quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - COM ESTA BEBIDA VOCÊ PODERÁ LIMPAR O FÍGADO E REJUVENESCER

Propriedades curativas do azeite de oliva com limão


Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - O QUE FAZ BEM PARA O FÍGADO, FAZ BEM PARA VIDA!! - Ervas , frutas para o FÍGADO,e para a VESÍCULA BILIAR
O azeite de oliva extra virgem é recomendado há centenas de anos como um tipo de gordura saudável que podemos incorporar de forma moderada à dieta diária.
Seu alto teor de ácidos graxos essenciais, somado ao seu teor de antioxidantes, o convertem em um dos alimentos mais benéficos para a saúde do corpo.
No entanto, muitas pessoas ainda não sabem que, ao combiná-lo com o limão, é possível fazer uma mistura com benefícios incríveis para o organismo. A seguir iremos explicar por que é bom tomá-la regularmente.

Para o equilíbrio do fígado e da vesícula biliar

figado
Este é um dos benefícios mais especiais desta maravilhosa receita medicinal. Graças a suas qualidades depurativas, ela tem o poder de reduzir a intoxicação no fígado e na vesícula biliar, facilitando suas funções para evitar o acúmulo de resíduos nos mesmos.
É um excelente remédio para os momentos de inflamação e sensação de inchaço, já que facilita a limpeza das toxinas que favorecem o surgimento deste tipo de sintomas.
Ele também pode estimular a digestão lenta e diminui a acidez no corpo para prevenir o desenvolvimento de diversas doenças.

Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Os ácidos graxos essenciais que o azeite de oliva oferece e os compostos antioxidantes do limão agem de forma positiva sobre o sistema cardiovascular ao diminuir os níveis de colesterol e triglicérides.
Graças a este importante efeito, a sua ingestão diária garante um fluxo sanguíneo adequado e um ótimo funcionamento cardíaco, o que diminui o risco de desenvolver doenças graves como a aterosclerose, ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.

Cuida da pele, do cabelo e das unhas

gotas
O alto teor de antioxidantes do azeite de oliva e do limão atua como um dos melhores protetores contra o dano oxidativo causado pelos radicais livres, causa principal do envelhecimento precoce da pele e do cabelo.
Por outro lado, ambos concentram nutrientes essenciais que fortalecem as unhas frágeis para estimular o seu crescimento.
Além disso, graças a suas propriedades antissépticas e adstringentes, ele atua como um tratamento eficaz contra os problemas cutâneos e a caspa.

Como preparar a cura de azeite de oliva com limão?

cura-azeite-de-oliva-e-limao
Esta cura de azeite de oliva com limão não precisa de nenhum outro ingrediente. A simples combinação de ambos faz uma mistura poderosa para ter um organismo mais saudável e uma aparência mais jovem.

Ingredientes

  • 1 colher de suco de limão (5ml)
  • 1 colher de azeite de oliva extra virgem (16g)

Instruções

  • Todos os dias, em jejum, dilua o suco de limão no azeite de oliva extra virgem e beba imediatamente.
  • Espere, no mínimo, 30 minutos antes de tomar o café da manhã.
  • Para desintoxicar o fígado, tome este remédio natural todos os dias, durante um mês seguido.
  • Você pode preparar a mesma fórmula para melhorar a digestão e reduzir o colesterol.
  • Esta cura pode ser feita várias vezes por ano, dependendo das suas necessidades pessoais.
Se quiser utilizá-la para questões estéticas, basta fazer a mesma mistura, embora sejam necessárias quantidades maiores dependendo do uso que você for fazer.
Lembre-se de tomar somente a dose recomendada, já que tomar este remédio em excesso pode prejudicar os objetivos finais.
Finalizado o mês de tratamento, você poderá sentir as mudanças positivas na sua saúde. A partir daí, é importante continuar com uma dieta saudável para evitar futuras dificuldades no funcionamento hepático.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Limpeza do organismo através do fígado

Estimulando o Poder curativo de cada Organismo

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - O QUE FAZ BEM PARA O FÍGADO, FAZ BEM PARA VIDA!! - Ervas , frutas para o FÍGADO,e para a VESÍCULA BILIAR


Todas as doenças têm algo em comum – a intoxicação do organismo


Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - O QUE FAZ BEM PARA O FÍGADO, FAZ BEM PARA VIDA!! - Ervas , frutas para o FÍGADO,e para a VESÍCULA BILIAR



