quinta-feira, 16 de novembro de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - ALERTA AOS PESSIMISTAS : PENSAMENTOS NEGATIVO TEM PODER

Gatilho hormonal é disparado no cérebro quando a pessoa crê que algo vai dar errado




"Ó, vida, ó, azar!", queixava-se a hiena Hardy Har Har, no clássico desenho animado, prevendo que as coisas não dariam certo. Agora, uma pesquisa provou que, de alguma forma, Hardy tinha razão. Se um paciente pensa que o tratamento não vai funcionar, ele provavelmente não irá, mesmo com as melhores técnicas ou os mais potentes medicamentos.

Uma antiga crença popular acaba de ganhar comprovação científica. Publicado em fevereiro na revista Science Translational Medicine, um estudo liderado pela Universidade de Oxford, da Grã-Bretanha, com a participação de outras três instituições européias, mostrou que o pensamento negativo pode, sim, ter conseqüências nocivas. Pelo menos quando o assunto é saúde.

Decididos a desvendar os mistérios do cérebro e a testar se as convicções dos pacientes podem alterar o resultado de um tratamento, os cientistas reuniram 22 voluntários para uma bateria de exames. No laboratório, sem que os envolvidos soubessem, manipularam suas expectativas em relação à dor. Os resultados foram surpreendentes.

Imagine a cena: acomodados em um aparelho de ressonância magnética, com tubos intravenosos nos braços, os participantes foram expostos a uma dor física, provocada por uma fonte de calor. Pela corrente sanguínea, passaram a receber um analgésico potente.

Em determinado momento, ficaram sabendo que o medicamento seria cortado repentinamente. Quando isso aconteceu, os relatos de sofrimento aumentaram vertiginosamente. Nada demais, não fosse um pequeno detalhe: eles continuavam medicados. O mais curioso é que, por meio de imagens da atividade cerebral dos voluntários, os estudiosos confirmaram que eles realmente sentiam o desconforto relatado. Em outras palavras, a certeza de que a situação iria piorar anulou o efeito do remédio.

— Isso mostra que os médicos não podem subestimar a influência das expectativas negativas que os pacientes têm sobre o resultado de um tratamento —, declarou a professora Irene Tracey, do Centro de Ressonância Magnética Funcional do Cérebro da Universidade de Oxford, que comandou o trabalho.

Pessimistas

A conclusão também reforça algo que outras pesquisas já vinham apontando. Um levantamento desenvolvido em 2010 pela International Stress Management Association (Isma) revelou que, entre pessimistas inveterados, as chances de desenvolver moléstias — como problemas gástricos, dores musculares, arritmia e taquicardia — são maiores.

— Na ciência, classificamos os pessimistas como pessoas que interpretam as dificuldades como fracassos e sempre esperam o pior. Eles sofrem muito. Acham que o mundo é injusto, são inflexíveis e obsessivos — , destaca a presidente da Isma no Brasil e Ph.D. em psicologia, Ana Maria Rossi.

Não raro, quanto mais pensamentos negativos nutrem, mais pessimistas ficam. Mas o que está por trás disso? O neurologista Pedro Schestatsky diz que a explicação passa por um conjunto de fatores. Em geral, sempre que uma pessoa crê que algo vai dar errado e vive uma situação de estresse, um gatilho hormonal é disparado no cérebro, e substâncias como cortisol e adrenalina são liberadas. É como se o órgão percebesse que há algo ruim por vir e preparasse o corpo para a guerra — mantendo-o em estado de hipervigilância.

Em pessoas saudáveis, essas descargas são comuns e até benéficas. O problema é que, no caso dos pessimistas, passam a ser contínuas. O resultado da cascata hormonal é a diminuição da capacidade de suportar a dor e o enfraquecimento do sistema imunológico, abrindo brechas a doenças. Por essa e por outras razões, Schestatsky comemora o resultado da pesquisa britânica:

— O estudo comprova o quanto é importante o médico conversar com seu paciente, entender o que se passa na cabeça dele e trabalhar isso. Não adianta atendê-lo em cinco minutos e prescrever um remédio sem um vínculo terapêutico. Se a expectativa for ruim, tem tudo para dar errado.

