domingo, 8 de setembro de 2013

PENSAMENTOS POESIAS E REFLEXÕES - SÓ O TEMPO... - Dibruck

SÓ O TEMPO... 

Tem algumas palavras que marcam a gente
Algumas são ditas impensadamente
No auge do nervoso ou rancor
Mas outras ainda,
São ditas com carinho e amor...

Quando falamos algo sem pensar
Nada que digamos ou façamos poderá mudar
O que foi dito, foi dito
Se por raiva ou amor
Só o tempo poderá recompor...

Algumas palavras machucam
Outras aliviam
Outras, ainda, desesperam
E tem aquelas também que
Esperamos que sejam pronunciadas
Em uma espera vã...

Ansiamos por uma palavra amiga
Desdenhamos de uma que critica
Fugimos de uma verdade
Nos escondemos em uma mentira...

Vamos dizer o que pensamos
Mas digamos sem machucar
Digamos sem mentir
Para se dizer uma verdade
Não há necessidade de agredir...

Vamos ser amigos,
Não fiquemos distantes.
Antes de recusar,
Pensemos.
Antes de criticar,
Compreendamos.
Ao invés de alimentar uma falsa esperança
Uma verdade digamos.....


PENSAMENTOS POESIAS E REFLEXÕES - Almas Generosas

Almas Generosas


















"Há almas boas, tranquilas e magnânimas.
Que, como a primavera, fazem bem a todos.
E que, depois de haverem cruzado esse espantoso oceano
do nascimento e da morte, ajudam outros a cruzá-lo também.
Tudo isso sem nenhum motivo particular,
Mas somente por sua própria natureza bondosa.”

PENSAMENTOS POESIAS E REFLEXÕES - De Todos os Amores - Fernando Pessoa

De Todos os Amores


De todos os amores por mim vividos até hoje, o seu foi o mais intenso. 
De toda a saudade, a sua foi a mais forte. De todos os beijos, o seu foi o mais gostoso. De todo calor, o seu foi o mais ardente. 
De todas as almas, a sua foi a mais gêmea. De todas as amizades, a sua foi a mais verdadeira 
De toda ânsia de ver a toda a hora a pessoa amada, a sua foi a que mais transpareceu. 
De todas as esperanças de ter um amor eterno, o seu foi o que teve mais crédito. 
De toda a vontade de ficar junto, a vontade que me domina é a sua. Por isso de todos os amores eternos por mim prometidos, O seu será o único cumprido.
Fernando Pessoa

PENSAMENTOS POESIAS E REFLEXÕES - Procuro encontrar-te... - AUTOR DESCONHECIDO

Procuro encontrar-te...




Em termos de finalizar
Como que expectante e ansioso...
Seguindo no leito do rio da vida
Por vezes me afogo, por vezes me deixo afogar...

Caminhando por trilhos conturbados
Desconhecendo onde vão dar e onde me levam
Fingo não saber e não ler as indicações dos lados
E porque estarão elas rodeadas de silvas que nos cegam?

Ah como eu gostava de ser o que não posso ser
Mas também porque quero eu ser o que não sou?
Se tudo o que tenho é bom...e é mau não puder ver
Os dias bons, a felicidade de quem nos amou...

Continuo no trilho que escolhi ser e ter
Sentir o que sei que é meu e que me faz sentir bem
Mesmo que não saiba ser melhor ou não me deixem querer
Sei o que quero mas não vou lutar pelo que não vem...

Vou lutar pelo que posso ter e pelo que já tenho
Pois não é por termos algo que não podemos perder
Há que lutar por continuar a ter e procurar vencer
A cruzilhada do caminho de onde eu venho...

PENSAMENTOS POESIAS E REFLEXÕES - PARA ROUBAR UM CORAÇÃO - Luis Fernando Veríssimo

PARA ROUBAR UM CORAÇÃO

Para se roubar um coração é preciso que seja com muita habilidade, tem que ser vagarosamente, disfarçadamente, não se chega com ímpeto, não se alcança o coração de alguém com pressa. Tem que se aproximar com meias palavras, suavemente, apoderar-se dele aos poucos, com cuidado. Não se pode deixar que percebam que ele será roubado, na verdade, teremos que furtá-lo, docemente. 

