domingo, 19 de outubro de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A Energia Kundalini e a Dança do Ventre

A Energia Kundalini e a Dança do Ventre




Kundalini vem do sânscrito kundal e significa “aquela que está enrolada”, termo originário da Índia hinduísta, sendo uma metáfora de serpente.

É uma espécie de energia nuclear, telúrica e ígnea, uma energia ctônica, da terra, que tem sua correlação (projeção) adormecida na base da coluna vertebral do ser humano. Trata-se de um conceito que desde o século passado vem sendo discutido no Ocidente por psiquiatras, médicos, físicos, professores e pesquisadores. O termo para a área médica e psicológica representa um tipo de energia psicoespiritual fundamentado na expansão da consciência.

Os centros de energia (chakras) estabelecem o caminho para a energia primária kundalini percorrer o corpo. Principalmente através de alguns movimentos da Dança do Ventre é manipulada uma suave quantia dessa energia, mesmo que não haja uma intenção explícita para isso.

Pelo fato da energia kundalini se encontrar adormecida na base da coluna vertebral, na literatura clássica, é geralmente representada por uma ou duas serpentes enroladas nesta região e, também, por ser a serpente um animal que rasteja sobre a terra.

Na realidade, seu percurso é complexo, ondulado, em ascensão pela espinha dorsal ou por dentro do corpo, saindo de sua base através de dois canais (nadis) ida e pingala, que se cruzam no canal do meio sushumma. Muito semelhante ao símbolo da medicina, o caduceu, com duas serpentes ascendendo e cruzando um mastro intermediário, lembrando uma molécula de DNA. Sushumma é o canal que liga este chakra (básico) aos demais pelo centro do corpo.


Durante muito tempo, em razão das culturas orientais e tradições esotéricas terem dominado o tema, com crenças no misticismo e misturas confusas de conceitos, superstições primitivas e dogmas, a classe científica ocidental não aceitou o processo da kundalini como um fenômeno relevante. Todavia, em meados dos anos 70, com o aumento do interesse ocidental pelas práticas orientais de autoconhecimento e o crescente número de pessoas no Ocidente, praticantes de meditação, tendo a mesma experiência psicofísica descrita nos modelos tradicionais destas tradições, os cientistas viram-se obrigados a estudar o “novo” fenômeno social.

Tal evento provocou mudanças no pensamento científico, possibilitando a comparação destes modelos clássicos e dos contextos clínicos, pois a uniformidade das descrições em ambos os processos, além de evidente, facilitava o trabalho dos pesquisadores, que passaram a considerar os componentes fisiológicos dos aspectos comuns da “nova” pesquisa.

Gopi Krishna foi um dos grandes responsáveis pela popularização da kundalini no Ocidente, ao mostrar que tanto cristãos, como sufis e adeptos do Yoga e da Meditação, passavam pelas mesmas experiências psicofísicas. Outros nomes pioneiros, cada um em sua área, também contribuíram para o aprimoramento do mapeamento da atividade energética no corpo humano, facilitando o entendimento científico sobre a kundalini, entre eles: Dr. Lee Sannella (psiquiatra); o pesquisador Itzhak Bentov (experiências com balistocardiógrafo e sonda capacitadora em praticantes de meditação); Dr. Hiroshi Motoyama  (desenvolvimento da AMI Machine, capaz de diagnosticar os níveis de energia nos chakras e meridianos do corpo), entre outros.

Carl Gustav Jung também estava familiarizado com os estudos sobre a kundalini. Em suas correlações, Jung considerou a kundalini como sendo a força da psique, importante no processo de individualização. Obviamente, nem toda consideração junguiana é totalmente aceita pelos praticantes da arte-ciência da kundalini, embora encarem com respeito os esforços da visão junguiana e o motivo é bem simples: o crescimento dentro da individualização não é necessário ser acompanhado pelo “nascimento” da kundalini no sentido clássico, mesmo que ele seja rodeado por “transformações poderosas” da energia psíquica.

