segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SAÚDE EMOCIONAL - Cura interior, cura emocional - Libertação de padrões recorrentes com origem em vivências dolorosas ajudam a cura interior e a cura emocional

Cura interior, cura emocional

cada dia que passa se nota mais e mais o aparecimento de pessoas que manifestam fortes desequilíbrios emocionais. Este tipo de desequilíbrios fazem sobressair a existência de uma extrema baixa auto-estima e falta demotivação pessoal na forma como vivem os seus relacionamentos e a sua vida de um modo geral. Acura interior, passa por uma cura emocional e resulta de uma auto-consciencialização de quais as vivências “negativas” do passado que condicionam a pessoa a uma vida plena de paz, amor, alegria e realização.
“Imagem de yuehui-tang”
Para que seja possível a cura interior e cura emocional é muito importante haver uma clara noção sobre o que significa a inteligência emocional, para que haja uma aprendizagem profunda e um auto-reconhecimento sobre as emoções e suas causas para que seja possível uma cura interior e libertação emocional.

Libertação de padrões recorrentes com origem em vivências dolorosas ajudam a cura interior e a cura emocional

Esta cura interior e respectiva cura emocional, passa pela libertação de padrões negativos recorrentes que se manifestam de formas inesperadas que limitam muito a vida da pessoa. Estes bloqueios são activados por situações, palavras, comportamentos que funcionam como “gatilhos”/”interruptores”  que despertam vivências passadas muito dolorosas que podem “paralisar” a pessoa através de medos e fobias. Esta cura interior terá consequências positivas na vida da pessoa e resultará em mudanças muito significativas na auto-motivação e auto-estima.
Para que seja possível iniciar uma cura interior e uma cura emocional, é necessário que saibamos identificar os mecanismos do subconsciente que activam os padrões negativos. A seguir apresentamos algumas das feridas emocionais, para que possa haver uma identificação através da auto-observação. Só com a consciência destes bloqueios e mecanismos do subconsciente é possível proceder à cura interior e à cura emocional.

Identificar as feridas emocionais para ajudar a cura interior e a cura emocional

A primeira coisa que precisamos fazer é identificar o problema, e entender a enorme necessidade de cura interior. Abaixo está uma lista comum de sintomas comuns a procurar em alguém que tem uma ferida emocional:
  • Crueza interna - muitas vezes há uma sensação de crueza interior e dor que parece persistir e difícil de libertar.
  • Irritabilidade – facilidade em irritar-se excessivamente com os outros, mesmo que a situação não justifique.
  • Pouca ou nenhuma tolerância - Ter pouca ou nenhuma tolerância com os outros.
  • Sentimentos negativos – Sentimentos de raiva, ódio, ressentimento, etc parecem “emergir” facilmente e às vezes sem motivo aparente.
  • Excessivamente sensível a algum acontecimento do passado -  Se houver situações no passado que levam a pessoa a tornar-se muito sensível ou irritada, ou mesmo levá-lo exaltar-se, então é provável revele uma profunda ferida emocional ligada com essa situação ou a memória .
  • Dificuldade em perdoar – A dificuldade de perdoar impossibilita uma pessoa de amar. Uma pessoa que tenha dificuldade em se perdoar a si e aos outros é uma pessoa estagnada, não se permite libertar dos pesos da vida e assume nas suas costas pesos de atitudes que não são suas. Perdoar os outros não significa compactuar com a sua ignorância, mas sim permitirmo-nos libertar da responsabilidade dos erros que os outros cometem.
  • Dificuldade em se permitir e se sentir amada/o - A incapacidade de confiar nos outros cria mecanismos de auto-defesa dificilmente intransponíveis. Mesmo que a pessoa tenha em torno de si muitas pessoas que a amam , mas a pessoa não acredita que as pessoas possam gostar dela. Torna-se extremamente difícil de se sentir plenamente e receber amor. Parece haver uma parede até que bloqueia o fluxo do amor na sua vida.
  • Agressões físicas - Pessoas com feridas emocionais muito profundas, quando se sentem ameaçadas explodem, tornam-se agressivas e susceptíveis de atacar os outros e ter súbitas explosões de raiva, ódio, ressentimento, etc.
  • Revolta com Deus – Uma pessoa que tenha sofrido choques emocionais profundos, por perda, por doença ou outra situação dolorosa incompreendida no momento, pode revoltar-se e culpar Deus pelos dramas e dificuldades que vivência. Na maioria das vezes, com o tempo, a pessoa vem a compreender que os acontecimentos foram agentes poderosos de transformação e que a sua vida enriqueceu muito com a aprendizagem através da dor, e que a aprendizagem tornou a sua vida com muito mais sentido e com maior qualidade nos relacionamentos e vida em geral porque aprendeu a distinguir o essencial do superfluo.
  • Ódio – Muitas vezes, a incompreensão e falta de entendimento o verdadeiro sentido da vida, acontece as pessoas ficarem extremamente feridas e amarguradas devido às vivências dramas do passado. Os abusos não são compreendidos nem fáceis de aceitar. É verdade, não podemos mudar o passado, mas podemos mudar a nossa visão sobre o que nos aconteceu e libertar-nos do peso do que não controlamos no passado. Perdoar não é compactuar, mas aceitar a nossa libertação e desresponsabilização pela profunda ignorância de outros seres humanos. Para quem acredita, a justiça divina não falha, por isso podemos confiar e aceitar libertar esse peso doloroso do passado e acreditar que merecemos o melhor da vida.
  • Frustração – Esta turbulência interna resulta de uma inadequação e desenquadramento da forma vivenciamos a vida. A frustração cria uma profunda ferida interior, porque a pessoa passa a vida a lutar contra a corrente e sem obter os resultados que acha que deveria ter. Muitas vezes a aceitação do que não podemos mudar, no momento, pode atenuar a frustração e talvez um redireccionamento de objectivos. Para quem confia na vida é mais simples porque entende que a vida dá o que precisamos para crescer, e sabe que quando algo não flui…há que repensar os esforços e direccionar o sentido do fluxo da vida para outro lado que faça a pessoa sentir-se valorizada e importante.
  • Escapismo – Como resultado de uma enorme turbulência interna, há um tremendo desejo de escapar ou criar compensações ou “realidades” fictícias paralelas que ilusoriamente parecem atenuar o vazio emocional. Este escapismo pode-se manifestar de variadas formas, como comer demais, beber, consumo de estupefacientes, sexo, farras, etc.
  • Auto-anulação ou ódio por si mesma – Uma pessoa que se anula a si mesmo, geralmente não acredita que merece algo de bom na vida e reprime muita dor. As pessoas que se anulam, provavelmente tiveram uma infância em que se sentiram desvalorizadas e não merecedoras de amor, atenção e reconhecimento. A cura interior e cura emocional passa pela libertação de toda essa dor e iniciar um processo de auto-reconhecimento e auto-aceitação de quem é, libertar a auto-punição e aprender a aceitar receber as coisas boas que a vida tem para lhe dar.
  • Vingança - O ódio e a raiva assimilada ao longo dos anos é resultante da falta de capacidade de perdoar, alguém que tem uma ferida emocional aberta tem grande facilidade em retaliar de volta os comportamentos negativos para aqueles que os ofendem ou “espezinham” emocionalmente.
  • Comportamento irresponsável – A dor e o vazio interior levam as pessoas a ter comportamentos compulsivos de compensação. Estas descompensações emocionais podem levar a uma abordagem descuidada perante si mesma e perante a vida. Dificilmente uma pessoa vazia interiormente se sente bem consigo mesmo, as feridas e dores emocionais precisam ser “ilusóriamente” compensadas, seja com a alimentação, seja com o consumismo, ou outro comportamento compulsivo de “pseudo” compensação.
  • Expectativas irracionais sobre os outros - Alguém que foi profundamente magoado, pode criar grandes expectativas nas pessoas que as rodeiam. E muitas vezes, acontece, decepcionarem-se ou então criar uma enorme intolerância quando erros forem cometidos. Tem uma extrema dificuldade de  tolerar (aturar) os outros, criando um enorme mal estar nos seus relacionamentos e em todo o mundo que a rodeia.
  • Perfeccionismo – As feridas emocionais também podes impulsionar uma necessidade extrema de executar tarefas com perfeição excessiva, para assim não dar hipótese aos outros que a possam criticar. Este perfeccionismo excessivo, acaba por ser um enorme peso que carrega, visto que não se permite errar. Estas pessoas, provavelmente viveram uma infância difícil, em que tudo o que faziam nunca estava bem ou nunca era suficientemente bom. Normalmente as pessoas perfeccionismo acabam por também ser demasiado exigentes e criticas com os outros, não aceitando os seus erros como uma forma de aprendizagem, mas sim como se fossem resultado de uma burrice irremediável.
  • Sentimentos de desespero – Quando uma pessoa se sente emocionalmente ameaçada, rejeitada, posta em causa, desvalorizada, e não consegue solucionar prontamente o desafio ou corresponder às expectativas do que acha ser “o certo” pode entrar facilmente em desespero. Nestas situações, se a pessoa não consegue ver soluções, ou alternativas e agir…é importante que aprenda a confiar na vida, relaxar um pouco e pedir ao universo que lhe envie as respostas. Por vezes a rendição ao que não controlamos pode ser uma solução sábia, visto que nos tornamos mais calmos e mais facilmente estamos abertos a que soluções inteligentes possam surgir na nossa mente, ou simplesmente estarmos abertos a que soluções surjam do exterior.
  • Impulsividade – Ser impulsivo pode resultar de um desequilíbrio emocional, a necessidade de agir de uma forma instintiva pode resultar de sentimentos profundos de ameaça, que despoleta sentimentos, muitas vezes irracionais incontroláveis.
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ou TOC: é minha convicção que o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), muitas vezes envolve feridas emocionais que nunca foram totalmente curadas. Isto é especialmente verdadeiro com as pessoas que são escravas do auto-ódio, o ressentimento pessoal, auto-perdão, etc
  • Hostilidade para com Deus, consigo mesmo, e outros –  por causa do limite de emoções, uma pessoa pode tendem a sentir-se hostil a Deus, outras pessoas em sua vida, ou até a si mesmo. Isso geralmente é enraizada em uma forma de amargura contra Deus por não impedir que algo aconteça à pessoa, rancor contra alguém que tenha ofendido ou prejudicado emocionalmente, ou amargura contra si mesmo para falhas que tenha caído em si mesmo.
Seja honesto consigo mesmo e inicie uma auto-cura interior.
Para que seja necessário libertar todas estas feridas emocionais e permitir-se a umacura interior é necessário que haja uma  libertação da resistência à mudança. É necessário entender e aceitar que nós não escolhemos o que nos aconteceu no passado, no entanto podemos escolher fazer uma cura interior e uma cura emocional, permitindo-nos mudar a nossa forma de ser, estar, pensar e ser felizes.
A cura interior e libertação emocional passa por uma abertura à compreensão de que tudo o que nos acontece, qual o sentido da vida e que tudo pode ser um agente de sabedoria e serve para o nosso crescimento interior.