“A natureza de todas as doenças é a mesma. Creio que a sua manifestação sob tantas formas  distintas se deve à grande diversidade das partes em que o mal está situado. Efectivamente, a sua essência é uma só: tal como a causa que as produz.”Hipócrates
O nosso organismo é extremamente inteligente; é a organização mais perfeita que conheço, onde cada célula, apesar de funções diferentes, tem o mesmo objectivo: o bem estar do Todo.
Todas as ações do nosso organismo seguem uma única meta – o equilíbrio. Muitas vezes não lhe garantimos as condições para que o faça, e é neste momento que surgem as ditas doenças – sinais de que algo não está bem.
A poluição, a forma de lidar com as situações que nos acontecem no dia-a-dia (stress), e até a comida que ingerimos (por conter pesticidas, conservantes, etc.), ou mesmo as vacinas (que contêm venenos perigosos tal como alumínio, mercúrio) entre outros factores, podem ser elementos que podem levar á doença; mas é necessário que hajam certas condições para que esta se instale.
Num organismo que funcione na perfeição, não se pode instalar a enfermidade.

Estimulando o Poder curativo de cada Organismo


Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - O QUE FAZ BEM PARA O FÍGADO, FAZ BEM PARA VIDA!! - Ervas , frutas para o FÍGADO,e para a VESÍCULA BILIAR
“É preciso tratar-se o homem globalmente, nas suas dimensões fí­sica e psíquica, orgânica e espiritual, e não a pedaços isolados do seu ser, pois a diagnósticos fragmentados apenas corresponderão trata­mentos fragmentados.” Christopher Vasey
A medicina alopática tem como base o tratamento do sintoma, mas isso não vai eliminar a causa do problema.
Como Christopher Vasey refere, no seu livro COMPREENDER AS DOENÇAS GRAVES“as enfermidades são manifestações distintas de um mesmo e único transtorno. Esse denominador comum, esse mal profundo de onde saem todos os outros males, está sedeado no meio humoral que também se designa por terreno. O terreno é o conjunto de células e líquidos (ou humores) nos quais se encontra mergulhado: o sangue, a linfa, o líquido cefalo­raquidiano, etc. Os líquidos intra e extra celulares representam 70% do peso do corpo. A sua importância é capital, posto que constituem o meio ambiente das nossas células.”
Num organismo inteligente, o que é necessário fazer é ajudar a que ele mesmo se cure, e a medicina natural não faz mais do que copiar os procedimentos curativos accionados pelo próprio organismo, tal como Hipócrates refere, “a medicina é a arte de imitar os procedimentos curativos da natureza.”
Christopher Vasey afirma que, “um remédio não tem capacidade para curar as doenças de uma pessoa morta. Faltam-lhe as forças vitais orgânicas que poderão estimular, orientar e manter”.
força vital do organismo “é a força de coesão e de acção mais poderosa que existe. No entanto, é invisível; só o raciocínio pode concebê-Ia” Hipócrates

O que fazer para ajudar o organismo a retomar o Equilíbrio?


“As doenças não aparecem subitamente; são o re­sultado de um longo processo” Christopher Vasey
O primeiro objectivo da terapêutica natural é então a desintoxicação do terreno.
Quando o terreno se encontra sobrecarregado de toxinas, também os órgãos estão congestionados e o sangue impuro. Os tecidos estão envenenados e as cé­lulas asfixiadas pelos resíduos.  Neste ponto existe apenas uma solução lógica para devolver ao corpo a sua saúde: limpá-lo.

Como Limpar o nosso organismo?


Imagem relacionada
O corpo está doente na sua totalidade. Nenhuma enfermidade permanece estritamente confinada num só órgão”. Alexis Carrel
Uma das formas muito utilizadas para fazer a limpeza do organismo é a estimulação das vias excretoras. Através de métodos específicos, são abertos os canais que dão passagem aos resíduos para o exterior, nomeadamente, através do fígado, dos intestinos, dos rins, da pele e das vias respiratórias.
Alguns métodos utilizados para a estimulação das vias excretoras são os jejuns, as mono dietas, os banhos hipertérmicos, as limpezas linfáticas, alguns exercícios físicos, plantas medicinais, sudação, reflexologia, entre outras.
Todos os métodos são viáveis, mas, para limpar o organismo em profundidade, temos que ter em conta que a grande massa de resíduos encontra-se incrustada nas profundezas dos tecidos. Portanto, é necessário extraí-la, para que os refugos possam ser conduzidos ao sangue e, em seguida, aos canais excretores. Para proceder ao desalojamento das toxinas que impregnam os tecidos, é conveniente recor­rer a métodos diferentes dos que se utilizam para estimular as vias excretoras.

