sábado, 6 de abril de 2013

EVOLUIDO

AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO SER - DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO

 O Homem deseja ser confirmado em seu Ser pelo Homem, e anseia por ter uma presença no Ser do outro... – secreta e timidamente, ele espera por um sim que lhe permita ser, e que só pode vir de uma pessoa humana a outra”. Martim Buber
O desenvolvimento não se faz em linha reta e sim por crises. Não há desenvolvimento fora dos sofrimentos e alegrias, sucessos e fracassos, satisfações e frustrações, progressões e regressões do processo existencial”. Carlos Byington

 

Desenvolvimento


Desenvolvimento, segundo Aurélio, significa ato ou efeito de desenvolver, crescimento, progresso, adiantamento. E Desenvolver é progredir, aumentar, melhorar, se adiantar.
Segundo Houaiss, é tirar o que envolve ou cobre, fazer crescer, tornar-se maior, mais forte. Conduzir ou caminhar para um estágio mais avançado ou eficaz.
Iniciaremos este tema falando, rapidamente, sobre a teoria psicanalítica. Segundo Freud o aparelho psíquico está dividido em três planos ou sistemas – consciente , pré-consciente e inconsciente , com a analogia de que o funcionamento mental ocorre “comparado” ao iceberg. Pontua que a porção acima da superfície corresponde ao consciente, a porção que se torna visível, conforme o movimento das águas, corresponde ao pré-consciente e a parte sempre submersa, proporcionalmente muito maior, corresponde ao inconsciente.
O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice. Afirmando que em cada fase, a pessoa deve aprender a resolver certos problemas específicos, originados do próprio crescimento físico e da interação com o meio. A solução dos diferentes problemas, que em grande parte depende do tipo de sociedade ou cultura, resulta na passagem de uma fase para a outra e na formação do tipo peculiar de personalidade. No decorrer das fases, o indivíduo expressa seus impulsos e suas necessidades básicas dentro de moldes que visam a continuação da cultura, seu próprio crescimento e busca do prazer pessoal.
Abordaremos o desenvolvimento psicológico em cada uma dessas fases, salientando os pontos onde a sociabilização, a linguagem, a segurança no mundo, e em si, a vinculação, a independência, a auto-estima, etc, poderão ser fortalecidos, e o que poderia causar problemas, uma vez que o ser humano, tem por natureza, grande capacidade para a alegria. Observando crianças concluímos que não apenas vêem graça nas coisas, como criam brincadeiras para si, querendo compartilhar esse divertimento com quem está ao seu lado, funcionando como forma de sociabilização, aproximação e de troca de afeto.
Goethe em sua idade avançada descreveu as fases da vida nestes termos:
“A Criança é realista, o Jovem um idealista, o Adulto um cético, e o Idoso um místico!”
 Fases do Desenvolvimento 
 
“A bondade, a beleza e a verdade são os fundamentos da humanidade”. Platão 
 
Os estudos demonstram ser o bebê extremamente competente sob muitos aspectos – é sensível, curioso, um aprendiz eficaz, manifestando grande percepção ao tom de voz, gestos, atitudes, expressões e movimentos dos adultos que estão ao seu redor, principalmente àqueles que tem algum significado emocional para ele.
A criança ao explorar seu meio em busca das descobertas, logo descobrirá que algumas restrições serão impostas, e irá manifestar seu desagrado através de birras e choro, aprendendo, no entanto, a lidar com as limitações que, saberá mais tarde, terá que conviver por toda a vida, mudando a cada estágio de seu desenvolvimento.
O ser humano aprende cedo e prontamente a lidar com as circunstâncias que influenciam, direta ou indiretamente, a obtenção de seus desejos, o que lhe traz desconforto, o que interfere em suas esperanças, bem como o que lhe traz medos e angustias, buscando formas compensatórias de evitação.
O nascimento é a primeira grande experiência vivida pelo ser humano e o primeiro obstáculo a ser superado no processo de desenvolvimento. Sair da segurança e proteção do útero materno e enfrentar os estímulos do mundo externo requer grandes adaptações psicológicos.
De acordo com vários autores, não resta ao recém-nascido outra alternativa senão viver a “angustia do desligamento”, a qual pode ser considerada como o protótipo de fenômenos psicológicos, que aparecerão em outras fases do desenvolvimento, e que denominamos de angustia, ansiedade, ou depressão.
O ser humano ao nascer, e durante bastante tempo, é totalmente dependente de outros seres humanos para alimentá-lo, cuidar de sua higiene, protegê-lo e dar o apoio emocional, que como veremos a seguir, é essencial para o seu desenvolvimento psicológico.
Desde os primeiros instantes de vida, o comportamento materno (ou seu substituto) exercerá influência na formação da personalidade da criança, mesmo que inexista a comunicação verbal. A maneira como os problemas são solucionados, os gestos feitos na hora de segurar a criança e os sentimentos em relação a ela, irão provocar respostas de prazer ou desprazer no bebê, que poderá trazer efeitos duradouros na concepção de realidade.
Devemos dar atenção especial às mudanças que ocorrem na família com o nascimento de uma criança, pois novos papéis são exigidos e, além de manter os anteriores, aparecem os de pai, mãe, avô, avó, tios, primos, etc., acarretando, inevitavelmente, uma redistribuição na energia emocional da família, bem como alteração no status e nas exigências que serão feitas às pessoas para que cumpram o correspondente ao “papel”, e que nem sempre será aceito, ou vivido, com tranqüilidade.