Mesmo assim, os praticantes de meditação têm demonstrado, dentro dos laboratórios, que condições, como estados transcendentais da consciência, podem ser monitoradas através de máquinas e computadores, leitores de dados de ondas cerebrais. Assim sendo, pode ser simples questão de tempo para que o refinamento dos nossos aparelhos de medição e programas de computador nos dê um meio eficaz de “provar” os efeitos da kundalini na mente e corpo humanos, para deleite dos céticos.


Apesar disso, aqueles que têm experimentado a kundalini continuarão a falar sobre suas experiências, e com o tempo quebrará as atuais barreiras sobre o tema.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - OS CHAKRAS E A DANÇA DO VENTRE

OS CHAKRAS E A DANÇA DO VENTRE



Chakras são centros energéticos do corpo. Os seres humanos possuem sete Chakras principais que estão em constante atividade, embora sua presença não seja percebida conscientemente por não meditadores. A palavra Chakra em sânscrito é traduzida por roda, círculo ou movimento. As representações pictóricas desses centros de energia são formadas por figuras geométricas e pétalas. Pelos Chakras transitam e se movem as energias sutis do corpo.

Os Chakras estão localizados dentro e fora do corpo; a Kundalini, energia da vida, ativa os Chakras e movimenta-se dentro do corpo. Kundalini é energia da terra, o poder do desejo puro dentro de nós, é a energia da nossa alma, da nossa consciência. Kundalini é a nossa emanação do infinito, a energia do cosmos dentro de cada um de nós. Como nossa energia criativa, ela pode ser imaginada como uma serpente enroscada, adormecida na base da nossa coluna. Uma energia adormecida dentro de nós que desperta e passa através dos centros de consciência, Chakras, no canal central da espinha (Sushumna), expandindo nossa consciência.

Quando conseguimos um fluxo constante da Kundalini, é como se estivéssemos despertando de um longo sono; deixamos de viver numa realidade imaginária e nos tornamos compromissados com os nossos propósitos e metas aproveitando muito mais os prazeres da vida. A Dança do Ventre ativa a energia Kundalini, ajudando em sua ascensão pelos Chakras principais, propiciando o autoconhecimento e o despertar da consciência.

Normalmente os Chakras são pequenos, não apresentando mais do que cinco centímetros de diâmetro. Com a prática de mantras, yoga, meditação e Dança do Ventre os Chakras aumentam de tamanho e sua luz se expande. Sua aparência pode ser descrita como circular e luminosa. Cada Chakra tem uma cor, mantra, elemento e movimento da Dança do Ventre que o estimula. Seu movimento é ininterrupto, estão associados às glândulas do corpo físico e funcionam como centros de captação, contenção e distribuição de energia para todo o corpo.

Os sete Chakras estão localizados ao longo da coluna vertebral, dispostos verticalmente e cada Chakra tem funções específicas, mediante o recebimento de energias internas e externas.

Os Chakras inferiores, mais associados à matéria, são o Muladhara (Chakra básico), o Swadhistana (Chakra umbilical) e o Manipura (Chakra plexo solar). O médio, ou intermediário, é o Anahata (Chakra cardíaco), associado aos sentimentos. E os superiores são o Vishuddha (Chakra laríngeo), o Ajña (Chakra frontal) e o Sahashara (Chakra coronário), que estão associados ao mental e à iluminação. Sua rotatividade obedece ao sentido horário ou anti-horário, dependendo da qualidade energética de cada indivíduo. Quando o Chakra gira no sentido anti-horário, perde-se energia. E quem perde muita energia pode sobreviver da energia alheia, por meio de uma relação de dependência chamada na metafísica de vampirismo. Além disso, pode-se adoecer.

Existem muitas práticas que fazem o Chakra girar em sentido horário ou anti-horário:

  • Método interno: por meio desse método, despertamos a Kundalini com a prática de dança, yoga, mantra, tai-chi, chi-kun, iai-dô, aikidô etc.
  • Método externo: consiste no recebimento de passe magnético, massagem, aplicação de acupuntura, geoterapia ou cromoterapia.

Os dois métodos contribuem para o estímulo de todos os Chakras, proporcionando melhor disposição física e mental aos praticantes.