Saiba mais

Dos versos melancólicos e negativos do poeta inglês Lord Byron à saga de Luis da Silva, protagonista de Angústia, de Graciliano Ramos, os conflitos vividos por homens e mulheres de mal com o mundo perpassam gerações e pululam livros, filmes e programas de TV. Até os fãs dos desenhos animados se acostumaram a rir do velho e choroso bordão "ó, céus, ó, vida, ó, azar", de Hardy Har Har, a impagável hiena criada pelos estúdios Hanna-Barbera.

A técnica

Para ajudar pacientes a superarem o negativismo, a psicóloga Ana Maria Rossi costuma ensinar um método simples, desenvolvido na década de 80, chamado de técnica da visualização. Funciona assim:

1. Sempre que você estiver em uma situação que desencadeie algum pensamento negativo, pare o que está fazendo e respire fundo.

2. A idéia é que você "engane" seu cérebro. Em função de fatores neurológicos, ele não diferencia o real do imaginado. Para isso, antes que ele comece a produzir os hormônios relacionados ao pessimismo, substitua o pensamento negativo por um positivo e visualize a cena.

3. Repita o processo sempre que necessário e se programe para agir dessa forma até que passe a ser algo natural.

Problema tem solução

Pessimistas são como peixes presos a uma rede em alto-mar. Não é fácil se libertar da trama e dar um basta aos pensamentos negativos, afirmam os médicos. Mas não é impossível.

— O problema é que quando o pessimista vê uma luz no fim do túnel, acha que é a locomotiva que vem vindo. Ele se alimenta de fatos negativos. É um obsessivo —, diz a psicóloga Ana Maria Rossi.

O neurologista Pedro Schestatsky, coordenador do Comitê de Dor da Sociedade Européia de Neurologia, vai mais longe: muitos desses pacientes, na verdade, têm transtorno de personalidade catastrófica:

— Eles supervalorizam a dor, como aqueles sujeitos que têm uma unha encravada e acham que vão morrer.

Não raro, complementa o psiquiatra Fernando Lejderman, o quadro está associado a depressão ou ansiedade. Dependendo da gravidade dos sintomas, o paciente só supera a situação com terapia e medicamentos.

— É difícil, mas se a pessoa reconhecer o problema, consegue vencer — ressalta Lejderman.
 

Juliana Bublitz
juliana.bublitz@zerohora.com.br

O PODER DO PENSAMENTO - O PODER DAS AFIRMAÇÕES - SUBSTITUA PENSAMENTOS

SUBSTITUA PENSAMENTOS 






HÁ UM PENSAMENTO BEM DIFUNDIDO, REPRESENTATIVO DE GRANDE SABEDORIA QUE, SE POR TODOS NÓS APLICADO, TREINADO COM DETERMINAÇÃO, PODE NOS OFERECER UMA VIDA MELHOR, MAIS DIGNA DE SER REALMENTE VIVIDA, ABRIR NOVOS HORIZONTES, CONDUZIR-NOS PARA PATAMARES DE EXCELÊNCIA EM NOSSAS VIDAS, PROFISSÕES, RELACIONAMENTOS FAMILIARES E SOCIAIS, RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E POR CONSEGUINTE A NÓS MESMOS, TRAZENDO-NOS A FELICIDADE E A CONQUISTA DA AUTÊNTICA ALEGRIA DE VIVER. EIS O AFORISMO:
- MANTENHA SEUS PENSAMENTOS POSITIVOS, PORQUE SEUS PENSAMENTOS TORNAM-SE SUAS PALAVRAS.

- MANTENHA SUAS PALAVRAS POSITIVAS, PORQUE SUAS PALAVRAS TORNAM-SE SUAS ATITUDES.  

