quarta-feira, 7 de novembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - 10 sintomas comuns de quem sofre de intolerância ao glúten

Os sintomas muitas vezes são mal interpretados e as pessoas não sabem que possuem essa intolerância.


No artigo de hoje você vai ficar por dentro de tudo o que acontece com uma pessoa que sofre por intolerância ao glúten, mas antes de qualquer coisa você sabe o que é o glúten?
A palavra vem do latim, e significa literalmente “cola” e esse nome se da por conta da viscosidade e elasticidade dos elementos proteicos do glúten.
O glúten pode ser obtido a partir da farinha de trigo e alguns outros cereais. Os alimentos a base dele são, atualmente, os mais consumidos mundialmente.
Existe uma variedade, desde doces, tortas, bolos e pizza.
Até ai tudo bem, nada mais gostoso do que levantar logo cedo e comer aquele pãozinho com um cafezinho de manhã.
O problema é que algumas pessoas sofrem de alergia a esse componente presente em grande parte dos alimentos e não sabe.
Os sintomas são tão diversos, que muitas das vezes o diagnóstico é equivocado, levando a pensar que se trata de outra doença.
Então listamos os dez sintomas mais comuns de quem possui intolerância ou alergia ao glúten:

1. Digestão lenta ou indigestão

Esse é um dos principais sintomas, inclusive, podendo levar a outros problemas gastrointestinais pela má digestão do glúten como: intestino irritável, dor de estômago, inchaço e flatulência.

2. Dor de cabeça

É muito comum sentir dores de cabeça crônicas que podem alternar entre leves até mesmo a enxaquecas fortes após consumir alimentos com glúten.

3. Fadiga crônica

Um dos sinais mais aparentes é a fadiga, que pode ser resultado de uma deficiência de nutrientes, mas também é muito comum em quem sofre de intolerância ou alergia.

4. Confusão mental ou pensamento lento

As atividades cerebrais sofrem alteração, o que pode ocasionar tonturas, visão turva, dificuldade de concentração, lentidão mental, sintomas facilmente confundidos com estresse e outras doenças. Por isso, saiba diferenciar.

5. Dor nas articulações

A alergia pode ocasionar inflamações pelo corpo e, com isso, surgirem dores nas articulações.

6. Debilidade no sistema imunológico

A intolerância pode debilitar o seu sistema imunológico e deixar o alérgico mais exposto a outras doenças.

7. Depressão

Irritação, ansiedade, alterações bruscas de humor são sintomas comuns para quem sofre desse mal.

8. Doenças na pele

Fique atento caso surgir coceiras, irritação na pele, eczema, psoríase, queratose pilar ou erupções cutâneas em geral, costumam aparecer nas coxas, braços e no rosto.

9. Predisposição a cáries

A saúde oral se torna abalada e o esmalte do dente fica mais permeável, podendo estar mais suscetível ao surgimento de cáries.

10. Desordem hormonal

Os níveis de estrogênio sofrem alteração em caso de intolerância, podendo ocasionar mudanças no peso para mais ou para menos, inclusive alteração nos ciclos menstruais.

Mas o que fazer?

Se você se identificou com um ou mais sintomas, procure realizar um teste com uma dieta livre de glúten por alguns dias.
Caso note diferença, o segundo passo, antes de qualquer coisa, é pedir a orientação a um médico, que irá realizar alguns exames laboratoriais para saber se o seu organismo possui algum tipo de alergia, doenças gástricas ou doença celíaca.
Através do diagnóstico ele indicará a melhor forma de tratamento, através de medicamentos ou indicará uma consulta com uma nutricionista.
Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário