domingo, 20 de julho de 2014

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Você Tem Medo de Ser Criticado, é?

Você Tem Medo de Ser Criticado, é?


Você já reparou que mil elogios podem ser anulados por uma única crítica?
É só chegar uma pessoa e dizer que deveríamos ser assim ou assado (ainda que dito de forma bem delicada) e aquilo bate forte no nosso peito. Ficamos sem chão, nos sentimos ofendidos e, na hora, adotamos uma postura defensiva. É impressionante como somos vulneráveis.
Só de imaginar que vai ser criticada, você já muda a maneira de agir, já não faz as coisas como queria, não se coloca na vida como gostaria de se colocar.
Tem gente que gasta a vida inteira adotando posturas falsas para evitar críticas. Que bobagem !!!
Mesmo que você abra mão de ser espontânea para assumir os modelos, jamais agradará a todos. Isso é IMPOSSÍVEL !!!
E digo mais: você sempre será criticada.
Aonde eu quero chegar? Na verdade, as críticas não terão esse efeito arrasador a partir do momento que você não der tanta importância a elas. Se fôssemos um pouco mais inteligentes, não escutaríamos crítica alguma. Até poderíamos, desde que fosse com um FILTRO.
Assim: o fulano me disse tal coisa. Será que isso é verdade?
Vou investigar e tiro minhas conclusões, baseado em minha própria observação.
E sempre com a mente tranquila e os pés no chão.
O problema da crítica nada mais é do que dar muito crédito aos outros.
Ou seja, você sempre se coloca em segundo plano, dá lugar aos outros (não importa se está supercansada),
não machuca os outros (não importa os próprios sentimentos).
Isso entra de tal forma que temos um departamento na nossa cabeça chamado “os outros”.
E, como você está sempre em segundo plano, vai ficando lá no fundinho da fila.
Item-2065613-500
Por isso a crítica pega tanto. O segredo é um só: aprenda a se colocar em primeiríssimo lugar.
Não estou estimulando o egoísmo, mas sim a autovalorização.
É dar importância aos seus dons, sentidos, opiniões, emoções e sentimentos.
Quando você se dá valor, todos também dão. Acredite! O sucesso é não ouvir as críticas.
A lei é essa: só se dá valor a quem o tem.
Por isso, toda vez que se deparar com uma crítica, pare e reflita:
“O que importa é o que eu sinto e não o que a pessoa sente.O essencial é o que eu penso, não o que pensam.A natureza me fez responsável por mim. Me dou valor e assim serei”.
Luis Gasparetto

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Transmutando o Sofrimento…

Transmutando o Sofrimento…

O filósofo francês Jean Paul Sartre afirmou certa vez: “Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”.
Essa afirmação me leva a refletir sobre a capacidade que algumas pessoas possuem de fazer dos eventos de sua vida, mesmo os piores deles, uma oportunidade para se transformar, crescer e tirar da experiência algo de valor.
Outros, ao contrário, mesmo diante de problemas não tão significativos, encaixam-se definitivamente no papel de vítimas infelizes e passam a carregar este fardo ao longo da vida, sem se dar a chance de virar a página, de deixar os acontecimentos ruins no único lugar em que deveriam permanecer: o passado.
Uma das imagens mais incríveis que assisti sobre o terremoto no Haiti foi a das pessoas nas ruas se dando as mãos e cantando. Apesar de terem perdido absolutamente tudo, elas se recusavam a se entregar ao desespero e à infelicidade.
Fazer esta virada não é fácil, requer uma consciência permanente sobre o poder que temos de direcionar nossa vida para uma ou outra direção.
Os pensamentos que alimentamos possuem um poder inimaginável, pois se tornam os guias de todas as nossas ações.
Então, se acreditarmos que nossa trajetória será para sempre uma sucessão de tragédias, naturalmente que este destino virá ao nosso encontro, inevitavelmente.
A saída é nos lembrarmos de que temos, sim, o poder de escolher todos os dias entre a tristeza e o sofrimento, ou o equilíbrio e a serenidade. SEMPRE TEM UMA SAÍDA. Não podemos é continuar com nossa vidinha “mais ou menos” por acomodação simplesmente.
Por mais desesperadora que seja a realidade ao nosso redor, precisamos nos lembrar de que sempre será possível dar voz à essência divina que habita nosso ser.
Elisabeth Cavalcante

