terça-feira, 23 de maio de 2017

INVOCAÇÃO PARA ATRAIR A ABUNDÂNCIA DIVINA - Arcanjo Metatron

INVOCAÇÃO PARA ATRAIR A ABUNDÂNCIA DIVINA 

Resultado de imagem para SINTONIZANDO A PROSPERIDADE - Reconectando-se com o espírito do dinheiro


Eu invoco pelo poder de concretização do Bem-Amado Metatron, para que manifeste no mundo
da matéria meus sonhos e ideais projetados nos planos mentais e etéricos.

Que eu veja diante de mim um novo mundo: próspero, harmonioso, equilibrado e feliz.

Que eu seja o precursor de uma nova realidade na Terra agora, onde respeitando a energia
da moeda denominada “dinheiro” eu admita ser suprido abundantemente, provido pelo poder da perfeição crística universal.

Eu agora, liberto todos os meus julgamentos e preconceitos em relação ao “dinheiro”e
à “abundância”
Pelo poder do Conselho Cármico, eu curo o inconsciente coletivo da humanidade
transmutando o sentido da energia do dinheiro, aliviando o sofrimento e preocupações
em relação ao limite do fluir da abundância em minha vida e em todo o Planeta.

Eu agora respiro aliviado o prana puro e sutil, rico e abundante em todo o Universo.

Assim como o prana flui naturalmente no Universo, também o dinheiro flui em minha vida,
suprindo todas as minhas necessidades, proporcionando-me uma nova vida AGORA.

Eu aceito o poder da manifestação em ação AGORA.

Eu mudo minha atitude interna em relação à abundância AGORA.

O PODER DAS AFIRMAÇÕES - 12 Afirmações da lei da atração que podem mudar sua vida

12 Afirmações da lei da atração que podem mudar sua vida




Você provavelmente já ouviu falar muito sobre afirmações da Lei da Atração ... e você provavelmente está se perguntando se, e como, elas funcionam.
A verdade sobre afirmações da Lei da Atração
Afirmações funcionam. Elas são uma parte importante de se manifestar e trazer sonhos da imaginação para a realidade. Mas, o elemento crítico é a crença. Sem a crença - se você sentir que você está mentindo para si mesmo - a afirmação não irá gerar os resultados desejados. Por quê? Porque a sua vibração (sua crença) tem de corresponder ao seu desejo. É assim que os dois vão ser reunidos.

Se você está afirmando, "eu ganho R$ 50.000 por mês do meu negócio" ainda não têm sequer um cartão impresso de negócios ou colocou uma propaganda lá fora, mostrando que você está no negócio ... então você vai ter uma grande discrepância entre o que é, e o que pode ser. Mas, para fazer esses 50 mil por mês, você tem que visualizá-lo e falar sobre isso, certo? Assim, como superar a discrepância? Como você se move do "ver para crer" (ver a situação atual e zero resultados e nenhuma prova de que as afirmações funcionam) para uma mentalidade de "Crer para ver", onde você permite que o processo criativo se desenrole?
































A Lei da Atração é muito simples e direta: você atrai o que você acredita. Se você diz uma afirmação e imediatamente surge uma nuvem de dúvida - "como vou conseguir isso" ou "quem iria querer o que eu tenho para oferecer" você só vai ficar frustrado já que sua realidade corresponde, sem esforço, à sua vibração. Toda vez, sem falhar, você vai atrair o que você espera.
Olhe ao redor para suas circunstâncias. Elas são um resultado direto do que você acredita. Você tem o poder de criar algo melhor.
Assim, o truque para passar de "ver para crer" e adotar "Crer para ver" é tudo sobre vibração, e se sentir bem.
Quando você duvida, você causa resistência em sua vibração. A dúvida não é agradável. O medo não é agradável. A procrastinação não é agradável. Luta não é agradável. Eles são todas as formas de resistência! Use as seguintes afirmações para ajudar a criar a mudança, sem causar resistência. Sua mente inconsciente e consciente irá aceitar estas afirmações, porque não há disparidade entre o que é e o que pode ser. Em seguida, as afirmações irão funcionar.
Importante: se você não entrar em ressonância com a linguagem usada aqui, componha suas próprias afirmações. Elas devem soar verdadeiro para você.
Você deve ter notado a ênfase na "ressonância" e "soar verdadeiro" - não é coincidência!
Tudo é vibração. Vibração positiva é agradável; vibração negativa é desagradável. Então, conforme você cria e diz ou escreve afirmações, tenha certeza de que elas sejam agradáveis para você. Quando você começa a incorporar estas afirmações e acreditar nelas, você vai começar a atrair o que você deseja.
As regras mais importantes além de que suas afirmações sejam agradáveis, é você dizê-las com emoção, no tempo presente, e usar EU SOU. Eu sou (estou) é uma força criativa diferente de qualquer outra! Aqui estão algumas afirmações que irão acostumá-lo para usá-las como ferramentas de manifestação.


