sexta-feira, 10 de junho de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - DOZE APÓSTOLOS – A REALIDADE SECRETA


DOZE APÓSTOLOS – A REALIDADE 

SECRETA 

Temos que aprender a ver o Cristo não do ponto de vista meramente histórico, senão como o fogo, como uma realidade presente, como “INRI”*.
Dizem que tinha doze Apóstolos. Esses doze Apóstolos estão dentro de nós mesmos, aqui e agora. São as doze partes fundamentais de nosso próprio Ser. 
As doze Potestades dentro de cada um de vocês, em seu próprio Ser Interior profundo…
Há um Pedro, que se entende com os Mistérios do Sexo.
Há um João, que representa o Verbo, a Grande Palavra. HeruPaKro At!
Há também um Tomé, que nos ensina a controlar a mente.
Há um Paulo, que nos mostra o caminho da Sabedoria, da filosofia, da Gnosis.
Dentro de nós mesmos está também um Judas: não aquele Judas que entrega o Cristo por trinta moedas de prata. Não! Um Judas diferente, um Judas que entende a fundo a questão do Ego. Um Judas cujo Evangelho nos leva à dissolução do mim mesmo, do si mesmo.
Há um Felipe que é capaz de nos ensinar a viajar fora do corpo físico através do espaço.
Há um André, que nos indica com precisão meridiana o que são os três fatore da Revolução da Consciência: Nascer, isto é, como se fabricam os Corpos Existenciais Superiores do Ser; Morrer, como se desintegram os fatores particulares que se relacionam conosco, especificamente, e com cada um de nós; Sacrificar-se pela humanidade, a Cruz de Santo André, indicando a mescla do Enxofre e do Mercúrio, tão indispensável para a criação dos Corpos Existenciais Superiores do Ser, mediante o cumprimento do dever “Parlok”, o que é profundamente significativo.
Mateus, científico qual nenhum outro, existe em nós, ensina-nos a ciência pura, desconhecida para os cientistas que só conhecem toda essa podridão de teorias universitárias que hoje estão na moda e amanhã passam para a história… Ciência pura é completamente diferente! Só Mateus pode instruir-nos nela.
Lucas, com seu Evangelho Solar, é profeta, e nos indica o que há de ser a vida na Idade de Ouro.
Cada um dos Doze está dentro de nós mesmos, porque nosso Ser tem doze partes fundamentais, os Doze Apóstolos, aqui e agora. 
Assim, quem quer chegar a ser mago no sentido transcendental da palavra tem que aprender a relacionar consigo mesmo, com cada uma das doze partes do Ser, e isto só é possível queimando com o “INRI” os agregados psicológicos que em nosso interior carregamos. No entanto, enquanto o Ego existir em nós, as corretas relações com todas e cada uma das partes do nosso Ser resultarão impossível. 
Mas se nós incineramos o Ego, então, sim, poderemos estabelecer corretas relações consigo mesmo e com cada um dos Doze que em nosso interior existem. 
Pois que tirem da cabeça a ideia dos Doze Apóstolos históricos… Busquem dentro de si mesmo, aí estão! Tudo está dentro de nós mesmos, aqui e agora. Há chegado a hora de um Cristianismo mais esotérico, mais puro, mais real. 
Há chegado a hora de sair da questão meramente histórica e passar à realidade dos fatos.
os-doze-apostolos-realidade-secreta.gnosis.brasil
A Cruz mesma do Calvário é profundamente significativa. Bem sabemos nós que o Phalusvertical, dentro do Cteis formal fazem a Cruz. Em outras palavras, enfatizaremos dizendo: “OLingam-Yoni, corretamente conectado, forma cruz”. É com essa cruz que nós necessitamos avançar pela Senda que há de conduzir-nos até o Gólgota do Pai. Convido a todos a entrar no caminho da Cristificação.