É importante manter os Chakras equilibrados, utilizando técnicas corporais, técnicas mentais e alimentação equilibrada. Os Chakras influenciam e são influenciados também pelo corpo físico, daí a necessidade destes cuidados.

Todos os Chakras possuem qualidades energéticas próprias que em desequilíbrio produzem determinadas doenças ou, em situações de equilíbrio, conferem ao nosso organismo inúmeros benefícios. Contudo, o sexto Chakra pode ser mais estimulado que os demais pelo mantra Om, pois possui uma força que ajuda e atrai a subida da Kundalini.

Em uma sociedade, extremamente estressante e competitiva, através do excesso de trabalho, estresse, toxinas, alimentação inadequada, drogas, tabaco, álcool, ansiedade, depressão e tantas outras coisas mais, criam bloqueios energéticos nos centros das funções vitais do corpo reduzindo ou mesmo fechando em alguns chakras o fluxo de Energia (Prana), ficando essas energias nocivas armazenadas em órgãos vitais e começando a manifestar-se na forma de doenças.

A Dança do Ventre equilibra e alinha todos os chakras através da realização de movimentos ligados e eles, trabalhando diretamente com a energia vital de nossos chakras e da kundalini, desbloqueando esses centros energéticos, abrindo os chakras, libertando do excesso de energia reprimida, fazendo voltar a circular harmoniosamente.


1º Chakra: Básico – Muladhara...

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Chakra, Svadhistana – sexualidade

Chakra, Svadhistana – sexualidade



                                                                      
“As famílias religiosas geralmente tem uma ótima base, uma vez que tendem - ser mais conservadoras e permanecem no mesmo lugar por muitas gerações. No entanto, os pais tendem a se reprimir sexualmente e projetam seus sistemas morais nos filhos, achando, talvez, que estejam se protegendo do perigo. Em situação inversa, a criança pode sofrer abuso sexual. Em qualquer um dos casos, o centro sexual se fecha.

A criança aprende a se controlar baseada em um julgamento em que o mal resultará da experiência sexual. Em vez disso, precisa descobrir o autocontrole no  segundo Chakra  através de uma exploração corajosa da sexualidade, ainda na fase de crescimento. Não há por que diferenciar o desenvolvimento sexual de qualquer outra habilidade durante o processo de amadurecimento.


As pessoas que têm bloqueios no segundo Chakra  sempre apresentam problemas de ordem sexual, quer seja óbvio para o mundo ou não. Casamentos podem ser mantidos apenas por conveniência, mas uma esposa pode não ter orgasmos e o marido se satisfazer num ato sexual muito rapidamente, apenas para aliviar-se, como um adolescente; ou ainda pode nem haver sexo. Qualquer que seja o padrão, uma vez que a crise da meia-idade chega, a tensão se instala dramaticamente.

Alguns casais — a muito custo — conseguem superar tudo juntos. A esposa frustrada, o marido confinado ou o celibatário fazem o possível para evitar o estresse da libertação, uma vez que envolve romper com os padrões de resposta sexual reprimida ou opor-se a regras repressoras criadas e impostas por aqueles que desejam controlá-los.

Para evitar alguma descoberta desagradável, muitos acham que não vale a pena querer entender o sexo ou explorar o autoconhecimento.
Mas isso não se aplica a muitas pessoas, pelo menos não desde os anos 60. Quando a energia da Oposição de Urano entra neste chakra, muitos se separam da realidade moralista que os envolve.


 Aqueles que têm o segundo chakra bloqueado evitam os pais, os companheiros e outras pessoas que possam julgá-los durante a crise da meia-idade. Os que são forçados a enfrentar tal situação ficam nervosos e sentem necessidade de agir. Muitos evitam sexo, mas ao mesmo tempo precisam experimentar sentimentos de prazer sexual...

O PODER DA ORAÇÃO - Prece para os enfermos - Arcanjo Rafael

Prece para os enfermos 




Quando vô
ce receber esta oração leve seu pensamento 

e sua energia para quem está necessitado de uma 

intervenção espiritual em sua saúde. 