ELEVAÇÃO ESPIRITUAL - Aprenda a integrar respiração com os comandos da mente. Obtenha tranquilidade e paz interior.

Aprenda a integrar respiração com os comandos da mente. Obtenha tranquilidade e paz interior.

respiracao-afirmacao-de-luz

A cada respiração, uma frase de Afirmação

Eu tenho utilizado essa maneria de Afirmar já há bastante tempo – comigo e com outras pessoas – obtendo resultados fantásticos!
O estado emocional e mental se tranforma quase que instantaneamente, o ritmo da respiração se torna mais suave e uma sensação de paz profunda começa a invadir o Ser.
Eu te estimulo a experimentar!

Instruções:
1. Páre por alguns instantes, onde quer que esteja, o que quer que esteja fazendo;
2. Coloque suas mãos no coração;
3. Observe sua respiração;
4. Cada vez que inspirar e expirar, mentalize uma frase da Afirmação abaixo.
5. Permaneça nesse movimento por aproximadamente 10 ou 15 minutos, ou até que perceba a mudança completa das suas emoçoes. Retorne ás frases e repita-as quantas vezes for preciso.

Para familiares e amigos:
Você pode conduzir outras pessoas nesse exercício: peça a elas que apenas observem a respiração, enquanto você Afirma – em voz alta – para elas. Neste caso, continue afirmando em primeria pessoa, como se a própria pessoa estivesse falando para ela mesma.
Isso é ótimo! Já retirei pessoas  de forte choque emocional apenas Afirmando para elas desta forma.
Seria interessante você ter esse modo de Afirmar sempre na sua mente, a fim de que você possa lembrar-se dele quando for ajudar amigos e familiares em momentos de crise emocional de qualquer espécie.
** Não se esqueça de perguntar se a pessoa aceita que você trabalhe com ela. Em caso negativo, respeite-a e simplesmente envie Luz!

Dicas importantes:
* Procure não direcionar o seu ritmo respiratório. Respire de forma solta, sem controle sobre ela. Verá que naturalmente sua respiração vai se reorganizar.
* Você também pode criar suas próprias frases, inserindo na Afirmação as necessidades do momento.


Integre respiração com Afirmação de Luz
A cada respiração sinto-me mais calmo e tranquilo.
A cada respiração sinto-me mais seguro e confiante.
A cada respiração sinto-me mais feliz e próspero.
A cada respiração sinto-me mais saudável e equilibrado.
A cada respiração sinto-me livre e equilibrado.
A cada respiração restabeleço a Ordem Divina dentro, fora e em torno de mim.
Eu estou em paz comigo e com o Universo inteiro.



Fique na Paz do Divino Criador!
Tania Resende

O PODER DA AFIRMAÇÃO - O Poder do Pensamento para fluir a energia vital! Afirmação de Luz

O Poder do Pensamento para fluir a energia vital! Afirmação de Luz

poder-pensamento-energia-vital-afirmacao-de-luz

Afirmação para aplicar o poder do pensamento
 
Penso e sei que minha vida flui.
Penso e sei que minha vida flui do meu cérebro a todo meu corpo, flui!
Luminosas centelhas atravessam as entranhas de meus tecidos.
Através da medula espinal, por minha coluna dorsal veloz se precipita,
em borrifo e espuma, a corrente vital!
Todas as pequenas células bebem dela; suas diminutas bocas cintilam.
Todas as pequenas células bebem dela; suas diminutas bocas cintilam.


 Por Paramahansa Yogananda

O PODER TRANSMUTADOR - Use a Chama Violeta da 5a. dimensão: transmutação e perdão! Afirmação de Luz

Use a Chama Violeta da 5a. dimensão: transmutação e perdão! Afirmação de Luz

Imagem de Steve Argyle
Através da Amada Presença de Deus, Eu Sou agora resplandecendo em meu coração, eu invoco todas as Legiões de Luz em todo o infinito, que estejam associadas às frequências da 5 ª Dimensão da Chama Violeta.

Em meu nome e de toda a humanidade estou agora chamejando as frequências da 5 ª Dimensão da Chama Violeta através de todas as partículas atômicas, subatômicas e ondas de Vida na Terra que vibram em uma frequência inferior à harmonia e ao equilíbrio de Deus.

Amado Eu Sou, olhe para a minha vida e a vida de toda a humanidade e veja o que ainda falta ser equilibrado por nós, para qualquer pessoa, lugar, condição ou coisa, que possamos ter prejudicado em qualquer momento, de qualquer maneira, por qualquer motivo.

