quinta-feira, 15 de novembro de 2018

O PODER DA ORAÇÃO - Poderosa Oração da prosperidade e da riqueza

Oração da prosperidade e da riqueza

oração para riqueza
Tempo de leitura: 3 minutos
A Oração funciona como um canal que nos conecta ao Divino. Deus sabe de todas as coisas que necessitamos nessa vida, mas ao orarmos, pedirmos ou desejarmos algo a Ele, entregamos e demonstramos toda nossa fé e crença em Seu poder. Seja uma Oração da sorteOração da prosperidade ou qualquer outra Oração poderosao intuito é demonstrar o amor e a representação que o Senhor tem em sua vida.
Ao contrário do que muitos acham, a Oração da prosperidade financeira ou Oração da riqueza como muitos chamam, não é um pedido egoísta e inválido. Todos nós nos esforçamos e trabalhamos muito em nossa vida e, às vezes não recebemos o que realmente merecemos e que vale nossos esforços. Por isso, recorrer ao auxílio Divino não é um pecado, ao contrário, o Pai compreende sempre o que seu filho necessita, principalmente se ele reconhece o Seu poder.
Só é de extrema importância que os desejos depositados na Oração para prosperidade sejam sinceros e justos. Buscar por algo e principalmente pedi-lo ao Senhor deve ser fruto de uma força exercida, ou seja, se você procura por prosperidade e batalha no seu dia a dia por isso, peça de todo seu coração a Deus, de forma que isso não prejudique nem atrapalhe o caminho de ninguém, mas que seja somente um reconhecimento merecido.
Então para a Oração da prosperidade, o segredo é ser honesto consigo mesmo e desejar aquilo que você lutou para alcançar, que merece.

Oração da prosperidade e riqueza com a força do Salmo 23

Ore por 3 dias seguidos a seguinte prece 7 vezes acompanhada do Salmo 23 e do Pai Nosso:
“Oh! Criador do Mundo, Tu que Disseste: Peças e Receberás, embora esteja nas alturas, em Vossa Divina Glória, inclinai seus ouvidos a esta humilde criatura para satisfazer-me o desejo.
Ouve minha prece. Oh! Pai Amado, e fazei que por vossa vontade eu obtenha a graça que tanto desejo (fazer pedido). Deus, supre agora todas as minhas necessidades, segundo as Suas riquezas em Glória, e serei sempre grato por suas riquezas sempre ativa, presentes, imutáveis e abundantes em minha vida e que isso seja feito pelo poder e nome do Vosso Adorado Filho Jesus.”

Oração de Prosperidade

Ore por 7 dias todas as manhãs a seguinte prece, acompanhada do Pai Nosso ao final:
“Ó Deus criador deste imenso universo, estou aqui para te invocar em favor da minha vida financeira.
Que do alto da minha cabeça até a planta dos meus pés, que eu seja envolvido por uma corrente de riqueza.
Derrame sobre mim o dom da riqueza para que eu veja a tua glória e proclame a tua existência por onde eu passar.
E que o anjo do dinheiro me visite e coloque em minhas mãos o espírito da sorte para que tudo que eu tocar venha prosperar e até o que era para dar errado passe a dar certo!
Tu és o dono do ouro e da prata, então venha dos quatro cantos do mundo para me fazer um abençoado e de muitas posses.
Manifeste em mim a tua grandeza e me faça ganhar, conquistar e enriquecer, porque tu és um Deus que soma, multiplica e acrescenta.
Pelo poder do nome de Jesus Cristo eu levanto a minha voz e profetizo que a partir deste instante o dinheiro virá em todas as direções e em avalanches de abundâncias.
A partir de agora, o meu destino está selado porque sou filho do Deus que criou todas as riquezas do mundo e vou me tornar muito rico.
Então, me torne o novo ganhador de todos os prêmios do universo que tenho merecimento pelo teu poder pois sei que o Senhor pode interferir em minha vida.
É o que eu te peço e determino que irá acontecer, em nome de Jesus Cristo. Amém.”
Oração para riqueza, ou Oração prosperidade são formas de elevarmos nossas intenções e transmiti-las com respeito ao Pai. Por isso tenha sempre em mente a felicidade e amor ao realizar o seu pedido e ao orar, pois com certeza Ele te acolherá com a mesma demonstração de afeto.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - udo sobre Obaluaiê – O Orixá da Terra, do Fogo e da Morte

