ciência da Respiração que os centros sutís do corpo são vitalizados.
A Yoga desenvolveu técnicas sistemáticas de respiração regulando sua velocidade, profundidade e rítmo. Em circunstâncias normais, nossa respiração é muito irregular, sendo, tanto a inalação quanto a exalação, muito superficiais e sem harmonia.
Os princípios cósmicos movendo-se com a corrente vital que sai( i.e., descendente) se tornam involuídas com o início da corrente retornante. A corrente ascendente é para ter a ordem inversa da corrente descendente. Este preencher e esvaziar constante é o rítmo do próprio universo, enviando ondas que irão atingir a raiz dos impulsos da Kundalini.
Quando a Kundalini é atingida, ela se desperta, desdobra-se (i.e., dinamiza-se) e começa a se elevar como uma serpente furiosa, chocando-se em cada chakra à medida em que ela sobe, até que a Shakti surge com Siva na laya-yoga.
A dinamização, transformaçaão e sublimação dos estados físicos, mental e espiritual é possível somente através do despertar da Kundalini.Sakti e sua reorientação num movimento ascendente até ela se unir a Siva, resultando na inundação de todo o ser com uma benção indescritível. O praticante eleva-se dos elementos mais grosseiros para os mais sutís, e realiza, numa experiência transcendental, sua união com Siva-Sakti, para se tornar um 'homem-cósmico'.
É necessário um treinamento longo e várias disciplinas preparatórias para o despertar da kundalini, mas é bom também saber que NÃO HÁ REGRAS FIXAS para isto. Existem 'varios meios para se conseguir este objetivo: Mantras, Diksha (transferência da energia Divina do Guru para o discípulo), Kriya-yoga, Pranayama, RasVigyan (suor do mercúrio consagrado) e até ervas e poções Ayurvedica.
Algumas escolas fazem o uso do Mantra Sadhana por ser considerado o mais seguro e pode ser experimentado por qualquer um. Quando a Kundalni é ativada ocorre um tremendo jorro de energia que pode causar grandes danos, se não for propriamente canalizada pelo corpo. Mas o processo do Mantra Sadhana é um método lento e estável totalmente livre de riscos. Além do mais isto é feito sob a orientação de um Guru que possui o controle sobre a Kundalini. No processo do Mantra , os seis Chakras são ativados, um de cada vez e existem sete estágios deste Sadhana.
Qualquer que seja o método empregado é sempre necessário a presença de um Guru poisdurante este processo, as forças divinas no corpo se tornam ativas e atacam as fraquezas do Sadhak como avareza, ciúmes, obsessão, raiva, falsidade e outros traços negativos. Algumas vezes, esta batalha entre estas energias positivas (Kundalini) e as negativas pode ser tão intensas que a pessoa pode perder seu equilíbrio mental, ou ainda, seus traços maléficos podem parecer tão intensos que a pessoa pode tomar rumos errados na vida.
Mas se existe um Gura para ajudá-lo em cada passo do processo, as energias negativas jamais sairão vitoriosas. É por isso que o guru freqüentemente sugere o Mantra Guru Sadhana por ser tão forte e poder aniquilar todos os traços negativos do Sadhak.
É importante notar que existem Mantras diferentes para a ativação dos seis chakras. Lembre-se também que o que está se operando aqui não é um milagre, e sim um processo lento e gradual e talvez necessiata-se de alguns meses para se perceber a ativação do chakra em questão.
Os seis Sadhanas podem ser completados dentro de um prazo de seis meses. Todavia , não é necessário esperar que o primeiro chakras esteja ativado para se tentar o Sadhana do próximo Chakra. Na verdade, você pode executar toda a série, todos os Sadhanas um depois do outro sem esperar por resultados. Normalmente os Chakras se tornam ativos somente dias depois do Sadhana, e aí, pode acontecer que até dois ou três Chakras se ativem de uma vez só.
Veja na outra página os procedimento de Preparação para as sessões de Kundalini Yoga
Ninguem sabe exatamente qual é o gatilho que inicia o desdobrar deste potencial espiritual. Para alguns, esta emergência espiritual é um processo suave e integrado que se desenvolve como uma conseqüência natural dos muitos anos de dedicação no serviço, orações e meditações sob a orientação de um Guru. Pode-se também experienciar um despertar mais brusco, rápido, devido à outras práticas que a pessoa possa ter feito sem ter consciência de que estas lhe serviram para o despertar da energia transformadora.