Meus irmãos concentrem no seu coração e envie a compaixão para nosso (a) irmã que está necessitado (a) da Chama Verde da cura, neste momento por bondade.

"O amor tudo conquista.
Da luz tudo é criado.
Haja luz.

Estamos neste momento em contato com nosso Eu superior, estamos na frequência vibracional do puro amor.

Envolvidos pela emoção do puro amor em nosso coração usamos nesta intervenção espiritual a tocha da alma para o Eu superior.

Estamos unidos nesta corrente, para a cura dos necessitados.

Para atingirmos a transformação, estamos sentindo a força do amor e das energia superiores da luz Verde da Raio da Cura.

A luz do nosso amor é o nosso poder, a nossa força


Vamos concentrar na luz do nosso coração, na Chama Verde brilhante de fundo branco que emana do mais puro amor da Unidade Divina que somos capaz de irradiar.

Vamos neste momento entrar em contato com a nossa fonte de saúde, de Cura e do cristalino de amor.

O puro amor da Divina Mãe/ Pai está fluindo em nosso coração da

Crística Chama Verde de fundo Branco.

OH! Fonte Divina doadora universal da luz infinita da compaixão que está fluindo do nosso coração.

Jesus de Nazaré, desce agora e coloca suas mãos no coração daquele que amamos, nossos irmãos.

A luz que emana do trono da Mãe Divina é tão brilhante que ilumina todo o nosso ser e de todos necessitados da luz do Raio Verde da Cura.

Ave Maria, cheia de Graças, abençoa os enfermos neste momento nos hospitais...

Ave Maria cheia de Graças, cobre com seu mantos seus filhos que estão sofrendo no corpo e na alma.

Divina Mãe de muitos nomes, eu te invoco abre seus braços e abençoa aquele(a) que amamaos que está necessitando da sua misericórdia. Mãe divina envolva o nosso irmão com o seu manto amoroso de luz.

Os anjos ouvem nossas preces e descem com boa vontade de nos iluminar.

Mãe Divina e os médicos espirituais, mestres ascencionados entrai neste momento no quarto daquele que sofre, e leva a cura dos seus males e dores.

Divina Mãe envia os anjos curadores para o leito daquele que amamos.

Envia o Espírito Santo para que ele ilumine os médicos e enfermeiros que cuidam daquele que amamos.

DR. Bezerra de Menezes, André Luiz, Irmã Sheila, Dr. Friz invocamos sua presença agora, no Hospital .... no quarto.., na cidade... daquele que amamos.

Invoco em nome de Jesus de Nazaré, a equipe médica de luz do caminho da Luz da Aurora.

Descei, mensageiros da luz, da caridade e da cura...

Estamos sintonizados com a luz da grande Fraternidade Branca e invocamos agora, a compaixão dos Mestres Espirituais da Chama Trina, descei e amparai os que sofrem e se sentem desamparados.

Arcanjo Rafael, entra no quarto daquele que amamos, e leve a cura e alegria para a sua alma.
Envolva nosso irmão(ã) com o nosso amor.

Estamos neste momento em rede com todas as almas sintonizadas na luz da mente do Ser Um pleno de Graças da Luz do Raio Verde da cura.

Que desçam aqui e agora os anjos, Arcanjos, querubins , Mestres Ascencionados que estão trabalhando para a saúde da humanidade.

Oremos para este irmão, da nossa família...
Estou neste momento abrindo uma corrente espiritual para nosso irmão que muito amamos.Estamos convocando uma rede de luz de oração com todos integrantes do grupo, para que junto de mãos dadas invoquemos a luz divina de São Rafael para nosso irmã(ã) que está no hospital... (que vai operar...) ou (que está em casa necessitado de luz e de oração para sua saúde.
Invocamos uma luz translúcida verde, esmeralda de vários matizes luminosos,

que agora penetra cada célula, átomo e eletron do nosso irmão (a) e na sua alma e na essência monâdica do seu corpo, ( diga o nome e o endereço).

Podemos ouvir ao fundo a música das esferas, sobre a forma de um radiante coro de anjo,cantando melodias e harmonias magníficas.