Coloque suas Grandiosas Mãos Amorosas de Luz em toda energia positivamente qualificada que tenhamos lançado em toda a nossa trajetória terrena e atraia mil vezes mais perfeição do que erros que tenhamos cometido.

Construa a partir desta substância de perfeição um Presente de Amor, o que for necessário para equilibrar cada débito que eu tenha criado e que ainda permaneça não saldado em qualquer parte da Vida.

Amado Eu Sou, peço-lhe para perdoar cada pessoa, lugar, condição ou coisa que possa nos ter feito mal de alguma forma e equilibre todas as nossas dívidas por toda a vida.
Eu aceito isto feito através do Poder de Deus Eu Sou.

E assim é.

SAÚDE EMOCIONAL - Afirmações positivas para o perdão

Afirmações positivas para o perdão





















As afirmações positivas para o perdão estão para a nossa mente como o exercício físico está para o corpo físico podem mudar realidades se forem feitas com regularidade. O poder das afirmações positivas para o perdão pode ter um papel fundamental na mudança de crenças da pessoa e ter um enorme impacto na mudança interna e externa de uma pessoa.
Como todos sabemos os músculos do corpo, tal como “os músculos” da mente, fortalecem-se e ganham “poder” se forem submetidos a práticas diárias e exercícios adequados. Todos sabemos, que no caso dos músculos do corpo, nos primeiros meses de exercícios, as evoluções são pouco significativas e a definição dos músculos e a força apenas se vai desenvolvendo aos poucos e gradualmente com uma prática assídua. Assim, também acontece com a nossa mente, é possível desenvolver o “musculo” da positividade se praticarmos diariamente. Fazer afirmações positivas para o perdão diariamente é possível ter mudanças na nossa vida que jamais poderíamos imaginar. Muitas vezes o perdão até deve ser feito a nós mesmos para nos libertarmos de pesos e culpabilizações que nos impedem de ter uma vida livre e tranquila.
A seguir estão algumas afirmações positivas para o perdão e assim desenvolver o seu “músculo da positividade” e mesmo que não consiga sentir as afirmações como algo real, lembre-se que no ginásio também a força no inicio da pratica também não é real e não é por isso que deixamos de acreditar que o iremos desenvolver.

Afirmações positivas para o Perdão

  • Eu perdoo-me por tudo o que ainda não consegui alcançar na minha vida, e liberto-me de toda a crença que me inibe de alcançar os meus sonhos.
  • O meu coração abre-se para o perdão, e aceita que este é o caminho da libertação.
  • Eu perdoo todos aqueles que que me magoam, e compreendo que todos os desafios são agentes positivos de crescimento.
  • Eu perdoo-me e liberto-me de todo o meu passado, e aceito que todos os desafios vivido são também responsáveis pela minha sabedoria interior
  • Eu me concedo o privilégio de libertação do meu passado que não tem qualquer poder sobre mim agora. E me abro aos pensamentos criativos deste momento e assim criar um bonito futuro.
  • A cada dia que passa, estou mais atenta aos meus verdadeiros sentimentos e cuido amorosamente de mim.
  • Eu me perdoo por todos os erros e aceito-os como parte integrante do meu crescimento.
  • Eu aceito todos os desafios na minha vida e disponibilizo-me para entender as aprendizagens escondidas em cada obstáculo.
  • Eu perdoo-me e libero-me de toda a vitimização, e assumo o comando da minha própria vida e afirmo o meu próprio de poder.
  • Eu perdoo e liberto todas as pessoas que me magoaram no passado, e me concentro apenas no presente envolvendo-me apenas com sentimentos e pessoas que me façam sentir amada.
  • À medida que me liberto e  perdoo de todas as pessoas e todos os erros do meu passado, eu me entrego a sentimentos puros de amor.
  • Eu opto por encarar todos os problemas como oportunidades de crescimento, não existem problemas grandes ou pequenos que não possam ser resolvidos com amor.
  • Através do perdão, permito-me aceitar que os erros dos outros são problemas que não são meus. Todos me amam e aceitam tal como sou.
  • Eu liberto com amor todas as pessoas que me magoaram, e sigo a minha vida com gratidão por todas as conquistas e poder de libertação.
  • Eu compreendo e liberto todos padrões negativos do passado, eu sou livre e escolho ter uma vida feliz ao lado de pessoas que me amam.
  • Eu perdoo e aceito agora, com amor, todos os membros da minha família tal como são, eu liberto-me de toda a magoa e ressentimento e sigo em direcção ao amor.
  • Eu estou disponível para perdoar tudo na vida, todas as pessoas e a mim mesma por todos os dissabores.
  • Ao me perdoar torna-se muito mais simples perdoar os outros e seguir em direcção ao amor.
  • Sei perdoar, sou amorosa, gentil e sei que a vida me ama.
  • A porta do meu coração abre-se ao amor ao perdoar todos os que me magoaram.
  • A cada dia que passa, estou mais atenta aos meus sentimentos, e me torno cada vez mais amável comigo e com todos os que me rodeiam. Em compensação a vida me responde com amor.
  • Eu estou disposta a fazer uma cura interior, o perdão transforma toda a minha vida, está tudo bem e eu estou em paz.
Se fizer estas afirmações positivas para o perdão diariamente como se fosse um ginásio mental e verá que dentro de algum tempo, quando for desafiado com situações e pessoas que antes o incomodavam, verá que ao lhe surgirem os desafios a sua mente irá buscar instantaneamente esta sabedoria em momentos de desafios quer emocionais, quer de relacionamentos ou no trabalho.

SAÚDE EMOCIONAL - Ciúmes, como “controlar”? - Os ciúmes é um pacote inteiro de emoções e não um sentimento isolado

Ciúmes, como “controlar”?

Os ciúmes é um pacote inteiro de emoções e não um sentimento isolado

Geralmente tendemos a pensar nos ciúmes como uma emoção isolada, no entanto é um pacote inteiro de sentimentos que tem a tendência a manifestar-se como uma mistura de medos. O ciúme pode-se manifestar como sendo raiva, medo, mágoa, traição, ansiedade, agitação, tristeza, paranóia, depressão, solidão, inveja, cobiça, sentimento de impotentencia, inadequação, e exclusão. Cada pessoa manifesta o ciúme de acordo com os seus registos e padrões internos que são activados por circunstâncias especificas. Estes medos fazem a pessoa sentir-se ameaçada, e criam impulsos ameaçadores inesperados que se manifestam e tornam muito difícil para a pessoa saber como “controlar” os ciúmes.

Ciúmes, como identificar a sua origem

Para ser possível “controlar” os ciúmes é importante, antes de mais, que se tente identificar a o conjunto de sentimentos que são activados quando se manifestam os ciúmes. Qual a emoção primária que se sente quando há manifestação de ciúmes? Ao desmistificar a origem exacta que despoleta este medo, seja de perda, rejeição, ou outro medo adjacente, inicia-se um processo de consciencialização sobre a origem deste sentimento que faz a pessoa sentir-se ameaçada.

Ciúmes – Jogos e provocações como uma forma de saber que o outro ainda o ama

Muitas vezes acontece que a manifestação dos ciúmes acontecem porque a pessoa sente que o outro faz jogos de sedução com terceiros, ou que provoca situações que criam instabilidade emocional à pessoa que manifesta ciúme. Aqui, o ciúme representa uma manifestação de um sentimento de impotência sobre a situação, e a pessoa sente-se de certa forma enxovalhada pelo parceiro. As únicas formas de evitar estas situações são, ou aceitar o outro como ele é, ou decidir que se merece alguém que nos faça sentir bem e sair da relação. No entanto para lidar com estes jogos é necessário uma grande dose de paciência, consciência e auto estima. É certo que uma pessoa que atraia este tipo de parceiros é uma pessoa que precisa desses desafios para levar um safanão e assim desenvolver a consciência do valor próprio. Também a pessoa que faz jogos para provocar ciumes, representa também uma pessoa sem auto-estima, dai a necessidade de se fazer sentir desejado, seja pelo companheiro seja por outras pessoas exteriores à relação.