Portanto é através destas práticas de yoga, bio-energética ou respiração que você vai conseguir o despertar da kundalini como um prenúncio da transformação do potencial espiritual. Esta energia, assim que ativada, será sentida como uma vibração no corpo juntamente com uma forte sensação de impulso, descarga ou de um fluxo constante na coluna, ou ainda,   um movimento serpentino espiral lento.
Um outro catalizador muito comum pode ser uma alfição intensa, emocional ou física, As pessoas quando se deparam com os limites de suas resistências e se vêem cara a cara com a morte normalmente se movem para estágios de uma consciência não-ordinária ou transpessoal; ou ainda, transições da vida como gravidez, separação e outros marcos de transição, i.e., situaçòes emocionalmente tensas que podem levá-las a um despertar espiritual. A despeito das especificidades individuais nas experiências de cada um, o despertar da Kundalini proclama um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa.
Benefícios da ativação da Kundalini :
Dentro de nossa coluna vertebral existem sete lotus localizados no Brahma Nadi. Eles são conhecidos como Chakras e possuem números diferentes de pétalas e cores também distintas.(Ver a página Chakras para maiores detalhes) Aqui veremos somente as resultantes de suas ativação.
Chakra  Muladhara
A ativação deste Chakra resulta em  se libertar das tensões e conquistar a verdadeira felicidade, beleza, saúde perfeita e força física, além de magnetismo pessoal.
Chakra Swadhishtthana
Sua ativação resulta em se livrar das indisposições estomacais, aumento da energia sexual e cura das debilidades sesuais, aumenta a coragem e o destemor além de seu magnetismo.
Chakra  Manipura
Sua ativação resulta em perfeita digestão e livrar-se de indisposições como pedras nos rins, diabetes, problemas no fígado, etc. Sucesso em Sadhanas surpreendentes como voar, andar sobre a água, contato telepático com plantas e animais, perfeição no Pranayama e a maior de todas as conquistas que é sucesso na Meditação.
Chakra  Anahata
A ativação deste Chakra resulta em paz mental, graça divina ilimitada, total liberdade de todas as tensões, poder para ver o futuro, poder de hipnose, de entrar no Samadhi (transe divino), se livrar de problemas relacionados ao coração e aumentar suas emoções mais singelas como o amor, afeição e gentileza.
Chakra Vishuddha
Sua ativação resulta em se livrar de todos os desconfortos relacionados com a garganta, tireóide, etc..Aumento de seu conhecimento, ganho em seu poder de eloqüência, Samadhi mais profundo, perfeição na arte da Hipnose, ganho do poder para morrer quando desejar, sucesso material total como; conforto, riquezas e fama.
Chakra Aagya
Também conhecido como o Terceiro Olho, sua ativação nos traz poderes  prodigiosos como clarividência, telepatia, poder para amaldiçoar ou abençoar, satisfação instantânea do que desejar, e ganho de conhecimento relacionado a todas as áreas e ciências, poder para controlar os pensamentos de outros e interferir até mesmo na natureza.
Chakra Sahastrara
Aqui é a Morada do Senhor Shiva; e quando a Kundalini Shakti se une com o Supremo Ser, o praticante é monopolizado por uma meditação profunda onde ele perceberá uma paz e benção infinitas. Por ser um centro sutil, com sua ativação será produzido uma secreção como um elixir que permeará todo o corpo tornando a pessoa livre de todos os desconfortos. Nos tornamos livres de todas as fronteiras e apegos corporais. Todos os elementos naturais estão sob seu controle.
Alguns sintomas do Despertar da Kundalini
Esta tremenda mudança do nível de consciência resultante do despertar da Kundalini pode ser uma experiência dramática com anos de surtos físicos e psicológicos. Este processo pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns ocorrem mais sintomas físicos intensos enquantio que em outros ocorrem mais sintomas emocionais ou psicológicos. É como se uma nova energia surgisse em seu sistema energético, com todos os seus problemas físicos e psicológicos não resolvidos, e os colocasse em evidência para serem resolvidos e liberados.
