quarta-feira, 7 de novembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - O chá de semente de melancia é um verdadeiro remédio, saiba como fazê-lo!

Como preparar um poderoso e nutritivo chá de semente de melancia

Resultado de imagem para O chá de semente de melancia é um verdadeiro remédio, saiba como fazê-lo!

A melancia é uma fruta muito apreciada por ser refrescante e docinha. Pode ser consumida pura, como suco e ainda integrar sobremesas. No entanto, normalmente nos jogamos fora toda as sementes da melancia, o que é um erro.
A semente possui propriedades medicinais que trazem muitos benefícios ao nosso corpo se forem utilizadas de forma correta. Veja quais são os benefícios e como preparar o chá de semente de melancia.

Os incríveis benefícios da semente de melancia

  • Possui propriedades antioxidantes – essenciais para combater o envelhecimento precoce;
  • Acelera o metabolismo – o que ajuda a emagrecer;
  • Melhora a saúde do fígado e dos rins – essencial para quem gosta de consumir bebidas alcoólicas;
  • Dilata os vasos sanguíneos – auxiliando no tratamento de diversas doenças como a aterosclerose e a hipertensão;
  • Auxilia no tratamento de infecções urinárias e doenças renais – incluindo a remoção de pedra nos rins;
  • Combate a disfunção erétil nos homens.

Como preparar o chá de semente de melancia

Viu só quantos benefícios esse chá pode trazer para a sua saúde? Então confira abaixo duas formas de fazer o chá de semente de melancia e aproveite as suas propriedades naturais.

Receita 1

Você vai precisar de:
  • 4 colheres de sopa de semente de melancia
  • 2 litros de água mineral ou filtrada
Como preparar:
Triture ou moa as sementes de melancia. Depois, coloque a água para ferver e acrescente as sementes trituradas, deixando ferver por mais 15 minutos. Você pode beber o chá por até dois dias. No terceiro dia você deve suspender e ficar 24 horas sem ingeri-lo. No dia seguinte, volte a tomá-lo. Repita esse procedimento por duas semanas.
Resultado de imagem para O chá de semente de melancia é um verdadeiro remédio, saiba como fazê-lo!

Receita 2

Você vai precisar de:
  • 40 gramas de sementes de melancia
  • 1 litro de água mineral ou filtrada
  • 150 gramas de melancia
Como preparar:
Coloque a água para ferver no fogão. Enquanto isso, triture ou esmague as sementes de melancia. Depois que levantar fervura, adicione as sementes moídas ou trituradas à água e deixe fervendo por mais 30 minutos.
Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por aproximadamente uma hora. Bata no liquidificador a melancia. Coe a mistura do chá da semente de melancia e adicione à melancia batida. Não indicamos adoçar esse chá, ele já costuma ficar doce, se quiser pode colocar uma colherzinha de mel. Armazene o chá em uma garrafa de vidro tampada na geladeira.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

DICAS TERAPÊUTICAS - 10 sintomas comuns de quem sofre de intolerância ao glúten

Os sintomas muitas vezes são mal interpretados e as pessoas não sabem que possuem essa intolerância.


No artigo de hoje você vai ficar por dentro de tudo o que acontece com uma pessoa que sofre por intolerância ao glúten, mas antes de qualquer coisa você sabe o que é o glúten?
A palavra vem do latim, e significa literalmente “cola” e esse nome se da por conta da viscosidade e elasticidade dos elementos proteicos do glúten.
O glúten pode ser obtido a partir da farinha de trigo e alguns outros cereais. Os alimentos a base dele são, atualmente, os mais consumidos mundialmente.
Existe uma variedade, desde doces, tortas, bolos e pizza.
Até ai tudo bem, nada mais gostoso do que levantar logo cedo e comer aquele pãozinho com um cafezinho de manhã.
O problema é que algumas pessoas sofrem de alergia a esse componente presente em grande parte dos alimentos e não sabe.
Os sintomas são tão diversos, que muitas das vezes o diagnóstico é equivocado, levando a pensar que se trata de outra doença.
Então listamos os dez sintomas mais comuns de quem possui intolerância ou alergia ao glúten:

1. Digestão lenta ou indigestão

Esse é um dos principais sintomas, inclusive, podendo levar a outros problemas gastrointestinais pela má digestão do glúten como: intestino irritável, dor de estômago, inchaço e flatulência.