Os Ciumes e o medo de perder o outro

É muito importante compreender o que é ter ciúmes e que significado pode ter dentro da pessoa esse medo subconsciente. Os ciúmes representam o medo – medo do desconhecido, da mudança, de perder o poder ou controle em um relacionamento, medo da escassez e da perda, e o medo do abandono. É um reflexo de nossa própria insegurança sobre a nossa dignidade, a ansiedade sobre ser suficientemente bom como um amante, e também as dúvidas sobre o nosso desejo.
Quando os ciúmes entra em cena, é porque sentimos a nossa própria sobrevivência está posta em causa e há um sentimento de ameaça. Quando sentir ciúmes, pergunte-se: “O que é que eu estou realmente com medo? O que eu preciso fazer para que esta situação se torne segura para mim?” “Qual é a pior coisa que me poderia acontecer, e como é provável que isso aconteça?”


SAÚDE EMOCIONAL - Medo de Amar - Como libertar o medo de Amar??

Medo de Amar

Como libertar o medo de Amar??

medo de amar é um dos medos mais comuns no ser humano no entanto não é um medo consciente na maioria das pessoas e resulta de muitos bloqueios emocionais e ausência de auto-estima. O amor nas relações afectivas e amorosas é visto, por muitos, como um sentimento que origina vivências muito desafiadoras, no entanto também promove um enorme crescimento emocional quando vivido de uma forma consciente. Desejar vivenciar o amor na sua plenitude é algo desejado por todos e evitado por mesmo muitos. A palavra “Amor”, pela sua banalização, é uma palavra que pode não expressar verdadeiramente o sentido e significado da essência pura do amor, por isso é natural que o medo do amor possa manifestar-se e desenvolver-se em qualquer pessoa que tenha associações sequênciais desafiadoras relativamente aos seus relacionamentos amorosos. É, assim, muito importante ter consciência dos medos e dúvidas, e saber como libertar para perder o medo de amar.

Amor verdadeiro

O amor verdadeiro revela-se apenas nos relacionamentos que estejam estruturados sobre uma base de confiança mutua e entrega total na sua essência, na falta desta estrutura surge o medo de amar. A confiança e a entrega total, está associada por muitos de nós, a sofrimento e abusos de confiança. Abrirmos o nosso coração ao outro e expormos todas as nossas fragilidades para as trabalharmos em conjunto é um desafio muito forte que só pode ser realizado com alguém que faz a mesma entrega e ao mesmo nível. É importante que, quem nos acompanhe na vida, use as nossas fragilidades, apenas, como uma forma de chegar ao nosso coração, não as julgar e não as usar como armas de ataque ou até mesmo de defesa. Ao usarmos as fragilidades do outro como uma forma de gerar confiança, e como uma forma de ajuda mutua cria-se um elo de ligação extremamente forte entre duas pessoas, que começam aos poucos a acreditar que o outro está ali apenas para ajudar. O medo de amar surge pela forma oposta de agir, as fragilidades são, por muitos de nós, utilizadas  como uma arma nos momentos em que nos sentimos ameaçados e agredidos, então vamos criando associações negativas relativamente aos relacionamentos amorosos, que passam a ser ameaças em vez de ser uma plataforma de amor, equilíbrio e estabilidade.

Sombras do passado

É mais comum do que o que se possa pensar, a existência de pessoas que tem medo de amar e de se entregar, e que desenvolvem aos poucos um medo excessivo de se apaixonar e de se entregar a um amor genuíno. Muitas vezes este medo de amar nasce logo nos primeiros anos de vida, onde a criança vivencia situações ameaçadores, no ambiente familiar, onde supostamente devia ser amada e nutrida. Começando logo desde muito pequena a desconfiar dos que estão mais próximos e a criar mecanismos de defesa, visto que as pessoas que mais amor deviam dar são as que mais perigo representam. Seja qual for o caso, e independentemente das suas experiências passadas que podem ter causado esse medo, podemos decidir “AGORA” aos poucos transformar positivamente todas estas vivências e experiências e libertar as emocoes negativas que nos fazem ter medo de nos entregarmos ao outro e que nos fazem ter medo de amar.

Como Libertar o medo de amar

1 – Tentar descobrir porque realmente está com medo de amar . A falta de auto-estima e acreditar que não se merece ser feliz, é muitas vezes uma crença neurológica que impede a pessoa aceitar que alguém que está interessada em si e se aproxime. O facto de ter tido pessoas que, supostamente a amavam, a magoaram muito cria associações negativas ao amor. Ao permitir que novas situações amorosas se desenrolem, estando atenta aos medos, pode ser uma forma de a pessoa trabalhar o medo de se entregar. Talvez a pessoa ache que a sua entrega ao outro a faz perder o controlo da sua vida, assim o medo de amar pode ser um impedimento “neurológico” à vivencia de uma vida amorosa feliz e equilibrada.
2 – Identificar uma causa para o seu medo, fazer uma viagem mental pela sua vida até à infância e recordar todas as experiências e vivências com pessoas que lhe eram próximas e que de alguma forma representaram uma ameaça. Situações que a tornaram uma pessoa fria, distante e com muitas defesas e desconfianças perante os que se aproximam de si emocionalmente. Esta viagem pode ser dolorosa por voltar a recordar vivências que magoam muito, no entanto é necessário libertar este peso do passado, pensar nas pessoas que a magoaram como pessoas limitadas que não são conscientes. É importante aceitarmos que os outros são limitados (tal como nós também temos as nossas limitações) mas não precisamos carregar este peso nas nossas costas. Aceitar as limitações dos outros não significa que estamos a aprovar a sua forma de ser, viver e pensar mas sim que aceitamos distanciar-nos do que nos faz mal e do que nos magoa muito para assim podermos atrair pessoas, vivências e experiências que nos preenchem e nos fazem felizes. Estabelecer ligação permanente com a dor do passado significa que estamos focados nessa dor e não na necessidade de amar e ser feliz. estar focados no que não queremos atrai o que não queremos, devemos assim forcar-nos no que queremos e precisamos para sermos pessoas felizes e completas.
3 – Descobrir o que aprendemos com as experiência dolorosas, ao invés de nos culparmos e nos prejudicarmos por algo que já não passa de uma memória. Ao permitirmos que alguém se aproxime de nós, é importante que haja abertura da nossa parte também, caso haja também empatia e interesse pela pessoa que se está a aproximar. Ao dar-mos alguma abertura à pessoa, estamos a alimentar uma necessidade de amar muito importante e estamos também a permitir que os nossos medos, emoções sobre o medo de amar se vão manifestando para assim os podermos ir resolvendo aos poucos. É normal que hajam avanços e recuos, dúvidas e medos, no entanto é importante questionarmos o nosso coração se ele acredita que aquela pessoa vale a pena, mas o mais importante é aceitarmos que toda a experiência, por mais dolorosa inicialmente é antes de tudo uma oportunidade preciosa para desenterrar todos os medos e pânicos que vivem a assombrar todos os nossos relacionamentos. Então vale sempre a pena abrir-nos pelo menos um pouco de cada vez, porque senão adiamos a nossa felicidade e necessidade de amar para quando???? Contaminada por um passado que já não faz qualquer sentido existir dentro de nós porque não serve para nada para além de nos contaminar todo o tipo de relacionamentos, para sermos desconfiados, fechados, amargos e assim por diante. É preciso confiar, e estar atento, muito atento porque possivelmente esta abertura vai mexer com o lixo emocional, no entanto é necessário observar se, quem se esta a aproximar de nós se interessa verdadeiramente por quem somos, e se quer, realmente, o nosso bem e se assim for devemos tentar não passar o peso do nosso passado sobre as costas da outra pessoa, sob pena de a estarmos a criar um distanciamento e provavelmente a criar sentimentos de rejeição também na outra pessoa.

