segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O PODER DO PERDÃO - A voz do perdão

A voz do perdão


O perdão não nos pede que concordemos com nada, que nos desculpemos ou que toleremos maus comportamentos. Na realidade, o perdão nos dá permissão para irmos além dos maus comportamentos, aprendermos as lições e extrairmos sabedoria dessas experiências.
Perdoar os outros não significa que nos tornaremos fracos, ingênuos ou alvos fáceis dos predadores deste mundo. Não significa que não tomaremos providências para nos proteger de maneiras saudáveis ou para impor limites bem claros àqueles que continuam a tentar nosvitimizar. Muito contrário, o perdão nos faz abandonar o papel de vítimas e tomar posse do nosso poder, para ver as situações e circunstâncias claramente e tomar as providências necessárias para garantir que não cometemos os mesmos erros outra vez.
A voz do perdão diz, ‘É hora de seguir em frente!’, Eu aceito o passado e ‘essa experiência me ajudou a me tornar uma pessoa mais sábia e cheia de compaixão’. O perdão nos estimula a deixar de lado a necessidade que sentíamos de que o passado fosse diferente do que foi. Ao mesmo tempo ele nos convida a abrir mão das mágoas que temos de nós mesmos e do mundo, para que nãos sejamos mais prisioneiros da força gravitacional que nos puxa para o passado. Não podemos voar alto na vida, expressarmo-nos e compartilhar os nossos dons mais preciosos enquanto estivermos carregando o fardo da dor e do sofrimento causados por anos de ressentimentoraiva e condenações. Por meio do perdão, somos capazes de olhar o passado nos olhos e, com compaixão, deixá-lo para trás, livres para poder seguir em frente.
O perdão acontece quando entendemos que tudo o que nos aconteceu teve uma razão de ser. No momento em que conseguimos ver as bênçãos do que recebemos, a sabedoria que obtivemos e a experiência que adquirimos com as circunstâncias dolorosas ou traumáticas, perdoamos naturalmente. Então a dor no nosso coração é transformada em gratidão, e a confusão em nossa mente é substituída por lucidez. O perdão aos outros é uma prova de que nos amamos o suficiente para sermos capazes de dizer adeus, de seguir em frente e deixar o passado para trás. Quando reunimos coragem para cortar as amarras que nos ligam negativamente aos outros, que acabam com a nossa autoestima e roubam de nós o nosso poder, passamos a ver que somos tão grandes quanto os nossos ressentimentos e mais poderosos que as nossas dores emocionais.
Recebemos muitas dádivas quando optamos pelo ato corajoso e ousado de perdão. Acima de tudo, somos livres. Como diz Um Curso em Milagres, um dos textos mais espirituais jamais escritos, “O mais santo de todos os lugares da Terra é onde um antigo ódio se torna um amor presente”. O perdão nos desafia a encontrar o outro no meio da lama, a sabedoria em nossas feridas e a possibilidade oculta na nossa dor.
Debbie Ford

O PODER DOS SALMOS - Salmo 91, o salmo dos Anjos

Salmo 91, o salmo dos Anjos

Salmo 91, o salmo dos Anjos universe naturalEste salmo é considerado o “o salmo dos Anjos”. Sua leitura segundo os cabalistas, protege contra a adversidade, favorece o magnetismo pessoal e as grandes descobertas. Guarda o lar, abençoa os bens, protege contra assaltos, acidentes e armas em geral. Também combate a mentira e a irritação.
Ilumina as lembranças de fatos ocorridos em outras encarnações. Dá proteção contra os espíritos ignorantes e primitivos.
Deus, protetor dos justos.
1. Deus,
eu moro sob a proteção do Altíssimo
e descanso à sombra do oponente.
2. Digam todos:
“O Senhor é meu refúgio e
meu escudo,
meu Deus em quem confio.”
3. Porque o Senhor há de livrá-lo
do laço do caçador e das doenças
perigosas.
4. Com Suas penas o cobrirá
e o abrigará sob Suas asas.
Escudo, verdade e aliança são lealdade divina.
5. O filho que crê no Pai
não teme jamais,
nem à noite nem à luz do Sol,
6. as doenças que se propagam
ou os flagelos que arrasam o dia.
7. Podem cair mil a Seu lado,
e à direita, mais dez mil,
mesmo assim
nada O atinge.
8. Inclinará os Seus olhos em tudo,
e verá que o caminho contrário
não leva a nada.
9. Pois Ele é de fato
meu refúgio.
Sinto-me confortado
no Senhor Altíssimo.
10. Nada poderá me atingir.
Em minha casa não haverá doenças
nem desavenças.
11. Pois o Senhor deu ordens aos anjos
para que guardasse Seu filho por
onde quer que Ele caminhe.
12. Eles irão levá-lo,
segurando suas mãos,
para que não machuque
os pés nas pedras.
13. Andará por sobre os
contrários mais temíveis, como
o leão, o dragão…
E Seu filho pisará a salvo.
14. Porque quem está unido ao Senhor
estará salvo e protegido.
15. “Se invocado,
Eu ouvirei.
Serei Seu amigo nos momentos
mais difíceis,
Eu lhe darei a salvação e a glória.
16. Darei fartura, prolongando a vida.
Mostrarei minha salvação”.


Monica Buonfiglio