domingo, 18 de setembro de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Conheça dez sinais de alerta para a baixa imunidade

Descubra os sintomas mais comuns que indicam um sistema de defesa deficiente




Unhas fracas, queda de cabelo, cansaço, problemas de pele... Se você apresenta um ou mais desses problemas, deve imaginar que está com a imunidade baixa, certo? Na verdade, não é tão simples assim. Sinais como esses podem ser muito vagos, já que podem significar uma infinidade de complicações, doenças e até fatores genéticos, que pouco têm a ver com uma imunodeficiência.

A médica imunologista Elisabete Blanc, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, conta que a baixa imunidade pode ser de causa primária, ou seja, quando a pessoa já nasce predisposta pela genética. "Por outro lado, pessoas que são saudáveis, em um dado momento da vida, podem se expor a situações que levem à dificuldade do organismo em manter um equilíbrio imunológico", completa.

Exemplos dessas situações vão desde maus hábitos a tipos específicos de tratamentos: uso de medicamentos que suprimem a imunidade, exposição à radiação, quimioterapia, má alimentação, uso de drogas, consumo de álcool, excesso de exercício físico, estresse prolongado, doenças que levam a uma grande perda de proteínas - substâncias que são "a matéria prima dos anticorpos", como explica Elisabete -, doenças crônicas, deficiências de vitaminas, falta de repouso adequado, entre muitos outros fatores. 

De olho nas doenças mais persistentes 
Como saber, então, se você realmente está com o sistema de defesa comprometido? De acordo com o clínico geral Fernando Manna, do Laboratorio NASA, não existe um exame único capaz de detectar se a pessoa está com a imunidade prejudicada. "O ideal é procurar um médico ao perceber sintomas recorrentes ou persistentes. O exame clínico realizado pelo médico assistente, aliado à queixa e evolução de sintomas, são orientadores na solicitação de exames", completa.

É mais fácil, portanto, perceber que o sistema imunológico está pedindo ajuda quando há repetições de várias complicações no organismo, que demoram a ir embora. "A diminuição da resistência orgânica cria condições para o desenvolvimento frequente de doenças", conta Fernando. Se a pessoa apresentar um mesmo problema - ou mais de um - diversas vezes, deve procurar um profissional.

A lista dos sinais alarmantes
Ainda assim, não é tão simples a detecção, uma vez que repetir demais uma complicação não é certeza de uma queda na imunidade. Um indivíduo pode ter as unhas fracas durante meses, por exemplo, mas isso pode ser apenas consequência de má higiene ou falta de alguns nutrientes na alimentação. 

Por isso, vale ficar mais atento aos sintomas decorrentes de doenças que são mais comuns quando as defesas do organismo estão frágeis. Confira exemplos dados pelo clínico geral Fernando Manna e a imunologista Elisabete Blanc:

Boca: herpes, amigdalite e estomatite

Pele: infecções recorrentes, abscessos, doenças gerais causadas por fungos, vírus e bactérias

Ouvido: otites

Região genital: herpes

Sistema respiratório: gripes e resfriados

A percepção da imunodeficiência fica ainda mais clara com a lista da Fundação Jeffery Modell e a Cruz Vermelha Americana, elaborada para guiar médicos e profissionais no diagnóstico de pacientes. Elisabete explica que, ao apresentar um ou mais desses itens abaixo, a pessoa já deve ser investigada.
  • mulher com pneumonia - Foto: Getty Images
  • homem com dor de ouvido - Foto: Getty Images
  • mulher com dores na boca - Foto: Getty Images
  • abcesso - Foto: Getty Images
  • mãe olhando a nuca do filho - Foto: Getty Images
  • mulher no banheiro - Foto: Getty Images
  • homem usando um broncodilatador - Foto: Getty Images
  • vacinas - Foto: Getty Images
  • mulher com febre na cama - Foto: Getty Images
  • médico segurando uma prancheta - Foto: Getty Images
 
 
de 10
mulher com pneumonia - Foto: Getty Images

Duas ou mais pneumonias no último ano

Os sintomas da infecção no pulmão costumam ser: febre muito alta, calafrios, tosse com expectoração, falta de ar, dor no peito, vômitos, prostração, perda de apetite e dores no corpo.  
homem com dor de ouvido - Foto: Getty Images

Oito ou mais otites no último ano

A inflamação é provocada pelo acúmulo de líquido no ouvido. Há vários tipos de otite, que podem apresentar os seguintes sintomas: dor intensa, diminuição da audição, secreção, coceira, febre, falta de apetite, entre outros.
mulher com dores na boca - Foto: Getty Images