- MANTENHA SUAS ATITUDES POSITIVAS, PORQUE SUAS ATITUDES TORNAM-SE SEUS HÁBITOS.

- MANTENHA SEUS HÁBITOS POSITIVOS, PORQUE SEUS HÁBITOS TORNAM-SE SEUS VALORES.

- MANTENHA SEUS VALORES POSITIVOS, PORQUE SEUS VALORES... TORNAM-SE SEU DESTINO.

PORTANTO, A RAIZ, A CAUSA DE NOSSO AGIR NO MUNDO - E ESSE AGIR SEMPRE TRAZ EM SI UM RETORNO POSITIVO OU NEGATIVO - ESTÁ NO SEGREDO DO CONTROLE, DA SELEÇÃO DE NOSSOS PENSAMENTOS, PENSAMENTOS QUE DEVEM SER ILUMINADORES, SEMPRE POSITIVOS.

NÃO NOS DEVEMOS JAMAIS PERMITIR QUE QUALQUER PENSAMENTO DE LIMITAÇÃO CRESÇA EM NÓS. PORQUE É ACREDITANDO EM NOSSA PRÓPRIA CAPACIDADE DE AUTOCRÍTICA E JULGAMENTO, NA NOSSA CAPACIDADE DE VIGIAR A NÓS MESMOS, NA NOSSA AUTO SUPERAÇÃO, AUTOPERCEPÇÃO E NA FORMA COM A QUAL VEMOS O MUNDO E A REALIDADE QUE PODEMOS TRANSFORMAR A PRÓPRIA REALIDADE CIRCUNDANTE E OBJETIVA – A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DE NOSSA ÓTICA PESSOAL DE VER, SENTIR E CONSEQUENTEMENTE AGIR NO MUNDO.

“ORAI E VIGIAI”, NOS DIZ O MESTRE. ASSIM, SE ADQUIRIRMOS O IMPORTANTE E SALUTAR HÁBITO DE OLHARMOS PARA NÓS MESMOS, PARA NOSSOS PENSAMENTOS RENITENTES, QUE SE REPETEM FACE ÀS SITUAÇÕES PELA QUAL TEMOS QUE PASSAR, VEREMOS, ADMIRADOS, COMO É POSSÍVEL MUDARMOS A COR E O RUMO DE NOSSA PRÓPRIA REALIDADE INTERIOR – QUE REFLETE NO EXTERIOR, NO NOSSO AMBIENTE.

AQUI ENTRA O GRANDE PODER DAS AFIRMAÇÕES POSITIVAS, QUE DEVEMOS FAZER A NÓS MESMOS TODOS OS DIAS, TODAS AS HORAS, SE NECESSÁRIO. POR EXEMPLO: AO ENCONTRARMOS ALGUÉM QUE HÁ ALGUM TEMPO NÃO VÍAMOS, EVITEMOS DE FALAR:  
“COMO É MESMO O SEU NOME? – SABE, ATÉ QUE SOU UM BOM FISIONOMISTA, MAS MINHA MEMÓRIA É PÉSSIMA PARA NOMES...” – COM CERTEZA A SUA MEMÓRIA CONTINUARÁ PÉSSIMA PARA NOMES. REPITA PARA SI MESMO(A): MINHA MEMÓRIA É EXCELENTE, LEMBRO-ME DE TODOS OS NOMES QUE CONHEÇO OU VIREI A CONHECER.
EVITE, DE TODAS AS MANEIRAS QUE PUDER, AFIRMAÇÕES LIMITANTES: 

“NÃO POSSO”; “NÃO DOU CONTA”; “ESTOU VELHO PARA APRENDER”; “QUALQUER DIA DESSES EU FAÇO...”