 

Fase Oral

Período de aproximadamente um ano que segue desde o nascimento. Os impulsos da criança são satisfeitos principalmente na área da boca, esôfago e estômago, ou seja, a libido está intimamente associada ao processo da alimentação e contato humano, que vem associado ao ato de mamar.
A percepção da criança, nos primeiros meses após o nascimento, é de totalidade, não distinguindo ainda o “eu” do “não eu”. Se o seio (ou substituto) for gratificante, a imagem de aceitação será introjetada, e as expectativas futuras do mundo, em termos projetivos, serão otimistas, o que é conhecido como o “objeto bom”, e o seu oposto irá gerar insegurança e desconfiança.
Por volta dos seis meses, já há uma percepção da mãe “como uma pessoa total”, integrada em seus aspectos bons e maus, e a relação da criança com a mãe é mais realistas, aprendendo a controlar sua ansiedade e seus impulsos frente às demandas do meio, preparando-se para enfrentar os novos desafios da fase seguinte de seu desenvolvimento.
Para Erikson a primeira coisa que se aprende na vida é receber; e a criança recebe não só com a boca mas com os sentidos, com os olhos, ouvidos e com o tato. A atitude psicossocial básica que se aprende, neste estágio, é “saber” se pode confiar no mundo a sua volta, se será alimentada nos horários adequados e na quantidade correta, deixando-a confortável. Irá desenvolver, a Confiança X Desconfiança.
É importante salientar que, de acordo com Erikson, desconfiança na dose certa é importante, pois desenvolve a prontidão frente ao perigo, assim como a antecipação do desconforto desenvolverá o instinto de proteção, que ajudará a criança a tornar-se mais autônoma.

Fase Anal

No final do primeiro ano de vida estão presentes habilidades como virar-se, sentar, engatinhar, ás vezes andar, assim como o início da comunicação verbal, ora para pedir coisas, ora como forma de sociabilização. Nessa fase inicia-se a capacidade de julgar a realidade e antecipar situações, possibilitando maior tolerância ás tensões do cotidiano, e normais no desenvolvimento.
Durante o segundo e terceiro anos de vida a criança será estimulada a desenvolver a autonomia, tornando-se mais independente, inclusive no que se refere ao controle dos esfíncteres, e cuidados com a higiene pessoal, que estará de acordo com as exigências do meio em que vive e de sua cultura familiar.
Passa a viver outro conflito, pois embora tenha prazer em agradar os adultos que a elogia quando acerta, não poderá esvaziar a bexiga e o intestino imediatamente para, então, obter o alívio da tensão, pois tem local próprio e “hora certa” para fazê-lo. Deve aprender a reter quando desejaria eliminá-los, mas descobre que também pode ter prazer durante esse processo.
Os impulsos, nesta fase, levam a criança a vivenciar a busca do domínio do ambiente, e das pessoas que estão a sua volta, para obter o máximo de prazer possível. É a fase das “birras”, crises de nervos, parecendo necessitar de limites claros, para então se acalmar.
Erikson denominou esse conflito de Autonomia X Vergonha e Dúvida. Quando a criança consegue ter a autonomia para realizar o que é solicitado pelo meio, sente-se gratificada, e quando não consegue passa a sentir vergonha, podendo desenvolver o comportamentos obsessivos, tornando-se mal humorada, fechada e com uma hostilidade encoberta. É a fase onde pode tornar-se muito ordeira e meticulosa, sendo colaboradora e participativa.

Fase Fálica

O período que vai dos 3 aos 5/6 anos, a criança já tem maior consciência de si mesma, percebendo com maior clareza o mundo que a rodeia, interessando-se pelo ambiente e indagando sobre o significado e as causas dos fatos.
Aumenta o interesse pelo próprio corpo, principalmente pelos genitais, tornando-se mais exibicionista, masturbando-se e buscando contato físico com outras crianças.
Aparece, nesta fase, o fenômeno conhecido como complexo de Édipo, e o conflito da ambivalência entre o amor e o ódio, pois o seu “objeto de amor” também é a figura disciplinadora que coloca limites e restrições, e o “objeto odiado” é provedor, lhe dá segurança e proteção.
Erikson denominou esta fase de genital-locomotora, considerando que o desenvolvimento da personalidade envolve o equilíbrio entre duas atitudes psicossociais, que denominou de Iniciativa X Culpa.
Na chamada iniciativa existe a busca dos objetos que lhe dê a satisfação, e é o que move a criança a ligar-se ao “objeto de amor”, tentando identificar-se como o modelo entendido como “adequado”. A culpa surge como conseqüência dos sentimentos de onipotência, rivalidade, competição e ciúmes que acompanham o desejo de obter os fins procurados.
A conduta social básica que pode manifestar-se nessa fase é a de tentar sempre “tirar vantagem”, bem como o ataque frontal as pessoas que tentam colocar limites, tendo prazer na competição e na conquista, insistência em alcançar uma meta e, embora, demonstre segurança e tenha atitude resoluta, pode carregar traços de inferioridade. Por outro lado, nessa fase a criança torna-se amigável, colaboradora, amorosa, sendo capaz de proporcionar bem estar as outras pessoas uma vez que é capaz de ter empatia, podendo se colocar no lugar do outro.
 