2. Dor de cabeça

É muito comum sentir dores de cabeça crônicas que podem alternar entre leves até mesmo a enxaquecas fortes após consumir alimentos com glúten.

3. Fadiga crônica

Um dos sinais mais aparentes é a fadiga, que pode ser resultado de uma deficiência de nutrientes, mas também é muito comum em quem sofre de intolerância ou alergia.

4. Confusão mental ou pensamento lento

As atividades cerebrais sofrem alteração, o que pode ocasionar tonturas, visão turva, dificuldade de concentração, lentidão mental, sintomas facilmente confundidos com estresse e outras doenças. Por isso, saiba diferenciar.

5. Dor nas articulações

A alergia pode ocasionar inflamações pelo corpo e, com isso, surgirem dores nas articulações.

6. Debilidade no sistema imunológico

A intolerância pode debilitar o seu sistema imunológico e deixar o alérgico mais exposto a outras doenças.

7. Depressão

Irritação, ansiedade, alterações bruscas de humor são sintomas comuns para quem sofre desse mal.

8. Doenças na pele

Fique atento caso surgir coceiras, irritação na pele, eczema, psoríase, queratose pilar ou erupções cutâneas em geral, costumam aparecer nas coxas, braços e no rosto.

9. Predisposição a cáries

A saúde oral se torna abalada e o esmalte do dente fica mais permeável, podendo estar mais suscetível ao surgimento de cáries.

10. Desordem hormonal

Os níveis de estrogênio sofrem alteração em caso de intolerância, podendo ocasionar mudanças no peso para mais ou para menos, inclusive alteração nos ciclos menstruais.

Mas o que fazer?

Se você se identificou com um ou mais sintomas, procure realizar um teste com uma dieta livre de glúten por alguns dias.
Caso note diferença, o segundo passo, antes de qualquer coisa, é pedir a orientação a um médico, que irá realizar alguns exames laboratoriais para saber se o seu organismo possui algum tipo de alergia, doenças gástricas ou doença celíaca.
Através do diagnóstico ele indicará a melhor forma de tratamento, através de medicamentos ou indicará uma consulta com uma nutricionista.
Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!

DICAS TERAPÊUTICAS - Benefícios do consumo de ovo

9 motivos para você entender melhor o quanto o consumo do ovo pode trazer benefícios à sua saúde


Ovos normalmente não são muito bem vindos em dietas de perda de peso. Há, inclusive, quem não aconselhe seu consumo, por acreditar que pode aumentar o nível de colesterol.
No entanto, estudos mostram que o consumo do ovo é importante sim, e que ele traz mais benefícios do que você pode imaginar.

Reduz risco de doenças cardiovasculares

Muita gente não sabe que os ovos são ricos em colesterol, mas não elevam o nível do seu colesterol. Isso porque o corpo diminui a sua própria produção de colesterol, quando grandes quantidades de colesterol são consumidas.

Promove o equilibrio do ácido fólico na gravidez

Carência de ácido fólico durante a gravidez pode causar sérios danos ao sistema nervoso do feto. Em alguns casos, a coluna e o cérebro podem ficar deformados. Consumir ovos é, sem dúvida, uma excelente opção, já que o nível de ácido fólico presente no ovo é de 0.7 mcg (microgramas) considerado um índice bastante elevado.