Conquistar um coração de verdade dá trabalho, requer paciência, é como se fosse tecer uma colcha de retalhos, aplicar uma renda em um vestido, tratar de um jardim, cuidar de uma criança. É necessário que seja com destreza, com vontade, com encanto, carinho e sinceridade. Para se conquistar um coração definitivamente tem que ter garra e esperteza, mas não falo dessa esperteza que todos conhecem, falo da esperteza de sentimentos, daquela que existe guardada na alma em todos os momentos. 

Quando se deseja realmente conquistar um coração, é preciso que antes já tenhamos conseguido conquistar o nosso, é preciso que ele já tenha sido explorado nos mínimos detalhes, que já se tenha conseguido conhecer cada cantinho, entender cada espaço preenchido e aceitar cada espaço vago ... e então, quando finalmente esse coração for conquistado, quando tivermos nos apoderado dele, vai existir uma parte de alguém que seguirá conosco. Uma metade de alguém que será guiada por nós e o nosso coração passará a bater por conta desse outro coração. Eles sofrerão altos e baixos sim, mas com certeza haverá instantes, milhares de instantes de alegria. Baterá descompassado muitas vezes e sabe por que? Faltará a metade dele que ainda não está junto de nós. Até que um dia, cansado de estar dividido ao meio, esse coração chamará a sua outra parte e alguém por vontade própria, sem que precisemos roubá-la ou furtá-la nos entregará a metade que faltava ... e é assim que se rouba um coração, fácil não? 

Pois é, nós só precisaremos roubar uma metade, a outra virá na nossa mão e ficará detectado um roubo então! E é só por isso que encontramos tantas pessoas pela vida a fora que dizem que nunca mais conseguiram amar alguém... é simples... é porque elas não possuem mais coração, eles foram roubados, arrancados do seu peito e somente com um grande amor ela terá um novo coração, afinal de contas, corações são para serem divididos e com certeza esse grande amor repartirá o dele com você.

Luis Fernando Veríssimo

DICAS TERAPÊUTICAS - Enxaqueca e dor de cabeça

Enxaqueca e dor de cabeça

-        a universo   natural dor de cabeçaOs indivíduos que sofrem de enxaqueca têm um orgulho muito forte e não permitem que pessoas autoritárias mandem em sua vida ou controlem seus passos. Resistem a tudo e a todos que, conforme eles acreditam, queiram invadir seu espaço vital. São pessoas que não relaxam aos prazeres, pois receiam serem dominados de alguma forma. Normalmente têm medo do sexo ou de suas consequências, devido a limitações morais, familiares, etc.
Quando surgir uma dor de cabeça, pare e reflita sobre o que está acontecendo ao seu redor. Será que alguém ou alguma situação contrariou você? Ou talvez você tenha se sentido desconsiderado por alguém um tanto importante de quem você esperava maior consideração.
Seja o que for, pense sobre a sua própria conduta e veja o quanto você está sendo inflexível consigo mesmo e com os outros. Aceite docilmente o que aconteceu e se proponha a mudar o seu caminho através de seus ideais e você vai ver como a dor irá desaparecer. Acredite que qualquer dor de cabeça é sinal de um orgulho muito forte, conforme já expliquei, e para acabar com ela é preciso modificar os seus pensamentos exatamente no momento da dor. Tudo é uma questão de exercício e de flexibilidade. Tente, pelo menos uma vez, acabar com a dor sem o auxílio de remédios. Esqueça o medo e apenas reconheça o quê ou quem contrariou você e desarme-se procurando uma boa maneira de mudar sua vida para melhor.
Veja alegrias em ambientes que você não gosta de frequentar e não resista à contrariedade que o fez entrar neste ambiente. Experimente se soltar e se divertir mais, em vez de negar e criticar as opiniões diversas das suas. Lembre-se de que sua carência e seu desejo de receber amor e carinho aumentam quanto maior for a sua inflexibilidade e o seu orgulho.