Um excerto da obra “Pedra Filosofal”, na qual Samael Aun Weor desvela o profundo significado de alguns dos apóstolos do Cristo, que nada mais são que Doze Princípios ou partes de nosso Ser. Cada um representa determinados valores que nascem em nosso Universo Psicológico, através do estímulo das forças Zodiacais das 12 Constelações.
Dentro de nós mesmos há um Timóteo que é a Inspiração. A Inspiração para realizar um trabalho interior, aqui e agora, vem dessa parte autônoma do nosso Ser. É ele quem nos dá o combustível, quem nos dá o “sabor trabalho”, mesmo que tenhamos que passar por situações muito difíceis na vida. Tal Princípio trabalha com as energias que Pedro oferece (Energia Criadora). Portanto, há muita necessidade de trabalhar (transmutar e sublimar) tais energias para que encontremos a Inspiração.
Também há um Santiago, o Patrono da Grande Obra. Ensina Samael Aun Weor:
Eu, de minha parte, sinto grande respeito, infinita veneração por SANTIAGO, O MAIOR. Não falo do Santiago histórico, de alguns milhares de anos; não estou me referindo a ele. Repito: sinto grande admiração pelo Santiago Interior, que não é outra coisa que o MERCÚRIO DOS SÁBIOS. 
(…) 
Bem sabemos que o Mercúrio dos Sábios é o “Exiohehai”. Fabricar o Mercúrio sempre foi um segredo, nunca foi divulgado, os Alquimistas se calaram… 
(…) 
Esse Mercúrio é o mesmo SANTIAGO, o Apóstolo Santiago dentro de nós mesmos. 
Devemos fabricar um material limpo e puro para que realizemos a Grande Obra, criando os Corpos Existenciais do Ser dentro de nós mesmos através das nossas energias criadoras.
Marcos é a potestade que desperta e faz ascender os fogos internos, o Espírito Santo do Cristianismo, a Kundalini dos hindus, a Serpente de Fogo, pelas trinta e três vértebras da espinha dorsal. Kundalini é a coluna de nosso templo interior. Há que libertar Marcos para compreender a necessidade de méritos do coração para que a Kundalini ascenda, pois uma coisa é acender o fogo, outra é fazer subi-lo. Há que ter méritos. Marcos nos ensina através dos segredos da Santa Unção do Pão e do Vinho (a sábia combinação de Mercúrio e Enxofre, respectivamente). Não devemos esquecer que a Kundalini, a Serpente Ígnea de nossos mágicos poderes, é nossa própria Mãe Divina Devi Kundalini Shakti que reside em nosso interior.
Temos dentro de nós mesmos, engarrafado dentro de nossos diversos defeitos psicológicos,Bartolomeu, que nos dá a Mística, a emoção transcendental, respeito ao sagrado, sem falsos pietismos, sem falsos misticismos. Sem Mística, a Obra em nós está “castrada”, está incompleta, é uma rosa que não tem perfume, assim ensina um grande mestre de sabedoria. 
Por fim, em síntese, os Doze Apóstolos representam os Doze Princípios do Ser:
Pedro – A Alquimia
João – O Verbo
Judas – A Inteligência
Felipe – O Ocultismo
Mateus – A Ciência Pura
Timóteo – A Inspiração
Santiago – Os Mistérios Crísticos
Marcos – O Despertar dos Fogos Sagrados
Lucas – A Kabala
André – Os Mistérios da Cruz
Tomé – A Mente Interior
Bartolomeu – A Mística
Todos são Partes Autônomas e Autoconscientes que residem dentro de nós mesmos. O Drama Crístico deve ocorrer aqui e agora, dentro de nós, neste vasto mundo psicológico, para que nos liberemos completamente da conhecida Roda do Samsara dos budistas, das Leis do Eterno Retorno, e da Recorrência, e atinjamos a Autorrealização Íntima de nosso Real Ser Interno.
(Excerto do Livro “Pedra Filosofal”, de SamaelAunWeor)
*INRI: “Ignis Natura Renovatur Integram“, o Fogo Renova Incessantemente a Natureza.
Gnosis Brasil

EQUILÍBRIO E HARMONIA - DICAS TERAPÊUTICAS - Propriedades curativas do quartzo branco - COMBATE A ANSIEDADE E TRAZ A TONA O PODER DE REALIZAR E CONCRETIZAR..