Porquê a Limpeza do organismo através do fígado?

fígado, além de estar impli­cado no metabolismo de proteínas e gorduras, decompor a hemoglobina dos glóbulos vermelhos, armazenar sais minerais, e de ser um reservatório de sangue,  é  um grande agente de desintoxicação.
Ele desempenha um papel chave em todas as funções vitais. Não só filtra e elimina os resíduos, como neutraliza e destrói os venenos e as toxinas, as substâncias cancerígenas e os micróbios.
O bom funcionamento de todo o organismo depende do bom funcionamento do fígado.
Quando o terreno está intoxicado, o fígado é o primeiro órgão a ser subcarregado, podendo colocar em questão as suas funções.

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - O QUE FAZ BEM PARA O FÍGADO, FAZ BEM PARA VIDA!! - Ervas , frutas para o FÍGADO,e para a VESÍCULA BILIAR

A importância do Fígado no corpo humano

 "O fígado é um dos órgãos do sistema digestório mais importantes para a digestão porque ele tem a função de metabolizar e armazenar nutrientes, que só ficam prontos para serem absorvidos e utilizados pelo organismo após passarem por ele."

O que prejudica o fígado

O fígado faz um importante trabalho no  nosso organismo, porém ele sofre com:
- "Alimentação  cheia de aditivos químicos e pobre em nutrientes." Muitas vezes hoje em dia alimenta-se mal devido a lanches e alimentos cheios de química, antibióticos, remédios, etc.

-"Desidratação:  Falta de água afeta todas as funções vitais do organismo, e também a constituição da bile, favorecendo a formação de cálculos." As bebidas alcólicas de tempo causam danos ao fígado, regrigerantes, sucos cheios de aditivos químicos, etc.

- O excesso de  stress e a repressão emocional. Eu atendo muitas pessoas diariamante em terapia com depressão, stress, cheias de raiva, ódios, rancor, ressentimentos, depressão, sindrome de pânico  entre outras emoções conturbadas e isso causa problemas no fígado que é o orgão onde essas emoções e a falta de fé e esperança o prejudicam , pois tudo está interligado.


"Esses fatores acarretam mudanças sutis na composição da bile, que não flui direito e acaba formando cálculos, obstruindo os dutos e diminuindo a efetividade do órgão em suas diversas funções."


Alguns sintomas do fígado doente ou prejudicado

- Fadiga,má digestão,dores de barriga, manchas e coceiras na pele, dores nas costas e nos ombros, câncer e muitas outras doenças.
Sistema imunológico baixo e com doenças devido a isso, irritabilidade, stress, perturbações para dormir, corpo pesado, cansaço físico, mau humor, depressão...
- O mau funcionamento do fígado também compromete o trabalho de outros órgãos, principalmente dos rins.
Felizmente, do ponto de vista holístico da medicina alternativa, é possível recompor o equilíbrio com técnicas e procedimentos mais naturais, como esta limpeza de fígado e vesícula. Você só precisa estar disposto a fazer e fazer bem certinho, se preparar para essa limpeza. 

Prepare-se, estude mais sobre isso, pesquise mais, entenda bem como é, como fazer, como está seu fígado e programe-se, tal dia vou iniciar e ajude o seu corpo a voltar ao estado natural dele de saúde e beleza, seu fígado e corpo agradecem.
Continue lendo e mais abaixo vai ver a receita da limpeza do fígado e vesicula que  eu fiz e entenda que são necessárias várias limpezas para um resultado excelente. 

Benefícios da limpeza do fígado e da vesícula
Limpeza do Fígado e da Vesícula Biliar

- Uma vida livre doenças, afinal a doença não é da natureza do nosso corpo, somos saudáveis. E com a limpeza você vai estar sendo um agente ativo na limpeza do fígado e vesícula para voltar ao seu estado natural de saúde , bem estar e beleza física, emocional, mental e espiritual.
 "A saúde se desenvolve naturalmente quando o corpo é mantido livre de cálculos biliares e outros depósitos de lixo tóxico."