SUBSTITUA ESSES PENSAMENTOS POR OUTROS, ASSIM: “EU SOU, PORTANTO, EU POSSO”; “EU SOU CAPAZ DE REALIZAR TUDO O QUE DESEJO”; “ HOJE, AMANHÃ ÀS TAIS HORAS, FAREI”. – LEMBRE-SE: O “QUALQUER DIA DESSES” – O FUTURO – PODE NÃO DAR TEMPO DE CHEGAR, PODE ATÉ SER TARDE DEMAIS...

REPITA PARA VOCÊ MESMO: “EU SOU FELIZ, MEU ESPÍRITO ESTÁ CHEIO DE BELOS PENSAMENTOS” – NÃO PERMITA JAMAIS ANCORAR SUA FELICIDADE EM ALGO EXTERNO A VOCÊ, SEJAM COISAS MATERIAIS, DINHEIRO, SITUAÇÕES, SEJAM PESSOAS... AFIRME, DECRETE PARA SI MESMO QUE: “EU SOU FELIZ E NADA, NEM NINGUÉM, TEM O PODER DE TIRAR MINHA FELICIDADE OU PAZ DE ESPÍRITOEU SOU FELIZ E PRONTO”.

EVITE A TODO CUSTO DIZER: “EU NÃO VIVO SEM ELA (ELE)...”; “SE ELA NÃO FOR MINHA, NÃO SERÁ DE MAIS NINGUÉM...”. JÁ IMAGINOU SE ELA/ELE SE FOR? SE MUDAR DE IDÉIA E POR SEU PRÓPRIO E INALIENÁVEL LIVRE-ARBÍTRIO DECIDIR SEGUIR OUTROS CAMINHOS? – COMO É QUE VOCÊ FICA? 
VOCÊ PERCEBE AQUI O PERIGO, MAS AO MESMO TEMPO A FELICIDADE CONTIDA NO ATO DE PERDOAR, QUE EM MUITAS VEZES COMEÇA COM O ATO DE MUDAR PARA MELHOR NOSSO PENSAMENTO, SER MAIS COMPREENSIVO, MAIS AMOROSO, MAIS TOLERANTE... E QUE POR TAIS PENSAMENTOS ELEVADOS, TRANSMUTADOS, ADQUIRIMOS GRADATIVAMENTE O PODER DE CONDUZIR COM MAIOR LIBERDADE E FELICIDADE AS NOSSAS VIDAS?

É DIFÍCIL MUDAR A MENTE DAS OUTRAS PESSOAS, MAS É PERFEITAMENTE POSSÍVEL MUDAR A NOSSA. E AO ESTARMOS ATENTOS PARA NOSSOS PRÓPRIOS PENSAMENTOS, AO DECIDIRMOS EM CADA MINUTO DE NOSSO DIA, OPTARMOS PELO MELHOR, ESTAMOS, AQUI E AGORA, CALCANDO AS BASES E PLANTANDO A NOSSA FELICIDADE DE NOS SABERMOS CAPAZES DE SER FELIZ.
INDEPENDENTE DE QUALQUER CONDIÇÃO. AFIRME: “MINHA PACIÊNCIA OPERA MILAGRES EM MINHA VIDA” – E SEJA FELIZ CADA DIA, CADA MINUTO, SABENDO, COMO NOS DIZ O VERSÍCULO: QUE “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”. “EU SOU, PERFEITAMENTE CAPAZ DE FAZER AQUILO QUE DESEJO FAZER”.

AGORA PARE, FECHE OS OLHOS E DIGA: “EU SOU A PAZ INFINITA” – “EU SOU O AMOR EM AÇÃO NA MINHA VIDA” – “EU SOU O SILÊNCIO QUE TUDO COMPREENDE”- “EU SOU A LUZ DE DEUS QUE DIRECIONA MINHA VIDA” – “EU SOU A PROSPERIDADE PLENA EM MINHA VIDA”- “EU SOU A SAÚDE PERFEITA” – “EU SOU A PERFEIÇÃO QUE DEUS DESEJA”.