1. Eu estou recebendo agora abundância de formas esperadas e inesperadas. 
2. Estou cada vez mais confiante na minha capacidade de criar a vida que desejo. 
3. Estou agindo a partir da inspiração e de ideias e eu confio na minha orientação interior. 
4. Eu estou dando e recebendo tudo que é bom e tudo o que eu desejo. 
5. Estou recebendo abundância infinita, inesgotável e imediata. 
6. Estou criando a minha vida de acordo com as minhas convicções dominantes, e estou melhorando a qualidade dessas crenças. 
7. Estou constantemente esforçando-me para elevar a minha vibração através de bons pensamentos, palavras e ações. 
8. Estou fazendo uma contribuição significativa para o mundo e eu sou maravilhosamente compensado pela minha contribuição.
E é muito importante plantar a semente da possibilidade em sua mente - o que irá elevar a sua vibração porque o otimismo e positividade ajudam a remover a resistência (medo, dúvida, etc):
9. Estou disposto a acreditar que eu sou o criador da minha experiência de vida. 10. Estou disposto a acreditar que, ao elevar a minha vibração, vou atrair mais do que eu desejo. 
11. Estou disposto a acreditar que, ao focar em se sentir bem, eu farei melhores escolhas que levam a resultados desejados. 
12. Eu sou digno de amor, abundância, sucesso, felicidade e realização.
Tente algumas destas afirmações diariamente. Escolha as que ressoam com você; ajuste o resto para refletir seus desejos e metas. Lembre-se de sempre focar no que você quer atrair, e não sobre o que é.
Não existem regulamentos, como quanto tempo deve ser gasto falando afirmações. O que é mais importante é a intensidade. Murmurar, afirmações tímidas é tão inútil como um guarda-chuva em um vendaval! Afirmações proferidas com intensamente emocional e sinceridade  são sinais claros de que você quer isso.

A crença em si mesmo pode ser criada como um hábito mental. Quanto mais você diz a si mesmo alguma coisa (de uma forma que não causa resistência interna), mais você vai acreditar. Tudo se resume a escolha. A maioria de suas crenças foram criados inconscientemente, mas elas ainda eram criadas como consequência da escolha - você escolheu acreditar que o que alguém disse era verdade. Portanto, não há nenhuma razão que você não possa imprimir crenças positivas, pró-ativas e de auto-afirmação em vez de crenças negativas, reativas e auto-destrutivas. Você pode escolher.
Como tirar o máximo de suas afirmações da Lei da Atração? Infundir-lhes com muita e muita emoção positiva. Elas devem fazê-lo sentir-se bem em um nível essencial. Imagine-se já tendo o que você quer. Como você se sente nesse momento? Tome esse sentimento e aplique-o na sua afirmação! Não só este vai ajudar a construir a crença, mas também irá ajudar a substituir qualquer negatividade que possa cercar o seu desejo.
Se você aprender a usar afirmações da lei da atração usando crenças e emoções que não estejam corrompidas por medo ou dúvida, elas vão, com certeza, tornar-se parte de você. Você vai incorporá-las. Você vai irradiá-las. E os resultados serão despejados de volta para você em muitas maneiras deliciosas!






Por: Christie Marie Sheldon

Fonte: love or above

SINTONIZANDO A PROSPERIDADE - Manifestar abundância é fácil

  • você é digno de abundância
  • você é capaz de atrair, criar e manifestar a abundância

Imagem relacionada

Você provavelmente gostaria de ser melhor em manifestar a abundância. Mas, em vez de tentar desenhá-lo para você, vamos optar por uma abordagem diferente: permitir a abundância sendo feliz e grato. Sim, parece bom demais para ser verdade, mas em um momento você vai ver por que isso é tão eficaz.

Você está feliz, agora, com o que é? 
Provavelmente não, certo? 
Muito provavelmente você está focado em seus problemas - incluindo a falta de abundância. A felicidade é o que permite a abundância, então vamos trabalhar rapidamente para criar esse estado de espírito feliz.

Primeiro, escolha ser feliz com a abundância que já tem (o que é mais do que você pensa). Como você pode fazer isso? Ao sentir gratidão e apreço. Seja grato por tudo em sua vida, especialmente as lutas e as pessoas difíceis - eles são seus maiores mestres.

Sem as dificuldades, os luxos não teriam sentido. Sem os pontos baixos, os altos não seria tão requintados. Então, aprecie o que você já experimentou até agora. Esse é o primeiro passo para a felicidade.
Em seguida, ame a si mesmo. Você vai ter problemas em experimentar a abundância que você quer até que sua mente subconsciente aceite a noção de que:
  • você é digno de abundância
  • você é capaz de atrair, criar e manifestar a abundância
Muitos pensamentos que temos diariamente são de auto-negação e auto-destrutivos. Tudo o que fazem é nos impedir de experimentar a abundância que está disponível. Como você se sente sobre as declarações que você acabou de ler? Você se sente merecedor de abundância, ou é "para as outras pessoas?" Você acredita que você é capaz de alcançar a abundância em suas diversas formas, ou você acha que não pode?
Nós todos temos padrões de pensamentos recorrentes que, essencialmente, orientam nossas vidas. Estas são as crenças profundamente arraigadas sobre como funciona o mundo e nosso lugar nele. Infelizmente, eles não são sempre crenças de amor próprio. Pense no seu objetivo mais importante por um momento. Como você se sente sobre o seu merecimento e capacidade de conseguir isso? Você vai agir sobre esse sonho, ou são as dúvidas e medos o impedindo de ir até ele? Você acredita que a abundância é uma parte natural e normal da vida?