Agora vamos imaginar o quarto envolvido de luz verde da cura, a luz da compaixão do Infinito.

Agora vamos imaginar o socorro descendo, envolvendo o doente com muito carinho e amor.

Todos os procedimentos espirituais estão sendo feitos...

Se houver necessidade, haverá uma inferência espiritual no corpo do doente.

EU Sou! Eu invoco a Divina Presença de todos aqueles que estão envolvidos neste apelo.

Eu Sou a Presença Divina em Ação.

Eu Sou a Divina Presença da Luz que cura e Consola.

Seja feita a vontade Deus.

Sou muito grata - esta é uma oportunidade da luz divina do meu coração queimar o fogo divino da compaixão.
É dando que recebemos...
escreva o nome daquele que está necessitado de oração.

Seu endereço, nome do médico, hospital horario da intervenção cirurgica se houver.

e faça um bilhete assim:
Eu peço ao Anjo Rafael e todos os anjos curadores,à Mãe Divina e os mestres ascencionados e equipe médicas Espirituais de Aurora, aos médicos espirituais - Berra de

Seja feita a Vontade de Deus. 

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Glândula Pineal - Fisiologia

Glândula Pineal - Fisiologia







Há pelo menos 2000 anos a glândula pineal foi considerada pelos cientistas-místicos como a “sede da Alma” (sua morada). Alguns desses antigos cientistas chegaram a afirmar que o grau de desenvolvimento psíquico de uma pessoa seria proporcional ao desenvolvimento da glândula pineal.

Mesmo em nosso tempo, muitos estudantes de misticismo aceitam esta afirmação como verdadeira. Como existe uma afirmação no sentido de que “a pineal está ligada à transição entre a mentalidade autocentrada da infância e a da maturidade e benevolência”;

 muitos aspirantes bem intencionados sentiram-se encorajados a nutrir a idéia de que, quanto maior for a glândula pineal, maior será o desenvolvimento psíquico do indivíduo. Existem fatos que apoiem esta relação entre a pineal e o desenvolvimento psíquico?


René Descartes, filósofo, místico, e fundador da moderna matemática, referiu-se à glândula pineal como sendo a sede da alma racional. Como filósofo e matemático, é pouco provável que Descartes tenha usado o termo “racional” de forma imprecisa ou não-específica;

 visto que o termo “racional” deriva de “ratio”, que significa comparar. Pelo que se sabe, Descartes referiu-se à pineal como “la glande cannairienne”, ou glândula do saber, do conhecer. Perguntamos: não está o “conhecimento” baseado na comparação?

Do ponto de vista tradicional, pois, a glândula pineal vem sendo considerada como o órgão da percepção, “transformando a informação recebida em humores que passam por tubos, para influenciar as atividades do corpo”, segundo Descartes.

 Desta idéia tradicional deduzimos que a pineal representa um portal que permite ao Eu psíquico exercer influências bastante definidas sobre o Eu físico.

Do ponto de vista científico moderno, a pineal é frequentemente chamada de “reguladora das reguladoras”, governando muitas atividades do hipotálamo e da pituitária. Este ponto de vista se fundamenta, em grande parte, em resultados de estudos feitos com animais e não é incompatível com aquilo que se conhece das atividades fisiológicas desta glândula, no homem.



A PINEAL COMO TERCEIRO OLHO
Em alguns animais inferiores, como lagartos e sapos, a pineal consiste de dois órgãos distintos, um deles ocupando seu lugar usual na parede superior da terceira câmara do cérebro , o outro ocupando uma posição exterior ao cérebro propriamente dito, apresentando as características de um olho.

Este segundo tipo de órgão pineal ou externo, é geralmente chamado de órgão parapineal ou terceiro olho. Hoje, as evidências fisiológicas indicam que, em animais desprovidos de órgão pineal externo, algumas áreas da parte superior da terceira câmara cerebral, e talvez a própria pineal comum, podem ter a capacidade de transformar vibrações de luz em reações comportamentais e de outros tipos, em alguns animais.