Libertação de padrões

Estes são muitas vezes processos muito delicados, que podem requerer uma ajuda externa, visto que muitas vezes confundimos as vivencias do agora com dores que vivem enraizadas no nosso subconsciente profundo. Não entendemos que os pânicos que surgem agora, são apenas causados por um “tocar no interruptor” de algo que já la está. Então o problema não é o que a pessoa faz agora, mas sim no que ela inconscientemente toca e não se apercebe de qual a dimensão da ferida que está já por trás de atitudes aparentemente inofensivas. O medo de amar é algo que pode ser libertado, se a pessoa estiver aberta a iniciar um processo de auto-ajuda, e auto-responsabilização, ou terapia cognitivo-comportamental, para assim curar emoções e conquistar uma vida livre e repleta de amor e felicidade.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Baixa auto-estima, aprenda como pode libertar

Baixa auto-estima, aprenda como pode libertar

Baixa auto-estima, aprenda como pode libertar

A Baixa auto-estima não pode sobreviver se nos responsabilizarmos a seguir alguns passos básicos. Qualquer pessoa pode superar os seus dramas de baixa-auto estima e conseguir uma mudança significativa em todas as áreas de vida ao reconhecer e aceitar o seu poder interior.
Em primeiro lugar é necessário ter uma noção clara sobre o que é verdadeiramente a  Auto-estima e o que é para depois começar a trabalhar as limitações internas e começar a libertar a negatividade, e a viver uma vida cheia de felicidade e com mais sentido.

Características da baixa auto-estima:

  1. Insegurança
  2. Perfeccionismo
  3. Sentimento de inadequação
  4. Dúvidas constantes
  5. Incerto de si mesmo
  6. Não se permitir errar
  7. Necessidade de: agradar aprovação, reconhecimento
  8. Sentimento vago de não ser capaz de realizar nada –  depressão

O que diminui a auto-estima?

  1. Constantes críticas e autocríticas
  2. Sentimento de culpa
  3. Medo do abandono
  4. Receio da rejeição
  5. Sentimento de carência
  6. Frustração
  7. Vergonha
  8. Sentir inveja
  9. Timidez
  10. Insegurança
  11. Medo
  12. Humilhação
  13. Raiva
  14. Perdas e dependência (financeira)

Baixa auto-estima – Veja o que fazer para superar:

  • Baixa auto-estima alimenta-se de pensamentos negativos e crenças de falta de valor próprio, é essêncial ter muito cuidado com as palavras negativas que usamos sobre nós e evitar entrar em auto-crítica. Sempre que nos classificamos de “burra”, “desastrada” ou qualquer forma de depreciação, estamos a criar um programa neurológico que nos vai limitar nos comportamentos e na vida. Por que razão travamos guerras connosco mesmos? Nunca devemos esquecer que o nosso subconsciente não tem sentido de humor e leva a sério qualquer ameaça e as torna verdades internas. É muito importante aprender a confiar em si e na vida.
  • Escolher para agradar a nós mesmos diminui a sensação de baixa auto estimaÉ bonito sermos “bonzinhos” para os outros e nos preocuparmos com os sentimentos dos outros, mas nada disso faz sentido se estivermos a negligenciar a nossa sensibilidade e as nossas necessidades tão importantes? Não negligencie a si mesmo!
  • Baixa-auto estima pode ser sinónimo de copiar pessoas que admiramos e Isso torna-nos vulneráveis e artificiais e todas as pessoas que nos rodeiam vão sentir isso e vão-nos por em causa. Cada pessoa tem um potencial infinito único apenas tem de o trabalhar e evidenciar. Esforce-se para melhorar, mas não critique a si mesmo por não ser tão bem sucedido, bonito, magro ou tão popular quanto alguém. Use afirmações positivas para trabalhar o “músculo da positividade” e exercer poder na sua vida.
  • A vida é importante mas não devemos leva-la demasiado a sério e descontrairTodos falhamos antes de sermos bem sucedidos, a tentativa erro é a formula secreta de todos os grandes sucessos, assim como a não desistência e a consecutiva transformação positiva. Um erro não é um fracasso, mas como uma maravilhosa forma de aprendizagem. Quando algo parece estar errado e parece não funcionar é importante sabermos redireccionar o nosso caminho e a experiência é sempre um reforço à sabedoria e estrutura pessoal, social ou profissional. Os desafios tornam-nos mais fortes isto dependendo se escolhemos ser o sábio ou o coitadinho.
  • O valor próprio e a confiança são reforçados quando nós damos valor às nossas necessidades e desejos. Sempre que esperamos que sejam outros a suprir estas questões a nossa auto-estima está minada. Ninguém melhor que nós sabes o quê e quando precisamos de suprir as nossas necessidades e desejos e se aprendermos a ser independentes estaremos mais aptos a ter bons relacionamentos sem que haja sentimentos de dependência.
  • Evidencie os seus sucessos, relembre-os sempre que possivel, a baixa-auto estima resulta do facto de só alimentarmos fracassos e inércia. Faça uma lista de tudo o que já conseguiu fazer e tanto se orgulha. E nunca se esqueça que tudo na vida que sempre se esforçou e acreditou você conseguiu.
  • Alimente a sua vida com experiencia aliciantes e motivadores, workshops, equitação, surf, leitura, desporto, alguma coisa que o faça sentir-se feliz e não dependa, nunca de ninguem para iniciar qualquer objectivo senão vai passar a sua vida sentada no sofá à espera do telefonema que vai mudar a sua vida. Seja o exemplo que gostaria de ver.
  • Trace objectivos e esforce-se para conquistá-los, seja responsavel na sua concretização. Nunca nada mudará amanhã se nada fizermos hoje
  • Seja uma pessoa interessante interiormente, liberte-se do peso do passado e da vida, e faça coisas interessantes para se sentir revigorada.
  • O verdadeiro processo de libertação de baixa auto estima está na Auto-valorização. Aprenda a ver-se com os seus próprios olhos e não com os olhos dos outros, não é o facto de alguém pensar algo negativo de si que a vai transformar nessa coisa negativa. O que os outros pensam é uma interpretação de si baseada nos seus traumas e vivências.
  • Dê menos importância aos defeitos do mundo exterior e aproveite essa energia para enriquecer o seu interior e a sua vida.
  • Para fazer um verdadeiro trabalho de transformação e programação neurológica faça um curso de PNL (Programação Neurolinguística) ou de Coachinge transforme o seu sonho na sua vida, está tudo nas suas mãos, use a energia de auto-destruição na construção de um paraíso vivencial e em sabedoria.

Algumas questões que ajudam a baixar a nossa auto-estima:

  • Se formos improdutivos no emprego, chegamos ao fim do dia com sentimento de culpa por sermos inuteis. O sentimento de inutilidade é um dos factores que mais baixa a auto-estima.
  • Ter situações de vida pendentes, como situações emocionais não resolvidas, o sentimento de ser um peso. para alguém, dependências de qualquer espécie. É essencial sermos seres independentes e individuados.
  • A falta de iniciativa para resolver questões que nos estão a incomodar.
Para estarmos em paz connosco e com a vida é necessário iniciar um processo de limpeza emocional e resolver tudo o que está pendente e limpar dentro de nós o que já não está a ser importante para sermos livres e felizes.
Baixa auto-estima  pode ser libertada com muita vontade e trabalho diário, acreditar que merecemos algo de bom na vida é o melhor trampolim para nos motivarmos a iniciar um processo de mudança milagrosa….se os outros podem e conseguem, o que me impede a mim de também poder e conseguir???????
Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.org
“Reprodução permitida desde que citada autoria e fonte com hiperligação (link)”

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Cura da depressão pela Auto-Valorização

Cura da depressão pela Auto-Valorização


Auto-Valorização e a busca do poder e potencial interior podem ser uma fonte poderosa na cura de uma depressão.
A Auto-Valorização resulta da consciência profunda da existência dos nossos imensos e variados recursos internos e confiar neles como fortes potenciais. Estes recursos internos são quem nos ajuda a resolver as questões do dia-a-dia, sejam elas pessoais, profissionais ou sociais. Esta consciência do nosso valor, talento, qualidades, potenciais, resultam na audácia de cada pessoa investir de uma forma destemida nas suas realizações.