Imagem relacionada

Como você pode passar por aqueles sabotadores silenciosos, suas crenças auto-limitantes e vibrações baixas que o impedem de ter abundância? Elevar a sua vibração e auto-reprogramação andam de mãos dadas para trazer abundância.  
Outras formas de aumentar sua felicidade e gratidão:
  • Fazer mais do que faz você se sentir bem, e fazer menos do que faz você se sentir mal.
  • Escolha ter uma perspectiva positiva e ver os pontos positivos em cada situação.
  • Sorria mais e reclame menos.
  • Dê mais, sem pensar em recompensa.
Então, por que do foco na felicidade como uma ferramenta de manifestação?
Você já reparou que quando você está pra baixo, nada parece dar certo? Tudo parece extraordinariamente difícil, a vida é uma tarefa, e tudo que você pode focar é o que há de errado ... a sua vibração energética é muito baixa quando você está pra baixo. Então, adivinhe o que você atrai quando você se preocupa, critica, culpa, reclama e se ressente?

Por outro lado, quando você está em um pico emocional (que pode ser de uma realização, um sucesso - ou uma escolha para ser feliz e exuberante), tudo flui. Então, se você escolher ser feliz (que leva um pouco de prática), você verá uma recuperação imediata em sua vibração e, consequentemente na abundância que você nota e experiência.

Sim, "nota." Muitas vezes, quando estamos focados no que está acontecendo de errado e que é difícil, perdemos de vista a incrível abundância ao nosso redor o tempo todo. É fácil entrar na espiral de depressão e desânimo quando nada está indo bem - mas em vez de olhar estes sintomas como coisas para corrigir (por trabalhar mais, obter um segundo emprego, etc) vá lá para dentro: crie um estado de bem-estar, gratidão e felicidade, e sinta a sua vibração energética levantar quase que instantaneamente. Quando você escolhe perceber e apreciar a abundância que está em tudo em torno de você agora, você abre a porta para mais.
E então ... coisas boas começam a fluir na sua direção ...



  • Sincronicidade: você vai notar estranhas coincidências e coisas juntando-se, como que por magia. Sua maior energia de vibração atrai magneticamente mais do que você quer e repele o que você não quer.
  • Oportunidades: você vai perceber oportunidades onde antes estava focado em problemas. Isto é, quando a vida se torna emocionante! "No meio da dificuldade está a oportunidade", disse Albert Einstein, e ele estava certo. Você vai encontrar oportunidades porque elas ressoam com sua vibração mais elevada. Essas oportunidades são as "portadoras" da abundância que está vindo para você: novos empregos, shows, brindes, relacionamentos, experiências, etc ... o que você deseja está disponível nas oportunidades que você começar a perceber.
  • A vida torna-se como deveria ser: divertida, gratificante, sem esforço e significativa. Sim - você leu certo - este é o seu estado natural de ser! Se você está experimentando algo menos do que isso agora, é porque os seus pensamentos e crenças negativas causaram-lhe uma baixa vibração e você atraiu sua situação atual ou a situação infeliz que está ocorrendo. 
Ainda que levantar a sua vibração ao ser feliz é parte da equação, não é só isso. Você ainda vai precisar agir em todas essas oportunidades maravilhosas e sincronicidades que de repente se apresentam. Às vezes, esta ação é difícil, se você duvidar de si mesmo de qualquer maneira. Se você duvida que você é digno, ou se você dúvida, que você pode ... então você não vai ter o desejo ardente de agir e criar abundância ainda mais para si mesmo.
Manifestar abundância é fácil e divertido se você tem a mentalidade certa e se você tiver feito o trabalho para elevar a sua vibração! Não espere para começar em seu próprio trabalho. Sua abundância o espera! 


Por Christie Marie Sheldon
Fonte: love or above

SINTONIZANDO A PROSPERIDADE - Reconectando-se com o espírito do dinheiro

Reconectando-se com o espírito do dinheiro

Chamou a minha atenção que repetidamente os trabalhadores da luz ou pessoas que estão em sua jornada de alma parecem ser pobres. Elas parecem ter um monte de problemas para atrair dinheiro em suas vidas.