Greenwell (1990) apontou sete categorias de sintomas que foram observados durante o despertar da Kundalini:
Movimentos Prânicos ou kriyas
Prana é a palavra Hindu para energia vital. Assim que uma energia intensa se move pelo corpo limpando os bloqueios psicológicos, a pessoa pode experienciar trancos involuntários incluindo sacudidelas, tremor, vibrações, espasmos e contrações. Assim que estas couraças e bloqueios profundos forem varidos por um fluxo de energia suave, a pessoa pode entrar em contato com memórias e emoções associadas à traumas passados.
Fenômenos Yoga
Alguns se encontram performando posturas de yoga e mudras que eles nunca aprenderam e jamais poderia fazê-los em um estado normal de consciência. Da mesma forma, elas pode reproduzir palavras sânscritas ou sons, ou tomar consciência de músicas, mantras ou tons. um padrão incomum de respiração (muito rápido ou muito lento) pode surgir, ou ainda uma respiração superficial ou mesmo ficar sem respirar durante um período longo de tempo.
Sintomas Fisiológicos
O despertar da kundalini normalmente ocasiona atividades fisiológicas incomuns causadas por um movimento intenso de energia que libera toxinas no corpo. Estes sintomas incluem aparentes problemas no coração, dores de cabeça e na coluna, disturbios gastro-intestinal e problemas nervosos. Já foram reportadas sensações internas de extremo calor, super sensibilidade da terminações nervosas, hiperatividade ou letargia, grandes variações no apetite sexual e até orgasmos expontâneos.Estes sintomas são irregulares, indo e vindo sem a menor previsão e geralmente não respondem ao tratamento médico.
Surtos Psicológicos
O despertar espiritual normalmente oferece algum desfio à supremacia da consciência do ego. O desafio para mover-se para além das respostas inconscientes governadas por impulsos e instintos e remove a consciência do ego do centro de nossa psique.. Tais desafios produzem um período de confusão mental e desequilíbrio. As pessoas seacha em meio a estados emocionais inexplicáveis à medida que elas se movem rumo à questões não resolvidas. Um rodemoinho de emoções que vão desde ansiedade, culpa e depressão, à repentes de compaixão, amor e pura alegria acompanhados com rompantes de choramingos.
Experiências Extra Sensoriais
À medida em que a percepção se expande, a pessoa experiencia fenômenos visuais atípicos como: luzes, símbolos, entidades, ou revisão de experiências de vidas passadas.Quanto à audição pode-se incluir ouvir vozes, músicas, sons internos ou mantras. Até o sistema olfatório pode ser estimulado com a percepção de incensos de sândalo, rosas, etc. Pode-se perder a noção do limite corporal ou ter a sensação de ser maior do que se é, ou de se estar fora do corpo resultando em confusão e desorientação.
Fenômenos Psíquicos
Com a abrtura das habilidades psíquicas, a pessoa poderá desenvolver ; precognição, telepatia, psicocinese, leitura de auras e habilidades de cura.

Estados de Consciência Mística
A pessoa poderá se transferir para um estado de consciência alterado onde ela poderá  perceber diretamente a unidade subjacente ao mundo dual e experienciar serenidade e paz com um profundo conhecimento de sabedoria.
Em alguns casos, o estado provocado pelo surto psicológico é tão severo que pode se assemlhar a um suto psicótico. Por isso é necessário um ambiente que apoie e compreenda a pessoa em vez de rotulá-la de louca. Portanto é fundamental que se esteja em contato com pessoas que lhe dêem apoio e pode ajudar a minimizar os disturbios.
Por último eu gostaria de ressaltar que o despetar da Kundalini não é o mesmo que Iluminação que dificilmente resultaria de um único encontro com o numinoso. Seria mais como se esse despertar energético iniciasse uma expansão da consciência que será o início das muitas outras experiências de estados transpessoais de consciência. A intensidade e a duração desses flashes varia de acordo com a nossa presteza para assimilá-los e integrá-los. Desta maneira, o despertar da Kundalini não é a meta final e sim o início de uma transformação de consciência que expandirá a nossa capacidade de conhecer o infinito. Emergência espiritual normalmente inclui expansão de habilidades de percepção, aumento de energia, expressão criativa e uma dedicação e comprometimento para servir um bem maior.