Na Cura da depressão é essencial o reconhecimento do nosso potencial como valorização pessoal

Para que seja possível um reconhecimento claro e inequívoco do nosso imenso potencial e usa-lo como uma forma de nos libertarmos de estados depressivos, é essencial que recorramos a um profundo trabalho de Auto-conhecimento, de Auto-Observação e Auto-responsabilização. Estas são formas muito eficazes de aprendizagem sobre nós mesmos e sobre como podemos usar os nossos recursos para nos valorizarmos e nos impulsionarmos para elevados estados de espírito e realização.

O desconhecimento e a má utilização do nosso potencial ilimitado cria estados depressivos

Muitas vezes a nossa frustração não é por não termos potencial, mas sim por não usarmos o nosso verdadeiro potencial, ou estamos a usar o nosso potencial em locais e com pessoas que não o sabem valorizar. No entanto, é fundamental entender que nunca ninguém nos irá valorizar se não nos valorizamos e especialmente se não estamos a usar devidamente os nossos recursos internos a nosso favor. Muitas vezes os estados depressivos surgem pelo sentimento de que ninguém nos valoriza, ou mesmo pelo sentimento que não valemos nada. Algo está muito errado aqui porque todo o ser humano consciente de si sabe que o seu potencial é ilimitado quando bem explorado e colocado em acção. No processo de cura da depressão é essencial que haja uma consciência e um despertar do real potencial do indivuduo.

Descoberta e reconhecimento dos recursos internos e do valor próprio

Para descobrirmos o nosso valor temos de permitir que se manifestem as nossas imensas capacidades e potencialidades. É essencial permitirmo-nos a nos mesmos sentir o prazer, a satisfação da manifestação das nossas verdadeiras e poderosas capacidades.

Auto sabotagem

Muitos de nós, antes se permitirem à experiencia do que seja, afirmam logo à partida que não tem jeito, nem capacidades ou sensibilidades para a realização de tal actividade, manifestação…seja ela artística, ou de outra natureza qualquer. Assumir que não se tem jeito, mesmo antes de experimentar é estar a desprezar o seu valor, a sua capacidade e demonstra uma profunda auto-desvalorização, porque o ser humano consegue sempre tudo o que se propõe fazer desde que não sejam pessoas mentalmente debilidades, ou fisicamente incapacitadas. E acima de tudo demonstra uma enorme resistência à mudança.

Permitir-se experimentar e saborear a Auto-Valorização de fazer algo maravilhoso

Sempre que se gosta de uma actividade é importante permitir-se experimentar e errar sem medo. Acontece muitas vezes, para não dizer quase sempre que pessoas que estão em estados depressivos, encontram sempre talentos desconhecidos. O facto de se sentirem tão desesperadas e sem saída à vista, permitem-se experimentar as mais diversas actividades e numa grande maioria das vezes acabam por descobrir uma nova profissão que as realizam profundamente e regra geral tornam-se pessoas realizadas e bem sucedidas.
Acontece muitas vezes que, na procura da cura para a depressão a maioria das pessoas aprenda a Auto-Valorização na descoberta dos seus talentos e aprendem a valorizar-se pelo seu poderoso e grandioso potencial manifestado.


Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.org
“Reprodução permitida desde que citada autoria e fonte com hiperligação (link)”

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Ayurveda, tratamento para a depressão bipolar

Ayurveda, tratamento para a depressão bipolar


Cada vez mais a recorrência a terapias alternativas se torna uma solução mais credível para a cura de doenças e distúrbios comportamentais. A terapia e a massagem Ayurveda são cada vez mais uma alternativa de cura da depressão e do transtorno bipolar. O transtorno bipolar é um outro nome que se atribui à tão conhecida doença maníaco-depressiva, que é responsável por comportamentos de grandes oscilações de humor muito perturbadoras. Comportamentos que oscilam entre o comportamento de estados de euforia e a depressão, os estados maníaco-depressivos são por vezes perigosos porque algumas pessoas a agem de forma impulsiva e imprudente e podem até mesmo recorrer às tentativas de suicídio. Muitos médicos prescrevem medicamentos, e esta dependência química que cria a ilusão que altera o humor como tratamento convencional para a desordem bipolar e os sintomas de depressão. No entanto, Ayurveda como um tratamento para a depressão bipolar, é uma medicina alternativa derivada da medicina tradicional muito usada na Índia, e bem direccionado e paralelamente a outras práticas pode ser fundamental para ajudar a regular a depressão bipolar em muitos pacientes.

Ayurvéda, massagem e óleos aromáticos para tratar a depressão e o transtorno bipolar


Os métodos ayurvédicos focalizam-se no uso de ervas, na massagem e em exercícios de respiração para ajudar alcançar equilíbrio físico e mental. A ayurveda, a massagem e os óleos são especialmente úteis para acalmar e aliviar a depressão bipolar. Um tratamento conhecido como Shirodhara acalma o corpo, esfregando o óleo de gergelim, o leitelho ou água de coco na testa, estes procedimentos activam alguns nervos na cabeça e ajudam a melhorar a circulação. Abhyanga, ou a aplicação de óleos de massagem aromáticos para o corpo, produzem uma sensação serena, que eleva o espírito. A Ayurveda representa uma das muitas soluções naturais para a depressão, outras formas de complemento a esta terapia é a recorrência à meditação, música e passar o tempo ao ar livre, junto da natureza na luz do sol.

Ayurveda, Ervas e depressão bipolar

Musta (Cyperus rotundus) é uma planta usada em quantidades muito reduzidas para controlar a letargia e a depressão causada pela doença bipolar. Como a maioria das ervas usadas na medicina ayurvédica, que podem ser triturados em pó e misturado com água ou outros líquidos, como bebidas, fabricado como um chá ou tomado como um suplemento em cápsulas. Outras ervas recomendadas são a Vacha Rasayana, que está disponível como um suplemento alimentar usada para combater a debilidade da mente e do corpo e prevenir infecções.

Ayurveda e uma vida em harmonia

Tratar a depressão bipolar com a medicina ayurvédica implica equilíbrio diárias dos três doshas —, pitta e kapha vata. Os doshas são o corpo de três sistemas de energia. Vata (ar), Pitta (bile) e kapha (catarro) que devem ser mantidos em equilíbrio. Este estado é conseguido através de uma dieta adequada consiste na ingestão de frutas e vegetais frescos, frutos secos, mel, leite e frutas secas. É importante ter atenção aos alimentos prejudiciais e tentar Evitar o chocolate, açúcar, carne e picantes ou fritos alimentos para ajudar a equilibrar os doshas e melhorar o estado mental e emocional. A respiração profunda abdominal (respiração aumento do abdómen para os pulmões) e posturas de pilates e yoga para acalmar o corpo são essenciais, independentemente do indivíduo, o estado de espírito.Pessoas que sofrem de depressão bipolar podem beneficiar destas acalmar e equilibrar asanas (exercícios).

SAÚDE E EQUILÍBRIO - EMT – Estimulação Magnética Transcraniana - CONHECENDO UM POUCO MAIS....