Obviamente não é todo mundo que é assim, mas tem sido um padrão muito forte entre curandeiros, videntes, e os trabalhadores que buscam a ascensão. Eu não vou entrar na questão do porque isto ocorre, porque, basicamente, isso não é importante. No entanto, quero salientar que você vai ter que trabalhar através de seus próprios bloqueios pessoais que estão criando este problema em particular em sua vida e o exercício que vamos fazer mais tarde vai permitir que você identifique qual é seu problema particular e corrigi-lo, curá-lo. Depois de aprender este exercício você realmente precisa fazer isso uma ou duas vezes por dia, de preferência depois de ter feito a sua meditação.

A coisa mais importante sobre o dinheiro que você precisa entender é que ele é um ser de energia, ele está vivo.

Pense nele como um Elemental, muito poderoso, Elemental muito importante.

Eu ia dizer que é provavelmente o Elemental mais importante na sua vida hoje. Isso é por causa da natureza do mundo no qual estamos vivendo! Especialmente se você está vivendo em um país ocidental, onde você precisa ter dinheiro para sobreviver.
Dinheiro permite que você faça as coisas mais básicas, tais como beber água fresca, ter um lugar para viver, ter roupas em seu corpo, ser capaz de se expressar criativamente. Comer todos os dias. As coisas mais básicas da vida são adquiridas com a troca de dinheiro, por isso é extremamente importante.

Imagem relacionada

Outro aspecto do dinheiro que eu gostaria que você entendesse é que o dinheiro não é mau. Algumas pessoas vão usar o dinheiro de uma forma negativa, mas o dinheiro em si não tem nada negativo sobre ele. Uma vez que você identifique e entre em contato com a energia do dinheiro, você vai ver por si mesmo. Não há absolutamente nada de negativo sobre o dinheiro. Inclui tudo, é criativo. É quente, é lindo. E eu quero que você seja capaz de experimentar isso.

Para este exercício você vai precisar de algum dinheiro para segurar. As notas são melhores do que moedas, mas se você não tem nenhuma no momento, a moeda irá servir. Mas da próxima vez, tente ter uma nota, e quanto maior a nota melhor.

Coloque a nota entre as duas palmas das mãos, repousando suavemente na frente de você. Vai parecer um pouco como se estivesse rezando, mas deixe suas mãos descansando na sua frente de modo que fiquem confortáveis.

É muito importante, enquanto você está fazendo este exercício, que não peça coisas. Tenho notado que há uma tendência das pessoas, quando estão em contato com dinheiro ou quando sentem que eles estão começando entrar em contato com dinheiro, para começar a pedir coisas. Você sabe, 'Oh, eu quero um carro novo, eu quero um novo emprego, eu quero dinheiro para comprar comida, eu quero tudo "- você sabe, não faça isso.

Pense nisso como se você estivesse indo se encontrar e fazer um novo amigo, e se você estiver indo fazer um novo amigo, você não vai começar, pedindo-lhe coisas.

O que vamos fazer, é primeiro se familiarizar com a energia do dinheiro. E então nós vamos permitir que se expresse no nosso campo de energia. Isso é tudo que vamos fazer agora.

Então segure o dinheiro entre as palmas das mãos e limpe sua mente.

Em seguida, vamos sentir a nota. Apenas sinto ela. Senti-la entre as palmas das mãos. Permitir que ela esteja lá.

Logo ela vai começar a emitir calor. Há um pouco de calor saindo dela. Essa é a primeira assinatura que você irá identificar sobre o dinheiro. É quente.
Eu quero que você diga 'oi' e diga que você permite que ela se expresse para você.
E depois é só escutar.

Aquiete sua mente e ouça.

Veja se alguma imagem, algum pensamento vêm à sua mente e permita que isso aconteça.

A primeira vez que fiz isso, eu realmente tive uma imagem de minha mãe puxando uma nota para longe de mim, longe da minha boca, me apressando para o banheiro e lavando a minha boca, me dizendo o quão sujo dinheiro era e que eu nunca deveria colocar dinheiro na minha boca e que eu deveria sempre lavar as mãos depois de eu tocar no dinheiro.

Resultado de imagem para SINTONIZANDO A PROSPERIDADE - Reconectando-se com o espírito do dinheiro

Obviamente que me chocou, e causou um enorme bloqueio porque eu não poderia permitir que o dinheiro em minha vida, você sabe, que o dinheiro me tocasse, era sujo.

Fiquei realmente muito surpresa quando vi essa imagem, quero dizer que eu tinha esquecido completamente sobre isso. Então eu agradeci a ela, e eu a liberei.

E se você está recebendo qualquer tipo de feedback negativo a partir deste exercício, que é tudo que você tem a fazer - apenas agradeça a imagem, os sentimentos, bloqueios, e libere-os. Eles estão aparecendo agora para que você possa liberá-los.

Levei algumas semanas para trabalhar através de vários bloqueios e, eventualmente, eu era capaz de ficar sentada e apenas deixar o dinheiro expressar-se para mim.

E a próxima etapa é permiti-lo em seu campo de energia. Seu campo de energia é a sua vida, é você. É o seu corpo, seus pensamentos, suas emoções, sua realidade.