Nos animais superiores, incluindo o ser humano, a pineal é composta principalmente de células que não são por si mesmas, reagentes à luz.

Entretanto, a luz recebida por intermédio dos olhos parece influenciar a função da pineal, visto que certas atividades, que sabemos estarem ligadas à glândula pineal, são alteradas nos animais cegos e muito influenciadas pela luz nos animais que enxergam.

 Além disto, nos animais superiores, a função pineal também é influenciada por impulsos do “Sistema Nervoso Simpático”.

A PINEAL COMO “REGULADORA DAS REGULADORAS”

No ser humano, a pineal é um pequeno órgão em forma de pinha, localizado bem no centro da cabeça (Veja Figura 2). A pineal permanece bioquimicamente ativa por toda a vida do indivíduo.

Entre suas numerosas influências, a pineal afeta as atividades do córtex supra-renal, da tireoide  do timo, das gônadas, do sistema hipotálamo-pituitário e, aparentemente, do pâncreas. A pineal, portanto, se qualifica como “reguladora das reguladoras”.

Na ausência da pineal, várias alterações no comportamento e na atividade elétrica do cérebro foram observadas em muitas espécies animais.

 Assim, a ausência da pineal em ratos novos leva a uma puberdade precoce. Com respeito a este fato, é interessante notar que, no ser humano, tumores que cerquem a pineal inibindo suas atividades, também levam ao surgimento precoce da puberdade.

 Em casos deste tipo, não é incomum a puberdade ocorrer, por exemplo, aos cinco anos de idade. Por outro lado, a hiperatividade da pineal, causada por tumores dentro da própria glândula, provocam um atraso considerável da puberdade.

A PINEAL E A TRANSIÇÃO CHAMADA PUBERDADE

Por causa da particular importância da transição para a puberdade em relação a futuras experiências de percepção e compreensão do Eu, achamos apropriado examinar mais meticulosamente a influência da pineal sobre a maturidade mental e física.

 Em termos de conceitos mais modernos sobre a atividade pineal, esta glândula passou a ser um foco de atenção como resultado da história clínica que apresentamos a seguir, e de outras que lhe são semelhantes.

No início do século vinte, um menino austríaco de cinco anos começou a crescer muito depressa, de um momento para outro; aumentou de estatura e adquiriu a aparência de um garoto de doze ou treze anos. Apareceram pêlos em seu corpo, sua voz engrossou e ele apresentava todos os sinais indicativos da puberdade. Sua precocidade sexual foi acompanhada pela precocidade mental.

 Há relatos sobre ter ele perguntado aos pais qual seria o destino ou condição da alma após a morte. Em outra ocasião, segundo os relatórios, ele observou pensativamente: “ estranho como eu me sinto melhor deixando as outras crianças pegarem em meus brinquedos do que quando brinco com eles.”

Outras coisas ditas pelo prematuro rapaz refletem uma maturidade de pensamento que se considera o resultado normal de muitos anos de experiência na vida adulta.

A criança morreu antes de completar os seis anos, mais ou menos quatro semanas após ter sido hospitalizada. A autópsia revelou que o menino tinha um tumor na glândula pineal.

Como já vimos anteriormente, a chegada precoce da puberdade, quando associada à pineal, deve-se à inatividade ou hipoatividade pineal, visto que, no período da infância, as atividades da pineal estão ligadas com a inibição da descarga de hormônios estimuladores das gônadas, pela pituitária anterior.

 No caso médico relatado acima, o “tumor da pineal” deve ter sido do tipo que inibe a atividade pineal, apressando, por conseqüência, a maturidade sexual e mental.

Parece claro, então, que a sincronização da liberação dos hormônios  estimuladores das gônadas e, portanto, a sincronização do surgimento da puberdade, está sob o controle da pineal.

 Parece lógico suspeitar, portanto, que após a puberdade deve haver alguma alteração nas atividades da glândula pineal. Até hoje, nenhuma alteração dessa atividade, pelo menos do ponto de vista bioquímico, foi demonstrada.

A PINEAL E A FACULDADE INTUITIVA...