Estimula o rejuvenescimento

Ovos orgânicos podem retardar o processo de envelhecimento e, ainda, evitar o câncer de pele. Isso porque ovos de galinhas, criadas em ambiente natural e soltas, são mais amarelados e, esses pigmentos são riquíssimos em carotenóides (forte antioxidante), que podem retardar de forma significativa o envelhecimento;

Diminui o risco de câncer

Consumir ovos pode reduzir as chances de desenvolver câncer de mama em 18%. Isso porque, além de aminoácidos, minerais e vitaminas em abundância, os ovos unem o hormônio feminino estrogênio no corpo.

Bom pra pele, cabelo e fígado

Além dos altos de níveis de biotina, vitamina B12 e proteína, nutrientes chave para um cabelo saudável e pele radiante,  os ovos possuem também grande quantidades de lecitina, que ajudam e protegem o intestino e fígado promovendo uma desintoxicação das células do nosso corpo.

Tornam os olhos mais saudáveis

Consumir ovos pode ser altamente benéfico para a visão devido às suas altas quantidades de vitamina A, luteína e zeaxantina. Pra quem não sabe, a luteína e a zeaxantina protegem o olho dos radicais livres e têm um papel importante na sua cor e visão noturna, diminuindo as chances de sofrer algum dano no tecido do olho e outras doenças identificadas como degeneração macular ou catarata.

Acelera a perda de peso

Um ovo é perfeito para saciar a fome e ajudar a perder peso, considerando também que o corpo precisa de muito mais energia para digerir proteínas do que carboidratos e gorduras.

Mantém o cérebro e metabolismo saudável

O ovo é riquíssimo em colina, um nutriente necessário para vários processos metabólicos no corpo. Carência ou mesmo ausência desse nutriente pode ter um efeito prejudicial à sua memória. Consumir dois ovos diariamente é um jeito simples de garantir o suficiente para manter esses níveis equilibrados.

Contribui para ossos mais saudáveis

Vitamina D e cálcio são muito importantes para os nossos ossos e dentes. Os ovos cumprem aqui um papel importante, ricos em vitamina D, seu consumo ajuda nosso corpo a absorver o cálcio de um jeito mais eficiente.
Lembre-se, uma pessoa saudável pode comer dois ou três ovos por dia sem se preocupar com efeitos negativos à saúde.
Porém é sempre importante consultar seu médico para melhores orientações. As dicas do site não substituem uma consulta médica.
Resultado de imagem para benefícios do consumo de ovo

DICAS TERAPÊUTICAS - Tremor nas pálpebras: saiba os motivos e quando procurar um médico

Esse sintoma desconfortável pode estar ligado ao estresse do dia a dia ou a problemas mais graves


Quem nunca teve aquele tremor irritante nas pálpebras, que surge de repente e não dá pra controlar? Esse sintoma pode durar dias e incomoda bastante, mas a boa notícia é que, na maioria dos casos, o motivo não é nada grave. Prevenir é sempre melhor que remediar, então veja o que você pode fazer para não ter esse problema.  Caso você tenha, saiba o que pode ser e quando é necessário procurar um médico.

1. Tremor na pálpebra por estresse

O excesso de estresse pode liberar hormônios que atuam contraindo levemente os músculos. Como a musculatura em torno das pálpebras é pequena e sensível, essa alteração se torna mais visível. Normalmente, os sintomas duram poucos dias, e a indicação para resolver o problema é relaxar! Que tal dar uma pausa nessa correria de fim de ano, assistir a um bom filme e relaxar um pouco? 
O tremor também pode ser sinal de que você está dormindo mal. Evite bebidas ricas em cafeína e outros estimulantes e deixe o ambiente do seu quarto aconchegante, sem bagunça ou distrações de trabalho, para garantir pelo menos 8 horas de sono por dia. Em casos de insônia persistente, porém, é necessário procurar orientação médica.