Então, quando você tem um feedback, bem positivo do dinheiro, e você está permitindo que ele se expresse com você completamente e totalmente, eu quero que você peça para ele entrar em sua vida. A entrar em seu campo de energia.

E posso dizer-lhe que vai ficar extremamente feliz em fazê-lo, porque o dinheiro não gosta de nada melhor do que ser abundante em sua vida. Essa é a única maneira que pode expressar-se - sendo abundante, para estar em todos os aspectos da sua vida.

Então, traduzindo em um nível prático, basicamente, você deve deixar a nota entre as suas mãos aquecer.

Permita que ela aqueça, você permite que ela se torne quente mesmo. E permita que o calor cresça, e abranja você. Para entrar em sua vida, o fluxo dela, o amor dela.

A assinatura, que você vai encontrar, é extremamente semelhante à da Mãe Terra, porque elas são uma mesma coisa. Acolha-a, abrace-a.

Depois de terminar, diga obrigado para o Elemental do dinheiro por ter se manifestado plenamente para você. Abra seus olhos se estiverem fechados, e guarde o seu dinheiro. Lembre-se, você deve fazer este exercício pelo menos uma vez por dia. 

E não se esqueça de voltar aqui e relatar seus resultados - Eu adoraria ouvir de você.

ascension101.com por Inelia Benz.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Você conhece o músculo da Alma?

Você conhece o músculo da Alma?

Resultado de imagem para SE LIBERTANDO DO NEGATIVO - As sete emoções negativas da medicina chinesa

Saúde holística é um conceito oriental: corpo, mente e alma.
Entender que a promoção de saúde depende de outros ângulos, de outra compreensão da saúde humana. Transcende a ideia de promover saúde. 
Atingir saúde na medicina chinesa é estar bem, estar bem é estar equilibrado, com qualidade de vida.
– O que é o Psoas?
É um músculo bem especial em todos os aspectos. Hoje existem diversos estudos a respeito dele pela condição anatômica, pela condição funcional e estratégica que ele possui.
shutterstock_303067919Em qualquer músculo são estudados três aspectos: origem, inserção e função. Das funções, estuda-se as funções: primária, secundária e terciária. A origem se relaciona ao local em que ele se prende, ou seja, onde nasce. Um músculo é composto basicamente de duas coisas: tendão, ventre muscular e um tendão na ponta. De onde ele nasce, para onde ele vai, já dita muito qual será a função desse músculo, dentro de um contexto, não só locomotor, porque o músculo existe para se movimentar, mas biomecânico. Nesse ponto de vista, o Psoas começou a ser percebido como um músculo que influencia grande parte das outras musculaturas.
É conhecido como o músculo da alma porque ele tem origem no corpo das vértebras lombares e faz uma diagonal, passando pelo abdômen, vindo para a anterior entre o quadril e o fêmur. Então, a anatomia dele mostra que ele faz uma trajetória comprida e é o único músculo que tem uma ligação, a origem de coluna e inserção no sistema locomotor, sendo que ele não tem nenhuma função exatamente para a coluna, mas influencia o sistema locomotor (perna, fêmur, quadril).
Outra característica especial, é essa passagem pelo abdômen influenciando todas as vísceras ou vice e versa. É um músculo grande, enervado, biarticular que passa por algumas refrações.
Os orientais, principalmente os chineses e os indianos (medicina Ayurveda), acreditam que no abdômen está concentrada uma grande carga de energia, se formos pensar como a Ayurveda da Índia, existem 4 dos 7 chakras que passam por essa região. Ou seja, a energia vital é influenciada e influencia o músculo Psoas.
O pensamento chinês também mostra que o baixo ventre (“triplo aquecedor”), principalmente para as mulheres, deve passar por uma atenção maior, em relação a invasão do frio, do vento, da umidade, da secura que influenciam essa região. Além disso, existe muita força nessa região, em especial nas mulheres. Prova disso é que esse é o lugar onde se gera um novo ser humano.
Essa é uma região que é muito influenciada pelo Psoas, que é o único músculo que passa transversalmente por essa região, por isso ele influencia o intestino, o baço. O Psoas é um músculo bilateral: existe o Psoas maior Direito e Esquerdo, para proporcionar o alinhamento do quadril, então está muito relacionado a problemas da coluna lombar. Quando existe um desequilíbrio surgem problemas como o desalinhamento do quadril, na coluna lombar. Existem estudos hoje em dia que dizem que o Psoas também pode gerar cólica intestinal por excesso de tensão sobre o músculo.
Então, o Psoas tem essa característica de sair anatomicamente de um lugar especial – a coluna – para um local que nos move na vida, o sistema locomotor. Se formos pensar de uma maneira diferente: o Psoas é como uma ponte entre a coluna, que é a responsável por nos manter em pé, que nos dá a sustentação e o quadril, a báscula de pelve, retroversão e auxilia secundariamente a flexão coxa-femural, nos auxiliando no sistema locomotor, que quer dizer “o andar da vida”, o se locomover, se movimentar.
Resultado de imagem para SE LIBERTANDO DO NEGATIVO - As sete emoções negativas da medicina chinesa
– Pela Medicina Tradicional Chinesa, o que um problema no Psoas pode representar?
Podemos ver essa questão de duas maneiras, mais global e mais específica. No global, a medicina oriental, especificadamente a chinesa, relaciona cada órgão do corpo humano com um tecido e com uma emoção.
O fígado, por exemplo, é responsável pelo tecido músculo e também pelos olhos. Na medicina ocidental, chegou-se que o fígado é o cara que produz o sal biliar e filtra o sangue. Essa é a função acadêmica, fisiológica do fígado.shutterstock_291341576 (1)
À luz da medicina chinesa, o fígado é o órgão que faz essas funções clínicas, mas também é um órgão que cuida e influencia os músculos, seja o Psoas ou qualquer outro. E, ao mesmo tempo, o fígado também é responsável pelas emoções: ira, cólera, raiva, irritação, tolerância. Toda as vezes que ficamos com essas emoções, sangue estagnado no fígado, o fígado avisa o sistema nervoso central que ele precisa reagir. Toda vez que você está nervoso, você cria uma tensão muscular. Então, essas emoções influenciam diretamente todos os músculos, dos menores aos maiores, como é o Psoas.
A postura fala muito da nossa condição energética, nossa condição emocional. Quando estamos relaxados estamos mais abertos, quando estamos mais tensos estamos mais fechados.
Quando a gente está com segurança a gente se impõe.
Quando estamos equilibrados na vida, a gente corre, caminha, anda de bicicleta, se movimenta mais.
Quando estamos com problemas emocionais, a gente trava e o corpo precisa nos avisar. Travar é uma forma de o corpo nos avisar.