Melhoria da digestãoenergia e vitalidade
- Os dejetos resultantes do metabolismo são completamente eliminados pelos órgãos e sistemas excretores.
- "Limpar o fígado e a vesícula biliar pode ajudar a reduzir e eliminar dor no corpo, independente de se ela se manifesta nas articulações, na cabeça, nos nervos, músculos ou órgãos.
O corpo é tão saudável quanto seu sangue e sua linfa. Se estes contêm grandes quantidades de toxinas, haverá irritações, inflamações e infecções, ou então danos às células e aos tecidos nas partes mais frágeis do corpo. 
Se as funções de digestão, metabolismo e eliminação estiverem comprometidas pelo mau desempenho do fígado, o sistema imunológico do sangue não pode fazer seu trabalho de cura."

-  Aumento do sistema imunológico do corpo favorecendo a saúde integral do Ser.
- O corpo mais flexível e mente mais clara e apta a adaptações, aumentando a capacidade de fluir com a vida.

Reversão do envelhecimento proporcionando renovação das células.
Beleza interna e externa a olhos vistos, na pele, cabelo, corpo, emoções em equilíbrio...

Vamos a receita da limpeza para um corpo com saúde e beleza.

Receita Limpeza do fígado e da vesícula biliar
Limpeza do Fígado e da Vesícula Biliar

Uma semana antes 
 Tomar um litro de suco de maçã 3 a 4 maçãs por dia, pelo menos uns5 a 7 dias antes do dia da limpeza, pois possui ácido málico e ajuda a dissolver as pedras.

Ingredientes do dia da limpeza do fígado e da vesícula

50/60 gramas de sulfato de magnésio, também conhecido como sal de epson ou sal amargo – mais ou menos 2 pacotes (pode ser também cloreto de magnésio, mas o gosto é pior) – tem facilmente na farmácia e é barato (a receita original diz para fazer com os dois pacotes. recomendo começar com um pacote e meio. Se, na parte da limpeza feita à noite, for menos do que duas vezes ao banheiro, acrescente um pouco mais na parte da manhã, mas não o meio pacote inteiro. Ao longo do tempo, o corpo vai indicando a quantidade que vc precisa, se um pouco mais ou um pouco menos do que um pacote e meio).

800 ml de água (pode ser suco de maçã)

½ (uns 125 ml) xícara de azeite de oliva

200 ml de suco de laranja com limão

NÃO COMA NADA DEPOIS DAS 14 HORAS DO DIA EM QUE FOR COMEÇAR A LIMPEZA ATÉ O DIA SEGUINTE, UMAS DUAS HORAS DEPOIS DE TOMAR O ÚLTIMO COPO DE SULFATO. Se der fome antes de começar a limpeza, comer apenas uma fruta de fácil digestão até duas horas antes de iniciá-la. Não irá sentir fome durante o processo. Não beber nada uma hora antes de cada etapa. Não comer evita dor de barriga e cólicas.

Preparo
Misturar o sulfato com a água ou suco de maçã. Irá ser separado em 4 copos. Gelada é menos ruim.
Misturar o azeite e o suco de laranja apenas na hora de tomar.

Modo de realizar
18 horas – tomar o primeiro copo de magnésio

20 horas – tomar o segundo copo magnésio

22 horas – misturar o azeite com o suco, tomar e deitar imediatamente de barriga para cima. Ficar nessa posição por pelo menos uma hora (não fazer mais nada depois de beber o azeite). De preferência, usar dois travesseiros. Depois, pode dormir na posição normal.

Ao acordar – tomar o terceiro copo de magnésio

Duas horas depois – tomar o quarto copo de magnésio

Pode começar mais tarde, mas sempre respeitando o intervalo de duas em duas horas para a próxima etapa. Se começar 19 horas a última etapa da noite será 23 horas, por exemplo.

Importante
Devem ser feitas tantas limpezas quantas sejam necessárias até que não saia mais nada. Vc irá saber do que estou falando. Normalmente, são necessárias entre 8 e 12 limpezas.

O intervalo mínimo recomendado é de duas semanas entre uma e outra e pede-se que não deixe passar de 2 ou 3 meses.

Quando tudo estiver limpo, é interessante fazer uma limpeza anual (o recomendado é uma a cada semestre) para não acumular mais nada.

Muito bem é isso, pesquise mais, se informe, veja vídeos no youtube e esteja preparado para a sua limpeza se assim desejar. Saem muitas pedras da vesícula, você vai ver.
Boa sorte!

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O QUE FAZ BEM PARA O FÍGADO, FAZ BEM PARA VIDA!! -

CUIDANDO DO FÍGADO e VESÍCULA BILIAR 


Na astrologia  o fígado está relacionado com o signo de Sagitário. 