Período de Latência

Dos 5 aos 10 anos a criança utiliza sua energia psíquica para o fortalecimento do ego, o qual se tornará melhor equipado para lidar com os impulsos que virão nos próximos anos, e para adaptar-se aos novo ambientes. Volta-se para o mundo externo, como escola, jogos, amizades e outras atividades, fora do ambiente familiar, passando a buscar novos ídolos e heróis, fora de casa.
Se ocorreram turbulências nas fases anteriores, poderá ser uma criança irritada, agressiva, exibicionista, com excessiva curiosidade sexual, apresentando mau aproveitamento escolar, podendo ter pavores noturno, enurese, ou dificuldades alimentares.
Nesse período da vida sua auto-estima já não depende exclusivamente da aprovação externa, tendo a própria crítica ao proceder de forma “certa ou errada”. A sensação de acerto provoca sentimento de segurança, prazer e auto valorização, e ao contrário, a sensação de erro traz culpa e remorso.
Segundo Freud aparece neste momento o superego, herdado do complexo de Édipo, podendo, a partir da auto crítica, surgir o medo excessivo de doenças, de acidentes, de perder o amor das pessoas, da morte e da solidão.
Passa a ter importância vestir-se como os de sua idade, o conhecimento intelectual, os valores sociais, os bens materiais, bem como a imagem de perfeição que construiu para si mesma. O ego procura manter esta imagem evitando o sofrimento vindo dos sentimentos de inferioridade e da diminuição da auto-estima que aparecerão sempre que os ideais forem frustrados.
Estabelecendo relações interpessoais fora da família, começa a empreender a difícil tarefa de ajustar-se às outras pessoas e manejar seus impulso para conseguir viver socialmente. Tem necessidade de pertencer a um grupo de iguais e de ser aceito pelos companheiros, bem como de sentir-se responsável e capaz de realizar feitos que recebam aprovação e lhe dêem um status no grupo, desenvolvendo um conceito de “si mesmo”.
Meninos e meninas formam grupos separados, excluindo-se mutuamente, buscando jogos diferentes, sendo que os meninos têm pavor de parecer-se com meninas, e se vigiam para denunciar quando isso acontece.
Identificam-se com profissões e com determinados profissionais, surgindo vocações e talentos e a famosa frase: “quando eu crescer serei...”, tentando obter reconhecimento pessoal, mas já percebendo que terão que ajustar-se às normas do mundo e que nem sempre são as mesmas de sua família de origem, deparando-se com os códigos de lealdade, que poderão trazer muitos conflitos internos e embates familiares.
Erikson descreve esta fase como Construtividade X Inferioridade, sendo que na construtividade busca o aprendizado e a realização, utilizando-se de suas potencialidades e capacidades. Na inferioridade, por não receber estímulo do meio considera-se incapaz em relação aos outros, sentindo-se a margem de seu grupo, desistindo de competir, como se estivesse destinado à mediocridade.
É a fase onde a transição está ocorrendo e não é mais criança, mas ainda não é jovem (fase infanto-juvenil), desejando em alguns momentos permanecer num estado de despreocupação, liberdade e aventura, e em outros total inércia.

Adolescência

A adolescência é uma fase cheia de questionamentos e instabilidade, que se caracteriza por uma intensa busca de “si mesmo” e da própria identidade. Nessa fase todos os padrões estabelecidos são questionados, bem como criticadas todas as escolhas de vida feita pelos pais, buscando assim a liberdade e auto afirmação.
Os adolescentes são desajeitados em seus movimentos, sendo que a fala fica alterada, a voz vibrante, desafinada e alta. O humor fica extremamente lábil, com crises de raiva, choro e risos, alternados e exagerados, além da insatisfação constante, e oposição a tudo o que o adulto sugere.
Erikson aponta com sendo a fase da Identidade X Confusão de Papéis, uma vez que há um grande desejo de ser valorizado por possuir ou realizar algo que seja só seu, algo inédito, que lhe traga um destaque no grupo; porém o medo de não ser capaz está sempre presente. É uma fase de muita criatividade, com críticas ao que acontece ao seu redor, ou no planeta como um todo, tendo necessidade de falar sobre o que pensa, mas só quando desejar, como se precisasse constantemente provar sua liberdade de falar ou calar.

Maturidade

Poderíamos dividir esta fase em dois momentos: o Jovem adulto, período que vem logo após a adolescência, e a Meia Idade.
Para Erikson o jovem adulto passa pela fase da Intimidade X Isolamento, onde deseja um relacionamento afetivo íntimo, duradouro e continuo, através de relações profundas, buscando, também nessa fase, a construção de uma carreira profissional que lhe dê estabilidade e boa condição financeira.
Erikson descreve a Meia Idade como sendo a fase da Produtividade X Estagnação, onde se a carreira profissional e as questões emocionais estiverem “resolvidas”, tanto pode ocorrer uma estagnação, como uma busca de novos desafios. Caso não tenha realizado seus ideais até este período da vida também poderá acontecer uma das duas saídas, dependendo das mensagens que estão gravadas em seu inconsciente, em função das fases anteriores do seu desenvolvimento, e as opções feitas no passado.
É o momento que anteriormente chamávamos de “ninho vazio”, em que os pais, principalmente as mães, consideravam-se sem função por não saber ser outra coisa na vida além de cuidadoras. Com o grande investimento que se fez nos últimos anos, mostrando que as mulheres tem outros afazeres além de ser cuidadora, e com a entrada da mulher no mercado de trabalho, essa crise não é tão acentuada. Paralelamente está ocorrendo uma mudança nos jovens, que hoje não tem a mesma premência de sair de casa, pois a liberdade aumentou, os pais são mais liberais, e as questões de estudo e trabalho ficaram mais exigentes, aumentando o período em que os filhos permanecem “no ninho”, cuidados, e até mantidos financeiramente – são chamados “adultolescentes”.
A chamada crise dos 40 ocorre quando se avalia que não se tem mais todo o futuro pela frente, e que o recomeço não é tão simples, pois sair do conhecido, e lançar-se no escuro amedronta, torna-se mais preocupante do era que antes.
Jung, no entanto, vê esta fase como extremamente criativa dizendo ser o “inicio do libertar-se do aprisionamento do ego” e em vez de representar a última chance, como pensam alguns, é sim um período especial, com significativas possibilidades para a maturação saudável, e que o importante é responder as seguintes perguntas :
“Para o que quero usar meu potencial?
O que tenho realmente que fazer na vida?
Qual é a minha verdadeira tarefa?”.
 