2. Tremor na pálpebra por secura nos olhos

Nos dias de hoje, em que passamos cada vez mais horas em frente ao computador, é comum haver a tremedeira por conta de secura nos olhos. Mantenha sempre à mão um colírio hidratante, e tente se afastar da tela por alguns momentos a cada duas horas, pelo menos. Outro motivo para a secura é o uso constante de lentes de contato. Não deixe de higienizar e trocar suas lentes segundo as orientações do fabricante.
A falta de hidratação no corpo, de um modo geral, também influi na condição dos olhos. Mais um motivo para tomar pelo menos 8 copos d’água por dia!

3. Tremor na pálpebra por problemas na visão

Quando forçamos a vista, para a leitura, por exemplo, estimulamos a musculatura das pálpebras, o que pode causar o tremor involuntário. Essa necessidade de “forçar”, no entanto, pode ser indício de problemas como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Consulte o oftalmologista periodicamente para verificar se há necessidade de uso de óculos ou aumento do grau. 
Quando o tremor estiver acompanhado de vermelhidão nos olhos, pode ser sintoma de alergias ou conjuntivite, que também demandam tratamento médico.

4. Blefaroespasmo

Parece um palavrão, mas é uma doença relativamente rara. No caso, as pálpebras tremem o tempo todo e outros músculos do rosto e do pescoço também são afetados. O tratamento médico inclui injeções de Botox, para paralisar a parte da musculatura facial que sofre com os tremores constantes. 

Você já teve tremor nas pálpebras? Conhece alguém que teve? Mande essa matéria para essa pessoa!

DICAS TERAPÊUTICAS - Exercício de respiração para eliminar a dor de cabeça

Aprenda a respirar de forma a eliminar a dor de cabeça em apenas 5 minutos


Resultado de imagem para Exercício de respiração para eliminar a dor de cabeça

Quem sente constantemente sabe o quanto é difícil conviver com a dor de cabeça, desde aquelas mais fraquinhas e persistentes, até a enxaqueca. Nesses momentos, os analgésicos são grandes parceiros. Mas e quando a dor é frequente?
Nosso organismo não consegue processar tanto medicamento e, por mais que ele possa aliviar os sintomas, acaba causando danos a outras partes. Então, o que fazer? Aprenda esse fantástico exercício que vai te livrar de vez da dor de cabeça.

Conviver com a dor de cabeça

Muitos são os fatores que levam à cefaleia, a maior parte inofensiva. Se ela passa logo e não se repete, provavelmente não é nada para se preocupar, mas se é constante, independente da intensidade, é importante buscar orientação médica. Veja algumas consequências não usuais da cefaleia:
  • Problemas na visão e na fala
  • Perda de memoria
  • Dificuldade de locomoção
  • Falta de ar
  • Ânsia de vômito
  • Isolamento e abandono de tarefas cotidianas
  • Variação da frequência, intensidade e localização da dor
  • Fruto de atividade física
  • Febre
  • Dor muscular
  • Torcicolo
Se identificou com alguns sintomas conjuntos? Busque orientação médica urgente, pode ser algo mais sério.
Se foi descartada a possibilidade de ser algo mais grave, então vamos praticar o exercício para aliviar a dor de cabeça de forma rápida e definitiva.

Exercício para acabar com a dor de cabeça

exercicio-dor-cabeca-alivio
Feche a narina direita e respire pela esquerda. Faça isso por cinco minutos e a dor de cabeça vai passar.
Se ao fizer isso você se sentir cansado, feche a narina contrária, a esquerda, e respire pela direita. Isso vai aliviar sua dor.
Outro truque! Se, ao acordar, você se sentir cansado, tampe a narina esquerda e respire por cinco minutos apenas pela narina direita. Pronto, sua energia será outra!
Ensine essa técnica também para as crianças, pode ser muito mais efetivo para elas do que para os adultos.
Essa é uma terapia natural, que não exige conhecimentos prévios e reenergiza o corpo, fortalecendo o sistema imunológico.
Faça o teste e nos conte o resultado!