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Afirmações e Como as Uso…

Afirmações e Como as Uso…















Gosto de usar afirmações e as tenho usado nos últimos anos. É fácil e com frequência eficaz. Não uso exatamente como lemos nos livros – sempre faço minhas próprias modificações, aquelas que funcionam melhor para mim. Por exemplo, quando estou trocando um padrão de pensamento por outro, sempre que me pego pensando do modo que não desejo mais, troco pelo “pensamento que desejo pensar”.
Pensamento é idéia, e sempre podemos mudar de idéia. Abaixo estão algumas técnicas para mudança de comportamento e dos padrões mentais (ultrapassados, desnecessários ou negativos).
Sinta-se livre para modificar estas técnicas adequando-as à você. Lembre-se que você é único/a, especial e raro/a. A eficácia é a medida da verdade*. Aquilo que serve e funciona para você, é sua verdade.
 Técnica do Espelho:
Esta técnica é ótima para ajudá-la/o a sentir-se linda/o! Aprendi nos livros da Louise Hay e modifiquei um pouco para meu uso.
Fique nú/a em frente a um espelho. (Se não conseguir, fique com suas roupas íntimas.) Comece a encontrar coisas boas e delicadas para dizer de cada parte do seu corpo, dos pés à cabeça. Diga em voz alta. Elogie o formato e a função. Admire cada parte. Agradeça por ela estar ai, mesma que esteja momentaneamente doentinha. (Sei que você pode não gostar daquela saliência na barriga ou da celulite nas pernas, mas certamente pode gostar do seu ventre e de suas pernas! E se você não os tivesse! O que você não gosta é da saliência e da celulite! Aprecie e ame seu ventre e os órgãos que abriga, e suas pernas que possibilitam que você vá onde quer ir.)
2º Técnica PNL:
Sempre que se pegar falando alguma coisa que não é bom para você, faça o seguinte:
Ouça a frase que disse diminuindo de volume até sumir, então ouça uma frase oposta que você desejaria dizer crescer em volume. Você pode usar esta mesma técnica para controlar sua poderosa imaginação. Veja a imagem mental negativa ir se afastando de você até sumir. Em seguida veja a imagem do que deseja a você vir se aproximando em sua direção.
3ºTécnica da Escrita: 
Simplesmente escreva 15 vezes por dia o que deseja.
Por exemplo:
“Minha vida flui fácil na abundância em coisas boas.”
“Vivo e permaneço dentro do total das minhas possibilidades.”
“Onde estou existe todo o bem. Recuso-me a aceitar menos que todo o bem.”
Quando terminar, guarde consigo a convicção de que o universo está providenciando isto ou coisa melhor para você.
Quando acontecer alguma coisa desagradável com ou para você, escreva exatamente tudo o que lhe passar pela cabeça. Xingue, escreva palavrões, é importante não censurar nada. Escreva tudo. Escreva toda sua mágoa ou raiva do jeito que surgir na mente. Depois de escrever tudo – e tudo mesmo –rasgue o papel e jogue-o na lata de lixo como se estivesse dizendo à Vida que está se livrando deste problema, desta mágoa ou desta raiva. Não releia o que escreveu e muito menos faça disso um e-mail para sua amiga. O exercício é entre você e a Vida, entre você e o Universo.
Use estas técnicas e as afirmações em assuntos relacionados unicamente COM VOCÊ e para SUA VIDA. Por favor, não coloque outras pessoas em suas afirmações.
Cláudia Giovani

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Libertando-se da Síndrome do ”Pobre de Mim”…