Velhice

Erikson descreve esta fase como sendo aquela onde se desenvolve a Integridade X Desesperança, onde ocorre naturalmente a avaliação do que foi vivido, com a percepção clara de que não é possível mudar muitas das coisas que já passaram. É um fato real que a pele já não tem a mesma elasticidade, que os olhos enxergam diferente, que dentes e ossos são mais frágeis, e que se o idoso ficar preso a essas perdas haverá muito inconformismo, revolta ou depressão.
Em contra partida, é fácil observar que pessoas de idade avançada realizam tarefas de grande importância em várias áreas de atividade humana, quer na política, ciência ou nas artes, e que muitos sábios, músicos, escritores, pintores e escultores realizaram suas conquistas já bastante idosos.
Erikson entende que se o idoso conseguir manter a “integridade do ego” para adaptar-se às mudanças pessoais e sociais, conseguirá satisfazer seus anseios, com maior tolerância para com as ocorrências da vida atingindo, como resultado de toda experiência vivida, o dom da sabedoria.
“O desenvolvimento Humano é comumente definido como transformações físicas e psicológicas que ocorrem com o passar dos anos”. Tony Booth
 

A Impossibilidade da Não Comunicação

O adulto ensina falando e a criança descobre que o ato e a palavra vêem juntos, e vários autores concordam que “aquilo que exatamente se diz” adquire enorme importância, passando a ter, desde muito cedo, significado dentro de um “sistema de crenças”, altamente complexo, que irá regular muitas atitudes futuras ou contribuir para a evitação de situações que, de acordo com os valores introjetados, poderiam constrangê-la. Essas crenças dizem respeito à imagem do próprio eu , ou seja, do como se é : corajoso ou covarde, esperto ou “bobo”, muito amado ou tolerado, organizada ou desorganizado, sadio ou doente, etc.
Na relação humana não existe a linguagem linear – aquela que tem por objetivo um significado estável, sem distorções, ambigüidade, com separação clara entre significado real ou emocional. Como afirma Paul Watzlawick, no livro Pragmática da Comunicação Humana é “impossível para o ser humano não se comunicar de alguma forma, mesmo sem o uso da palavra ou da escrita”.
Gregory Bateson define a psicologia social como: “O estudo das relações dos indivíduos às reações de outros indivíduos. Temos que considerar não só as reações de A ao comportamento de B, mas também de que modo elas afetam o comportamento posterior de B e o efeito disso sobre A”
O desenvolvimento psicológico ocorre paralelamente ao processo de crescimento físico e social do ser humano, desde o seu nascimento até a sua morte, com todas as adaptações possíveis, sua história pessoal, os dados biopsicológicos herdados, as idiossincrasias de seu meio familiar, suas condições ambientais, sociais e culturais, os dados adquiridos na interação hereditariedade-meio, as características e condições de funcionamento do indivíduo nessa interação, possibilitando adaptações e mudanças em situações futuras.
A família proporciona a primeira imagem de sociedade (e sociabilidade), no contexto de sua sub cultura específica, apresentando os padrões de relação que a criança aprenderá e que servirá como um primeiro, mas poderoso, vislumbre das possibilidades de interação entre pessoas. Todos os membros de uma família são influenciados pelos costumes desse grupo (leis familiares), assim como ao sair sofrerão a influencia das “agências de sociabilização” (escola, parque, creche, vizinhos, etc.), e consequentemente, trarão esses padrões para dentro de casa, alterando o comportamento familiar, através do desenvolvendo de novos papéis, modificando alguns valores aprendidos de seus antepassados, podendo ocorrer grandes choques nas relações, interferindo no desenvolvimento psicológico de seus membros, e aparecimento dos famosos “bodes expiatórios”.
Gostaria de terminar deixando a frase do psicólogo e terapeuta de casal e família Salvador Minuchin: “ Ser pai e educador é um processo difícil e ninguém o desempenha a seu inteiro contento e ninguém o atravessa incólume”.

Bibliografia

Bee, Helen, O Ciclo Vital, Ed. Artes Médicas, 1997
Booth, Tony, Psicologia do Crescimento em Sociedade, Ed. Zahar, 1976
Briggs, Doroty Corkille A Auto Estima do Seu Filho, Ed. Martins Fontes, 1996
D'Andrea, Flávio Fortes, Desenvolvimento da Personalidade, Ed. Bertrand Brasil, 2001
Donaldson, Margaret A Mente Humana, Ed. Martins Fontes, 1996
Erikson, Erik H. Infância e Sociedade,, Ed. Zahar, 1974
Griffa & Moreno, Maria Cristina e Maria Cristina, Chaves Para A Psicologia Do Desenvolvimento, Ed. Paulinas, 2001
Jung, Carl G., O Desenvolvimento da Personalidade, Ed. Vozes, 1988
Lievegoed, Bernard Fases da Vida – Crise e Desenvolvimento da individualidade,
Ed. Antroposófica
Viorst, Judith, Perdas Necessárias, Ed. Melhoramentos, 1990
Marisa Martins de Oliveira
Março de 2004

http://www.dislexia.org.br/eventos/cursos

MERGULHE EM VOCÊ E Seja a mudança que você deseja para o mundo

MERGULHE EM VOCÊ MESMO - MAHATMA GANDHI 

Temos medo de estarmos conosco, mergulharmos em nosso interior. O silêncio e sua prática nos leva a esta possibilidade de encontro profundo e revitalizador. Com o silêncio, encontramos a paz e o amor incondicional


vem com toda a força transformadora. "O amor é a força mais sutil do mundo.O mundo está farto de ódio". É é este ódio irracional e distante da força criadora que destrói,corrompe e ensurdece a humanidade.
...