Tudo sobre Obaluaiê

Omulu
Tempo de leitura: 10 minutos
O Orixá mais temido dentre todos, conhecido como Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, entre outros nomes. Ele é o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder, é tão temido pelos humanos.
Tanto no Candomblé quanto o Obaluaiê na Umbanda é sinônimo de temor, pois ninguém esconde nada deste Orixá, ele é capaz de enxergar qualquer detalhe da vida de uma pessoa, é também o responsável pela morte já que rege a terra e é dela que tudo nasce e tem seu fim. Mas, por outro lado Omolu é o protetor dos doentes pobres, pois ele conhece o sofrimento de carregar uma enfermidade e não quer que ninguém passe por essa dor, assim ele está associado também a cura.
Sendo assim, Omulu tem o grande poder de causar uma epidemia, mas ao mesmo tempo de curar qualquer mal. Ele carrega sempre uma lança de madeira, o lagidibá e o Xaxará para espantar as energias ruins e os eguns. Nenhum humano pode ver Omulu sem a palha, seu brilho é intenso como o Sol, tal evento mataria qualquer um rapidamente, por isso ele se apresenta  vestido de Filá e Azé, as roupas de palha, está sempre curvado, como quem sente intensa dor e sofrimento.
Senhor dos espíritos, mediador entre o mundo material e espiritual, sua significância vai muito além da aparência. Ele conhece a tristeza e as dores como ninguém e é a prova de que tudo pode ser superado se tiver coragem de seguir em frente e vontade de viver.
Se você quer se conectar com esse Orixá e receber respostas únicas, aproveite as nossas consultas com búzios. Clique e fale com um esotérico!
Obaluaê Hashtag #Candomblé no Twitter

História de Obaluaiê

Omulu História

Muitos mistérios cercam a vida de Obaluaê, seu caminho sempre foi cercado por despedidas e dor. Ele tornou-se o Orixá das mazelas justamente por ter sofrido várias e se curado de todas. Seus problemas surgiram desde seu nascimento e por obra do destino e determinação ele superou todas as adversidades.

O Nascimento de Obaluaiê

Omolu é filho de Nanã e Oxalá, irmão de Oxumaré. Devido a erros cometidos por Nanã ao confrontar Oxalá, Obaluaê nasceu cheio de varíolas, o que fez com que a sua mãe o abandonasse para morrer na beira do mar. Após algum tempo, Iemanjá ao caminhar sobre seus domínios encontrou a criança recém nascida toda deformada devido a doença e aos caranguejos que já o comiam.
A piedade e compaixão tomou conta do coração da Orixá que o adotou e o criou como o seu filho, o ensinando a superar os males e a curar as doenças. Assim Obaluaiê cresceu cheio de cicatrizes o que o deixava sentir grande vergonha de si mesmo e como meio para se esconder ele se cobre todo com palhas, ficando somente os braços e pernas de fora.
Assim o Orixá cresceu sempre tímido e de cabeça baixa, se escondendo de todos e pensando no porquê fora abandonado, estes sentimentos fez com que ele se tornasse muito sério, sempre pensativo e compenetrado em seus pensamentos e algumas vezes até mesmo mal humorado.

Ensinamento de Obaluaiê

Uma vez em sua caminhada pelo mundo, Obaluaiê passou por uma aldeia faminto e sedento. Por não saberem que se tratava do Omulu Orixá, os moradores se negaram a dar até mesmo um copo com água para ele, pois estranharam muito alguém todo coberto de palhas, o qual não poderiam nem mesmo ver o rosto.
Muito desapontado e triste ele saiu da vila e ficou nos arredores querendo entender mais sobre aquele povo. Durante este tempo de angústia, a aldeia caiu em miséria, as pessoas adoeceram o sol esquentou tanto que queimou as lavouras e sem saber o que acontecia, chegaram a conclusão que só poderia ser por causa do desconhecido que eles negaram até mesmo água.
Arrependidos, os líderes do local recolheram o pouco de alimento que restara e foram levar ao forasteiro juntamente com o pedido de perdão pela ignorância de todos. Compreendendo a dor dos moradores, Obaluaiê pisou novamente no vilarejo e tudo voltou a vida imediatamente. Omulu então pediu a todos que nunca negassem um prato de comida ou um copo com água a alguém necessitado, porque somente quem sofre sabe o peso que carrega nesta vida e não merece mais uma punição.