Júpiter governa a glândula pituitária e o fígado.



O fígado (sede da Raiva) na medicina chinesa está associado à irritabilidade e a raiva  e o desequilíbrio resulta em dor menstrual, dor de cabeça, enxaqueca,  vermelhidão no rosto e nos  olhos, tontura e boca seca. De acordo com a teoria dos Cinco Elementos, a raiva e outras emoções relacionados, tais como ressentimento, mágoa,  desejos não realizados, frustração, etc, são atribuídos ao fígado. Na medicina chinesa a saúde física e emocional estão intimamente ligados.Tensão tristeza, nervoso e raiva, preocupação, medo, e excesso de trabalho são cada associado a um determinado órgão do corpo. 
Fígado regula a secreção biliar, e está ligado com os tendões, unhas, e os olhos (conjuntivite, olhos secos, cegueira noturna). A distensão da mama, dor menstrual, irritabilidade durante a menstruação devem ser tratados com certas ervas. Se fígado está funcionando bem, e seu Qi está fluindo sem problemas, o estado emocional vai ser equilibrado, e "relaxado" ou "livre e fácil".  Se  a raiva, o ressentimento, mágoa estão reprimidos, estes podem congestionar o funcionamento do fígado e da vesícula  e os sintomas aparecem no corpo físico.

CÁLCULOS BILIARES

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - O QUE FAZ BEM PARA O FÍGADO, FAZ BEM PARA VIDA!! - Ervas , frutas para o FÍGADO,e para a VESÍCULA BILIAR


Compostos de bile (secretada pelo fígado para quebrar as moléculas de gordura e possibilitar a digestão) e de depósitos de colesterol ou de cálcio existentes no fígado ou na vesícula, os cálculos biliares podem ser minúsculos como um grão de areia ou grandes como um ovo. Na maioria das vezes as pedras são eliminadas sem que a pessoa perceba. Causam dor quando ficam alojadas nas vias que ligam a vesícula ao fígado, ao pâncreas e ao intestino.
 A obstrução causará uma crise repentina, resultando em inflamação, náusea, vômitos e forte dor na parte superior do abdômen, que pode se irradiar muitas vezes até o ombro direito ou as costas. As pessoas mais suscetíveis aos cálculos biliares são aquelas que têm excesso de peso ou diabete ou as mulheres que já tiveram filhos — embora eu conheça pessoas que não se classificam em nenhuma dessas categorias e, mesmo assim, os tiveram.
A crise pode ocorrer de quinze minutos a uma hora depois da refeição, especialmente se a pessoa comer fritura ou alimentos gordurosos.
 As pessoas que sofrem desse mal devem evitar refeições gordurosas, que agravam o problema. A alimentação deve ser rica em proteína, carboidratos e líquidos. Convém tomar de seis a oito copos de água por dia.

Recomenda-se as vitaminas A, D, E e K solúveis em água, visto que ajudam a absorver gorduras. A cenoura, o espinafre e o brócolis contêm vitamina A; a vitamina D pode ser encontrada  no leite e no óleo de fígado de bacalhau. As sementes, as nozes, a soja e os óleos vegetais contêm vitamina E; e a vitamina K é encontrada na maioria dos vegetais de folhas verdes, no leite, no iogurte e na gema do ovo. Desnecessário dizer que você também pode tomar suplementos vitamínicos.
 
 
LECITINA
Fosfolipídio composto de ácidos graxos saturados, insaturados e poliinsaturados, a lecitina produz o ácido linoléico, ácido graxo essencial para o corpo metabolizar o colesterol, os triglicérides e outros lipídios, prevenindo assim a formação de cálculos biliares, a formação de placa arterial e a arteriosclerose.
 Muitas vezes chamada de “alimento para o cérebro”, a lecitina é um nutriente rico em fósforo. Quando combinada com ferro, iodo e cálcio, ela fortalece o cérebro, ajuda na digestão, aumenta a imunidade contra infecções viróticas e transporta os nutrientes da corrente sangüínea para as células. A lecitina é encontrada em geral na camada de mielina, a proteção gordurosa dos nervos; sabe-se que ela representa um papel importante na manutenção do sistema nervoso.
Com capacidade para limpar o fígado e purificar os rins, a lecitina está presente na gema de ovo, na soja, no milho, no repolho, no fígado de vitela, na couve-flor, no caviar, no grão-de-bico, na vagem, na lentilha, no arroz e na ervilha. Pode ser tomada como suplemento em cápsulas, solução ou na forma granulada.
Como os cálculos biliares são agravados por níveis elevados de gordura, convém obter a lecitina de vegetais, grãos e feijões, em vez de obtê-la de produtos animais.