Propriedades curativas do quartzo branco

 


Propriedades-curativas-do-quartzo-branco2.jpg 
 
As propriedades curativas do quartzo branco incluem a revitalização da energia, e a cura de algumas condições. Também chamado de quartzo leitoso, é muito popular como talismã que afasta energias negativas

Os místicos defendem que andar com este cristal mantém a energia renovada no decorrer de todo o dia. Mas suas propriedades vão além.
A crença popular despertou a curiosidade científica, e recentemente pesquisadores da Grã-Bretanha e da Dinamarca publicaram o resultado dos estudos realizados. 

Até parece coisa de ficção científica, mas a verdade é que descobriram um manto invisível no quartzo branco. 

Usando cristais de calcita natural, e fazendo uma análise tridimensional, constatou-se que possui uma espécie de aura invisível com 1 polegada de extensão.
O estudo só reforça aquilo já defendido acerca do quartzo branco. Para usufruir dos benefícios, há que colocar quartzos nos denominados chacras. 

Além de restaurar o equilíbrio, a promessa é de que há um auxílio expressivo no processo de cura.
Agem em específico nas doenças causadas por alterações súbitas de temperatura, como a sinusite, otite, e a rinite. Seu uso frequente também é indicado para impulsionar a drenagem linfática, sendo considerado um excelente diurético, e muito bom para a lactação. 

É sabido, ainda, que as agulhas usadas na acupuntura que são revestidas com quartzo branco são 10% mais eficazes que aquelas que não são.
No campo mental, não só recebe e transmite, quanto amplia a energia positiva, ou a sensação de bem-estar

É conhecido como a pedra que reduz a ansiedade. Alivia convulsões e até melhora a memória. Todos estes atributos fazem do quartzo branco um excelente companheiro nos momentos de meditação.

Propriedades-curativas-do-quartzo-branco3.jpg  
Ajuda a melhorar aqueles estados de confusão mental, sendo indicados, principalmente, para aquelas pessoas que estão incertas com o próprio eu. 

A energia deste quartzo induz a descobrir quem se é na verdade, e quais os verdadeiros objetivos na vida. Nada melhor que fazer um teste para descobrir o quão eficaz pode realmente ser.

ENERGIA E EQUILÍBRIO - Velas para equilibrar os chakras e fortalecer seu poder de realizar

Velas para equilibrar os chakras



Para estar bem de verdade, é preciso estar com os sete chakras bem equilibrados. E como fazer isso? 

Acender uma vela colorida ajuda! Saiba qual a mais indicada para ativar cada um deles

Nosso corpo possui sete pontos que são chamados chakras. 

São centros de energia vital, que vibram com uma  determinada cor. 

Antigamente, quando a ligação do homem com o Cosmos permanecia intacta, os sábios e sacerdotes hindus conseguiam ver perfeitamente essas cores girando em sete pontos ao longo da coluna vertebral. 

Hoje, precisamos ativar esses centros energéticos. 

As velas são bons recursos nessa ativação – elas geram equilíbrio interno e dão proteção divina.

CHAKRA DA RAIZ OU BÁSICO




Localizado na base da coluna. Relaciona-se com os rins, coluna vertebral, pernas e pés. Use a vela vermelha.

Resultado de imagem para ENERGIA E EQUILÍBRIO - Velas para equilibrar os chakras
A vela vermelha deve ser acesa quando se precisa de coragem, ânimo, determinação, força, ação, dinamismo, vigor, proteção, conquistar e liderar assuntos relacionados à matéria, trabalho e dinheiro, para que se tenha triunfo e evolução rápida dos acontecimentos. 