Pare! Recomece! Reprograme-se... O silêncio pode ser o ponto chave desta nova caminhada. Pratique-o diariamente e transforme um pouco nosso mundo. Ouça-se.

"Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim."

Pratique diariamente o silêncio da paz. Respire profundamente algumas vezes. Inspire e sopre lentamente até ir relaxando e mergulhando dentro de si mesmo. Feche os olhos e silencie seus medos, preocupações e ansiedades diárias, por alguns momentos. Dê a chance à sua paz e a paz do mundo.

"Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é...

Mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida."

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada,não existirão resultados. Espalhe esta ideia.

Transforme o mundo, a partir de você.

"Seja a mudança que você deseja para o mundo".

Mahatma Gandhi

ARCANJO URIEL - CONECENDO UM POUCO MAIS.... ORAÇÃO E INVOCAÇÃO

ARCANJO URIEL : ORAÇÃO E INVOCAÇÃO





ARCANJO URIEL não é citado na Bíblia, mas aparece em outros textos judaicos e cristãos.
No primeiro livro de Enoch , livro judeu apócrifo, escreve-se que URIEL é o Anjo com domínio sobre o trovão e o terror.
URIEL é chamado de Arcanjo nesta passagem do apócrifo de Esdras:
"E sobre estas coisas URIEL, o Arcanjo, deu-lhes resposta, e disse: Mesmo quando o número de sementes for preenchido em vocês, porque ele tem pesado o mundo na balança." (4:36)
Arcanjo URIEL, por teu nome sabemos que “O Deus é minha luz; ou O Deus é Luz; ou a Radiação de Deus; ou O Deus é o Princípio da Radiação da Luz; ou o Fogo de Deus”.
Arcanjo URIEL, o Anjo Mensageiro da Graça de Deus, pertence a Sephirah Netzach dentro da Cabala Hebraica, tendo como atributo principal a VITÓRIA, e seu nome cabalístico, os ELOHIM.
Rege o CORPO MENTAL, pois é a 4ª Sephirah.
Relaciona-se com os 7 Chakras do corpo humano, e com o número 7 em geral.
O fogo de URIEL inspira educadores e traz vida às idéias.
URIEL também é o Arcanjo a ser invocado nas emergências espirituais - são os anjos de URIEL que restituem a segurança e o equilíbrio.
Quando nos sentimos afastados de nós mesmos, perdidos, sem centro, podemos invocar URIEL.
Diz-se que URIEL está na porta do Éden perdido com uma espada impetuosa
O Éden perdido é um termo que descreve esquecer-se de amar a Deus.
A espada impetuosa mostra que os desejos impuros e o ódio serão destruídos quando se focaliza verdadeiramente seu amor a Deus.
Arcanjo URIEL lembra a humanidade de amar a Deus usando o "Fogo de Deus" (a espada impetuosa).
O Terceiro Anjo, URIEL, Anjo de Vênus, também tocou sua trombeta (como todos os 7 Anjos do Apocalipse), abrindo o 3º Selo do Apocalipse.
Quando assim fez, caiu do céu a Estrela chamada Absinto (a Estrela da Amargura), com seu tríplice alcance nos três mundos: físico, anímico e espiritual.
Quando os lares se enchem de fornicação, ódio, adultério e de enorme tribulação, devemos lembrar do grande Poder de Cura e de Amor deste Divino e Poderoso Anjo, Príncipe de Vênus.
“E ouvi o Anjo das Águas que dizia: Justo És Senhor, Tu que És e que Eras, Tu o Santo que isto julgaste.”
“Sim, certamente, Senhor Omnipotente, são verdadeiros e justos os teus julgamentos.”
A Terra é a irmã gêmea de Vênus.
Todas as coisas que acontecem na Terra se repetem em Vênus.
A Luz do Sol chega na Terra por meio de Vênus.
Vênus recebe três vezes mais luz solar do que a Terra.
Vênus é o Portador da Luz Solar.
O que é o cobre? É a alma de URIEL-Vênus evoluindo ali.
O Gênio da Terra, deve receber instruções do gênio de Vênus.
URIEL, o Gênio de Vênus, é o mestre de Cham-Gam, o Gênio da Terra.
Se a Luz do Sol vem a Terra por meio de Vênus, não nos deixou mais remédio que à apelação de nós a Vênus para poder chegar até o Logos Solar.
Vênus é Amor.
Vênus é a primeira estrela que brilha antes de sair o Sol.
Vênus é a primeira estrela que brilha quando o Sol se oculta.
Vênus é o PORTADOR DA LUZ.
Deus resplandece nos seres que se amam.
Quantos anjos existem? A Bíblia fala de “milhões”.
“Toda coisa visível neste mundo está sob a responsabilidade de um anjo”. (Santo Agostinho).
Jacó, no seu misterioso sonha da escada que, apoiada na terra, tocava o céu, viu uma “multidão de anjos que subiam e desciam”.
Daniel, na sua teofania, diz que “milhares e meilhares o serviam e miríades de miríades diante dEle”.
Jesus, no início de sua Paixão, diz a Pedro que, se quisesse, o Pai poria à sua disposição doze legiões de anjos.
Todas essas palavras levam a entender que os anjos são inumeráveis.
Na Primeira Raça Planetária da Terra, chamada dos "Homens Glaciais", ou "A Raça Protoplasmática", viveu por esta época Anjo URIEL, quando teve o corpo físico humano.
Observamos que vivemos atualmente a 5ª Raça Planetária, a Raça Ariana.
Então Uriel, integrante desta Primeira Raça Planetária da Terra, escreveu um livro enorme com runas, de caracteres nórdicos, e cumpriu uma belíssima missão ensinando a humanidade deste tempo.
Em nossas súplicas, peçamos ao Divino Arcanjo URIEL por LUZ DIVINA, AMOR DIVINO E PAZ UNIVERSAL.
Façamos sempre em Nome do Cristo, pelo Poder do Cristo e pela Majestade do Cristo.  
ARCANJO URIEL,
DIVINO ARCANJO DE VÊNUS,
ARCANJO DO VERÃO,
NÓS VOS SAUDAMOS!!!