AGRIÃO — Para hepatites e males em geral do fígado, recomenda-se pilar folhas de agrião ou batê-las em liquidificador, com um pouquinho  de água, passando-as a seguir em peneira. Tomar esse suco à vontade.
Lave bem as folhas de agrião.

ALCACHOFRA - Este vegetal tem ação excelente para os males do fígado e da vesícula biliar: ferver 20 g das folhas em meio litro de água durante 15 minutos e tomar 3 xicrinhas ao dia.

ALCAÇUZ — Relatórios médicos evidenciaram a ação da glicirrizina, substância encontrada no alcaçuz, no tratamento da hepatite viral crônica.

AÇAFRÃO É uma especiaria muito picante usada nos molhos indianos, contém o ingrediente ativo curcuma, e as pesquisas comprovaram que essa substância protege o fígado, aumentando a secreção de bile.
Indicações: estigmas secos: gases intestinais, gastralgias, atonia digestiva, afecções das vias urinárias, cálculos  dos rins, da bexiga e da vesícula, afecções respiratórias (asma, bronquite, coqueluche)

 Chá por infusão,  2 a 10 gramas por xícara de água ao dia. Obs: Não exagere o uso, pois uma dose superior a 10 g pode produzir alterações no sistema nervoso.

ALFAFA - Para males do fígado em geral, bem como icterícias, recomenda-se tomar diariamente de 20 a 50 ml do suco de folhas frescas dessa planta.
ALMEIRÃO - As folhas dessa verdura são estimulantes do fígado e da vesícula biliar.

AZEDA-MIÚDA - Essa planta hortense constitui bom auxiliar no tratamento da icterícia e dos males do fígado: tomar uma colher (de sopa) de seu suco, de hora em hora.

BARDANA — Para tratamento das cólicas hepáticas recomenda-se o chá de bardana, feito com 150 g das folhas em meio litro de água.
 O chá da raiz , (afecções da pele em geral, vias urinárias, , hepáticas, biliares,)  1 colher de sopa fatiada em uma panela com 1 xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Desligue a chama e mantenha em infusão por mais 10 minutos. Coe. Tome 1 xícara desse chá duas vezes ao dia. Tomado em excesso provoca dilatação da pupila e secura da boca. Crianças nunca devem tomá-lo. Passar na pele nem pensar. É irritante.

BELDOEGRA – afecções do fígado, dos rins e da bexiga, cálculos biliares, escoburto. Uso interno: chá por decocção, 50g a 100g  para 1 litro de água, 3 xícaras por dia.

BERINJELA - É planta atuante nos males do fígado.

BERTALHA - As folhas dessa verdura são empregadas com sucesso nas moléstias hepáticas.

BETERRABA - É estimulante das funções hepáticas.

BOLDO - É planta de grande utilidade nos males do fígado e da vesícula biliar, dispepsias, flatulência, afecções gástricas, cálculos biliares, debilidade orgânica.  Pode produzir irritações da mucosa 

CAAPEBA-DO-NORTE - As raízes dessa árvore, cozidas, são empregadas nas afecções hepáticas.

CAMAPU — O cozimento feito com o caule, folhas, raízes e frutos do camapu é indicado nas moléstias do fígado.

CAQUI— É fruta indicada no tratamento das moléstias do fígado.

CARDO-SANTO — Fazer infusão com as folhas e flores: ferver 10 g em meio litro de água repousando durante 8 minutos. Tomar 3 xicrinhas ao dia. Indicado em icterícias.

Cardo-leitoso Usados pela medicina popular européia para doenças do fígado, o cardo-leitoso e seus extratos ainda são usados para tratar hepatite e cirrose.
CARURU - É planta muito louvada como eficaz no tratamento das doenças do fígado.

CEBOLA — O uso constante de cebola, preferentemente crua, combate problemas hepáticos.

CENOURA — É planta útil no tratamento dos males do fígado.

CENTEIO — É cereal indicado no combate aos males hepáticos.

CEVADA — O cozimento deste cereal produz uma mucilagem que auxilia o tratamento das doenças do fígado: fazer papinhas ou sopas bem cozidas.