EMT – Estimulação Magnética Transcraniana


A EMTEstimulação Magnética Transcraniana é um procedimento que utiliza campos magnéticos para estimular as células nervosas no cérebro para melhorar os sintomas de depressão. A estimulação magnética transcraniana é um dos mais novos tipos de métodos de estimulação cerebral projectada para tratar a depressão quando o tratamento padrão não funciona.

Como funciona

Existem diferentes maneiras para realizar a EMT – Estimulação Magnética Transcraniana. Mas, em geral, uma grande “bobina” eletromagnética é colocado junto do couro cabeludo, perto da testa. A bobina é movida por uma máquina que alterna a grande corrente necessária de um modo muito preciso e controlado, com taxas até 50 ciclos por segundo em EMTr. Os campos magnéticos usados em EMT –  Estimulação Magnética Transcraniana são produzidos pela passagem de corrente através de uma bobina de mão aberta, cuja forma determina as propriedades e tamanho do campo. Pequenas correntes induzidas podem fazer com que áreas do cérebro abaixo da bobina, mais ou menos activos, dependendo das configurações utilizadas. O electroímã cria indolor correntes elétricas que visam estimular as células nervosas na região do cérebro envolvida na regulação do humor e depressão.

O PODER DA ORAÇÃO - Oração de proteção

 Oração de proteção



"Oh. Meu Pai celestial, todo poderoso,
Tu que guardastes minha casa, meus filhos, minha família
Guardarás também as entradas e saídas,
Tanto a porta da casa, como a porta do coração de toda família.
Não deixeis cair em tentação.
Que o mal não atravesse o nosso lar e nem invada o nosso coração.

Que o alicerce seja firme,
Que as paredes sejam imunes,
Que as portas e janelas sejam travadas com a corrente da proteção divina
E que todo o mal que nela chegar se enfraqueça diante do bem.
Que o amor puro e verdadeiro permaneça
e habite esse lar, as pessoas que vivem e todos que nela compartilhar.

Qualquer pessoa, que ao entrar nessa casa, lave a sua alma,
Entre com o coração puro, porque ao sair daqui;
Levará tudo de bom que emana dentro dele
Harmonia, alegria, conforto, paz, amor e principalmente...
Sentirá Deus em seu coração.
Amém." 

ELEVAÇÃO ESPIRITUAL - DEZ SINAIS DE UM DESPERTAR ESPIRITUAL

DEZ SINAIS DE UM DESPERTAR ESPIRITUAL





A lista seguinte descreve os dez sinais do despertar espiritual, encontrados em pessoas que escolheram superar as limitações humanas para alcançar a verdade interior inata.

1 – AUTO-CONTROLE – Quando não se depende de experiências sensoriais ou da influência de hábitos passados, pode-se exercer o verdadeiro livre arbítrio e experienciar a felicidade inerente da alma. Considerando que a norma é agir com base no que se está acostumado a fazer, em vez de seguir os verdadeiros desejos, uma pessoa comprometida espiritualmente se afasta dos maus hábitos que oferecem um prazer temporário, antes que finalmente tragam o sofrimento, e escolhe a satisfação duradoura do espírito, encontrado através do autocontrole.

2 - HUMILDADE – Um despertar espiritual é cultivado pela vontade de aprender e de mostrar compreensão, esforçando-se pelo bem-estar dos outros e contribuindo com o meio ambiente, dando um exemplo admirável, sem falar da própria grandeza. Uma vez que se percebe que o eu é algo bem além do corpo, que a alma é um microcosmo do Grande Espírito, atua-se com a intenção de ser um instrumento desta força benevolente para se expressar. Em vez de assumir o crédito pelas boas ações do ponto de vista egoísta, é possível apresentar sucessos como ofertas ao aspecto divino do eu, mantendo a gratidão, em vez do orgulho, pelos atributos e realizações com que se é abençoado. Quando os pensamentos estão centrados no bem-estar dos outros, a verdade se manifesta.

3 – AMOR INCONDICIONAL ALTRUÍSTA – O amor é a força motriz atrativa que dá vida e propósito à existência. O Mestre Espiritual Sri Yukteswar disse que o amor comum é egoísta e se baseia em desejos e gratificação pessoais, enquanto que o amor divino é ilimitado, imutável e incondicional. Os seres espiritualmente despertos vivem em harmonia com a natureza e com outras pessoas, amando igualmente a toda a humanidade e mantendo indiscriminadamente a compaixão, independentemente do credo, nacionalidade, ação ou qualquer limite. O amor implica em grande liberdade, mas só vem quando a mente é tranquila e altruísta. Somente o amor, a misericórdia e a boa vontade que se desenvolvem em cada indivíduo, podem trazer a paz e a estabilidade, tanto em uma escala pessoal, quanto global.

4 – CALMA E CONCENTRAÇÃO - As pessoas desenvolvidas espiritualmente têm formado um grande poder de concentração para atingir os seus objetivos. Se compararmos o verdadeiro Eu com o fundo de um lago, ele é somente visível quando as ondulações de pensamentos foram abrandadas e a água está tranquila. Se a água estiver turva, ou agitada, o fundo não pode ser visto. Eventos, memórias, preocupações e desejos tentam invadir incessantemente o dia de uma pessoa. Se os pensamentos estiverem intensamente ligados às emoções, eles são ainda mais difíceis de serem liberados. As técnicas da concentração e da meditação treinam a mente para impedir que pensamentos inquietos turvem e obstruam a experiência de verdadeira natureza espiritual.

5 – DESAPEGO – Parte do despertar espiritual é a liberdade mental das posses. Ao praticar o desapego, pode-se desfrutar das coisas e executar as ocupações materiais com um sentido de serviço e não de ganho pessoal. O ego quer se apegar aos objetos, idéias, juventude e outros aspectos da experiência do mundo. Ao deixar ir estas coisas graciosamente quando elas serviram em seu tempo, a paz interior é fortalecida.

6 – INTUIÇÃO – A Intuição é uma fonte inesgotável e resoluta de sabedoria e orientação para quem é receptivo ao seu conselho sutil. Quando se liga a este recurso através da entrega e da meditação diária, o indivíduo tem a capacidade de ouvir e de confiar em qual é o curso correto de ação para realizar os seus melhores interesses. Todos têm esta qualidade e com o despertar crescente e a clareza, torna-se uma fonte de crescente percepção e segurança.

7 – AUTO-CONHECIMENTO – Aqueles comprometidos com um caminho espiritual se examinam constantemente, a fim de progredirem e de fazerem as mudanças necessárias. O Mestre Espiritual J. Krishnamurti afirma que sem saber quem se é realmente, não há um ponto de partida para o pensamento correto, de modo que não pode haver transformação. Ao estar consciente, em cada momento presente dos pensamentos, intenções e desejos, pode-se começar a eliminar qualidades pessoais indesejadas e dar vida a novas características que levam ao triunfo sobre si mesmo.

8 – DISCERNIMENTO – Com o aumento da compreensão espiritual vem a sabedoria para saber com certeza o curso correto de ação e da decisão de não permitir que algo impeça de se sustentar uma escolha. Isto não implica em teimosia ou impulsividade, mas sim em um estado de autoconsciência que consiste em se manter fiel às convicções e a ter a humildade de admitir quando se está errado.

9 – FELICIDADE – Todos se esforçam por ser felizes. Tornam-se dedicados ao caminho espiritual para encontrar uma paz imutável e uma felicidade que é ilusória nas coisas materiais. Paramahansa Yogananda explica que nunca se pode ser verdadeira e permanentemente feliz, até que se busque a satisfação na evolução espiritual e evite que influências inibam esta transformação. Quando se chega a isto, a prova absoluta do despertar espiritual é uma felicidade real, incondicional e infinita.