A verdadeira beleza

De volta a terra dos Orixás, Obaluaiê viu que estava acontecendo uma grande festa com todas as divindades presentes. Como não gostava de multidões e sentia vergonha de sua aparência, tendo que ficar todo coberto de palhas, ele preferiu se manter de longe escondido, só observando.
Iansã, que dominava os ventos viu o rapaz de canto e resolveu matar a sua curiosidade de saber como ele era, furtivamente ela mandou uma ventania no Orixá que levantou as palhas que o cobriam. Omolu ficou imóvel assustado e todos na festa também pararam para ver pela primeira vez um rapaz tão belo que brilhava como o Sol. Então Iansã dançou com ele até o final da comemoração e os dois se uniram para combater a morte e as doenças.

Qualidades de Obaluaê

AfomamCarrega duas bolsas de onde tira as chagas. Anda com Ogun.
AgòròSua roupa possui barras com palha e é de cor branca
AkavanSe veste estampado e anda com Iansã
AjágùnsíTem ligação com Nanã e Oxumaré
AzoaniVeste palha vermelha, tem ligação com Iansã, Oxumaré e Iemanjá
AzonsuCarrega a lança em suas mãos, vestido de branco com ligação com Oxalá, Oxumaré e Oxum
*Jagun ÀgbáAnda com Iemanjá e Oxalufan
*Jagun AjòjíAnda com Ogun, Oxaguian e Exú
*Jagun AraweLigado a Iansã e Oxaguian
*Jagun IgbonàLigação com Oxaguian e Obá
*Jagun ItunbéNão gosta de feijão preto e está ligado a Oxaguian e Oxalufan, come caracol.
*Jagun OdéTem ligação com Ogun, Logun e Oxaguian
*Apenas algumas nações cultuam Jagun como qualidade de Obaluaiê.
Omolu, atotô!

Oferenda para Omulu

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.
Obaluaiê é o caminho para o encontro da cura, quem precisa de saúde pode pedir o seu auxílio. Suas quizilas são: carne de porco, caranguejo e jaca.

Pipoca para Omulu

Ingredientes: milho de pipoca, azeite de dendê e lascas de coco.
Material: Alguidar.
Modo de Fazer: Estoure o milho em uma panela com o azeite de dendê. Coloque a pipoca em um alguidar e enfeite com lascas de coco.

Dia de Obaluaiê

Seu dia da semana é a segunda-feira, e a comemoração em seu nome é em 16 de agosto.

Cores de Obaluaiê

Suas principais cores são o preto, vermelho e branco.

Características das Filhas e Filhos de Obaluaiê

São pessoas com um aspecto depressivo e que estão sempre vendo a vida de forma negativa. Os filhos de Omulu andam com semblante triste e costumam reclamar muito da saúde e de dores, para piorar a situação são teimosos e não acreditam que podem reverter a situação ou que estão na verdade muito be.
São pessoas carinhosas e doces, mas o seu lado ranzinza é o mais expressivo, faz com que qualquer pessoa otimista desanime da vida após conversar com ele. Costumam apresentar manchas na pele e realmente sentem dores no corpo com frequência.
Não entre na lista de inimigos de um filho de Omulu, eles são vingativos e conseguirão te fazer sentir o pior dos seres humanos. Mas, dentre tantas qualidades negativas, eles possuem uma das melhores características, são extremamente amigos, se você tem a confiança de alguém que é filho de Obaluaiê, saiba que tem a melhor amizade do mundo. São também pessoas muito trabalhadoras e dedicadas em tudo que fazem.
São muito limpos e vaidosos, costumam ser muito bonitos se não for fisicamente, são espiritualmente, por isso conquistam as pessoas sem nem mesmo se esforçar. Possuem o brilho do Sol em sua alma, são inquietos e mudam facilmente de opinião.

Sincretismo de Obaluaiê

Este Orixá possui dois sincretismos, pois ele age em duas linhas diferentes.

Sincretismo de Obaluaiê

Quando acompanhado de Nanã, ele é Obaluaiê, o mais jovem, enquanto sua mãe apaga as memórias das pessoas que logo morrerão ele faz a passagem de sua alma do mundo material para o espiritual, este Orixá é sincretizado com São Roque, um Santo da Igreja Católica padroeiro dos enfermos vítimas de peste e dos cirurgiões.