Segundo D. J. Conway (Altares - Magias e Rituais), "use o vermelho para ter mais energia, vitalidade,  força, saúde e para se proteger dos ataques psíquicos. Para os Hindus, o vermelho pertence à Deusa Lakshmi, divindade da boa sorte e da prosperidade. É a cor sagrada associada à vida, ao útero, ao nascimento e ao sangue." Esta autora revela que a visão negativa associada ao vermelho, surgiu juntamente com as culturas patriarcais, associando a cor ao combate e a guerra. Ela apresenta ainda o simbolismo desta cor relacionado ao Feng Shui relatando que esta é "a cor do elemento fogo, do verão e do sul. Felicidade, boa sorte, um casamento longo e estável, prosperidade e bênçãos espirituais."


CHAKRA DO HARA OU UMBILICAL


Está localizado entre o osso púbico e o umbigo. Comanda a energia emocional, os relacionamentos sexuais e os órgãos reprodutores. Use a vela laranja.
A vela laranja deve ser acesa para ter força mental, aumentar a confiança, a criatividade, o entusiasmo, o poder de atração e obter sucesso nos empreendimentos.


laranja é uma cor quente, sendo a mistura exata entre o amarelo e o vermelho. É pois uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade. O laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade.
Laranja simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.
Laranja é também a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança. É cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Ideal para salas de estudo/reunião e outros locais onde as pessoas se encontram para conversar. O alaranjado transborda irradiação e expansão. 
É acolhedor, quente, íntimo.

CHAKRA DO PLEXO SOLAR OU ESPLÊNICO


Localiza-se sob o diafragma. Sustenta o baço, o estômago, o fígado, a vesícula e o sistema nervoso. Rege o poder, o valor pessoal e a percepção intuitiva. Use a vela amarela.


A vela amarela deve ser acesa quando há necessidade de cura energética, clarear a mente, abrir o intelecto, firmar os pensamentos, desenvolver a espiritualidade e ocorrer mudanças rápidas das situações.


CHAKRA CARDÍACO


Está localizado à direita do coração. Rege o caminho em direção à luz e à consciência superior. Sua energia traz alegria, felicidade, amor fraternal e compaixão. Use as velas rosa e verde.
A vela verde simboliza a calma, a tranqüilidade e o equilíbrio. Deve ser acesa quando se desejar a cura física e espiritual, fertilidade, estabilidade e abundância.



CHAKRA LARÍNGEO


Localiza-se na garganta. Rege o maxilar, cordas vocais, boca, dentes, língua, canal alimentar e aparelho respiratório. Use a vela azul.

A vela azul deve ser acesa quando se deseja adquirir calma, serenidade, sabedoria, desenvolver e trabalhar poderes paranormais, sensitividade, intuição e ter expansão nos projetos.



CHAKRA FRONTAL OU CENTRAL


Está localizado na testa. Rege o crescimento e a coordenação. Canaliza energia para o  corpo físico através da glândula pituitária. Use a vela lilás.

A cor violeta é a cor da espiritualidade, dos rituais, da Nova Era (Era de Aquários), e vem trazendo as características do 7º Raio Solar, o mágico Raio Violeta do Mestre Ascensionado Saint Germain, e que possui a mais elevada frequência vibracional. Portanto, cuidado ao usá-la, é necessário seriedade ao trabalhar ou usar esta cor mesmo como objeto decorativo - lembre sempre de pedir permissão aos Espíritos Superiores para que a Paz domine o ambiente. Perceba que, ao acendermos uma vela desta cor estaremos liberando seu maravilhoso poder de transmutação de todas as energias negativas, desfazendo todo e qualquer mal que nos aflige.
A vela violeta ou lilás deve ser acesa quando há necessidade de transmutar as energias, transformar negatividade, ter inspirações, aumentar a intuição, combater o “stress” e acalmar-se.