Transcrevemos abaixo, 3 Orações ao Arcanjo Uriel.


1)- INVOCAÇÃO AO PRÍNCIPE URIEL
Uriel, divino Elohin, que é cheio de graça,
Trabalhai para que a beleza da Terra seja eterna,
Para que os nossos pedidos, a nossa verdade,
Sejam alcançados com graça e doçura.
Fazei que nesta vida,
Tudo o que é necessário,
Seja utilizado com sabedoria, modéstia e humildade.
Fazei-nos nobres de caráter,
Em falar, trabalhar e em toda nossa extensão.
Príncipe Uriel,
Príncipe do amor, fazei-nos otimistas,
E em condições de sempre tomar partido do positivo.
Fazei-nos sentir seguros para realizarmos no amor,
Com toda a força dos anjos e dos guardiões divinos.
Príncipe Uriel, por amor nós vos saudamos.
Que este amor resplandeça e brilhe,
No nosso ser, no nosso lar, em todas as ocasiões e detalhes;
Que nós triunfemos perante os obstáculos.
Que vosso grande raio de amor, nos ilumine como um diamante,
E nos abençoe em todos os segundos de nossa existência.
AMÉM!
 
2)- ORAÇÃO AO ARCANJO URIEL
Divino Arcanjo URIEL, ilumine todas as células de nosso corpo.
Para que nosso corpo, sadio e iluminado,
Seja um instrumento fiel da nossa alma.
Que todos os que se aproximarem de nós,
Sintam a força e o amor da nossa aura.
Desejamos servir.
Ensine-nos a aquietar a nossa mente, nossas emoções,
Todas as nossas energias.
Que possamos canalizar a energia cósmica
Para vertê-la nos nossos irmãos
Que precisam de ajuda.
Arcanjo URIEL, assim como Jesus se isolava para orar,
Que possamos orar no silêncio
E receber a força e o poder espiritual.
AMÉM! 

3)- ORAÇÃO AO ARCANJO URIEL
Arcanjo Uriel dê-nos a paz incomensurável,
E a compreensão de que somos o encarregado de
Melhorar nossas vidas e assuntos.
Que possamos compreender que a provisão está ao nosso dispor,
Que Deus é a fonte da prosperidade;
Que o homem, nascido à Sua imagem e semelhança,
É merecedor.
Arcanjo Uriel, ajude-nos a abrir as portas da abundância
De bens materiais e espirituais,
Para nos elevarmos acima de nossos próprios temores,
E tornar-nos um filho divino de
Um Poderoso Pai (Deus)

AMÉM!

SEXO ALÉM DO FÍSICO - TRANSCEDENDO A ENERGIA

SOBRE O SEXO TÂNTRICO <><> 





<>O sexo tântrico é diametralmente oposto e diferente. Ele não se destina a aliviá-lo, a permitir que você ponha sua energia para fora. Ele significa permanecer no ato sem ejaculação, sem desperdiçar a energia. Permaneça no ato, funda-se nele, mas no início do ato, não na parte final. Isto muda a qualidade, que então se torna completamente diferente. Tente compreender duas coisas. Existem dois tipos de clímax, dois tipos de orgasmo. Um tipo de orgasmo é conhecido; você atinge o cúmulo da excitação e não consegue seguir adiante. O fim chegou. A excitação chega a um ponto no qual ela se torna involuntária. A energia circula intensamente dentro de você e sai. Você se sente livre dela, aliviado. A carga foi lançada fora. Agora você pode relaxar e escapar. Você a está usando como um calmante. Trata-se de um calmante natural. Segue-se um sono reparador, se sua mente não estiver sob o peso da religião. Caso contrário, até mesmo o calmante é destruído. O sexo só poderá ser tranquilizante se sua mente não estiver sob o julgo da religião. Se você se sentir culpado, até mesmo seu sono será perturbado. Você sentirá depressão, começará a condenar-se, começará a jurar que daí em diante não se entregará mais àquilo. Mais tarde seu sono se tornará um pesadelo. Se você é uma pessoa natural não muito oprimida pela religião e pelo moralismo, então o sexo poderá ser usado como um calmante. Este é um tipo de orgasmo: chegar ao ápice da excitação. O Tantra no entanto está centrado em uma outra espécie de orgasmo. Se denominamos a primeira espécie de orgasmo de ápice, podemos chamar o segundo orgasmo (o tântrico) um orgasmo de planície. Nele você não chega ao ápice da excitação, mas ao profundo vale do relaxamento. 