CHICÓRIA - É planta útil no combate a afecções do fígado e da vesícula biliar: ferver 30 g das raízes em meio litro de água durante 6 minutos e tomar 3 xicrinhas ao dia. A chicória, que não contém cafeína, substitui o café e é uma bebida popular em Nova Orleans. Embora mais usada como diurético e laxativo, ela também fortalece o fígado e alivia as dores causadas pela gota e pelo reumatismo.
Além disso, sabe-se que a chicória dissolve cálculos biliares e elimina o excesso de catarro.
Contra icterícia proveniente do fígado, ferver 30 g das raízes de chicória junto com 60 g de raízes de salsa e mais algumas folhas de salsa. Ferver durante 2 minutos em 1 litro de água, deixar amornar antes de filtrar e tomar 3 xícaras ao dia.

CHUCRUTE - O suco do chucrute, ingerido às colheradas, várias vezes ao dia, é benéfico em moléstias do fígado, inclusive hepatite.

COGUMELO - O cogumelo japonês rei-shi (também conhecido como leici ou ganoderma) tem sido usado com sucesso nas hepatites por vírus.

COUVE – Vitaminizante, mineralizante, anti-anêmica, Nutriente, antiinflamatória, cicatrizante. Folhas afecções hepáticas, cálculos biliares, hemorróidas, colite ulcerosa,. Uso interno: refogados como alimento. A couve orgânica é mais indicada para o uso medicinal, ou excesso de uso de agrotóxico pode fazer mal a saúde.

DAMASCO — Esta fruta é considerada útil no tratamento da cirrose hepática.
DENTE-DE-LEÃO – depurativa, alcalinizante, diurética, hepática, colagoga, anti-hemorrágica. É considerada planta protetora hepática: consomem-se as folhas cruas, em saladas, e as raízes em decocção: ferver 20 g delas em meio litro de água durante 8 minutos e tomar 3 xicrinhas ao dia.
Os herboristas de todo o mundo usam as folhas do dente-de-leão como purificador do sangue, laxativo suave e auxiliar da digestão e para tratar das disfunções do fígado, da vesícula e do baço. O suco extraído da raiz do Dente-de- Leão é usado para fazer suco e vinho.
As raízes podem ser limpas, secas, torradas, moídas e substituem o café ou são usadas como um ingrediente do chocolate quente. As folhas de dente-de-leão podem ser preparadas como chá, adicionadas às saladas, cozidas ou fervidas no vapor. Elas são ricas em cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B e C. O dente-de-leão pode tratar obesidade, gota, hipertensão, arteriosclerose e pedras nos rins. As folhas também são usadas para lavar o rosto e em banhos de ervas.

ERVA-DE-SÃO-PEDRO - É estimulante das funções hepáticas.

FRAMBOESA — É fruta útil nas afecções do fígado e da vesícula biliar.

GROSELHA - É descongestionante do fígado.

JILÓ — É alimento estimulante do metabolismo hepático.
Na hepatite aguda ou crônica, bem como na cirrose hepática, é empregada a monodieta de jiló.

JENIPAPO — É fruta útil contra os males do fígado.

JURUBEBA - O chá preparado com as raízes, as folhas e os frutos dessa planta é louvadíssimo no tratamento das moléstias do estômago e do fígado.
Contra-indicações: Diarréias, duodenite erosiva, elevação das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas, sintomas neurológicos, vômitos.

LECHIA — É fruta útil nos males do fígado.

LIMÃO_ litíase biliar e renal, nefrite, gastroenterite, afecções hepáticas, cistite.

LOSNA – afecções gástricas e hepáticas, meteorismo, inapetência, cólicas abdominais, diarreia.  Folhas uso interno: chá por infusão, 20g de losna para 1 litro de água, tomando-se uma colher das de sopa de hora em hora inicialmente, e espancando mais aos primeiros sinais de melhora.

LOURO - Também é conhecido o fato de que as folhas de louro, tão usadas na culinária, estimulam o baço e o fígado, enquanto o seu óleo pode ser usado para curar feridas.

MAÇÃ — Nas hepatites recomenda-se lavar bem uma maçã, cortá-la (com a casca) e ferver por 10 minutos em meio litro de água. Adicionar uma colher de mel e tomar pela manhã em jejum.

MAMÃO — Em casos de hepatite aguda é muito recomendável uma alimentação rica nessa fruta.

MEL - É alimento muito recomendado nos males do fígado, principalmente hepatites. De preferência mel produzido a partir de flores de alecrim ou de cipó-uva.

MELANCIA— É considerada fruta benéfica para o fígado.

MELÃO - É dotado de propriedades estimulantes hepáticas.