CHAKRA DA COROA OU CORONÁRIO


Localiza-se na parte de cima da cabeça. Rege a parte superior do cérebro, o olho direito e a glândula pineal. Use a vela branca.
A vela branca representa a pureza e sinceridade. É utilizada para obtermos paz de espírito, harmonia, equilíbrio em nossas casas. Acende-se quando se deseja paz, limpeza, cura, reconciliação, harmonia e iluminação.


 

Mensagens das Velas
Ao acender uma vela, é possível identificar algumas mensagens:

 
Vela que não acende prontamente – Indica que o anjo pode estar tendo dificuldades para ancorar. O astral ao seu redor pode estar “poluído ou carregado”.

Vela queimando com chama azulada – O anjo demonstra que, devido às circunstancias, seu pedido terá algumas mudanças. Está lhe pedindo paciência, pois a realização de seu desejo já está à caminho.

Vela queimando com chama amarelada – A sua felicidade está próxima.

Vela queimando com chama vermelha – O seu pedido está sendo realizado.

Vela queimando com chama brilhante – Você está tendo êxito no seu pedido.

Chama que levanta e abaixa – Você está pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Sua mente pode estar um pouco tumultuada. Alerta para firmar o seu pedido.

Chama que solta fagulhas no ar – O anjo colocará alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja. Poderá ter algum tipo de desapontamento antes do seu pedido ser realizado. Antes do seu pedido se realizar, você sofrerá algum pequeno aborrecimento.

Chama que parece uma espiral – Seus pedidos serão alcançados, o anjo já está levando sua mensagem. Mas, cuidado, não faça comentários de seus desejos, pois tem gente por perto querendo atrapalhar os seus pedidos.

Pavio que se divide em dois – Seu pedido foi feito de forma duvidosa, tente novamente.

Ponta de pavio brilhante – Sorte e sucesso no seu pedido.

Vela que chora muito – O anjo sente dificuldades em realizar o seu pedido. Pois, você está muito emotiva, e sem forças.

Sobra um pouco de pavio e a cera fica em volta – O anjo pede mais oração.

Se a vela apaga, depois de acesa (sem vento por perto) – O anjo ajudará na parte mais difícil do pedido, o resto cabe à você resolver. Acenda mais duas velas, para reforçar o pedido.

Chama enfraquecida – É preciso reforçar o seu pedido.

Chama que permanece baixa – De tempo ao tempo, pois esta não é a hora certa para receber o que tanto deseja. Indica que você não está bem, e há necessidade de elevar rapidamente o seu astral.

Chama que vacila – Indica que o pedido se realizará, mas antes ocorrerá alguma transformação necessária.

Quando se acende mais de uma vela e uma das chamas está mais brilhante do que as outras – Indica boa sorte.

Quando se acende mais de uma vela e, todas as chamas ESTÃO altas e brilhantes – Erga as mãos para o céu e agradeça pela benção que está recebendo em seu pedido.Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito.

Quando a vela forma uma ESPÉCIE de escada ao lado – indica que seu pedido está se concretizando.

Quando a vela termina de queimar e sobra cera esparramada no prato, sem queimar – É sinal que você precisa acender novamente o que sobrou, pois existe energias negativas atrapalhando. Quando terminar de queimar, então acenda outra e agradeça ao seu Anjo.

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Pés, as nossas raízes, você sabia que cuidar dos pés é cuidar da nossa criança interior?

A palavra pé, podos, em grego, relaciona-se à palavra 


paidos, que quer dizer criança. 


 
É possível escutar o corpo e conhecer sua linguagem, que muitas vezes se expressa por sensações prazerosas, por bloqueios ou pela dor, que nada mais é do que um grito para pedir atenção. 

O corpo não mente. 

As doenças ou o prazer que animam algumas de suas partes têm significados profundos.

Elas podem ser nosso guia em uma viagem de autoconhecimento que toca em aspectos físicos, emocionais e espirituais: 

Primeiro, podemos notar qual é nosso ponto fraco, o lugar de nosso corpo em que vêm se alojar, regularmente, a doença e o sofrimento. 