Sincretismo de Omulu

Ao se apresentar com Iemanjá, ele assume uma forma mais velha e recebe o nome de Omulu. Enquanto Obaluaiê rege a passagem para a morte, Omulu juntamente com Iemanjá traz a encarnação, a vida. Seu sincretismo nesta forma é com São Lázaro, o protetor dos leprosos e dos mendigos, que mesmo carregando diversas chagas em seu corpo não deixou de ter fé.

Oração ao Orixá Obaluaiê

“Proteja-me, Pai, Atotô Obaluaê!
Oh, Mestre da Vida,
Proteja seus filhos para que suas vidas sejam marcadas pela saúde.
Vós é o limitador das enfermidades.
Vós é médico dos corpos terrenos e almas eternas.
Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam!
Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos.
Concede-nos corpos sadios e almas serenas.
Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação!
Atotô meu Pai Obaluaê!
Dominador das epidemias.
De todas as doenças e da peste.
Omulu, Senhor da Terra.
Obaluaê, meu Pai Eterno.
Dai-nos saúde para a nossa mente, dai-nos saúde para nosso corpo.
Reforçai e revigorai nossos espíritos para que possamos enfrentar todos os males e infortúnios da matéria.
Atotô meu Obaluaê!
Atotô meu Velho Pai!
Atotô Rei da Terra! Atotô Babá!
Mestre das almas!
Meu corpo está enfermo…
Minha alma está abalada,
Minha alma está imersa na amargura de um sofrimento
Que me destrói lentamente.
Senhor Omolu!
Eu evoco – Obaluaiê
Oh!
Deus das doenças
Orixá que surge, diante dos meus olhos
Na figura sofredora de Lázaro.
Aquele que teve a graça de um milagre
No gesto do Divino Filho de Jesus.
Oh!
Mestre dos mestres
Obaluaiê
Teu filho está enfermo…
Teu filho se curva, diante da tua aura luminosa.
Na magia do milagre,
Que virá de tuas mãos santificadas pelo sofrimento…
Socorre-me…
Obaluaiê…
Dai-me a esperança da tua ajuda.
Para que me encoraje diante do martírio imenso que me alucina,
Faças com que eu não sofra tanto – Meu Pai
Senhor Omolu!
Tu és dono dos cemitérios,
Tu que és sentinela do sono eterno,
Daqueles que foram seduzidos ao teu reino.
Tu que és guardião das almas. Que ainda não se libertou da matéria,
Ouve a minha súplica, atende ao apelo angustioso do teu filho.
Que se debate no maior dos sofrimentos.
Salve-me – Irmão Lázaro.
Aqui estou diante da tua imagem sofredora,
Erguendo a derradeira prece dos vencidos,
Conformado com o destino que o Pai Supremo determinou.
Para que eu suplicasse minha alma no maior dos sofrimentos.
Salve minha alma desse tormento que me alucina.
Tome meu corpo em teus braços.
Eleva-me para teu reino.
Se achares, porém, que ainda não terminou minha missão neste planeta,
Encoraja-me com exemplo da tua humildade e da tua resignação.
Alivia meus sofrimentos, para que levante deste leito e volte a caminhar.
Eu te suplico, mestre!
Eu me ajoelho diante do poder imenso,
De que és portador.
Invoco a vibração do Obaluaiê.
A – TÔ – TÔ, Meu Pai.
Obaluaiê, Meu Senhor, ajude-me!
Salve o Senhor o Rei da Terra!
Médico da Umbanda, Senhor da Cura de todos os males do corpo e da alma.
Pai da riqueza e da bem-aventurança.
Em ti deposito minhas dores e amarguras, rogando-te as bênçãos de saúde, paz e prosperidade.
Faz-me, Senhor do trabalho; um filho de bom ânimo e disposição, para triunfar na luta pela sobrevivência.
Faz-me digno de merecer todo dia e toda noite, vossas bênçãos de luz e misericórdia.
ATOTÔ OBALUAUÊ!”

Saudação a Obaluaiê

“Atotô Obaluaê!” – Seu significado é: “Silêncio para o grande Rei da Terra!”
Obaluaiê é Pai da Terra, um dos orixás da Umbanda e do Candomblé mais temido, senhor da morte e da vida, a ele cabe a decisão da cura ou do fim do caminho.
Aproveitei toda essa energia, para saber os caminhos que a vida te levará com a ajuda desse Orixá! Clique aqui e confira nosso atendimento personalizado da Cabala de Odús!