10 – LIBERDADE – Somos individualmente responsáveis pelos nossos próprios hábitos, erros e resoluções. Uma vez que o Grande Ser seja encontrado na alma com dedicação e fé, atinge-se a liberdade e a vida que é verdadeiramente bela. O Bhagavad Gita diz: “Desapegado do mundo sensorial, o yogi experiencia a alegria sempre nova de Ser. Sua alma envolvida em união com o Espírito atinge a Felicidade indestrutível.”

O despertar espiritual é uma ocorrência importante na vida das pessoas, porque ele revela um propósito para a existência. Resolver o labirinto da vida, ver a maravilha na experiência cotidiana, cumprir o desejo da alma de união e, finalmente, encontrar o caminho do lar, é o verdadeiro significado do despertar espiritual.


Fonte: http://lilyseymour.blogspot.com.br/search/label/Spirituality
Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br 

fonte : http://anjodeluz.ning.com/profiles/blogs/dez-sinais-de-um-despertar-espiritual-1 

ELEVAÇÃO ESPIRITUAL - COMO ENCONTRAR SUA INTUIÇÃO

COMO ENCONTRAR SUA INTUIÇÃO 







Falar em intuição é fácil, difícil é saber distingui-la de um mero pensamento. Teoricamente, todos os seres humanos são intuitivos, pois a intuição é nossa própria voz que chega direto à nossa mente e coração, sem influências e más interpretações. Ela não tem, na verdade, nada de místico. Ela é real e faz parte de nossas vidas desde sempre.

O que acontece é que vivemos numa sociedade na qual o silêncio é pouco aproveitado e valorizado. Se estamos sozinhos, nos fazemos companhia criando um diálogo sem fim dentro da mente, como se fôssemos pessoas tagarelas, pulando de um assunto a outro, sem muita conexão, apenas para preencher o vazio.

CONEXÃO CONSIGO MESMO

E, quando estamos com alguém, pensamos ser estranho ficarmos em silêncio, pois a sociedade impõe "fazermos sala", darmos atenção, etc. Então, o que realmente preenche nossas vidas são uma série de pensamentos artificiais de coisas que precisamos fazer, de situações que já se foram, de preocupações, ansiedades, justificativas internas e um monte também de besteiras com quais não precisaríamos perder nosso tempo.

Mesmo assim, de vez em quando somos brindados com um momento de grande lucidez e calma, no qual temos certeza do que precisamos fazer. Quando isso se dá, sabemos que estamos experimentando intuição. Porém, como se pensa que é algo do qual não temos controle, acreditamos que é um momento especial que somente poucas pessoas podem vivenciar e continuamos presos em nossas rotinas de dúvidas.

Por isso, aqui vão algumas dicas de como acessar a intuição todos os dias, melhorando sua qualidade de vida:

- Cultive o silêncio, mesmo quando estiver sozinho. Você não precisa pensar o tempo todo para ser eficiente;

- Pensar é diferente de ter pensamentos. Isso significa que é melhor ter qualidade do que quantidade. Se você já decidiu algo, ficar pensando e repensando se é mesmo o que devia ter feito, só irá lhe deixá-lo mais inseguro e desgastado;

- Foque mais no presente. Lembrar-se do passado e projetar o futuro também gasta energia e tempo precioso. Além disso, lhe impedem de prestar atenção ao que realmente é importante no seu dia-a-dia;

- Todos os dias reserve um momento para entrar em conexão consigo mesmo. Tente perceber o que realmente está sentindo e quais são os pensamentos mais frequentes. Pode ser que você esteja se enganando ou não se permitindo realizar algo e, isso só é possível de perceber quando nos aquietamos;

- Não duvide de si mesmo. Se você sentir que deve fazer algo, faça. Não se ridicularize ou se deixe vencer pelo raciocínio. Muitas vezes a intuição nos leva por caminhos improváveis que são exatamente aquilo que precisamos para sermos felizes.

POR: KARINA SENSALES


fonte ;  http://stelalecocq.blogspot.com.br/  

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Cinco receitas de suco verde: descubra os benefícios

Cinco receitas de suco verde: descubra os benefícios


Cinco receitas de suco verde: descubra os benefícios
Se você deseja eliminar a prisão de ventre, melhorar a digestão, combater o envelhecimento precoce e de quebra perder peso, o suco verde é ótimo para o seu caso. Esses sucos são ricos em vitaminas, nutrientes e minerais: aminoácidos, oligoelementos, fitoquímicos e principalmente enzimas. Alguns deles possuem ação antioxidante que melhora a qualidade sanguínea e ajustam o metabolismo, proporcionando uma sensação de bem-estar.
Antes de começar a sugerir as receitas, a nutróloga Liliane Oppermann dá uma dica de fruta que combate o mau humor. “O abacate é uma fruta que age no sistema nervoso central fazendo a manutenção dos hormônios. É rica em vitamina B3 e beta-sistosterol que bloqueia as taxas de cortisol, hormônios do estresse, além de melhorar o humor”, diz ela.
A alface é outro alimento benéfico que combate a irritação e um ótimo calmante, produzido pela substância lactucina. Veja 5 receitas de sucos verdes:

SUCO A BASE DE COUVE
Rico em vitaminas, o suco de couve ajuda a combater as seguintes doenças: depressão, úlceras e até elimina as substâncias cancerígenas. Auxilia no bom funcionamento do intestino. Além disso, a couve é anti-inflamatória e cicatrizante.

Receita
2 folhas de couve
2 folhas de couve-de-bruxelas
1 rama de couve-flor
1 rama de brócolis
4 cenouras
1 maçã pequena (pode ser feito com outras frutas)
1 copo de suco de laranja
Bata no liquidificador e adoce com extrato de agave.
Calorias: 40 calorias por copo

SUCO DE ESPINAFRE COM GENGIBRE
Aumenta o metabolismo facilitando na perda de peso.

Receita
2 xícaras de espinafre
2 copos de pepino cortado
1 cabeça de aipo
1 colher (chá) de gengibre
1 porção de salsa
2 maçãs cortadas
Suco de 1 limão
Bata no liquidificador e adoce com extrato de agave.
Calorias: 25 calorias por copo

SUCO DE SALSINHA, CENOURA E FRUTAS
Possui efeito diurético e desintoxicante. O ideal é consumi-lo no período da manhã: dá energia e limpa o organismo.

Receita
2 fatias grossas de melancia
1 maço pequeno de salsinha
2 maçãs
2 talos de salsão com as folhas
3 talos de erva-doce (ou funcho)
1 cenoura
2 laranjas
2 folhas de couve
1 pepino inteiro
1 pera
1 punhado de brotos de alfafa
Bata no liquidificador e adoce com extrato de agave.
Calorias: 60 calorias por copo

SUCO REGULADOR
Ideal para mulheres grávidas ou que já estejam amamentando. Ajuda na produção de leite.

Receita
1 cenoura
1 maçã descascada
2 talos de salsão
Ramos de hortelã
Suco de 1 limão
1/2 copo de água mineral
Bata no liquidificador e adoce com extrato de agave.
Calorias: 45 calorias por copo

SUCO REJUVENESCEDOR
É antioxidante. Promove o rejuvenescimento, garantindo uma pele mais saudável.

Receita
1/2 xícara de manga cortada em cubos (pode ser mamão ou caqui)
1 cenoura cortada em rodelas
1/2 maço de hortelã
Suco de 1 limão médio
Bata no liquidificador e adoce com extrato de agave.
Calorias: 50 calorias por copo

Todos os sucos são batidos no liquidificador. Também podem ser coados ou consumidos naturalmente com os gomos, peles e sementes.

Fonte - Com informações da assessoria de imprensa da nutróloga Liliane Oppermann (com exceção da substituição do mel pelo extrato de agave para tornar a receita vegana).
 
fonte  :  http://www.cantinhovegetariano.com.br/2012/08/cinco-receitas-de-suco-verde-descubra.html