Há a escuta psicológica pela qual podemos prestar atenção no medo ou na atração que vivemos em relação a algumas partes do corpo. 



E há ainda a escuta espiritual. 

O espírito está presente em nosso corpo, e certas doenças e algumas crises são manifestações do espírito, que quer trilhar um caminho, que quer crescer, que quer desenvolver-se em membros que lhe resistem. 

Algumas depressões estão ligadas a fatores emocionais, a um rompimento, uma perda, uma falência. 

Mas há também depressões iniciáticas, em que a vida nos ensina, por meio de uma queda, um acidente, que devemos mudar nosso modo de viver.

Pés, as nossas raízes.

Será que experimentamos prazer em estar sobre a terra? Podemos imaginar o corpo como uma árvore. 

Se a seiva está viva em nós, ela desce às raízes e sobe até os mais altos galhos. É de nosso enraizamento na matéria que depende nossa subida à luz. 

É da saúde de nossos pés que vem o enraizamento.

Existem diferentes práticas de ioga há a purificação dos pés, que são mergulhados na água salgada. 

Pelos pés podem escorrer nossas fadigas e tensões.


Cuidar dos pés de alguém é cuidar da criança que o habita. 

Perguntei a um sábio: ‘O que posso fazer para ajudar alguém?’ 

Ele respondeu: ‘Lembre-se de que essa pessoa foi uma criança, que ainda é uma criança. E que tem dor nos pés.’”

Preste atenção: verifique se seus pés são seu ponto fraco. Como você se apoia sobre eles? 

Em seguida, toque-os, sentindo ossos, músculos e partes mais ou menos sensíveis. 

Quais são suas raízes familiares? Quais as expectativas de seus pais em relação a você? Qual seu sentimento em relação a filhos?

Um exercício para equilibrar seu corpo:

Perceba o quanto é importante estar bem “plantado” ao chão aonde quer que você esteja.
Principalmente para quem pratica meditação e práticas espirituais diversas, muitas vezes nos sentimos flutuando, ou desacoplados, com uma desagradável sensação de estar “anuviado”. Saiba que é hora de aterrar um pouco.
Mais corpo, mais matéria, mais chão, é o que lhes recomendo.
Já falei em uma postagem mais antiga sobre o primeiro chakra – muladhara na base da coluna. Um tanto temido por sua energia mais primal, relacionada aos instintos mais básicos e viscerais do ser humano, o muladhara é também conhecido como chakra raiz. Taí mais uma forma de aterrar, meditando nesta região, imaginando raízes profundas que partem do seu corpo até o centro da Terra.
WortelsOutras dicas: pisar na grama, se conectar a uma árvore, comer alimentos que são raízes, como a mandioca, por exemplo. Você pode praticar uma dança, tai chi, yoga, caminhar na beira do mar, ficar um pouco descalço em casa mesmo.
Há exercícios específicos também. Vamos lá:
1 – Tire os sapatos, desligue celulares e aparelhos eletrônicos que possam lhe distrair. Coloque uma música suave, que lhe remeta a um relaxamento.
2- Fique de pé, pernas afastadas apenas na largura do seu quadril. Braços estendidos ao longo do corpo, bem relaxados.
3 – Feche os olhos e percorra mentalmente seus pés e pernas. Estão relaxados? Verifique se os joelhos não estão hiperestendidos e relaxe.
4 – Sinta como esta a distribuição de peso do seu corpo, verifique se os dois pés recebem igual carga. Reajuste se necessário.
5 – Permita que os joelhos tenham uma leve flexão e coloque sua consciência em quanto seus pés e pernas lhe sustentam. Fique com suas percepções por um ou dois minutos.
6 – Esteja! Mantenha-se presente nas pernas e pés.
7 – Energize mentalmente toda a região pélvica, pernas e pés. Sinta a conexão, perceba a sustentação do elemento terra.
8 – Crie raízes, que vem de camadas profundas da terra, sobem pelas pernas, percorrem sua coluna vertebral e chegam até o topo da sua cabeça, mantendo o eixo vertical de seu corpo.
9 – Perceba-se forte, poderoso como uma grande árvore.
10 – Com uma atitude mental de agradecimento, abra os olhos devagar e retorne.
O exercício parece muito simples, mas se você se sensibilizar para os pequenos detalhes, sentirá uma energia muito forte. Além de todo caráter imaginativo, para quem prefere explicações mais lógicas, basta observar como funciona um circuito elétrico e sua relação com o “fio terra”. Em caso de sobrecarga, é preciso haver descarga, não é mesmo? É preciso criar polarização.
Imagine os benefícios de praticar o aterramento durante a TPM, por exemplo, quando o corpo feminino direciona a energia para baixo
Jean-Yves Leloup