Estomatites de repetição ou monilíase por mais de dois meses

A estomatite pode ser percebida por lesões na boca e gengivas. Já a Monilíase é uma infecção causada por fungos e apresenta pontos brancos e escamosos em qualquer área da região bucal: língua, bochechas, gengivas ou lábios.
abcesso - Foto: Getty Images

Abscessos de repetição ou ectima

O acúmulo de pus na pele em determinada área do corpo é conhecido como abscesso, também chamado de furúnculo. A ectima é uma infecção bacteriana que acontece, geralmente, por falta de higiene, com lesões que costumam acontecer com maior frequência nas pernas e nos pés. 
mãe olhando a nuca do filho - Foto: Getty Images

Um episódio de infecção sistêmica grave: meningite, artrose ou septicemia

Essas infecções comprometem o organismo como um todo e podem ser perigosas. A meningite é uma inflamação das meninges, membranas do encéfalo e da medula espinhal e pode ser causada por vírus ou bactérias. A artrose, por sua vez, é caracterizada por problemas que alteram as juntas dos joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral, prejudicando o movimento. Já a septicemia é uma infecção generalizada que se espalha por todo o organismo, por causa de bactérias que infectam o sangue.
mulher no banheiro - Foto: Getty Images

Infecções intestinais de repetição ou diarreia crônica

O mau funcionamento do intestino pode ser causado por vários fatores, como alimentação ruim e problemas emocionais. No entanto, frequentes diarreias e problemas intestinais, relacionados a infecções, são mais preocupantes e podem ser indícios de imunodeficiência.
homem usando um broncodilatador - Foto: Getty Images

Asma grave, doença do colágeno ou doença autoimune

Tanto a doença do colágeno quanto a doença autoimune, como explica Elisabete, representam um grupo de doenças que faz o organismo produzir anticorpos contra ele mesmo, o que provoca uma queda na imunidade.
vacinas - Foto: Getty Images

Efeito adverso ao BCG e/ou infecção por micobactéria

 Esse caso diz respeito, principalmente, a crianças que têm reação da vacina BCG, contra tuberculose. "A pele pode não cicatrizar após a vacina ou a criança pode sofrer com própria bactéria que dá a tuberculose", conta Elisabete. 
mulher com febre na cama - Foto: Getty Images

Quadro clínico associado à imunodeficiência

De acordo com Elisabete, nesse tópico entram as mais variadas doenças e síndromes que podem ter relação com o sistema imunológico. "O médico poderá suspeitar de acordo com o histórico da pessoa e da predisposição genética", completa a imunologista.
médico segurando uma prancheta - Foto: Getty Images

História familiar de imunodeficiência

Pessoas que possuem casos na família de baixa imunidade também devem ficar mais atentas às respostas do organismo para doenças e, de preferência, fazer uma avaliação médica.

O PODER DE DECRETAR - Mantra para a intercessão da Presença EU SOU

Afirmar a Presença de Deus 
Em sua vida é a coisa mais importante que você pode fazer. Afirme a Presença "EU SOU" em todos os lugares e Ela se fará presente, transformando tudo e todos ao seu redor. Intercessão divina é a solução para todos os seus problemas.


Resultado de imagem para O PODER DE DECRETAR - Mantra para a intercessão da Presença EU SOU

"EU SOU" LUZ NA MINHA MENTE,...
"EU SOU" LUZ NO MEU CORAÇÃO.

LUZ, LUZ, LUZ, NA MINHA MENTE,
LUZ, LUZ, LUZ, NO MEU CORAÇÃO.

DEUS ESTÁ NA MINHA MENTE,
DEUS ESTÁ NO MEU CORAÇÃO.


INVOCAÇÃO DO CONE DE LUZ PARA SUA PROTEÇÃO
AMADA PRESENÇA DE DEUS EU SOU EM MIM,
COBRE E PROTEGE MEU SER COM SEU CONE DE LUZ BRANCA,
LIBERTA-ME DE TODO O MAL FÍSICO, MENTAL, EMOCIONAL E ESPIRITUAL,
PURIFICANDO-ME COM A CHAMA VIOLETA E
LIBERTANDO MEU TEMPLO, PARA A VINDA DO SENHOR.


INVOCAÇÃO DO CONE DE LUZ PARA PROTEÇÃO DA FAMÍLIA
AMADA PRESENÇA DE DEUS EU SOU EM MIM,
COBRE E PROTEGE A MIM E À MINHA FAMÍLIA COM SEU CONE DE LUZ BRANCA,
LIBERTA-NOS DE TODO O MAL FÍSICO, MENTAL, EMOCIONAL E ESPIRITUAL,
PURIFICANDO-NOS COM A CHAMA VIOLETA E
LIBERTANDO NOSSO TEMPLO, PARA A VINDA DO SENHOR.