Cristina Cairo

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Como as energias de nossas crenças geram resistências


Como as energias de nossas crenças geram resistências


As nossas crenças são responsáveis pelo nosso destino. A sua realidade é criada por você mesma. No entanto, é preciso entender a fundo esse poder de fazer as coisas acontecerem nas nossas vidas. Por exemplo: aquela senhora que põe a casa para vender, pois precisa de dinheiro, e depois de dois anos ainda não conseguiu vendê-la. Já a sua vizinha colocou a dela para vender há três meses e acaba de fazer um bom negócio. Por que essa diferença?
Na verdade, ocorre que essa senhora tem uma resistência. O imóvel que ela quer vender foi a casa em que foi criada. É o lugar onde viveu a sua infância, onde cresceu e foi feliz ao lado dos pais e irmãos. Por mais que contate corretores, anuncie em jornais e se esforce para realizar a venda, existe uma energia que compromete a sua intenção, pois emocionalmente ela está apegada à casa. Se, por um lado, nossas forças promovem um grande sucesso, existem outras forças que seguram esse sucesso, por mais que não tenhamos essa consciência. A gente chama isso de resistência.
Pois bem, eu vou dar o método, e você vai tentar identificar a sua resistência. Pense numa meta que gostaria de alcançar em breve. Desde uma cura até emagrecer, por exemplo. Agora se imagine e se sinta na situação que tanto almeja. Repare: surge alguma voz na sua cabeça negando essa situação? Se ela realmente aparece, essa voz é o que está gravado no seu subconsciente, o suficiente para segurá-la. É uma antiga crença que está lá estocada. Trata-se da sua resistência.
É engraçado também perceber que a questão do mérito está associada à nossa estima. É a crença: “Se eu sou pouco, eu mereço pouco e só posso ter pouco”. Isso segura tudo. Você está onde se põe na vida. Não foi Deus, não foi o destino, não foi a sociedade. Foi você! E não adianta rezar. É um grande erro achar que as forças espirituais trabalham para a gente. Elas trabalham por meio da gente. Isso significa que nós somos uma pedra importante para que essas forças tenham condições de ajudar a realizar nossos desejos. Não é só porque pediu, porque tem fé… “Eu cansei de ter fé e não ser atendido.” Não foi atendido porque tinha resistência e não dava condições para que as coisas se concretizassem.
Bem, e como vencer essas resistências? Se bancando! Ficando do seu lado para o que der e vier. Sempre! Essas vozes são justamente você contra você. Por isso é que elas seguram suas coisas. Se estiver a seu favor pra valer, nada nesse mundo irá contra você mesma. Se surgir alguma situação ruim, faça o seu melhor por você. Não é seu marido, filho, chefe ou amigo quem tem de ficar do seu lado. É você mesma! Sem você, acabou! Se não está do próprio lado, você teme. E o temor se transforma em resistência, que impede sua realização, seu progresso.
O que quer que aconteça na sua vida, se errou, não há problema. Valeu a tentativa. Deu errado, tudo se dá um jeito. Você é mais importante que tudo e que todos. Seja sua amiga. Confie, seja tolerante consigo mesma. Essa é a única maneira de quebrar essas resistências. Você merece. Você é ótima. Faça essa experiência durante esta semana: conte com você, faça por você!
Agora, vou mais longe: geralmente essas vozes estão relacionadas com defesas. Quando algo é visto como ruim, ou seja, perigoso para você, essa crença aciona o seu mecanismo de defesa e não deixa acontecer.