A excitação tem de ser empregada para ambos, no início. É por isso que digo que no início elas são idênticos, mas no fim são totalmente diferentes. A excitação tem de ser usada para ambos; ou você caminha em direção ao primeiro, a excitação ou para o vale do relaxamento. Em relação ao primeiro, a excitação tem de ser cada vez mais intensa. Você tem que crescer nela, tem de ajudá-la a ir em direção ao ápice. E uma vez que o homem penetrou, ambos os amantes podem relaxar. Nenhum movimento se faz necessário. Podem relaxar em meio a um abraço amoroso. Quando o homem ou a mulher sentem que a ereção pode se perder, basta apenas um pouco de movimento e de excitação para que isto não aconteça, mas em seguida é preciso voltar a relaxar. Vocês podem prolongar este abraço profundo durante horas, sem ejacular, e então ambos poderão mergulhar em um sono profundo. Isto é um orgasmo de vale. Ambos estão relaxados e encontram-se como dois seres relaxados.



 Livro: Tantra sexo e espiritualidade Osho

A CAMINHADA DA EVOLUÇÃO - DO SEXO À SUPERCONSCIÊNCIA - OSHO

DO SEXO À SUPERCONSCIÊNCIA - OSHO


Eu tenho quase 400 livros em meu nome. De 400 livros, apenas um é sobre sexo, e ele não é realmente sobre sexo, é basicamente sobre como transcender o sexo, como levar a energia do sexo a um estado sublimado, porque ele é nossa energia básica. Ela pode produzir a vida … Apenas o ser humano tem o privilégio de mudar o caráter e a qualidade da energia sexual. O nome do livro é “From Sex to Superconsciousness” – mas ninguém fala sobre superconsciência. O livro é sobre superconsciência; sexo é apenas o começo, onde todo mundo está.

Existem métodos que podem levar a energia a começar a mover-se para cima. E no Oriente, durante ao menos dez mil anos, foi desenvolvida uma ciência especial, Tantra. Não existe paralelo no ocidente para tal ciência. Por dez mil anos, as pessoas têm feito experimentos sobre como a energia sexual pode tornar-se sua espiritualidade.

Isso foi comprovado acima de qualquer dúvida – milhares de pessoas passaram pela transformação. Tantra parece ser a ciência que vai ser, cedo ou tarde, aceita em todo o mundo, porque as pessoas estão sofrendo de todos os tipos de perversões. Este é o porquê delas continuarem falando sobre sexo como se esse fosse o meu trabalho, como se 24 horas por dia eu estivesse falando sobre sexo. Sua sexualidade reprimida é o problema.

Todo o meu esforço tem sido em fazer do seu sexo um fenômeno natural, aceito, de tal forma que não haja repressão – então você não precisa de nenhuma pornografia; dessa forma não há repressão e então você não sonha com sexo. Então a energia pode ser transformada.

Existem métodos válidos disponíveis através dos quais a mesma energia que traz vida ao mundo pode trazer uma nova vida para você. Esse era todo o tema do livro. Mas ninguém se importou com o tema, ninguém se importou sobre por que eu tenho falado sobre isso. Apenas a palavra sexo estava no título, e isso foi suficiente.

O livro não é para sexo; é o único livro em toda a existência contra o sexo, mas estranho… O livro diz que existe um caminho para ir além do sexo, você pode transcender o sexo – este é o significado de “a partir do sexo até a superconsciência”.

Você está no estágio do sexo enquanto que você deveria estar no estágio da superconsciência. E o caminho é simples: o sexo deve ser parte de sua vida religiosa, tem que ser algo sagrado. Sexo tem que ser algo que não seja obsceno, nem pornográfico, nem condenado, nem reprimido, mas imensamente respeitado, porque nascemos a partir dele. É nossa fonte de vida. E condenar a fonte da vida é condenar tudo. O sexo tem que ser elevado cada vez mais alto até seu pico final. E esse pico final é samadhi, superconsciência.

Osho, em "Sex Matters: From Sex To Superconsciousness"
Fonte: Sobre Vag
Imagem por Chuckumentar

SABEDORIA - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS


AS 4 LEIS ESPIRITUAIS ENSINADAS NA INDIA


 A PRIMEIRA LEI



















A SEGUNDA LEI




























TERCEIRA LEI




























QUARTA LEI


















SOMOS O QUE VIBRAMOS - Vibrando a energia vital interior


MUDE A VIBRAÇÃO E MUDARÁ TUDO
Vibrando a energia vital interior

Afirmação 1:

Deus habita em mim e me preenche de Luz, Amor, Sabedoria e Poder, envolvendo cada célula, molécula e elétron do meu Ser!
O Deus que habita em mim atua neste momento para dissolver todas as energias mal qualificadas e todos os desequilíbrios existentes dentro, fora e em torno de mim, restabelecendo a Ordem Divina imediata e prontamente em todos os setores da minha vida!
Esse mesmo Deus que habita em mim sabe tudo o que eu necessito para ser plenamente feliz e me envia, neste exato agora, todos os recursos disponíveis no Universo para me colocar dentro das vibrações de alegria, saúde, prosperidade, abundância, harmonia, bem estar,...
Eu me solto e aceito todas as Bênçãos enviadas à mim!
Dou graças porque sei que Deus está se manifestando agora em mim e não preciso esperar!