MELÃO-DE-SÃO-CAETANO - É alimento reputado como útil nas afecções hepáticas.

MORANGO — As frutas cozidas do morangueiro estimulam o funcionamento do fígado.
Nas hepatites recomenda-se tomar infusão preparada com 25 g das folhas em meio litro de água, repousando 12 minutos. Pode-se tomar também decocção feita com as raízes do morangueiro: 25 g em meio litro de água, fervendo 5 minutos. Em ambos os casos tomar 3 xicrinhas ao dia.
Propriedades terapêuticas diurética, adstringente, antilítica, Neurotônica,
Folhas – Indicações: uso interno – chá por decocção, 20g de folhas frescas para ½ litro de água, que deve ser reduzida à metade pela fervura. Tomar 1 colher das de sopa desse líquido duas vezes ao dia.

Frutos - litíases vesicais e biliares, afecções renais, bronquite, hepatite, gota, artritismo, dispepsia, anemia.

PICÃO – Desobstruente do fígado, antidiabética, antidisentérica, Sialagoga. Chá por infusão, dosagem normal. Suco de folhas secas.

PACIÊNCIA — A raiz desta planta é empregada no tratamento das moléstias do fígado.

PARIPAROBA - O chá desta planta, preparado por decocção, é utilizado nos males do fígado.

PEPINO — É alimento tônico hepático.

RUIBARBO - Esta planta age descongestionando o fígado.

SABUGUEIRO — Nas icterícias de causa hepática é recomendada a infusão de cascas de sabugueiro: 30 g em meio litro de água, repousando 10 minutos. Tomar 3 xicrinhas ao dia.

SALSA - A salsa, muito usada na culinária, é um diurético excelente e valiosa no tratamento dos problemas da vesícula. Encontrado em folhas, raízes e sementes, esse condimento em geral é adicionado às saladas, aos molhos e aos cozidos.

SEGURELHA — Em casos de icterícia fazer infusão da planta inteira, sem a raiz: 30 g em meio litro de água, repousando 18 minutos. Tomar duas xicrinhas ao dia.

TAIOBA — É considerada muito eficaz contra males do fígado.

TAMARINDO - As flores do tamarindo, em infusão, são indicadas nas moléstias hepáticas.

Trapoeraba – o chá preparado com as folhas dessa planta é considerado eficaz no combate às moléstias do fígado.

Uva – As uvas, bem como as folhas da parreira, são estimulantes das funções hepáticas constituindo mesmo a base de preparados farmacêuticos para o fígado.

COMO TER UM FÍGADO SAUDÁVEL
Como  Touro, Câncer, Libra e Peixes, os outros signos indulgentes, as pessoas que nasceram em Sagitário muitas vezes lutam a vida inteira para controlar o exagero, inclusive o hábito de comer e beber demais.
Esse pode ser o primeiro motivo de tensão na vida.
Embora você talvez não sofra de alcoolismo, doença física ou psicológica. talvez ande bebendo demais. Se você acha que não consegue passar o dia sem tomar um aperitivo, ou se está convencido de que pode parar de beber a qualquer momento mas prefere não fazer isso, procure imediatamente o conselho ou o apoio de um grupo como o dos Alcoólicos Anônimos, antes que a situação piore e sua vida pessoal corra riscos.
Doenças graves como a hepatite e a cirrose hepática (uma doença que resulta do abuso do álcool) podem afetar o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Se o alcoolismo persistir durante muitos anos, as células do fígado morrem e são substituídas por cicatrizes, o que resulta em dano irreparável ao fígado e, em casos extremos, em cirrose.
Se você tem a função hepática prejudicada, ou deficiências de vitaminas causadas pelo excesso de bebidas, consuma proteína e vitamina B, que regeneram o tecido e fortalecem o sistema nervoso frágil e enfraquecido. A vitamina C, o potássio e os suplementos de ferro ajudarão no caso de anemia, muitas vezes um efeito colateral do alcoolismo.



Este texto é resultado de uma pesquisa:
 Paulo Eiro gonzalves.
Dr. José Coribé E  Dr. Jose Maria  Campos. Plantas que Ajudam o Homem. Guia Prático para a época atual. Pensamento.
Sylvio Panizza . Plantas que curam cheiro do Mato.
Paulo Eiro  Gonçalves Livro dos alimentos. Martins Fontes.
Jaap Hibers . Plantas Medicinais  . 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salsa_(planta)
2. Ligia Junqueira