Luiz Gasparetto

DICAS TERAPÊUTICAS - Confira hábitos que contribuem para uma boa memória


salmao-memoria-omega-3
O salmão é rico em ômega-3, gordura que ajuda a manter a memória afiada
Foto: Shutterstock 
Esqueceu que hoje é o aniversário do bofe e não comprou presente? Não sabe onde está a chave do carro? “Hábitos inadequados de vida podem gerar problemas na memória, comofazer várias coisas ao mesmo tempo, dormir pouco e exagerar no uso de agendas e lembretes”, explica o neurologista Dr. Leandro Teles (SP). Para o médico, o uso de algunsmedicamentos (para dormircontra tonturas e alérgicos, principalmente), doenças neurológicas (como Alzheimer) e doenças clínicas (ansiedade, depressão, carência de vitaminas do complexo B e disfunção da tireoide) também interferem na memorização.
Afinal, como exercitar o mecanismo? “A memória melhora comprovadamente na medida em que o indivíduo passa a investir em sua qualidade de vida, o que inclui a autoestima, controle de doenças crônicas, atividade física regular e práticas meditativas, alimentação saudável, boa qualidade de sono, combate ao tabagismo e altos níveis de atividade cognitiva e interação social. Em um organismo equilibrado, a fuga da rotina e as práticas físicas, intelectuais e musicais estimulam a formação e recrutamento de circuitos neuronais, aumentando assim a capacidade de associação de ideias e o alcance das informações armazenadas nas diversas áreas cerebrais”, esclarece o Dr. Antonio Beuttenmuller Gonçalves Silva, neurologista do Hospital São Camilo (SP).
Para manter a memória em dia, é fundamental que océrebro esteja sempre ativo, e para tal, existem atitudes simples que podem colaborar para seu melhor funcionamento: “Aprenda sempre coisas novas, fale sobre temas diferentes, conheça lugares e pessoas – tire o cérebroda zona de conforto e busque novos meios de fazer coisas rotineiras. Para memorizar melhor, é importante destacar as coisas mais relevantes do estímulo e tentar fazerassociações mentais, usando aspectos já memorizados para associar com novos conceitos, números ou imagens”, recomenda o Dr. Leandro.
Segundo o especialista, os exercícios físicos podem ajudar na preservação da memória de forma indireta, porém intensa: “Vários estudos correlacionam os exercícios físicos(principalmente os aeróbicos) com melhores resultados na prevenção e no controle dos sintomas iniciais da doença de Alzheimer. Quem se exercita regularmente dorme melhor, reduz a ansiedade e descansa um pouco o cérebro das atividades intelectuais intensas. A atividade controla o peso e protege contra a hipertensão, diabetes e transtornos do colesterol que geram cicatrizes cerebrais ao longo do tempo. O melhor exercício é aquele que a pessoa faz com prazer e consegue manter com regularidade em longo prazo”, afirma.
Os hábitos alimentares ao longo da vida também contribuem para a manutenção da boa memória. O Dr. Leandro conta que devemos sempre priorizar os alimentos ricos em nutrientes e pobres em gorduras, açúcares e calorias. “A alimentação desregrada pode levar a lesões cerebrais e é um fator de risco bem conhecido para doenças degenerativas, como o Alzheimer”, avisa. É importante consumir frutasverduras, legumes e gordura de origem vegetal sem exagero. Fontes de ômega-3 como salmão, atum e outros peixes de águas frias e alimentos ricos em vitamina B1, B3 e B12 também são recomendados. “Todos os alimentos industrializados, muito calóricos, ricos em gorduras de origem animal com excesso de sal e de baixo valor nutricional devem ser evitados. Estes aumentam os fatores de riscos cardiovasculares, ligados diretamente ao prejuízo do desempenho cognitivo global a longo prazo”, conclui o Dr. Antonio.

Reportagem: Monique Zagari Garcia

DICAS TERAPÊUTICAS - Menopausa da mulher pode influenciar na fertilidade de sua filha


fertilidade e menopausa
A menopausa é considerada precoce quando acontece
antes dos 45 anos
Foto: Shutterstock 
Um estudo realizado pelaUniversidade de Copenhagen, na Dinamarca, mostrou que afertilidade de uma mulher esta relacionada ao período em que sua mãe entrou na menopausa. A pesquisa avaliou 527 mulheres com idades entre 20 e 40 anos e concluiu que aquelas cujasmães entraram no climatério precocemente (antes dos 45 anos) tinham menos óvulos.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram a reserva ovariana das voluntárias. Os resultados mostraram que houve umaqueda no nível de hormônio anti-mülerriano e nacontagem de folículos antraisem mulheres cujas mães tiveram menopausa precoce. “O histórico familiar é sempre muito importante para avaliarmos o risco de alguma doença em qualquer pessoa, por isso é prudente as mulheres estarem atentas a sua reserva ovariana”, esclarece o Dr. Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra.

O especialista afirma ainda que a idade é o principal fator que pode comprometer a qualidade dos óvulos, mas a parte genética também tem grande peso. Por isso, se sua mãe entrou no climatério antes dos 45 anos, não se esqueça de realizar exames que definam o estado e o potencial dos seus ovários periodicamente, assim, quando você desejar engravidar, estará livre de sustos. “Estas informações ajudarão as mulheres a definirem melhor o seu futuro reprodutivo, como em que momento engravidar ou congelar os óvulos", conclui o Dr. Alfonso.