Libertando-se da Síndrome do ”Pobre de Mim”…


Quanta gente sofre sem necesidade!
Sabe qual o maior problema do pobre de mim?
Quando você diz: - Sou coitadoEu não tenho poder, eu não tenho jeito, eu não tenho, eu não tenho… Você fecha interiormente as portas dos recursos que estão no inconsciente e que deveriam emergir nesse momento.
Em vez de dar força e trazer para fora o poder, a criação, a cura, a solução, você acaba fechando e ficando naquela posição miserável, dando cada vez mais passagem para aquilo que o está atormentando, que está lhe fazendo mal.
A gente tem que parar com esse vício! 
lpssarolivre
Você já viu alguém com pobre de mim resolver algum problema, sair de uma situação feia para outra melhor?
Eu nunca ví. Mas há gente se acha no direito de dizer: - Ah, porque coitado de mim, só eu faço tudo, só eu sou assim… Cai no pobre demim, que é a mesma coisa que o desespero. Tem gente que gosta de ficar desesperada. Qualquer coisa faz escândalo.
Há pessoas que agem sem pensar e sem observar a vida. Estão errando e estão fechando os olhos. E, quando se vêem num beco sem saida, fazem escândalo com se isso fosse consertar a vida delas.
Mas como a vida é eterna, matando-se ou não, tudo continua, até para pior.
Por que você não vira uma pessoa inteligente de uma hora para a outra?
Use sua inteligência que Deus lhe deu.
voo2
Diga: – Que desespero que nada! Nada merece tanta atenção assim.
Nada merece estragar as coisas da minha vida. Se uma coisa não está bem, o resto pode estar.
Eu não sou o coitado. Sou uma fonte de poder e de conhecimento.
Tudo dá muito certo na minha vida. Tudo está a meu favor. Está tudo bom – eu grito.
Aí vai ficando bom mesmo, porque a gente puxa as forças positivas.
Luiz Gasparretto, têxto do livro “Um dedinho de prosa”.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - O Tempo Certo… Observe os Sinais…

O Tempo Certo… Observe os Sinais…

De uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas; tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto.
Mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo e aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca, por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo.
Mas alguém poderia dizer:
Qual é esse tempo certo?
Bom, basta observar os sinais.
Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, 
pequenas manifestações do cotidiano enviarão sinais indicando o caminho certo.
tumblr_l6ngq1UScl1qb3qnyo1_500
Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer.
Mas, com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo,
diante da situação ou da pessoa certa.
Basta você acreditar que nada acontece por acaso!
Talvez seja por isso que você esteja agora lendo estas linhas. 
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais já estão por perto e você nem os notou ainda.
Lembre-se de que…
tumblr_lgo2x6SPCe1qcri7v_large
O Universo sempre conspira ao seu favor quando você possui um
objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.
['...Observe os Sinais...]
Paulo Coelho

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Você é Único!

Você é Único!


De um modo geral, nos habituamos a usar o termo igualdade para designar coisas semelhantes.
Fazemos uma observação superficial de determinados objetos e dizemos que são iguais. Duas rodas, por exemplo, podem parecer iguais, mas são somente semelhantes por pertencerem à mesma espécie.
A inteligência Universal é a unidade, constante e diversa, já que não se repete.
Desse modo, você é único, é individual. Você é só você!
Por esse motivo, não adianta querer se encaixar nos moldes sociais de como você deveria ser.
Não adianta também querer ser aquilo que seus pais desejavam que fosse você.
Não é preciso se comparar a ninguém, nem querer ser normal.
costas-elefante
Quando quer se enquadrar no padrão normal você deixa de ser natural.
Você abre mão da ousadia de ser você mesmo, pois as convenções sociais vêem isso como orgulho e arrogância.
Você passa a não se aceitar em sua verdadeira natureza.
Quem vai amar uma pessoa que não desenvolveu a autoestima?
Ninguém! Nem você mesmo!
A verdade sobre Nós… Foi preciso que a Essência criasse os corpos, para que pudesse se ver. Para entendermos melhor, podemos usar o exemplo do cinema. A câmera de projeção é a essência; você, ou o eu consciente, é o público. Para que você possa ver o filme é necessário que ele seja projetado numa tela. Nossos corpos exercem a função da tela.
A maioria das pessoas nem sempre consulta a essência, o sentir. Vive mais pelos padrões sociais e com isso tem atitudes contrárias ao que a essência quer. As convenções sociais determinam atitudes artificiais para que nos engajemos em seus jogos neuróticos,
mas a essência tem a sua própria verdade.
Se você respeitá-la, não terá problemas.
tumblr_lhebr9MoBL1qe9zjgo1_500
Ficar com o seu sentir, traz conseqüências benéficas, mesmo que intelectualmente você tenha se condicionado a recusar isso num primeiro momento.
Aprendi a não contrariar minha essência, porque toda vez que desafiei essa sabedoria, nada deu certo.
Luiz A. Gasparetto em: Faça Dar Certo

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Crer é Criar! O Poder de Crer – Pense Positivo!

Crer é Criar! O Poder de Crer – Pense Positivo!