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Tudo Sobre Ibejis – As Divindades Gêmeas da Vida e do Nascimento

ALEGRIA E VITALIDADE O PODER DOS IBEJIS

Tempo de leitura: 8 minutos
Imagina aquela alegria que invade de repente, aquela vontade de fazer o que nos faz bem enfim, uma vontade de viver intensamente. Esse é o Orixá Ibeji, gêmeos que carregam a felicidade em seus corações e veem a vida com os olhos de criança.
Os gêmeos são protetores das crianças e simbolizam o nascimento e a vida. O Ibeji Orixá é a sobrevivência da continuidade. Na África os filhos são fonte de grande alegria, pois eles são a garantia de que a sua história e de sua descendência perdurará.
Ibeji
Ìbejì: Deuses da juventude e vitalidade, também conhecidos como os Gêmeos Sagrados
Se você se identifica com o assunto e quer se aprofundar ainda mais com essa energia, poderá receber interpretações de diversas áreas de sua vida através da Cabala dos Odúsclique aqui e confira! 
Ibeji na Umbanda e no Candomblé são vistos como filhos de criação de Oxum, devido a esse fato, em rituais voltados especialmente a Orixá costuma-se dedicar algo também as crianças Ibejis.
A característica dos gêmeos mais particular é o seu poder de desfazer coisas realizadas por outros Orixás, mas algo feito por Ibejis jamais poderá ser desfeito por nenhum outro Orixá.

História de Ibejis

Os Ibejis são muito confundidos com Erês, por serem crianças e terem os mesmos atributos de características infantis, mas os gêmeos são na verdade uma divindade e possuem história e missões diferentes dos Erês.
Caso você queira saber quem são os Eres, veja aqui também em outro artigo em nosso blog!
A maioria das histórias diz que os gêmeos são um casal, um menino e uma menina. O primeiro a nascer chama-se Taiwo e o segundo Kehinde, na cultura Yorubá acredita-se que Kehinde deixa a função de supervisionar o mundo nas mãos de seu irmão Taiwo, que o faz sem discutir com sua irmã, por isso acredita que ele seja o mais velho e carrega responsabilidades a mais.

O Nascimento dos Ibejis

Os Ibejis são filhos de Iansã e Xangô. Ao dar a luz as crianças, ela os repudiou, os abandonando nas águas de um rio.
Oxum estava a passear por perto e escutou o choro das crianças, sem hesitar correu na direção do som e encontrou os dois pequeninos recém nascidos. Diz a lenda que ambos irmãos sorriram para Oxum quando a viram, o que fez o coração da Orixá derreter de amor pelos pequenos. Oxum então passou a ser a mãe dos Ibejis e os deu os nomes: Taiwo e Kehinde. Ibejis é o único Orixá que possui dupla representação e eles simbolizam o nascimento de todas as coisas.

A História da vida humana dos Ibejis – Antes de serem Orixás

Os gêmeos eram dois príncipes capazes de trazer sorte a todos que os consultassem. Com muita alegria e sabedoria o jeito infantil de enxergar as situações os possibilitavam a encontrar as melhores respostas para qualquer tipo de problema questionado. Em troca, eles pediam como pagamento doces.
Como toda criança levada, eles adoravam fazer traquinagens e um dia brincando próximo a uma cachoeira um deles caiu, na queda das águas e morreu afogado.
O irmão sobrevivente não conseguia mais encontrar a felicidade em viver e em meio aos seus prantos de saudades implorava a Orunmila que o levasse para perto de seu irmão. Tocado pelo sofrimento do pequeno, Orunmila resolveu atender ao seu pedido, e o desencarnou. Para confortar a todos que os amavam ele deixou em seu lugar duas estátuas de barro representando os príncipes gêmeos.
Por isso é muito comum oferendas aos Ibejis no pé da estátua de gêmeos.
Você gosta da cultura afro e acredita no poder das energias dos Orixás? Então faça uma consulta com quem entende de jogo de Búzios e desvende tudo que quiser sobre a sua vida, clique aqui!