O Psoas, em sua trajetória encontra o ilíaco. Esse músculo também é conhecido como iliopsoas, que tem uma ligação muito grande com o sistema nervoso central porque, segundo algumas atualizações na neurologia, tudo que passa dentro do canal medular, é sistema nervoso central, ou seja, está ligado ao cérebro. 

O Psoas tem esse ligação com as vértebras e está muito ligado com o cérebro. Não é certo dizer, mas é como se esse músculo fosse vizinho do cérebro, do córtex. Então, todas as emoções, o sistema sensorial está muito ligado ao que acontece no córtex superior. Por isso, é chamado de músculo da alma.

A gente pode pensar que a alma é alguma coisa que nos mantém. Fazendo uma analogia: o cara que faz um violão sabe que o braço do violão é a alma do instrumento, é a coluna. Se eu tenho uma corda num braço que sai do lugar, as cordas não vão ficar afinadas, a alma do violão está estragada. A coluna tem a ver com a alma. É o músculo da alma porque é uma interface do córtex emocional para o físico, passa por ele e nos auxilia a manter ereto e nos dá movimento na vida.
– Quem apresenta problemas no Psoas apresenta que tipos de emoções, sentimentos?
O Psoas está relacionado fortemente às emoções.
A emoção é uma coisa momentânea, então, é mais do que isso. O Psoas é uma interface da emoção para a postura da pessoa. Essa questão emocional gera um comportamento, que por sua vez influencia uma postura e o corpo físico. O Psoas mostra, através da postura física, o que a pessoa está sentindo. É uma reação comportamental àquilo que a pessoa está vivenciando. O comportamento de uma pessoa fala mais que emoção, pois não é momentâneo.  Então, posso pensar que uma pessoa que tem uma postura encurtada, é arcada, fechada, não tem muita capacidade de locomoção porque dói, essa condição física sugere que seja um problema no psoas. Tudo isso dá dicas do que a pessoa está sentindo e o psoas dá essas dicas do que está afetando emocionalmente essa pessoa. É uma reação do corpo a um comportamento que a pessoa tem na vida. Eu falo, o corpo dedura.
– Na acupuntura, qual é o foco do tratamento quando se percebe um problema no músculo Psoas?
O Psoas é um músculo excelente para tirar dúvidas sobre sintomas do corpo. Se temos todos esses comportamentos armados e ainda o psoas está bagunçado, confirma o diagnóstico. Quando a pessoa vem para a acupuntura, ela não sabe nem mesmo se queixar do que ela tem. A dor movimenta o corpo humano em busca da solução. Ele dá dicas das questões anatômicas e energéticas. A pessoa diz: estou com uma dor na coluna e não estou conseguindo caminhar. Estou me sentindo fraco também, não estou conseguindo caminhar, ou estou cansado, também afeta a parte da sexualidade, indisposição.
O tratamento começa a partir de uma atenção inicial, a queixa principal, que é a dor. A acupuntura ajuda a desestagnar e desbloquear a circulação dos meridianos, melhorando o estado geral. Depois vai trazendo a consciência de que através de um tratamento você consegue reequilibrar todo um corpo, mente e alma.
A medicina tradicional chinesa é uma sistemática de trazer a pessoa para o equilíbrio, para ter saúde e se manter com bem-estar e reconquistar a qualidade de vida. Nunca indo apenas pelo sintoma, o tratamento deve ser global, indo em busca da origem da doença na alma. Se não for assim, a pessoa vai voltar a ficar arcada novamente, vai ter a capacidade de locomoção diminuída novamente, dor, baixa amplitude de movimento articular. O psoas vai trazer esses sintomas novamente para que a pessoa percebe que o buraco é mais embaixo. Auxiliamos a queixa principal, mas é preciso entender a origem, ir buscar lá na alma porque o psoas está com problema.
– Qual o comportamento que pode levar uma pessoa a uma contração do Psoas?
Se chegarmos nessa resposta, estamos mais perto do curar. E eu cuido daquilo que está atrapalhado, eu cuido do não fazer. A cura vem da consciência. Essa pergunta é de um ponto de vista metafísico. Mas do ponto de vista fisiológico, físico, biomecânico, postural, pessoas que demonstram um determinado comportamento, já temos meio caminho andado para a metafísica acontecer.