Como andam seus Pensamentos?
Será que você investe em pensamentos benéficos e nutritivos?
Será que você acredita em pensamentos que lhe tragam vantagens interiores e conseqüentemente exteriores? Será que você está com a mente intoxicada de pensamentos negativos que contaminam e comprometem seu desfrute de vida?
Observe quais são as características dominantes de seus pensamentos. Isso é muito importante,porque criamos aquilo que vivemos através dos nossos pensamentos e das nossas crenças.
Pensamento é o modo de formatar a energia de crença.
tumblr_mjthr8a88A1s0hn52o1_500_large
Nosso caráter é o que somos, ou seja, é o resultado dos nossos pensamentos e atitudes.
Somos como um imã que atrai para nós e para nossas vidas pessoas e situações que se harmonizam com nossos traços marcantes e que repele tudo o que não se afina com eles. A natureza desse imã é constituída por nós, é nós temos habilidade necessária para modificar
esse imã por meio de pensamento.
Acredito que alguns ditos populares têm profunda sabedoria. Vamos relembrar um pouco:
- Quem semeia vento, colhe tempestade.
- Só se colhe o que se planta.
- Aqui se faz, aqui se paga.
- Deus dá frio, conforme o cobertor.
- É preciso dar, para receber.
- Cada um tem o que merece.
Embora de formas diferentes, esses provérbios dizem a mesma coisa:
só atraímos aquilo que irradiamos, conscientes ou não disso.
E-preciso-acreditar
E nós só podemos irradiar o que emana de nossos pensamentos, das nossas crenças, das nossas sensações.
Neste momento, pare um pouco, preste atenção: você, como um imã, está atraindo o que na sua vida?
Seus pensamentos e sentimentos estão direcionados à crença de que sua vida está dando certo?
Ou você acredita mais nas dificuldades e fracassos?
Qualquer que for a resposta, lembre-se de que tudo pode ser mudado tão logo você mude seu modo de pensar. Se quiser, você pode pensar diferente do que sempre pensou e acreditou. Você não precisa pensar como a maioria das pessoas pensa. Não precisa também continuar pensando da forma que lhe ensinaram o que era certo ou errado.
A prosperidade financeira e o sucesso em todos os campos não são difíceis de conseguir, depois que você aprender a fazer uso do poder das crenças.
A vida oferece tudo para todos. Não há privilégios no Universo.
original2
Cada um retira da abundância universal aquilo que crê.
Visualize-se como uma pessoa positiva, radiante, segura e feliz, que consegue enxergar o fracasso temporário como degrau que leva ao sucesso duradouro. Dessa forma, você vai desenvolvendo a habilidade de criar pensamentos prósperos e de sucesso, até que essa  mentalidade nutritiva seja algo natural em você.
Luiz A.Gaspatetto em: Faça Dar Certo!

EQUILÍBRIO E HARMONIA - 3 Dicas para Eliminar a Tensão e Elevar o Ânimo

3 Dicas para Eliminar a Tensão e Elevar o Ânimo


1. Tire os pensamentos do foco de tensão, nem que seja por alguns minutos.
Quando temos um problema, não paramos de pensar nele. Então, procure desviar conscientemente o pensamento.
Como? Ocupando por querer a sua mente!
Veja um filme ou um programa que goste.
Jogue paciência, leia um livro ou outra coisa que te distraia.
Arrume o armário. Cuide do jardim.
Vá ao shopping. Enfim!!
Pare de pensar conscientemente.
sozinho-2mod-1024x685
O inconsciente, que não para nunca, trabalhará seus pensamentos por você neste período.
2. Procure um bom amigo(a).
Na hora de angústia, ter alguém para ouvir o que estamos sentindo é fundamental.
Alguém com quem você possa se abrir de verdade e falar tudo o que pensa. Tudo mesmo.
Por isso, procure alguém que saiba te ouvir sem te julgar.
Depois ouça o que seu amigo(a) tem para te dizer.
mypictr_450x250
3. Cuide de sua aparência exterior.
Isso mesmo!!
Não é supérfluo nem superficial.
Quando estamos angustiados, estar bem arrumado (a) , com o cabelo em ordem, unhas bem feitas ou com uma roupa legal nos faz sentir melhor e isso pode ajudar.
Olhe-se no espelho e sinta-se bonito(a) e bem.
Cuidados-pele-rosto1
A aparência externa pode dar forças para a “aparência” interna se aprumar também.
Dra Ana Escobar