Escalda-pés: uma prática milenar, terapêutica e restauradora

escalda-pes-beleza
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, baseada no equilíbrio da polaridade Yin e Yang, o escalda-pés é uma prática muito antiga e auxilia a distribuir essa energia yang – na cabeça – para a extremidade fria, os pés – energia yin. Esse equilíbrio energético funciona muito bem quando se está cansado, estressado, com fadiga física ou mental, sendo um excelente remédio para aliviar dores de cabeça, cansaço, tensões musculares, preocupações, acalmar uma mente muito inquieta, insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios e depressão.
Antigamente, o principal objetivo do escalda-pés era aquecer os pés e tirar a friagem após uma caminhada em dias muito frios, exposição à chuva, nos casos de gripes, resfriados e dores articulares. Na Medicina Chinesa. quando os pés estão bem aquecidos é um sinal de saúde, significando que a energia está circulando bem. 
Nesse sentido, o escalda-pés age positivamente no seguinte princípio: o bem-estar acontece quando temos os pés quentes e a cabeça fria! Portanto, pode ser realizado sem restrições quanto à periodicidade, somente sendo contra-indicado para casos de diabetes, arteriosclerose ou doença de Buerger – afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço e impedindo a circulação do sangue, isquemia. De minha parte, conheci essa prática desde criança, já utilizada por ambas avós como uma forma de terapia preventiva para manter a saúde.
Já na Medicina Ayurvédica ou Indiana, ele é extremamente benéfico para as pessoas do tipo ou dosha Vata, que geralmente possuem os pés e extremidades mais frias no inverno, ajustando o equilíbrio energético do corpo e ativando a circulação sanguínea das extremidades. 
Poucas pessoas lembram que os pés são a base de sustentação do corpo, além de possuir, com base na reflexologia, o mapa de todos os nossos órgãos. 
Assim, tratando-os de maneira correta, é possível obter muitos benefícios para o organismo em vários níveis. Nossos pés têm uma importância fundamental para nosso corpo e nossas vidas. 
Fortes e ao mesmo tempo delicados, eles estão expostos a um esforço incrível: estimam-se mais de 20 mil passos por dia e uma carga diária de 100 toneladas.