Como o Psoas é um músculo relacionado com estabilidade lombo-sacral, ilíaca, sistema locomotor, o aumentar da curvatura lombar, da hiperlordose, ou perda da curvatura lombar, que é a retificação lombar, por má postura dinâmica (jogador de tênis, por exemplo) e tem um vício postural para ganhar desempenho, com certeza o psoas, o ilíaco e outros músculos irão sofrer. Postura estática, sentado ou tem vícios posturais, coisa comum na atualidade, vai retificar a coluna lombar e com certeza o Psoas vai sofrer.
Retificou a coluna lombar, o Psoas será retificado. Quando estamos sentados com uma má postura, você percebe que está alterando o Psoas, não diretamente, mas sim toda a coluna lombar. Também na visão biomecânico pode haver um encurtamento de musculatura de membros inferiores, em especial, como quadrícipes, o músculo ilíaco, tendinite, bursite. Essas alterações locomotoras fazem com que o Psoas se adeque a essa condição.
É bom entender que o Psoas é só um músculo. Quem protege quem? A pele é o grande órgão de proteção, a pele protege o músculo, que protege a articulação, que protege o nervo, que é o cara mais sensível, é a estrutura mais prioritária, delicada, que precisa de proteção. Prova disso é que o crânio é o osso mais denso, mais grosso e mais difícil de cortar do corpo humano. Quando o músculo está contraído é porque eles estão fazendo de tudo para proteger as articulações.
A coluna e medula são tão importantes que o músculo Psoas se contrai para protegê-los, porque o Psoas tem como origem a vértebra da coluna, de onde saem todos os nervos. Ou seja, tem a função de proteger e cuidar, já que o nervo que está ali é muito importante, pois liga-se ao cérebro. O Psoas vai, essencialmente, fazer o que for necessário para fazer a sua função: proteger a articulação. O nervo que está ali é muito especial, que por sua localização, vai proteger indiretamente o cérebro. Que nada mais é do que o plexo do canal medular, que é a medula, as células da glia.
Quando o Psoas se retifica ele acaba ficando alterado, quando se encurta outras musculaturas, ele também se encurtará, quando houver má postura na cadeira, de pé, praticando esporte, ele também se alterará. Quando existem esses comportamentos biomecânicos, com posturas físicas inadequadas é porque a alma está se sentindo assim. Ou seja, que comportamentos o indivíduo está apresentando que gerou esses problemas?
Na medicina chinesa, esses comportamentos são analisados como um todo. Por exemplo, no geral a coluna lombar se relaciona ao rim, moram no mesmo bairro, vamos dizer. O órgão rim é da disposição, da coragem, da astúcia, de bater na mesa e dizer: – eu garanto! Rim forte é isso!
O rim é a bateria do corpo, a gasolina.
Quando a gente observa que a pessoa está arcando, não está mantendo uma postura adequada, é porque está perdendo potência e apresenta um comportamento fisicamente indisposto, cansado, sem ânimo, com medo de tomar atitude, de se manter, de sustentar suas decisões, de se pronunciar. Existem até estudos que mostram que pessoas que tomaram grandes decisões eram pessoas com rins com ótimo funcionamento.
Ao contrário, quando falta energia aos rins, existe uma autovitimização. Tudo se torna uma bola de neve, a pessoa não tem coragem, tem medo. Quando a pessoa está bem fisicamente tem a coluna ereta, as coxas fortes. Quando a pessoa está mal fisicamente, pouca capacidade de caminhar, ombros caídos, se fecha, sugere esse comportamento e pode apresentar problemas no psoas. O Psoas precisa ser movimentado. A cura começa por cuidar do sintoma, do encurtamento do Psoas, buscando o reequilíbrio.
– Através da acupuntura e da medicina chinesa é possível despertar na pessoa a percepção do que ela precisa observar e mudar nela, o autoconhecimento?
Por isso que a Medicina Chinesa é tão extensa. A resposta é sim! A doença nasce do desequilíbrio e da falta da consciência. A doença do corpo e a doença da alma, do espírito. O que é a cura? A cura, para qualquer coisa, é o conhecimento. A doença é a falta de conhecimento da alma. Se você não tem conhecimento sua alma fica doente. Você cura trazendo a pessoa à luz da consciência. A Medicina Tradicional Chinesa, para fazer efeito, precisa, necessariamente, trazer a consciência, que aquilo irá gerar o autoconhecimento. E ela sempre precisou agir assim por uma questão demográfica. É uma sistemática de saúde para conseguir atender a um imenso contingente populacional. Tinha que funcionar.
Imagem relacionada