Reportagem: Camila Saipp

DICAS TERAPÊUTICAS - Confira quatro desordens no organismo que dificultam a perda de peso

Confira quatro desordens no organismo que dificultam a perda de peso
estresse
O estresse produz substâncias como cortisol, adrenalina e noradrenalina que influenciam 
no acúmulo de gordura corporal
Foto: Danilo Borges
Está seguindo a dieta à risca e não notou nenhum resultado positivo? Saiba que existemoutros fatores que podem interferir no emagrecimento afetar a sua saúde: “Algumasdesordens no organismo podem influenciar no balanço energético e dificultar a perda de pesoDistúrbios hormonais, emoções descontroladas e doenças metabólicas são alguns dos fatores patológicos que comprometem a saúde feminina e não favorecem oemagrecimento”, esclarece a ginecologista e obstetra Dra. Denise Gomes (SP).
Abaixo, confira quatro males da saúde que podem contribuir para este quadro:

Hipotireoidismo

De acordo com a Dra. Márcia Queiroz, endocrinologista do Hospital São Camilo (SP), aglândula tireoide está localizada na parte anterior do pescoço e produz hormônios, comoT3 e T4, que circulam no nosso organismo ligado ou não a proteínas do sangue. Oshormônios tireoidianos são responsáveis por várias funções relacionadas ao crescimento edesenvolvimento normal do organismo, e na regulação de algumas funções, como aprodução de energia e a geração de calor. “Por isso, a alteração na produção e/ou naliberação desses hormônios pela glândula tireoide pode levar a alterações no metabolismo, que, por sua vez, pode influenciar no equilíbrio do peso corpóreo”, explica. De acordo com a médica, o hipotireoidismo pode estar associado a intolerância ao frio, alteração de colesterol e dificuldade em perder peso. A intensidade e gravidade dos sintomas estão diretamente relacionadas à perda da função tireoidiana. “Quando o hipotireoidismo é diagnosticado e tratado corretamente, os sintomas regridem e as funções metabólicasretornam ao normal”, tranquiliza.

Síndrome de ovários policísticos

A Dra. Márcia explica que a síndrome de ovários policísticos (SOP) pode ser clinicamente suspeitada diante de manifestações características de excesso de hormônios masculinos, como aumento de pelos, acne, pele oleosa e queda de cabelo e ciclos menstruais irregulares. Outra característica importante da doença é o aumento de peso: “Embora não haja estudos controlados que determinem a incidência de obesidade  em mulheres  com SOP, estima-se que pelo menos 50% delas tenham sobrepeso ou obesidade; e o ganho de peso piora a condição da doença”. Segundo a endocrinologista, a deposição de gordura no abdômen é mais comum e esse tipo de obesidade tem maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. “Atividade física e alimentação balanceada são dois valiosos aliados no tratamento dasíndrome dos ovários policísticos, principalmente quando ela está ligada ao excesso de peso e à síndrome metabólica. A pílula anticoncepcional melhora os sintomas em curto prazo, pois bloqueia a produção hormonal dos ovários, reduz a oleosidade da pele, diminui e normaliza o ciclo menstrual”, orienta a Dra. Márcia.

Uso de anticoncepcional

“Em algumas mulheres, o uso de anticoncepcional pode predispor à retenção de líquido, o que garante à mulher um pouco de edema e consequentemente favorece o ganho de peso. E o responsável por esses quilinhos a mais é o hormônio estrógeno. Ele está presente em alguns medicamentos e pode levar à retenção de líquido e prejudicar sua eliminação. Além disso, há mulheres que notam inchaço após iniciar a pílula, e isso pode refletir na balança”, destaca a Dra. Denise Gomes. Para a profissional, a melhor maneira de driblar o problema étrocar a pílula: “O ideal é buscar outra que ofereça menos riscos à saúde e amenize osefeitos colaterais. As novas pílulas disponíveis no mercado possuem uma dosagem menor de estrógeno, sendo que algumas possuem até mesmo hormônio diurético e não causamretenção hídrica”, afirma.

Estresse no dia a dia

“O estresse regular altera o metabolismo, deixando-o mais lento – o que dificulta o gasto energético. O nervosismo induz a pessoa a abusar na hora de se alimentar, uma medida para satisfazer a tensão”, diz a Dra. Denise. Neste caso, o recomendado é controlar as emoções, pois o estresse produz substâncias como cortisol, adrenalina e noradrenalina que influenciam no acúmulo de gordura corporal. “Procure mudar o seu estilo de vida e evitesofrer com situações que podem desencadear esse mal. Investir em atividades físicastambém é ótima alternativa, pois os exercícios estimulam a liberação de substâncias que melhoram o humor e o bem-estar”, aconselha a especialista. 

Reportagem: Monique Zagari Garcia