 Afirmação 2:
 
Eu estou aqui só para ser verdadeiramente útil.
Eu estou aqui para representar Aquele Que me enviou.
Eu não tenho que me preocupar com o que dizer ou o que fazer, porque Aquele Que me enviou me dirigirá.
Eu estou contente em estar aonde quer que Ele deseje,
sabendo que Ele vai comigo.
Eu serei curado(a) na medida em que eu permitir que Ele me ensine a curar! Atraio para mim todos os recursos que necessito neste momentoda minha existência!
E estes recursos que eu atraio agora me proporcionam ser uma pessoa plenamente feliz, saudável, harmoniosa, próspera e radiante!!
Eu sou um imã mental e espiritual! Eu Sou como Deus me criou, portanto Sou criativo(a), possuo o Poder de Criar!
Eu Sou como Deus me criou, portanto
Eu Sou Amor, o Amor Perfeito e Incondicional!
Eu Sou como Deus me criou, portanto Eu Sou
a Perfeição!
Eu Sou como Deus me criou, portato Eu Sou,
a Sabedoria!
Eu Sou como Deus me criou, portanto Eu Sou a Paz!
Eu Sou como Deus me criou, portanto Eu Sou Sagrado(a)!
Eu Sou como Deus me criou, portanto
Eu Sou Saúde Perfeita!
Eu Sou como Deus me criou, portanto nenhuma
dificuldade me atinge!
Eu Sou como Deus me criou, portanto
Eu Sou Mestre de mim mesmo(a)!
Eu Sou como Deus me criou, portanto nada de mal pode me acontecer!Eu Sou como Deus me criou, portanto Eu Sou Luz Infinita!Eu Sou como Deus me criou, portanto Eu Sou o Todo!

TODOS TEMOS O PODER DE CURA - Cura: Especial para Olhos e Ouvidos


Cura: Especial para Olhos e Ouvidos

Eu Sou a Infinita Força que me cura aqui, agora e sempre.

Minha visão é espiritual e eterna, assim como uma qualidade de minha consciência. Meus olhos são idéias Divinas e estão sempre funcionando perfeitamente. Minha percepção da Verdade espiritual é clara e poderosa. A luz do entendimento desce sobre mim; dia a dia vejo cada vez mais a Verdade ao meu redor. Vejo espiritualmente; vejo mentalmente; vejo fisicamente. Por toda parte vejo imagens da Verdade e da Beleza.

Agora, neste momento, a infinita Presença Curadora está reconstruindo meus olhos. Eles são instrumentos divinos perfeitos que me possibilitam receber as mensagens do mundo interior e do exterior. A glória Divina se revela em meus olhos.

Escuto a Verdade; amo a Verdade; conheço a Verdade. Meus ouvidos são idéias perfeitas de Deus, funcionando sempre perfeitamente. Meus ouvidos são os instrumentos perfeitos que me revelam a harmonia Divina. O amor, a beleza e a harmonia fluem através de meus olhos e meus ouvidos; estou em sintonia com o Infinito. Escuto a voz firme e suave de Deus dentro de mim. O Espírito Santo vivifica minha audição, e meus ouvidos acham-se abertos e livres.

Dou graças por assim ser.

SOMOS ABENÇOADOS PELA DIVINA PRESENÇA! PEÇA E SERÁ ATENDINDO!!


Invocação da Bênção Divina

Deus Supremo,
Obrigado por suas Bênçãos Divinas,
Pela orientação, ajuda, proteção e iluminação!
Com gratidão e com toda a fé!

Meus mestres espirituais,
Anjos sagrados, auxiliares espirituais,
E todos os seres excelsos,
Obrigado por suas bênçãos divinas,
Pela orientação, ajuda, proteção e iluminação!
Com gratidão e com toda a fé!

Invocar as bênçãos da Divina Providência e dos guias espirituais é muito importante. Todo aspirante espiritual sério geralmente terá um ou mais guias espirituais, quer esteja consciente dele(s) ou não. A invocação é necessária para que o aspirante seja orientado, ajudado e protegido. Sem a invocação, a prática de qualquer técnica meditativa avançada pode ser perigosa.

CASAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES CARMICAS

5 TIPOS DE CASAMENTOS:

 
 
 Em análise feita às comunicações dos espíritos, referentes a casamentos infelizes, Martins Peralva classifica em cinco os tipos de casamentos.

1. CASAMENTOS ACIDENTAIS:

É o encontro de almas inferiorizadas sem ascendentes espirituais.
Caracterizam-se pela falta de ligação afetiva.
A aproximação dá-se através dos impulsos inferiores do casal e o relacionamento é desprovido de simpatia ou antipatia.
Esses casamentos ocorrem em grande número e, segundo Peralva, podem até dar certo, pois é possível os cônjuges se adaptarem um ao outro, consolidando a união no tempo.

2. CASAMENTOS PROVACIONAIS

É o encontro de almas inferiorizadas com o objetivo de se reajustarem.
É o tipo mais comum.
Por haverem contraído débitos cármicos mútuos, a Providência Divina utiliza-se da união conjugal pra o necessário ressarcimento.

3. CASAMENTOS SACRIFICIAIS

São raros e caracterizam-se pelo encontro de uma alma iluminada com uma alma inferiorizada, tendo por fim reconduzi-la ao bem. Um exemplo desta categoria é o de
Lívia com o senador Públio Lêntulus, transcrito no livro "Há Dois Mil anos". O senador,
embora evoluído intelectualmente, era moralmente inferior à Lívia, devido ao seu
orgulho.

4. CASAMENTO DE ALMAS AFINS

É o encontro de almas amigas com objetivo de consolidar afetos.
Neste tipo de casamento não ocorrem separações e ambos buscam juntos aprimorar o amor que já
nutrem um pelo outro.

5. CASAMENTOS TRANSCENDENTES


Muito raros.
É o encontro de almas iluminadas com objetivos elevados para
trabalharem juntas com fins altamente construtivos.
Um exemplo de casamento transcendente é o do próprio A. Kardec, com Amélie G. Boudet, que embora seu nome não seja citado na Codificação, sua participação e apoio na vida de Kardec foram
fundamentais pra o cumprimento de sua missão.
O Espiritismo nos esclarece, portanto, que a instituição do casamento é uma importante oportunidade concedida pela Misericórdia Divina para o aperfeiçoamento de nosso espírito - e também dos espíritos de nossos familiares .