– O equilíbrio foi reestabelecido. A partir disso, como passar da consciência do problema para a cura?
A ordem da cura poderia ser organizada assim:
  • Reestabelecer a saúde física – sair da crise – amenizar sintomas
  • Reestabelecer a saúde mental – emoções
  • Saúde física e mental estão equilibradas atuam sobre a saúde emocional e espiritual, do conhecimento
Outra ordem é essa: Corpo – Mente – Alma.
Uma tradução:
Físico – Dor
Mental – Emoção
Espiritual – Paz e tranquilidade.
Porque a palavra espírito e alma têm outra tradução. São palavras ligadas a dogmas e religiões e não é o caso.
Chega um momento que esses médicos orientais viram Gurus. Dão mais conselhos do que fazem acupuntura ou praticam a medicina chinesa, pois entendem que estão mais focados em trabalhar no salto qualitativo da saúde humana do que no trabalho do reequilíbrio, de aplicar isso em si.
– Qual é a prevenção e qual é a manutenção da saúde?
É a consciência dessa problemática de uma forma muito iluminada, consciente. Entender, as causas, comportamentos, ou seja, a necessidade de se conversar mais e agir menos com as técnicas como a acupuntura. Surge a necessidade do sábio no oriente e do psicólogo no ocidente. É o aconselhamento, é o mestre, o monge, tenha o nome que tiver. É fazer a reforma íntima. Enquanto você não mudar sua forma de ver as coisas, ter consciência, não muda o comportamento e não inibe a doença.
shutterstock_272147675
Deve-se ter a consciência do que não se deve fazer. O processo terapêutico deve ser feito dentro de nós. Nós temos muitas couraças. Damos desculpas. Será que somos conscientes ou somos apenas informados? Só temos consciência quando passamos por aquilo: pelo sofrimento, pela dor, pela doença. A evolução vem pela dor e trazer através do amor, a consciência. Podemos através do tratamento da acupuntura desentupir tudo que está travado, os meridianos, na fase da prevenção, da manutenção. Porque existem três fases do tratamento:
  • Fase aguda/tratamento: dor → pressa em ficar sem dor;
  • Manutenção: quando percebe que precisa se tratar para não ter mais dor.
  • Prevenção: processo de tratamento do espiritual. As mudanças passam a ser palpáveis. A partir de conversas, sessões mais espaçadas e pontuais.
É mais fácil resolver um osso encurvado do que os problemas espirituais e internos, os comportamentos. É nesse momento que o terapeuta mais precisa da participação do paciente. É onde precisa ser buscada a essência. Partir da informação para a consciência e comportamento é um salto individual.
É por isso que dizem que o psoas é o músculo da alma. Quando há consciência da necessidade de eliminar o medo, a raiva, a vitimização, o rim ficará sem energia para gerar o movimento, a coragem, o corpo vai travando, vamos arrumando desculpas para não agir. Como dizia um professor: “tudo na vida são duas coisas: ou é motivo para se fazer ou é desculpa para não fazer. Quando a gente começa a se vitimar estamos arrumando um motivo para sair do buraco? Não, estamos arrumando uma desculpa para ficar no buraco!
Temos muitos  aprendizados na vida. O ruim é como não obedecemos a esses aprendizados. Passamos pelas coisas para aprender! O universo não tem pressa nenhuma. Ficamos batendo a cabeça. Cada vez que você desobedece vem uma emoção negativa, geramos internamente uma frustração, uma couraça e damos força àquilo que é inferior. Vamos nos vitimizando, se melindrando, de a vida não é boa comigo… cada vez que tomamos uma pancada da vida, o corpo deflagra avisos que custamos a aceitar.
O psoas é a interface que vai te avisando: “você está fazendo a coisa errada, presta atenção e conserta!”
Aí você vai arcando, travando, porque você já tem tanta frustração que começa a não ter mais coragem para a vida. A acupuntura vai desobstruindo os canais de energia que não estão circulando, que estão se fechando para a vida e, dessa forma, como pode chegar a luz para a consciência, para os chakras? 
Sem isso, não podemos evoluir. Se não chegamos com energia nos chakras, e principalmente no coronário, você não consegue comunicar as energias de “céu” e “terra”, nos meridianos e, se não circula, o corpo adoece. A energia não circula, como vou caminhar na vida? 
A acupuntura consegue desentupir isso, realinhar esses meridianos e deixar a energia circular.

Escrito por Ricardo Rossi