escalda-pés benefícios
Conta a história que o Escalda-pés já era utilizado para efeito de limpeza e relaxamento há 6 mil anos, mais conhecido como Lava-Pés. Há uma passagem bíblica que envolve esta prática: No Cenáculo, durante a Ceia Pascal, Jesus como Mestre e Senhor, despoja-se do manto, pega uma bacia e põe-se a lavar os pés dos discípulos. Na tradição judaica, oferecer água para lavar os pés era sinal de hospitalidade e acolhida, um ato geralmente realizado por escravos, empregados ou pessoas que cometiam delitos. Jesus com este gesto reverencia seus convidados e deixa uma mensagem de humildade.
Portanto, colocar num recipiente sal marinho, ervas, óleos essenciais, algumas pedrinhas, pequenos cristais polidos/ arredondados ou bolinhas de gude proporcionam uma ótima massagem na planta dos pés, de forma a pressioná-los levemente sobre estes pequenos objetos, realizando movimentos circulares. Graças aos sais e ativos naturais dissolvidos juntos ao calor da água, os músculos e a cabeça sentem grande alívio, promovendo uma limpeza energética ao descarregar toda a tensão elétrica do corpo. Imediatamente, os poros dilatam, a circulação é ativada e a mente relaxa. 
A indicação é realizar essa terapêutica uma ou duas vezes por semana, com a temperatura adequada, medindo o calor na água de acordo com a sensibilidade da sua pele: nem muito fria, nem muito quente.
São coisas simples que você pode fazer em casa. Esta receita tradicional com as pedrinhas ou bolinhas de gude ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansar as pernas, reduzir calos e aliviar o estresse do dia-a-dia. Da mesma forma, de acordo com a acupuntura, nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano. Portanto, a pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato na parte física e também no equilíbrio energético de todo o corpo.
escalda-pés dragão tatoo
Mergulhar os pés numa bacia com água morna-quente deve ser realizado até ou passando um pouco a altura dos tornozelos – pedilúvio – por 15 minutos, no mínimo, e não ultrapassando 25 minutos, a fim de que as toxinas não retornem ao corpo, no caso de escalda-pés para desintoxicação. Assim, para um trabalho eficiente, acrescente na água:
* Sal grosso ou fino (de preferência marinho, pois contém minerais que não se encontram no sal refinado) – duas colheres (sopa): proporcionam sensação de leveza nos pés, ajudando a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.
Óleos essenciais – Pingue de 5 a 8 gotas, em média, para 2 litros de água. Dependendo, quando os óleos são mais fortes e resinosos, 3 gotas já são o suficiente.
– Eucalipto e Hortelã: combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso, além de auxiliar nos problemas respiratórios – eucalipto glóbulos;
– Arnica ou Laranja amarga/ doce: para reduzir o inchaço e relaxar;
 Lavanda (qualquer tipo) e Tea Tree: são relaxantes, regeneradores celulares e podem curar frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes;
– Calêndula (óleo ou flores): ajuda na circulação, nos problemas de varizes.
– Alecrim (óleo ou erva) trazem bem estar, alegria, e disposição.
– Manjericão (óleo ou folhas): é estimulante e tonificante para os nervos, alivia os sintomas de cabeça pesada, descongestionante.
– Capim limão (óleo ou folhas de capim-cidró ou cidreira): calmante, descongestionante, relaxante.
– Sálvia branca ou sálvia officinalis (óleo ou folhas): como tônico, antidepressivo, baixa a pressão e equilibra a circulação, renova a pele.
No caso das ervas ou folhas, devem ser maceradas carinhosamente na água para que soltem seus óleos essenciais. No caso da flores, coloque-as por último e mergulhe-as lentamente, misturando-as aos outros ingredientes.
* Argila: outra coisa muito importante que costumo indicar é a argila, de preferência aquela vermelha que encontramos em qualquer supermercado e lojas de utensílios artísticos. Esse tipo de argila auxilia na descarga elétrica do corpo e, ao mesmo tempo, na “recarga” de energias, uma vez que nos aproxima do contato com a terra. Indico-a, principalmente, para aquelas pessoas que não tem muito tempo para poder colocar os pés na grama e estar em contato com a natureza na sua pureza e plenitude. Procuro realizar, ao final do escalda-pés, massagens com essa argila e os óleos essenciais ao longo das pernas até os joelhos, outra forma de estimular a circulação e retirar as dores e cansaço. Se for do seu intento, podem ser usadas outros tipos de argila de acordo com o que você necessita.
Então, desfrute ao máximo dessa prática, tão benéfica e simples, mas profunda na sua atuação. Lembre-se de honrar todos os elementos e consciências elementais que residem na alquimia da natureza que você estará usando, mentalizando durante esses minutos sagrados o que você precisa. Dialogue com seu corpo, com seus órgãos, sistemas e células, e eles responderão ao seu pensamento com amor! Agradeça e sinta o resultado!