Oferenda para Ibejis

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.
Para os Ibeji, doces são as melhores oferendas, quanto mais doce melhor, de preferência regadas com muito mel. As oferendas podem ter brinquedos acompanhando, mas lembre-se que precisam ser dois e não pode haver um brinquedo com melhor qualidade que o outro, os gêmeos devem receber brinquedos de igual valia.

Oferenda de doces diversos

Ingredientes: mel, doces variados (paçoca, pirulito, bala de goma, jujuba, chocolate, maria mole) e refrigerante.
Material: prato de barro e quartinha de barro.
Modo de fazer: coloque os doces no prato de barro da forma mais organizada possível e regue tudo com mel. Na quartinha coloque o refrigerante.

Caruru para Ibejis

Para essa oferenda é preciso que haja silêncio ao cortar os quiabos, mentalizando o pedido que você queira alcançar resultado.
Ingredientes: 1 cebola grande ralada, 1 xícara de azeite de dendê, meio quilo de camarão seco moído, 1 quilo de quiabo cortado em cruz, 2 dentes de alho, suco de 1 limão, 200 gramas de castanha de caju moída, água quente e gengibre ralado a gosto. Refrigerante de preferência Guaraná.
Material: 1 alguidar e 1 quartinha de barro.
Como Fazer: Refogue a cebola e alho no azeite de dendê aquecido, depois adicione o gengibre ralado e na sequencia o quiabo e refogue. Acrescente o camarão seco, as castanhas e deixe cozinhar. Adicione aos poucos a água quente e cozinhe até as castanhas ficarem em tom rosado.
Sirva no alguidar acompanhado do Guaraná na quartinha de barro.

Bolo de Chocolate para Ibejis

Ingredientes para a massa: 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 4 ovos, 1 xícara de leite morno, 1 xícara de chocolate em pó e 1 colher de chá de fermento em pó.
Ingredientes para a cobertura: 7 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de margarina, 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite (medida da lata do leite condensado) e pacote de chocolate granulado.
Material: prato de barro e quartinha de barro.
Preparando o bolo: separa a clara dos ovos e bata a clara em neve, reserve. Bata 4 gemas e o açúcar, adicione o leite e farinha de pouco em pouco dissolvendo na mistura. Acrescente na massa o chocolate em pó e bata até misturar, depois o fermento. Com uma espátula adicione a clara em neve e mexa delicadamente. Unte uma forma redonda com manteiga e farinha e coloque a massa. Em um forno pré aquecido, asse por 40 minutos.
Preparando a cobertura: coloque todos os ingredientes da cobertura em uma panela e mexa com muito cuidado para não queimar até que forme uma massa de brigadeiro mole.
Após o bolo assar, o coloque em um prato de barro e derrame a cobertura uniformemente sobre o bolo. Despeje o granulado por cima para decorar. Coloque o refrigerante na quartinha de barro, de preferência Guaraná.

Dia de Ibejis

O seu dia da semana é o Domingo e a data comemorativa é em 27 de Setembro, dia de São Cosme e São Damião.

Cores de Ibejis

As cores características do Ibejis são: verde, azul e rosa.

Características das Filhas e Filhos de Ibejis

Os filhos e filhas de Ibejis tem características bem infantis. São muito alegres e com um ar muito jovial, mas não pensam muito para realizar algo, eles são inconsequentes. Dificilmente um filho de Ibejis ficará sentado esperando algo acontecer, por serem muito brincalhões e agitados eles estão sempre na ativa colocando tudo e todos a sua volta em movimento.
São muito teimosos e não vivem sem companhia. No amor são dependentes do parceiro, chegam ao ponto de serem bem obsessivos e ciumentos. Ao mesmo tempo possuem uma magia contagiante de criança com suas expressões infantis que contagiam e deixam a todos alegres.
Parece que o tempo não passa para eles, não espere muita maturidade de sua parte. Por terem um olhar de uma criança, eles entendem as questões da vida da forma mais simples possível, é tudo “8 ou 80”, ou gosta, ou não gosta, não existe meio termo. Por esse motivo, são pessoas muito frágeis e que se magoam muito na vida pois elas acreditam que tudo é muito maior e mais profundo do que realmente é.
O lado bom é que também devido ao seu jeito infantil eles esquecem tudo muito rápido, se você magoar um filho de Ibejis logo mais ele não lembrará nem de sua existência na vida dele.  Adoram festas, doces e os momentos rodeados de muitas pessoas.