PRATIQUE AFIRMAÇÕES POSITIVAS, DE QUALQUER ESPÉCIE. EM POUQUÍSSIMO TEMPO, SUA VIDA ESTARÁ MUDADA... PARA MUITO, MUITO MELHOR!

Ivanildo Falcão da Gama

O PODER DA ORAÇÃO - Prece do Belo Caminho


 Prece do Belo Caminho
 


Hoje sairei a caminhar
Hoje todo o mal há de me abandonar
Serei tal como fui antes

Terei uma brisa fresca a percorrer-me o corpo
Terei um corpo leve
Serei feliz para sempre
Nada há de me impedir

Caminho com a beleza à minha frente
Caminho com a beleza atrás de mim
Caminho com a beleza abaixo de mim
Caminho com a beleza acima de mim
Caminho com a beleza ao meu redor

Belas hão de ser minhas palavras
Belas hão de ser minhas palavras
Belas hão de ser minhas palavras



www.vozdoselementos.com.br

EQUILÍBRIO E HARMONIA - COMBATENDO MIASMA e eliminando energias negativas de sua casa

Eliminando energias negativas de sua casa



Energias Positivas

Depois de um dia de trabalho, você chega em casa cansado, perturbado pela agitação do trânsito, preocupado com os problemas que deixou para resolver no dia seguinte. Essa energia que traz da rua acaba desequilibrando o ambiente. Em vez de proporcionar o descanso e harmonia de que tanto precisa, ele vai ficar pesado e tenso. É... preciso estar sempre cuidando de sua casa: afinal ela é o seu lugar sagrado, onde você refaz as forças e compartilha a vida com sua família. Aqui vão algumas formas de limpar os ambientes, transmutando as energias negativas em fluidos que proporcionem paz, harmonia, saúde e prosperidade.

Sal grosso

O sal grosso é um eficiente puxador de energias negativas. Coloque três dedos num copo e deixe-o num cantinho próximo à entrada da casa (de preferência, atrás da porta).

Feng Shui


Segundo esta antiga ciência chinesa para a harmonização de ambientes, deve-se manter os lugares sempre bem arejados, iluminados e livres do excesso de móveis e objetos. Faça uma boa arrumação na casa, desfazendo-se de tudo o que for velho, quebrado ou não tiver função. Arrume a mobília de modo que a circulação das pessoas seja fácil e livre de obstáculos. Dessa forma, a energia positiva conseguirá circular bem na casa.

Nos cantinhos de difícil acesso ou de pouca iluminação, o ideal é pendurar um cristal facetado no teto. Ele também podem ser usado na frente das janelas, para captar a luz do sol e irradiá-la para dentro de casa nas cores do arco-íris, que têm ótima energia.

Aromas
A essência de canela traz proteção e paz, anulando as energias negativas. Use-a diariamente num difusor de aromas.

Incensos também são ótimos para deixar a casa com bons fluidos. Use qualquer um de sua preferência. Acenda-o na porta de casa e caminhe pelos cômodos sempre junto às paredes. Espalhe a fumaça girando a vareta em sentido horário. Use a afirmação da Chama Violeta ou preces para potencializar o efeito de limpeza.

Faça uma essência caseira de limpeza super - poderosa. Compre uma pedrinha de cânfora na farmácia e dissolva-a num copo com dois dedos de álcool. Coloque mistura num difusor spray (do tipo usado para regar plantas ou espalhar produtos de limpeza) e complete com água. Borrife os cômodos.

Orações
Deixe uma Bíblia permanente aberta nos Salmos 11, 30, 90, 113, 118 ou 120. Leia-os diariamente, pedindo a Deus proteção e harmonia para o seu lar.

Chama Violeta


Violeta é a cor da transmutação - a capacidade de transformar o negativo em positivo. Mentalize o ambiente completamente envolvido por uma intensa chama nessa tonalidade. Ao mesmo tempo, repita quantas vezes quiser a afirmação: meu lar é um lar de Fogo Violeta, meu lar é a pureza que Deus deseja.