Sincretismo de Ibejis

Os Ibejis foram sincretizados com os Santos Católicos Cosme e Damião. Também gêmeos, os dois dedicaram suas vidas a curar as pessoas através da medicina e da fé. Mas não só o fato de serem gêmeos os sincretizaram, o dom de guardar a vida também é um motivo para essa comparação.

Oração a Ibejis

Omi Ibeji. Bejé eró!
Salve as forças das crianças.
Força pura, verdadeira,
Que reluz no céu azul
E na rosa das flores,
traga ao nosso Axê a paz
E a esperança,
Zele por nossas crianças.
Peça a Oxalá, com sua
imensa pureza,
que meus pedidos feitos
com clareza
e verdade sejam atendidos.
Doces crianças,
representantes de Cosme e Damião,
Que vossa santa proteção
Nos sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
Aceitem essa oferenda que é feita
Com verdade
E interceda por mim junto ao Pai
De Amor Supremo.
Agradeço desde já a vocês,
Crianças. Obrigado.  

Saudação a Ibejis

Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!”
Os Ibejis estão presentes em todos os rituais e merecem respeito como os demais Orixás, lembre-se sempre de tratar os dois com a mesma importância para não alimentar o ciúme de criança, aceite a alegria da infância em sua vida e a forma simples de enxergar o mundo e aprenda com os Ibejis a aproveitar tudo que a vida te oferece não se prendendo a nada que o diminua.

O PODER DOS SALMOS - Momento de reflexão: um estudo do Salmo 140

Momento de reflexão

140 salmo
Tempo de leitura: 3 minutos
Salmo 140 de Davi é uma lamentação individual que trata inteiramente do ímpio, ou como chamados por Davi de: homem mal ou homem violento. Entre os Salmos da Bíblia esse deixa explícito o desejo do salmista que o Julgamento Divino seja totalmente sem pena e baseado inteiramente na justiça.
Salmo 140, em estudo, acontece através da seguinte sequência:
  • pedido para ser liberto dos pecadores;
  • pedido para ser preservado;
  • devoção e profissão de fé;
  • oração e solicitação pelo castigo dos perversos;
  • declaração que o Senhor libertará o aflito.

Salmo 140 católico da Bíblia Sagrada

1 Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento,
2 Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra.
3 Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)
4 Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento; os quais se propuseram transtornar os meus passos.
5 Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede ao lado do caminho; armaram-me laços corrediços. (Selá.)
6 Eu disse ao Senhor: Tu és o meu Deus; ouve a voz das minhas súplicas, ó Senhor.
7 Ó Deus o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.
8 Não concedas, ó Senhor, ao ímpio os seus desejos; não promovas o seu mau propósito, para que não se exalte. (Selá.)
9 Quanto à cabeça dos que me cercam, cubra-os a maldade dos seus lábios.
10 Caiam sobre eles brasas vivas; sejam lançados no fogo, em covas profundas, para que se não tornem a levantar.
11 Não terá firmeza na terra o homem de má língua; o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado.
12 Sei que o Senhor sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado.
13 Assim os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença.

140 Salmo significado

No versículo 1 à 3 nos deparamos com a palavra violento, que também vai se repetir no versículo 4, que se trata de pessoas rudes e impiedosas. Por isso, Davi clama ao Senhor para ser salvo daqueles que são perversos e não param de ferir inocentes.
Continuando pelos versículos 4 e 5 novamente aparece: ” do homem violento”, que quer dizer aquele que se refere ao outro com palavras rudes e de modo muito agressivo, que tem sempre por objetivo destruir tudo aquilo que é obra de Deus, isto é, o que é justo.
Nos versículos de 6 à 9, Davi entrega toda sua confiança a Jesus. Embora ele estivesse cercado de inimigos – que invejassem tudo que ele possui até mesmo sua fé -, ele deposita total confiança no Senhor e pede humildemente para que seja salvo.
Já no versículo 10, Davi recorda uma das passagens da Bíblia muito famosa, que diz sobre o juízo final de Sodoma e Gomorra, e pede para que o Pai não tenha piedade, que dê o mesmo castigo para aqueles que são seus inimigos.
E para finalizar os versículos de 11 à 13, informam sobre questões de interesse do Senhor, como a causa do oprimido, e o direito do necessitado, onde Deus faz justiça em nome de seus filhos fiéis, trazendo proteção e benevolência para suas vidas.